View Full Version : Fedora Core 5 is OUT!!!

eXcept
20-03-2006, 14:38
Saiu ontem a última versão da popular distribuição Fedora Core ( RedHat based ).

Principais caracteristicas :
· Support for the PowerPC (PPC) architecture.
· GCC 4.0
· GNOME 2.14.0 - Build 14/3/2006
· KDE 3.4 includes new accessibility features. You can manage these new features in KDS Control CenterRegional & AccessibilityAccessibility.
· Native Eclipse 3.1M6 (part of a free Java stack)
· MySQL 4.1
· PHP 5.0
· Xen 2 (virtualization to run multiple versions of an OS)
· GFS 6.1-0.pre22 (cluster file system)
· Evince 0.2.1 (universal document viewer)
· GDM 2.6 - Includes early login capability
· SELinux This release includes coverage for 80 new daemons by the targeted policy. There are changes to the handling of Booleans. The targeted policy is enabled by default.

Ainda não encontrei nenhum mirror tuga para download do FC5, mas pode ser sacado ( INTERNACIONAL ) no link seguinte:

http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/core/5/i386/iso/

LINK PARA DOWNLOAD DVD NACIONAL

ftp://ftp.fct.unl.pt/linux/fedora/core/5/i386/iso
ftp://tux.cprm.net/pub/ftp.redhat.com/fedora/linux/core/5/i386/iso

Madril
20-03-2006, 14:43
Podiam ter posto o KDE 3.5, mas se calhar ainda experimento. Embora a ultima vez que mexi em RH tenha sido uma desilusão

greven
20-03-2006, 14:43
Para os interessados já se estava a discutir algumas coisas aqui: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=85540

Não vou sacar já, pelo que parece ter um problema. Já saiu um patch e tudo.

Nas release notes aparecia o KDE 3.15, agora aparece o 3.14. Nada que um update não resolva.

greven
20-03-2006, 20:42
Uma dúvida. Será que tal como o Ubuntu é melhor instalar a versão i386 para quem tem A64?

blastarr
20-03-2006, 20:44
Uma dúvida. Será que tal como o Ubuntu é melhor instalar a versão i386 para quem tem A64?

Provavelmente.
No meu A64 o Ubuntu 64bit nunca foi grande coisa, preferi sempre 32bit.

Já o Fedora Core 4, só tenho a versão 32bit instalada, mas não sei como é a versão 64bit nesta FC 5.
Pode ser que seja melhor do que no Ubuntu, i don't know.

El_UnO
20-03-2006, 20:46

Deves instalar a versao optimizada para a tua arquitectura. Porque haverias de instalar outra? :confused:

blastarr
20-03-2006, 20:47
Deves instalar a versao optimizada para a tua arquitectura. Porque haverias de instalar outra? :confused:

O suporte de drivers de hardware e a estabilidade em geral sempre foi pior nas distros Linux de 64bit (pelo menos nas não-comerciais).

El_UnO
20-03-2006, 20:52
O suporte de drivers de hardware e a estabilidade em geral sempre foi pior nas distros Linux de 64bit (pelo menos nas não-comerciais).

Ah ok, no fedora nao sei como esta e questao de experimentar... :P

Vantagens do Gentoo, e com a source e ja esta :D

greven
20-03-2006, 21:02
No Ubuntu é preferivel instalar a versão 32bit, no Fedora era essa a minha dúvida. Vou experimentar no Desktop, tenho o Kubuntu no Desktop e o Ubuntu no Laptop. Vou instalar o Fedora 5 para testar.

BTW..

Screenshots do Fedora 5 [gnome]:

http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=596&slide=28&title=fedora+core+5+screenshots

eXcept
20-03-2006, 21:41
Editado com link para download NACIONAL

Metro
20-03-2006, 22:39
Parece estar excelente este Fedora.

Um link que penso que pode ser muito util para os noobs:
http://stanton-finley.net/fedora_core_5_installation_notes.html

É um guia de instalação e de mais uma serie de programas muito úteis. Não testei por isso não sei se funca. talvez instale este Fedora enquanto não chega o Ubuntu.

greven
20-03-2006, 22:44
O Fedora tem um gestor de pacotes, não tem? É o Yum, salvo erro. Deve ser na onda do Yast ou assim.

Vou sacar agora. A ver se ainda consigo instalar hoje! :p

Ghetto_smurf
20-03-2006, 23:05
será desta que experimento o fedora? espero que valha a pena :p

Metro
21-03-2006, 01:42
O Fedora tem um gestor de pacotes, não tem? É o Yum, salvo erro. Deve ser na onda do Yast ou assim.

Vou sacar agora. A ver se ainda consigo instalar hoje! :p

Tem e tb tem o Yum Extender... (yumex) is a new GUI front end for managing your updates and package installations via yum. Yum Extender is to yum as Synaptic is to apt. It is now included in Fedora Extras.

Vê o link que meti acima. Tem lá info sobre isso e como instalar. Cuidado com as dependencias. Segue bem o tutorial para isso não se encalacrar tudo. O yum não é tão bom como o apt-get É a info que tenho. Experiencia zero.

