View Full Version : Portateis chineses a 100€
Jottaman 23-03-2006, 13:21 uma boa soluçao pra quem precisa de um portatil barato :) acessivel a maioria :D
O computador, que foi baptizado de «Longmeng», ou Sonho do
Dragão, utiliza os micro-processadores chineses Godson II e, segundo
Zhang, tem uma capacidade de funcionamento equivalente a um computador
de mesa Pentium III de 1 Gigabyte.
fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=658530
ttsantos 23-03-2006, 13:37 A serio, isto é muito mau, depois quando houver problemas? Compra-se outro?
Isto tem consequências sérias pois quem quer é ter um Portatil por ter ainda vai começar a comprar isso... o que é muito mau para o resto da indústria.
SoundSurfer 23-03-2006, 13:42 Qual é o problema?
Penso ser uma excelente ideia.
Quem hoje em dia precisar de um portátil simples, para processar texto e navegar na net, compra o quê?
Radeon Force 23-03-2006, 13:43 Mau porque??
Façam preços mais acessiveis aos consumidores, é que nem toda a gente tem a possibilidade para comprar um portatil de 1000€, acho muito bom esse portatil dos chineses entao para quem estuda e precisa de um ainda melhor.
Mau porque??
Façam preços mais acessiveis aos consumidores, é que nem toda a gente tem a possibilidade para comprar um portatil de 1000€, acho muito bom esse portatil dos chineses entao para quem estuda e precisa de um ainda melhor.
nem mais.
Se custar com a exportação 150 euros, for realmente pequeno (do tamaho de um livro e leve) é uma excelente opção para muitos. Até para mim, seria um companheiro todos os dias. O portátil só ia comigo quando fosse preciso trabalhar mesmo. Isto para ler mails, etc e afins, é excelente. Isto se tivesse WiFI, claro. :)
Eu bem digo que a China vai rebentar com o mundo tudo! :p
S.T.E.E.L. 23-03-2006, 13:51 Muito bom mesmo. :)
vortex69 23-03-2006, 13:54 realmente é um grande feito.
para nós 100€ não é nada, mas por exemplo ainda é uma boa quantia em paises pobres de áfrica e assim, claro que nem todos os habitantes desses paises conseguem comprar um destes, mas já é um grande avanço, por exemplo para que possa haver computadores em escolas. mas isto é a minha opinião...
é claro que um portátil de 100€ tem apenas o minimo indespensável, será mais net/mail/office...não vão poder jogar Oblivion como é natural :P
Qual é o problema?
Quem hoje em dia precisar de um portátil simples, para processar texto e navegar na net, compra o quê?
Actualmente compra um portátil de €700 agora parece que pode comprar um de €100
Mesmo assim tenho algumas questões em relação a este
Pesa 0,5 KG. Ora o que é que cortaram? Que ecran tem aquilo?
Rapidamente haverá portáteis €500 "normais" e este não me parece que seja normal
duvido que por 100€ tenha wifi
deve ser P3 1Ghz ou 800 e tal...com 128 ram e o indispensavel...isto com windows 98 (mais memoria windows XP) fica um mimo.
Tuaregue 23-03-2006, 13:56 Qual é o problema?
existem muitos modelos a menos de 1000 euros, muitos deles andam por 700, 800 euros, só que o pessoal começa logo: "A gráfica é Intel, não presta", "Tem uma x200 ou x300, não presta", "É uma celeron, ´é bosta.".
Na empresa onde estou, um dos chefes de um departamento comprou um celeron m com uma intel ou x200/x300, e não se queixa. Para bater texto, ver mails, trabalhar em excel, chega muito bem.
Pois, eu também dúvido muito que tenha WiFi. Claro que isto nos países industrializados e não de terceiro mundo, vai ter pouco sucesso. Os Americanos não precisam de PC's tão baratos. A não ser para oferecer aos filhos de 5 anos no natal em vez daqueles PC's a fingir! :D
De qualquer forma temos aí o Origami, daqui a uns tempos com o desenvolvimento deste e mais marcas no negócio, poderemos ter um "PC" bastante leve, pequeno, portátil, com autonomia de um dia, Wifi e claro... Windows! :P
Tuaregue 23-03-2006, 13:58 duvido que por 100€ tenha wifi
deve ser P3 1Ghz ou 800 e tal...com 128 ram e o indispensavel...isto com windows 98 (mais memoria windows XP) fica um mimo.
O processador é chinês, e sim equivale a um P3 1ghz.
(...) tem uma capacidade de funcionamento equivalente a um computador
Alguem me sabe dizer o que é um PIII de 1 Gigabyte? :lol:
Sim muito interessante, mas gosto mais do OLPC com "energia a manivela". :x2:
SwimmerBoy 23-03-2006, 14:07 Muito bom... Se tiver WiFi é um mimo, se não tiver, nada que não se resolva com uma pesita wifi!!
Tal como existe muita gente a trocar de telemóveis de 200€, acredito que uma coisa destas se transforme em moda e vá pelo mesmo caminho dos telemóveis!!
Se for tipo book, leve, com bastante autonomia, será um bom replacemente do peso do meu actual!! Para bater texto, ir online, ver uns PDFs, excelente (se tiver um disquito de 40Gb até k não é mau para uma musiquita ;))
bem é desta que compro um portatil, estou é a ver ppl a comparar portateis de 700 euros com este.... e a dizer que se compra portateis a 700 euros... pois compras o pior é arranjar 700 euros.....
so espero que tenho alguma ram e um disco no minimo de 30gigas.... era perfeito :D
windows? duvido muito. :P 100€ nem o windows pagava quanto mais o hardware.
windows? duvido muito. :P 100€ nem o windows pagava quanto mais o hardware.
o windows co....... (cof cof) compras à parte
Serei apenas eu a achar isto mau ? gostava de saber como se vão sentir quando o vosso trabalho for executado na China a 1/10 do preço. Vão passar a aceitar ganhar 1/10 do ordenado pra se manterem competitivos ? *G*
Koncaman 23-03-2006, 14:23 ha uns tempos, falou-se aí num projecto/ideia do Negroponte, que tinha como objectivo contruir um portatil a este preço. e nos vimos bem que tipo de portatil era.
estão à espera de que? de um ecrã convencional, compatibilidade, e estabilidade convencional? esqueçam.
isto é daquelas coisas baratas que saem caras. pelo menos, se pretenderem fazer com ele, o que fariam com um portatil normal de 700€.
realmente, gostei da cena do PIII a 1 gigabyte, revela logo qualquer coisa.
creio que ja ha por ca PDA's com mais capacidade que uma coisa destas.
mas pronto, boa sorte a quem os comprar. (que, eventualmente será muita gente)
depois, ainda ha a filosofia por trás da produção destas coisas, que sinceramente, me enoja um bocado, e nem vou comentar. E como tal, não vou dizer, "eh pa, sim senhor, portateis a preços baratos, parabéns"
isto é concorrencia desleal, e ainda por cima, sem qualquer tipo de qualidade.
tal e qual o que acontece com os carros de marcas chinesas.
... Numa feira perto de si :-D
Serei apenas eu a achar isto mau ? gostava de saber como se vão sentir quando o vosso trabalho for executado na China a 1/10 do preço. Vão passar a aceitar ganhar 1/10 do ordenado pra se manterem competitivos ? *G*
Nem mais. Daí ter dito em cima que a China vai rebentar com o Mundo todo. A única hipotese do resto do Mundo é competir em Qualidade, face que com os Chineses quantidade é a palavra dominante. Quantidade e preços irrisórios.
Eu tenho medo da China e em como o Mundo vai dar voltas por causa das exportações chinesas. Olhe-se para os texteis por exemplo. Isso é só uma pequena amostra.
As empresas vão ter que evoluir, ou vão tornar-se obsoletas.
competir com mão de obra explorada é complicado ... a questão não é a qualidade
competir com mão de obra explorada é complicado ... a questão não é a qualidade
Claro que é mau de obra explorada, daí os presos irrisórios. Se é mão de obra explorada ou não, para o mercado económico tanto faz. O que interessa é a quantidade e os preços ridiculos dos produtos deles, porquê, isso já é outra história.
Quando não consegues combater os preços e a avalanche de produtos, a única solução é inveredar pela qualidade e sensibilização ao produto nacional, de qualidade, com garantias.
O pior é que obviamente isto se torna mais fácil num país Rico, com um poder de compra grande e uma classe média forte. Exactamente o que tem vindo a faltar em Portugal.
Mas isso já é outra história. E de qualquer forma isto é só a visão de quem pouco percebe de economia, deixo isso para os etendidos.
Mas com este PC não vai ser diferente. Este até pode vir simples, mas por certo se este sai a 100 euros, eles consguem lançar um a 200 com muito melhores caracteristicas. Tudo bem que não compete directamente devido à qualidade com um PC de 700 euros ou 1000 euros, mas a exigência do consumidor também é bastante diferente para os dois price ranges. E na derradeira análise o dinheiro acaba por falar mais alto.
outra solução e haver normas que verifiquem se os trabalhadores tem os seus direitos cumpridos pelas empresas , se as empresas não cumprirem as normas ... embargo aos produtos :)
isso de combater com qualidade são sonhos ... pois os outros tmb podem ter a mesma qualidade explorando os operarios ... e ganham sempre .... lol
Koncaman 23-03-2006, 14:51 o problema é que não é so mão de obra explorada, é qualidade estupidamente fraca (nem se devia falar em qualidade, sequer)
marcas conceituadas (pelo menos, algumas), também recorrem a mão de obra barata, contudo, ao menos oferecem alguma qualidade.
o problema disto, esta numa economia demasiado capitalista, que aceita importar produtos fabricados na china, sabendo de antemão, quais são as condições nas quais eles são produzidos, e permite ainda que empresas vão fabricar la os seus produtos.
nos lixamo-nos a nos proprios, a china é apenas o meu pelo qual nos estamos a lixar.
mas é assim a vida, na sociedade que temos, o consumidor ainda tem a possibilidade da escolha, e enquanto for assim, menos mal.
mas o ciclo é vicioso, pelo menos ate alguém os ter no sitio para dizer: "nos não aceitamos importar produtos fabricados nessas condições" (e convem que seja muita gente, porque se não, é dissolvido na indiferença)
Skatan, não é bem assim. Claro que depende dos produtos. Mas creatividade, design, são coisas que fazem as pessoas comprar certos produtos. Isto não se consegue com mão de obra forçada. Consegue-se com creativos que são muito mais dificies de arranjar que simplesmente operários de fábrica.
Basta olhares para a Coreia do Sul, não estás a ver a China, mesmo tendo a mão de obra e começando a ter a Tecnologia apanhar esta a nível de concepção de produtos tenoclógicos? Isso seria progredir mais rápido que o Japão, Coreia, EUA, Europa...
Uma coisa é produzir, outra é criar. E por essa razão é que se fores creativo tens emprego garantido na China. Eles devem ser dos maiores importadores de cérebros em todo o Mundo agora. É assustador mesmo.
Como disse um prof meu, se queres emprego em qualquer empresa do Mundo de Engenharia, aprende Mandarim ou Cantonês! :D
Axo que é uma boa ideia, se tiver um ecra pekeno e alguma expansão ker a nivel de usb pcmcia.
Uma boa solução para navegar na net, fazer um trabalhecos e quem sabe ate ver um divx.
Que distro de linux é k isso vai trazer:004: ?
O computador vem equipado com um leitor de DVD e permite jogar jogos de vídeo.
GOstei!
Koncaman 23-03-2006, 14:56 Axo que é uma boa ideia, se tiver um ecra pekeno e alguma expansão ker a nivel de usb pcmcia.
Uma boa solução para navegar na net, fazer um trabalhecos e quem sabe ate ver um divx.
Que distro de linux é k isso vai trazer:004: ?
sim, talvez possas ver um divx ou trabalhar num monitor com, na loucura, 8 bits de cor...
e ligado à corrente.
na volta, a esse preço, ainda te oferecem uma bateria de NiCd :-D ...
por $100 querem o que ?
dothan 2ghz ? 7900 mobile .. tft "17 ?
uma psp custa 2,5x mais ....
tras dvd joga jogos (devem ser merdosos mas...) provavelmente fará o basico de um computador :D por 100 biscas é um grande produto :D
greven eles na china nao criam , copiam :)
e só estão atrás tecnologicamente da coreia do sul por razões politicas como sabes alias num passado longinquo ja foram das nações mais a frente do planeta , e o estarem atras de outros paises da Asia tech wise vai ser por pouco mais tempo
eyeliner 23-03-2006, 14:58 O PC NÃO vai ser compatível com o windows. Vai levar com linux e é um pau. Bem grande.
Atenção que a discussão de exploração da força de trabalho é uma coisa que merece reflexão.
