View Full Version : Modem Barbatana de Tubarão (3Com) e Netcabo MEGA8

BeRnA
12-03-2006, 23:04
Alguem tem a modem barbatana de tubarão (3Com) da netcabo e a velocidade 8 Megas?
Tenho este modem e não consigo ultrapassar na rede da PT Multimedia a velocidade de 400 kbytes por segundo.
Penso que se deve ao facto da interface deste modem ser apenas de 10 MegaBits Half-Duplex. Gostava de ter a opinião de outros users netcabo com este modem antigo.
Obrigado.

Goldfinger_Guy
12-03-2006, 23:13
Alguem tem a modem barbatana de tubarão (3Com) da netcabo e a velocidade 8 Megas?
Tenho este modem e não consigo ultrapassar na rede da PT Multimedia a velocidade de 400 kbytes por segundo.
Penso que se deve ao facto da interface deste modem ser apenas de 10 MegaBits Half-Duplex. Gostava de ter a opinião de outros users netcabo com este modem antigo.
Obrigado.

A partida suporta 8 megas o que não suporta é docsys 2.0 e por esse motivo brevemene vao-te trocar o CM

cpufreak
14-03-2006, 01:32
Exactamente a tvcabo vai proceder à troca dos modems a utilizadores que ainda tem os velhinhos 3com e elsa entre outros. penso que recebas um mail ou uma carta com essa informação nos próximos tempos senão liga para o CAC e pergunta.

Cumps

xupetas
14-03-2006, 09:16
A partida suporta 8 megas o que não suporta é docsys 2.0 e por esse motivo brevemene vao-te trocar o CM

Alias... suporta até 34 mbits... o problema eh mesmo o docsis

BeRnA
14-03-2006, 11:23
Alias... suporta até 34 mbits... o problema eh mesmo o docsis Mas repara, o modem até podia suportar até 50 MBits, a partir do momento em que a interface com a placa de rede é de 10 MBits e ainda por cima Half-Duplex vai estar sempre limitado.

Balthar
14-03-2006, 13:09
Vão trocar ao ppl que tenha em aluguer ou a todos independentemente da modalidade que aquiriram o CM????

Goldfinger_Guy
14-03-2006, 14:59
se tu ainda pagas aluger axo que é por que queres eles segundo sei tiram isso na boa, pelo menos a mim liguei pra la e tiraram, e pelo dizem por ai tão a trocar a tds

Goldfinger_Guy
14-03-2006, 15:00
até podes ficar com o barabatana para recordação se te trocarem sem pagares nd

Balthar
14-03-2006, 15:01
se tu ainda pagas aluger axo que é por que queres eles segundo sei tiram isso na boa, pelo menos a mim liguei pra la e tiraram, e pelo dizem por ai tão a trocar a tds
Eu não pago aluguer dai a pergunta, como o modem é meu poderiam não trocar.

xupetas
14-03-2006, 17:06
Mas repara, o modem até podia suportar até 50 MBits, a partir do momento em que a interface com a placa de rede é de 10 MBits e ainda por cima Half-Duplex vai estar sempre limitado.

A placa de rede dele é 100 mbits fullduplex

fmvl
14-03-2006, 17:59
A placa de rede dele é 100 mbits fullduplex

Infelizmente não é, o maximo é os 10mb com full duplex, e com resultados desastrosos para a ligação à net.

Tambem queria saber mais info sobre a troca dos modems??
Quem comprou o modem, se fizer a troca não vai ter uma surpresa desagradável na conta da netcabo (aluguer do novo modem)?

blastarr
14-03-2006, 18:57
Eu recuso-me a pagar aluguer de um novo modem.
O meu Elsa já está mais que pago há anos (e está no contrato que ele ficava para mim ao fim de 24 meses, so...).

Se eles quiserem trocar, só com a garantia de que o novo é melhor, tem interface Ethernet como o Elsa (o meu não me tem dado problemas, é bastante fiável) e não tenho de pagar aluguer de nada.

Facies
14-03-2006, 19:09
Eu recuso-me a pagar aluguer de um novo modem.
O meu Elsa já está mais que pago há anos (e está no contrato que ele ficava para mim ao fim de 24 meses, so...).