Hypnot
21-03-2006, 10:29
Esta versão está mesmo muito boa, exprimentem, vale a pena :)

greven
22-03-2006, 01:14
Video Features Fedora Core5: http://linclips.crocusplains.com/index.php?page=clip&id=30

jamper
22-03-2006, 21:41
gostei deste fc5
é pena ainda não haver suporte para a minha ATI
acho isto mais fácil que ubuntu..nem tive de mexer no smb.conf para ver a partilha de rede e para imprimir na impressora que tá na outra máquina!!
mas quanto ao yum...no me gusta...cadê a lista de repositórios? tou tão habituado ao apt-get que este yum é uma dor de cabeça
já agora...há repositorios nacionais para o fedora? como se adicionam?

n0!z3
24-03-2006, 00:45
Boas!

No meu portatil, este fedora num está a dar! não deve ter suporte para a minha grafica!
Amilo M7405!!!

Já agora! será que quem já instalou, me pode dizer quanto espaço é necessario para tal...

Cumpr...

Pretender
24-03-2006, 03:04
Já lê nativamente discos em ntfs como faz p.e. o suse? ou é preciso instalar o módulo ntfs para o kernell?

Metro
24-03-2006, 09:11
Já lê nativamente discos em ntfs como faz p.e. o suse? ou é preciso instalar o módulo ntfs para o kernell?

http://stanton-finley.net/fedora_core_5_installation_notes.html#NTFS

xupetas
24-03-2006, 16:44
Nunca gostei de andar na crista da onda em linux.... alias em nd sys 5

kingdom
25-03-2006, 13:30
Já me tinham dito que o FC5 seria uma distribuição com potencial. Nas reviews que li fsobre as RCs fiquei a saber do gestor de pacotes yum, uma espécie de apt-get no Fedora.

Começou o download e vou experimentar.

Cumps

n0!z3
27-03-2006, 00:48
Boas!

Estou a tentar instalar o FC5 num Acer 1691, e instala tudo na perfeição.

Quando chega a parte de arrancar para o sistema, fica bloqueado e num arranca!!!
O que será!!!
Ja alguem consegui o Instalar nesta serie!!!
Já exprimentei outros lamçamentos, e todos eles me dão erros!!!
Será da grafica ser PCI-ex!?

Cumprim...

jamper
27-03-2006, 01:48
eu ainda nao tentei o fc5 no meu 1694 mas tentei o fc4 e instalava tudo bem..mas quando arrancou a primeira vez bloqueou quando tentava carregar os modulos do pcmcia.
provavelmente ta a contecer o mesmo contigo

n0!z3
27-03-2006, 02:57
Pois, exactamente... dá carrada de erros do pci... e num passa daí!
Tens alguma soluçao!?Ja tentei unbuto, kalango e nenhum deles arranca! nem mesmo os LIVE...

AXA!!!

Cumpri....

Black_Gamer
27-03-2006, 04:50
Boas!

Estou a tentar instalar o FC5 num Acer 1691, e instala tudo na perfeição.

Quando chega a parte de arrancar para o sistema, fica bloqueado e num arranca!!!
O que será!!!
Ja alguem consegui o Instalar nesta serie!!!
Já exprimentei outros lamçamentos, e todos eles me dão erros!!!
Será da grafica ser PCI-ex!?

Cumprim...
Acabei mesmo agora de instalar no meu 1691 também. De facto ele bloqueia quando começa a carregar o udev. Para ultrapassares dai, no Grub tens que editar a segunda linha e escrever no fim acpi=off. Depois irás também ter problemas no wireless, pois apesar o FC5 já trazer suporte para as placas wireless intel, falta o firmware para poderes usa-la sem qualquer problema. Se fores aos foruns do fedora (http://www.fedoraforum.org) Está lá explicado como faze-lo. Se entretanto não encontrares dou te os links que precisas (Agora ja nao vou procurar porque ja e tarde e amanha há aulas :D) ;)

Edit - Afinal não custou nada e fica já aquihttp://forums.fedoraforum.org/showthread.php?t=100781 ;)

[N]
28-03-2006, 16:28
já agora se me poderem fornecer drivers para fedora da pcmcia linksys wpc54g version 2

proudly_tuga
28-03-2006, 18:20
Se quiserem sacar por http em vez do link que está aqui por ftp podem ir a:

http://fedora.bragatel.pt/

dElpH!
29-03-2006, 22:15
Bem depois de aqui muito batalhar , ja que sou um sero a esquerda em linux, peguei no meu portatil acer1692 e fui instalar o Fedora Core 5.

A instalação teve que ser em text mode.

Depois de tudo instalado dual boot .

Tive de alterar o boot adicionar acpi="off".

Ate aqui tudo bem , problema , nao inicia em Graphic mode do em text mode.

Alguem me posso explicar como posso iniciar o fedora em modo grafico ?

