View Full Version : Opty 144 e temps
Bem já tenho um opty há algum tempo cerca de 1 mês e meio, mas notei esta semana que as temps dele andam a aumentar...
Stock Cooler:
Antes:
2700@1.55 idle: 28º/29º
load (Toast High Priority + Folding) : 47º/48º
Agora exactamente com o mesmo clock:
idle: 30º/31º
load (Só o Toast em High Priority) : 50º/51º
Acho que a temperatura ambiente não aumentou tanto nesta última semana... Acho que vou ter que comprar um Cooler mais cedo do que o que esperava...
Cumps
Sim a temperatura ambiente aumentou esta semana :P
Tambem reparei nisso. Não é motivo para preocupação.
É normal, os dias estão a crescer e o tempo de exposição do nosso pais ao sol aumenta. E assim tambem aumenta a temperatura durante o dia.
Se fores ao site do Instituto de Meteorologia ves que a temperatura maxima está nos 17Cº. E nos proximos dias vai subir para 18Cº
Os 50º é que me preocuparam mais lol...
C/ o server AMD Athlon XP 50º era naquela...
Agora 50º num opty de caixa aberta... Mas tb só tenho aquela fan (stock cooler)...
Cumps
Podes ter posto mal a thermal paste. Mas se calhar já mudavas de cooler antes de chegar a primavera.....e o verão.
Eu tenho um Big Typhon no meu 3700@2800Mhz e em full mal passa dos 30Cº.
O meu 144,em default a full está neste momento a 40ºC . Mas á tarde tinha o a 34ºC.Isto porque á noite é quando tenho o quarto mais quente devido aos aquecedores,mas mesmo assim com os aquecedors nunca tinha passado dos 36ºC,e estes últimos dias tem aumentado bastante...
Abraço
Bem acho que vou apostar num cooler novo...
Já agora e tendo em conta que já tenho duas Fans de 92mm (NB SE2 e YS-Tech 92) e uma Ventoinha de Avião lol (Vantec Tornado 92mm), qual o melhor cooler até 40€ tops?
Thermalright XP 90,
Thermalright SI-97A
Noctua NH-U9,
Scythe CPU Cooler Katana,
Zalman CNPS7700-ALCu,
Zalman CNPS7000B-Cu,
Thermaltake Big Tiphoon?
Bem acho que vou apostar num cooler novo...
Já agora e tendo em conta que já tenho duas Fans de 92mm (NB SE2 e YS-Tech 92) e uma Ventoinha de Avião lol (Vantec Tornado 92mm), qual o melhor cooler até 40€ tops?
Thermalright XP 90,
Thermalright SI-97A
Noctua NH-U9,
Scythe CPU Cooler Katana,
Zalman CNPS7700-ALCu,
Zalman CNPS7000B-Cu,
Thermaltake Big Tiphoon?
Faço a mesma pergunta,porque também estou interessado :)
Ainda não tenho dinheiro para o resto dos componentes de WC,por tanto para já fico-me por AC. :cool:
Abraço
desses todos... big typhoon... tenho um! so nao aconselho muito com DFIs... com Asus é na boa!
Se já tens a fan eu ia pro xp90... O Big Typhoon é muito bom em termos de custo pq até já trás uma fan... Mas akeles parafusos são meio manhosos (Como todos os Thermaltake k experimentei infelizmente)
Se já tens a fan eu ia pro xp90... O Big Typhoon é muito bom em termos de custo pq até já trás uma fan... Mas akeles parafusos são meio manhosos (Como todos os Thermaltake k experimentei infelizmente)
a culpa é da DFI... meti um numa ASUS e um numa DFI (a minha) e os parafusos da ASUS é 5 estrelas
os da DFi tens de fazer umas manhas muita maradas!
Sway o cooler nem trás parafusos ? Então ainda é pior do que eu pensava LOL, o ultimo k experimentei ao menos trazia os parafusos...
A dúvida está entre XP-90 e Zalman 7700Alcu...
Será que o facto de ter fan de 120mm ajuda?
Cumps
Se puderes compra o xp90c.
Esquece o Zalman que em termos de performance em A64 deixa um pouco a desejar.
