View Full Version : Revista PROGRAMAR - Tópico oficial

kingdom
02-03-2006, 17:13
Boas,

Foi lançada há cerca de uma semana pela comunidade Portugal-a-Programar (www.portugal-a-programar.org) a primeira edição da revista PROGRAMAR, dedicada exclusivamente á programação. A comunidade esteve vários meses a preparar a primeira edição e espera que esta traga mais gente pronta a contribuír para o desenvolvimento da programação em Portugal.

Espero que gostem da comunidade e da revista. Acho que este tipo de iniciativas são louváveis e espero que todos os programadores da TechZonePT possam dar o seu contributo, quer no forum, quer para a revista.

Download: Revista PROGRAMAR - 1ª edição Março 2006 (http://revistapap.hugosoft.net)
Página oficial da revista: http://www.portugal-a-programar.org/revista

vbmaster
02-03-2006, 17:26
Eh eh eh, não deixem de dar uma vista de olhos pois está excelente...

Muitas mais virão... e contamos também com a vossa ajuda para melhorar o trabalho iniciado.

Fiquem bem ;););)

Alone I Break
02-03-2006, 17:32
Parece-me haver um problema no host do .pdf.

Jintro
02-03-2006, 17:34

Sim, também não estou a conseguir descarregar o pdf :(.

kingdom
02-03-2006, 17:43

Tentem novamente que já está disponível.:)

Se por acaso não der mais uma vez, esperem um pouco e dêem outro click que voltará a dar. Existe muita gente a aceder ao servidor e isso torna-o mais lento...

kronos
02-03-2006, 18:06
Já saquei e gostei muito da iniciativa...

Só dei uma vista de olhos mas de certeza que vou ler com mais calma.
Excelente projecto e pareceu-me realmente bem conseguido, quando tiver lido dou a minha opinião mais ponderada sobre os conteúdos.

De qualquer forma mtos parabéns a todos os que contribuem para este projecto.

turbulence
02-03-2006, 18:06
Parabens pela iniciativa!

BlindMan
02-03-2006, 18:31
Excelente iniciativa... Tem bom aspecto! A nível de conteudos, dou uma sugestão:

Uma página de cada linguagem (C, Java, etc... (façam uma votação para saberem que linguagem a malta mais gostava de ver e aprender)

e

Lembrem-se que nem todos têm as noções de inicio de programação. Se estão a começar agora e se conseguem ter todas as "revistas" disponiveis para download, podiam ensinar C, Java, (...) do inicio ;)

Força com isso!

eyeliner
02-03-2006, 19:47
Grande iniciativa. Parabéns.

kingdom
02-03-2006, 20:08
Excelente iniciativa... Tem bom aspecto! A nível de conteudos, dou uma sugestão:

Uma página de cada linguagem (C, Java, etc... (façam uma votação para saberem que linguagem a malta mais gostava de ver e aprender)

e

Lembrem-se que nem todos têm as noções de inicio de programação. Se estão a começar agora e se conseguem ter todas as "revistas" disponiveis para download, podiam ensinar C, Java, (...) do inicio ;)

Força com isso!

Farei com que todas as sugestões cheguem á equipa que edita a revista. A nossa comunidade está á procura de mais membros para ajudarem na elaboração da revista e no desenvolvimento da comunidade.

Quanto a essa sugestão, devo desde já dizer que a vamos adoptar, não de uma forma tão linear como sugeriste, mas através da qualificação de artigos por diferentes graus de programador. Por exemplo, programadores com menos experiência terão artigos na revista dedicados aos conteúdos que mais abordam (Pascal, VB, iniciação na algoritmia,etc); já os programadores médios terão artigos sobre PHP,C#, artigos informativos e curiosidades das linguagens, etc; os programadores avançados verão tambem artigos avançados disponíveis sobre Python, C++,Java,POO, entre outros.

Desta forma pretendemos que a revista sirva de algo para todos os utilizadores.

E não se esqueçam que todos os artigos são importantes, venham de que membros vierem.:)

Cumps

NoMercy
03-03-2006, 11:58
Ok, o anuncio desta parceria entre a Techzone e o Portugal-a-Programar está aqui: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=911722#post911722

tugadigital
03-03-2006, 22:56
Grande iniciativa por mao deste exelente pessoal

Parabens :x2:

Flake
03-03-2006, 23:10
Mas a revista é para pessoal que não percebe nada de programação e quer começar do zero? Ou é já para geeks??

vbmaster
03-03-2006, 23:17
Mas a revista é para pessoal que não percebe nada de programação e quer começar do zero? Ou é já para geeks??

Talvez não tenha sido a ideia que foi deixada transparecer nesta primeira edição... mas a nossa ideia, e o que nos vamos esforçar por realizar, vai ser abranger todos os utilizadores na revista.

Desde aqueles que nada sabem, para que possam aprender um pouco, até aqueles que já têm bons conhcimentos e podem aprender algo de mais avançado.

Por exemplo nesta edição tinhas fundamentos de algoritmia como iniciação.... ;)

Fica bem ;) ;) ;)

kingdom
03-03-2006, 23:41
O vbmaster disse tudo...

Por exemplo nesta edição tinhas fundamentos de algoritmia como iniciação....

Exacto. Fui eu que escrevi o artigo. Acredita que vamos tentar fazer com que a revista seja equilibrada para novos programadores, médios e programadores avançados.:)

TuxBoss
04-03-2006, 00:58
Curti.
Kudos para os envolvidos.