[]'s

PS: Ja encontrei solução caso alguem queira
http://forums.fedoraforum.org/showthread.php?t=101643&highlight=boot+graphical+mode

Messi
31-03-2006, 00:55
start x

AVG
01-04-2006, 03:18
quando tento aceder ao gestor de pacotes do fedora core 5 o yum da-me o seguinte erro "unable to retrieve software information" alguem sabe do que é?

agradeço kk resposta =)

WishMaster
01-04-2006, 04:26
X Window System Version 7.0.0
Release Date: 21 December 2005
X Protocol Version 11, Revision 0, Release 7.0

Eu não sou grande entendido em Linux, mas plo que eu tive lêr e plo que entendi a Ati não lançou drivers que
sopurtasem o xorg 7.0 de maneira que eu não posso instalar as drivers da minha C3D X800 GTO PCI-E, tou a falar bem ou mal ?? Ou será que existe maneira de instalar as drivers da minha placa no Fedora Core 5, é que eu já instalei o Fedora no disco e não tenho acelaração 3D, agradecia se possível ajuda neste problema :)

Cumps.

AndreAPL
01-04-2006, 15:36
Infelizmente é a dura realidade... ati e linux nao combina.
mas segundo os drivers linux 8.12.10 e as release notes (http://www2.ati.com/drivers/linux/linux_8.12.10.html), so a X800 XL nao é suportada. Ou podes sempre forçar (e tentar) como outra ati, tipo 9800, por exemplo.

Ghetto_smurf
01-04-2006, 16:50
http://pwp.netcabo.pt/0167994701/pc.jpg

sintam o poder do fedora num AMD dual core tuga ^^

WishMaster
01-04-2006, 17:47
Este é o erro que me ta a dar...se alguem tiver ideias de como resolver isto agradeço, se não vou têr de esperar por umas drivers compativeis com o Xorg 7 :zzz:

http://img412.imageshack.us/img412/1012/capturaecra1xh.th.png (http://img412.imageshack.us/my.php?image=capturaecra1xh.png)

TuxBoss
02-04-2006, 16:41
É melhor esperares.
Os drivers da ATI são conhecidos por serem uns fantásticos "geradores" de problemas mesmo quando são declarados estáveis, mais vale aguardares uns tempos e usares os do próprio Xorg até a ATI lançar uns oficiais que funcionem "bem" (ou pelo menos funcionem).

WishMaster
02-04-2006, 23:00
Já ouvi rumores de que lá para Abril já haveriam drivers da Ati compatíveis com xorg 7, é mesmo esperar para vêr :)

hellaxe
02-04-2006, 23:24
Já experimentei um pouquito e gostei.
Tem um grafismo muito bom.
Instalei 2 programitas e correu bem.
Resta saber se fora da VM também funciona bemzinho.
Mas mesmo assim ainda prefiro o Ubuntu.

NeO_CooL
03-04-2006, 13:31
P acaso instalei logo no dia 19 de Março pq foi lançado um pouco a revelia da redhat p um dos mirrors. :D
Acho fenomenal este core 5 ja q consegue detectar-me todo o hardware inclusive as portas de rede q o 4 nao conseguia.
Pena eu ser um noob em linux... :S

Enfim...

Mas sem duvida q esta rapido, funcional, c muito bom aspecto visual e montes de utilidades tal cm o yum extender. :D
E sempre podem tentar o Mythtv c uma placa de tvdigital apropriada. :D
LOLOOO

LionGreen
03-04-2006, 18:19
Eu ando a fazer download da versão 64bit's do Fedora Core 5......3,5Gb de download :002:
Nunca mais mexi em linux :( não disponho de muito tempo, mas será o Fedora tão intuitivo como o Ubuntu?

AndreAPL
08-04-2006, 17:56
pode-se dizer que sim, apesar que é "outro caminho", pois alguns directorios mudam, certos programas. digamos que se te habituares, sim. O que muda mts vezes é os nr de guias encontrados....

Prodigy
09-04-2006, 07:43
Eu ando a fazer download da versão 64bit's do Fedora Core 5......3,5Gb de download :002:
Nunca mais mexi em linux :( não disponho de muito tempo, mas será o Fedora tão intuitivo como o Ubuntu?

Sim é, neste momento considero o Fedora como a minha distro de preferencia.

Hipnoted
10-04-2006, 19:44
Nao consigo instalar o FC5...
Diz-me "could not find kernel image"

Como resolvo o problema??

J[PT]
21-04-2006, 18:48
Para quem Pediu e quem quer a SourceList tuga está aqui:

Para poder fazer actualizações do Fedora, basta fazer o download do ficheiro "yum.conf" (http://ftp.nux.ipb.pt/pub/yum.conf) e copia-lo para o directório /etc. Pode ainda, de uma forma mais fácil executar os seguintes passos:

# cd /etc/
# wget http://ftp.nux.ipb.pt/pub/yum.conf

Trafego Nacional claro ;-)

Abraço!

J[PT]
21-04-2006, 18:57
ahhh, tenho 3 meses de Linux, experimentei ubuntu... gostei... mas FEDORA CORE 5 enche as minhas medidas... em 1 horita tou a ficar maravilhado...

Instalado nun portatil acer 4002Wlmi com windos XP...

Ahhh se quiserem correr windows dentro do fedora posso postar aqui, apanhei um tutorial muito simples na net... espectaculo!!!

