View Full Version : Problema grave de aquecimento
tmafcerqueira 01-03-2006, 02:43 Boas
Estou com 1 problema de aquecimento no pc. Quando tenho o pc a foldar a temperatura do CPU sobe para os 45ºC. Isto com a caixa aberta. Sem a caixa aberta o processador torra literalmente. Tenho 1 processador P4 1.4GHz, não estou a fazer qq tipo de overclock. Queria saber se ha alguma solução para este problema sem ter que gastar dinheiro num cooler novo
PS: Uso o belo do ar para arrefecer
Boas
Estou com 1 problema de aquecimento no pc. Quando tenho o pc a foldar a temperatura do CPU sobe para os 45ºC. Isto com a caixa aberta. Sem a caixa aberta o processador torra literalmente. Tenho 1 processador P4 1.4GHz, não estou a fazer qq tipo de overclock. Queria saber se ha alguma solução para este problema sem ter que gastar dinheiro num cooler novo
PS: Uso o belo do ar para arrefecer
nao me parecem temperaturas exageradas sinceramente.
isso ta bom rapaz :) a maioria dos processadores aguenta pelo menos ate os 70 graus,kuando conseguires estrelar ovos em cima da caixa ai sim podes te preocupar.
tmafcerqueira 01-03-2006, 13:44 A Intel diz que para o meu processador a temperatura recomendada é de 40º. O processador de 1 colega meu tava a fazer 60º e levou o pc à loja. La disseram-lhe que tinha 1 processador defeituoso.
Ninguem tem ideias para baixar a temperatura?
Como é que é o airflow dentro da tua caixa? pode ser uma das causas do aquecimento ;)
tmafcerqueira 01-03-2006, 14:19 Tenho a caixa aberta:cool:
A Intel diz que para o meu processador a temperatura recomendada é de 40º. O processador de 1 colega meu tava a fazer 60º e levou o pc à loja. La disseram-lhe que tinha 1 processador defeituoso.
Ninguem tem ideias para baixar a temperatura?
a melhor seria comprar um cooler bom ou um dissipador,mas á soluções mais faceis como tirar a tampa da caixa pa haver mais fluxo de ar,nao ter a divisão muito quente por exemplo akecedores e afins ha e nao esqueçendo a bela da ventoinha de casa a mandar ar la pa dentro :D
bluei16_ 01-03-2006, 14:46 eu acho quente para 1.4ghz. 45º da o meu 3500+ caac2 clockado. vai ver as voltagens na bios... nca se sabe
eu acho quente para 1.4ghz. 45º da o meu 3500+ caac2 clockado. vai ver as voltagens na bios... nca se sabe
isso tem alguma coisa que ver? os TDP de certeza que são MUITO difrentes... que comparação!
eu continuo a achar que para um 478 nao é nada de mais... mas tenta desmontar o cooler limpar o pozinho todo, meter uma pasta termica em condições e montar de novo!
Um p4 1.4 é de certeza 423!
45ºc está normal para isso!
tmafcerqueira 01-03-2006, 16:48 isso tem alguma coisa que ver? os TDP de certeza que são MUITO difrentes... que comparação!
eu continuo a achar que para um 478 nao é nada de mais... mas tenta desmontar o cooler limpar o pozinho todo, meter uma pasta termica em condições e montar de novo! O maior problema é que eu sou 1 nabo em hardware e nao percebo nada disso. Nunca desmontei o cooler. A pasta termica vem de origem(+/-4 anos). Como é que se desmonta o cooler do processador? Ha algum tutorial para isso?
PS: Valores das voltagens(atraves do EVEREST)
Núcleo CPU 1.76 V
+2.5 V 2.50 V
+3.3 V 3.33 V
+5 V 5.03 V
+12 V 12.29 V
No modo de espera +5 V 4.97 V
Bateria VBAT 3.06 V
Debug Info F 34 FF FF
Debug Info T 34 30 39
Debug Info V 6E 9C D0 BB C0 42 F1 (F7)
bluei16_ 01-03-2006, 17:24 O maior problema é que eu sou 1 nabo em hardware e nao percebo nada disso. Nunca desmontei o cooler. A pasta termica vem de origem(+/-4 anos). Como é que se desmonta o cooler do processador? Ha algum tutorial para isso?
PS: Valores das voltagens(atraves do EVEREST)
Núcleo CPU 1.76 V
+2.5 V 2.50 V
+3.3 V 3.33 V
+5 V 5.03 V
+12 V 12.29 V
No modo de espera +5 V 4.97 V
Bateria VBAT 3.06 V
Debug Info F 34 FF FF
Debug Info T 34 30 39
Debug Info V 6E 9C D0 BB C0 42 F1 (F7)
nucleo do cpu 1.76.... eu nao percebo nada de pcs mais antigos e pouco dos novos... de qualquer forma esta aqui quem perceba mais que eu para corrigir mas acho que a voltagem e alta.