É a natureza deles. Trabalham que se fartam porque sempre foram educados assim. E claro,
agora começam a dar ao mundo os frutos do trabalho que produzem. Seguem a visão
comunista do trabalho. E seguem-mo muito bem.
Vamos a ver a qualidade do animal que eles vão produzir. Já se sabe que podemos esperar por
algo com boa qualidade ou então uma coisa que nem metade do valor merece que se pague.
Quando sair, vou esperar para ver. Decerto vou tentar comprar um. Se chorar o dinheiro...
Paciência.
Já comprei coisas boas e coisas más aos chineses.
Só o facto de trazer linux ja reduz o preço da makina.
Desde que a makina corrar CS (non Source:'( ) penso que já é uma makina.
De qq maneira penso que será uma optima makina de "office"..."open office".
estou é curioso qt ao hd
duvido que corra um cs 1.6 decentemente ...
Se eu quiser deitar 100€ prá fogueira não vou precisar de comprar produtos chineses...
Qualidade...??? ... ãh...??? ..diz o chinês...:lol:
Como já alguem disse aki ...parece que já andam praí PDA's com mais "cilindrada"...
...as exigencias e espectativas que temos quando pensamos em adquirir um portatil são
um poukito diferentes daquilo que os chineses possam oferecer num produto destes...
...enfim.....se bem que a oferta que temos no mercado já podia muito bem baixar de preço...
blastarr 23-03-2006, 15:37 "I'd buy that for a dollar..." :D
CS1.6? Isso nem 3D deve suportar é o que acho.
SwimmerBoy 23-03-2006, 15:54 Dependendo do tamanho de disco, eu digo que corre :D
Para fugires das balas. :D
guitar_boy 23-03-2006, 18:11 Boas pessoal!
Acho uma exelente ideia estes portateis. Conheço pessoas que davam tudo o que têm pra ter um Pentium 2, todo podre, desde que pudessem trabalhar, ver umas paginas, abrir o MSN.
Pelos visto há aqui muita gente riquinha... Porque comprar um portatil de 700 euros com um de 100 sinseramente não percebo... Não devem ter a noção da diferença de preço... Por acaso sabem qual é o ordenado minimo em portugal?
Os portateis vao ter a mesma qualidade de um de 700€? Claro que não, mas quem pode comprar os de 700€ pra jogar e pra fazer o que lhe apetece vai comprar na mesma os de 700€. Quem vai comprar os de 100 são principalmente as pessoas QUEM NAO PODEM comprar os de 700€...
Cumps
Se der para correr uns mapas de estradas, se der para ter WiFI para ir á net de graça nuns cafézitos, e usb para colocar umas imagens na máquina digital, é bem bom pelo preço.
Agora, 100€ queriam o quê????? Não se pode pedir muito, além disso estão aqio a falar sem saber o que vai sair.
É lógico que a qualidade não grande, mas o preço também não o é.
A unica vantagem que vejo é que os portateis "normais" vão ficar mais baratos, quanto a isso ser produto da china , grande parte dos componentes dos portateis normais tb são feitos na china e já e certo e sabido que daqui a uns anos os xinos vão dominar isto tudo.
O PC NÃO vai ser compatível com o windows. Vai levar com linux e é um pau. Bem grande.
Atenção que a discussão de exploração da força de trabalho é uma coisa que merece reflexão.
É a natureza deles. Trabalham que se fartam porque sempre foram educados assim. E claro,
agora começam a dar ao mundo os frutos do trabalho que produzem. Seguem a visão
comunista do trabalho. E seguem-mo muito bem.
Bom eu lembro do tempo em que se ouvia o mesmo sobre o Japão e que alguns VIPs tinham que ir para clinicas para descansar, agora as novas gerações ja se dedicam mais a curtir a vida.
So que o problema na china e o sistema, que asim que eles tenham liberdade de escolha a coisa muda.
Agora sobre o PC de 100euros assim que comesar a vender e vai vender bem em muitas partes do mundo, não demora a vir os de 200, 300 e por ai em diante e claro com um pouco mais de qualidade.
Pelo menos pode ser bom para dar um impulso maior ao Linux
Mas vocês andam a dormir ? Desde quando é k isto é suposto vir estragar o mercado ?
Isto é pra pessoas POBRES muito POBRES que apenas querem ter uma coisinha a que chamem computador... Se fizessem um desktop a este preço havia se calhar até mais pessoas a comprarem... Claro que não estou à espera k tenha uma excelente qualidade... Mas porra por 100€ nem dá para pagar o transporte até portugal... Isto não é para 99% dos users deste forum... É mesmo para 0.1% e mesmo assim n sei...
viskonde 23-03-2006, 20:16 boas tive a ler isto e tal...
acho que isto dos 100 euros uma grande ideia... notem sao 100 euros um computador.. pensem que nem toda a gente tem a sorte de ser da uniao europeia ou america, ou ter a capacidade financeira que nos temos...
por alguma razao isto e um mini pc de 100 euros para quem tem nao tem capacidades financeiras... se querem jogar source comprem um portatil de 1000 euros ou mais.. isto tem outra finalidade... word, e net pa quem nao pode ter mais...
dps dizem q e exploracao e tal... olhem q tenho uns chineses ao pe d nha casa com uma merceiria, e eles tao abertos todos os dias,feriados e ate dia de natal e ano novo... desde manha ate as 21h, sao baratos, e a nha cota pgtou se eles nao descansam e eles dizem q gostam de trabalhar pq assim recebem €€€ .. mas ng os obriga a trabalhar :p
tem outra mentalidade muito difrente dos tugas... talvez por isso nos tamos como estamos e a china e a proxima potencia mundial..
btw, imaginem la levar um pc desdes pa escola em vez d andarem com cadernos :P
Super_Tech 23-03-2006, 20:58 Tem os seus pontos fortes a fracos como tudo. Mas penso que se for um portatil para "primeiras necessidades" é excelente e dava um jeitão! Agora desde que nao seja assim ao nivel dos carros deles tudo bem lol!
Koncaman 23-03-2006, 20:58 Boas pessoal!
Acho uma exelente ideia estes portateis. Conheço pessoas que davam tudo o que têm pra ter um Pentium 2, todo podre, desde que pudessem trabalhar, ver umas paginas, abrir o MSN.
Pelos visto há aqui muita gente riquinha... Porque comprar um portatil de 700 euros com um de 100 sinseramente não percebo... Não devem ter a noção da diferença de preço... Por acaso sabem qual é o ordenado minimo em portugal?
Os portateis vao ter a mesma qualidade de um de 700€? Claro que não, mas quem pode comprar os de 700€ pra jogar e pra fazer o que lhe apetece vai comprar na mesma os de 700€. Quem vai comprar os de 100 são principalmente as pessoas QUEM NAO PODEM comprar os de 700€...
Cumps
olha que coisa...
quem não tem dinheiro para comprar um novo por 700€ procura um usado. certamente que fica melhor servido que com uma coisa destas. mesmo que o usado seja inferior a um "pentium 3 a 1 gigabyte". ao menos oferece estabilidade, compatibilidade, e qualidade.
eu vejo aqui o pessoal mesmo com grandes espectativas para isto... mas, vejam bem, são 100€. aquilo tem que ter um LCD, por mais fraco que seja, tem que ter um disco rigido, e tem que ter uma bateria, e o fabricante tem que ter algum lucro. agora, vejam la qual é a margem de manobra que isto deixa, para tecnologia minimamente aceitavel... pois. ainda acham que da para abrir paginas de net, e "trabalhar" em algo que não seja um processador de texto, ou uma folha de calculo, em condições percarias?
é que tipo, voces acham que é um produto direccionado para a classe baixa, que têm pouco dinheiro, e não sei que, então eu pergunto, será que essa mesma classe baixa, tem consciencia das fraquissimas capacidades da maquina, ou tem conhecimentos suficientes para avaliar as capacidades/necessidades, e que poderá ainda ser uma fonte de problemas?
será que o esforço financeiro para comprar esta coisa, é compensado? não me parece. e depois, quem se lixa é o mexilhão, que pensava que estava a fazer um "negocio da china".
pa, se calhar estou a substimar a coisa, mas ate ver, isto para mim é uma potencial bosta, onde muitas pessoas serão tentadas a torrar dinheiro.
Vai mesmo levar Linux, para mais informações : http://es.wikipedia.org/wiki/Longmeng
Koncaman arranja-me um portátil USADO por 100€... Força ;)
Como eu já disse, não espero k isto tenha um minimo de qualidade... Mas tem de funcionar para ser vendido ! Se têm lucro ou prejuizo já não é comigo...
JAFoNEXUS 23-03-2006, 21:04 The Godson series, or "Dragon chip" for its origin, is an architecture of general CPUs developed at CAS (Chinese Academy of Sciences). Type I (introduced in 2002) runs at 266 MHz, Type II is 64 bit and runs at 500 MHz (reportedly comparable in performance to the Pentium III). The Godson III is being targeted at 1 GHz, with multiple cores. The instruction set is MIPS compatible, but the creators have backed away from promoting the chip as such due to threats of a lawsuit
:002: :002:
Pah, voces às vezes parece que nao entendem o objectivo das coisas.estes portáteis sao para pessoas DESFAVORECIDAS, para apoio a escolas, alunos que nao têm POSSIBILIDADES ECONÓMICAS, e possivelmente outras pessoas que NAO TEM DINHEIRO para comprar um pc.São pessoas que nem sabem onde poderia ir para comprar um pc em SEGUNDA MÃO.nem sabem bem o que é um computador.É uma tentativa de integrar todos e nao deixar ninguém de fora numa revolução tecnologica que se tem vindo a processar no último século.
"Longmeng está dirigido a grupos de bajos ingresos y estudiantes de las areas rurales."
Koncaman 23-03-2006, 21:09 Koncaman arranja-me um portátil USADO por 100€... Força ;)
Como eu já disse, não espero k isto tenha um minimo de qualidade... Mas tem de funcionar para ser vendido ! Se têm lucro ou prejuizo já não é comigo...
da uma vista de olhos no ebay...
mas, a 300 ja arranjas coisas com dignidade.
e 300€ parece-me um preço razoavel, face ao oferecido, que, certamente terá uma melhor relação qualidade/preço, que este chines. mesmo contando com o tempo de utilização que teve.
Koncaman negócios de ebay n é comigo... Mas já lá vi bons negócios, tão bons k ficou o pessoal a arder com os €'s...
Anyway, penso k onde eles vão realmente poupar é no CPU... O resto será realmente um laptop normal, talvez o LCD n tenha a melhor imagem, mas por 100€ n se pode pedir muito...
Acho que estamos a julgar muito a qualidade sem termos sequer visto isto...
spastikman 23-03-2006, 21:12 Leitor de divx, dvd, browser, wifi (nem que seja com uma pen usb)...
por 100 euros e a pesar apenas meio kilo ... parece-me um brinquedo muito atractivo ...
acho que é esperar para ver, não podemos falar muito da qualidade sem saber realmente o que vai (ou não) ter, mas o preço é bem atractivo e para uma introdução às tecnologias ou para um pc para andar aos "pontapés" porque não?
já vi telemóveis bem mais caros e se calhar não fazem tanto.
legerdemain 23-03-2006, 22:20 parece bastante interessante, por 100€ acho que vou querer um desses
e para quem fala acerca das condições que os trabalhadores chineses sofrem blah blah blah, esquecem-se que muito, mas muito do hardware vendido é actualmente produzido na China, produtos que trazem o belo rótulo de qualidade de empresas conceituadas
a arquitectura do sistema é x86 ?
creio que ja ha por ca PDA's com mais capacidade que uma coisa destas.
... Numa feira perto de si :-D
A 100 Eur??? Eu compro!!!:wow:
Koncaman 23-03-2006, 22:28 parece bastante interessante, por 100€ acho que vou querer um desses
e para quem fala acerca das condições que os trabalhadores chineses sofrem blah blah blah, esquecem-se que muito, mas muito do hardware vendido é actualmente produzido na China, produtos que trazem o belo rótulo de qualidade de empresas conceituadas
ninguém se esqueceu disso.
ate ja falei nisso.
contudo, ha uma diferença brutal na qualidade.
a culpa da ma qualidade não é dos trabalhadores chineses, é das marcas chinesas.
mavatar, hey, quando falei em PDA's não falei em preço...
covenant 23-03-2006, 22:37 Saudações a todos.
Bem, a minha opinião sobre este tema é a seguinte: Acho bem.
