View Full Version : AGEIA PhysX

Páginas : [1] 2

blastarr
22-03-2006, 12:57
Lançamento oficial (sort of, só vai estar disponível algures daqui até ao Verão...):

http://www.tgdaily.com/2006/03/22/ageia_physx/

100 a 400 dólares (pelos vistos há mais do que uma configuração, mas não há notícias das diferenças -memória RAM ?-).

God_Lx
22-03-2006, 12:58
Já tou mesmo a imaginar uma versão da BFG com alto cooler luminoso e overclock de origem... :lol:

De qq maneira isto são boas noticias...

Sesto_Sento
22-03-2006, 14:55
Já tou mesmo a imaginar uma versão da BFG com alto cooler luminoso e overclock de origem... :lol:

De qq maneira isto são boas noticias...

LOOOL :P:x2:

God_Lx
22-03-2006, 16:22
Tás-te a rir ?

Não vês a fan transparente ? Akilo tem LEDS de certeza ! ahahah... Vou já a correr comprar um VF700 Alcu-LEDS para substituir aquilo...

EDIT: Tinha aqui uma foto k já me lixaram o link :P

destr0yer
22-03-2006, 17:13
jezz... Cooling activo em cobre...Deve aquecer deve Mais uma cena para:

-> Trocar o cooler
-> Arrefecer
-> gastar dinheiro
-> ruido/consumo

qualquer dia abres um PC e é so fans/cooler/blocos:lol:

mascarilha
22-03-2006, 23:14
BFG PhysX cards in May
BFG Technologies, well known for its video accelerators, will be producing PhysX cards for both Alienware and Falcon Northwest. Separate cards should be available to end users in May.

by: Scott Herkelman, executive vice president of marketing for BFG TechnologiesDedicated hardware-accelerated physics is the future of PC gaming. As advanced physics effects continue to become an integral part of gaming content, our add-in physics card frees up the CPU and GPU to focus on the tasks they do best; general computations and 3D graphics. We are excited to be working with Alienware and Falcon Northwest as they deliver future-proof gaming systems featuring BFG physics accelerator cards

http://www.bfgtech.com/news_3.22.06.html

Sesto_Sento
23-03-2006, 02:00
ai vem a taal versao da BFG God_Lx :P LOOL :lol:

Zar0n
23-03-2006, 02:42
Sem suporte de varios jogos ninguem vai pegar nisto :(

ToTTenTranz
23-03-2006, 03:41
Vários jogos já estão a ser feitos neste momento. As placas ainda não foram lançadas justamente porque os jogos ainda não saíram, mas é uma questão de tempo.

Cooling activo? Damn.. espero que os waterblocks das gráficas se adaptem nessas placas lol.

EDIT: As placas na verdade já podem ser compradas.. se for em conjunto com um Dell XPS ou Alienware ALX ou Aurora 7500.
A dell pede 250€ pela placa e a alienware pede 275€.

Eu diria que são versões que vão acabar por vir para o mercado a 200€ em abril/maio, mas supostamente vão sair placas com menos memória a custar 100€.

ttsantos
23-03-2006, 10:31
Se for esses preços ainda va que nao va... agora se for mais ou menos o preço de uma grafica de gama alta mais vale comprar 2 graficas e por SLI para isso

God_Lx
23-03-2006, 13:34
Pah, um gajo gastar 500€ num CPU, e outros 500€ numa gráfica, e ainda precisar duma treta destas para jogar é frustrante... Ou realmente isto justifica o investimento com jogos futuros a aproveitarem-na, ou é deitar dinheiro fora... Bom bom era eles conseguirem incluir isto num CPU ou num GPU... Mas parece-me algo dificil de momento...

Já tou mesmo a ver as versões da BFG overclockadas e com um cooler luminoso e o camandro...

Slider
23-03-2006, 13:50
Quando isso vier com a grafica... tudo bem, assim como está agora não acho muita piada.

ttsantos
23-03-2006, 13:53
Se isso vier com a grafica a nvidia ganha... ja se sabe que AGEIA se dá muito bem com a nvidia... vamos lá ver, tudo depende do desempenho/preço da placa... Se isso fizer mesmo falta, o pessoal compra quer seja com placa sem placa com cpu sem cpu.

kanguru
23-03-2006, 14:23
atão mas isso vir na placa não deve ser mt dificil, atão eles na têm tb aquilo que usa uma 2ª placa ou shaders duma placa para fazer esse trabalho?

Zarolho
23-03-2006, 15:51
ASUS and AGEIA Co-develop the Breakthrough PhysX Processor

ASUS Is One of the Only Two Companies to Manufacture the PhysX Accelerator Cards That Delivers Revolutionary Gaming Experience

Taipei, Taiwan; March 22, 2006 – ASUSTeK Computer Inc. (ASUS) , a leading provider of computing, communication, and consumer electronics products, today confirmed that it will be one of the driving forces in creating the worldwide physics accelerator market with the breakthrough AGEIA™ PhysX™ processor. The company will begin distributing this exciting new AGEIA PhysX Accelerator cards in May, 2006. ASUS will be one of the only two companies to manufactur e the card, and will be the sole company making the card in a 256MB configuration.
Partnered since May, 2005, ASUS and AGEIA Technologies, Inc. have been working together to bring a totally new category in PC hardware, the physics accelerator card, to market for avid PC gamers. The new ASUS card is capable of deliver ing a completely new gaming experience with dramatic, pervasive real-time physical motion and interaction that will change gaming forever.

Today, over 60 developers are planning and creating more than 100 games that take advantage of the new physics processor.

"Physics acceleration will do for dynamic gameplay what graphics cards did for the way games look," said Kent Chien , Manager of the Multimedia Department for ASUS. "We are excited to be at the forefront of this hardware wave that we can envision the cards becoming as important to games as graphics cards are today."

"ASUS has incredible reach, and is recognized as a market force in PC gaming around the world," said Manju Hegde, CEO of AGEIA.

http://www.asus.com/news_show.aspx?id=2640

odr4cir
24-03-2006, 15:46
Não sei se já tinham postado isto, mas aqui fica:

http://physx.ageia.com/footage.html

Vejam os filmes, o do Cellfactor é de cair o queixo. Sublime... :wow:

Ridley
24-03-2006, 19:41
Mais um pretexto para esturricar dinheiro.:004:

CrazyBomber
24-03-2006, 21:10

WOW, brutalíssimo 8o

Bolas, eu kero isto já :D

]cool[
24-03-2006, 21:43
sejamos sinceros, isto neste momento é mesmo necessario? eu acho que ñ...

quando realmente for necessario vai tar mais barato e vai ter mts mais aplicações... mas até gosto do que eles mostram nos videos.

Ps: há data de lançamento desse cellfactor?

Fikem bem!

Slider
24-03-2006, 22:09
Isto agora temos a AGEIA a fornecer uma API, a ATI futuramente também a fornecer uma dif, Nvidia idem..... os developers vão ter de andar a codar para cada uma das API's ou então escolher só uma e ficar limitados ao uso de determinado hardware.

Um API comum entre todos para physics ia facilitar muito o trabalho dos developers e promover competição entre todos(Ageia/ATI/Nvidia), provavelmente teria de ser a MS a forçar esta API para eles entrarem todos na linha.... se for cada um para o seu lado quem vai perder é o consumidor.

DJ_PAPA
24-03-2006, 23:57

O video Cellfactor esta brutal!
Eu quero jugar assim :D

kanguru
25-03-2006, 00:45
Isto agora temos a AGEIA a fornecer uma API, a ATI futuramente também a fornecer uma dif, Nvidia idem..... os developers vão ter de andar a codar para cada uma das API's ou então escolher só uma e ficar limitados ao uso de determinado hardware.

Um API comum entre todos para physics ia facilitar muito o trabalho dos developers e promover competição entre todos(Ageia/ATI/Nvidia), provavelmente teria de ser a MS a forçar esta API para eles entrarem todos na linha.... se for cada um para o seu lado quem vai perder é o consumidor.

Concordo, a MS que meta no directx uma api generica, e kada um adapte como quer. Assim é estupido, uma pessoa que jogar um jogo com uma placa e nao pode pq esse jogo so tá programado para outra de outra marca. Não tou a ver os programadores triplicarem o trabalho so pa agradarem a todos os fabricantes...

Favas
25-03-2006, 01:15
bem dizido Slider.

Um "Direct Physics" que corra tanto por hardware como por software e pronto!
Quem tiver a placa compativel mt bem fica com toda a aceleraçao por hardware (muitas particulas, objectos e fisica avançada), quem nao tiver, processa as instruçoes por software tal como aconteceu durante mts anos até a aceleração grafica se massificar.

É bonito ver 3 empresas a esforçarem para ser o standard, mas axo que vai tudo dar em àguas de bacalhau, isto enquanto nao se juntarem e criarem O standard.

Videos mt loucos mm :)

blastarr
25-03-2006, 01:23
Concordo, a MS que meta no directx uma api generica, e kada um adapte como quer. Assim é estupido, uma pessoa que jogar um jogo com uma placa e nao pode pq esse jogo so tá programado para outra de outra marca. Não tou a ver os programadores triplicarem o trabalho so pa agradarem a todos os fabricantes...

Aconselho-te a ler este artigo, especialmente a parte onde referem o fim das "Cap Bits", ou Capability Bits, que é basicamente o que tem permitido as diferenças de qualidade de imagem e velocidade entre as diferentes marcas de GPU's no DirectX 9 (ler em "Setting Standards and Improving Performance").

machu
25-03-2006, 02:33

...impressionante de facto!...acho que é o sonho de qualquer gamer tornado realidade!

Penso que mais tarde ou mais cedo uma placa destas será tão ou mais importante que uma gráfica.
Quando se joga no verdadeiro sentido da palavra ninguém está a pensar "xii grandes graficos!".
Um jogo que consideramos bom e divertido porporciona tanta diversão a 800*600 como 1600*1200. Os gráficos não são sinónimo de divertimento e passam facilmente para 2º plano. Contráriamente, o divertimento proporcionado por este tipo de "brinquedo"(fisica) pode trazer realmente outra vida a um jogo.

Dentro desta perspectiva não sei até que ponto realmente a malta não dará mais dinheiro por uma placa destas que por uma gráfica.

Também a solução da AGEIA parece-me ser mais flexivel face à ATI e à NVIDIA visto que se pretender trocar da Nvidia para Ati ou vice versa, apenas preciso de trocar a gráfica e não um conjunto!
Tratasse também de uma placa dedicada e por isso, em pricipio, podemos contar com melhores prestações!

Tou um bocado céptico à perfomance de apenas 1 gráfica a tratar da fisica+graficos...mas a ver vamos. Se os resultados forem positivos obviamente será a solução ideal...pelo menos para os bolsos da maioria...

abrc

SilveRRIng
25-03-2006, 02:50
Aconselho-te a ler este artigo, especialmente a parte onde referem o fim das "Cap Bits", ou Capability Bits, que é basicamente o que tem permitido as diferenças de qualidade de imagem e velocidade entre as diferentes marcas de GPU's no DirectX 9 (ler em "Setting Standards and Improving Performance").
Mas isso está apenas relacionado com gráficos, certo? O DX10 não inclui ou define nenhum standard de fisica. Pode é dar a ideia de que num DX10.1 isso já aconteça e tal como sucede nos gráficos também deixe de haver o conceito cap bits e "afunile" tudo num só standard, we hope.

BTW, esqueceste-te de por o link ;)

blastarr
25-03-2006, 09:51
Mas isso está apenas relacionado com gráficos, certo? O DX10 não inclui ou define nenhum standard de fisica. Pode é dar a ideia de que num DX10.1 isso já aconteça e tal como sucede nos gráficos também deixe de haver o conceito cap bits e "afunile" tudo num só standard, we hope.

BTW, esqueceste-te de por o link ;)

http://www.gamespot.com/features/6143883/p-4.html

Define propósitos de computação General Purpose e de partilha dos recursos da gráfica com o resto do sistema. Física é apenas uma das possibilidades.