Prodigy
21-04-2006, 19:59
Este fedora está mesmo exelente, exprimentei a RC todas a Vr. Final Abusa, muito rápido mesmo

J[PT]
22-04-2006, 01:25
Para quem quiser todos os codecs necessários e um installer bem ao geito do ubunto, têm aqui algo que de certeza vão adorar....

FEDORA FROG

Fedora Frog can:

* Install extra repositories [RPMForge]

Note: Not all repositories are mutually compatible. See the Warning mixing repositories

* Install GUI frontend for yum [yumex]
* Install commonly needed multimedia codecs
* Install DVD playback capability
* Install Java JRE and its plugin for Firefox

Note: You will have to accept Sun's licence

* Install Macromedia Flash plugin for Firefox

Note: You need to restart Firefox after installation

* Install extra fonts (including msttcorefonts)
* Install graphics drivers for nVidia and ATI cards

Note: You should restart your computer after the installation

* Install Gnome Configuration Editor
* Install numlockx to turn on NumLock on startup
* Set up Gnome to open System Monitor every time you push Alt-Ctrl-Del
* Disable CD blocking in CD-ROM
* Set up Nautilus to open new folders in the same window
* Install rar archiver
* Install Adobe PDF reader

Note: This is not necessery to read PDF documents, you can read them using Evince too.

* Install Gwenview and digiKam imageviewers
* Install XMMS (analog of Winamp)
* Install amaroK media player
* Install stream directory browser Streamtuner
* Install CD ripper Grip
* Install Xine, VLC, Mplayer multimedia players
* Install RealPlayer 10
* Install Skype
* Install Thunderbird e-mail client
* Install Liferea RSS reader
* Install Opera web browser
* Install CD/DVD burning utility K3b
* Install FTP utility gFTP
* Install File share utility DC++
* Install P2P BitTorrent client Azureus
* Install P2P eMule Client aMule
* Install P2P Gnutella Client LimeWire
* Install KDE Edutainment programms
* Install Photo-realistic nightsky renderer Stellarium
* Install Some additional games
* Install Alacarte Gnome menu editor
* Install Shortcut to browse files as root
* Install Some desktop backgrounds, icons, themes and screensavers

Note: Try changing your desktop background and look in Theme Details of System -> Preferences -> Theme

* Install fortune and make Gnome Fish-applet to use it

Note: It is recomended to run update before you run Fedora Frog

FEDORA FROG WEBPAGE (http://easylinux.info/wiki/Fedora_frog)

Cada vez tou mais maravilhado... esta distro é rapidissima... next step para mim por wireless a marchar...

J[PT]
22-04-2006, 02:34
Para quem tem Computadores ou Portateis com PLACA GRÁFICA ATI, a solução acima instala um driver e control panel ja com soporte Muito Melhorado.... Muito bom Mesmo

Prodigy
22-04-2006, 04:39
Já alguem usou o Kyum?

blueangelman
23-04-2006, 10:09
Este fedora está mesmo exelente, exprimentei a RC todas a Vr. Final Abusa, muito rápido mesmo

agora estou mm tentado a instalar o Fedora 5..:x2:

mais logo já vos dou novidades.:)

edit:é pra sacar aquelas 4 ISO??? 2GB e tal?

@x4nick8r -excelentes posts.:)

SirKill
23-04-2006, 10:56
perfiro o kurumin:002:

J[PT]
23-04-2006, 11:08
EU tenho a ISO do DVD, sempre é mais prático do que andar a trocar de CD... a instalação até foi bem rapidinha...

Já agora, para quem tem portateis com REDE WIRELESS do TIPO intel Pro Wireless 2200 e não consegue por a funcionar... aqui fica a solução para activar o Driver:

Fazer download do Firmware: IPW2200BG (http://ipw2200.sourceforge.net/firmware.php?fid=6)

Depois na consola:

mkdir tmp
mv ~/Desktop/*-2.4.tgz ~/tmp
cd tmp
tar -zxvf ipw2200-fw-2.4.tgz
cp * /lib/firmware
rmmod ipw2200
modprobe ipw2200
iwconfig

J[PT]
23-04-2006, 11:11
Fica tambem aqui um network Manager muito bom e muito util para quem usa vários HOTSPOTS e precisa por exemplo de um icone á mão com tudo na taskbar, bem ao estilo Windows Wireless Connect Manager...

Na Consola:

chkconfig --level 345 NetworkManager on
chkconfig --level 345 NetworkManagerDispatcher on
service NetworkManager start
service NetworkManagerDispatcher start

Em 3 dias de Fedora Core 5, mal mexi em windows... nem tenho tido necessidade...

j0rg
27-04-2006, 23:04
Boas...Tb já instalei o FC5, e até agora estou a gstar muito dele...conseguiu detectar todo o Hardware do meu pc.:) Mas como ainda não percebo muito de Linux, não consigo de maneira nenhuma meter a net a rodar nele..A minha ligação é a tmn3G com a placa option...se há alguem ke já tehna conseguido meter a Tmn3G a bombar no FC5,agradeçia ke me desse umas dicas...

