View Full Version : Portateis chineses a 100€
Nomearod 12-06-2007, 17:44 Hoje em dia um portátil no secundário já dá muito geito ao contrário do que podem pensar.
Eu comprei um no 9º ano pois ia começar com TIC e estou agora no 11º. Até agora, o portátil teve mesmo bastante uso, quer para as aulas onde o usei para apresentações, quer para fazer trabalhos de grupo na biblioteca. A escola tem PCs, mas quem é que se atreve a meter lá uma pen?... (virus e tal...)
A minha escola foi escolhida (entre outras, acho) para participar no último ano num projecto piloto para o ensino secundário onde existe um portátil em todas as meses da sala de aula, acesso wireless, projetor, etc. Sendo que as aulas são dadas maioritariamente em computadores.
Não sei os resultados finais desta turma, mas até agora não vi nenhum aula queixar-se e o facto de terem a matéria toda em apresentação (power point, PDF, etc) ajuda desde logo bastante. Até eu que não sou dessa turma e estou no 11º uso algum do material que os profs passam durante as aulas.
A iniciativa dos PCs com banda larga a 150€ é excelente e certamente que permitirá que isto se torne algo muito mais global e permite desde logo que muitas mais pessoas possam ter acesso à internet e à informação.
Se os portáteis da campanha do governo forem iguais aos que eu vi lá na escola, então não há sequer comparação possível com estes da Asus e outros. Estamos a falar de PCs bastante bons já dual core.
BTW, estes computadores trazem windows XP e Alinex (distro Linux desenvolvida em Portugal)
Os Asus Eee PC 701 devem chegar em Agosto.
Bem desconhecia este novo asus, e com a drive de 16gb para mim chega perfeitamente, afinal o programa de facturaçao em rede da universidade nao tem mais de 2mb... mas intriga-me o preço deste pc, sera que chega ca perto dos 200/250€?
ainda vi este Asus Ultra Mobile PC R2H-BH041T mas com teclado por usb e um preço nada convidativo deixou-me a espera de um "milagre" :)
Espero que chegue a bom preço ca... :)
S1nnless 12-06-2007, 18:24 Bem desconhecia este novo asus, e com a drive de 16gb para mim chega perfeitamente, afinal o programa de facturaçao em rede da universidade nao tem mais de 2mb... mas intriga-me o preço deste pc, sera que chega ca perto dos 200/250€?
ainda vi este Asus Ultra Mobile PC R2H-BH041T mas com teclado por usb e um preço nada convidativo deixou-me a espera de um "milagre" :)
Espero que chegue a bom preço ca... :)
O de 199$ é o de 4GB. o de 8Gb já vai para os 299$ (o custo de ter um disco SSD)
Chopstick 12-06-2007, 20:04 Esses potrtáteis da escola são muito bons, centrino duo, 1gb ram.....disco esquecime...grafica 945GMA (po que é serve)..muitos usb's.....se vierem nessa cena do 10º ano a 200€ ou menos era muito bom, já ca cantava um
sandro_g 13-06-2007, 02:36 Esses potrtáteis da escola são muito bons, centrino duo, 1gb ram.....disco esquecime...grafica 945GMA (po que é serve)..muitos usb's.....se vierem nessa cena do 10º ano a 200€ ou menos era muito bom, já ca cantava um
alguém já viu um destes? supostamente já estão disponiveis para as "novas oportunidades".
e falta saber de quanto vão ser as mensalidades...
alguém já viu um destes? supostamente já estão disponiveis para as "novas oportunidades".
e falta saber de quanto vão ser as mensalidades...
15€ mas já com acesso internet incluído...
sandro_g 13-06-2007, 03:13 15€ mas já com acesso internet incluído...
mas isso é para que escalão?
entretanto estive a pesquisar e descobri que a mensalidade é menos 5€ que a oferta de mercado da operadora, mas não dizem mais que isto.
ficam por esclarecer questões como durante quanto tempo tens de pagar essa mensalidade, quais as condições do acesso à imternet, entre outras...
basicamente estás-te a inscrever para algo que ainda nem foi esclarecido...
DinhaBoy 13-06-2007, 03:37 Nuns posts atrás...