A minha unica critica é a nivel de layout. Se estiverem a pensar em lançar também em papel percebe-se que algumas coisas falhem quando em formato digital, se não, acho que podiam ter um nadinha mais de cuidado com introdução das fotos e o espaçamento do texto, haviam algumas situações em que tornava o texto um pouco complicado de ler (por exemplo na página 10 a introdução dos gráficos "fragmentou" um pouco os textos.
Fora este pequeno promenor que pode ser um pouco melhorado na minha opinião, está um projecto extremamente bem conseguido.
Parabéns a todos os envolvidos mais uma vez.

kingdom
04-03-2006, 01:55
TuxBoss de facto um dos 'defeitos' desta primeira edição foi a falta de espaçamento entre os textos e as imagens. Foi uma sugestão já dada por alguns utilizadores, quer daqui da TechzonePT (por pm) quer no nosso fórum.

Seja como for, obrigado pelas congratulações...:)

Radeon Force
04-03-2006, 02:15
Por alguma coisa eu patrocino o Portugal@Programar, site excelente mesmo, o kingdown é uma excelente pessoa e com muita ambição para tornar o seu projecto num dos maiores a nivel nacional.

Adorei este novo projecto da revista:)

pvtjoke: TRANCE 4 EVER:)

kingdom
04-03-2006, 11:58
Thanks Radeon. Por alguma razão temos tido sucesso com a revista. O facto de estarmos alojados na PTServers tem contribuído a mãos largas para tal...:)

HecKel
04-03-2006, 13:42
Mt bom mesmo ;) Tal como já foi referido, a unica critica mais negativa que aponto é o layout. Tudo o resto achei excelente, principalmente a ideia :)

Nunca pensei que uma revista sobre programação pudesse ser tão bem elaborada, fiquei tão surpreendido com a inicitiva como com o resultado, parabéns ;)

abraços, HecKel

PS-> Já andei a divulgar a revista e o vosso fórum pelo pessoal do meu curso :p

kingdom
04-03-2006, 13:54
Mt bom mesmo ;) Tal como já foi referido, a unica critica mais negativa que aponto é o layout. Tudo o resto achei excelente, principalmente a ideia :)

Nunca pensei que uma revista sobre programação pudesse ser tão bem elaborada, fiquei tão surpreendido com a inicitiva como com o resultado, parabéns ;)

abraços, HecKel

PS-> Já andei a divulgar a revista e o vosso fórum pelo pessoal do meu curso :p

Divulgar o forum pelos meios universitários é um dos objectivos que temos a atingir desde a formação. Desde já o nosso obrigado, HecKel.:)

kingdom
06-03-2006, 18:30
Devo avisar que estamos já a trabalhar na segunda edição e que todos os artigos são bem-vindos. Assim sendo, se tiverem algum artigo de programação que pretendam que incluamos na próxima edição da revista, acedam ao forum Portugal-a-Programar (http://www.portugal-a-programar.org/forum) e deixem lá o vosso artigo.:)

kingdom
01-05-2006, 23:18
Boas,

Foi lançada a 2ª edição da revista PROGRAMAR. Como alguns membros já devem saber, esta revista é desenvolvida pela comunidade Portugal-a-Programar (www.portugal-a-programar.org), uma comunidade que tem menos de um ano de idade e tem tido um crescimento fabuloso. A comunidade lança a revista sobre a forma de .pdf de modo a que todos tenham acesso á mesma. Em breve disponibilizaremos uma errata online, onde todos os utilizadores poderão dar o seu contributo na correcção de erros. Aceita-se tambem mais pessoal para integrar a equipa de desenvolvimento da revista, assim como mais programadores a contribuir para o crescimento da comunidade.

Link oficial: Revista PROGRAMAR- 2ª edição Maio 2006 (http://revistapap.hugosoft.net/main.php?label=z.Revista)
Mirror alternativo: Revista PROGRAMAR - 2ª edição Maio 2006 (http://www.sergiosantos.net/revistaprogramar2_maio.pdf)

Espero que gostem desta segunda edição, espero por comentários e espero que tenham em conta que esta foi desenvolvida por amadores que não recebem lucro algum (a não ser o próprio prazer de ter estas iniciativas, tão raras no nosso país).

Tenham bom proveito e espero que aprendam qualquer coisa.:)

Radeon Force
02-05-2006, 00:28
Já a estive a le-la e esta muito boa, deathseeker ou kingdom lol se calhar vamos dar-te um pouco mais de espaço para o site:)

kingdom
02-05-2006, 16:47
Já a estive a le-la e esta muito boa, deathseeker ou kingdom lol se calhar vamos dar-te um pouco mais de espaço para o site:)

Isso era algo fantástico que havemos de discutir com mais pormenor noutra altura. Aqui na TechzonePT assino como kingdom. :)

Obrigado, espero por mais feedback.

neonlight
02-05-2006, 17:01
emenda só o link do url , ta com um ) a mais , quando se clika la da burado =P

cumps

HecKel
02-05-2006, 20:03
Sobre isso dos "colaboradores"..., como é que podemos sugerir artigos? Ainda não vi esta edição visto que estou uma beca apressado..., portanto espero n estar a falar de algo que já foi falado :p No entanto estou em elaboração de um artigo sobre LaTeX que gostaria de vos propor para uma próxima edição..., agora a questão "Como?"

Já estou registado no fórum, mas sou mais um "leitor" do que participante..., provavelmente existe alguma secção especifica para isso que me tenha escapado..., as minhas visitas são pouco regulares :( (o que pretendo ir mudando)

abraços, HecKel

PS -> Depois dou feedback desta edição e vou "publicitar" no fórum do meu curso (engªInformática)

neon_prannock
02-05-2006, 22:53
É fácil sugerir artigos, basta entrares em contacto com um dos reponsáveis, como o kingdom ou eu. Podes enviar-nos um mail, mandar-nos uma PM neste ou no fórum da P@P, postar no fórum na secção correspondente, ou, finalmente, usar o mail de contacto que aparece na segunda página ao fundo.

Obrigado, pelos comentários e agradecemos qualquer publicidade :)

kingdom
03-05-2006, 15:53
emenda só o link do url , ta com um ) a mais , quando se clika la da burado =P

cumps

Obrigado. Já está corrigido.