J[PT]
28-04-2006, 03:02
Boas, qual é a marca da placa??? e modelo, com a da vodafone funciona perfeitamente... pois tenho o portatil de um colega de curso com isso...

Deixa a marca e modelo da placa pode ser que te de uma ajuda...

Prodigy
28-04-2006, 04:20
Boas...Tb já instalei o FC5, e até agora estou a gstar muito dele...conseguiu detectar todo o Hardware do meu pc.:) Mas como ainda não percebo muito de Linux, não consigo de maneira nenhuma meter a net a rodar nele..A minha ligação é a tmn3G com a placa option...se há alguem ke já tehna conseguido meter a Tmn3G a bombar no FC5,agradeçia ke me desse umas dicas...

Carrega no system tray onde diz wired connection lol :P
Agora ñ sei se TMN 3G dá no FC5, sei que a VMCC dá na boa :)

j0rg
28-04-2006, 21:18
Boas, qual é a marca da placa??? e modelo, com a da vodafone funciona perfeitamente... pois tenho o portatil de um colega de curso com isso...

Deixa a marca e modelo da placa pode ser que te de uma ajuda...

A placa é a option globetrotter 3G quad, adquiri esta placa á pouko tempo, é as placas recentes ke a tmn esta a comercializar para a sua 3G..e atenção, eu tenho a placa instalada num pc de secretaria, comprei um adaptor Belkin...mas no FC5 consigo detecta-la na boa, ate consigo comunicar com o modem atraves do KPPP, mas quando cliko pa ligar a net..fika ligando e ñ paxa disso..>(

Obrigado pela vossa colaboração..

blueangelman
30-04-2006, 07:06
la instalei isto..em modo grafico encalhou,la teve de ser em modo texto..até ai tudo bem..agora fez reboot e aconteceu me uma coisa muito estupida..pede me o login..mas eu nao pus nenhum nome nem nada..só o que coloquei foi uma root password quando pedida..de resto nao fiz nada..nem pus username..ja carreguei no enter a ver se isto arrancava mas nao..que faço a isto?:'(

J[PT]
30-04-2006, 20:26
Vais a Conta do Root entras com a pass do router e depois no menu de administração vais a contas de utilizadores e crias uma conta com username e password... é tal e qual como no XISPÊ (Windows XP)

:-)

blueangelman
30-04-2006, 22:34
Vais a Conta do Root entras com a pass do router e depois no menu de administração vais a contas de utilizadores e crias uma conta com username e password... é tal e qual como no XISPÊ (Windows XP)

:-)

isso até era bom..se eu soubesse como sequer começar..o que me aparece é:

localhost login:

e depois ponho qq coisa e pede uma pass..mas nao tenho nada..para entrar ja tive a ler era ctrl+alt+f1 depois por a pass do root e adduser certo? mas nao sei como fazer isso..:'( das maneiras que fiz nao deu..depois de ler e tar umas horas á volta disto voltei ao ubuntu.

Prodigy
30-04-2006, 23:41
adduser [-u uid [-o]] [-g group] [-G group,...]
[-d home] [-s shell] [-c comment] [-m [-k template]]
[-f inactive] [-e expire mm/dd/yy] [-p passwd] [-n] [-r] name
adduser -D [-g group] [-b base] [-s shell] [-f inactive] [-e expire mm/dd/yy]

Isto ajuda-te

blueangelman
30-04-2006, 23:50
adduser [-u uid [-o]] [-g group] [-G group,...]
[-d home] [-s shell] [-c comment] [-m [-k template]]
[-f inactive] [-e expire mm/dd/yy] [-p passwd] [-n] [-r] name
adduser -D [-g group] [-b base] [-s shell] [-f inactive] [-e expire mm/dd/yy]

Isto ajuda-te

faço exactamente como tens ai? nao se poe nada no group? sorry n00b here.:x2:

Madril
01-05-2006, 00:33
um simples

adduser xpto

su xpto
passwd

não funciona ?

J[PT]
01-05-2006, 03:53
no group mete o mesmo nome que o username... e esta feito...

blueangelman
03-05-2006, 00:04
isto será totalmente compativel com o meu portatil? tinha ideia que sim porque ubuntu 5.10 é pra esquecer..nao consigo mesmo.:'(

J[PT]
03-05-2006, 03:14
qual é o portatil??

NoOsPhErE
03-05-2006, 03:28
Ai o Babesman acho que tem um igual ao meu
Asus A6va com uma X700
Hasta

blueangelman
03-05-2006, 06:06
Ai o Babesman acho que tem um igual ao meu
Asus A6va com uma X700
Hasta

exacto..nem Fedora nem Ubuntu..ta dificil.:'(

se nao me ajudam instalo o caixa mágica..é o desespero.:002: :002: :002:

NoOsPhErE
03-05-2006, 06:12
Calma :002:
Amanha vou começar eu no ubunto... assim que houver novidade mando-te um PM ;) Nem que me roa todo aquela porra vai ter que dar :P

kanguru
12-05-2006, 11:45
Boas. Instalei o fedora, pois preciso dele para um projecto que usa umas tretas da redhat, e então para não perder tempo com mt google para por a funcionar noutras distros, instalei eu esta :p