Num post que eu coloquei no sub-fórum PS3 acerca de um novo acordo da Nvidia com a Sony, até referem um exemplo de um plug-in para o MS Excel, para acelerar os cálculos no programa... usando a placa gráfica :D

blastarr
25-03-2006, 21:55
Primeiro driver oficial para a AGEIA PhysX:

http://downloads.guru3d.com/download.php?det=1359

BonJouR
26-03-2006, 04:30
Ui o CellFactor realmente .... :wow: :wow: :wow:

And may the force be with u :P

Zar0n
27-03-2006, 06:29
For the moment, the PhysX card is a PCI daughterboard available in option from the following integrators, Dell, AlienWare and Falcon Northwest respectively at $249; $275 and $299. We will have to wait May to find cards in shops under ASUSTeK and BFG's brands.

Isso deve kerer dizer +-350€ aki em PT, isso é bastante caro fazer fazer esta tecnologia descolar.
Por esse preço compra-se uma gráfica nova, e entre tocar de gráfica ou acrescentar um AGEIA mais vale trocar ou meter uma melhor gráfica.

Quando a maior parte dos jogos a suportarem eu penso nisso, o k pode demorar anos :lol: logo há muito tempo para juntar €€€ :)

God_Lx
27-03-2006, 18:17
Zar0n mesmo k tenhas duas 7900/X1900 em SLI/Crossfire continuas a não ter poder para fisica... Logo dizeres k mais vale comprar outra gráfica do que meter a PPU é errado... Quanto muito dizes comprar um CPU melhor, mas tinha de ser MUITO melhor...

Zar0n
28-03-2006, 13:27
@GOD_LX

Pois mas isso é se tiveres 7900 GTX / X1900XTX ora isso é uma infima parte do mercado.
Para quem tem graficas mid end mais vale melhorar a grafica k comprar uma PPU.
Para já isto n é para todos, e quando for já haverá outras soluções rivais...

Morpheus
28-03-2006, 15:09
@GOD_LX

Pois mas isso é se tiveres 7900 GTX / X1900XTX ora isso é uma infima parte do mercado.
Para quem tem graficas mid end mais vale melhorar a grafica k comprar uma PPU.
Para já isto n é para todos, e quando for já haverá outras soluções rivais...

errado ... se libertares o load do cpu podes obter outro nível de jogabilidade que mesmo o nerd com 2 7900GTX n tem ... tudo isto por causa da fisica ... e o mesmo nerd que usa uma das 7900 gtx vai ter o mesmo nivel de performance que tu se usar uma das placas para a fisica... podes comparar o teu pc a um warrior de RPG se meteres tudo em força (cpu) e agility (GPU) é obvio que o personagem n fica tão bom como um que tenha força, agilidade e vitalidade a um nivel aceitavel!...

DJ_PAPA
29-03-2006, 16:02
Asus releases Ageia PhysX card details
Out in May and ready to fly

TAIWANESE GIANT Asustek said it will be the only company to manufacture and sell the 256MB Ageia PhysX card - the high end model.

The firm described the physics accelerator card as a "totally new category" in PC hardware. Sixty developers are working on over 100 games that will use it, said Asus.

The cards will be available in May, and Asus didn't say how much it was going to cost. But you can probably count on the words "totally new category" as meaning you will have to totally dig into your wallets, and disperse those moths that have been nesting in there.

Asus sent a pretty picture of the thing. µ

http://www.theinquirer.net/images/articles/asag.jpg

http://www.theinquirer.net/?article=30634

skandal
29-03-2006, 16:37
100 jogos a usar isto.... hmmm interessante.... ainda compro uma cena destas antes de reformar a 9700 :lol:

sombrio
29-03-2006, 16:45
Bem. o cellfactor ta exelente! Pode ser que se a ageia tiver sucesso a ati e a nvidia baixem os preços das placas.

sombrio
29-03-2006, 17:06
So uma pergunta! A placa da ageia precisa de uma placa adicional ou e gpu + ppu?

skandal
29-03-2006, 17:13
So uma pergunta! A placa da ageia precisa de uma placa adicional ou e gpu + ppu?

é so mesmo ppu, pelo menos é o que se percebe pela imagem da placa da Asus.

timber
29-03-2006, 17:13
Independentemente dessa conversa actual não há "100 jogos" o que há é "sem jogos"
Mas se os developers pegarem nisso vai ser fogo na palha como aconteceu com a primeira Voodoo. Basta um killer game usar física a sério e precisar da PPU para isso.
Actualmente duvido que venda muitos PPUs sem ser a malucos do bench (julgo que o último 3DMark já trás algo para isto)

Zarolho
29-03-2006, 18:04
Independentemente dessa conversa actual não há "100 jogos" o que há é "sem jogos"
Mas se os developers pegarem nisso vai ser fogo na palha como aconteceu com a primeira Voodoo. Basta um killer game usar física a sério e precisar da PPU para isso.
Actualmente duvido que venda muitos PPUs sem ser a malucos do bench (julgo que o último 3DMark já trás algo para isto)

Não me parece que assim seja. Eu recentemente li um artigo na net (não me recordo do link) que listava e referia os jogos actuais que usavam fisica que actualmente é processada pelo GPU+CPU e que os sistemas actuais iriam agradecer o surgimento no mercado de soluções GPU+PPU+CPU.

Se voltar a encontrar o artigo, coloco aqui...

Cumps

blastarr
29-03-2006, 18:07
Não me parece que assim seja. Eu recentemente li um artigo na net (não me recordo do link) que listava e referia os jogos actuais que usavam fisica que actualmente é processada pelo GPU+CPU e que os sistemas actuais iriam agradecer o surgimento no mercado de soluções GPU+PPU+CPU.

Se voltar a encontrar o artigo, coloco aqui...

Cumps

Jogos que usam física há muitos.
Jogos que usam a implementação específica de física processada nesta placa da AGEIA, não.

Como não existe aínda implementação no DirectX, isto está sujeito ao que aconteceu às normas GLIDE e PowerSGL (muito populares no início, mas podem não ser suportados pela MS e cair em desuso).

Zarolho
29-03-2006, 18:16
Jogos que usam física há muitos.
Jogos que usam a implementação específica de física processada nesta placa da AGEIA, não.

Como não existe aínda implementação no DirectX, isto está sujeito ao que aconteceu às normas GLIDE e PowerSGL (muito populares no início, mas podem não ser suportados pela MS e cair em desuso).

Bom....Eu não tenho a certeza exacta que aquela lista beneficiava da implementação específica de física processada pela esta placa da AGEIA. Mas tenho ideia, embora não tenho a certeza absoluta, de que o artigo referia que aqueles jogos poderiam beneficiar de placas PPU, dai o motivo da lista constar no artigo.

Mas o melhor é voltar a ler o artigo....Se conseguir voltar a encontrar o link...

timber
29-03-2006, 18:22
É natural que muitos jogos beneficiem da placa PPU da AGEIA mas os developers em geral são bastante avessos a fazer código para APIs específicas e proprietárias. É só ver o GLQuake que foi feito para OpenGL por exigência do Carmack (o homem estava queimado...) com a 3dfx a fazer um wrapper para Glide.
Ora no momento actual era preciso que um developer se desse ao trabalho de usar a API da AGEIA sabendo que provavelmente daqui a uns tmepos estará a mexer no seu código para o modificar para um DirectPhysic ou algo do estilo.. E o PPU da AGEIA também precisará de drivers para o tal DP. E qualquer fabricante de qq coisa poderá concorrer neste mercado. A ATI e a nvidia são bons concorrentes para esta posição...
O mercado gosta de APIs standard e é aí que iremos parar.
Mas se um developer pegar na API AGEIA já e com ganhos de encher o olho andaremos uns tempos com placas proprietárias que daqui a uns tempos podem não valer nada (na altura também se calhar também já não tem potência física de cálculo para os jogos que houver....)

pnabais
29-03-2006, 20:31
timber,

"É natural que muitos jogos beneficiem da placa PPU da AGEIA mas os developers em geral são bastante avessos a fazer código para APIs específicas e proprietárias."

O motor do Unreal Tournament 2007 vai ter suporte para a AGEIA.
Possivelmente o que qualquer developer que user esse motor no seu jogo vai ter que fazer é
simplesmente usar as rotinas de alto nivel que já estão no proprio motor. Não me parece nada
de especial ...

Mas claro que nem todos os jogos vão ser feitos com este motor.

"Actualmente duvido que venda muitos PPUs sem ser a malucos do bench"

Por alguma razão eles estão a atrasar o lançamento das placas. ;)

timber
29-03-2006, 20:36
A questão aí é só saber o quer exactamente dizer que tem suporte ao AGEIA.
Mas como disse no primeiro post. Se um pega nisso a sério é fogo na palha

Zar0n
29-03-2006, 22:43
100 jogos? lol nem de aki a 1 ano.

Mas basta ela ser suportada por 2 ou 3 bons motores de jogo k já tem futuro garantido.

Morpheus
03-04-2006, 13:04
Supostamente o Unreal 2007 vai ou usa o AGEIA ... isso já é um bom jumpstart digo eu!

skandal
03-04-2006, 13:05
Supostamente o Unreal 2007 vai ou usa o AGEIA ... isso já é um bom jumpstart digo eu!

Usa :D acho que vai dar um boost daqueles O_O pq é um jogo muito conhecido...

SilveRRIng
03-04-2006, 13:59
Pois, e se jogos como o Americas Army, que até é grátis e outros "best sellers" continuarem a usar o motor do Unreal também poderão suportar a API deles. O que é preciso é uma base de utilização que se veja e que de alguma forma possa pressionar a MS a incluir isto no próximo DX, talvez o 10.1.

blastarr
03-04-2006, 19:28
Pois, e se jogos como o Americas Army, que até é grátis e outros "best sellers" continuarem a usar o motor do Unreal também poderão suportar a API deles. O que é preciso é uma base de utilização que se veja e que de alguma forma possa pressionar a MS a incluir isto no próximo DX, talvez o 10.1.

O 10.1 está previsto para exactamente 12 meses depois do lançamento do 10 (com o Windows Vista, claro).

SilveRRIng
03-04-2006, 19:50
Vou aproveitar a deixa e por aqui um link para um preview do DX10.
Compila aquilo que se tem vindo a saber acerca da coisa:

http://www.tweaksrus.com/index.php?option=com_content&task=view&id=443&Itemid=43

blastarr
03-04-2006, 20:23
Vou aproveitar a deixa e por aqui um link para um preview do DX10.
Compila aquilo que se tem vindo a saber acerca da coisa:

http://www.tweaksrus.com/index.php?option=com_content&task=view&id=443&Itemid=43

Só há algumas incorrecções nesse artigo, que denotam que não foi escrito por quem está por dentro do assunto.

Quando ele diz que a "X1900 XT tem 48 pixel pipelines", deveria dizer "48 pixel shaders" (os pipelines completos continuam a ser 16, como nas X1800).

Também quando diz que nos "48 pixel pipelines" (que na verdade são 16), nem todos são pixel shaders, isso é incorrecto.
Todos os pixel shaders da X1900 XT são pixel shaders.
Os Vertex Shaders são apenas 8, tal como na anterior X1800 XT, e são "fixed-function" (não são "dynamic", como ele diz), não podem processar pixel shaders, nem estes podem processar vertex shaders (a arquitectura não é unificada, nem suporta mais do que o DirectX 9, so...)

DJ_PAPA
03-04-2006, 21:54
Só há algumas incorrecções nesse artigo, que denotam que não foi escrito por quem está por dentro do assunto.

Quando ele diz que a "X1900 XT tem 48 pixel pipelines", deveria dizer "48 pixel shaders" (os pipelines completos continuam a ser 16, como nas X1800).

Também quando diz que nos "48 pixel pipelines" (que na verdade são 16), nem todos são pixel shaders, isso é incorrecto.
Todos os pixel shaders da X1900 XT são pixel shaders.
Os Vertex Shaders são apenas 8, tal como na anterior X1800 XT, e são "fixed-function" (não são "dynamic", como ele diz), não podem processar pixel shaders, nem estes podem processar vertex shaders (a arquitectura não é unificada, nem suporta mais do que o DirectX 9, so...)

Atençao que quanto a isso ele diz logo a seguir nao ter a certeza:
I'm not so sure about it, but it can be possible.
Por isso tb nao se pode crucificar o homem. Depois fez uma resalva a dizer que nao tinha a certeza quanto a isso.