Se eles quiserem trocar, só com a garantia de que o novo é melhor, tem interface Ethernet como o Elsa (o meu não me tem dado problemas, é bastante fiável) e não tenho de pagar aluguer de nada.

Actualmente ja nao é cobrado o aluguer do modem, alias o equipamente é gratuito , o cliente so paga 25e pela activaçao do serviço.abraço

BeRnA
14-03-2006, 19:25
A placa de rede dele é 100 mbits fullduplex Hummm, olha que não, eu tenho um dos mais antigos (dos que não têm interface usb) e são de 10 MegaBits Half-Duplex.
Em testes reais não se consegue ultrapassar os 500 kbytes/s, isto valores já testados por mim e confirmados por outros utilizadores que tambem usam este modem... O que é uma pena, porque é uma peça bonita de se ter à vista :)

kanguru
15-03-2006, 00:18
o meu elsa tb é 10Mbit half-duplex e não passa de 530kb's e estou com 8Mbit/s portanto parece ser problema mesmo na interface modem-pc.

Blastarr os modems actuais acho que não sao usb pq senão duvido mt que conseguisses usar os 8Mbit :P por isso para pior um gajo não salta. Mas que o elsa é um belo modem la isso é, nunca tive assim problemas com ele. So é pena "comer" um bocado da banda de upload.

blastarr
15-03-2006, 00:32
o meu elsa tb é 10Mbit half-duplex e não passa de 530kb's e estou com 8Mbit/s portanto parece ser problema mesmo na interface modem-pc.

Blastarr os modems actuais acho que não sao usb pq senão duvido mt que conseguisses usar os 8Mbit :P por isso para pior um gajo não salta. Mas que o elsa é um belo modem la isso é, nunca tive assim problemas com ele. So é pena "comer" um bocado da banda de upload.

Se o modem tivesse USB 2.0 (480mbps), se calhar já não era assim... ;)
A carga na CPU é que seria tramada a altas velocidades e muitas ligações simultâneas.

No meu caso o Elsa nem tem problemas com o upload, mas o defeito principal é o sobreaquecimento (não perde o sinal, mas nem podemos tocar na caixa que se sente logo o calor nos dedos).
Em termos de construção, já não se fazem modem's assim "heavy-duty", com caixa toda em metal, interruptores dip-switch e tudo.

cpufreak
15-03-2006, 00:33
Acho que os modems que a netcabo vai fornecer aos clientes que ainda possuem os antigos 3Com e ELSA são os Thomson 400 e qualquer coisa (não me lembro bem qual o modelo). Mas para terem mais certezas ou aguardem por amanhã que eu meto aqui um post ou então liguem para lá.

Cumps.

xupetas
15-03-2006, 08:41
Hummm, olha que não, eu tenho um dos mais antigos (dos que não têm interface usb) e são de 10 MegaBits Half-Duplex.
Em testes reais não se consegue ultrapassar os 500 kbytes/s, isto valores já testados por mim e confirmados por outros utilizadores que tambem usam este modem... O que é uma pena, porque é uma peça bonita de se ter à vista :)

ethtool eth0
Settings for eth0:
Supported ports: [ TP MII ]
Supported link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full
100baseT/Half 100baseT/Full
Supports auto-negotiation: Yes
Advertised link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full
Advertised auto-negotiation: Yes
Speed: 100Mb/s
Duplex: Full
Port: MII
PHYAD: 1
Transceiver: internal
Auto-negotiation: on
Current message level: 0x000000c5 (197)
Link detected: yes

Facies
15-03-2006, 12:23
Acho que os modems que a netcabo vai fornecer aos clientes que ainda possuem os antigos 3Com e ELSA são os Thomson 400 e qualquer coisa (não me lembro bem qual o modelo). Mas para terem mais certezas ou aguardem por amanhã que eu meto aqui um post ou então liguem para lá.

Cumps.

sao os Thomson 425
podem ser ligados por usb 1.1 ou ethernet

quanto ao facto de ser usb 1.1 .. chega e sobra..

kanguru
15-03-2006, 12:27
a partir de quando é que começam a distribuir os modems pro pessoal? enviam para casa ou vem cá um tecnico? se viesse um tecnico até era porreiro, assim fazia logo um checkup à ligação, sinais etc.

