View Full Version : Custo da EDP em manter um PC ligado 24 horas!
Este mês recebi a factura da EDP um pouco elevado
E desconfio q é deixar o meu computador sempre ligado 24 por dia e sempre a 100% do cpu a boincar.
Fui ao site da EDP http://www.edp.pt/download/flash/simul_global.html#home
E fiz uma silmulação qd é q gasta um PC com a fonte 450W e 50% de utilização à noite com a tarifa bi-horária e os resulatdo foi:
Custo final com tarifa simples:37.07€
Custo final com tarifa bi-horaria: 20.26€
Ora como tenho tarifa Bi-horaria e gastar 20€ por mes já "pesa" na factura
Mas eu posso estar a fazer um erro nestas contas
Se realmente um comp se esta realmente sempre a gastar 450W e nem sequer pus o monitor, mas tb este nunca esta ligado 24H
Agora isso é o q deve custar manter um comp, imagina isso por varios comp???
Eu n acredito q gasto 20€ por mes só no computador!
O q acham?
muito pouco provável o teu pc estar sempre a utilizar os 450W :\... mas daí não sei... também tens que ver que tens o cpu a 100% o dia inteiro :)
Temho o cpu 100% o tempo inteiro, pro boinc
SideWalker 14-02-2006, 19:07 Isso não te está sempre a gastar 450w. 450w é o máximo que a tua fonte consegue fornecer, não quer dizer que o pc os use, nem quando o estás a usar a 100%. E usar a 100% não é só cpu, é cpu, gpu, discos, eventualmente algum periferico a mamar energia das usb, etc.
Pois é q eu gostava de ter uma ideia qd é q deve gastar um PC comum ligado 24 horas por dia
Eu não acredito q gaste 20€ ou 37€ poe mes!!!
Anthrax_OC 14-02-2006, 19:11 Isso não te está sempre a gastar 450w. 450w é o máximo que a tua fonte consegue fornecer, não quer dizer que o pc os use, nem quando o estás a usar a 100%. E usar a 100% não é só cpu, é cpu, gpu, discos, eventualmente algum periferico a mamar energia das usb, etc.
Pois, se tivesse constantemente a consumir 450 W tinhamos de ter fontes que aguentassem mais do que isso. E o pessoal com prommys e chillers não deviam ganhar só para a conta da luz...
Pois é q eu gostava de ter uma ideia qd é q deve gastar um PC comum ligado 24 horas por dia
Eu não acredito q gaste 20€ ou 37€ poe mes!!!
Eu tb duvido bastante, principalmente porque tenho 4 PC's em casa e não pago assim tanto de factura...
Eu tenho um ups que permite ver o consumo do pc. Ainda nao experimentei no actual pc, mas do meu irmão ké um athlon 64 3000+ com uma 9800pro, disco etc, aquilo no max gastava 200w. Penso que num pc normal não deve passar os 300w (Isto sem SLI e raids de 8 discos etc ke nesse kaso deve passar na boa).
Ja agora ke tarifários são aqueles? pensei que so houvesse uma tarifa na edp. Vou investigar.
redalert 14-02-2006, 21:52 Ninguém tem em casa um amperimetro "clip-on"? :D Bem mais simples... ;)
[[]]
blastarr 14-02-2006, 22:00 Os monitores também consomem bastante por si só, sobretudo se forem CRT's.
não sei se isto ajuda... mas cá vai:
http://www.jscustompcs.com/power_supply/
Pelo menos dá para ter uma ideia... (depois há k ter em conta possiveis OCs)
Cyaz
p.s um monitor crt 17´ anda à volta dos 90w... axo k nos philips o consumo é sempre ligeiramente inferior.... tem a ver com um tecnologia kk k utiliza. Um 15´ anda à volta dos 65w. TFTs 30-40w +/-
site kom + info a cerca de crt vs tft: http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=440
Boas ppl.
Deixem que vos diga, tal como alguns users têm referido, o facto de deixarem o PC(incluindo monitor) ligados 24 horas por dia, não vai duplicar nem triplicar, nem algo que se parecam com isso, a vossa conta da electricidade.