Barroso
04-04-2006, 04:47
cá pra mim parecem me "bullshots".

mascarilha
08-04-2006, 16:16
PhysX pre-order in the UK

Overclockers UK has PhysX accelerators from BFG in its catalog. They are priced at around £200, which translates roughly to 330 USD.

More here >> http://www.overclockers.co.uk/acatalog/PhysX_Accelerators.html
http://img307.imageshack.us/img307/1392/bfgphysx7rd.jpg (http://imageshack.us)

http://www.overclockers.co.uk/acatalog/PhysX_Accelerators.html

God_Lx
08-04-2006, 16:20
Só compro a versão com leds... Não tou para gastar mais 30€ num Zalman VF700Alcu Led edition...

EDIT:

20 Game Titles Announced for AGEIA PhysX in 2006:

* Ghost Recon: Advanced Warfighter

* Rise of Nations: Rise of Legends

* Bet on Soldier: Blood Sport

* Cell Factor

* City of Villains

* Unreal Tournament 2007

* Gunship Apocalypse

* Sacred II

* Loki

* Dogtag
* Fallen Earth

* Crazy Machines 2

* Arena Online

* Diabolique
* Warhammer MMORPG

* Eye of the Storm

* Vanguard: Saga of Heroes

* Alpha Prime

Quando sair um destes logo penso nisso :P (Quando digo um destes falo do UT2007 claro...)

Punkas
08-04-2006, 17:03
http://gameover.files.sapo.pt/CellFactor_TrailerNew.exe

Pra ti chega este, sao 400Mb nacionais, vale bem a pena :D
Convenceu me, vou comprar uma placa destas lol

DJ_PAPA
08-04-2006, 17:24

:wow: :wow: :wow: :wow: :wow:

Esse jogo se sair mesmo assim vai ser o melhor FPS de sempre.
Ta simplesmente brutal......

_zZz_
08-04-2006, 19:34
AMAZING... Faz lembrar o SOn GOKU.. grande poder.. Nem sei se conseguirei jogar algo com tantos objectos a minha volta, vou-me perder :P

VinE
08-04-2006, 20:42
Essa coisa é PCI express ou é oq?

RuFuS
08-04-2006, 21:10
http://img307.imageshack.us/img307/1392/bfgphysx7rd.jpg

Então mas isto não se liga ao monitor? :wscared:

:002:

VinE
08-04-2006, 21:11
LOL...

È pci... Já tive a ver.. parece-me porreiro, mais uma coisa a fazer basqueiro no PC

SKATAN
08-04-2006, 22:07
caro :/

God_Lx
08-04-2006, 22:17
Punkas ou é o UT2007 ou não é :P Isso é só o trailer ou tb dá para jogar ?

SilveRRIng
10-04-2006, 15:53
Punkas ou é o UT2007 ou não é :P Isso é só o trailer ou tb dá para jogar ?
É só mesmo trailer, aliás, está escrito no nome do ficheiro... :P

God_Lx
10-04-2006, 16:25
SilverRRing pelo nome é k perguntei :P Para ver filmes há coisas com mais qualidade :P Quero é ver os jogos com e sem PPU...

ilovewww
01-05-2006, 04:08
para mim isto é so mais uma cena para queimar dinheiro quando alguem quiser comprar um PC para jogar..

Da minha parte ja n compro mais nenhum PC para jogos daqui a diante so consolas..

Foxy
01-05-2006, 13:40
para mim isto é so mais uma cena para queimar dinheiro quando alguem quiser comprar um PC para jogar..

Da minha parte ja n compro mais nenhum PC para jogos daqui a diante so consolas..
Apoiado, foram eles k inventaram mais uma coisa para esturrar dinheiro, enfim, it´s life!

]cool[
01-05-2006, 13:46
é esperar que as futuras gráficas tenham processamento fisico proximo ou igual a estas placas individuais... até pq já ñ tenho mais slots pci livres :P

Fikem bem!

Mefisto
01-05-2006, 14:28

fdx estive agora a ver o trailer e so tenho a dizer amazing !!!

que panca de jogo

o q eu curti mesmo foi o gajo a espetar o outro com a flag

Blue_Ray
02-05-2006, 15:50
Essa coisa é PCI express ou é oq?

Tenho exactamente a mesma duvida, que tipo de slot ira usar(AGP,PCI,PCI-e), ou ira usar um novo tipo de slot que nos vai obrigar a trocar tambem a board?

skandal
02-05-2006, 15:51
Tenho exactamente a mesma duvida, que tipo de slot ira usar(AGP,PCI,PCI-e), ou ira usar um novo tipo de slot que nos vai obrigar a trocar tambem a board?

hmmm.... se leres tudo.... vês que é PCI... e ao que parece vai sair em PCI-E.

Morpheus
02-05-2006, 17:17
porreiro assim a malta que ainda tem AGP pode usufruir de physics!

]cool[
02-05-2006, 19:09
hmmm.... se leres tudo.... vês que é PCI... e ao que parece vai sair em PCI-E.
parece-me ser um encaixe mt pequeno para pci-e 1x... só se for nas slots pci-e 16x mas isso impede o sli/cf (para quem pode) logo ñ é mt viável... mas podem sempre mudar o encaixe :P

pci (normal) é mau... pois já ñ tenho slots livres(isto partindo do principio que isto vale a pena os €€).

Fikem bem!

Shadowtruth
03-05-2006, 15:40
eu nao sou muito entendido na materia.. mas, a minha opiniao é que ou isto vem incluido na grafica ou no cpu ou entao vai ser um fracasso total.
por mais que seja apelativo aos olhinhos nao me estou a imaginar a pagar ainda mais dinheiro para jogar num pc e muito menos a abdicar do sli para ter isso.
va la sejamos razoaveis qualquer dia temos de comprar mil e uma peça para poder jogar.
é um absurdo e de certeza que a ati ou nvidia vao por fim a isto.. e parece que ja estao a trabalhar nisso http://megagames.com/news/html/hardware/atiageiaandnvidia-itsphysics.shtml

Korben_Dallas
03-05-2006, 16:34
Voltamos às aceleradoras 3D? :rolleyes:

Tal como já disse noutras threads continuo a achar isto um passo atrás! Uma placa em separado para física e que custa 50 contos? :puke:

Mas pronto desde que seja sempre opcional nos jogos a mim não me incomoda e a não ser que ganhe o Euromilhões não me vejo a gastar este abuso de guito numa placa em separado para física. Mais fácilmente abandono o gaming no PC :)

O que deviam fazer éra incluir um chip neste género dedicado a física em futuras gráficas nem que fosse só nas high-end. Como as coisas estão para mim não fazem sentido.

Rants à parte a demo do Cellfactor está muito interessante!

Bodygard
03-05-2006, 16:40
Concordo com o Korben_Dallas, quando soube do preço :wow: caíu-me tudo ao chão :lol:
È um disparate que isto vá custar tantos €....:zzz:

z3z3 K@mar!nh@
03-05-2006, 17:16
Pessoalmente, tudo o que possa melhorar a experiencia dos jogos é positivo. Se os jogos que eu pretendo jogar no curto prazo suportarem a placa, compro na hora! :002:

Korben_Dallas
04-05-2006, 01:31
Havok strikes! :D

http://www.firingsquad.com/news/newsarticle.asp?searchid=10096

Game physics software engine company Havok has decided to go on the offensive and take on some claims on the newly released PC version of Ghost Recon Advanced Warfighter, which is the first game to support the AGEIA physics processor.

blastarr
04-05-2006, 01:37
Voltamos às aceleradoras 3D? :rolleyes:

Tal como já disse noutras threads continuo a achar isto um passo atrás! Uma placa em separado para física e que custa 50 contos? :puke:

Mas pronto desde que seja sempre opcional nos jogos a mim não me incomoda e a não ser que ganhe o Euromilhões não me vejo a gastar este abuso de guito numa placa em separado para física. Mais fácilmente abandono o gaming no PC :)

O que deviam fazer éra incluir um chip neste género dedicado a física em futuras gráficas nem que fosse só nas high-end. Como as coisas estão para mim não fazem sentido.

Rants à parte a demo do Cellfactor está muito interessante!

Mas já existe.
Quando se falou no SLI Physics pouca gente deu importância ao facto de também ser possível em single card.

Claro que se perde velocidade porque aínda não é uma solução optimizada, mas a funcionalidade básica está lá.
Agora é uma questão de fazer evoluir essa capacidade dentro da GPU de uma forma mais consistente.

oldmaxx
04-05-2006, 03:46
emfim, só agora vi esta thread sorry, pelos vistos tamos a voltar ao tempo das aceleradoras separadas das gráficas, lá vai o tempo......

Kursk_crash
04-05-2006, 10:02
pelos comentários que vi..

o Ghost Recon usa o HAVOC para a física principal..... ou seja software sollution..

e a Ageya aqpenas faz uma pequeníssima parcela... não retirando o load do cpu..

Segundo eu raciocinei, mais valia nem terem lá posto os pés.. porque se este é um exemplo de um jogo em que metemos 250 euros a voar por uma placa destas... começam mal e muito mal...

Eu vou mais por optimizar o HAVOC num core e o S.O. noutro core... isto num dual core..

Teriamos os nossos problemas resolvidos e não preciavamos de dar + 250 euros..

CrazyBomber
04-05-2006, 12:38
Um dual-core custa mais que um single-core. Um so core consegue fazer cerca de 1-2 POR CENTO do trabalho que um PPU consegue fazer, ja para nao falar das features adicionais. Eh caro? Pois eh! Saiu mesmo agora, eles kerem recuperar o investimento. Mas que eh verdade que o PPU tem mt mais potencialidade que qualquer dual, triple, ou quad core... isso nao pode ser negado :P

Deixem-nos pousar... :D

ToTTenTranz
04-05-2006, 18:46
Havok strikes! :D

http://www.firingsquad.com/news/newsarticle.asp?searchid=10096
A Havok está a fazer trabalho mesquinho de anti-propaganda?

Só significa que estão a começar a ficar com medo do terreno que podem perder para a AGEIA.

Quando sair o Cellfactor até quero ver o que é que dual-cores e SLIs são capazes de fazer comparativamente à PhysX.

blastarr
04-05-2006, 18:59

Só significa que estão a começar a ficar com medo do terreno que podem perder para a AGEIA.

Quando sair o Cellfactor até quero ver o que é que dual-cores e SLIs são capazes de fazer comparativamente à PhysX.

Sim...
Perder terreno para uma placa de 50 contos que dificilmente justifica o investimento junto dos clientes e sem qualquer quota de mercado aínda, quando se tem milhões de GPU's DX9 à disposição de uma API já implementada e familiar para os devs de jogos...

GGsx
04-05-2006, 19:13
A Havok ainda não perdeu a corrida.
http://www.neoseeker.com/Articles/Hardware/Previews/havokfx-nvidia/

SilveRRIng
04-05-2006, 19:34
Falou-se numa questão muito importante. A quantidade de "detritos" gráficos a mais provocados pelo PPU podem estar a provocar dificuldades no processamento pelo GPU.

Acho que ainda se está longe de se poder dizer que o aproveitamento das capacidades da placa da AGEIA está optimizado. Este é apenas o primeiro ensaio.

Eu não abro mão da possibilidade que uma solução por software como o da Havok, apoiado por Dual Cores e se viável, pelo(s) GPU's, seja satisfatória, mas não vamos desde já enterrar a solução da AGEIA.

Neste momento é caro, requer massificação das placas e de suporte, mas acima de tudo optimização conveniente do software.

Convinha que alguém fizesse uma investigação "hands-on" par apurar o que realmente se está passar no GRAW, antes de conclusões potencialmente injustas.

blastarr
04-05-2006, 19:42
Falou-se numa questão muito importante. A quantidade de "detritos" gráficos a mais provocados pelo PPU podem estar a provocar dificuldades no processamento pelo GPU.

Acho que ainda se está longe de se poder dizer que o aproveitamento das capacidades da placa da AGEIA está optimizado. Este é apenas o primeiro ensaio.

Eu não abro mão da possibilidade que uma solução por software como o da Havok, apoiado por Dual Cores e se viável, pelo(s) GPU's, seja satisfatória, mas não vamos desde já enterrar a solução da AGEIA.