Antes de mais, quero referir que é possivel construir um computador (mesmo sendo portátil) por €100 ou menos. Não é necessário ter disco rígido. As memórias Flash são significativamente mais baratas no Oriente. 2Gb é mais do que suficiente para uma distribuição adaptada de linux, ferramentas de produtividade, jogos, etc. O ecrã não necessita de ser um TFT activo, a tecnologia LCD já tem muitos anos, e certamente conseguiram encontrar um rácio Qualidade-Preço muito aceitável. A RAM está extremamente barata (lembrem-se que não irá utilizar DDR2 nem nada que se pareça). Não tenho dúvidas sobre a autonomia da bateria visto tendo em conta o baixo consumo dos periféricos expostos anteriormente.
É uma excelente solução para tentar, aos poucos, terminar com o Analfabetismo Informático (que nos dias que correm, ja é tão grave como o Analfabetismo no verdadeiro contexto da expressão). Hoje em dia, praticamente todos os formulários que preenchemos, sejam eles quais forem, possuem sempre um campo de e-mail. Bolas, com os preços rídiculos dos equipamentos informáticos actuais bem como a barreira proibitiva dos ISP's ao acesso à Internet, ainda alguém se admira porque é que em Portugal apenas 11% da população possui acesso à Internet de Banda larga?
Para quem não trabalha e que possuí ainda o "patrocinio" da familia para tudo, olhem que a vida não está fácil... Uma pessoa que dcide construir a sua vida, com um trabalho a tempo inteiro, contas da água luz, gás, renda, descontos, etc... não tem a possibilidade de ter comprar um computador de €500 ou mais e juntamente pagar para aceder à Internet.
Sei que este post já está a ficar terrivelment longo e monótono, mas antes de terminar quero apenas referir uma coisa.
Durante muito tempo, visto não ter possibilidades de comprar um computador, utilizei o seguinte equipamento como ferramenta de trabalho:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hp200lx
Não possuia nada do que a maioria está habituado a ter numa ferramenta de trabalho mas, era a minha forma de enviar todos os dias e eceber emails, escrever documentos, organizar a minha vida financeira e muito, mas muito mais. Tinha TFT activo 16:9? Não! Placa Wi-fi? Não! Placa gráfica topo de gama? Não! (ecrã de cristais líquidos CGA de 4 tons). Permitia-me ficar actualizado em matéroa Informática? SiM! ... E custou-me 5 contos usado...
Portanto, e novamente On-Topic, acho muito bem tornar a Informática acessível à grande maioria da população (acreditem que mesmo a €100, IMENSAS pessoas não têm posses para o comprar).
Desculpem pela "seca".
Cheers
CoSMiCaL 25-03-2006, 03:58 Penso que isto é extremamente mau para a economia Europeia.. A China rebenta com todo o sector em que entra.. e o responsável por isso somos todos nós! Muitas vezes sabe bem poupar dinheiro e ter practicamente o mesmo, mas temos que interiorizar que a este ritmo não vamos ter daqui a tempos Vobis ou Fnacs nos centros comerciais.. mas sim Bazaar's.. ou coisas do género..
voçes falam em concorrência desleal pra com a europa,que tem menos cpu,nao tem grafica boa etc etc etc...
este portatil nao tem nada haver com concorrencias,muito menos com mercados(e era logo num deste que fazia concorrencia....ha com cada uma.) isto foi feito para paises pobres,pra ajudar as crianças nas escolas uma ideia que ja partiu do kofi annan! deviam pensar bem antes de "falarem" as vezes.
leiam isto,a noticia está no fundo da pagina:
http://informaticadodireito.blogspot.com/
..::MadDog::.. 25-03-2006, 06:41 sinceramente nao comprendo, andam sempre a queixar-se do preço das coisas... do tipo, a amd anda a subir muito os preços... nao é justo e tal...
falam que anda tudo caro e nao há meios para comprar, e agora sai um portatil barato, fraco em hardware, só compra quem quer, pode safar quem nao tem € para comprar melhor, e nao digam para comprar um usado porque nem toda a gente tem conheçimento de sitios onde comprar usado, ou simplesmente nao quer comprar usado.
Vejam o sucesso do lidl, muita gente poupa €€ em la comprar, e a feira nova ou o modelo fica mais pobre por isso ? nem pensar.
Por isso mesmo é que nao vai existir quebra no mundo do hardware em relaçao a estes portatais.
Porque quem compra caro, vai continuar a comprar caro, e nunca vai comprar este portatil, fica so a comentar o quanto fraco e barato ele é.
Para quem nao tem €€ é que o vai comprar, mais nada.
Ou seja , o que vai aconteçer é que quem nao tinha pc porque nao tinha €€, agora ja pode ter, nao vai existir luta desleal porque neste caso quem vai comprar este portatil nunca na vida iria comprar um mais caro. Nem seque faz parte desse mercado, vai é existir um mercado para essas pessoas.
Aqui nao existe roubo de clientes, mas sim uma marca a tentar arranjar clientes para a compra de um produto que nao fazia parte do seu cabaz.
E é claro que a china vai lider a economia mundial daqui a uns anos, mas o que pode advir daí é que nao venhamos a sofrer de inflaçao como tem acontecido, sao os preços a subir e os ordenados a materem.se iguais, ainda á pouco tempo o BCE disse que existia muita moeda a circular e vai de subir os juros...
É bom que exista coisas mais baratas para quem nao pode comprar caro, ou entao para poupar €€ numas coisas e poder gastar noutras.
É a minha maneira de ver as coisas, mas pronto.... ainda sao só 6:45 da matina, podia ter feito um texto mais extenso, mas depois arriscava-me a que ninguem o lesse :)
E se isto chegar a PT , é claro que compro um para andar atraz de min no carro, pois deve dar imenso jeito.
Sei que nao deve durar mais que 2 anos, e que deve logo dar problemas ao fim de um ano..
Mas quem sabe se até pode durar mais, tambem nao espero grande maquina por 100€.
Abraço á malta
Radeon Force 25-03-2006, 13:04 sinceramente nao comprendo, andam sempre a queixar-se do preço das coisas... do tipo, a amd anda a subir muito os preços... nao é justo e tal...
falam que anda tudo caro e nao há meios para comprar, e agora sai um portatil barato, fraco em hardware, só compra quem quer, pode safar quem nao tem € para comprar melhor, e nao digam para comprar um usado porque nem toda a gente tem conheçimento de sitios onde comprar usado, ou simplesmente nao quer comprar usado.
Vejam o sucesso do lidl, muita gente poupa €€ em la comprar, e a feira nova ou o modelo fica mais pobre por isso ? nem pensar.
Por isso mesmo é que nao vai existir quebra no mundo do hardware em relaçao a estes portatais.
Porque quem compra caro, vai continuar a comprar caro, e nunca vai comprar este portatil, fica so a comentar o quanto fraco e barato ele é.
Para quem nao tem €€ é que o vai comprar, mais nada.
Ou seja , o que vai aconteçer é que quem nao tinha pc porque nao tinha €€, agora ja pode ter, nao vai existir luta desleal porque neste caso quem vai comprar este portatil nunca na vida iria comprar um mais caro. Nem seque faz parte desse mercado, vai é existir um mercado para essas pessoas.
Aqui nao existe roubo de clientes, mas sim uma marca a tentar arranjar clientes para a compra de um produto que nao fazia parte do seu cabaz.
E é claro que a china vai lider a economia mundial daqui a uns anos, mas o que pode advir daí é que nao venhamos a sofrer de inflaçao como tem acontecido, sao os preços a subir e os ordenados a materem.se iguais, ainda á pouco tempo o BCE disse que existia muita moeda a circular e vai de subir os juros...
É bom que exista coisas mais baratas para quem nao pode comprar caro, ou entao para poupar €€ numas coisas e poder gastar noutras.
É a minha maneira de ver as coisas, mas pronto.... ainda sao só 6:45 da matina, podia ter feito um texto mais extenso, mas depois arriscava-me a que ninguem o lesse :)
E se isto chegar a PT , é claro que compro um para andar atraz de min no carro, pois deve dar imenso jeito.
Sei que nao deve durar mais que 2 anos, e que deve logo dar problemas ao fim de um ano..
Mas quem sabe se até pode durar mais, tambem nao espero grande maquina por 100€.
Abraço á malta
:beerchug: :beerchug: :beerchug: :beerchug: :beerchug: nem mais, se chegar com esses preços aqui a Portugal( isto se chegarem) compro um.
NeoToPower 25-03-2006, 14:27 Tendo em conta que esse portatil custa tanto como um telemovel de média gama que nem faz metade....... epá, está aqui outro cliente ;)
Jottaman 25-03-2006, 14:44 eh pa se ca chegar disto compro um...nao me preocupo se é mau para a economia europeia, é bom pra minha carteira e o resto é conversa..
T0utatis 25-03-2006, 19:47 Um tipo com €1000 em vez de comprar uma celerona mobile a 1.5GHz, compra 10 maquinas com processador (http://es.wikipedia.org/wiki/Godson_II) de 64bits a 1GHz pra correr SETI optimizado pra linux. ( :x2: )^5
Tendo em conta que esse portatil custa tanto como um telemovel de média gama que nem faz metade....... epá, está aqui outro cliente ;)
Assino por baixo...
Já agora... já se fala em datas, ou nem por isso?
Isto para mim era um mimo!! Larguei o trabalho para voltar à escola (especialização tecnológia em redes) e durante um ano vou andar a contar os trocos todos pró gasoil, etc. Comprar um portátil que me desse (pelo menos) para trabalhar e "velejar" pela web por 100€, era um mimo pró menino lol
Grande abraço
Koncaman 25-03-2006, 20:02 Tendo em conta que esse portatil custa tanto como um telemovel de média gama que nem faz metade....... epá, está aqui outro cliente ;)
para que? pelo andar da carruagem tens aí telemoveis desbloqueados a 10€ daqui a nada.
contra isso, batatas.
Tendo em conta que esse portatil custa tanto como um telemovel de média gama que nem faz metade....... epá, está aqui outro cliente ;)
same here
Tao e specs disso finais n? umas imagens?:D
|[-BooT-]| 25-03-2006, 22:23 aqui tá mais um cliente ;) desde que corra neogeo tá safo :D dá para trabalhar e para divertir, é pequeno (coisa que muitos dos novos "portateis" não são), leve, cabe na mochila, que é que se pode pedir mais ? pra jogar jogos mais potentes jogo em casa, e visto que os melhores jogos são os antigos, correm naquele na boa.. emuladores em cima que é um mimo
offtopic:
Larguei o trabalho para voltar à escola (especialização tecnológia em redes)
ATEC ? ;)
Ghetto_smurf 25-03-2006, 22:27 mesmo que fosse da grossura de dois livros de exercicios de matemática, comprava na mesma. nem que fosse para usar em casa. parece um projecto prometedor.
agoar pergunto-me, que OS deve ter para ser tão barato? :P
blastarr 25-03-2006, 22:40 :002: :002:
É 95% "compatível" (leia-se, copiado) com o MIPS R10000 ;)
E nem é o pior, já há notícias de Pentium's falsificados lá.
Se até PS2 e Nintendos se fabricam "sem licença" na China, não é um mísero CPU de 64bits que os detém... :D
http://en.wikipedia.org/wiki/Godson_II
Se der pra instalar o office ou openoffice ou coisa parecida compro 1
é leve e dá pra levar pra faculdade pra fazer relatorios e trabalhos
pra jogar tenho o fixo
cumps
blastarr 25-03-2006, 23:13 Se der pra instalar o office ou openoffice ou coisa parecida compro 1
é leve e dá pra levar pra faculdade pra fazer relatorios e trabalhos
pra jogar tenho o fixo
cumps
OpenOffice, talvez, pois isto corre linux.
Agora o Windows ou o Office, duvido muito.
A CPU não é x86...
Além disso, como está num dos links, este será fabricado em 100.000 unidades para distribuir por zonas rurais da China, duvido muito que alguma vez chegue cá...
mesmo que fosse da grossura de dois livros de exercicios de matemática, comprava na mesma. nem que fosse para usar em casa. parece um projecto prometedor.
agoar pergunto-me, que OS deve ter para ser tão barato? :P
Se tiveses lido tudo terias visto que e Linux.
QuickFire 25-03-2006, 23:49 Yeah right :P
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/5/5e/Laptop-crank.jpg/738px-Laptop-crank.jpg
Com uma coisa tão feinha quero ver quem compra :P
|[-BooT-]| 25-03-2006, 23:55 OpenOffice, talvez, pois isto corre linux.
Agora o Windows ou o Office, duvido muito.
A CPU não é x86...
Além disso, como está num dos links, este será fabricado em 100.000 unidades para distribuir por zonas rurais da China, duvido muito que alguma vez chegue cá...