Tudo parecia bonito, até me lembrar de fazer update. Agora entro no X e abre so um clock + firefox + consola. Ora que é feito do gnome? andei prali ah procura nos ficheiros de configuração mas não consigo forçar o gajo a correr o gnome...

kanguru
24-05-2006, 19:34
boas. O problema anterior foi resolvido. Agora uma coisa que me irrita, é que se fechar o ecrã o pc suspende (num portatil). E pior que isso é que ao voltar a ligar, o gajo nao liga o ecrã e sou obrigado a desligar.
O mesmo acontece se eu ficar uns tempos sem mexer no pc o gajo suspende. Onde desligo isso? :S

Acelarado
31-05-2006, 23:52
http://stanton-finley.net/fedora_core_5_installation_notes.html

fica aqui um link que me deu geito na altura para configurar o FC5.

agora vou ver se ponho XGL a funcar nisto...
talvez no fim de semana, se conseguir posto aqui

boas. O problema anterior foi resolvido. Agora uma coisa que me irrita, é que se fechar o ecrã o pc suspende (num portatil). E pior que isso é que ao voltar a ligar, o gajo nao liga o ecrã e sou obrigado a desligar.
O mesmo acontece se eu ficar uns tempos sem mexer no pc o gajo suspende. Onde desligo isso? :S

é como em windows power management!

preferencias-> outras preferencias-> power management

deppois no display-> never
computer -> never

acho que é isso

kanguru
02-06-2006, 02:49
pois.. é que o fedora é tão parecido ao windows que se torna confuso :P Ja não tava habituado a distribuições deste tipo.

d3f4uLt
07-06-2006, 10:59
tenho apache, mysql 5.0.18, php 5 ftp ssh mail etc tudo bem configurado, quando vou a instalar o Vbulletin, da-me esta messagem de erro

vBulletin 3.5.4 requires that the MySQL functions in PHP be available. Please ask your host to enable this.
Será que não suporta o mysql 5.0.18?

d3f4uLt
07-06-2006, 15:08
já sei que suporta, o problema é que agora ao instalar o phpmyadmin deu-me o mesmo problema extensão do mysql

phpMyAdmin - Error

Cannot load mysql extension. Please check your PHP configuration. - Documentation

Penso que tenha a ver com qualquer configuração do php.conf ou do httpd.conf mas ñ encontro a solução

Já tive a ver vários casos na net, mas não encontro solução :s preciso de help lol

ps: para windows é necessário isto extension=php_mysql.dll pelo que tive a pesquisar agora para unix ainda não vi nada

thunder
10-06-2006, 21:46
boas ja consegui resolver o prob q tinha no boot e ja tou no ambiente de trabalho do fedora
mt interessante

bsod
11-06-2006, 23:07
Boas, espero não estar a fazer mal a ressuscitar esta thread mas aqui vai:

Tenho actualmente Fedora Core 4 a bombar no meu P3 velhote de casa. No entanto, hoje por acaso vi no bits de alguns dias atrás uma review do FC5... fiquei bastante admirado com o ambiente gráfico. O Gnome daquilo faz parecer muito ubuntu... gostei, sim senhor :)

Mas acham que vale a pena fazer o upgrade? Há uns tempos fiz o upgrade de FC1 ->> FC4 e notei imenso a diferença. Mas acham que vou notar migrando para FC5?

Já agora, tou a pensar em arranjar um laptop antigo e por linux nele... quais devem ser as specs minimas para que ubuntu ou mesmo fedora "light" corra decentemente? Estava a pensar em celeron/p3... e de RAM, quanto +/-?

Obg

Prodigy
12-06-2006, 00:29
Nesse PC corre que nem maravilha, o FC5 está mesmo muito bom, e o yum extender ajuda muito, ou seja está uma distro muito rápida mesmo em máquinas antigas e de fácil utilização, vale a pena.

serejj
12-06-2006, 00:44
sera k e desta k tem suporte para ati? e k ja tentei instalar uma serie de distribuiçoes mas todas elas dao erro. sera k o melhor e fikar pela ms?

Prodigy
12-06-2006, 01:16
O suporte da ATI de drivers para linux é mau :( (Mas suporta), para nvidia é muito porreiro nada a apontar...

Prodigy
12-06-2006, 23:46
http://easylinux.info/wiki/Fedora_frog

Já alguem ouvi falar do Fedora Frog? Ouvi dizer que é uma app que facilita muita coisa em termos de instalação de app's, do estilo yum extender gráfico

instalar
wget -c http://easylinux.info/uploads/frog.tar.gz
tar zxvf frog.tar.gz -C ~

para correr o frog
xterm -e ~/.frog/frog.run

convém fazer a actualização do yum antes de correr o frog

su -c "yum update" -

Metro
13-06-2006, 23:20

Já alguem ouvi falar do Fedora Frog? Ouvi dizer que é uma app que facilita muita coisa em termos de instalação de app's, do estilo yum extender gráfico

instalar

para correr o frog

su -c "yum update" -

Decidi instalar o fedora e seguir isto.
De updates foram 500MB. Depois com o frog pelo que me apercebi sacou 215 pacotes e agora mais 156. Ao todo acho que vai dar 1GB.
Para já não deu erros. A velocidade que está a sacar é uma desgraça. Já não estou habituado a isto:)

Gostei muito do anaconda. Já não me lembrava de como é engraçado.