Neste momento é caro, requer massificação das placas e de suporte, mas acima de tudo optimização conveniente do software.

Convinha que alguém fizesse uma investigação "hands-on" par apurar o que realmente se está passar no GRAW, antes de conclusões potencialmente injustas.

Pois, é isso mesmo.
Quem garante que o processamento de física da AGEIA é feito de forma eficiente ? Não há termo de comparação directo.
Será que os drivers são bons ou vão fazer jus ao estilo de empresas como a S3 ou a XGI no mercado das GPU's ?

Por outro lado, a Havok já demonstrou o que é capaz de fazer em montes de jogos, como o Half Life 2, Condemned, Splinter Cell CT, Medal of Honor, FEAR, Age of Empires III, entre muitos outros.
Não tem de se preocupar com drivers de hardware, apenas com a implementação da API por cima do DirectX.

CrazyBomber
04-05-2006, 20:41
Pois, é isso mesmo.
Quem garante que o processamento de física da AGEIA é feito de forma eficiente ? Não há termo de comparação directo.
Será que os drivers são bons ou vão fazer jus ao estilo de empresas como a S3 ou a XGI no mercado das GPU's ?

Por outro lado, a Havok já demonstrou o que é capaz de fazer em montes de jogos, como o Half Life 2, Condemned, Splinter Cell CT, Medal of Honor, FEAR, Age of Empires III, entre muitos outros.
Não tem de se preocupar com drivers de hardware, apenas com a implementação da API por cima do DirectX.
Concordo com o blastarr! NOT.

Então vamos mandar uma tecnologia nova às urtigas só pq acabou de aparecer? I think not :rolleyes:

Que eu saiba, também demorou algum tempo até os jogos tirarem partido das aceleradoras 3D (e posteriormente placas gráficas). Qual é a justificação? Ora, um jogo tem de ser feito para o maior número de pessoas possível. Se pouca gente tinha, na altura, uma aceleradora, fazer um jogo que só corresse nela era... suicídio.

A própria Id Software só adoptou a 100% as placas gráficas no Quake3. O Quake 1 e 2 tinham um software renderer. Ah, e o Half-Life também tinha software renderer. Hoje em dia, qual é o jogo que é renderizado em software?! São raríssimos!

Eu vejo um potêncial enorme para esta tecnologia da AGEIA. Só não acho sensato pensar que é algo que se possa massificar instantâneamente. Vai demorar anos. Quando houver uma percentagem suficiente de utilizadores que tenham uma placa (seja stand-alone ou integrada noutro dispositivo, motherboard, gráfica, etc...) aceleradora de física, aí sim será viável programar jogos com base nessa tecnologia.

Até lá, vamos ter de gramar com alguns "híbridos", que usam alguma coisa do PPU, mas não podem basear a sua jogabilidade nele, pois assim quem não tivesse ficava a chuchar no dedo.

Enfim, vamos ver se daqui por uns anos não esquecemos já esta conversa... :D

Karlus
04-05-2006, 21:53

Então vamos mandar uma tecnologia nova às urtigas só pq acabou de aparecer? I think not :rolleyes:

Que eu saiba, também demorou algum tempo até os jogos tirarem partido das aceleradoras 3D (e posteriormente placas gráficas). Qual é a justificação? Ora, um jogo tem de ser feito para o maior número de pessoas possível. Se pouca gente tinha, na altura, uma aceleradora, fazer um jogo que só corresse nela era... suicídio.

A própria Id Software só adoptou a 100% as placas gráficas no Quake3. O Quake 1 e 2 tinham um software renderer. Ah, e o Half-Life também tinha software renderer. Hoje em dia, qual é o jogo que é renderizado em software?! São raríssimos!

Eu vejo um potêncial enorme para esta tecnologia da AGEIA. Só não acho sensato pensar que é algo que se possa massificar instantâneamente. Vai demorar anos. Quando houver uma percentagem suficiente de utilizadores que tenham uma placa (seja stand-alone ou integrada noutro dispositivo, motherboard, gráfica, etc...) aceleradora de física, aí sim será viável programar jogos com base nessa tecnologia.

Até lá, vamos ter de gramar com alguns "híbridos", que usam alguma coisa do PPU, mas não podem basear a sua jogabilidade nele, pois assim quem não tivesse ficava a chuchar no dedo.

concordo, parece-me óbvio que está caro de mais para se massificar instantaneamente ou até rápido, mas que é o futuro isso parece-me claro. É preciso de ter prespectiva. Afinal de contas, aposto que a maioria de nós já viveu em tempos em que as placas de som, e depois as aceleradoras gráficas, eram consideradas um luxo. O que é preciso para atingir algum sucesso é descer apra a marca dos 100 euros, apartir daí é sempre a abrir

blastarr
04-05-2006, 22:24

Quem é que veio colocar ordem nas placas gráficas ?
- Microsoft

Quem é que ganhou a corrida das gráficas ?
- Os que não foram contra a Microsoft, e não usaram API's proprietárias como o Glide ou o PowerSGL. Tudo o resto morreu, practicamente.

- A AGEIA tem uma API proprietária para hardware proprietário (sim, também funciona noutro hardware, mas aí qual é o interesse da placa da AGEIA e qual a vantagem em relação à da Havok ?), a Havok usa a API DirectX 9 ou superior.

- A MS anunciou recentemente que está a trabalhar numa API para físíca.
Quem é que tem a perder com isso ? Quem tem hardware e API não compatíveis já no mercado, pois quem tem software, simplesmente extende a API para suportar física, ou quem tem hardware nativo feito de acordo com a nova spec e/ou em GPU's ?

- Porque é que acham que a MS está a escrever uma API de raíz ? Porque não comprar a da AGEIA ? Porque a teria de licenciar a terceiros, e eles sempre preferiram código e API's "in-house" (veja-se o DirectX, a MS fazia parte do OpenGL ARB original e saíu para criar o anterior).
É também por isso que o som acelerado por hardware de forma proprietária (think EAX-HD e afins) vai ter grandes problemas com o Windows Vista, pois a API do mesmo é software-only e não aceita outro tipo para não comprometer a estabilidade.

Ah, e o GLQuake (Quake 1 acelerado por hardware), já existe desde 1996, foi por esse jogo que muita gente comprou as primeiras 3Dfx Voodoo 1...

timber
04-05-2006, 22:33
E era o GlQuake exactamente porque o Carmack já tava queimado com APIs proprietárias

ToTTenTranz
04-05-2006, 22:48
E porque é que está tudo a partir do princípio que a AGEIA só vai suportar a API deles?

A voodoo1 não suportava tambem OpenGL e DirectX para além do Glide? A powervr não suportava OpenGL e DirectX para além do PowerSGL?

Ainda não vi a AGEIA dizer que as PhysX só iam suportar a API proprietária.

E se a Microsoft está a trabalhar numa API para físicas, está a faze-lo baseada em quê? Placas gráficas? Solução por software que é 100 vezes mais lenta que a solução de hardware?

Não se esqueçam que esta história das físicas só veio ao de cima por causa da AGEIA. Até lá só se ouviam burburinhos..
Tanto a ATi como a nVidia andam feitos abutres a sobrevoar a presa que a AGEIA está a tentar caçar. Esta história é o cúmulo da hipocrisia por parte das empresas de placas gráficas, a meu ver.
Então a história do SLI e do CrossFire.. estão a aproveitar-se da a atitude de "velhos do restelo" que vemos por aí (no pun intended), com medo de mudança simplesmente para ver se vendem mais gráficas.."Ah e tal não gastem 250€ numa placa de físicas! Gastem antes 500€ numa das nossas placas topo de gama para fazer o mesmo (ou parecido)". Enfim..

God_Lx
04-05-2006, 22:54
Epah eu não quero parecer um "velho do restelo" como o ToTTen estava a referir, mas sejamos sinceros, AGORA (Quando digo agora quero dizer HOJE, NESTE MOMENTO) compravam uma placa destas ? Para quê ? Ver a demo bonita k trás ? E' que um user do XS comprou uma e até agora e' a unica coisa k ele fez, pq até o jogo Ghost Recon k supostamente suportava a placa não ganhou uma unica frame... Estranho não ? Para ter coisas inuteis no PC a ocupar espaço fazer barulho e calor não preciso de gastar 200€...

ajax
04-05-2006, 23:11
Não percebo como é que conseguem passar meses a falar de uma coisa da qual pouco se sabe. Nem especificações do Chip, poder de cálculo, etc, etc. Grande Hype em torno de uma coisa que ninguém sabe ao certo o que é.

God_Lx
04-05-2006, 23:20
ajax queres uma ? E' que já há specs, já há placas, e até já há pessoal que as comprou e as usa... O problema e' que a unica coisa para a qual elas servem e' ver uma demo k vem num CD com a placa...

ajax
04-05-2006, 23:31
ajax queres uma ? E' que já há specs, já há placas, e até já há pessoal que as comprou e as usa... O problema e' que a unica coisa para a qual elas servem e' ver uma demo k vem num CD com a placa...

Há specs? E link para esses segredos há?

Olhar para uma placa não me serve de nada. Ainda não tenho visão de raios-X e duvido que tenha acuidade visual para olhar para um circuito a 90nm.

God_Lx
05-05-2006, 00:01
Andas perdido ? Enfiado num buraco ? Muitos Macs ? (N leves o ultimo a mal só axei piada se kiseres edito e tiro...)

Specifications

Processor: AGEIA PhysX

Memory Interface: 128-bit GDDR3

Memory Capacity: 128MB

Peak Instruction Bandwidth: 20 Billion/sec

Sphere-Sphere Collisions: 530 Million/sec max

Convex-Convex (Complex Collisions): 533,000/sec max

Software Included: BFG PhysX Drivers, BFG PhysX Demo DVD

Se quiseres comprar uma, http://www.overclockers.co.uk/acatalog/Online_Catalogue_PhysX_Accelerators_594.html eles enviam para PT...

Se tiveres mais curiosidade, o rapaz recebeu uma e simplesmente não tem NADA para fazer com ela...

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=96775

ajax
05-05-2006, 00:57
Andas perdido ? Enfiado num buraco ? Muitos Macs ? (N leves o ultimo a mal só axei piada se kiseres edito e tiro...)

Se quiseres comprar uma, http://www.overclockers.co.uk/acatalog/Online_Catalogue_PhysX_Accelerators_594.html eles enviam para PT...

Se tiveres mais curiosidade, o rapaz recebeu uma e simplesmente não tem NADA para fazer com ela...

Eu não quero placas, quero especificações, datasheet's, etc. Em vez de mandares bocas que tal dar-nos os links para elas? Vou ficar à espera se bem que vou sentar-me se não te importas.

Zar0n
05-05-2006, 01:44
Gostava de ver um comparativo entre a Ageia e um cell, n são para a mesma coisa mas pode-se usar akeles ppus para fisica.

Tipo axo k estas soluções muito especificas vão ter muito trabalho a entrar no mercado a n ser k o preço da mesma baixe dramaticamente.

E se baixar muito acaba por ser englobado nas graficas high end, game over...

Arrakis_Dune
05-05-2006, 01:47
Ja vi um filme de 450 megas a mostrar o poder da Ageia.. E olha que se baixar para 80€ ainda pensava em poupar dois meses e comprar uma.. Mas preciso de algo com suporte ja em drivers para 64 bits e ainda alguns jogos que me fizessem o clique.. O Hl2 a suportar as duas tecnologias por ex :P

[[]]'s

PS: E O FEAR tb nao era nada mau pensado

Xogun
05-05-2006, 11:35
Nós todos estamos um pouco, vá, digamos, a torcer o nariz porque ainda não existe jogos que realmente retire partido da AGEIA, refira-se que o Ghost Recon pouco usa e mal, tenho a impressao que compilaram AGEIA enabled à pressa no jogo.

Isto é mais um caso de esperar pra ver.

kanguru
05-05-2006, 11:48
pois é melhor esperar. Tb quando sairam as graficas aceleradoras 3D houve ppl que torceu o nariz, agora dão milhares de euros so em gráficas. Vamos ver se estas aceleradoras de fisica revolucionam os jogos ou nem por isso ;)

God_Lx
05-05-2006, 12:38
Eu não quero placas, quero especificações, datasheet's, etc. Em vez de mandares bocas que tal dar-nos os links para elas? Vou ficar à espera se bem que vou sentar-me se não te importas.