The Longmeng is intended for low-income groups as well as rural-area students and marketed by the Menglan Group from the eastern city of Changsu in the province of Jiangsu, which plans to sell 100,000 of the low-cost laptops in 2006.
não é bem isso que diz o texto...
o texto diz que é intencionado para grupos de baixo rendimento e tambem para estudantes de zonas rurais, e que planeiam vender 100,000 unidades em 2006
não diz que só vão ser feitas 100,000 unidades para zonas rurais
fica bem ;)
edit: ohh.. com pega e tudo... agora tenho a certeza que compro :D
Ghetto_smurf 26-03-2006, 00:03 como o linux é multiplataforma, não deve ter problemas com a arquitectura
Ghetto_smurf 26-03-2006, 00:06 Se tiveses lido tudo terias visto que e Linux.
estava a brincar, mas tu nao percebeste:zzz:
SwimmerBoy 26-03-2006, 00:30 Yeah right :P
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/5/5e/Laptop-crank.jpg/738px-Laptop-crank.jpg
Isso é a versão GOOGLE de um cheap PC... e acredita que por 100€ EU COMPRAVA!!
|']
offtopic:
ATEC ? ;)
Abriu primeiro um curso no IEFP, e foi pra lá que me enviaram!!
Eu preferia ter ido para a ATEC, mas pronto... uma pessoa não escolhe estas cenas...
Grande abraço e desculpem lá o offtopic
Timerever 26-03-2006, 11:52 Para que é a manivela?
Vocês estão a misturar dois portáteis parecidos
O da foto (o verde com manivela) é o portátil dos 100 doláres (http://laptop.media.mit.edu/) e é um projecto do Media Lab do MIT para que todas as crianças de países em vias de desenvolvimento possam ter um portátil para aprender e não só. É baseado num Geode da AMD.
A noticía que deu origem à thread é sobre um portátil chinês de €100 com motivações mais ou menos semelhantes
Os dois usarão Linux
Rucacool 26-03-2006, 12:38 Os chineses são lixados, qualquer dia o mercado é todo deles...
Se eu precisa-se do portatil só para edição de texto e net, não exitava.
Cumps...:004:
Sesto_Sento 26-03-2006, 13:57 portateis a 100€€??? venham jah uns 2 paki :P mt bom
A manivela é para gerar energia.
Agora vocês já viram o tamanho do portatil chinoca, aquilo vai ter pra i um ecrã de 8 polegadas ou menos. Na volta ainda vem com um ecrã de maquina calculadora.
Se tiver a mesma qualidade de outros produtos então existe a hipótese de se morrer electrocutado…
.
N vas por ai...ou achas q a china pode produzir e vender tudo?
Dazkarieh 27-03-2006, 13:40 Mas ainda alguém tem dúvidas que, a manter-se as coisas como estão, a China é concerteza a próxima grande potência mundial?
Koncaman 27-03-2006, 14:00 mas proxima, porque? ainda não é?
é pena é que também
é uma potencia criadora de doenças;
é uma potencia onde se morre à fome;
é uma potencia onde não se respeitam os direitos humanos;
é uma potencia com governo comunista, explorada pelo capitalismo extremo.;
é uma potencia com a maior percentagem da população mundial;
é uma potencia que desequilibra a economia mundial
etc etc...
mas pronto, vivemos todos felizes com isso.
guitar_boy 27-03-2006, 14:06 OFFTOPIC:
Epah, mas o que é q a economia mundial e da china e tem a ver para esta thread?
Não que eu não concorde com o que seja digo mas está aqui em jogo uma noticia de um portatil por 100 euros, não vejo aqui em jogo uma thread sobre a influencia da economia chinesa, por isso se querem discutir isso sugiro que abram uma thread para isso, em que eu darei a minha opinião sobre o assunto como todo o gosto. É apenas a minha opinião.
ONTOPIC:
Para quem surgere computadores em segunda mão. Como é que uma escola que precisa de 20 computadores compra 20 coputadores identicos em 2ª mão por 100 euros cada?
São 100 euros apenas por um portatil...Não ponho em causa a qualidade fraca do mesmo, mas será que não percebem que são apenas 100 euros por um monitor, teclado, rato, e pela portabilidade de um computador?
Digo mais, se isto sair cá vou comprar 1 de certeza e vou mete-lo no meu carro, compro uma antena usb GPS e pronto fico com GPS no carro. Com 150 euros conseguem arranjar-me um sistema GPS melhor que este?
Diga-se já que tem a sua parte cómica, com aquelas corzinhas todas pinpins e a manivela, mais parece um brinquedo, mas não deixa de ser um computador, e se houver uns modelos esteticamente mais formais eu compro :D
ToTTenTranz 28-03-2006, 15:39 Yeah right :P
OMG..
Nós e as nossas manias de "porco" capitalista ocidental...
Achas que as crianças de áfrica, que brincam com paus e pedras e vivem em zonas onde há uma televisão por aldeia se vão preocupar minimamente com a estética de um computador?
OMG..
Nós e as nossas manias de "porco" capitalista ocidental...
Achas que as crianças de áfrica, que brincam com paus e pedras e vivem em zonas onde há uma televisão por aldeia se vão preocupar minimamente com a estética de um computador?
...Se bem que pra essas crianças que falas até este é caro...( Damn )
ToTTenTranz 28-03-2006, 17:30 ...Se bem que pra essas crianças que falas até este é caro...( Damn )
Claro que não são eles que vão comprar.
A ideia é doar os computadores através de organizações de ajuda a países em vias de desenvolvimento.
A diferença está no preço que essas organizações têm de pagar pelos pcs.
azeiteiro 28-03-2006, 17:57 quero um usado por €50
@topic: bem fixe, alias, altamente.
a economia q se lixe, ja viram bem como ela ta? pode ser q se arrebentar o futuro pos-apocaliptico seja mais fixe ou entao, arranja-se uma fatiota azul c um 13 atras e bota pa estrada
Pessoal, estamos a desviar-nos um "bocado" do assunto não? Começou-se a falar em economia mas o tópico já teve mais offtopic, conversa de café e afins que a tasca do Zé Manel.
Toca a discutir o assunto do tópico que aliás, tem pouco mais para discutir. Pouco se sabe, é uma questão de esperar...
JAFoNEXUS 29-03-2006, 09:20 O cpu é q não me convence muito, mas se for a ver por 100€ o resto tb não convence 8o, nem deve ter disco rigido ...:zzz:
Bem vejo que há por aqui muita gente que fala, fala, masnão sabe do que fala....
Antes de mais, o computador chines não é um Portatil. É um desktop.
E depois, para quem diz que os chineses copiam tudo, vejam bem as specs do processador que eles usam.. É simplesmente o processador mais eficiente do mundo no racio consumo/aquecimento/performances... Tem o poder de um Pentium III a 1 Ghz e consome uns irrisorios 5W... Provavelmente nem precisa de cooler, como os antiguinhos 386...
É totalmente a 64 bits e é baseado na arquitectura MIPS que é muito mais eficiente do que a x86.. Dai o desempenho de um PIII a 1Ghz com apenas 500Mhz.
Ainda este ano, vai sair versões desse processador a 1gh com varios cores.. Que facilmente igualarão o desempenho de um Pentium 4..
E isto é tudo tecnologia chinesa.. Aqueles que disseram que por usar a arquitectura MIPS que é uma copia, pela mesma logica têm que dizer que os AMD que usam a arquitectura x86 são copia dos Pentium... Ou seja, nem vale a pena comentar...
É preciso perceber que o investimento em investigação de desenvolvimento na China cresce a 10% ao ano.. Enquanto que por cá por portugal já no tempo do Cavaco, quando ele inaugurou o Tagus Park, ele dizia que quando saisse de primeiro ministro seria um investimento de 1% do PIB e ainda hoje, 16 anos depois o nosso investimento em I&D não chega a 0.8% do PIB..
Por isso, têm que se habituar que cada vez mais o tempo dos produtos chineses copiados vai acabar e têm que contar com a China como uma grande potencia a nascer...
Mas como é obvio, se eles continuarem a desenvolver-se isso vai reflectir-se no nivel de vida deles e vão deixar de poder competir pelo preço da mão de obra.. É inevitavel... Aconteceu com todos os outros paises asiaticos que percorreram o mesmo caminho..
Anthrax_OC 12-04-2006, 16:00 Realmente a nossa atitude (portuguesa) de porcos capitalistas reflecte-se a todos os níveis...
Quem vem para aqui dizer que mais vale comprar um PC usado, etc, etc, não sabe qual é o ordenado minimo nacional, nem nunca deve ter trabalhado um dia que fosse na vida. O trabalho que lhe dá a ganhar 1500 ou 2000€ para comprar um PC é o de pedir o cartão de crédito ao pai e ter de ir à loja comprar o PC. E só o facto de ter de sair de casa para ir à loja já é uma seca.
Há muita gente que infelizmente recebe o ordenado minimo, que muitas vezes ainda tem de pagar uma renda de casa e dar de comer aos filhos. Eu nem sei como é que menos de 400€ chegam para tudo, mas isso era outra conversa.
Não condeno quem gosta de ter o último grito de tecnologia, dar 600€ por uma gráfica quando por esse valor montava um PC completo, etc, são escolhas que se fazem. Agora criticar o (possível) aparecimento de um PC que irá custar 100€? Quem não gosta não tem de olhar e muito menos ciriticar, quando ainda nem se sabe ao certo o que será. No último PC que montei para mim comprei a gráfica mais barata (quase) que consegui encontrar, uma PCI-Express 6200 (sem turbocache). A maior parte dos que criticam PC's a 100€ diriam que não vale nada, para a mandar fora, que deitei dinheiro ao lixo. Mas eu digo que não, que para o que eu faço, desde jogar CS1.6 e Source, ver DVD's, DivX e andar na net é mais do que suficiente, e se houvesse uma ainda mais barata que fizesse o mesmo era a que tinha comprado.
Humildade nunca fez mal a ninguém, e não se esqueçam que enquanto escrevem posts no vosso portátil 10" de 3000€ na esplanada em Cascais a meio da tarde de um dia de semana há o povo que está a trabalhar!!
Bem vejo que há por aqui muita gente que fala, fala, masnão sabe do que fala....
Antes de mais, o computador chines não é um Portatil. É um desktop.
E depois, para quem diz que os chineses copiam tudo, vejam bem as specs do processador que eles usam.. É simplesmente o processador mais eficiente do mundo no racio consumo/aquecimento/performances... Tem o poder de um Pentium III a 1 Ghz e consome uns irrisorios 5W... Provavelmente nem precisa de cooler, como os antiguinhos 386...
É totalmente a 64 bits e é baseado na arquitectura MIPS que é muito mais eficiente do que a x86.. Dai o desempenho de um PIII a 1Ghz com apenas 500Mhz.
Ainda este ano, vai sair versões desse processador a 1gh com varios cores.. Que facilmente igualarão o desempenho de um Pentium 4..
E isto é tudo tecnologia chinesa.. Aqueles que disseram que por usar a arquitectura MIPS que é uma copia, pela mesma logica têm que dizer que os AMD que usam a arquitectura x86 são copia dos Pentium... Ou seja, nem vale a pena comentar...
É preciso perceber que o investimento em investigação de desenvolvimento na China cresce a 10% ao ano.. Enquanto que por cá por portugal já no tempo do Cavaco, quando ele inaugurou o Tagus Park, ele dizia que quando saisse de primeiro ministro seria um investimento de 1% do PIB e ainda hoje, 16 anos depois o nosso investimento em I&D não chega a 0.8% do PIB..
Por isso, têm que se habituar que cada vez mais o tempo dos produtos chineses copiados vai acabar e têm que contar com a China como uma grande potencia a nascer...
Mas como é obvio, se eles continuarem a desenvolver-se isso vai reflectir-se no nivel de vida deles e vão deixar de poder competir pelo preço da mão de obra.. É inevitavel... Aconteceu com todos os outros paises asiaticos que percorreram o mesmo caminho..
A arquitectura MIPS (e este semestre todas as semanas programo em assembly para esse CPU) é uma arquitectura risk muito simples e que os CPU deles sao muito usados em pequenos aparelhos de eletronica, telemoveis, etc.