Normalmente, e pela data do post do user Patrol (http://www.techzonept.com/member.php?u=11998), o que costuma acontecer é que nesta altura e com o baixar das temperaturas por todo o pais, o pessoal começa a ligar os aquecimentos (aquecedores, termoventiladores, etc...) o que faz disparar os consumos um pouco por todo o pais( experimentem olhar para o contador antes de ligarem um aquecedor a oleo e depois, e acreditem que ficam espantados).
Uma coisa é certa, as fontes dos PC's, monitores (CRT ou TFT) comparativamente com máquinas de lavar roupa, lavar loiça, secar roupa cujas potências rondam os 2 a 5 kW e em alguns casos mais que isso, fazem com que os 48, 500 ou + W que um PC completo consome.
A minha possivel conclusão é que o mês de Janeiro na tua zona poderá ter sido muito frio e terás eventualmente consumido mais em tua casa devido a qualquer tipo de aquecimento que tehas em casa...?
Um abraço.
Patrol,
As contas calculo que as tenhas feito bem, as estimativas para o consumo é que me parece
que não ...
O facto de teres uma fonte de 450W não significa que o consumo seja de 450W.
Em principio é menos, mas até pode ser mais. Isto porque é preciso ter em atenção que
as fontes têm um rendimento.
Em diria que o custo em tarifa normal deve ser aproximadamente uns €15 +/- €5, sem monitor.
O monitor mais uns €10, mas de certeza que não tens o monitor ligado 24x7
dsac23,
"Uma coisa é certa, as fontes dos PC's, monitores (CRT ou TFT) comparativamente com máquinas de lavar roupa, lavar loiça, secar roupa cujas potências rondam os 2 a 5 kW e em alguns casos mais que isso, fazem com que os 48, 500 ou + W que um PC completo consome."
O consumo de uma maquina de lavar de facto é mais ou menos 2KW mas a duração da lavagem é prai de 1H. Até uma lampada de 60W se estiver 24H ligadas têm um consumo "perto" do da lavagem da máquina de lavar.
1H x 2KW = 2 KWH
24Hx 0,06KW = 1,44KW
Patrol,
As contas calculo que as tenhas feito bem, as estimativas para o consumo é que me parece
que não ...
O facto de teres uma fonte de 450W não significa que o consumo seja de 450W.
Em principio é menos, mas até pode ser mais. Isto porque é preciso ter em atenção que
as fontes têm um rendimento.
Em diria que o custo em tarifa normal deve ser aproximadamente uns €15 +/- €5, sem monitor.
O monitor mais uns €10, mas de certeza que não tens o monitor ligado 24x7
dsac23,
"Uma coisa é certa, as fontes dos PC's, monitores (CRT ou TFT) comparativamente com máquinas de lavar roupa, lavar loiça, secar roupa cujas potências rondam os 2 a 5 kW e em alguns casos mais que isso, fazem com que os 48, 500 ou + W que um PC completo consome."
O consumo de uma maquina de lavar de facto é mais ou menos 2KW mas a duração da lavagem é prai de 1H. Até uma lampada de 60W se estiver 24H ligadas têm um consumo "perto" do da lavagem da máquina de lavar.
1H x 2KW = 2 KWH
24Hx 0,06KW = 1,44KW
Exactamente pnabais, tinha-me esquecido de exemplificar com as contas, pois assim torna tudo mais claro.
Por isso é que a EDP recomenda que o pessoal troque as lampadas de incadescências por lampadas económicas devido à sua reduzida potência e consumo que como o nosso amigo pnabais demonstrou podem consumir quase tanto como uma máquina da roupa e muito mais que um simples PC...
Em todo o caso, eu antes consumia cerca de X euros por mês, e agora que tenho o PC 24 horas por dia gasto praticamente os mesmos X euros por mês.