Epah eu posso ver mal, mas tu deves ver pior, não viste as Specs estavam no meu post ? Directamente do fabricante...

DJ_PAPA
05-05-2006, 14:32
Exclusive: ASUS Debuts AGEIA PhysX Hardware

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2751&p=1

Korben_Dallas
05-05-2006, 16:14

A Havok está simplesmente a proteger-se :rolleyes:

O pessoal olha para aquilo e diz "ah e tal esta AGEIA é excelente" sem saber quem está a processar o q. Isso tem que ficar BEM CLARO.

Enfim continuo totalmente contra esta ideia de gastar 50 contos (nunca gastei tanto numa gráfica sequer) numa placa para física! Epá já disse o que acho disto... se for opcional n me faz diferença... ou se calhar faz pq quem programa para a AGEIA se calhar n se dá ao trabalho de licenciar o Havok e depois quem n tem a placa fica com efeitos manhosos.

Enfim espero que isto morra bem rápido.

blastarr
05-05-2006, 16:27
I can't wait... :rolleyes: (notem que até o meu comentário acerca da situação similar à da S3 é notada pelo site, lembraram-se do mesmo que eu...):

http://images.anandtech.com/graphs/asus%20physx_05040650504/11895.png

http://images.anandtech.com/graphs/asus%20physx_05040650504/11896.png

We're still a little skeptical about how much the PhysX card is actually doing that couldn't be done on a CPU -- especially a dual core CPU. Hopefully this isn't the first "physics decellerator", rather like the first S3 Virge 3D chip was more of a step sideways for 3D than a true enhancement.

in Dailytech

E, Korben, o artigo fala em 300 dólares.
Assumindo que os fabricantes cobram sempre mais na europa, quando fazem paridade numérica do dólar com o euro, estamos a falar de 300 euros (60 contos).

edit
Porque é que eu continuo a achar que isto é FUD:
http://images.anandtech.com/graphs/asus%20physx_05040650504/11894.png

Quer dizer, acelera na aplicação de teste feita pela AGEIA (e mesmo assim de forma marginal), mas um jogo como o GRAW, que supostamente tem suporte oficial para a placa PhysX, perde até 3/4 da framerate em relação à física acelerada por software, ganhando apenas um ou outro "debris" extra, que em nada influencia a jogabilidade ou agradabilidade visual.

God_Lx
05-05-2006, 16:41
blastarr menos mal... O user do XS diz k ganhou 2 frames... Nada mau...

timber
05-05-2006, 16:45
O GRAW suporta a placa em cima do joelho e a outra cena é um programa de testes da AGEIA (ou seja não vale nada)
O Anand não podia fazer muito melhor. Bem acho que podia ter pegado num FX-60 e comparado com o FX-57 em ambos os casos com e sem PPU
Por agora comprar isto só por ter comichão no bolso

blastarr
05-05-2006, 16:55
Eu não duvido que o SDK e a API de software tenham coisas interessantes.

O que eu continuo a achar é que a implementação no hardware especializado da empresa (esta placa/PPU/whatever) é um fracasso até agora.

Pelo pouco que conheço, trata-se de um simples array de pequenas FPU's agregadas em grande número, e cuja programabilidade em relação a efeitos de física depende muito da API.

Ou seja, não é muito diferente disto:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=90760

timber
05-05-2006, 17:08
Quando isto servir para alguma coisa (se alguma vez servir e se a MS não lhes fizer a cama) já os gajos lançaram a versão 2 que é mais potente e tem memória mais rápida
Os gajos que compraram o 1 ficam a arder e nem sequer chegaram a usar aquilo em alguma coisa que se visse

CrazyBomber
05-05-2006, 18:10
A Havok está simplesmente a proteger-se :rolleyes:

O pessoal olha para aquilo e diz "ah e tal esta AGEIA é excelente" sem saber quem está a processar o q. Isso tem que ficar BEM CLARO.

Enfim continuo totalmente contra esta ideia de gastar 50 contos (nunca gastei tanto numa gráfica sequer) numa placa para física! Epá já disse o que acho disto... se for opcional n me faz diferença... ou se calhar faz pq quem programa para a AGEIA se calhar n se dá ao trabalho de licenciar o Havok e depois quem n tem a placa fica com efeitos manhosos.

Enfim espero que isto morra bem rápido.
Acho que se devia ter mais cuidado ao se desejar a morte a estas tecnologias novas. Bem, a qualquer tecnologia nova.

Vamos lá ver, quantas novas tecnologias vingaram logo de início? As aceleradoras 3D? Nope. Os 64Bits? nope (o que vingou foi a performance 32 bits! essa sim era do melhor! 64Bits ainda continuamos à espera de um SO e drivers decentes...).

Acho que a história está cheia de exemplos destes.
O que eu acho é que qd a Microsoft finalmente fizer um interface qq para os motores de física, aí sim vamos ver se é por software que vamos lá, ou se é por PPU ou uso da gráfica.

Mas se não há, querem o que? Que os homens fiquem à espera? Eles têm que vender o que têm! Como eu disse, no início NÃO PODE DE MANEIRA ALGUMA haver aplicações cuja jogabilidade dependa do PPU! Isso era o suicídio para os developers (e publisher) do jogo!

Mas não acreditam, kerem antes que o PPU desapareça... "tá bem", fikem lá ca bicicleta :rolleyes:

blastarr
05-05-2006, 18:28
Acho que se devia ter mais cuidado ao se desejar a morte a estas tecnologias novas. Bem, a qualquer tecnologia nova.

Vamos lá ver, quantas novas tecnologias vingaram logo de início? As aceleradoras 3D? Nope. Os 64Bits? nope (o que vingou foi a performance 32 bits! essa sim era do melhor! 64Bits ainda continuamos à espera de um SO e drivers decentes...).

O que eu acho é que qd a Microsoft finalmente fizer um interface qq para os motores de física, aí sim vamos ver se é por software que vamos lá, ou se é por PPU ou uso da gráfica.

Mas se não há, querem o que? Que os homens fiquem à espera? Eles têm que vender o que têm! Como eu disse, no início NÃO PODE DE MANEIRA ALGUMA haver aplicações cuja jogabilidade dependa do PPU! Isso era o suicídio para os developers (e publisher) do jogo!

Mas não acreditam, kerem antes que o PPU desapareça... "tá bem", fikem lá ca bicicleta :rolleyes:

CrazyBomber, estás equivocado.
Os 64bits no desktop não faziam sentido enquanto a memória RAM era pouca, mas dentro em breve só com estes é que será possível ter muita memória e velocidade de acesso.
E acredita, quer o Vista, quer o MacOSX, quer as versões x64 do linux usadas em servidores, usam e abusam da quantidade de memória RAM disponível e faz toda a diferença na performance.

O Windows XP x64 é do melhor que a MS fez nos últimos anos.
Se um ou outro driver não está à altura, a culpa é dos fabricantes externos de hardware, não da MS.

Por outro lado, o problema neste caso está no facto de, até agora, o investimento que dava para uma Geforce 7900 GT ou ATI X1900 GT demonstrar que desacelera fortemente os jogos ao ponto de os tornar injogáveis de tão lentos que são, mesmo aqueles que supostamente estão "na cama" com a AGEIA, como este GRAW.

Zarolho
05-05-2006, 18:28

Subscrevo completamente!

Somente faço um reparo, um sistema 64bits é uma evolução inevitavel de um sistema 32bits, inevitavel porque o desenvolvimento e crescimento de aplicações mais complexas assim o determina. Acontece que essa necessidade ocorre conforme os sectores e a velocidades diferentes. Para um home user a necessidade de um SO 64bits ainda não é uma real necessidade que mais tarde será "imposta" - Windows Vista. Para um professional user, sim, existem já várias aplicações que exigem e retiram mais-valia de um SO 64bits que as mesmas a correr num SO de 32bits.

No ramo de aplicações 3D, isso hoje é uma realidade.

Zarolho
05-05-2006, 18:30
O Windows XP x64 é do melhor que a MS fez nos últimos anos.
Se um ou outro driver não está à altura, a culpa é dos fabricantes externos de hardware, não da MS.

Subscrevo!:)

Korben_Dallas
05-05-2006, 18:30
CrazyBomber como disse antes se for opcional a mim não me incomoda. Simplesmente não vejo como podem achar uma cena que custe 300€ uma boa ideia. Gastar 300€ numa gráfica já acho mta fruta agora ter que gastar o mesmo pa física nos jogos?!?

Qualquer dia temos uma placa só dedicada ao SpeedTree ou a um middleware qualquer. Motores de física estão a evoluir no sentido de serem + optimizados. Não me lembro de ninguém ter a bela ideia de lançar uma placa em separado pa fazer AA e AF. Acho desnecessário.

Ou seja se não é para as massas os developers pouco se devem interessar... e a coisa acaba por morrer ou evoluir no sentido de se fundir com as gráficas.

CrazyBomber
05-05-2006, 19:09
CrazyBomber como disse antes se for opcional a mim não me incomoda. Simplesmente não vejo como podem achar uma cena que custe 300€ uma boa ideia. Gastar 300€ numa gráfica já acho mta fruta agora ter que gastar o mesmo pa física nos jogos?!?

Qualquer dia temos uma placa só dedicada ao SpeedTree ou a um middleware qualquer. Motores de física estão a evoluir no sentido de serem + optimizados. Não me lembro de ninguém ter a bela ideia de lançar uma placa em separado pa fazer AA e AF. Acho desnecessário.

Ou seja se não é para as massas os developers pouco se devem interessar... e a coisa acaba por morrer ou evoluir no sentido de se fundir com as gráficas.
Tb não disse que era boa ideia :P
E tb disse que só pode ser opcional! Lá está, um jogo que dependesse da placa não tinha sucesso nenhum, pois ninguém a tem!

Quanto aos 64bits, eu também acho que são uma evolução. Mas não se pode negar que isso só se vai ver daqui por uns tempos, quando houver bons drivers para 64bits, e quando o software tirar partido disso. Até lá, ninguém vai lançar um jogo exclusivo 64bits, pois não? :P

No meu ver, este PPU é um passo na direcção certa. Acho que devemos especializar cada componente, para atingir níveis de beleza (gráfica) e interactividade (física) ainda maiores. Sinceramente, o próximo passo poderia ser um AIPU (para a inteligencia artificial), algo que facilitasse a IA dos jogos, que já se sabe que muitos deles não a têm sequer.

O que faz então o CPU? Sistema operativo, coordenação dos dados, distribuir recursos, etc.

Agora concordo é que não se deve ter de comprar uma placa em separado para cada um destes componentes. Algo como uma Media Card no futuro seria muito mais cómodo. Mas até lá, temos que ir gramando este tipo de soluções em separado, pq neste momento não têm mesmo lado nenhum onde se integrar.

Há de chegar a altura em que todos os jogos têm IA desenvolvida, física ultra-realista (paredes que vão abaixo, etc), e os já habituais gráficos lindos.

Já agora, digam-me lá qual a diferença entre o Half-Life e o FEAR, em termos de jogabilidade. Ou a diferença entre o Starcraft e o C&C mais recente. São mesmo só os gráficos. A IA tem-se mantido, a física não existe.
E, ainda mais rebuscado, a diferença entre o Centurion (quem se lembra? :D) e o Rome: Total War??

Diferenças monumentais de anos traduzem-se em pouco mais do que diferenças na beleza estética dos jogos. Onde está a IA? A jogabilidade (ainda continuamos a usar ratos e/ou teclados!)? O realismo (física)? Pois é, fica pelo caminho pq simplesmente não há recursos...