Sway o cooler nem trás parafusos ? Então ainda é pior do que eu pensava LOL, o ultimo k experimentei ao menos trazia os parafusos...
o meu trazia parafusos....e deram numa dfi.......
Skandal pois, o k eu experimentei tb trazia parafusos, por isso é k estranhei...
Quanto ao cooler eu ia para o xp90...
Skandal pois, o k eu experimentei tb trazia parafusos, por isso é k estranhei...
Quanto ao cooler eu ia para o xp90...
sim visto que ele tem a ventoinha e não se preocupa com o silencio..... o XP-90c é a melhor opção....
A ventoinha k ele tem é bastante silenciosa :)
XP-90 powa lol
Eu tenho ventoinha para tds as estações do ano lol...
Costumo utilizar + a YS-Tech de 92MM pq em termos de ruído não me incomoda, mesmo no máximo e é bastante mais performante que a NB SE2... A Tornado é só para os Benchs senão dava em doido lol...
Cumps
gil_alexandre 09-02-2006, 19:18 Isso com um cooler da zalman resolves o problema.
Isso com um cooler da zalman resolves o problema.
qual é a tua coisa com os zalman? pagam te? ja em duas threads falas neles e eles estao na mó de baixo neste momento!
JCmendes 10-02-2006, 22:18 Com um zalman 7700Alcu a meio gás (silencio) tenho agora 27º no Everest em full deve ir aos 38º para ai (esta a 2.600 a 1.42V). É um 144.
Pra 1.4 isso é bastante quente JCMendes... Há alternativas melhores aos Zalman neste momento, mas quem já tem um penso k n compensa trocar...
Essas temps... Pelo menos em idle tão altas, o meu tá a 1.55 (1.58) a 2712Mhz em IDLE e c/ a pasta manhosa de origem e com o cooler de origem tenho 32º, mas semana passada tinha 28º/29º, não tenho mais nenhuma fan na caixa, a única coisa é q a caixa tá sem as laterais...
Cumps
JCmendes 11-02-2006, 19:32 Pra 1.4 isso é bastante quente JCMendes... Há alternativas melhores aos Zalman neste momento, mas quem já tem um penso k n compensa trocar...
Quente !? estou habituado aos inteis, acho a temperatura boa demais..lol.
Como tb não puxo mais por ele, fica assim.
Mesmo 40º em full é demasiado?? 8o 8o
air cooling? é com o xp120! dos k ja testei... é o melhor! so inda n fiz comparaçoes directas com o ninja, k inda e capaz d ser o unico k compete com ele...
o xp90c nao tem capacidade pa competir com o xp120.. isto apenas pelo k vi.. numa dfi, fan a desligar se aos 25º.. volta e meia a fan ta desligada.. com o xp90c ta smp ligada..
Elvas com o CPU a default ? Se sim a minha fan mal liga... LOL Tenho prali pics dele a 19º...
JCMendes 40º em full n é muito pra 1.55, mas com 1.4 axo k é muito... Mas em termos de cpu tá na boa...
default n :P
foi a 2500mhz +-... s tivesse uma fan ligada a ficha da cpu fan nunca ligava lol ta smp negativo :D:D:D
as vossas temps sao baixas, comparando com o meu 3200+ com o CPU a default, da 40° em idle
tenho meu zalman a 5v "silencio", mas nao ganho grande coisa quando o meto a bombar mais forte, diferenças de 3 a 4 graus!
penso k nao foi la muito boa compra, comparado com as temps k certos cooler's fazem como o tyfon e o ninja e k conseguem ser na mesma silenciosos.
Neste momento os coolers mais eficientes são as "towers", e os 2 melhores são o ninja e a sonic tower, esta talvez a melhor. Com uma fan de 120mm fazem do inverno ao verão com muito menos ruido ;)
as vossas temps sao baixas, comparando com o meu 3200+ com o CPU a default, da 40° em idle
tenho meu zalman a 5v "silencio", mas nao ganho grande coisa quando o meto a bombar mais forte, diferenças de 3 a 4 graus!
penso k nao foi la muito boa compra, comparado com as temps k certos cooler's fazem como o tyfon e o ninja e k conseguem ser na mesma silenciosos.
esse cpu nao é 0.13? se for esta explicada a temp! nao tenho mesmo a certeza e nao me aptece pesquisar!
sonic tower sucka!
a AR só ha duas escolhas neste momento, ninja (por ser bom) e big typhoon (por ser bom e barato)! o resto é palha!
esse cpu nao é 0.13? se for esta explicada a temp! nao tenho mesmo a certeza e nao me aptece pesquisar!
sonic tower sucka!
a AR só ha duas escolhas neste momento, ninja (por ser bom) e big typhoon (por ser bom e barato)! o resto é palha!