Goldfinger_Guy
15-03-2006, 15:39
quando contactas o SAC os eles verificam a lista de modens para troca se o teu cm estiver na lista, enviam 1 tecnico.

BeRnA
15-03-2006, 17:10
ethtool eth0
Settings for eth0:
Advertised link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full
Speed: 100Mb/s
Duplex: Full
PHYAD: 1
Current message level: 0x000000c5 (197)
Link detected: yes Definitivamente não temos então o mesmo modem:

Settings for eth1:
Advertised link modes: 10baseT/Half
Speed: 10Mb/s
Duplex: Half
PHYAD: 32
Supports Wake-on: d
Wake-on: d
Current message level: 0x00000007 (7)

xupetas
15-03-2006, 21:26
Definitivamente não temos então o mesmo modem:

Settings for eth1:
Advertised link modes: 10baseT/Half
Speed: 10Mb/s
Duplex: Half
PHYAD: 32
Supports Wake-on: d
Wake-on: d
Current message level: 0x00000007 (7)

Que placa de rede tens nisso? tou a achar mto estranho

BeRnA
16-03-2006, 01:12
A placa é uma placa RealTek RTL8139 100 MegaBits, até pq se a ligar ao hub directamente trabalha a 100. Tenho um amigo que tambem tem um modem igual a este e tambem trabalha a 10 MBits Half Duplex... Alias, por causa disso, trouxe cá a casa outro modem e liguei-o aqui e o link fica a 100 MegaBit Full-Duplex, mas como é obvio não se consegue registar na rede...

xupetas
16-03-2006, 09:46
A placa é uma placa RealTek RTL8139 100 MegaBits, até pq se a ligar ao hub directamente trabalha a 100. Tenho um amigo que tambem tem um modem igual a este e tambem trabalha a 10 MBits Half Duplex... Alias, por causa disso, trouxe cá a casa outro modem e liguei-o aqui e o link fica a 100 MegaBit Full-Duplex, mas como é obvio não se consegue registar na rede...

F*cking Wierd.... mas pronto... tb tou a espera de um tommyson pq o meu modem ta com problemas...

JP--
10-03-2007, 14:30
Eu também tenho uma barbatana 3Com e velocidades acima dos 500Kbs/s é mentira. Inclusive ao usar o DAP, num download, não consigo fazer mais nada com a net, e o download não se aguenta muito tempo.

Andei a vasculhar e vi que convém forçar a ligação a 10mbits/half-duplex nas propriedades da placa de rede para não haver conflitos, que podem haver caso esteja em "Automatico". Alguém me confirma?

De resto, para resolver isto vou ter mesmo que trocar de modem não é?

Goldfinger_Guy
11-03-2007, 02:55
So trocando o Modem, uma vez que ou é half ou full duplex não tens possibilidade de alterar e não há nada que possas fazer na placa de rede para melhorar essa situação.

Arrakis_Dune
11-03-2007, 03:03
Troca, basta mail para cliente@netcabo ou telefonema para o centro de atendimento, mal haja disponibilidade tens lá um técnico..

Eu nem morto vou trocar o meu Us robotics :D

So quando pifar :P

JP--
11-03-2007, 11:11
Eu nem morto vou trocar o meu Us robotics :D

So quando pifar :P

É mesmo isso, eu estava a ver é se haveria hipóteses de continuar com este modem. Nunca me deixou ficar mal, design que fica mesmo bem ao lado do monitor e já o tenho há uns belos anos.

Mas também quero aproveitar os speeds que estou a pagar, talvez não me mandem um pedaço de plástico a substituir o sharkfin. :-D

Anyways, posso ficar com ele não é?

Goldfinger_Guy
11-03-2007, 20:48
É mesmo isso, eu estava a ver é se haveria hipóteses de continuar com este modem. Nunca me deixou ficar mal, design que fica mesmo bem ao lado do monitor e já o tenho há uns belos anos.

Mas também quero aproveitar os speeds que estou a pagar, talvez não me mandem um pedaço de plástico a substituir o sharkfin. :-D

Anyways, posso ficar com ele não é?