Em suma, a evolução dos jogos resume-se práticamente à evolução dos gráficos. Por isso é que há "putos" a dizerem que o CS:Source é o melhor jogo de sempre... mas nós, que estávamos cá a jogar Wolfenstein 3D, sabemos que poucos foram os jogos modernos que nos deram aquela sensação maravilhosa como os antigos... :D

DJ_PAPA
05-05-2006, 19:15
I can't wait... :rolleyes: (notem que até o meu comentário acerca da situação similar à da S3 é notada pelo site, lembraram-se do mesmo que eu...):

in Dailytech

E, Korben, o artigo fala em 300 dólares.
Assumindo que os fabricantes cobram sempre mais na europa, quando fazem paridade numérica do dólar com o euro, estamos a falar de 300 euros (60 contos).

edit
Porque é que eu continuo a achar que isto é FUD:

Quer dizer, acelera na aplicação de teste feita pela AGEIA (e mesmo assim de forma marginal), mas um jogo como o GRAW, que supostamente tem suporte oficial para a placa PhysX, perde até 3/4 da framerate em relação à física acelerada por software, ganhando apenas um ou outro "debris" extra, que em nada influencia a jogabilidade ou agradabilidade visual.

Esqueceste-te de um pequenissimo promenor que o jogo a rular com a Ageia possui muito mais objectos e destruiçoes desses objectos:

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2751&p=4

Isto é, esses frame rates nao sao comparaveis.....

God_Lx
05-05-2006, 19:17
Depois de engolir tanta vez a treta dos 64bits só tenho uma coisa a dizer, USEM LINUX... Já têm tudo e mais alguma coisa 64bits a funcionar... 64bits para jogar ? Não foi com essa ideia k eles apareceram... Mas para trabalhar dão muito jeito...

DJ_PAPA axo k estás errado, o jovem do XS k experimentou o jogo via AS MESMAS coisas, e era pouco ou nada mais rápido, ele diz k ganhou 2fps, ora isso tá dentro da margem de erro...

CrazyBomber
05-05-2006, 20:00
Depois de engolir tanta vez a treta dos 64bits só tenho uma coisa a dizer, USEM LINUX... Já têm tudo e mais alguma coisa 64bits a funcionar... 64bits para jogar ? Não foi com essa ideia k eles apareceram... Mas para trabalhar dão muito jeito...

DJ_PAPA axo k estás errado, o jovem do XS k experimentou o jogo via AS MESMAS coisas, e era pouco ou nada mais rápido, ele diz k ganhou 2fps, ora isso tá dentro da margem de erro...
Se é com as MESMAS coisas, como é que isso vai afectar a velocidade do PPU? Fica limitado pela gráfica :P

Com MUITOS objectos pode ficar, na mesma, limitado pela gráfica. Isso agora é que vai ser complicado de avaliar...

God_Lx
05-05-2006, 20:06
CrazyBomber aí está... Ora se a PPU mostra o mesmo k sem PPU e tem a mesma performance o k é k a PPU está lá a fazer ? NADA é simplesmente um PESO MORTO... Logo por enquanto estas PPU's so' servem para ficarmos com menos dinheiro, ver uma demo bonita k vem no CD, e aquecer a nossa caixa...

DJ_PAPA
05-05-2006, 20:13

O que ele vê nao sei, agora o que eu vejo sei eu:
http://img418.imageshack.us/img418/9623/semttulo2gr.jpg

Tem pelo menos 5x mais objectos na explosao e tb mais objectos noutras partes do cenario.
Alias nem deves ter lido o artigo do anando que ta la a falar disso.....

God_Lx
05-05-2006, 20:15
Tens razão não li o artigo do Anand, li o que o rapaz k tem a placa e tá a brincar com ela disse... Sem publicidades sem tretas, pagou por ela e tá arrependido, tem lá um peso morto...

Nessas imagens nota-se realmente k a de cima tem mais algumas coisas, mas tão poucas k numa explosão nem tens tempo para as ver... Pensei k fosse alguma coisa mais vistosa, dar 300€ por isso nem penses...

DJ_PAPA
05-05-2006, 20:18
Tens razão não li o artigo do Anand, li o que o rapaz k tem a placa e tá a brincar com ela disse... Sem publicidades sem tretas, pagou por ela e tá arrependido, tem lá um peso morto...

Nessas imagens nota-se realmente k a de cima tem mais algumas coisas, mas tão poucas k numa explosão nem tens tempo para as ver... Pensei k fosse alguma coisa mais vistosa, dar 300€ por isso nem penses...

Mas afinal há diferenças e os graficos de performance nao sao comparaveis visto que a Ageia tava com mais carga em cima. (o anando queixou-se nao poder regular a quantidade de objectos a mais no ecra com a Ageia)
Isto tb é o primeiro jogo, primeira placa, primeiros drivers.... há que ter calma.

O Cell Factor tava muito bom, por isso é esperar. Tb nao duvido que as proximas graficas DX_10 vao poder fazer disto.

God_Lx
05-05-2006, 20:27
DJ_PAPA sim assim já tens mais razão... Mas se a diferença for sempre akela não sei se compensa... Então largas 300€ por uma placa, tens mais uns efeitos (Neste caso poucos mas acredito k mais pra frente serão melhores) e menos performance ? E' k 300€ investidos num CPU melhor ou numa gráfica melhor se calhar rendia mais em jogabilidade k teres mais uns efeitos...

Isto de futuro TEM de melhorar senão não vai vingar a meu ver...

Punkas
05-05-2006, 20:29

Qnd comprei a minha 9700pro, tb n joguei nada com DX9/PS2.0 durante muuuuito tempo...
Eu comprava essa placa na boa, a lista de jogos que a suportam está a crescer, e lembra te que esta placa não é pra dar frames nos jogos, obviamente se estás a meter por exemplo mais detritos num explosao e a aumentar o nº de objectos com propriedades dinamicas, estás tb a sobrecarregar a placa gráfica.
Tenho a certeza que isto é o próximo passo no next gen gaming, agora só não sei quem vai ter o ceptro das PPU's, se a AGEIA, se o Dx10, ou Nvidia ou ATi com soluçoes integradas.

blastarr
05-05-2006, 20:32
DJ_PAPA sim assim já tens mais razão... Mas se a diferença for sempre akela não sei se compensa... Então largas 300€ por uma placa, tens mais uns efeitos (Neste caso poucos mas acredito k mais pra frente serão melhores) e menos performance ? E' k 300€ investidos num CPU melhor ou numa gráfica melhor se calhar rendia mais em jogabilidade k teres mais uns efeitos...

E aínda não vimos o Havok FX em acção nas gráficas DX9.
Aí quero ver quem é que tem menos impacto nas frame-rates...:D

Alguém aí atrás falou do Half Life 2 e de não ter efeitos de física.
Nada mais falso. Aliás, esse foi um dos primeiros jogos DX9 a mostrar efeitos de física complexos, nomeadamente nos objectos com efeitos "rag-doll". Outro exemplo foi o Painkiller.
Nos níveis dos canais, destruíndo os caixotes, os pedaços de madeira flutuam realisticamente, e podem manipular-se da mesma forma, etc. Ou o treino do Robot com a bola.

Tudo isso foi a principal razão pela qual a Valve decidiu integrar o SDK inicial da Havok, e ganhou vários prémios de tecnologia na altura.

ajax
05-05-2006, 20:33
Eu não duvido que o SDK e a API de software tenham coisas interessantes.

O que eu continuo a achar é que a implementação no hardware especializado da empresa (esta placa/PPU/whatever) é um fracasso até agora.

Pelo pouco que conheço, trata-se de um simples array de pequenas FPU's agregadas em grande número, e cuja programabilidade em relação a efeitos de física depende muito da API.

Ou seja, não é muito diferente disto:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=90760

Não se sabe nada sobre o hardware. Não há especificações e datasheets (e não daqueles que um por aqui insiste em dizer que são, faz-me lembrar o spot Better da Apple:the other kind of better). Enfim, não se sabe nada. Estes testes parecem confirmar as minhas suspeitas. O HW é básico é FUD.. ou não. O Anand é fraquito para fazer benchmarks de coisas novas. Metam alguém do Aceshardware a partir a coisa.

God_Lx
05-05-2006, 20:34
Punkas só axo k não deveria sobrecarregar a gráfica... Senão para k a placa ? Bastava porem a gráfica a fazer esse género de coisas k ja' sobrecarregavam a gráfica... (Como a Nvidia e ATI tão a começar fazer)

E se calhar se tivesses esperado por qq coisa com SM2 quando compraste a tua 9700Pro terias ficado melhor (Pq a placa tinha baixo de preço...) Tal como agora mais vale esperar e daqui a poucos meses arranjar outra PPU a um preço melhor ou ao mesmo preço uma melhor e com melhor suporte...

ajax k tipo de specs queres ? Chips de ram usados ? Velocidade do core ? Tamanho de fabrico...?

Punkas
05-05-2006, 20:37
Punkas só axo k não deveria sobrecarregar a gráfica... Senão para k a placa ? Bastava porem a gráfica a fazer esse género de coisas k ja' sobrecarregavam a gráfica... (Como a Nvidia e ATI tão a começar fazer)

E se calhar se tivesses esperado por qq coisa com SM2 quando compraste a tua 9700Pro terias ficado melhor (Pq a placa tinha baixo de preço...) Tal como agora mais vale esperar e daqui a poucos meses arranjar outra PPU a um preço melhor ou ao mesmo preço uma melhor e com melhor suporte...

Mas não dá pra fugir a isso, vai sempre sobrecarregar a gráfica...seja qual for o sistema ou API, não estás à espera que akilo acrescente geometria, texturas e shaders a custo 0.

Punkas
05-05-2006, 20:38

Não esperei, sabes pq? Porque era a mais rapida em tudo mesmo sem SM2.0 a ser usado, foi a placa que mais me rendeu ate hj. Suspeito que a X1900XTX vai ser a sua sucessora.

God_Lx
05-05-2006, 20:38
Punkas por 300€ era precisamente isso que eu esperava... Pronto, se calhar esperava demais e aí já não digo que não... Mas para enfiar +300€ numa placa com arrefecimento activo e 128mb de ram dentro do meu PC sim esperava isso...

EDIT: No caso da 9700 já concordo mais, porque era a mais rápida em tudo mesmo sem o SM2 ser usado, mas neste caso da PPU ela só serve para aquilo e neste momento nem "aquilo" faz correctamente...

DJ_PAPA
05-05-2006, 20:41

Se olhares para os graficos vais reparar que com a Ageia quer se esteja a jogar a alta resoluçao ou a 800*600 os frame rates minimos sao sempre os mesmos. Parece que aquilo ainda ta muito mal optimizado e que há ali imensas capacidades completamente desaproveitadas.

Fisicas nas graficas de jeito espero pelo DX_10. A nova arquitetura unificada deve dar jeito para balancear fisicas, pixel-shaders, vertex-shaders e saiba-se la mais o que....

blastarr
05-05-2006, 20:48
A física de que estamos a falar, por causa da ligação íntima aos gráficos 3D (face it, não vão andar a calcular coisas com isto no CERN...), é uma feature que tem de ser integrada nas placas gráficas.

Para mim, não é diferente de incluir o Shader Model 4.0, ou suporte ao Antialiasing, ou HDR, etc.
São coisas para jogos 3D e essa é a realidade.
É um desenvolvimento incremental, e por isso faz sentido a inclusão no DX9 e no DX10 (este último é melhor para estas coisas, por causa do overhead muito mais reduzido).

Não comparem isto com o nascimento das gráficas 3D, não tem nada a ver.
Nessa altura o hardware servia para acelerar coisas que já eram feitas por software e, apesar do que existíu em primeiro lugar (placas 3D separadas das placas 2D), a integração foi inevitável e hoje não existem placas 3D separadas da parte 2D.

Foxy
05-05-2006, 23:23
A física de que estamos a falar, por causa da ligação íntima aos gráficos 3D (face it, não vão andar a calcular coisas com isto no CERN...), é uma feature que tem de ser integrada nas placas gráficas.

Para mim, não é diferente de incluir o Shader Model 4.0, ou suporte ao Antialiasing, ou HDR, etc.
São coisas para jogos 3D e essa é a realidade.
É um desenvolvimento incremental, e por isso faz sentido a inclusão no DX9 e no DX10 (este último é melhor para estas coisas, por causa do overhead muito mais reduzido).