Next step instalar isto no portatil se correr bem aqui no VMware:)

Edit:

Escolhi instalar o Gnome e KDE. Já me arrependi.

iStarTAC
13-06-2006, 23:30
Para drivers nVidia e ATI no Fedora Core o melhor é usar os repositoris da livna: http://rpm.livna.org/ e fica muito mais facil.

Prodigy
13-06-2006, 23:40
Metro,

Instalar o Gnome e KDE no fedora não é grande ideia lol, Gnome chega e sobra (E até o acho bastante mais bonito e funcional que o KDE), sacou-te tanta coisa assim? ou instalas-te tudo o que havia? lol quanto ao frog ainda tem umas coisas engraçadas, já meti o Wireless noutra máquina a bombar tudo 5* estou a adorar esta distro, quanto à velocidade de sacar pelo frog é exelente, tens que repositorios? os default?

Metro
14-06-2006, 03:03
Metro,

Instalar o Gnome e KDE no fedora não é grande ideia lol, Gnome chega e sobra (E até o acho bastante mais bonito e funcional que o KDE), sacou-te tanta coisa assim? ou instalas-te tudo o que havia? lol quanto ao frog ainda tem umas coisas engraçadas, já meti o Wireless noutra máquina a bombar tudo 5* estou a adorar esta distro, quanto à velocidade de sacar pelo frog é exelente, tens que repositorios? os default?

Tens razão. Até pq ficam a aparecer tudo o que é programa nos menus do gnome misturados. Isso resolve-se com o alacarte mas pronto.

Mas quanto ao frog.
Sim instalei aquilo tudo por ali abaixo pq os limites de download não são problema. O problema é que apesar disso não consigo ver .avi nem wmv.
A história do yum e do yumex para quem está habituado a debian não diz muito.
Mas não era suposto com o frog ficar com tudo instalado?

Os repositórios não mudei nada. Li que há repositórios incompatíveis pelo que não mexi em nda. Se tiveres por ai uma lista de repositorios para eu usar:)

O aspecto visual está brutal. Nada a haver com o Ubuntu.

J[PT]
14-06-2006, 03:22

instalar

para correr o frog

su -c "yum update" -

Pagina 3 deste mesmo Tópico...

Já la tinha isso
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=970064&postcount=47

Para mim até ver é a unica distro de Linux que está no meu portatil

Já instalei Ubuntus ETC ETC mas esta foi sempre a que ficou...

Metro
14-06-2006, 03:29
Pagina 3 deste mesmo Tópico...

Já la tinha isso
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=970064&postcount=47

Para mim até ver é a unica distro de Linux que está no meu portatil

Já instalei Ubuntus ETC ETC mas esta foi sempre a que ficou...

Mas eu usei o frog...
E fiz o update antes como está nas instruções.
Mas depois do frog continuo sem ver avis.
Eu tb tenho aqui o portatil prontinho para instalar o Fedora. Experimentei com o VMware para ver se gostava.

Prodigy
14-06-2006, 11:37
Eu vejo pelo Mplayer, tens ele instalado?

Se não..

pwd de root
su -

instalar
yum -y install mplayer mplayer-skins mplayer-fonts

abrir o Mplayer e fecha a seguir e fecha o terminal
gmplayer

abre o terminal em user normal
gmplayer

tens aqui links para os plugins

http://fedoranews.org/tchung/mplayerplug-in/3.25/
http://fedoranews.org/tchung/mplayerplug-in/3.25/mplayerplug-in-3.25-1.fc5.i386.rpm

pwd de root
su -

instalar (* fica o nome do ficheiro)
rpm -Uvh *.rpm

tens aqui mais codecs adicionais tais como os win32codecs, or

pwd de root
su -

instalar
yum install mplayerplug-in

yum --enablerepo=atrpms install w32codec

http://www4.mplayerhq.hu/MPlayer/releases/codecs/

Quanto aos repositorios também uso os default, o frog também actualiza-os.
Aconselho-te a usar também o yumex (Yum Extender) e o Kyum

yumex
yum install yumex

kyum
yum install kyum

Metro
14-06-2006, 13:39
instalar
yum install mplayerplug-in

yum --enablerepo=atrpms install w32codec

Falha aqui.
Não queria fazer asneira agora... Pensava que o frog instalava os codecs todos:(

Coloca aqui a tua sources.list para ver o que me falta.
O que preocupa é os avisos com as sources incompatíveis...

Prodigy
14-06-2006, 13:54
Quando instalas-te o Mplayer, instalas-te os plugins? só ai ele devia dar... e essa parte que falha é por causa de um repositorio, mas também não há problema, tens ai o link para sacar os codecs em zip e tar.bz2, tens ai tudo.