"Intel Pentium 4 Processor in the 423-pin Package at 1.30, 1.40, 1.50, 1.60, 1.70, 1.80, 1.90 and 2 GHz (Willamette Socket 423)
Section 2.9 - Table 4 states:
Max Voltage: 2.10 V"
quanto a tirar/por coolers acho que nao tem nada que saber, apesar os antigos serem mais complicados pra mim. ao olhar perceberas como funciona. nao tenho links nem tempo para procurar agora. ve na caixa do processador, pode ser que diga agma coisa ou tenta pesquisar no google
edit: isto deve servir - http://www.devhardware.com/c/a/Computer-Systems/The-Motherboard-Processor-and-Memory/8/
Basicamente é tirares os 4 ganchos, rodares um bocado e ele sai. Se tens dúvidas e receio de estragar, pede a alguem + experiente que to faça, e aí vês logo como tudo funciona.
A voltagem está normal, os willamete têm por vcore default 1.75.
[_Silence_] 01-03-2006, 17:34 nucleo do cpu 1.76.... eu nao percebo nada de pcs mais antigos e pouco dos novos... de qualquer forma esta aqui quem perceba mais que eu para corrigir mas acho que a voltagem e alta.
"Intel Pentium 4 Processor in the 423-pin Package at 1.30, 1.40, 1.50, 1.60, 1.70, 1.80, 1.90 and 2 GHz (Willamette Socket 423)
Section 2.9 - Table 4 states:
Max Voltage: 2.10 V"
quanto a tirar/por coolers acho que nao tem nada que saber, apesar os antigos serem mais complicados pra mim. ao olhar perceberas como funciona. nao tenho links nem tempo para procurar agora. ve na caixa do processador, pode ser que diga agma coisa ou tenta pesquisar no google
edit: isto deve servir - http://www.devhardware.com/c/a/Computer-Systems/The-Motherboard-Processor-and-Memory/8/
A voltagem tá normal para akele CPU.
O sobreaquecimento é do cooler e da massa termica pq eu tenho 1 willamete 1,6Ghz so q n uso cm 1 cooler de cobre e uma massa termica q veio juntamente dava-me 28ºC em full load isto clockado para 1,85Ghz pq stock n sei. :)
Bem, eu tenho aqui um Williamete 1.8@2Ghz com um Spark7+ ("#$"#$ da fan faz um basqueiro danado) e ele aquece bem... No verão chegava aos 60/65ºº na boa... Portanto esses 45º são perfeitamente normais...
WindWalker 01-03-2006, 18:44 Eu ia mais para a mudança de pasta térmica :X é que o meu P4 quando fazia (fazia!!!) 53ºC a 100%, a pasta secava, tornava-se literalmente PÓ e espalhava-se pela MB toda...Se calhar é o que pode ter acontecido por aí. Ah pois, Arctic Silver 5 não seca :P .
E tirar o pó desse dissipador também deve dar uma ajuda, mas não acredito que influencie muito a temperatura (a menos que nunca o tenhas limpo em 4 anos e que entre tanta porcaria pela tua janela como pela minha, pois todas as semanas tenho uma camada considerável de pó no fundo da caixa :D)
(Este Spark7+ cada vez k ligo o pc manda uma nuvem de pó), ahahah tem praí 4 anos e ao pé da janela k tá é uma estrada k levanta mt pó e a caixa tá aberta... E nunca o limpei claro ! rotfl... Quanto à pasta térmica não costuma ficar assim tão má a não ser k seja a de origem...
Mas 45ºC em load não é sobreaquecimento, está normal!
A 45ºc está o meu agora, e em idle. Em full vai aos 65ºc. Who cares?
A 45ºc está o meu agora, e em idle. Em full vai aos 65ºc. Who cares?
Exacto, isto são as temps normais...
WindWalker 01-03-2006, 19:24 A 45ºc está o meu agora, e em idle. Em full vai aos 65ºc. Who cares?
O teu cpu é igual ao meu? É que 45~48ºC faço eu a 100% com as ventoinhas no mínimo :x2:
I guess XP-90C does it well :D
O teu cpu é igual ao meu? É que 45~48ºC faço eu a 100% com as ventoinhas no mínimo :x2:
I guess XP-90C does it well :D
Nope, o meu é um northwood, com um mcx4000 e uma noiseblocker no mínimo. :D
Mas não estamos a falar de Williametes ? É que é isso k o jovem do tópico tem...
Pretender 01-03-2006, 19:36 Para Willamette essa temperatura está mais que óptima.