Não comparem isto com o nascimento das gráficas 3D, não tem nada a ver.
Nessa altura o hardware servia para acelerar coisas que já eram feitas por software e, apesar do que existíu em primeiro lugar (placas 3D separadas das placas 2D), a integração foi inevitável e hoje não existem placas 3D separadas da parte 2D.
Falou bem, falou bem, gostei :-D
Tb penso axim ;)

ajax
06-05-2006, 01:40
Também penso que um PPU (Physics Processing Unit) faz mais sentido integrado numa gráfica ou como co-processador (como o que vai ser usado nas plataformas SMP/AMD) do que um chip pendurado no PCI-express 1x ou mesmo 4x. Ou fica colado (dentro) do GPU ou fica pendurado através de um bus rápido como é o HT (ou HT-cc).

S.T.E.E.L.
06-05-2006, 02:05
Mas os jogos que suportem PPU correm na mesma sem PPU? Se sim, é mais uma coisa para encher os olhos apenas...

Crusher
06-05-2006, 02:20
Nos níveis dos canais, destruíndo os caixotes, os pedaços de madeira flutuam realisticamente, e podem manipular-se da mesma forma, etc. Ou o treino do Robot com a bola.

Tudo isso foi a principal razão pela qual a Valve decidiu integrar o SDK inicial da Havok, e ganhou vários prémios de tecnologia na altura.

Ganhou porque afecta sobretudo a jogabilidade. Quanto aos outros jogos a física é mais pelo divertimento/realidade.

Já o Max Payne 2 usa o mesmo motor de física, e certos tiroteios com os bad guys já eram memóraveis. Ver aquilo tudo a voar com as explosões é um espectáculo de ver.

Se bem que por exemplo aquele lança estacas do Painkiller achei mais realístico do que o crossbow do HL2. Acho que neste último devia fazer também um arco como se a gravidade estivesse a afectar o objecto como acontece no Painkiller.

Mas isto são pormenores de implementação do motor.

ToTTenTranz
06-05-2006, 05:37
Calma gente.

Está-se mesmo a ver que no Ghost Recon novo a adaptação à PhysX saíu um bocado em cima do joelho, provavelmente a AGEIA lá passou o envelope aos developers do jogo à última da hora porque eles devem estar em pulgas para por as placas à venda.

Deixem sair o Cellfactor.. ninguem vos está a dizer para comprar agora a placa.

"É precizho ber... ber.."!

DJ_PAPA
07-05-2006, 18:35
The AGEIA-Havok Debate
http://www.firingsquad.com/features/ageia_physx_response/

Rudzer
07-05-2006, 19:16
Eu pessoalmente não me estou a ver a comprar nada disto como add-in, se for incluido numa gráfica mainstream ai a conversa é outra...como standalone "no thanks"

para não falar no tempo necessario para uma adesão em escala à coisa ;)

DJ_PAPA
07-05-2006, 20:09
Cellfactor PLAYABLE demo: For all you peeps with a PPU! :)

http://ageia.com/physx_in_action/cellfactor.html
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=98709

Helixsk8
08-05-2006, 18:55
Eu não acredito que só dá para correr com PPU mesmo :(

God_Lx
08-05-2006, 18:57

É para não saberes que sem a PPU era igual :P

DJ_PAPA
08-05-2006, 18:57
Axo que houve um gaijo que ja pos a correr o jogo sem a Ageia ;)
Vê na tread da extremesys que tem la varias informaçoes.

Helixsk8
08-05-2006, 19:00
Axo que houve um gaijo que ja pos a correr o jogo sem a Ageia ;)
Vê na tread da extremesys que tem la varias informaçoes.
Eu até que via, mas... Three hours down time, new database work. Cleaning up.

God LX... LOL
Se calhar um dual core bem esticado e 2 gb de ram davam o mm efeito :P

DJ_PAPA
08-05-2006, 19:18
Eu até que via, mas...

God LX... LOL
Se calhar um dual core bem esticado e 2 gb de ram davam o mm efeito :P
Axo que nao.
Segundo me recordo o gaijo que testou, ele pos uma lista de cenas que eram impossiveis sem a placa da Ageia e quando se punha ao maximo pelas fisicas o jogo arreia por um bocadito.
Com a placa de fisicas nao faço ideia de como seja..... mas fica com muito mais cenas.

Helixsk8
08-05-2006, 20:09
Axo que nao.
Segundo me recordo o gaijo que testou, ele pos uma lista de cenas que eram impossiveis sem a placa da Ageia e quando se punha ao maximo pelas fisicas o jogo arreia por um bocadito.
Com a placa de fisicas nao faço ideia de como seja..... mas fica com muito mais cenas.
vou ver isso...pois.. "E preciso Ber----berr....." lol
Já cá posto feedback de como corre sem ageia :S
edit: tou a correr as demos da ageia só com cpu... GENIAL!
Alguem me pode dizer um programa para criar videos que não fiquem muito grandes? obrigado ;)
edit2: ok tem de haver um hack qualquer para correr o jogo mesmo... Pois mesmo com os drivers da ageia instalados ele ao arrancar detecta que tá sem ageia... Vou ter de esperar que o XS volte para ver como correr o jogo sem ageia... De qualquer forma curtia de voz mostrar a demo da ageia a correr sem ppu, ou então saquem vcs mesmos os drivers da ageia instalem e corram a demo :)

God_Lx
08-05-2006, 20:12
Força :) Eu axo isto da PPU uma ideia típica tuga... Como as gráficas ainda não fazem isto arranja-se outra para desenrascar até elas fazerem... Mas pronto, como qq tuga eu gosto de coisas do desenrasque principalmente pq n há alternativa... Testa lá isso e depois diz como corre sem a PPU...

CrazyBomber
08-05-2006, 20:33
Força :) Eu axo isto da PPU uma ideia típica tuga... Como as gráficas ainda não fazem isto arranja-se outra para desenrascar até elas fazerem... Mas pronto, como qq tuga eu gosto de coisas do desenrasque principalmente pq n há alternativa... Testa lá isso e depois diz como corre sem a PPU...
LOL!
"Como as gráficas ainda não fazem isto"?

Então mas o trabalho das gráficas não é renderizar? Vértices, Faces, texturas, aplicar efeitos, Anti-Aliasing, Anisotropic, etc?...

Não é que não o sejam capaz de fazer. É que se o fizerem, essa sim é uma solução de desenrasque! Tão mas vamos andar a perder power da gráfica para quê? Se hoje em dia com a minha 6800GT já mal consigo jogar alguns jogos em 1024 com HDR... mal posso esperar para ter de perder ainda mais performance para ter física decente! :rolleyes:

E gostava mm de ver o tal demo a correr em CPU. Deve ser engraçado. 10.000 corpos sólidos a bombar no CPU :D

God_Lx
08-05-2006, 20:36
Quanto tempo tem a 6800GT ? Ora se passados dois anos não consegues jogar o ultimo jogo com HDR assim tão bem não é de admirar... Agora agarra numa 7900GTX ou X1900XTX e tira-lhe uma coisa minuscula de performance para fazer fisica, e vais ver k é uma ideia muito melhor k ter uma OUTRA placa a fazer isso...

CrazyBomber
08-05-2006, 20:41
Ah, então temos de ter uma topo de gama para conseguir jogar com física?

Ou ter uma segunda placa? Isso não é um bocado o mesmo que comprar antes a placa da AGEIA dedicada?

É só eles baixarem o preço. Se chegarem PPU's a 100€ ao mercado...
Mas, claro, ainda está tudo muito verde.

BTW, a minha 9700 durou-me 4 anos, esta tem de durar o mesmo! :D

God_Lx
08-05-2006, 20:43
CrazyBomber então faz lá contas a uma PPU a 100€ + uma gráfica média/alta... Dá os mesmos 400€ e tal euros k serviam para comprares uma 7900/X1800... Preferes ter duas fontes de calor e barulho ou só uma ? Isto faz lembrar as aceleradoras 3D... Isto vai ter de ser implementado nos CPU's ou Gráficas, ter outra placa para isto para mim é estupido...

DJ_PAPA
08-05-2006, 20:49
Ah, então temos de ter uma topo de gama para conseguir jogar com física?

Ou ter uma segunda placa? Isso não é um bocado o mesmo que comprar antes a placa da AGEIA dedicada?

É só eles baixarem o preço. Se chegarem PPU's a 100€ ao mercado...
Mas, claro, ainda está tudo muito verde.

BTW, a minha 9700 durou-me 4 anos, esta tem de durar o mesmo! :D

O melhor para fisicas de jeito é mesmo esperar pelo Direct_X 10 e ver o que este pode fazer por isso. Da-me ideia que tendo uma arquitectura unificada vai facilitar e integrar melhor as fisicas nos jogos.
A ATI ja enviou tb para as editoras o SDK do Direct_X 10 que mostra como fazer fisicas com o Direct_X 10 por isso conta como quase certo que a Ageia vai ter feroz concorrencia com as graficas.

Para ja axo engraçado ver o que isto pode fazer nos jogos e que va ja preparando caminho para depois todos os jogos aderirem em massa a fisicas aplicadas nas graficas :D

CrazyBomber
09-05-2006, 00:04
Sinceramente, acho que só mesmo ver para crer.

Software já sabemos que tem as suas limitações, e se vão esperar que toda a gente tenha dual core... mais vale esperar sentados.

Placa dedicada vs Placa gráfica = salganhada pq não se sabe potêncialidades nem beneficios de cada uma.

E não, uma gráfica média gama é mais dos 200-250€, e são as mais vendidas (em quantidade), se não estou errado :P

Sim, perfiro uma dedicada, ou uma integrada na MotherBoard, Gráfica, Som, whatever. Não perfiro é roubar recursos ao sistema para fazer 1/10 (ou se calhar nem isso) do que poderia fazer com um PPU dedicado. But that's just me :P

blastarr
09-05-2006, 00:08
Sinceramente, acho que só mesmo ver para crer.

Software já sabemos que tem as suas limitações, e se vão esperar que toda a gente tenha dual core... mais vale esperar sentados.

Placa dedicada vs Placa gráfica = salganhada pq não se sabe potêncialidades nem beneficios de cada uma.

E não, uma gráfica média gama é mais dos 200-250€, e são as mais vendidas (em quantidade), se não estou errado :P

Sim, perfiro uma dedicada, ou uma integrada na MotherBoard, Gráfica, Som, whatever. Não perfiro é roubar recursos ao sistema para fazer 1/10 (ou se calhar nem isso) do que poderia fazer com um PPU dedicado. But that's just me :P

Roubar recursos ao sistema ?
Desde quando é que os recursos do sistema são fixos ?
A 7600 GT não duplicou a performance da 6600 GT ?
Claro que qualquer placa gráfica que tem uma nova feature é mais lenta a fazê-la do que uma placa mais recente, nem se esperava outra coisa. O que serve é para criar uma base para um mínimo aceitável.
Quando os jogos evoluem, também exigem mais do hardware, é inevitável e é a ordem natural das coisas.

Ninguém espera jogar o Oblivion numa 9250 LE...;)

CrazyBomber
09-05-2006, 00:16
Quanto mais numa 9250 LE a fazer cálculos de física à mistura :P

O que eu digo é que os jogos cada vez stressam mais a gráfica. Sempre foi assim, é verdade, mas agora com a míriade de efeitos que lhe metem em cima, não sei se valerá a pena estar a sacrificar ainda mais as FPS.

Afinal, se um jogo com uma implementação dessas (física @ GPU) precisaria de uma topo de gama, isso não invalida um bocado o propósito da coisa? A não ser para quem tenha €€ para andar a trocar de placa todos os anos, e sempre a comprar dos "melhores" modelos/marcas.

Não seria mais fácil comprar um PPU e mantê-lo durante alguns anos? E ir actualizando a gráfica como se tem vindo a fazer até agora: quando não der mais, e quase sempre para a nova média gama?

Mas o melhor, melhor, melhor... era ter som e PPU numa só placa, por exemplo. Gráfica já não digo tanto pq é um componente que, em princípio, se vai andar a trocar mais vezes. Motherboard idem aspas aspas.