Cumprimentos
Rui
Sempre achei o máximo aquelas senhorias em Lisboa que não deixavam as meninas estarem a estudar à luz do candeeiro mas depois tinham o aquecedor a bombar a noite toda
Obrigado pelas vossas respostas
Estou mais descansado
Bem, por acaso acabei por encontrar aqui uns "casos reais".
http://www.silentpcreview.com/article28-page4.html
No caso do sistema B, em folding@home
24 horas x 30 dias x 0,126 KW x 0,1011 €/KWH = 9,17€
ps: Os sistemas Intel parecem consumir bem mais que os AMD
destr0yer 06-03-2006, 15:33 Eu por acaso não tenho notado o maior consumo... Por um lado, compensei o facto do PC ligado 24/7 de ter um TFT e lampada florecente no quarto :D
Todas as lampadas de minha casa são dakelas de poupar energia... Mas tenho bastantes televisões (4) e 3Pc's + 1 portátil (que tá quase sempre ligado à ficha sem a bateria)... Já tive os 3 ligados um mês inteiro 24/7 e outro mês k raramente estiveram ligados... A diferença foram praí uns 10€ talvez nem tanto...
destr0yer 06-03-2006, 15:47 God_lx tas em todas :D
Também temos4 TV's, embora uma delas nunca é ligada :D
4 pc's, bem, isso é uma farmzita boa, hehehe
4 pc's, bem, isso é uma farmzita boa, hehehe
4 ali, depois tenho mais 3 pelas outras duas casa do mesmo prédio :P R/c 1º e 2º andar :P
Deves ser daqueles ciganolas que fazem muitos backups de dvds :D
Deves ser daqueles ciganolas que fazem muitos backups de dvds :D
ROTFL ! Por acaso costumo guardar "um ou dois" quando passo pela blockbuster :) Mas não sou cigano (Nem tenho nada contra eles)...
A explicação é mais "normal"... Tenho um PC meu, e uma GW, o Laptop do cota, outro PC da Maria, o PC das irmãs e o laptop das irmãs... E o meu avô agora tb comprou um laptop pra jogar solitário :P
Daí os 3 andares, num moro eu e a maria, noutro os cotas, noutro os avós :P
{blitzkrieg} 03-04-2006, 01:33 Ja agora ke tarifários são aqueles? pensei que so houvesse uma tarifa na edp. Vou investigar.
:P A tarifa bi-horária favorece quem consome mais energia fora do horário "nobre", já q os preços por W são menores. Para tal, é preciso instalar 1 contador bi-horário, instalado pla edp.
Chessmaster 04-04-2006, 01:35 O que me parece preocupante é mesmo a inutilidade do consumo, sobretudo se tivermos em conta a grave dependência energética do país.
mas enfim, quando os francius nos vierem vender os kWhs já lhes podemos dizer que somos os reis do boinc... :rolleyes:
destr0yer 05-04-2006, 01:02 Inutilidade de consumo é lampadas de incandecência e usar/abusar de aquecedores/ar condicionado (podia ficar a noite toda aqui) :rolleyes: :rolleyes:
AlmaMater 05-04-2006, 03:18 Tenho 1 pc sempre ligado 24H, pII 300mhz.. 2 discos.. 2 ventoinhas, fonte de 300 / 350w.. e gasta menos secalhar k 1 televisão..
já tudo foi dito.. uma fonte de 500w quer dizer que tem potência de 500w se for preciso e não que está sempre a mamar 500w.. mas façam o teste de ver a roda do quadro quando ligam o pc e desligam.. e depois o mesmo se ligarem uma mákina ou Tv..!
[]s
O que me parece preocupante é mesmo a inutilidade do consumo, sobretudo se tivermos em conta a grave dependência energética do país.
mas enfim, quando os francius nos vierem vender os kWhs já lhes podemos dizer que somos os reis do boinc... :rolleyes:
Francius a vender Kilowatts em Portugal...? I dont think so...
Nós estamos englobados no mercado ibérico apenas, por isso por enquanto apenas os espanhois podem vender cá, isto se tiverem energia para exportar, o que nem sempre acontece... Se quiserem posso colocar aqui dados de um relatório da REN referente à importação, para poderem ver que apenas ten sido na ordem dos 15% e oscila bastante, dependendo do valor a que a energia é produzida em Portugal, que neste momento se encontra bem mais baixo devido aoo facto da centrais Hidricas estarem com uma bom encaixe de água(muito à custa das centrais com bombagem).:P
|
|