Sim, podes.

xupetas
12-03-2007, 09:51
Mas repara, o modem até podia suportar até 50 MBits, a partir do momento em que a interface com a placa de rede é de 10 MBits e ainda por cima Half-Duplex vai estar sempre limitado.

tipo isso dá 10 mbits independente do facto de ser half ou full duplex. n tens percas por ai.

bravo12v
12-03-2007, 10:06
Tneho em Lisboa um modem desses que foi comprado quando se fez a instalação, no ano passado fizemos upgrade de acordo com uma promoção esporadica (para a empresa onde o meu sogro trabalha), e solicitei que procedessem a troca de modem, então a resposta que ouvimos foi que como o modem era nosso, não o trocavam por equipamento novo, teriamos de o adquirir à parte. Espero muito sinceramente que a Netcabo tenha mudado de poitica sobre troca de equipamento.

abraços

Goldfinger_Guy
12-03-2007, 19:41
Tneho em Lisboa um modem desses que foi comprado quando se fez a instalação, no ano passado fizemos upgrade de acordo com uma promoção esporadica (para a empresa onde o meu sogro trabalha), e solicitei que procedessem a troca de modem, então a resposta que ouvimos foi que como o modem era nosso, não o trocavam por equipamento novo, teriamos de o adquirir à parte. Espero muito sinceramente que a Netcabo tenha mudado de poitica sobre troca de equipamento.

abraços

Levaste tanga isso é à borliu

Goldfinger_Guy
12-03-2007, 19:42
tipo isso dá 10 mbits independente do facto de ser half ou full duplex. n tens percas por ai.

Até podia suportar 1Gbit, MAS ESSE MODEM NÃO SUPORTA O DOCSYS QUE VAI SER IMPLEMENTADO

xupetas
12-03-2007, 20:26
Até podia suportar 1Gbit, MAS ESSE MODEM NÃO SUPORTA O DOCSYS QUE VAI SER IMPLEMENTADO

suponho que saibas que FALAR EM CAPS É CONSIDERADO FALTA DE EDUCAÇÃO.

E ps: o docsis 2 já está implementado desde agosto do ano passado.... :) e a norma é retrocompativel.
Na pratica a mudança é devido a novos tweaks de QOS para controlo extra nos modems e nas cordas. Os modems antigos (USR e/ou Elsa) o QOS tinha que ser estático e ao nivel do modem. Nos novos a coisa é mais space age e já é dinamica sendo partilhada entre o CMTS para evitar congestionamento da celula e o modem para garantir a melhor conectividade possivel em relação á banda disponivel.

Ps2: é docsis não é DOCSYS :lol:

Goldfinger_Guy
12-03-2007, 22:00
suponho que saibas que FALAR EM CAPS É CONSIDERADO FALTA DE EDUCAÇÃO.

E ps: o docsis 2 já está implementado desde agosto do ano passado.... :) e a norma é retrocompativel.
Na pratica a mudança é devido a novos tweaks de QOS para controlo extra nos modems e nas cordas. Os modems antigos (USR e/ou Elsa) o QOS tinha que ser estático e ao nivel do modem. Nos novos a coisa é mais space age e já é dinamica sendo partilhada entre o CMTS para evitar congestionamento da celula e o modem para garantir a melhor conectividade possivel em relação á banda disponivel.

Ps2: é docsis não é DOCSYS :lol:

docsis 2.0 está implementado desde agosto de 2006 em que rede na da netcabo não é de certeza.

xupetas
13-03-2007, 10:47
docsis 2.0 está implementado desde agosto de 2006 em que rede na da netcabo não é de certeza.

é na rede da netcabo sim. desde agosto e os primeiros testes começaram em janeiro desse ano.
alias... para veres como as migrações foram concluídas o ceon já morreu e foi substituído pelo sigma...
a maior parte do pessoal técnico não tem esta visibilidade mas a mudança já foi efectuada á mto.

Goldfinger_Guy
13-03-2007, 14:34
é na rede da netcabo sim. desde agosto e os primeiros testes começaram em janeiro desse ano.
alias... para veres como as migrações foram concluídas o ceon já morreu e foi substituído pelo sigma...
a maior parte do pessoal técnico não tem esta visibilidade mas a mudança já foi efectuada á mto.

Não, a rede netcabo está em 1.1

xupetas
13-03-2007, 14:57
Não, a rede netcabo está em 1.1

Nope... a rede da netcabo está a 2.0