Sobre isso dos "colaboradores"..., como é que podemos sugerir artigos? Ainda não vi esta edição visto que estou uma beca apressado..., portanto espero n estar a falar de algo que já foi falado No entanto estou em elaboração de um artigo sobre LaTeX que gostaria de vos propor para uma próxima edição..., agora a questão "Como?"

Já estou registado no fórum, mas sou mais um "leitor" do que participante..., provavelmente existe alguma secção especifica para isso que me tenha escapado..., as minhas visitas são pouco regulares (o que pretendo ir mudando)

Como o neon_prannock disse, basta entrares em contacto comigo ou com ele pelo fórum (sou o deathseeker25 no P@P:) ) e pedir acesso á área privada da revista. Acontece que estamos a reformular a equipa e a ver quem realmente tem capacidade e disponibilidade para sugerir artigos. No entanto, todos os interessados continuam a ser bem-vindos, todos os utilizadores do fórum podem postar artigos na secção para esse efeito lá no fórum.

PS -> Depois dou feedback desta edição e vou "publicitar" no fórum do meu curso (engªInformática)

Espero então pelo feedback e obrigado desde já pela publicidade. :)

HecKel
03-05-2006, 16:22
Boas!

Como já sabes o link do fórum, mandei-te na pm pelo P@P, podes ver que já a outra edição foi publicitada :)

O feedback pode vir já :p

Curti bastante da ideia do VB, foi a linguagem de programação que me fez progredir mais, a facilidade de fazer "coisas" engraçadas de forma fácil foi um grande passo para começar a brincar e a tentar fazer mais e melhor, tal como referem na revista a curiosidade é algo genial para quem começa a programar, até mesmo para um programador mais "calejado".

Sobre a parte do PHP, tenho uma critica a fazer..., achei que poderiam ter dado mais enfase ao PHP do que deram, visto que é uma linguagem em GRANDE ascensão poderia ter tido um maior protagonismo na revista, diria mesmo que poderia ter sido a linguagem escolhida para a capa.

A parte da introdução à programação de jogos foi uma aposta mt bacana, de facto esse artigo consegue atingir a camada mais jovem (juntamente com o primeiro artigo do KidsProgramming), desenvolver o interesse pela programação à camada mais jovem é necessário ter cuidado para não se ser "secante", e acho que conseguiram um bom artigo, já agora uma sugestão para uma próxima edição, programação com Legos :) Existe algures aqui na TZ uma thread sobre isso...

Sobre a parte de Linux, o XGL foi interessante terem colocado na revista, visto que se trata de uma novidade já bastante falada na net achei que foi bom não terem desenvolvido demais esse assunto, iria tornar esse artigo maçador demais visto que existe já muitos artigos e informação sobre o mesmo, desta forma despertam o "bichinho" para quem não conhece e não metem palha a mais para quem já conhece :)

Em geral gostei bastante desta edição, continuem :) Vou tentar dar uma colaboração mais activa para a próxima edição, com sorte ainda sai algum artigo meu :p

abraços, HecKel

kingdom
03-05-2006, 16:55
Na realidade já tinha sido acordado que o VB seria o tema de capa logo no fecho da edição anterior. O artigo de PHP surgiu umas semanas depois. Na próxima edição talvez possamos dar mais ênfase ao PHP, já que, como tu dizes, é uma linguagem em ascenção e de fácil aprendizagem.

Programação com Legos? Vou investigar isso quando tiver uns minutinhos! :)

Em relação ao artigo, cá ficamos á espera :)

Obrigado pelas sugestões e comentários.

HecKel
03-05-2006, 18:28
Deixa-me dar-te um empurrãozito no teu trabalho de casa :p

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=837008&postcount=16

Podes dar uma olha no resto da thread tb, tens lá mais umas referências interessantes :)

abraços, HecKel

kingdom
03-05-2006, 18:31
Deixa-me dar-te um empurrãozito no teu trabalho de casa :p

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=837008&postcount=16

Podes dar uma olha no resto da thread tb, tens lá mais umas referências interessantes :)

abraços, HecKel

Obrigado pelo empurrão.:)

kingdom
06-05-2006, 11:58
Pessoal estão já abertas as inscrições publicas para o staff da revista: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,2975.0.html.

Quem quiser participar basta ler o tópico.:)

d_pintassilgo
08-05-2006, 12:12
Mais opiniões sobre a 2ª edição..?

dark_splinter
08-05-2006, 15:12
já li a revista e tá muito boa :)

kingdom
10-05-2006, 17:53
já li a revista e tá muito boa :)

Obrigado :)

shello
13-05-2006, 01:32
Vi no dia a seguir de ter sido lançada. dei so uma vista de olhos muito rapida, e está realmente fantástica :)

Parabéns a todos os envolvidos. Estão a desempenhar um excelente trabalho!

Cumps

kingdom
14-05-2006, 02:15
Obrigado shello. :)

Jogador
15-05-2006, 15:47
Sim senhor esta revista aparenta ter pernas pra andar.
E que tal por exemplo porem no site da revista uma directoria para as pessoas doarem dinheiro para que a revista seja impressa (como um empurrãozinho)? Dessa forma a revista iria ser mais conhecida. E depois compensavam as pessoas que tinham doado dinheiro com numeros da revista gratis. O que acham?

MAdKulhas
15-05-2006, 20:47
A revista está mesmo muito boa! Só soube agora da sua existência e surpreendeu-me bastante haver tal iniciativa :)

Vão em frente!

kingdom
20-05-2006, 00:55
Sim senhor esta revista aparenta ter pernas pra andar.
E que tal por exemplo porem no site da revista uma directoria para as pessoas doarem dinheiro para que a revista seja impressa (como um empurrãozinho)? Dessa forma a revista iria ser mais conhecida. E depois compensavam as pessoas que tinham doado dinheiro com numeros da revista gratis. O que acham?

