View Full Version : ajuda !!! water ou air cooler ?

NB.elemenohpee
24-02-2006, 01:44
Gostaria da opnião de vcs sobre a escolha de um sistema de refrigeração eficiente para o computador da assinatura. Vou fazer um overclock nele e estou indeciso em qual peças comprar.

Obrigado

Sway
24-02-2006, 01:51
ganhas muito mais em meter mais um stick de 512 do que a fazer OC... trust me!

quanto á refrigeração... a performance é muito parecida nos dias que correm! depende se queres gastar um balurdio apenas para ter silencio! e que no final de contas o silencio dos coolers a AR ja é bastante!

God_Lx
24-02-2006, 01:55
Investe em mais 512Mb de ram, e numa gráfica melhor, depois preocupa-te com a refrigeração... Um bom cooler a ar será suficiente, mas se quiseres investir mais €'s o Watercooling tem a vantagem do silencio...

Cabalo
24-02-2006, 05:45
Investe em mais 512Mb de ram, e numa gráfica melhor, depois preocupa-te com a refrigeração... Um bom cooler a ar será suficiente, mas se quiseres investir mais €'s o Watercooling tem a vantagem do silencio...
... e da performance.

Sway
24-02-2006, 05:53
... e da performance.

é? a que preço?

hoje em dia para um WC ser superior a um Aircooling ja tem que ser uma coisa muito avantajada e com fans nos radeadores que retira logo a vantagem do silencio!

até o pessoal do WC admite que hoje em dia é assim...

God_Lx
24-02-2006, 10:41
Eu já nem vou entrar nesta discussão de novo... Já disse k temps tenho com a Tornado e batem muitos Watercoolings por aí, claro k tenho barulho, mas não custou 200€...

NB.elemenohpee
24-02-2006, 11:43
Da para vcs colocarem o modelo das peças pra mim poder comprar ou ja ir decidindo o q fazer. Qual o melhor air cooler atualmente zalman, thermalright (xp 90, 97, 120) + fan qual o melhor fan (vantec ???) não ligo pra barulho. Coloquem tbm os modelos de water cooler.

Qto a memoria eu vou comprar mais um pente e uma boa fonte de watts reais.

Obrigado galera muito grato.

God_Lx
24-02-2006, 11:45
Se não ligas mesmo ao barulho, um xp90c + vantec tornado é um excelente par e duvido k haja algo mais performante... Mas também tens o Scythe Ninja que com uma fan mais silenciosa tem excelentes resultados...

De watercooling tens vários Kits da AquaPC bastante bons...

best
24-02-2006, 12:44
é? a que preço?

hoje em dia para um WC ser superior a um Aircooling ja tem que ser uma coisa muito avantajada e com fans nos radeadores que retira logo a vantagem do silencio!

até o pessoal do WC admite que hoje em dia é assim...Admito, faz algum barulho, mas o ruido nao me incomoda muito(durmo ao lado do pc), tenho 4 ventuinhas de 120mm,confesso que á malta ai com aircooling que tem melhores temps ke eu ;)

cumps

God_Lx
24-02-2006, 12:48
Se o ruido não te incomoda (A mim n me incomoda mesmo) para k raio watercooling ? Eu só me interessa watercooling pq tem a possibilidade de quando quero bencher meter o reservatório dentro duma cena de gelo... De resto não me atrai minimamente...

best
24-02-2006, 13:30
Se o ruido não te incomoda (A mim n me incomoda mesmo) para k raio watercooling ? Eu só me interessa watercooling pq tem a possibilidade de quando quero bencher meter o reservatório dentro duma cena de gelo... De resto não me atrai minimamente...Achas ke se pusser ar bom obtenho melhores temperaturas do ke com wc?

cumps

God_Lx
24-02-2006, 13:32
Achas ke se pusser ar bom obtenho melhores temperaturas do ke com wc?

cumps

Não vejo porque não... Não sei que temps tens, mas com um XP90c + Tornado (Caso n keiras saber do barulho) ou com um Scythe Ninja + Fan normal tens temps excelentes, vê reviews por aí com cpu's parecidos...

best
24-02-2006, 13:39
Não vejo porque não... Não sei que temps tens, mas com um XP90c + Tornado (Caso n keiras saber do barulho) ou com um Scythe Ninja + Fan normal tens temps excelentes, vê reviews por aí com cpu's parecidos...em idlle 28~29 em full 42~43 no cpu, o zalman fatalaty ou o ZALMAN CNPS 9500 LED , sera capaz de obter melhores temps?

cumps

Sway
24-02-2006, 13:44
esses nao são os melhores mas com o scythe e com o novo tuniq de certez que tens melhores temps! tens um delta muito grande para WC...

best
24-02-2006, 13:45
esses nao são os melhores mas com o scythe e com o novo tuniq de certez que tens melhores temps! tens um delta muito grande para WC...Desculpa mas nao percebi um delta muito grande para wc?N compreendi!? desculpa :(

cumps

God_Lx
24-02-2006, 13:48
Os Zalman não me cheira... Ultimamente são uma bela treta... Akeles dois k referi (O Scythe caso keiras silencio) são BEM melhores k esse Zalman... Mas com o Zalman as temps iam ser muito parecidas...