A arquitectura pode ser mais eficiente (ou nao), mas nunca na vida consegue ter um poder de um cpu intel ou amd actual. Dou-te o exemplo do Geode da AMD que vai consumir 2w e rolar tb em clocks altos, etc. Por isso tudo nao passa de uma questao de a intel ou amd quererem lançar cpu´s desse genero. (muito provavelmente nao lhes compensa, pq o MIPS e outros cpu´s risk estao bem implementados a esse nivel e o mercado de alto cpu´s de alto poder de processamento é bem mais lucrativo).
mips-> http://www.mips.com/
Quanto ao portatil curtia ver como era ao vivo :)
max_clock 14-04-2006, 03:15 isto patece-me uma reencarnação do ZX spectrum..lol.
vá lá, sejam realistas. Axam que esta m**da vai sequer xegar a portugal? Parece que vai ser necessario dar á manivela..lol. Enquanto houver povinho a comprar m**das a estes gajos só nos estamos a lixar a nós e a enrriquece-los a eles. Nunca comprei nada a esses gajos e nunca fui almoçar ou jantar a um restaurante deles, orgulho-me disso. Com 300€ já se compra um desktop novo com uma configuração básica AMD sempron 30x melhor que este trambolho oriental. Entrei no site da empresa e apareceu-me uma cena de leiçois para a cama e com musiquinha de fundo..lol. Estes gajos só podem estar a gozar connosco
http://www.menglan.com/
Joel Moreira 15-04-2006, 11:46 Com 300€ já se compra um desktop novo com uma configuração básica AMD sempron 30x melhor que este trambolho oriental.
entretanto não precisas de rato, teclado, ecran, e uma eventual impressora...
eu quando quiser comprar um portátil óbviamente que queria uma coisa boa, mas quando trabalho nas férias apenas ganho 420€, ora gastar td num portatil (que nem chega), ou num desktop de 600€ é descabido...
eu tenho pais que me deram um pc (torre) de 1800€ tenho essa sorte, mas acabou!!! apartir de ag tenho q ser eu a comprar e óbvia mente este portatil pr desenrascar na universidade ou outro curso será uma excelênte hipotese!!!
nem que dure só dois anos!!!
cumps
CursedSoul 16-04-2006, 19:15 Epá, eu acho q há aqui pessoal(especialmente nerds do CS 1.6) que tá a ser bronco, ja alguem pensou nas possibilidades disto? 100€?
Imaginem os vossos filhos daki a uns anos a ir para a escola, e em vez de 5kg de livros ás costas levam um portatil pekeno de cores vivas? este é só um exemplo de muitos q posso dar, agora acho mal tarem a criticar de isto correr ou nao CS, kem ker jogar ou usa desktop ou gasta packa em portateis como deve de ser, porque a ideia de portatil no inicio nem era para jogar, foi uma adaptaçao.Apesar de agora basicamente PCs rodarem em funçao dos jogos n se podem eskecer que é por nossa causa q isso acontece, mas ha mais gente, muita mais do q pensam que nao jogam, trabalham, e com certeza um portatil por 100€vai dar uma grande ajuda.
:Winkani:
Vocês estão a misturar dois portáteis parecidos
O da foto (o verde com manivela) é o portátil dos 100 doláres (http://laptop.media.mit.edu/) e é um projecto do Media Lab do MIT para que todas as crianças de países em vias de desenvolvimento possam ter um portátil para aprender e não só. É baseado num Geode da AMD.
A noticía que deu origem à thread é sobre um portátil chinês de €100 com motivações mais ou menos semelhantes
Os dois usarão Linux
O portátil do MIT faz usar minix... linux é muito pesado para o que se pretende...
Então mau......n entendo pessoal...
1 portatil simples, eficaz pra quem n precise mt mais k ler 1ns mails , navegar 1 pouco e processar texto ...nem k seja por 100€ mais gastos de envios ou k chegue a Europa por 150€....~
na minha opnião é excelente...venham eles....
Afinal nem td k vem da China é mau pois n......??????
micromegas 01-06-2007, 18:53 Só 3 coisitas:
1 - O salário médio (ou seja de quem tem um bom emprego numa indústria) na China é de 150 euros.
2 - Um P3 a 1Ghz não é suficiente para correr o Windows XP em condições.
3 - Já algúem se lembrou de pesquisar na Wikipédia em vez de estar com suposições?
http://en.wikipedia.org/wiki/Longmeng
B3n3v3nt3 01-06-2007, 19:03 linux nisso fica uma beleza. Mas será que vão chegar cá a Portugal?
E assim se desenterra uma thread com mais de um ano... :rolleyes:
Só uma nota quanto à notícia original... Adoro gente que escreve sobre tecnologia e depois manda estes bitaites: equivalente a um computador
Um Gigabyte de quê? Memória? É que 1 Gigabyte de velocidade não existe... Enfim... :paranoid:
JAFoNEXUS 01-06-2007, 20:06 Só 3 coisitas:
1 - O salário médio (ou seja de quem tem um bom emprego numa indústria) na China é de 150 euros.
3 - Já algúem se lembrou de pesquisar na Wikipédia em vez de estar com suposições?
http://en.wikipedia.org/wiki/Longmeng
um p3 a 1ghz nao corre o xp bem ?!?
Fogo, até um p3 500mhz com alguma memoria corre bem o xp ...
Chopstick 01-06-2007, 20:48 preços, críticas, filosofia, ja se falou aqui um pouco de tudo menos quando é que eles saem..e eu gostava de saber isso
já agora, as specs do tão criticado portátil:
Custom micro chassis 14 x 17 cm (5.5 x 6.75 in)
CPU: Loongson III (http://en.wikipedia.org/wiki/Loongson) (Godson) 64 bit CPU
CPU clock speed (http://en.wikipedia.org/wiki/Clock_speed) 800-1000 mHz (64KB cache level Godson RISC Instruction Set)
256MB DDR SDRAM (http://en.wikipedia.org/wiki/DDR_SDRAM)
40-60 GB IDE hard disk (http://en.wikipedia.org/wiki/Hard_disk)
10/100M ethernet (http://en.wikipedia.org/wiki/Ethernet_physical_layer)
Four USB (http://en.wikipedia.org/wiki/USB) ports,
Integrated DVD (http://en.wikipedia.org/wiki/DVD) drive
Power source:
unspecified Micro-ATX (http://en.wikipedia.org/wiki/Micro-ATX) power supply
um p3 a 1ghz nao corre o xp bem ?!?
Fogo, até um p3 500mhz com alguma memoria corre bem o xp ...
Desculpa lá mas não não corre e muito menos com o resto das especificações do portátil que eu sinceramente duvido que sejam essas ... para correr bem o windows xp com um pentium 3 precisas de um sistema minimamente rápido eu por exemplo com um pentium4 a 2.0 512 de ram sinceramente vejo-me a rasca o windows em si corre bem mas tenho um disco lento pequeno e cheio uma placa de som onboard ranhosa e uma gráfica integrada e isto é um um nojo.
Para postar aqui no forum na raposa é quase 30s até abrir uma página.
De certeza que muita gente já nem se lembra do que um p3 é capaz mas eu sinceramente digo isto não é para windows xp só com muito investimento e a 100€ não me cheira!!!
Agora continuo a achar que seja bom haver ao menos um destes produtos no mercado para começar a haver pressão nos grandes fabricantes (que essa conversa de qualidade aqui na tuga infelizmente os nossos bolsos não o permitem na maior parte das vezes) não para comprarmos que pelo menos para mim 100€ é dinheiro e não me apetece manda-los fora,mas simplesmente para haver alternativas, todos sabemos a qualidade dos produtos chineses como já foi aqui referido também sou contra a venda de produtos de qualidade nula e sem garantia mas a verdade é que cada um compra o que quizer e acho que disto até ao monopólio geral do mercado ainda falta muito tenham calma.
Abraço
Chopstick 01-06-2007, 21:43 Desculpa lá mas não não corre e muito menos com o resto das especificações do portátil que eu sinceramente duvido que sejam essas ... para correr bem o windows xp com um pentium 3 precisas de um sistema minimamente rápido eu por exemplo com um pentium4 a 2.0 512 de ram sinceramente vejo-me a rasca o windows em si corre bem mas tenho um disco lento pequeno e cheio uma placa de som onboard ranhosa e uma gráfica integrada e isto é um um nojo.
Para postar aqui no forum na raposa é quase 30s até abrir uma página.
De certeza que muita gente já nem se lembra do que um p3 é capaz mas eu sinceramente digo isto não é para windows xp só com muito investimento e a 100€ não me cheira!!!
Agora continuo a achar que seja bom haver ao menos um destes produtos no mercado para começar a haver pressão nos grandes fabricantes (que essa conversa de qualidade aqui na tuga infelizmente os nossos bolsos não o permitem na maior parte das vezes) não para comprarmos que pelo menos para mim 100€ é dinheiro e não me apetece manda-los fora,mas simplesmente para haver alternativas, todos sabemos a qualidade dos produtos chineses como já foi aqui referido também sou contra a venda de produtos de qualidade nula e sem garantia mas a verdade é que cada um compra o que quizer e acho que disto até ao monopólio geral do mercado ainda falta muito tenham calma.
Desculpa lá eu, é que eu já pus muitas vezes o XP num computador de 98, um HP, com 128 de ram, uma riva tnt(2?), e um pentium 2........, e come tudo o que eu lhe dou menos jogos....faz tudinho na boa, secalhar tu não lhe fazes manutenção e depois queixas-te que fica lento...
P.S: Dêm uma olhadela: http://en.wikipedia.org/wiki/Children%27s_Machine Tá barato, wifi e tudo....sim senhor, se isto vier pa público geral
pois eu tb tenho aqui o xp+sp2 a correr num pII 450Mhz com 230 MB ram ...
precisas de um p4 xpto .. so se fores tu ... ou então é computador mais fraco q te passou pelas mãos ...
Ai meu deus quem diz que o xp nao corre num PIII esta doido so pode tive um a correr so com 128 mb deram e andava bastante bem, ora claro nao podes é andar a instalar merdas a torto e a direito e depois tira la o serviço indexador e fica só com o tema clássico a ver se isso não anda bem....... ate voa (isto ja sou eu a exagerar).
so para finalizar amigo winxp corre ( eu vi num pentium 2 com 64mb ram e ai sim ele arrasta .... mas ainda funciona)
preços, críticas, filosofia, ja se falou aqui um pouco de tudo menos quando é que eles saem..e eu gostava de saber isso
já agora, as specs do tão criticado portátil:
Custom micro chassis 14 x 17 cm (5.5 x 6.75 in)
CPU: Loongson III (http://en.wikipedia.org/wiki/Loongson) (Godson) 64 bit CPU
CPU clock speed (http://en.wikipedia.org/wiki/Clock_speed) 800-1000 mHz (64KB cache level Godson RISC Instruction Set)
256MB DDR SDRAM (http://en.wikipedia.org/wiki/DDR_SDRAM)
40-60 GB IDE hard disk (http://en.wikipedia.org/wiki/Hard_disk)
10/100M ethernet (http://en.wikipedia.org/wiki/Ethernet_physical_layer)
Four USB (http://en.wikipedia.org/wiki/USB) ports,
Integrated DVD (http://en.wikipedia.org/wiki/DVD) drive
Power source:
unspecified Micro-ATX (http://en.wikipedia.org/wiki/Micro-ATX) power supply
no inicio li que só ia ter uma memoria flash
agora tem disco 40-60 GB ?
duvido mas ok :-D
Não se esqueçam que isto é para paises sub-desenvolvidos, logo o preço está adapdado a estes
destr0yer 01-06-2007, 22:19 Só 3 coisitas:
Este pessoal diz cada barbaridade... Um celeron 466 com 256 mb de ram (1º PC na qual instalei o XP) corre melhor o XP que o windows 98, e esta?
Eu comprava, nem que fosse so para sacar.
Chopstick 01-06-2007, 22:27 no inicio li que só ia ter uma memoria flash
agora tem disco 40-60 GB ?
duvido mas ok :-D
Não se esqueçam que isto é para paises sub-desenvolvidos, logo o preço está adapdado a estes
Ó meu amigo, isto não é aquela iniciativa da OLPC, esses sim, têm uma flash de 1GB, vai á wiki e vê por ti próprio.
Estas são as specs do tal OLPC de 1GB flash:
The hardware (http://en.wikipedia.org/wiki/Computer_hardware) specifications as of March 2007 (http://en.wikipedia.org/wiki/As_of_2007) are:
CPU: 433 MHz (http://en.wikipedia.org/wiki/Megahertz) AMD Geode (http://en.wikipedia.org/wiki/Geode_%28processor%29) LX-700 at 0.8 Watts (http://en.wikipedia.org/wiki/Watt), with integrated graphics controller
1200×900 7.5" diagonal LCD (http://en.wikipedia.org/wiki/Liquid_crystal_display) (200 dpi (http://en.wikipedia.org/wiki/Dots_per_inch)) that uses 0.1 to 1.0 Watts depending on mode. The two modes are:
Reflective (backlight off) monochrome mode for low-power use in sunlight. This mode provides very sharp images for high-quality text.
Backlighted color mode, with an effective resolution that is asymmetrically reduced in complicated ways. See below for details.