Se na loja disseram que tinha o processador defeitoso ou o teu amigo percebeu mal (e referiram-se ao dissipador+fan aka cooler) ou então ainda o aldrabaram :P
WindWalker 01-03-2006, 19:37 Nope, o meu é um northwood, com um mcx4000 e uma noiseblocker no mínimo. :D
NB no mínimo...Acho que isso explica tudo :P isso assim é quase um cooler passivo :D
@God_Lx Pois Williamete... (topic off)
Eu pensava que os Prescott's eram os mais quentinhos...É que com cooler de origem eu fazia 52ºC com a voltagem que tenho agora :X
Mas não estamos a falar de Williametes ? É que é isso k o jovem do tópico tem...
Estamos a dar exemplos de que a temperatura do processador dele não está nada elevada.
WindWalker 01-03-2006, 20:20 Estamos? Eu pensava que estava a dar um exemplo de que está demasiado alta :D
tmafcerqueira 02-03-2006, 11:58 Eu tb acho que esta elevada demais. Agora so umas coisas:
1º-O que é 1 willamete? Não faço a minima ideia do que isso seja. Não percebo nada disto
2º-Qual é a melhor pasta termica e quanto é que custa +/-?
3º-Onde é que esta o dissipador de calor. Sei para que serve +/- mas nao faço a minima ideia do aspecto
4º-Alguem me da umas dicas de como desmontar o cooler do meu processador? Aqui fica 1 foto:
http://img59.imageshack.us/my.php?image=dscf00900gv.jpg
Por baixo da ventoinha tem 1 cenas cinzento que nao sei o que é. Alguem sabe? É preciso desmontar para meter pasta termica? Se sim como é que desmonto? Ja agora... Onde é que meto a pasta termica?
Obrigado pela ajuda dada
Willamete é o core do teu processador ( foram os primeiros pentium 4 )
Pasta térmica mete artic ceramic.
O dissipador é o conjunto da ventoinha que tu ves + aquilo que tu chamas de cinzento, que não é nada mais que um bloco de aluminio. Por baixo disso tudo é que está o cpu. A pasta térmica fica entre o cpu e o "bloco" cinzento. Para o tirares é desapertares as "molas" de lado.
Ps: Não te aventures sozinho, vai sair asneira.
steelballzz 02-03-2006, 16:38 Ps: Não te aventures sozinho, vai sair asneira.
depois de estar quase tudo dito queria salientar a ideia acima
conforme o sito onde morares...deves arranjar uma casa de informatica que te mude isso....olha k se deres cabo de board...cpu...ou outra coisa sai-te mais caro do que mandares fazer
cumps
WindWalker 02-03-2006, 17:06 Willamete é o core do teu processador ( foram os primeiros pentium 4 )
Pasta térmica mete artic ceramic.
O dissipador é o conjunto da ventoinha que tu ves + aquilo que tu chamas de cinzento, que não é nada mais que um bloco de aluminio. Por baixo disso tudo é que está o cpu. A pasta térmica fica entre o cpu e o "bloco" cinzento. Para o tirares é desapertares as "molas" de lado.
Ps: Não te aventures sozinho, vai sair asneira.
Tudo dito...Agora preferir a Arctic Céramique à Arctic Silver 5 é que já não sei...Mas eu inclino-me mais para a última :D
EDIT: Se não queres que saia asneira, vê no manual da motherboard ou cpu como desmontar o dissipador ou então procura uns sites onde digam como se faz isso...Eu no meu socket 478 nunca parti nada (pus e tirei umas 5 vezes) e quando cheguei a um 775 parti três fixadores dos 4 :joker:
bluei16_ 02-03-2006, 19:06 e se puderes pede a quem te vai fazer isso para assistires. assim ja ficas a saber
tmafcerqueira 02-03-2006, 20:27 Cuidado com a Linguagem usada para exprimires as tuas duvidas, existem 1001 maneiras de o fazer sem teres que recorrer a esse estilo linguistico.
steelballzz 02-03-2006, 20:33 depende da loja
eu normalmente so cobro o preço do cooler
se for comprado noutro lado é á hora....
tmafcerqueira 02-03-2006, 21:14 So + 1 coisa. Eu usei linguagem ofensiva em cima? Não me lembro do que escrevi mas acho que nao era ofensiva.
Obrigado a todos pela preciosa ajuda dada.
..::MadDog::.. 02-03-2006, 21:38 Cuidado com a Linguagem usada para exprimires as tuas duvidas, existem 1001 maneiras de o fazer sem teres que recorrer a esse estilo linguistico.
So + 1 coisa. Eu usei linguagem ofensiva em cima? Não me lembro do que escrevi mas acho que nao era ofensiva.
Obrigado a todos pela preciosa ajuda dada.
Eu nao referi a palavra "ofensiva" como podes ler, se assim fosse era porque estavas a ofender alguem e nao foi esse o caso.
Foi pelo termo usado, e como deves saber existem regras no forum no que diz respeito ao uso de certos palavrões.