Boas,

Como deves compreender manter as impressões da revista de 2 em 2 meses não se realizar através de doações. Como tal, o melhor que nos pode acontecer é sermos anexados por outra revista de maior renome, isto é, lançarem-nos de 2 em 2 meses como um suplemento. Mesmo assim, acho que a revista perderia um pouco da divulgação e a "pica" para o projecto não seria a mesma. Fazer uma revista, escrever textos para uma revista sabendo que esta é grátis e destinada á aprendizagem de uma comunidade é algo que só quem escreve consegue sentir. É algo que nos realiza, como redactores e como membros de uma comunidade.

A revista está mesmo muito boa! Só soube agora da sua existência e surpreendeu-me bastante haver tal iniciativa

Vão em frente!

Obrigado pelos incentivos, MAdKulhas.:)

kingdom
28-05-2006, 12:56
Não tem directamente a ver com a revista, mas venho por este meio avisar que a comunidade Portugal-a-Programar faz hoje um ano de existência.

Parabéns Portugal-a-Programar!

http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,3451.0.html

linkcr
28-05-2006, 19:41
Não secção das dúvidas existe um erro. (1º dúvida)

O problema está relacionado com a linkagem de bibliotecas (falta delas :P) e não com a inclusão de headers...

kingdom
28-05-2006, 22:28
Não secção das dúvidas existe um erro. (1º dúvida)

O problema está relacionado com a linkagem de bibliotecas (falta delas :P) e não com a inclusão de headers...

Boas,

Desde já obrigado por reportares o erro. É algo que já conhecíamos, confesso, e que já está registado como erro oficial. :)

kingdom
01-07-2006, 00:33
http://www.portugal-a-programar.org/forum/Themes/safbluerc1/images/smflogo.gif

Mais dois meses passaram desde a última edição e a redacção constítuida por membros fixos e inúmeros volúntários da revista PROGRAMAR da comunidade portugal-a-programar.org continua a evoluir no sentido de melhorar o trabalho que têm vindo a efectuar, tentando chegar ao máximo número de indivíduos possíveis dentro do ramo da programação, mesmo até a quem nunca nisso se aventurou.

É sincero desejo da comunidade que todos gostem e aprendam bastante com esta terceira edição, e que, dentro de dois meses, estejam ansiosos pela 4ª.

Sem mais demoras:

Thread oficial no portugal-a-programar.org: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,4074.0/topicseen.html

Download da Revista Programar (clicar na imagem):

http://img45.imageshack.us/img45/8683/semttulo1sh.jpg (http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/edicoes)

Tenham preferência por dar o feedback no site oficial.

HecKel
01-07-2006, 01:10
:)

Aqui está a minha primeira intervenção na revista :) Foi baseada no artigo que já tinha escrito anteriormente aqui na TZ, só que mais trabalhado e mais aprofundado :)

De uma forma bastante suspeita, tenho a dar os parabéns pelos restantes artigos que acho que ficaram muito bem concebidos ;)

abraços, HecKel

kingdom
01-07-2006, 12:22

Aqui está a minha primeira intervenção na revista :) Foi baseada no artigo que já tinha escrito anteriormente aqui na TZ, só que mais trabalhado e mais aprofundado :)

De uma forma bastante suspeita, tenho a dar os parabéns pelos restantes artigos que acho que ficaram muito bem concebidos ;)

abraços, HecKel

Sim, o teu artigo de LaTeX e o teu contributo no desenvolvimento da revista foi algo muito útil para esta edição.:)

Precisamos é de mais gente com esta capacidade...

shello
01-07-2006, 21:30
HecKel, os meus parabéns, o teu artigo, pelo que li um pouco verticalmente está optimo :)
Parabéns ao resto da equipa da Programar pelo empenho em fazer uma revista online assim ;)

Cumps

P.S: Também vou dar la um salto ao P@P para dar feedback :P

iGama
01-07-2006, 23:06
uma revista que já leio da 1ª edição , mt bom :)

vbmaster
30-08-2006, 00:45
Revista PROGRAMAR - 4ª edição - Setembro 2006
http://www.revista-programar.info/

http://www.revista-programar.info/images/ed4.png (http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/edicoes/Revista_PROGRAMAR_-_4a_edicao_Setembro_2006.pdf)
CLICA para download

Boas,

Como é habitual, apresentarmos orgulhosamente o fruto de mais dois meses de trabalho intensivo por parte de toda uma comunidade.
Os users não se cansam em nos ajudar neste projecto de uma revista sobre programação em português de Portugal completamente gratuita, facto que nós agradecemos. De qualquer maneira estamos abertos ao contributo de todos e desejamos ver a vossa partipação na proxima edição - Em Novembro.

Espero que gostem.

P.S.: Usem o seguinte thread no fórum oficial para feedback: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,5348.0.html

HecKel
30-08-2006, 01:35
hummm, sou suspeito para comentar :P

Apenas posso dizer que li tudo antes de vocês :205:

abraços, HecKel

caprr
30-08-2006, 01:51
atenção que essa revista é a pagar e todos os downloads que façam devem transferir 1€ para a minha conta que eu depois divido com os outras outras pessoas que participaram na revista...

:D:D

Radeon Force
30-08-2006, 02:01
Ja dei uma vista de olhos e mais uma vez esta excelente, ainda me lembro como o começa-mos a patrocinar a nivel de alojamento o P@P e ainda tinha poucos visitantes mas sempre soube que havia ali uma boa base e bastante empenho do seu dono o DeathSeeker, ate hoje nao me arrependo nada da decisão que tomei com o N3ro:) e será com certeza uma parceria para durar e durar.