256 MiB (http://en.wikipedia.org/wiki/Mebibyte) of Dual (DDR266) 133 MHz DRAM (http://en.wikipedia.org/wiki/DRAM) (in 2006 the specification called for only 128 MiB of RAM[25] (http://en.wikipedia.org/wiki/Children%27s_Machine#_note-gettysI))
1024 KiB (http://en.wikipedia.org/wiki/Kibibyte) (1 MiB) flash ROM with open-source LinuxBIOS (http://en.wikipedia.org/wiki/LinuxBIOS) and Open Firmware (http://en.wikipedia.org/wiki/Open_Firmware)
1024 MB of SLC NAND flash memory (http://en.wikipedia.org/wiki/Flash_memory) (in 2006 the specifications called for only 512 MB of flash memory[26] (http://en.wikipedia.org/wiki/Children%27s_Machine#_note-slimmer))
Internal SD card (http://en.wikipedia.org/wiki/SD_card) slot[27] (http://en.wikipedia.org/wiki/Children%27s_Machine#_note-23)
Wireless networking using an “Extended Range” 802.11b/g wireless chipset run at a low bitrate (2 Mbit/s) to minimize power consumption.
Marvell (http://en.wikipedia.org/wiki/Marvell_Technology_Group) 8388 wireless chip, chosen due to its ability to autonomously forward packets in the mesh even if the CPU is powered off. An ARM (http://en.wikipedia.org/wiki/ARM_architecture) processor is included.
Dual adjustable antennae for diversity reception (http://en.wikipedia.org/wiki/Antenna_diversity).
Water-resistant membrane keyboard using a fairly conventional (QWERTY (http://en.wikipedia.org/wiki/QWERTY) in the US International localization) layout. The multiplication and division symbols are included.
Dual five-key cursor (http://en.wikipedia.org/wiki/Cursor)-control pads; four directional keys plus Enter
Touchpad (http://en.wikipedia.org/wiki/Touchpad) for mouse control and handwriting input
Built-in color camera, to the right of the display, VGA resolution (640×480)
Built-in stereo (http://en.wikipedia.org/wiki/Stereo) speakers
Built-in microphone (http://en.wikipedia.org/wiki/Microphone)
Audio based on the AC97 (http://en.wikipedia.org/wiki/AC97) codec, with jacks for external stereo speakers and microphones, Line-out, and Mic-in
3 external USB (http://en.wikipedia.org/wiki/USB) 2.0 ports.
Power sources:
DC (http://en.wikipedia.org/wiki/Direct_current) input, ±10–25 V (http://en.wikipedia.org/wiki/Volt)
5-cell rechargeable NiMH battery (http://en.wikipedia.org/wiki/NiMH_battery) pack, 22.8 watt-hour (http://en.wikipedia.org/wiki/Watt-hour) (82 kJ) capacity
Desculpem lá o offtopic, mas isto foi mais um tira-dúvidas que outra coisa
Bio Shadow 01-06-2007, 22:40 Desculpa lá mas não não corre e muito menos com o resto das especificações do portátil que eu sinceramente duvido que sejam essas ... para correr bem o windows xp com um pentium 3 precisas de um sistema minimamente rápido eu por exemplo com um pentium4 a 2.0 512 de ram sinceramente vejo-me a rasca o windows em si corre bem mas tenho um disco lento pequeno e cheio uma placa de som onboard ranhosa e uma gráfica integrada e isto é um um nojo.
É curioso que já tive o Windows XP instalado num P3 a 400 Mhz e funcionava a 100%, como é que um P3 1Ghz não corre? Por favor :-D
Eu concordo contigo. Não tarda muito a termos que trabalhar á chines 8|. Nao so pela exigencia de de a concorrecia ter que seguir as tendencias, como é mau porque, estes tipos de portateis não são grande coisa em termos materiais. Não estou haver algum trabalhar por exemplo no photoshop, com um portatil destes. :)
cumps
Chopstick 01-06-2007, 22:51 Não estou haver algum trabalhar por exemplo no photoshop, com um portatil destes. :)
cumps
Deves querer um portátil destes pa gaming, já agora modelação 3D:-D, isto é para o essencial, websurfing, processamento de texto e afins, trabalhos de produtividade...
Acho que estão a ser injustos com este tipo de computador.
É mais que óbvio que o público alvo deste tipo de equipamento não são pessoas que frequentam fóruns de tecnologia, e muito menos que já sabem qual é a próxima gráfica que vai sair daqui a 6 meses.
Também é óbvio que um PC destes não precisa de correr um Windows XP e muito menos os seus compradores irão instalar o Photoshop nele.
Estes PCs possibilitam o acesso à tecnologia a pessoas que não têm meios económicos para isso, ou para quem só queira um PC para ler os emails e escrever umas cartas.
Já repararam que ainda se vendem telemóveis com LCDs preto e branco? para quem só quer telefonar servem perfeitamente...
Pensem lá, se apenas escrevessem uns textos, fizessem umas folhas de cálculo, e lessem os mails, até um 486 ou um Pentium 200 com o Windows 3.1 ou o 95 vos servia perfeitamente, ou nessa época ninguém conseguia executar essas tarefas???
Quem quer usar Photoshops, 3D Studios, Autocads, etc. compra outro tipo de computador.
DrakoSupremus 01-06-2007, 23:10 Obviamente que coisas pesadas não servirá muito bem, mas corre na perfeição o win. xp, (ainda me lembro do meu celeron 450 mhz a correr na boa o xp com 512 de ram, é que ainda corria melhor do que o win. 98).
Pra kem ker só para trabalhos simples, pra andar na net e saquar umas cenas e outras coisas não muito pesadas serve perfeitamente e acima de tudo não é caro pra kem ker este tipo de portáteis so pra trabalhos simples.
Dáva geito a uns bons milhares de portugueses, em vez de andarem a carregar 5 ou mais livros levavam o portátil, bem bom...
O problema é o wifi, mas talvez se arranja-se um adaptador, não sei...
Quem é contra esse computador xinoca devia dar uma volta ao país e visitar as escolas primarias que temos, para ver a quantidade que existem por sala, (posso dizer que na do meu filho é 1 computador para 25 alunos ).
Quanto á qualidade, a lei europeia obriga as empresas a darem 2 anos de garantia, por isso não creio que fosse tão má.Só duvido que venha para aqui no nosso canto junto ao mar.:'(
blastarr 01-06-2007, 23:33 Não sei porque é que estão preocupados com este laptop chinês.
A arquitectura da CPU é um rip-off ilegal da do MIPS R10000, logo não corre software para x86 (Windows incluído).
Talvez corra software para a PSOne ou PS2, já que estas consolas também usam MIPS -a versão legal-... :D
No máximo, corre um qualquer Linux modificado, e mesmo assim muito mal (consta que a performance destes chips chineses é bastante fraca, mesmo para um MIPS-like.)
Yokozuna 01-06-2007, 23:36 Serei apenas eu a achar isto mau ? gostava de saber como se vão sentir quando o vosso trabalho for executado na China a 1/10 do preço. Vão passar a aceitar ganhar 1/10 do ordenado pra se manterem competitivos ? *G*
Não. Não és o único.
Acho mau para a indústria. São coisas diferentes. Preços competitivos e inundação com preços muito diferentes dos estabelecidos.
Agora há uma coisa. São segmentos também diferentes. Um consumidor à procura de um laptop com certas características, como o WIFI por ex., dificilmente ficará orientado para essa gama de produtos. Se estiver à procura do mais barato, mesmo que não cumpra os requisitos, aí sim, opta pelo "chinoca".
Depende sempre do segmento do produto. Neste caso, muito, muito abaixo da média.
KingjacK 01-06-2007, 23:39 nao se esqueçam uma ram de 512mb aki kusta alguns 20€ la dás 15€ ja tens uma !!!
é roscof mas safa.
deve tr 64mb de grafika roscof, 256-512mb de ram roscof, 1.0ghz, 40gb de disco, 15 polegadas de ecran, 0,5kg, dvd, bem bom!!!!!!!!
oscarolim 01-06-2007, 23:39 Primeiro, criticam o facto de ser feito na china e da mão de obra chinesa (que não é segredo nenhum que em certos lados são explorados, mas se eles não se queixam, que temos nós a haver? tambem somos explorados em portugal e ninguem faz nada quanto a isso...)
Ja agora, a intel vai abrir uma fabrica de chips na china.. vao deixar de comprar intel por ser usada eventualmente mao de obra explorada ou os chips serem de qualidade inferior?
Quanto ao pc, parece-me bastante bom tendo em conta o fim a que se destina. Nem toda a gente é filhinho de papa para "chorar" por um pc e ter um logo no seu colo. Ha quem tenha que trabalhar para ter o seu ganha pão, e esses nao se podem dar ao luxo de queimar 700€ por um pc.
KingjacK 01-06-2007, 23:41 mais nada, ja pa ter u meu update tive ke soar mt!!!!
é uma excelent compra em que para safar numa universidade ou para quem nao joga mt é a escolha certa, mesmo assim se tiver 64mb de grafika ja da pa muito
Chopstick 02-06-2007, 00:03 Datas de lançamento?nada?
E uma nota, o cpu não suporta x86 32bits, tudo bem, mas nas specs diz que é 64 bits, logo, se tivesse ram e grafica decente levava com vista ou xp 64 bits em cima, certo?
Primeiro, criticam o facto de ser feito na china e da mão de obra chinesa (que não é segredo nenhum que em certos lados são explorados, mas se eles não se queixam, que temos nós a haver? tambem somos explorados em portugal e ninguem faz nada quanto a isso...)
Ja agora, a intel vai abrir uma fabrica de chips na china.. vao deixar de comprar intel por ser usada eventualmente mao de obra explorada ou os chips serem de qualidade inferior?
Quanto ao pc, parece-me bastante bom tendo em conta o fim a que se destina. Nem toda a gente é filhinho de papa para "chorar" por um pc e ter um logo no seu colo. Ha quem tenha que trabalhar para ter o seu ganha pão, e esses nao se podem dar ao luxo de queimar 700€ por um pc.
Olha que eu sou um teso de primeira e gastei 1100€ num agora por isso não é por ai podes comprar um pc novo com qualidade garantia e que dá para bem mais do que word e mail por 200eurinhos portanto desculpa mas não é por ai...
Ex:
Caixa 25€ com fonte
Motherboard 50€ com grafica e som onboard integrada
Processador 25€ um celerond senão o 3.0 um lá perto
Disco-40€
Memoria ddr2 512mb 20€ ou 1gb 40€
Teclado e rato 10€
Monitor 30€(17p usado)
Total 190€ com garantia como vÊs não é por ai.
Abraço
DrakoSupremus 02-06-2007, 01:49 Ex:
Caixa 25€ com fonte
Disco-40€
Teclado e rato 10€
Monitor 30€(17p usado)
Abraço
não te podes eskecer que aquilo é um portátil e não um desktop, és kapaz de arranjar portateis usados a 100 euros, mas novos com garantia por akele preço é mais complicado, embora não impossivel se fraco...
pior que ser feito na china e ser muito barato ,é ser feito na china e ser caro....! essa desculpa cada vez pega menos ,pelo menos nesta area de negocio(hardware informatico). as multinacionais mandam fazer ou teem fabricas proprias na china e arredores ,mas depois praticam preços "ocidentais" ..... isso sim um abuso.... os chineses nunca foram burros e nao era agora que iriam começar a ser......ja que fabricam agora tentam criar a sua marca no mercado...tao a começar a fazer o que o calçado portugues nunca fez..... deixar de ser fabricante de outros
se nos estados unidos conseguiram criar 2 laptops (one laptop per child e o laptop da intel) dentro desses preços ,porque nao haveriam os chineses e os indianos de conseguir o mesmo...?
provavelmente é os laptops concebidos nos "EUA" , serem fabricados depois nesses mesmo paises que criticamos.... onde fica a moral ?
cumps
não te podes eskecer que aquilo é um portátil e não um desktop, és kapaz de arranjar portateis usados a 100 euros, mas novos com garantia por akele preço é mais complicado, embora não impossivel se fraco...
Bom my bad :)
Mas vi prai escrito que era um desktop penso eu de que.
Mas sou contra na mesma.Contra não porque é feito na china nem por causa da exploração nem nada disso porque isso como o Anjo diz e bem é ter um pouco falta de moral julgá-los por isso quando as empresas que consideramos de confiança também o fazem mas sou-o simplesmente porque o produto deles não presta (Pelo menos por aquilo que já adquiri).
Agora se for vendido em lojas com garantia como se pressupõe aqui ai até pode ser que seja uma boa ideia mas só se for como o Blastarr disse sem hipotese de correr windows nem nenhum Os comercial"" porque a corrê-los as coisas já ficavam feias mas nestes moldes pode até ser uma coisa boa mais um gadget para passar umas horas e os miúdos foderem-nos 100€ lol
Abraço
Ponto assente, este portátil não foi feito para competir com os actuais. Foi feito para pessoas que têm problemas financeiros e não podem desembolsar muito dinheiro num computador.