é de 0.90nm, vou por o cooler no maximo e ja digo quanto faz de temps.
pois, desceu dois graus passou de 40°c para 38°, isto a 12v:mad:
vou meter o cooler de origem pois nunca trabalhou, e comparar.
Por aqui o belo do 144 ta a 33º~35º em full com um articsilencer ultra TC(thermal control) com 1,4v a 2600Mhz...
Temp. ambiente do quarto: 22ºC
CHKA chegaste a resolver isto ? É que tou exactamente com o mesmo problema... 31º em idle o k é bastante normal... E depois 50º em full load, é uma diferença de 20º que coisa estranha... E ainda por cima n tou propriamente de "stock cooler"
gatohumano 26-04-2006, 19:15 CHKA chegaste a resolver isto ? É que tou exactamente com o mesmo problema... 31º em idle o k é bastante normal... E depois 50º em full load, é uma diferença de 20º que coisa estranha... E ainda por cima n tou propriamente de "stock cooler"
isso pode ser mau contacto do core com o ihs,eu no meu cabne com ihs se meter 1.55vcore a temp em full chega a passar os 50 graus(com 38 em idle),depois de arrancar o ihs tenho 42 graus em full e ainda por cima com mais 50 mhz de overclock,e por mais que aumente o vcore a temp pouco sobe.
gatohumano eu com 1.55 de vcore tava "#!%%#$%... Cheguei a ver 57º em full load com 1.525... Tb desconfio do IHS... Mas não o vou tirar... Prefiro deixa-lo como está, 2900Mhz com 1.36v e fico com temps de 43º full load...
gatohumano 26-04-2006, 22:04 gatohumano eu com 1.55 de vcore tava "#!%%#$%... Cheguei a ver 57º em full load com 1.525... Tb desconfio do IHS... Mas não o vou tirar... Prefiro deixa-lo como está, 2900Mhz com 1.36v e fico com temps de 43º full load...
Esqueci-me de dizer que estes 50graus eram a agua e não a ar.
Ui ! Então ainda é pior k o meu... (Ou o teu watercooling é parecido ao meu aircooling)
Mas não queria mesmo NADA tirar o IHS... Gosto muito da garantia e este ainda tem quase mais dois anos...
noznika01 03-05-2006, 09:26 Para animar os restantes posso adiantar que ontem à noite montei o 144 na neo2 e c/ stock cooler, stock vcore, stock tudo e mais alguma coisa em idle está nos 40/41º :( bios, speedfan...
Eu sei que esta board a ler temps não é grande coisa (bios v1.b) mas... será que se passa algo?
A thermal paste é aplicada como nos outros (k7) não é? ...
@artic silver
"On an Intel P4 type CPU with a large metal heat spreader, put a small amount of Ceramique onto the center of the heat spreader as shown in the photo.
Only a small amount is needed, about the size of an uncooked grain of short-grain white rice or 1/2 of a BB."
Bem, eu ja' descobri o meu problema... Erro de Sensor de 13º ! Sim leram bem 13º... Até fiquei maluco... Agora ja' tenho temps normais ;) 39º em full load com 1.45v...
noznika01 03-05-2006, 14:20 Bem, eu ja' descobri o meu problema... Erro de Sensor de 13º ! Sim leram bem 13º... Até fiquei maluco... Agora ja' tenho temps normais ;) 39º em full load com 1.45v...
Apraz-me saber que resolveste o teu problema God_Lx.
Como continuo c/ o meu problema, apesar de já ter desmontado, limpo e voltado a montar, posso-te perguntar como descobriste esse erro de 13º no sensor? Era bom que o meu tb fosse isso...