@deathseeker: Trance Rules:D

Favas
30-08-2006, 02:45
/me curva-se perante o ppl do P@P

(é "curva-se" mas nada de bichanices hein! :joker: )

Hipnoted
30-08-2006, 09:09
Excelente revista!

Recomendo a todos os jovens programadores!

Parafuso
30-08-2006, 11:06
Bela Iniciativa e já sou um assíduo leitor desta revista.

Muitos Parabéns pelo trabalho! ;)

_skin_
30-08-2006, 16:59
Eu também sou suspeito no entanto penso que esta foi mesmo a melhor edição da revista quer a nível de conteúdo quer a nível de design. Por isso penso que toda a organização da revista está de parabéns. Parabéns a nós :-D.

Com os melhores comprimentos,
Skin (João Pereira)

Gurzi
02-09-2006, 21:09
Pois é...

A revista é como se fosse o "querido " do Portugal a Programar...

Está muito boa e nota-se o trabalho da malta :P

um grande abraço a todos..

É disto que Portugal Precisa...

CR9
04-09-2006, 16:23
Excelente!

Gostei muito de ler a revista, continuem! :)

kingdom
08-09-2006, 01:22
Ja dei uma vista de olhos e mais uma vez esta excelente, ainda me lembro como o começa-mos a patrocinar a nivel de alojamento o P@P e ainda tinha poucos visitantes mas sempre soube que havia ali uma boa base e bastante empenho do seu dono o DeathSeeker, ate hoje nao me arrependo nada da decisão que tomei com o N3ro:) e será com certeza uma parceria para durar e durar.

@deathseeker: Trance Rules:D

Obrigado pelos elogios (para quem não sabe deathseeker25 = kingdom :) ).

A revista está melhor que nunca. Conseguimos manter o gráfico de qualidade numa linha ascendente e assim continuará na próxima edição.

@Radeon Force: Em relação ao Trance, sinto que somos cada vez mais e mais fortes. Há que fazer chegar este som em força ao nosso país. Não falo do psy, mas sim de outros géneros como o Euro, o Vocal, o Uplifting, o Hardcore e o EuroDance. Mas isto é conversa para outra thread. Trance 4ever, Raving 4ever :)

Radeon Force
08-09-2006, 01:30
Obrigado pelos elogios (para quem não sabe deathseeker25 = kingdom :) ).

A revista está melhor que nunca. Conseguimos manter o gráfico de qualidade numa linha ascendente e assim continuará na próxima edição.

@Radeon Force: Em relação ao Trance, sinto que somos cada vez mais e mais fortes. Há que fazer chegar este som em força ao nosso país. Não falo do psy, mas sim de outros géneros como o Euro, o Vocal, o Uplifting, o Hardcore e o EuroDance. Mas isto é conversa para outra thread. Trance 4ever, Raving 4ever :)

Agora essa radio tem que ir em frente:) , com novo servidor para breve ficara alojado connosco:)

Bem ja li a revista toda de cima a baixo e muito interessante mesmo.

Parafuso
11-09-2006, 10:35
Boas !!!

Já agora sugiro que coloquem em Sticky a revista PROGRAMAR, pode ser muito útil e acessível para todos os membros do Forum.

Um abraço,
Parafuso

kingdom
16-09-2006, 00:55
Boas !!!

Já agora sugiro que coloquem em Sticky a revista PROGRAMAR, pode ser muito útil e acessível para todos os membros do Forum.

Um abraço,
Parafuso

Boa sugestão....Subscrevo...:)

dark_splinter
16-09-2006, 01:10
A revista tá muito boa comecei agora a ler .... vejo que puseram mais conteudo do que nas primeiras edições que tinham apenas meia duzia de paginas (n sei quanto a 3ªedição ainda n li).... :)...

Quem sabe daqui a uns anos em vez de fazer-mos downloads temos de comprar nas bancas :joker:

xteves
17-09-2006, 02:09
Desde já quero vos felicitar por tão nobre iniciativa. Acho que era importante que toda a comunidade de programadores portugueses podessem ter acesso desde á muito a uma revista da especialidade. Muitos parabens e continuem com o bom trabalho.

Um abraço

vbmaster
03-11-2006, 23:57
Revista PROGRAMAR
Edição 5 - Novembro
http://www.revista-programar.info/images/ed5.png (www.revista-programar.info)
(clica para download)

Boas,

Uns poucos de dias mais tarde que o costume, devido a alguns precalços e perfeccionismo nosso, mas aqui está, mais uma vez, a edição bi-mensal da revista da comunidade Portugal-a-Programar.

Esperemos que gostem, e que entrem no espírito desta comunidade, pois todos estão convidados a nós ajudar neste projecto. Para isso basta dirigirem-se ao fórum, à secção da Revista PROGRAMAR.

Até à próxima.

iGama
04-11-2006, 00:08
Mais uma boa edição, tive pena de não poder contribuir para esta, mas dezembro aproxima-se ;)

Parabens a equipa mais uma vez :)

Hipnoted
04-11-2006, 09:35
Parabéns a todos os envolvidos na revista. Esta 5ª edição é a melhor de todas !

Continuação de bom trabalho...