Também foi feito para quem não se importa de comprar um computador limitadíssimo a um preço baixíssimo.
Será que eu utilizaria um para o meu trabalho diário? Claro que não. Será que oferecia um à minha irmã mais nova para ela o poder levar para a escola e tirar apontamentos mais facilmente sem me preocupar com um xunga qualquer em assaltá-la? Claro que sim.
Este portátil não foi feito nem com o mesmo público alvo que os outros nem com as mesmas funcionalidades que os outros. Serve para o que serve e acho muito bem. Quem não quer não compre, mas não digam as barbaridades que andam para aí a dizer.
"Á e tal, é feito na china com mão de obra escrava" - NEWSFLASH - OS OUTROS PORTÁTEIS TAMBÉM!!!!! :O
"Á e tal, não tem tanta estabilidade como os outros, o processador não é de se fiar!" - PUDERA NÃO? Por €100 não vão querer um computador ao nível dum Vaio ou dum MacBook, são estúpidos ou quê. Quem compra um computador destes tá-se cagando pá estabilidade. Vão usá-lo para tarefas simples como processar texto ou ir à net (WOW, é preciso UMA ENORME capacidade de processamento para isto!!!!!!!!). No máximo dos máximos é usado para ver um filme em DVD ou assim....
Este pessoal é sempre a deitar a baixo. Eu concordo inteiramente com esta iniciativa. O mercado precisa de computadores a preços destes para que as pessoas com mais dificuldades económicas tenham alguma base para desenvolverem skills informáticos de moda a poderem competir melhor no mercado de trabalho, ou pensam que toda a gente tem papás ricos para lhes comprarem as coisas? Ou que toda a gente tem empregos que paguem o suficiente para comprar computadores >€500?
O ordenado mínimo aqui é de €403, e muita gente nem €50 tem ao fim do mês depois de pagarem as contas. Agora pensem, como é que essas pessoas vão ter dinheiro para comprar um computador e tentarem sequer aprender como é que se funciona com um? Simplesmente não o fazem e continuam na merda.
Só para não falar nas pessoas dos países em vias de desenvolvimento, que nem $1 têm por dia. Essas com sorte têm um PC destes para uma aldeia toda, se todos derem um bocadinho. Portanto antes de começarem as escrever merda e maldizer pensem um bocadinho no panorama geral do mundo e tentem compreender que este não gira a vossa volta.
/rant mode off
Tenho dito.
oscarolim 02-06-2007, 10:25 Olha que eu sou um teso de primeira e gastei 1100€ num agora por isso não é por ai podes comprar um pc novo com qualidade garantia e que dá para bem mais do que word e mail por 200eurinhos portanto desculpa mas não é por ai...
Ex:
Caixa 25€ com fonte
Disco-40€
Teclado e rato 10€
Monitor 30€(17p usado)
Abraço
E levas isso as costas? O que tamos a discutir aqui é um portátil!
PoolMania 02-06-2007, 10:38 Isto só serve para máquina de escrever. Tem pouca ram e uma cpu fraca.
100€ por isto é demais! Se lá meterem o win 98 aguenta-se agora o Vista e mesmo o xp????? Eu não compro isso!
não se preocupem com isto....
o "engenheiro" vai "dar" portáteis baratuchos e net quase à borla (http://jn.sapo.pt/2007/06/01/nacional/socrates_oferece_portateis.html)....
Acelarado 02-06-2007, 10:57 Isto só serve para máquina de escrever. Tem pouca ram e uma cpu fraca.
100€ por isto é demais! Se lá meterem o win 98 aguenta-se agora o Vista e mesmo o xp????? Eu não compro isso!
Realmente por 100€ devia ter 4gb de ram um q6700 uma 8800... e por ai fora...
até um daqueles brinquedos que se vê por ai na toys'r'us tem mais capacidade de processamento, é por metade do preço e o ecran não é tft logo menus probabilidade de partir.
Nem sei porque que querem lançar este tipo de produto... nem vai dar para oc....
:Whatever:
É cada um..
Como é possivel dizerem que PII ou PIII não correm XP.. Só mesmo quem nunca usou um..
Aqui no meu local de trabalho tivemos anos um PII com XP depois um PIII 500, ambos com 128MB apenas e placas garficas rascas e os dois com XP, e varios programas, até SAP e tudo.. E trabalhava-se.. Aliás, para uso normal ou internet, dava mesmo na boa.. alguns como SAP pesavam mais, mas lá se pediu mais memoria e puseram 256MB
Aliás, para uns 90% das pessoas, que dão uso mais como internet, processamento de texto, mails, e poucos jogos, até se consegue arranjar um PC com peças usadas por menos de 100€
E mesmo novo consegue-se um PC nas calmas barato.
AMD - Sempron 3200+ (1.8GHZ )skt AM2 bus 800Mhz 256KB L2 cache em caixa -> 40€
Linkworld - Caixa 420W 431-07BS Black/Silver -> 30€
Asus - M2V-MX AMD/ Socket AM2/ VGA/ SATA/ PCIe/ LAN/ Audio 55€
Samsung - 80GB SP0842N -> 45€
Kingston - DDR 512Mb PC400 -> 35€
LG - GRAVADOR DVD 18x SUPERMULTI -> 31€
Genius - Teclado + Rato com fios C100 PS2 preto -> 9€
Genius - SP-P110 - Colunas 100W - preto -> 4€
Monitor 17" usado -> uns 40€ (há aos montes, basta procurar, com a febre dos TFTs)
Total: 289€
Isto em preços apenas de uma casa www.mbit.pt onde calhou ir ver os preços e agora mesmo.. Sem falar em promoções pontuais, e que se consegue arranjar equivalente a este na net, usado por uns 150€ nas calmas.. e muitas das peças ainda com garantia da fabrica..
Ou seja, fiz um PC mais que suficente para 90% das pessoas precisam para o que usam..
Por isso se quiser o Estado até podia financiar um PC como este.. Pois ainda conseguiria menores preços pois eram em grande quantidade. E até podiam fazer tipo 50% pago pelo estado e 50% pela pessoa. ou seja pagariam ai uns 100€ pelo PC..
O que quero dizer é que nem era preciso os chineses..
Chopstick 02-06-2007, 11:48 ó meu amigo, isto não é um desktop, mas sim um portátil, vais tu comprar as peças e montá-las?
E eu falei em portatil?!
Eu falei no geral, em familias carencias portuguesas, em escolas onde há poucos PC's e afins..
90% dessas pessoas não precisa de portatil para usar..
Ou tambem a febre dos portateis se arrastou aos pobres ou carenciados?!
Ou é como 90% dos que andam a comprar com a febre agora portateis, para os usarem em casa, lol.. é o que mais vejo, portateis para sderem usados em casa, ligados à ficha.. mas só porque o portatil é moda agora.. claro, depois queixam-se de que os jogos não dão, que o teclado não é muito confortavel, que se quiser um upgrade não dá, etc etc
PS: em vez de criticar, no bota abaixo, a opinião de uma pessoa, lessem a mensagem que quer transmitir, seria muito mais construtivo
theforbidden1 02-06-2007, 12:26 não se preocupem com isto....
o "engenheiro" vai "dar" portáteis baratuchos e net quase à borla (http://jn.sapo.pt/2007/06/01/nacional/socrates_oferece_portateis.html)....
Ás tantas vão ser os portáteis chineses :lol:, e ainda ganha dinheiro com isso :lol:
Agora falando sobre o assunto, não sei porque é que insistem no Windows Xp e não sei que, só o custo desse sistema operativo duplicaria o custo da máquina, alem disso nem sequer é compaivel com a arquitectura da máquina:
the chip was designed and made entirely in China, making the country independent of Western chipmakers; and [secondly], as a non-standard chip architecture, the new chip can't run Windows. Which, means, almost inevitably, that it runs GNU/Linux. If China wants to be truly independent, free software is the quickest and easiest way to do it
Depois ao que parece para o mesmo clock é mais rapido que os processadores AMD
On Dec 8, 2006, Lemote has decided who will be owners of the first 100 Fulong mini-PC. I am one of the lucky users. Fulong Mini-PC is also generally called "Lemote Box" or Loongson Box. "Lemote", meaning "the dream of Loong", is the manufacturer and "Box" is refered to its size, 18 x 14 x 3.7cm.
The CPU of Lemote Box is China-made Loongson (originally called "Godson") 2E 666MHz. Although the frequency is low but it actually performs better than PentiumIII. The Loongson CPU is a 64-bit MIPS III RISC processor. Unlike x86 CPUs, it works under only 5-7W power(4.07W in recent test), a small fraction of AMD or Intel products which generally need several dozens of Watts.
Main memory and HDD for Lemote Box are those formerly designed for laptops, so the total power consumption is very small. Lemote Boxes may be the best choice for citizens who would like to protect environment of our Earth.
The first batch released includes 1000 Lemote Boxes in all, 400 of which for co-operative enterprises and 600 for Loongson fans. All of them are used mainly for a testing purpose. Lemote said that they hope every user who get a Lemote box help in developing Loongson products.
Quem quiser ler o resto do artigo está aqui
http://www.virtual-china.org/2007/01/lemote_loongson.html
Para mim é mais que óbvio que esse PC apenas se destina ás necessidades básicas, e utilizadores avançados terão que continuar a desenbolsar os habituais 2000 euros, ou seja 20x mais
Pallad1um 02-06-2007, 14:08 Se isso aí corresse o Football Manager arranjava já um... mas não dava dinheiro por um pc desses para trabalhar. Só por uma questão de confiança...
Se isto correr o CS 1.6 pa eu jogar nas ferias vem um para as minhas proximas compras ... =D
embora isto seja um tiro no escuro um pc destes...
cumps
pessoal sera isto fiavel? barato e tentador é, mas sera que vale a pena investir 100€ nisto? e se for algo com problemas ou material muito fragil? acho que nao vou arriscar nessa compra
cumps
«R34P3R» 02-06-2007, 20:51 pois eu tb tenho aqui o xp+sp2 a correr num pII 450Mhz com 230 MB ram ...
precisas de um p4 xpto .. so se fores tu ... ou então é computador mais fraco q te passou pelas mãos ...
Calma calma! e um Celeron @300MHz com 64MB de ram? Já pa não falar do disco...
anyway... para mim era o portátil ideal... texto e musica... não preciso de mais... cada um compra um pc à sua medida... quem acha que os chinocas são burros, acho que deva pensar 10x antes de o dizer.
cumpzZz
O meu sogro tem o XP num PII e aquilo corre as mil maravilhas! Impressive!
Zero_Cool_PT 03-06-2007, 00:28 O meu sogro tem o XP num PII e aquilo corre as mil maravilhas! Impressive!
ha pc's velhos k va-se la saber pk correm o XP mt melhor em termos d performance que os pc's mais modernos... lOol eu tinha um p3 que com o Win2000 acabadinho d instalar era lento como td e o som saia 6segundos dps... enfim meti lhe o XP até medal of honor e quake 4 ele correu xD
DrakoSupremus 03-06-2007, 01:15 Mesmo que este não corra qualquer tipo de windows, correr o linux já é muito bom...
DarkApple 03-06-2007, 02:55 Eu comprava um para ter na escola.
Temos pc's e não nos deixam mexer neles e somos um curso de informática,era o ideal para passar o tempo lá.
Bruninho 03-06-2007, 04:26 Bem um ultimo poste antes de ir dormir para estudar economia amanha. lol
se porventura isto saisse para o mercado comum, e houvesse mta gente a comprar os preços dos outros portateis de 1000 euros desceriam o que era bom, ou não?
não sei se ja repararam mas apesar da tão pronunciada crise nca tivmos uma qualidade de vida tão elevada, e meus jovens amigos viciados em videojogos e gadgets aproveitem bem porque ou muito me engano ou quando forem grandinhos vão ter muito que chorar!
7 páginas de muita intriga e desinformação.
Mais vale dar os meus 2 cêntimos para a questão.
- A máquina corre uma distro de linux.
Excelente, considerando que a única mísera coisa que me prende ao windows são os jogos que vivem acorrentados ao D3D, e isto não é máquina para jogos.
De facto acho isto tão boa ideia que até se poderia chamar de Linux Box, visto que não há pretensões de correr nada particularmente pesado nesta máquina que nessesite de windows, logo é a porta de entrada ideal ao universo exclusivamente open source.
- Tem leitor de DVD, logo é de assumir que leia filmes deste formato.
Recordo que leitores portáteis de DVD ficam geralmente mais caros, são bem mais pesados (com a bateria) e tem um ecrá que em 90% dos casos não passa das 7 polegadas, e não fazem outra coisa que não seja a leitura de média (DVD, DivX, Jpeg, etc...).