O delta é a diferença entre idle-full k costuma ser menos em WC...

best
24-02-2006, 13:51
Os Zalman não me cheira... Ultimamente são uma bela treta... Akeles dois k referi (O Scythe caso keiras silencio) são BEM melhores k esse Zalman... Mas com o Zalman as temps iam ser muito parecidas...

O delta é a diferença entre idle-full k costuma ser menos em WC...Para voces obteria mais margem de oc com o Wc ou com o Scythe ?

PS:CPU: SD3700+ @3000mhz@vcore 1.472

cumps

Radeon Force
24-02-2006, 13:57
Para voces obteria mais margem de oc com o Wc ou com o Scythe ?

PS:CPU: SD3700+ @3000mhz@vcore 1.472

cumps

Na minha opiniao com wc, com wc é capaz de aguentar mais em load com melhores temps do k com air cooling por exemplo.

O wc depende muito da temp ambiente mas na minha opiniao consegues-e melhores temps do k a ar e claro tens a questao do silencio e existem fans que nao se ouvem e se tiverem com controlador ainda melhor, a cintraartida á mais caro claro mas por 200€ ja tens um bom sistema de wc.

best
24-02-2006, 14:00
Na minha opiniao com wc, com wc é capaz de aguentar mais em load com melhores temps do k com air cooling por exemplo.

O wc depende muito da temp ambiente mas na minha opiniao consegues-e melhores temps do k a ar e claro tens a questao do silencio e existem fans que nao se ouvem e se tiverem com controlador ainda melhor, a cintraartida á mais caro claro mas por 200€ ja tens um bom sistema de wc.Es capaz de ter razao, eu gastei á volta de 200€ no meu, mas nao é dos melhores, tb ja foi comprado faz em agosto 1 ano ;)

cumps e thks a todos pela ajuda, mas deixou me tar com wc lol, isto anda mal de finanças....

NB.elemenohpee
24-02-2006, 21:45
o reserator da zalman é bom ?

God_Lx
24-02-2006, 21:45
o reserator da zalman é bom ?

Não.

NB.elemenohpee
24-02-2006, 23:35
xp 120 é bom ?

Qual fan comprar ?

e o hr1 para lga775 ja existe para vender ?

AlmaMater
26-02-2006, 13:04
eu estava a pensar em fazer 1 watercolling po processador.. 1 conjunto Thermaltake Bigwater custa 85€..

Sistema de refrigeração a líquido Thermaltake Bigwater ..
Radiador com 120mm com ventilador
Bomba de elevada performance 400L/hr
Tanque com capacidade de 350cc
Bloco de contacto em cobre com superficie em acrilico

parece-me em conta ;)

Swat
26-02-2006, 13:51
esses kits da TT não valem nada :rcarton:

Existem outros kits de watercooling a esse preço e em termos de qualidade são muito superiores:wow:

Morpheus
26-02-2006, 13:54
Esses bigwater e por ai são um desperdicio de guita, pq para alem de não poderem ser personalizados convenientemente n dão margem para grandes upgrades... no que toca a air cooling, depende... existe mta gente que prefer estar a ouvir uma ventoinha a ganir horas a fio. Eu não. Por isso optei por um sistema de WC á 3 anos e basta-me adicionar algumas coisas (tubos novos, mudar a água, ...) pra mudar de skt 478 (para o qual foi originalmente comprado) para skt 754 ou outro! prezo mto o silêncio especialmente a partir de certas horas, mto embora seja o vizinho barulhento que mete a musica alta mtas vezes por exemplo.

Um bom conjunto WC com uma área aonde não exista um concentração de calor é mto melhor que Aircooling porque:

*Tem maior amplitude térmica , para alem do tempo a que demora a subir a temperatura acima da água do sistema quanto maior for o reservatório mais tempo demora a subir a temp.

*Não tens o ruido absurdo causado pelas ventoinhas do Aircooling...

*Se quiseres brincar ao OC tens mais margem de manobra, claro está isto se o sistema tiver bem montado...

*É mto mais fixe e n incomoda as gajas a ver a novela!

*Em termos de aspecto é bem mais fixe e tem maior personalização...

*Não causa carradas de pó colossais dentro das caixas!

Vitalis
26-02-2006, 19:10
200€ por um kit de wc bom ?

