Formatar disco sem instalar SO

BoNNber_1904

Power Member
Sei que é um tema já falado,mas não encontrei resposta ao meu problema.

Tinha um disco parado que decidi voltar a usar.
Liguei-o como slave,ao iniciar o win foi detectado,e quando clico nele,aparece uma mensagem a dizer que o disco não se encontra formatado e se quero formata-lo.
Experimentei e ao chegar mesmo ao fim,aparece um aviso a dizer que a formatação não pode ser concluída.

O disco terá algum problema?

Para tirar as duvidas queria formata-lo(sem instalação de SO),mas só conheço através da disquete de arranque.
O problema é que a minha floopy está estragada.

Há alternativas?


Desde já obrigado.
 
Daniel Maia disse:
ele percebeu isso?:)


Faltou-me por um smiley :D ....


de qualquer modo o que não faltam é boot cds para esse tipo de coisas ...


Ultimate boot cd, hirens boot cd, até uma mini distro daquelas que cabem numa disquete que suporte o comando fdisk fazem isso ;)
 
steelballzz disse:
eu pelo menos não:-D

até julguei k o teu teclado estivesse marado....j\k.....rotfl

já agora explica lá isso


Bem, basicamente não sei se sabes, mas uma formatação de baixo nivel, daquelas mesmo boas em que limpam tudo sem deixar vestigios ( até marcações de bad sectors limpam :-D ) consiste em escreveres 0's (zeros) no disco todo.


Em linux o o dispositivo virtual /dev/zero consiste em loops infinitos de 0's binarios.

cat é um comando que serve para concatenar strings ou ficheiros, geralmente usado para visualizar o conteudo dos mesmos ( tipo "cat ficheiro1" = mostra o conteudo do ficheiro1, "cat ficheiro1 >> ficheiro2" = junta o conteudo do ficheiro1 ao final do ficheiro2. Ha muitas formas de o fazer esta é uma delas).

/dev/hda é o primeiro disco instalado no pc (é discutivel, mas geralmente um disco instalado como master no ide primário é instalado em linux como sendo /dev/hda).

fazendo cat /dev/zero > /dev/hda, guess what ? enches o disco de 0's ...

Em teoria isto deve funcionar ... por acaso nunca testei ;)
 
Obrigado pela ajuda.
Consegui "formatar" o disco,mas no fim a resposta foi a mesma.
"A formatação não pode ser concluída.Disco provavelmente danificado"

Há alguma coisa a fazer...tipo ferramenta para tentar reparar o disco?
Ou o melhor é esquecer?
 
BoNNber_1904 disse:
Obrigado pela ajuda.
Consegui "formatar" o disco,mas no fim a resposta foi a mesma.
"A formatação não pode ser concluída.Disco provavelmente danificado"

Há alguma coisa a fazer...tipo ferramenta para tentar reparar o disco?
Ou o melhor é esquecer?


tenta os utilitarios do hiren's boot cd usa o utilitario da tua marca de discos, e tenta um surface scan...
 
Back
Topo