Se está máquina tem leitor de DVD, é possivél que tenha um tamanho de ecrã não inferior ás 13 polegadas. É claro que o leitor poderia ser externo fazendo a máquina mais pequena, mas isso são contas de outro rosário e que prefiro não divagar, mas mesmo assim o tamanho anunciado sugere uma máquina bem mais pequena pelo que poderei estar totalmente enganado, até porque não se sabe a espessura da máquina, e a questão da colocação do leitor poderá passar por aí.
Falar sobre a qualidade do ecrã é pura especulação até porque nenhum de nós parece saber nada sobre ele.
- Jogos???
Deem-me emuladores tipo MAME, Zsnes, Gens, e outros semelhantes a correr em 2D, e fazem de mim uma pessoa feliz. São o tipo ideal de jogos para andar atrás de nós a correr num 'táctil.
- Ah é Chinês e tal.............
E depois!?
Ignorar a capacidade intervencionista mercantil da China é um erro craso.
Julgar a qualidade fazem dois!!!
Que vos faz assumir que as máquinas são de baixa qualidade? Porque é chinês??
Não confundam negócios que dependem da produção em massa de diversos produtos que escapam totalmente ao controlo de qualidade das entidades reguladoras, com uma area que está bem documentada e que depende da aprovação implicita de entidades de cariz internacional para a aprovação da entrada do produto nos mercados ocidentais que exigem padrões adequados de qualidade.
Isto não são calculadoras, meus caros amigos, nem vão encontrar isto á venda na loja dos chineses ali da esquina!
- 'Tá bem mas os gajos são maus e tratam mal o ppl deles e não sei quê........
Algum de voçês é Chinês? Sim? Quantos?
Algum de voçês tem conhecimento de causa para andar para aí a c@g@r tacos de ouro vindos do céu sobre questões cujo conhecimento limita-se aquilo que veem na talevisão ou leem na Net?
Peguem numa questão e esquadrinhem as nuances sem bias para discernir os motivos!
Os ordenados são muito baixos?
Sem dúvida que são, mas a razão não é estritamente economica, é mais que tudo, social.
Existe infinitamente mais procura do que oferta, logo aquele que fizer o mesmo por menos dinheiro fica com o "prémio".
Não há aqui santos ou pecadores, as coisas são o que são, mas não merecem menos crédito por isso.
As nossas empresas estão todas a fechar e a fugir para o leste da Europa.
'Atão mas esses arafats e esses trotskis são melhores do que nós!?
O CARAÇAS É QUE SÃO, levam é menos dinheiro do que nós para fazer o mesmo, mais quando o estado fecha a torneira da àgua (lei-se, não há cá mama para mais ninguem (a bela da fatia do orçamento europeu que não dá nem para todos nem para sempre)) eles simplesmente pegam na trouxa, esticam o dedo médio na nossa vaga direcção e vão-se embora, e quem fica a arder são sempre os mesmos.
É por isso que repito mais uma vez, vejam as coisas pelo que elas não, não pelo que vos dizem que são. Sejam empreendedores e investiguem pelos vossos meios.
- Mas os gajos são comunistas pááááááááá!!!!!!!!
Pois, é isso e os ingleses dizerem-nos na cara com uma granda lata que somos um país do terceiro mundo.
Não confundam comunismo com ultra-liberalismo e capitalismo.
Vejam as OPAs, toda a gente gosta delas (ah vai ser tudo muito melhor e não sei quê) mas quando surgem os resultados práticos (centenas ou mesmo milhares de despedimentos), toda a gente fica admirada (aaaaaahhhhh, não percebo porque é que fizeram isto!). E isto está a acontecer cá, não é na China.
Peguem num dicionário e vejam o significado de comunismo, antes de falarem sobre algo que desconhecem.
Se existe algum problema no Comunismo é o facto de ser impracticavel hoje em dia assim como o era há 100 anos, porque em vez de nos ajudar-mos uns ou outros para um objectivo comum estamos mais interessados em olhar para o nosso próprio umbigo, e em vez de ajudar-mos o nosso vizinho a arranjar o telhado, estamos mais interesados em espreitar atrás das cortinas para ver se o gajo cai do telhado abaixo........................que tristeza....................
metralha761 03-06-2007, 18:05 Sabem uma boa utilidade para este portatil?
Fazer dele um servidor caseiro ou entao de um simples media center :002:
O consumo de electrecidade aponta para ser extremamente baixo, 4-7 watt só no CPU ja viram algum CPU com este consumo?
Se esta for uma maquina pa consumir uns 20 watt, venha uma, meto amule, bittorrent, mysql, apache, ftpserver, printserver e mais um outro serviço. Num cantinho minimamente arejado.
E o melhor de todo, como sao tds iguais, alguem cria uma coisa destas, sacam o CD instala tudinho e fica a funcionar sem grande stress :)
Maravilha, quando encontrar um a rondar os 100-150 eur vou investir :)
[Historia]
Ja vi q andam a bater mt nos chineses por venderem maus produtos.
Uns meses atraz, estive a tirar um curso na UA em q tive contacto com chineses e uma das chineses ficou espantada da má qualidade (chamemos lixo) q os chineses vendem ca em portugal. Ela disse q na china não se vende nada daquela quicalharia.
Depois, não se esqueçam q a china produz uma grande percentagem de produtos de luxo, ouvi algo do estilo 20%. Depois, eu comprei um leitor MP3 creative e adivinhem onde foi feito. Tal como mts outros produtos de alta e baixa gama.
Depois, caso nao saibam, a china anda no programa espacial, ja nao me lembro se ja lança ou vai começar a lançar foguetes espaciais. Estamos a falar de uma area mt critica e de grande exigencia, mas quem a conquistar ganha trilioes.
A China é como os USA, uns paises do 3º mundo em q se encontra do mt bom e do mt mau.
The Hangman 03-06-2007, 22:29 E entretanto já se anda a falar deste Portatil á mais de um ano e cá por portugal nem há sinais da sua existencia ...
Alguem sabe se isto vai realmente chegar cá ????
eles realmente venderam todas aquelas unidades que pretendiam vender em 2006 ???
...
Depois, não se esqueçam q a china produz uma grande percentagem de produtos de luxo, ouvi algo do estilo 20%. Depois, eu comprei um leitor MP3 creative e adivinhem onde foi feito. Tal como mts outros produtos de alta e baixa gama.
...
Os Ipod também são feitos na china... bem como a maioria dos produtos que todos acham tão bons...
Ricardo C. 03-06-2007, 22:54 Já se sabe se vão ser vendidos como pc's normais e em lojas como worten vobis etc ?
Sonic_Stuff 04-06-2007, 00:09 Duvido que venha a ser comercializado no nosso mercado. Há muitos interesses que impedem isso. Mas vamos ver, nunca mais houve notícias neste sentido portanto é uma questão de aguardar.
Hummm... não serão estes os portáteis de 150€ anunciados pelo Sócrates?? :)
Cumps,
G
Não sei se este tipo de portáteis poderá alguma vez vingar cá, a maior parte das pessoas olhará com cara de desconfiado para eles quando virem o preço e a dizer no rebordo Made in China.
Acredito sim, que a sua principal função será chegar ao 3º mundo como a tecnologia baratinha.
Ricardo C. 05-06-2007, 09:40 Desconfiado ?
Mais de metade dos produtos que compras dizem " Made in China ", porque olhar com ar de desconfiado.:x2:
kirk_hammet 05-06-2007, 13:07 Desconfiado ?
Mais de metade dos produtos que compras dizem " Made in China ", porque olhar com ar de desconfiado.:x2:
Concordo 100% contigo Ricardo C.
Não penso que as pessoas irao ver esses pc's como maus nem com desconfiança, alias aqui em Portugal penso que seriam muito bem-vindos, para escolas era uma maravilha, e para estudantes de todas as àreas ainda melhor, eu tantas vezes precisei de um computador quando estava a tirar o curso, apesar de a escola ter imensos computadores quando havia estágios e outros trabalhos importantes ficava tudo ocupado, a esse preço muito mais gente poderia ter um computar para fazer o que a maioria das pessoas faz... Net, office, mail, e esse ainda dá para meter umas musicas e ver uns DVD's ou seja QUE VENHA ELE... so quero é saber quando isso cá chega...
Desconfiado ?
E a outra parte diz "Made in Taywan" :-D
Digo desconfiado ao nível que vejo muito gente a olhar assim de lado para produtos que digam expressamente fabricados na China. Não levaram sem dúvida a conta que marcas como HP ou Sony têm, mas pode haver sem dúvida muita gente a acabar por optar por este tipo de máquinas baratas.
Eu propriamente não fico, até porque também existe uma marca de portáteis chineses, a Lenovo, a já pude dar uns toques num e até é uma boa máquina.
E a outra parte diz "Made in Taywan" :-D
Digo desconfiado ao nível que vejo muito gente a olhar assim de lado para produtos que digam expressamente fabricados na China. Não levaram sem dúvida a conta que marcas como HP ou Sony têm, mas pode haver sem dúvida muita gente a acabar por optar por este tipo de máquinas baratas.
Eu propriamente não fico, até porque também existe uma marca de portáteis chineses, a Lenovo, a já pude dar uns toques num e até é uma boa máquina.
A Lenovo era a assembler da IBM para portáteis. A IBM deixou o mercado de portáteis e vendeu a divisão à Lenovo. Julgo que ainda existem portáteis IBM, mas não são mais do que Lenovos.
Yokozuna 06-06-2007, 00:04 A Lenovo era a assembler da IBM para portáteis. A IBM deixou o mercado de portáteis e vendeu a divisão à Lenovo. Julgo que ainda existem portáteis IBM, mas não são mais do que Lenovos.
Acho que já aqui disseram isto. É um pouco diferente a certificação de qualidade de uma fábrica chinesa em Guangdong de produtos informáticos de outra, também em Guangdong, de origem Americana. São coisas muito, mas muito diferentes.
fly_away 06-06-2007, 11:03 Para quem não sabe, muitos produtos não só na área das TI, como por exemplo na área textil, têm made in italy, usa, germany etc só por fachada. Por exemplo, toda a camisola é feita na china e o retoque final com a colocação da etiqueta é feita em itália... o mesmo se passa com inúmeros outros produtos. Portanto, quem pensa que a China não é a maior industria mundial de longe, anda muito enganado, o problema é associação negativa que se faz ao mesmo, daí estes "truques" que inúmeras empresas fazem.
Acho que já aqui disseram isto. É um pouco diferente a certificação de qualidade de uma fábrica chinesa em Guangdong de produtos informáticos de outra, também em Guangdong, de origem Americana. São coisas muito, mas muito diferentes.
Acho que não percebeste. A IBM deixou de desenvolver/vender portáteis (pura e simplesmente desligou-se do mercado), os quais eram produzidos pela Lenovo, vendendo a sua divisão de portáteis à Lenovo (julgo que foi o ano passado). Ou seja, o que mudou foi o branding: em vez de serem IBM (que julgo continuam a ser vendidos em algumas partes do mundo, uma vez que a marca tem muito peso e melhor/maior customer awareness) são Lenovo. O material é o mesmo. Não em menos de um ano, só pela venda da divisão "aos chineses" que a marca perde qualidade. Em portáteis isso passa-se imenso: à produtores mundiais enormes (Compal, Quantas, Asustek, etc.) que depois vendem os produtos para as marcas conhecidas. Para teres uma noção, a Asus produz alguns modelos da Mac (julgo que o MacBook) e da Sony (se não estou em erro é o Vaio C1 ou C3 ou qq coisa do género).
Yokozuna 07-06-2007, 00:19 Não, eu percebi sim. Estava é a associar a esta situação. Não podemos comparar máquinas construídas na fábrica da Lenovo (que usa os mesmos standards de fabrico da IBM) com qualquer fábrica de origem Chinesa.
@fly_away
E achas que essa associação negativa deve-se a quê? Pela qualidade e fiabilidade dos produtos chineses? Claro que todos sabem que o material comprado na "Levi's" é tão feito nos USA como eu ganhei o EUROTOSTÕES. E já tentaste comparar peça de uma marca conhecida mudialmente que tenhas a certeza que foi feita numa fábrica Chinesa com uma qualquer peça igualmente feita na China, neste caso sem ser conhecida? Diferenças...
Bruninho 07-06-2007, 01:19 Não, eu percebi sim. Estava é a associar a esta situação. Não podemos comparar máquinas construídas na fábrica da Lenovo (que usa os mesmos standards de fabrico da IBM) com qualquer fábrica de origem Chinesa.
@fly_away
E achas que essa associação negativa deve-se a quê? Pela qualidade e fiabilidade dos pr |