Pensem lá, quantos de nós não têm ainda uma SB Live, ou uma Audigy? Quantos anos já têm esses bixos? :D

SilveRRIng
09-05-2006, 00:31
Eu proponho é que façamos um baixo assinado à Creative para que estes façam um acordo com a AGEIA e lancem brevemente uma PPU + SPU (Sound Processing Unit, fui eu que inventei, ou não...) numa só placa. Até lhes damos a escolher:

PhysX-Fi ou X-PhysX

Sounds good, hã? :D

ToTTenTranz
09-05-2006, 02:13
Eu proponho é que façamos um baixo assinado à Creative para que estes façam um acordo com a AGEIA e lancem brevemente uma PPU + SPU (Sound Processing Unit, fui eu que inventei, ou não...) numa só placa. Até lhes damos a escolher:

PhysX-Fi ou X-PhysX

Sounds good, hã? :D
E por um preço 2x maior do que se comprasses as duas em separado :P

God_Lx
09-05-2006, 10:35
Placa de som ? Com os rumores de Soundstorm2 aí à porta ? Yeah right... Só se for uma X-Fi mas com o preço que elas custam prefiro outras coisas...

Helixsk8
09-05-2006, 16:29
Já tou a correr o cell factor!
GENIAL!
Horas e horas de diversão que vêm ai principalmente em MP...
Alguem sabe de um programa qualquer para gravar video tipo fraps mas que faça ficheiros mais pequenos para poder partilhar aqui com o psl?
Abraço

Baía
09-05-2006, 16:34
gamecam?

God_Lx
09-05-2006, 16:35
Já tou a correr o cell factor!
GENIAL!
Horas e horas de diversão que vêm ai principalmente em MP...
Alguem sabe de um programa qualquer para gravar video tipo fraps mas que faça ficheiros mais pequenos para poder partilhar aqui com o psl?
Abraço

Não tens um Dual-Core ? Grava com o Fraps e converte com o VirtualDubMod :P Ficam bastante mais pequenos ;)

Quad
09-05-2006, 17:22
Tráfego Nacional http://gameover.files.sapo.pt/cellfactor.exe
Vi no guru3d um tipo a dizer que conseguiu correr a demo pelo editor do jogo :biglaugh:
http://forums.guru3d.com/showthread.php?threadid=181666

Helixsk8
09-05-2006, 17:29
LOL
Eu já tou a correr assim o jogo também meu... Já se sabia que era possivel :P
Lê os posts acima...
Bem pessoal já fiz dois clips de 30 segundos a mostar o belo do game...
Ora bem a 20 fps fixas... tenho 30 segundos de avi por 190MB... Tou a tentar comprimir para dps postar :D

Tripnotik
09-05-2006, 17:31
Ninguém espera jogar o Oblivion numa 9250 LE...;)
E dai nao sei, há muitos que o fazem e dizem "corre na boa" :x2:

God_Lx
09-05-2006, 17:32
Helixsk8 e joga-se bem ? (Com esse sistema se n jogasse havia de ser giro) mas não notas slowdowns nem nada do género nas partes k envolvem mais fisica ?

Helixsk8
09-05-2006, 17:38
ya perfeito... Mas n sei ainda adicionar boots... Por agora é só mesmo andar no cenário... Os videos já tão convertidos e já os vou colocar no rapidshare para por aqui em seguida :D
edit: 5 min para os dois primeiros videos estarem online... Pena perder-se tanta qualidade com a compressão...:( mas assim os dois ficam com 14 mb e em avi ficam com cerca de 400mb :S
EDIT:

VIDEOS CELL FACTOR PARA DOWNLOAD :D
Bem os primeiros dois já tão online :D
Dá para ver (penso eu) que a ppu não faz assim tanta diferença... Só é chato é ter que tar a usar "manhas" para poder jogar um jogo só por não ter ppu, visto o efeito final ser o mesmo.

Podem sacar os 2 primeiros videos aqui :D (http://rapidshare.de/files/20027716/Helix_CellFactor_Clips_.zip.html)
só mais um :D (http://rapidshare.de/files/20028446/Cell_factor_video_3.zip.html)
Mais logo faço mais uns com veiculos :D
Agora... Está na hora da "familia MAIA" mais umas 150pags ...
Abraço

Tripnotik
09-05-2006, 17:55
Helixsk8 se nao for pedir mt, os proximos, se inserires, mete no ftp da UA. É nacional e bem mais rapido :)

http://ftp.ua.pt/

Quad
09-05-2006, 17:56
Só li a ultima pagina :D
Bons videos Helixsk8, adoro a parte em que mandas aquilo tudo prás couves:victory:

Tripnotik
09-05-2006, 18:01
Epáh xeira a banda sonora caseira :002:

Nao se notam perdas de rendimento, o video é feito a k frame rate?

ToTTenTranz
09-05-2006, 18:03
E explicar ao pessoal como é que se joga sem a PhysX, não?

_zZz_
09-05-2006, 18:04
nice movies. mas quando disparas para os barris eles nao deviam ficar em pedaços? se com a ageia nao tiveres mt melhor fisica neste jogo algo cheira mal!! lol

God_Lx
09-05-2006, 18:04
Depois de ter visto o video e a bela da fisica só tenho uma coisa a dizer... Enfiem a PPU onde quiserem menos dentro do meu PC, pelos vistos o jogo corre impecávelmente sem a PPU, e com excelentes efeitos de fisica...

EDIT: O link do sapo é esse ficheiro k tu tens Helixsk8 ?

Tripnotik
09-05-2006, 18:13
nice movies. mas quando disparas para os barris eles nao deviam ficar em pedaços?
Nunca fizeste uso de uma pistola? espingarda automática?

Mesmo com bala real disparas disparas mas nao despedaça, fura apenas :x2:

God_Lx
09-05-2006, 18:15
_zZz_ quando ele usa um rocket despedaça os caixotes ;)

Baía
09-05-2006, 18:17
Ainda que uma PPU introduza mais objectos com resultado de colisões, explosões, ou outros fenómenos físicos é preciso haver um certo equilíbrio.

Eu pelo menos, prefiro fazer explodir um caixote e vê-lo desfazer-se em 50 pedaços, sem PPU a 40 FPS do que vê-lo a desfazer-se em 500, com PPU a <25 FPS (porque exige mais da gráfica). Mas isto sou eu...

Nunca fizeste uso de uma pistola? espingarda automática?

Mesmo com bala real disparas disparas mas nao despedaça, fura apenas :x2:

Então mas agora com o pessoal a dar 300 €'s por uma PPU o ideal é dares um peido e ir tudo pelos ares...
... para a Ageia mostrar que o dinheiro foi bem empregue.

God_Lx
09-05-2006, 18:18
Sim Baía isso já eu referi umas páginas atrás... Se um gajo dá uns bons €'s por uma placa k faz fisica, espero que não me roube performance mas sim acrescente...

Helixsk8
09-05-2006, 20:41
Mais dois :d
Desta vez trafego nacional :)
mais dois fresquinhos :d (ftp://ftp.ua.pt/incoming/Helix/PACK%20CELLFACTOR%202.zip)

Pedro Alexandre
09-05-2006, 21:03
No Xtreme O Pessoal Diz Que Joga Mas Com Menor Qualidade E Com Slowdons Sem A Ppu. Helix Quantos Frames Tens Em Media

massacre
09-05-2006, 21:17
ya era bacano dizeres como puseste isso a correr =P

Helixsk8
09-05-2006, 21:45
ya era bacano dizeres como puseste isso a correr =P
E só lançares o jogo a partir do editor.
Epa eu n tenho slowdowns... Tou a jogar com a resolução do ecran a 1600*1200 (claro que a real do jogo é menor pois tá em janela como sabem) e com AA e AF activos... :S Qualidade não posso comparar claro... Mas vejam pelos videos se não acham mais que muito bom :P

God_Lx
09-05-2006, 21:47
Bem, eu sabia k as FX tinham um suporte DX9 precário mas isto torna-se mesmo engraçado...

http://img178.imageshack.us/img178/5355/fx59005dz.jpg

A ver se logo experimento na 6800GS ;)

blastarr
09-05-2006, 23:47
Primeira review oficial da versão Retail (BFG):
http://www.hothardware.com/viewarticle.aspx?articleid=816&cid=2

ajax
10-05-2006, 00:05
Ano 2008

PC Gaming Extreme

ATi 12000 Extreme ou NVidia 10000 Quad
4GB Ram
Ageia PhysX II Extreme
Creative X-FX Ultra
AMD Quad-Core FX120

Então temos o PhysX a bombar a física e os quatro cores da gráfica a bombar o 3D.
O que fica então a fazer o Quad-Core da AMD? Um jogo de sueca entre os cores, claro.

Quad
10-05-2006, 01:03
Para quem quiser experimentar a demo:
Sigam os passos
http://www.hardforum.com/showpost.php?p=1029406197&postcount=46
Estou a correr isto num portatil a 1,87ghz com uma 6800 GO e corre bem, fora alguns breaks de vez em quando :D

God_Lx
10-05-2006, 12:13
Quad com que settings ? Ainda n tive tempo para meter isto na 6800...

Quad
10-05-2006, 12:47
Não escolhi settings nenhuns no editor, nem sei como o fazer. Simplesmente segui os passos.
Se tens uma 6800 de certeza que corre bem, eu estou com uns drivers antigos (78.qq coisa) e deu bem.

edit:convem ter instalados os ultimos drivers da Ageia.

Karlus
10-05-2006, 13:00
ouvi dizer que dava para definir o número de caixotes na demo. Isso é verdade?
Se sim gostava de saber se vocês diminuiram para ter melhor performance, porque senão é um grande golpe ma Physx.

se bem que uma 1900 não é propriamente barata e se com uma queda do preço, da physx, para cento e tal € mais uma placa gráfica de 200 ou 250 € desse para ter a mesma performance já compensaria

God_Lx
10-05-2006, 13:07
Karlus axo k ninguém mexeu nisso, tá tudo como vinha com o numero de caixotes normal :) E pelos vistos não precisa duma X1900 corre bem numa 6800...

Quad queria dizer a que resolução :)

Quad
10-05-2006, 15:16
Não te sei dizer :wvsore: Não diz lá nada. Está em Window mode.

mascarilha
11-05-2006, 14:57
as BFG ja estao na XT a 275 euros.

Processador: AGEIA PhysX
BUS: 32-bit PCI 3.0 Interface
Interface: 128-Bit GDDR3
Memória: 128 MB GDDR3
Bandwith: 12 GB/s
Clocks Memória: 733 MHz
Processo Fabrico: 130 nm

cumprimentos

timber
11-05-2006, 15:15
É complicado fazer especulações dessas mas para a quantidade e tipo de memória que isso usa e comparando com uma placa gráfica PCI-E estilo 6600GT por 275€ diria que estão a meter (a AGEIA) bastante ao bolso
O que também é normal nesta fase do campeonato

MJRL
11-05-2006, 18:31
Para mim tá mesmo fora de questão, até 100€ ou mesmo mais qquer coisa ainda pensva nisso, mas assim não, quem sabe se a next gen não irá trazer ppu incorporado

SilveRRIng
12-05-2006, 20:37
We heard that the upcoming Forceware 90 series will [/URL]support nVidia SLI[URL="http://www.vr-zone.com/?i=3635#"] (http://www.vr-zone.com/?i=3635#) PhyX and it will be available in July onwards when the games are ready for it.

Fonte (http://www.vr-zone.com/?i=3635)

Achei que estava mais ou menos relacionado. Vamos lá ver o que sai daqui...

MJRL
13-05-2006, 03:49
Pois era o que estava a pensar, agora resta saber até que ponto vai sacrificar a performance, mas tb enquanto não houver cpu's next gen pode-se bem sacrificar as vga para fisica baixando as res, principalmente para quem use duas.

_zZz_
13-05-2006, 11:04
mas nesse caso, ter duas graficas topo de gama e uma delas tar a ser usada só para física tambem nao me parece muito proveitoso..

Baía
13-05-2006, 11:47
mas nesse caso, ter duas graficas topo de gama e uma delas tar a ser usada só para física tambem nao me parece muito proveitoso..

Já que as pessoas as têm...
... e que em alguns jogos a vantagem de ter 2 ao invés de 1 é praticamente nula ou irrisória... porque não dar uso à 2ª para a física?

_zZz_
13-05-2006, 11:49
sim..nesse caso sim!

a questão de fundo é que pronto.. o porque de alguem ter sli se não tem grandes ganhos naqueles jogos que