Prodigy
23-06-2006, 18:40
Fedora Core 6 Test 1 (5.90) Now Available

The Fedora Project announces the first release of the Fedora Core 6 development cycle, available for the i386, x86_64, and ppc/ppc64 architectures, including Intel based Macintosh computers. Beware that Test releases are recommended only for Linux experts/enthusiasts or for the technology evaluation, as many parts are likely to be broken adn the rate of change is rapid.
http://fedoraproject.org/wiki/Core/Schedule
Test 2 is scheduled for release July 19, marking the developmental freeze of the Fedora Core 6 release. No new features after this point. It is important that we get your help in testing, reporting and suggesting fixes for bugs, and directing the technological improvements we attempt with this release of Fedora Core. Please direct bugs to http://bugzilla.redhat.com, product Fedora Core, Version fc6test1. As always, be sure that your bug is not already fixed by updates and search for existing bugs before filing.

Downloads
=========
DVD, CD and network installation are available. Please read the Important Warnings below in this announcement for more details.

http://torrent.fedoraproject.org/
The recommended method of download is via BitTorrent from this site.

http://fedora.redhat.com/Download/mirrors.html
HTTP, FTP, and RSYNC downloads are available from Fedora Project mirrors listed above. Note that not all mirrors may be synced at this time.

Notable Features of FC6 Test 1
==============================
* Support for the Intel based Macintosh platform, see
http://fedoraproject.org/wiki/FedoraOnMactel
* ipv6 support in the installer
* scim-bridge for improved i18n input
* puplet applet for update notifications
* new printing system (new system-config-printer, cups 1.2, new GTK+ printing technology)
* gnome 2.15
* kde 3.5.3
* 1600+ Extras packages conveniently available via yum

Já saiu o test 1, mas até sair a final ainda faltam uns bons meses, ainda a 5 chegou :P

sweetcadi
27-06-2006, 19:03
la instalei isto..em modo grafico encalhou,la teve de ser em modo texto..até ai tudo bem..agora fez reboot e aconteceu me uma coisa muito estupida..pede me o login..mas eu nao pus nenhum nome nem nada..só o que coloquei foi uma root password quando pedida..de resto nao fiz nada..nem pus username..ja carreguei no enter a ver se isto arrancava mas nao..que faço a isto?:'(

Eu tb tenho o mesmo problema:tive de instalar em modo de texto o Fedora Core 5. Já consegui criar novos utilizadores, no entanto n consigo fazer o login com esses utilizadores nem passar para o GNOME.
(Sou muito novata nestas coisas e n sei trabalhar em Linux...) O que é que eu faço para fazer login como outro utilizador e para passar para o GNOME?

Obrigada

Prodigy
27-06-2006, 20:08
su -

pwd

adduser user grupo

login user

start x

Exprimenta a ver se consegues... se não pode-se estar a passar algo com o Xorg

MaxDamage
11-07-2006, 01:10
Comecei agora a mexer no FC5, de modos que há montes de coisas para as quais ando à procura de resposta, entre as quais:

- Como é que se "navega" com o Nautilus com permissão permanente (tipo always on) ? Há uma data de pastas em que nao tenho permissão para fazer nada, apesar de eu ser único user e, portanto, o admin do sistema (penso eu..)

- Durante a instalação nao seleccionei package nenhum (o GUI default era o GNOME), escolhi a opção de definir mais tarde (depois da instalação). Depois de tudo instalado, vou a Aplications -> Add/Remove Programs, escolho o que quero pôr e tirar, mas depois as alterações só são feitas se tiver ligado à net. Não há maneira de fazer isto acedendo directamente ao dvd do fedora ?

[knap]
11-07-2006, 12:17
- Como é que se "navega" com o Nautilus com permissão permanente (tipo always on) ? Há uma data de pastas em que nao tenho permissão para fazer nada, apesar de eu ser único user e, portanto, o admin do sistema (penso eu..)

Escreves

sudo nautilus

no Terminal.

Um utilizador normal não é o administrador, já viste o perigo que era andares sempre como administrador? Administrador em Linux é o user chamado root.

MaxDamage
12-07-2006, 00:00
Hmmm ok. E não é possivel fazer um login oi coisa parecida como "root" para não ter que inserir constantemente (ou quando for preciso) no terminal ?

edit: como o comando que deste, tenho o erro:

Xlib: connection to ":0.0" refused by server
Xlib: No protocol specified

(nautilus:2260): Gtk-WARNING **: cannot open display:
[root@localhost ~]#

tnh k ir investigar lol :rolleyes:

[knap]
12-07-2006, 00:20
Hmmm ok. E não é possivel fazer um login oi coisa parecida como "root" para não ter que inserir constantemente (ou quando for preciso) no terminal ?

edit: como o comando que deste, tenho o erro:

tnh k ir investigar lol :rolleyes:

Sim podes aceder, penso que não tens isso com auto-login certo? Em vez do teu user escreves root (é este o nome do user) se pedir password e não tiveres definido nenhuma na altura da instalação usa a mesma do teu user ''normal''.

Mas faz isto apenas para resolver eventuais problemas, uma situação pontual. Não é seguro estares sempre logado como root (administrador).

Quanto à questão do nautilus tenta isto

su (enter, vai-te pedir a password, fazes o mesmo como no caso do login como root.)
Nautilus (enter)