Bloco Nexxxos XP silver
- Radiador Nexxxos Extreme 240 rev2 novo radiador em 9 setembro
- Bomba Eheim S600
- 2m tubo e 6 conectores plug&cool
- 2 fans 120mm com rolamentos
- 2 grelhas 120mm
- 2 potenciometros para controlo das fans
- 2 conversores 3pinos para 4 pinos

tdo isto por 125€

e aqui temos o melhor bloco de wc de agr,dos melhores rads de 240,bomba mto boa ja com deposito e totalmente silenciosas....e podem dizer o q quiserem mas n ha Aircooling superior

Sway
26-02-2006, 19:14
um radeador de 240 nao serve para muita coisa... de certeza que isso versus a minha caixa com fans de 21dba e o meu cooler perdes!

_Rock_
26-02-2006, 20:07
Só não concordo com a bomba.Já tive uma S600 e não gostei nada. Além de fazer muito barulho e vibração,não era nada práctica. Mas enfim,isto é a minha opinião! :)
Abraço

best
26-02-2006, 21:12
Só não concordo com a bomba.Já tive uma S600 e não gostei nada. Além de fazer muito barulho e vibração,não era nada práctica. Mas enfim,isto é a minha opinião! :)
AbraçoEu tenho uma, e estou satizfeito, é verdade vibra muito mas o velcro faz milagres ;)

cumps

_Rock_
26-02-2006, 21:19
Eu tenho uma, e estou satizfeito, é verdade vibra muito mas o velcro faz milagres ;)

cumps
Pois,admito que não tinha o velcro,portanto não sei dizer como fica o ruído após ter aplicado o mesmo. :)
Eu usei outros métodos que não resultaram,como tapates de ratos antigos (daqueles fofos :D) e até esponjas, :lol:

Abraço

Radeon Force
26-02-2006, 21:28
um radeador de 240 nao serve para muita coisa... de certeza que isso versus a minha caixa com fans de 21dba e o meu cooler perdes!

Ou não:x2: , um radiador de 240 para um cpu chega perfeitamente para qualquer cpu.

jfbbms
26-02-2006, 22:19
eu proprio tenho um mora mas isso é completamente á parte
com o ninja por exemplo coloco na duvida se o wc com rad de 120 vale a pena... até porque com
o ninja , um zalman passivo + fan do blue ice 1 e uma fan de 120 s-flex da sony voces tem um
valente sistema de arrefecimento e muito silencioso mesmo.

Este fim de semana tirei o bloco de água da minha 6600 para um vf700 de cobre da zalman
e a grafica a 5v em full tem 46 graus. Com água tinha mais 2 graus da água já vir quente de 3 sitios.

Radeon Force
26-02-2006, 22:24
eu proprio tenho um mora mas isso é completamente á parte
com o ninja por exemplo coloco na duvida se o wc com rad de 120 vale a pena... até porque com
o ninja , um zalman passivo + fan do blue ice 1 e uma fan de 120 s-flex da sony voces tem um
valente sistema de arrefecimento e muito silencioso mesmo.

Este fim de semana tirei o bloco de água da minha 6600 para um vf700 de cobre da zalman
e a grafica a 5v em full tem 46 graus. Com água tinha mais 2 graus da água já vir quente de 3 sitios.

Pois com um de 120, eu na minha opiniao é maior a diferença de temperaturas entre um radiador de 120 para um de 240 do que um de 240 com um de 360.

jfbbms mas claro um so rad para o cpu e grafica nao faz milagres eu considero que para cpu um de 240 e para a grafica um de 120 ja é muito bom e baixa as temps.:x2:

Sway
26-02-2006, 22:33
nao ha duvida que nas graficas o WC é rei e senhor! mas nos processadores ja nao é bem assim.. porque quem tem radeador de 240 ja é um guito fixe que gasta e normalmente usa-o para arrefecer grafica CPu e chipset...

e nao me venham com a historia do silencio porque hoje em dia ja ha muita fan silenciosa e que tem CFMs mais que suficientes!

alias... voces nos radeadores nao usam fans tb? entao la se vai o silencio...

sem ser agua chillada o WC nao vale o dinheiro que custa na minha opiniao! (com excepção para as graficas!)

claro que vou levar flames mas eu ate gosto que discordem para se ir falando!:x2:

Cabalo
26-02-2006, 22:36
e eu meto fans na minha e perdes... que conversa da treta assisto eu em muitas threads...
parecem putos a dizer que têm uns berlindes mais bonitos do que os dos outros, só porque acham que os deles são muito fixes.

Um kit de watercooling bem montado, com um minimo de condições, é superior a qualquer air cooling.Ponto. E nem me refiro a questões de silencio, pois eu tenho wc e montes de ventoinhas no sistema, o ruido não me faz problema, a performance sim.
e se falam de preços, então sim, vale a pena, pois é melhor. Ponto. Se não querem algo com tanta performance, metam ar, e gastem menos. A performance tem um preço, quem pode, pode, quem não pode, fique-se pelo ar. E quem pode ainda mais meta phase.
Preço só é problema para quem não tem dinheiro. Quem o tem, quer é performance. Eu não tenho muito, mas sei ver o óbvio.