Strone
04-11-2006, 17:07
gosto muito da revista.. e' uma boa iniciativa.. continuem :D

xgOd
04-11-2006, 19:22
Gostei da revista, é sempre bom ver alguém a querer partilhar conhecimentos mas nestas coisas da programação há que ter atenção aos pequenos erros para não confundir os novatos nestas andanças. Dei uma rápida vista de olhos e notei uns errozitos no código de javascript...
<html><head>
<script language=”Javascript”>
Var x=1000;
Var y=18;
Soma=x+y;
</script>
</head><body>
<script language=”Javascript”>
document.write(soma);
</script>
</body></htmlNeste caso esqueceram-se do > no final do </html>
O var é uma palavra reservada e é case sensitive, assim como o nome das variáveis também o é. Cuidado também ao escrever código no Word, devido às aspas. Outra coisa: o atributo language já está deprecated (http://www.w3schools.com/tags/deprecated.htm) no HTML 4.01 e não é suportado em XHTML 1.0 Strict DTD. O código final correcto seria:
<html>
<head>
<script type="text/javascript">
var x=1000;
var y=18;
soma=x+y;
</script>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
document.write(soma);
</script>
</body>
</html>
São pequenos erros mas fazem toda a diferença e para os que andam a aprender não fritarem a cabeça há que ter atenção a estas coisas :)

kingdom
05-11-2006, 01:02
Estamos de parabéns por mais uma excelente edição da revista PROGRAMAR. Se o objectivo era melhorar o nosso trabalho, foi atingido. :)

vbmaster
31-12-2006, 00:11
Revista PROGRAMAR
Edição 6 - Janeiro

http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/images/ed6.png (http://www.revista-programar.info/front/edition/6)
(clica para download)

Boas,

Mais dois meses passaram sobre a anterior edição de Novembro e, mais uma vez, só temos razões para estar satisfeitos, cada vez nos é mais fácil elaborar, organizar, decidir e por fim, oferecer a todos os portugueses uma revista gratuita com um leque variado de artigos dentro da área de programação e informática em geral, sem comprometer a qualidade.
Quem está de parabéns? Todos aqueles que se dedicam e que, sem qualquer benefício, tentam cada vez mais melhorar este projecto.

Se tudo o que realizassemos neste país tivesse este espírito... ;)

Hipnoted
31-12-2006, 01:30
Mais uma excelente revista da maior comunidade de programação em Portugal. :D

Já tive oportunidade de a ler a só tenho uma coisa a dizer: A melhor de sempre!

Recomenda-se a sua leitura... :P

s00n
03-01-2007, 22:02
Possante!!!

vbmaster
04-03-2007, 14:17
Revista PROGRAMAR
Edição 7 - Março

http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/images/ed7.png (http://www.revista-programar.info/front/edition/7)
(clica para download)

Nesta Edição:

Programação em WML;
Programação Orientada a Aspectos: AspectJ;
Sockets Berkely em C;
Redes CAN;
Tecnologias: Multi-Core
Iniciação ao C;
Estatísticas em PHP;
GNU/Linux: Ambientes Gráficos em sistemas de fraco desemphno;
Segurança: Pharming

Enfim, mais dois meses e mais uma edição da revista PROGRAMAR.

Mas uma vez esperamos que os temas sejam do vosso agrado e possam encontrar na revista um meio para estenderem os vossos conhecimentos, ou para se iniciarem nalguns dos mundos que vamos expondo.

De referir que apesar de tudo, o sucesso desta revista é feito pelos utilizadores que voluntariamente nela participam, portanto, sintam-se livres de se juntar ao projecto e transmitir os vossos conhecimentos a todo o país. Para tal, é só mesmo ir ao www.portugal-a-programar.org (secção da Revista PROGRAMAR).

Até daqui a dois meses. ;)

Site oficial: www.revista-programar.info

s00n
04-03-2007, 15:16
Great work!

Todos de parabéns...

lets read it.

Hipnoted
04-03-2007, 19:02
Esta revista está cada vez melhor.

Parabéns aos envolvidos, nós esperamos ansiosamente pela próxima edição. :P

dark_splinter
05-03-2007, 02:31
já tive a ler .... tá muito boa está edição :)

oozeusoo
08-03-2007, 14:48
Boa dica,
como estou pensando em me iniciar em nesta área,
apesar de ser tão noob ao ponto de não conhecer nem ao menos a lógica da programação,
estou baixando as 07 edições.

s00n
08-03-2007, 20:35
Boa dica,
como estou pensando em me iniciar em nesta área,
apesar de ser tão noob ao ponto de não conhecer nem ao menos a lógica da programação,
estou baixando as 07 edições.

Não estão necessariamente por ordem em termos de crescimento do nível de programação. São artigos soltos, alguns deles com seguimento em edições seguintes.

Hipnoted
09-05-2007, 01:25
Revista PROGRAMAR
Edição 8 - Maio

http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/images/ed8.png (http://www.revista-programar.info/front/edition/8)
(clica para download)

Nesta Edição:
Windows Vista Tour;
Estatísticas em PHP - Parte II;
Java Native Interface (JNI);
Apresentação da linguagem de programação LUA;
Introdução ao CSS
Segurança em Sistemas Distribuídos;
Introdução ao C - Parte II;
Protocolo SPI: Pics e periféricos ;
Ubuntu 7.04 - Feisty Fawn
Mais dois meses de trabalho e mais uma edição que eu considero excelente. Apesar desta edição saír mais tarde do que o que é costume, a qualidade da mesma fala por si. A organização da equipa da revista está também mais apurada: o sistema de organização imposto anteriormente começa finalmente a dar bons frutos na medida em que permite que se cumpram prazos a nível de entrega de artigos e tudo o mais.

Site oficial: http://www.revista-programar.info (http://www.revista-programar.info/)

legion
09-05-2007, 01:59
Mais uma excelente edição. Obrigado a toda a equipa do Portugal-a-Programar.

E já tem uma "review" do Feisty Fawn...:)

cump's

BlkLotus
09-05-2007, 03:06
Parece-me estar muito porreirinha!!

Só dei uma vista de olhos, amanha vejo melhor (ja tou cheio de sono)... :009:

Só tenho a dizer, PARABÉNS por mais uma edição com qualidade em português.