Mais informações sobre a oferta do governo: http://www.eescola.net/
Chopstick 13-06-2007, 13:14 Estes sãp os pc's que vêm com a internet nessas coisas da escola têm as seguintes caracterísricas: Processador 1,8 Ghz
1 Giga Byte de memória RAM
Leitor de DVD e CD
Placa Gráfica OnBoard XVGA
Sistema de áudio com colunas e microfone incorporado
Placa de rede OnBoard 10/100 Mb
Disponiveis com net sapo, tmn e vodafone
So em setembro 2o o site..=\
Estes sãp os pc's que vêm com a internet nessas coisas da escola têm as seguintes caracterísricas: Processador 1,8 Ghz
1 Giga Byte de memória RAM
Leitor de DVD e CD
Placa Gráfica OnBoard XVGA
Sistema de áudio com colunas e microfone incorporado
Placa de rede OnBoard 10/100 Mb
Disponiveis com net sapo, tmn e vodafone
Gravador de DVD e CD
Chopstick 16-06-2007, 20:04 isso do gravador não sei, era o que tava no site do estado.
bem para kem apenas precisa de um pc para fazer apenas pekenos trabalhos e uma ideia muit boa.....:x2::victory:
viskonde 17-06-2007, 13:17 os portateis que vao dar ao 10 ano sao centrinos? :o
sempre pensei que fossem dar uns celerons mais ranhosos..
btw, eu agora que vou para o 12 , se por acaso voltasse ao 10 ano, sera que recebia isto? nao e que compense andar 2 anos para tras... mas para quem muda de agrupamento rende :P
isso n será bem assim.. acho que o preço do portatil e da mensalidade da net irá depender do rendimento financeiro do agregado familiar, portanto n quer dizer que seja para todos assim tão barato..
viskonde 17-06-2007, 16:23 um portatil a 150 euros (que e o escalao normal..) = dado aka super hiper mega barato..
existem so mais 2 escaloes onde nao pagam nada pelo portatil que e para quem tem poucos rendimentos.. os 150 euros e para "toda a gente"...
Boas. Em relação à nova campanha de portáteis do governo para alunos de 10º acho uma completa estupidez. Desde quando um aluno de 10º ano precisa de um portátil para estudar? Para usar o processador de texto e a folha de cálculo? Nos estados unidos também tinham este tipo de campanhas mas recentemente chegaram à conclusão que os alunos fazem tudo menos estudar com o portátil (jogos/filmes/musica), o que não aumenta o sucesso escolar, muito pelo contrário, daí terem acabado com essas campanhas. Portugal, como já é hábito, em vez de ficar um passo à frente e nem sequer lançar este tipo de campanhas , não, fica um passo atrás. Enfim... são os governantes que nós temos neste país.
Boas. Em relação à nova campanha de portáteis do governo para alunos de 10º acho uma completa estupidez. Desde quando um aluno de 10º ano precisa de um portátil para estudar? Para usar o processador de texto e a folha de cálculo? Nos estados unidos também tinham este tipo de campanhas mas recentemente chegaram à conclusão que os alunos fazem tudo menos estudar com o portátil (jogos/filmes/musica), o que não aumenta o sucesso escolar, muito pelo contrário, daí terem acabado com essas campanhas. Portugal, como já é hábito, em vez de ficar um passo à frente e nem sequer lançar este tipo de campanhas , não, fica um passo atrás. Enfim... são os governantes que nós temos neste país.
:x2:
greatbunzinni 20-06-2007, 18:07 Olha que eu sou um teso de primeira e gastei 1100€ num agora por isso não é por ai podes comprar um pc novo com qualidade garantia e que dá para bem mais do que word e mail por 200eurinhos portanto desculpa mas não é por ai...
1100€ é um pouco menos que 3 ordenados mínimos. Quem larga isso por um computador não é teso, especialmente sabendo que há no mercado portáteis desde os 500€. Por isso vai lá perguntar a um tipo que trabalha a contrato temporário a ganhar 450€ porque razão é que ele não compra um computador como o teu pois não creio que tu saibas muito bem do que falas ou o que é que o comum português tem de passar para comprar um computador.
greatbunzinni 20-06-2007, 18:11 não te podes eskecer que aquilo é um portátil e não um desktop, és kapaz de arranjar portateis usados a 100 euros, mas novos com garantia por akele preço é mais complicado, embora não impossivel se fraco...
Portáteis usados por 100€? Com certeza que é um com defeito ou algo bem mais fraco que um equivalente a celeron 1GHz. No eBay os portáteis desse calibre andam sempre por volta dos 250€ e só consegues ver algo abaixo dos 200€ quando é um a 600MHz com belíssimos monitores que refrescam a uns 10Hz.
Em setembro vemos:
As mensalidades, os prazos, os computadores, as letras pequeninas, etc...
Highlander 20-06-2007, 21:28 Em setembro vemos:
As mensalidades, os prazos, os computadores, as letras pequeninas, etc...
Nem mais, agora disseste tudo. Já li que para o 3 escalão vai haver umas mensalidades extra além dos 150 euros, por isso já não é tudo um mar de rosas, depois o computador nunca é vosso antes de passarem 3 anos e se dão cabo com culpa vossa e a garantia não cubra estão lixados.
viskonde 20-06-2007, 21:51 sim o PC so fica do aluno ao fim de 3 anos Sem chumbos e sem problemas.. mas mesmo assim..
nao sei e se um aluno chumbar e nunca mais for a escola :P como vao reaver o PC eheh
Onde é que leram que o PC só é do aluno passados 3 anos sem chumbar? O que li no site foi que a entrada era de 150€ e mais 12 mensalidades de 15€ (isto para o 3º escalão)
Se formos a ver daqui a pouco ja nem compensa. Começam as imposiçoes, as letras pequeninas e as mensalidades e as tantas mais vale ir comprar um Acer á loja da esquina :D
Anyway o projecto é financiado pelas operadoas de Tlm e não pelo governo, por isso é uma boa aposta. No entanto 90% dos portateis vao ser usados para:
- MSN
- HI5
- GoXtO MtUIto D XcRevEr AxxIMMMM.