Vitalis
26-02-2006, 22:50
nao ha duvida que nas graficas o WC é rei e senhor! mas nos processadores ja nao é bem assim.. porque quem tem radeador de 240 ja é um guito fixe que gasta e normalmente usa-o para arrefecer grafica CPu e chipset...

e nao me venham com a historia do silencio porque hoje em dia ja ha muita fan silenciosa e que tem CFMs mais que suficientes!

alias... voces nos radeadores nao usam fans tb? entao la se vai o silencio...

sem ser agua chillada o WC nao vale o dinheiro que custa na minha opiniao! (com excepção para as graficas!)

claro que vou levar flames mas eu ate gosto que discordem para se ir falando!:x2:
tao mas em q ficamos ha fans silenciosas ou nao ? ta ste a contradizer s epor um lado dizes q os coolers sao silenciosos com fans silenciosas ja dizes q o wc com fans nao é silencioso...um rad de 240 tem mto poder de dissipacao...alias com wc o grande problema é o barulho q os discos geram...mas ai tb se resolve com um aquadrive dual pessa mto cara mas q os cala totalmente...e sim ja tive um rad de 240 para chipset,vga,cpu e tinha temps espetaculares...

Sway
27-02-2006, 02:14
um radeador de 240 para CPU, chip7 e VGA tem pior performance no CPU do que um bom cooler a AR digam o que disserem!

Radeon Force
27-02-2006, 02:34
um radeador de 240 para CPU, chip7 e VGA tem pior performance no CPU do que um bom cooler a AR digam o que disserem!

Sim ai ja concordo um pouco mas um radiador de 240 so para cpu é melhor do que qualquer cooler a ar que existe e por uma boa diferença na minha humilde opiniao sendo que hoje em dia os blocos de cpu tem performances muito semelhantes.

Metro
27-02-2006, 02:41
Eu já estou a ficar velho e não tenho tempo para estas excelentes discussões.
Mas não se pode discutir arrefecer um CPU com arrefecer CPU + chipset + VGA ou CPU + VGA.

Acabei de olhar para o tuniq e aquilo é mesmo grande.

Qto ao WC o oinvestimento é grande mas tb é verdade que se aproveita de uns pcs para outros mudando o bloco apenas, logo o investimento dilui-se com o tempo.
Tem vários inconvenientes para quem quer andar com o PC às costas. Eu tenho uma radbox para os rads e a bomba.
Já disse por ai que no verão é que se vê discute temperaturas. Agora a temp ambiente faz metade do serviço. Com 30ºC de temp ambiente tudo é diferente e é a água será sempre mais eficiente qd o delta entre a temp do cpu e ambiente é menor.

Arh!!!
27-02-2006, 10:33
Eu tinha AirCooling há um ano atrás, e além do barulho infernal que aquilo causava, as temperaturas não se comparavam...
A gráfica aquecia mesmo muito, e com o passar do tempo, como o cooler ganhava um pouco de pó, começava a fazer cada vez mais barulho. A gráfica a aquecer (60º/75º), aquecia todo o interior da caixa (board >45º, cpu >55º, discos>40º, etc...)... É claro que os coolers eram todos os de origem...

Quando comprei o sistema de water cooling, o barulho diminuiu significativamente, e as temperaturas também. A gráfica continuava acima dos 50º porque o bloco não arrefecia grande superficie (bloco generalista), o cpu não chegava aos 40º, a board ficava-se pelos 30º/34º, e os discos a 30º (sem bloco), e isto tudo com as ventoinhas a funcionar no mínimo (e fora da caixa), no máximo as temperaturas baixavam mais 3º/5º, mas o barulho já não compensava (no mínimo nem se ouvem, pois a rotação é baixa e o esforço mínimo. Dizem que no norte da europa até sem ventoinhas o radiador fuciona)

Recentemente troquei de gráfica (X600XT para 7800GT), e decidi adquirir mais tubo, torneiras, T's e roscas, de forma a "arrumar" o interior da caixa e também o sistema em si. Puz o radiador (240) dentro da caixa, em baixo, virando as ventoinhas para cima, logo, além do watercooling a arrefecer os componentes, ainda tenho os coolers do radiador a ventilar todo o interior da caixa... As temperaturas baixaram mais 5º/10º... Agora tenho o cpu a 30º/35º e a board a 25º/30º... Consegui mesmo quase calar o cooler a ar da gráfica (mesmo muito barulhento)...
Quando comprar o bloco para a gráfica, aí é que não se vai ouvir nada de nada...

PS: As temperaturas são todas em full-load e com horas de utilização...

Abraço.