Cumps

p3dro
09-05-2007, 03:26
keep up the good work!

vbmaster
08-07-2007, 13:35
Revista PROGRAMAR
Edição 9 - Julho

http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/images/ed9.png (http://www.revista-programar.info/front/edition/9)
(clica para download)

Nesta Edição:

AJAX + PHP;
Framework CakePHP;
Sistema Básico de Templates em PHP;
Criar um RSS Feed em PHP + MySQL;
Programação em Ambiente Gráfico: Circular GT;
Compilar, testar e detectar erros em C em Linux;
Olimpíadas Nacionais da Informática 2007;
Web 2.0;
Tecnologia de Identificação por Frequências Rádio ;

Boas,

Sinto-me feliz por termos realizado mais uma edição. Acho que é até a edição em que mais feliz me sinto por termos conseguido. Julgo que nesta edição enfrentamos algumas dificuldades que nem na fase de formação da revista PROGRAMAR tínhamos enfrentado: até duas semanas antes do lançamento da revista, havia falta de artigos e quase tivemos de recorrer a artigos de reserva, ;)
Mas felizmente isso não aconteceu, tudo acabou por se resolver da melhor forma e conseguimos reunir um bom leque de artigos que certamente espicaçarão a curiosidade do leitor. Um agradecimento especial ao Miguel Pais aka vbmaster e ao Joel Ramos aka _JR_ pela energia com que enfrentaram os problemas que surgiram e pelo trabalho que têm estado a desenvolver no projecto da revista PROGRAMAR.

Os artigos são de qualidade e certamente estarão do agrado dos utilizadores. Todos esperamos que sim. Se tiverem alguma sugestão a dar sobre qualquer pormenor que queiram reportar relativamente a todas as edições da revista, assim como ideias para a melhorar, etc, devem fazê-lo nesta thread: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=13472.0 ou, alternativamente, mandando uma mensagem de mail com a sugestão para revistaprogramar@portugal-a-programar.org.

Um último apelo: leiam e divulguem a revista. Só com a vossa ajuda é que conseguiremos expandir a nossa lista de leitores. Imprimam, enviem por e-mail, enfim, façam o que estiver ao vosso alcance para divulgar este projecto. :thumbsup:

Até à próxima edição.

Ruia Maia aka deathseeker_25
Administrador do Portugal-a-Programar

Site oficial: http://www.revista-programar.info

Conde
08-07-2007, 14:22
Boa edição, já estive a dar um olhinho nalguns artigos. Agradou-me especialmente o artigo sobre o dbg.

kingdom
11-07-2007, 11:23
Devo dizer que esta edição está muito boa. Apesar de ter sido trabalhosa, está realmente muito boa. :)

b1t dA3m0n
11-07-2007, 11:51
Muito bem conseguida, mais um bookmark para a minha coleccao :)

Hipnoted
16-07-2007, 19:34
Mais uma vez os artigos têm uma qualidade imensa.

Parabéns a todos os envolvidos e obrigado por escreverem "de graça" conteúdo desse. :)

80sROCK
17-07-2007, 21:11
Excelente.

Só não sei é como que a publicidade ao site não foi censurada...
Deves ter uma boa cunha aqui :)

Parabéns pelo esforço.

HecKel
17-07-2007, 21:41
Yep, temos ;)

Chama-se: Autorização de publicidade e parcerias (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=85534)

HecKel

vbmaster
04-09-2007, 01:07
Revista PROGRAMAR
Edição 10 - Setembro

http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/images/ed10.png (http://www.revista-programar.info/front/edition/10)
(clica para download)

Nesta Edição:

Iniciação ao Assembly x86
Grafos
Serialização de Objectos em JAVA
SmartFox Server
Aplicações .NET em Linux com o Mono
Preço do Código
Segurança
IPSec
Programação em ambiente gráfico CircularGT (2ª parte)

A décima edição desta revista é mais do que um número redondo a ser festejado, representa um passo em frente na experiência de leitura desta vossa revista. Portanto, nesta edição, para além de conteúdo com a qualidade que vos temos habituado, procedemos também a alterações de estrutura e aparência que decerto irão reparar.

Muitas outras páginas têm alterações a nível de conteúdo que, em nossa opinião, tornam esta revista mais profissional e apelativa.

Até daqui a dois meses, então.

Site Oficial: www.revista-programar.info

djthyrax
04-09-2007, 03:06
Já estive a ler a revista, está mesmo muito boa, e em termos de aspecto melhorou muito. :007:
Recomendo. :)

Parabéns a todos os envolvidos, fizeram um trabalho mesmo excelente.:x2:

Hipnoted
12-11-2007, 23:40
Revista PROGRAMAR
Edição 11 - Novembro de 2007

http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/images/ed11.png (http://www.revista-programar.info/front/edition/11)
(clica para download)

Nesta Edição:

Programação concorrente em ambientes UNIX
Object Factories
Introdução ao Haskell
Interfaces Web com JavaHttpServer
Introdução ao XSLT
Vulnerabilidades em Aplicações Web
Introdução à Bioinformática
Entrevista a Graham Glass

Dois meses depois, e apesar do pequeno atraso, aqui está a décima-primeira edição da Revista PROGRAMAR. Mais uma edição, mais um produto do trabalho da grande equipa que continua a sacrificar algum tempo pessoal em prol da divulgação da programação, da equipa que a cada dois meses se esforça por trazer à comunidade lusófona um leque de artigos de qualidade.

Lamentamos desde já a impossibilidade de continuação dos artigos de Grafos e Programação em Assembly. Em contrapartida, nesta edição poderão ler sobre o desenvolvimento de aplicações concorrentes através de system calls em UNIX, utilização e potencialidades do XSLT, vulnerabilidades comuns em aplicações web, entre muitos outros. (http://www.revista-programar.info/front/edition/11)

Até à próxima edição.

Site Oficial: www.revista-programar.info (http://www.revista-programar.info)

Rikazzold
13-11-2007, 18:54
Espectáculo :-D:-D:-D:-D
Esperava ansiosamente por esta edição.
Finalmente já posso fazer o livro de 2007 ^^!!