E para os trabalhos da escola vai servir essencialmente para Plagiar. Geração copy-paste e depois quando xegarem á faculdade -> plagio = reprovação da disciplina. No tempo que ja tou na faculdade é raro aquele que copiou ou plagiou conseguir safar-se.
plagio = reprovação da disciplina. No tempo que ja tou na faculdade é raro aquele que copiou ou plagiou conseguir safar-se.
Raro?? como ja ouvi dizer "a vida esta prós vivos" a arte de plagiar tem mt que se lhe diga. eheheh :x2:
viskonde 21-06-2007, 12:09 Onde é que leram que o PC só é do aluno passados 3 anos sem chumbar? O que li no site foi que a entrada era de 150€ e mais 12 mensalidades de 15€ (isto para o 3º escalão)
os alunos ficam logo com o PC
mas se chumbarem sao obrigados a devolver..
mas se chumbarem sao obrigados a devolver..
Mas onde é que diz isso? Não vi essa informação em lado nenhum.
viskonde 21-06-2007, 21:59 vi na televisao , e mais um colega meu ou 2 disseram isso nas aulas :D
nao sei dizer mais :|
mas se for verdade ( e acredito que seja embora nunca tenha visto escrito...) so acho e bem..
quem nao estuda nao merece lol
so nao sei e se para quem paga os 150 e chumbar, se recebe o €€€ ou pelo menos uma parte...
Romani48 22-06-2007, 02:55 Anyway o projecto é financiado pelas operadoas de Tlm e não pelo governo, por isso é uma boa aposta. No entanto 90% dos portateis vao ser usados para:
- MSN
- HI5
- GoXtO MtUIto D XcRevEr AxxIMMMM.
E para os trabalhos da escola vai servir essencialmente para Plagiar. Geração copy-paste e depois quando xegarem á faculdade -> plagio = reprovação da disciplina. No tempo que ja tou na faculdade é raro aquele que copiou ou plagiou conseguir safar-se.
:x2::x2:
e para serem roubados, e para levarem mais peso nas costas...
viskonde 22-06-2007, 21:32 mais peso?
com portatil nao precisas de cadernos..
se as Editoras de livros comecarem a disponibilizar versoes PDF dos livros tambem nao precisas de livros..
onde e que esta o mais peso? :|
a parte do Roubados e verdade...
mas epa... nao se pode estar sempre a pensar nisso senao tambem nao se leva nada para fora de casa...
vejamos os aspectos positivos, agora os mitras já n irão chatear só pelo telemóvel:joker:
viskonde 22-06-2007, 21:42 entao agora quando xegam ao pe do pessoal em vez de ser "deixa la ver o teu movel" e "deixa la ver o teu portatil" , e so roubam se for um Core2Duo.. celerons nao vao querer :P
mais peso?
com portatil nao precisas de cadernos..
se as Editoras de livros comecarem a disponibilizar versoes PDF dos livros tambem nao precisas de livros..
Sim, depois iamos ao emule naquela de...
... Ah e tal vamos lá comprar os livros para este ano...
:lol:
viskonde 22-06-2007, 22:21 yap e la iam as editoras a falencia :D
tonebiclas 22-06-2007, 23:11 bem visto
Scarecrow 22-06-2007, 23:14 Sim, depois iamos ao emule naquela de...
... Ah e tal vamos lá comprar os livros para este ano...
:lol:
Isso era lindo :D
-Menino joão já tem o livro de matemática??
-Não, o meu ISP faz traffic shaping e o eMule não funciona :(
Cumps
-Menino joão já tem o livro de matemática??
Cumps
ou ent
- só 5 minutos stora, tá a sacar!!!:002:
ou ent
- só 5 minutos stora, tá a sacar!!!:002:
:lol::lol:
Hashiriya 24-06-2007, 20:23 Acho que falta é a parte em que os professores realmente aderem...
Nomearod 24-06-2007, 21:54 Este ano por acaso houve uma vez que deixei o portátil no bufete e fui jogar matrecos. Ele ficou à beira do pessoal da turma mas depois fui para a aula e esqueci-me dele. No intervalo seguinte não reparei.
Só depois durante a aula é que me lembrei que não o tinha e pedi à prof para ir lá fora e ele estava exactamente no mesmo sítio onde tinha deixado.
Se fosse um telemóvel, bem que tinha ido à vida XD
|