E como foi isso que se passou, eu editei a tua mensagem, foi esse o motivo.
Abraço.
tmafcerqueira 02-03-2006, 23:06 A principio pensei que te tivesses enganado no post mas pronto... Peço desculpa. Não era minha intençao. Alias, nem sei que palavra usei pois nao me lembro muito bem do post. So me lembro que era a perguntar +/- quanto é que custava 1 "estadia" para meter pasta termica e quanto tempo é que o pc ficava la +/-.
Mais uma vez as minhas desculpas
Qualquer pessoa que perceba minimamente do assunto, troca-te os dissipadores, limpa e mete massa térmica nova, nuns minutos.
WindWalker 03-03-2006, 00:27 E levam um bom preço xD é por isso que prefiro ser auto-didacta :P recolho opiniões aqui e faço o resto sozinho...
tmafcerqueira 03-03-2006, 12:04 Eu nao tou é com muita vontade de lixar o CPU, senão ja estava...
Eu nao tou é com muita vontade de lixar o CPU, senão ja estava...
Mas quem é que lixa um cpu a mudar um dissipador :wink:
retiras o dissipador como está escrito no manual dele, retiras o cpu da board, limpas com alcool e algodão a nhanha termica do cpu, poes uma camada fina de nova pasta termica com a ajuda de um cartão (tipo multibanco)limpas o dissipador.
voltas a encaixar o cpu, o dissipador e já está :D simples... qualquer pessoa o faz acredita ;)
tmafcerqueira 05-03-2006, 14:20 Acho que vou confiar na opiniao dos "profissionais"(aqueles que se me lixarem o processador me dão 1 novo:D) e talvez da proxima vez faça eu
Muita gente! Um colega meu meteu-se a fazer oc, aquilo chegou a um ponto em que não arrancava, em vez de fazer clear cmos foi tirar o cpu, e ao mete-lo não abriu aquela patilha do socket e partiu os pinos todos..:wow:
tmafcerqueira 06-03-2006, 23:21 Um colega meu meteu-se a fazer oc, aquilo chegou a um ponto em que não arrancava, em vez de fazer clear cmos foi tirar o cpu, e ao mete-lo não abriu aquela patilha do socket e partiu os pinos todos..:wow:
É o espirito. É por isso que eu nao quero fazer. Pelo menos desta vez. Ja agora, não é preciso tirar o CPU para meter pasta termica.
Ñ há muito mais a dizer.
Muda a pasta termica. Qualquer pasta branca que vem de oferta com os coolers é melhor que o pad original desse P IV.
Garanto-te um ganho de +/- 5º desde que que bem aplicada. Ñ te esqueças de tirar bem a original.
Com um cartão de crédito faz deslizar no sentido das micro-fissuras da base.
Passa com alcool e deixa secar.
A pressão da mola tmb é importante.
Ainda assim acho uma temperatura aceitável, até mesmo para um cpu ligado 24h P/dia
retiras o dissipador como está escrito no manual dele, retiras o cpu da board, limpas com alcool e algodão a nhanha termica do cpu, poes uma camada fina de nova pasta termica com a ajuda de um cartão (tipo multibanco)limpas o dissipador.
voltas a encaixar o cpu, o dissipador e já está :D simples... qualquer pessoa o faz acredita ;)
não é dificil ..é só acontecer o que me aconteceu ,eu é que tive sorte e não parti um unico pin .O que aconteceu foi simplesmente ao puxar o dissipador o CPU veio agarrado graças á artic ceramique que eu lá tinha que fez de cola entre os dois,e tava a retirar o dissipador ainda com aquilo quente já a pensar que poderia acontecer :D
Roadster_Brabus 08-03-2006, 02:57 Isso é normal acontecer.
Comigo acontece-me sempre e nunca parti pino nenhum. Bem tento puxar com jeitinho e rodar o cooler nos poucos milimetros que o consigo mexer para os lados (bate nos suportes do cooler e não mexe mais que 1 ou 2mm...) mas vem sempre colado ao cooler :(
Também uso Artic Ceramique. Será da pasta? Acho que a Artic Silver não é tão pegajosa por isso não deve trazer o cpu colado.
Tenho de experimentar meter Artic Silver ;)
WindWalker 08-03-2006, 16:53 Acho que a Artic Silver não é tão pegajosa por isso não deve trazer o cpu colado.
Uma vez pus tanta AS5 que o cpu veio atrás...E a patilha do socket não estava solta :D ficou intacto mesmo assim...Mas tava tão bem agarrado ao XP-90C :lol: que ficaram lá as marcas de quando tirei o cpu...Tive que o arrastar até ao bordo da base do XP-90C para conseguir tirá-lo :joker:
Isso de vir agarrado deve estar relacionado com a viscosidade das pastas (ver especificações das pastas no site da AS)
|