Cumps.

djthyrax
14-11-2007, 21:00
Eheh, mais uma excelente edição :)

Gostei particularmente do artigo "Vulnerabilidades em aplicações web", porque será? ;D

Pontiac
15-11-2007, 20:44
Parece-me interessante o topico das object factories.

ja ta a sacar! ;)

_reborn_
15-11-2007, 23:50
Omg como fiz o teste de Sistemas Distribuídos esta quarta feira e só agora reparo que esta revista tem bastante bem explicado os forks e a concorrência :(

napalm
16-11-2007, 03:49
Estes tipos podiam-se é aventurar numa edição impressa. Não tinha de se vender na rua, mas acho que um número considerável de pessoas estariam interessadas em receber a revista todos os meses no correio.

p3dro
16-11-2007, 11:15
+ uma edição interessante

keep up the good work!

:003:

vbmaster
21-01-2008, 23:15
Revista PROGRAMAR
Edição 12 - Janeiro de 2008

http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/images/ed12.png (http://www.revista-programar.info/front/edition/12)
(clica para download)

Com um novo ano chega uma nova edição da revista Programar, ainda que um pouco mais tarde do que o esperado. No entanto, a revista continua em grande e em força na tarefa de levar a todos o melhor da programação em português para portugueses. Nesta edição poderá contar com:

Programação Orientada a Objectos em C#
Shell Script
Grafos - 2ª Parte
Abstracção de SGDBs em PHP - AdoDB
Programação Saudável
Faça o seu media center com o GeexBox

Até Março!

mj2p
22-01-2008, 17:04
Esta revista, na minha opinião, merece todo o respeito. E não é por ser em português que deixa de ser uma boa revista. Em Portugal também há bom material sobre programação.

Vá, cumps

p3dro
22-01-2008, 18:13
Nunca é demais relembrar que esta é uma excelente iniciativa.

Keep up the good work!

mj2p
22-01-2008, 18:33
Nunca é demais relembrar que esta é uma excelente iniciativa.

Keep up the good work!

Não só é uma boa iniciativa, como também dão possiblidade a toda a gente de participar nela.

Vá, cumps

Make.Love
22-01-2008, 18:53
ja tive a le-la ... muito boa iniciativa. Estão todos de parabéns! :)

HecKel
22-01-2008, 21:33
Sou uma vergonha :( Ainda não a li :(

A ver se a saco e leio os artigos desta edição ;)

bsod
22-01-2008, 22:25
Está muito bem... vê-se que é planeada com muito cuidado, e tem uma qualidade irrepreensível!

Continuem o bom trabalho! :)

Hipnoted
24-01-2008, 17:41
Está excelente, principalmente o artigo de Programação Orientada a Objectos em C#! :D :D :D

Hipnoted
10-03-2008, 14:41
Revista PROGRAMAR

Edição 13 - Março de 2008

http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/images/ed13.png (http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/edicoes/download13_forum.php)
(clica para download)

A Revista Programar faz 2 Anos e para comemorar nada melhor do que, uma vez mais, lançar a tempo e horas uma nova edição cheia de informação e conhecimento para todos.

Nesta edição poderá encontrar:
- Assinaturas Digitais em XML
- Introdução ao SOAP
- Programação em Lógica com PROLOG
- Algoritmia Clássica em C++
- Manipulação de Ficheiros com Ruby
- Bioinformática - O lado do programador
- Tecnologias Wireless

Mais informação (http://www.revista-programar.info/front/edition/13)

mj2p
11-03-2008, 22:47
Aí está mais uma edição da nossa querida revista programar. O projecto continua com força para andar e prova disso é esta edição recheada, que saíu a tempo e horas.

Nesta edição a maior parte dos artigos são da autoria de user da techzone (:-Dtambém lá tenho um artigozito:-D), tendo sido apresentados temas bastante interessantes.

Não podemos deixar este projecto morrer, por isso espera-se que toda a gente o divulgue.

Vá, cumps

heeven
11-03-2008, 23:11
sim, bom projecto! continuem!

InfluenceX
18-03-2008, 22:25
Muito bom projecto. Continuem...e se possível com mais VB pois nesta edição não houve nenhum artigo.

fnds3000
19-05-2008, 14:51
Revista PROGRAMAR
Edição 14 - Maio de 2008

http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/images/ed14.png (http://www.revista-programar.info/front/edition/14)

Apesar de um atraso de sensivelmente 2 semanas, pelo qual pedimos desculpa aos nossos assíduos leitores, dois meses depois do nosso segundo aniversário, trazemos até vós mais uma edição da Revista PROGRAMAR.

Numa edição que inclui variados temas, encontrará, entre outros assuntos, um artigo sobre interacção com MySQL a partir da linguagem Python, um artigo sobre engenharia de software, uma análise de um livro sobre Python e um excelente artigo sobre network scanning. Poderá ainda ler sobre dois importantes eventos: o Festival Nacional de Robótica o Techdays 2008.

Mais info. (http://www.revista-programar.info/front/edition/14)

vbmaster
02-08-2008, 02:48
Revista PROGRAMAR
Edição 15 - Agosto de 2008

http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/images/ed15.png (http://www.portugal-a-programar.org/revista-programar/edicoes/download15_forum.php)
(clica para download)

Após a alteração dos meses de lançamento para os meses pares, aqui chega a 15ª Edição. Mais um grande trabalho por parte de toda a equipa em prol da divulgação da programação em Portugal.

Nesta edição é possível encontrarmos um artigo sobre o Estado de Visualização em ASP.NET, sobre a criação de um motor de busca com o Lucene e sobre o IPv6, entre outros.

Mais info. (http://www.revista-programar.info/front/edition/15)

SpeedDragon
02-08-2008, 03:57
Great mate! :D

Sempre com boa informação ;)

joaoqalves
02-08-2008, 18:50
Great mate! :D

Sempre com boa informação ;)

Mais um excelente trabalho ;)