Vi com o Central Brain Identifier... E confirmei com um sensor externo... Realmente estava a estranhar akelas temperaturas, pq senão de Stock cooler o CPU fritava... A diferença e' so' em LOAD, em idle e' de praí 3 graus...
noznika01 08-05-2006, 19:17 Estou na mesma. no CBI dá-me um erro de -3º. ou seja a escrever este post estou nos 45º (core center 48º).
Só na sexta-feira passada em que o estore da janela sul ficou fechado é tive isto nos 40º.
Eu sei que esta neo2 é uma treta p/ as temps por isso ainda está tudo a default :(.
Amanhã mudo-lhe o cooler, pode ser que assim lá vá.
Já agora quais são as temps médias p/ um opty 144 (idle / load)?
Tás de stock cooler ? É que 40º de stock cooler num 144 parece-me +/- normal... Agora com um XP90c e uma Tornado não é nada normal... De qq maneira axo k o meu CPU mesmo assim tá a aquecer demais... Com 1.45 desliga-se com settings estáveis a 1.35v, portanto do calor... Já n sei o k hei-de fazer a isto... (Ker dizer sei, deixo-o com 1.35v a 2900Mhz...)
No meu zalman com o X2 3800+ atingo o max com o prime 95 a 32C, full load, normal @ 3.6 é 30C, zalman ainda funciona muito bem para mim, nao quero nem ninjas nem big typhons, ja experimentei
atlante se tivesses cá em PT eu emprestava-te o meu CPU para ganhares uma ideia ;)
gostava do desafio... pode ser que um dia um dso sois tenha uma idea diferente, ok gosto muito tb do big typhon
atlante, já experimentei maior parte dos coolers, e fiquei com o que tinha melhor performance :P
Estou intrigado como será k este CPU funcionava de stock cooler, eu arrisco-me a dizer que não funcionava... LOL
lol, ok ok, eu acho quando as performances nao superam 2,3 graus existem outros factores a ter em conta, tipo, peso, tamanho e cobre aluminio prata etc, parece que sou um grande sortudo em que o zalman me deu maio r performance, mas parece que em portugal as conclusoes sao outras, como profissional e graduado em marketing é algo que vejo e percebo, se calhar tenho que dar a mao à palmatória, ok uma vez mais, o mercado tem sempre razao so os politicos as vezes nao
atlante mas acredita k a diferença dum Zalman 9500 para um Ninja são mais k 2/3 graus... E ainda por cima o Zalman é bem pesado ;)
God_Lx OK eu acredito, tambem que o Verao em Portugal possa fazer maiores diferencas do que por aqui
Pois realmente, pode acontecer isso... Mas não achas estranho pessoal k já os experimentou (não sou só eu) a dizer o mesmo ?
Claro, é bem possível que tenhas razao, na informatica ha poucos standards mas tambem nao ha milagres, dou a mao à palmatória
noznika01 09-05-2006, 21:03 Arranjei o cooler de 4800+ e coloquei no 144 (c/ o pad original) e as temps ficaram exactamente na mesma :( (ver na página anterior)
Apesar de não ser recomendado pela amd http://www2.amd.com/us-en/thermal/DetailHandler/1,,30_182_869_9480%5E10667,00.html?queryID=91307 p/ este processador, pensei (mal) que ele aguenta-se melhor que o stock cooler de origem do 144.
Aqui http://forums.amd.com/lofiversion/index.php/t73378.html encontrei o mesmo cooler usado c/ um winchester 3500+. Pelo que li no "AMD Opteron Processor Power and Thermal Data Sheet" o thermal output é idêntico.
Agradecia que me dissessem as temps dos vossos 144 p/ poder comparar.
Review do cooler (Part Number: Z7U7414002):
http://www.thinkcomputers.org/index.php?x=reviews&id=320&page=1
Bem a massa térmica é logo a primeira coisa a mudar... Akela treta k vem agarrada ao cooler axo k só o faz akecer mais... Limpa aquilo e mete-lhe uma massa térmica normal/decente... Baixas logo uns bons graus... Depois mete uma boa fan em cima desse dissipador e já deves ter uns resultados melhores... Uma coisa k podes tentar é se tens o CPU a default ir baixando o vcore até ele deixar de estar estável... Provavelmente ele vai fazer os 1800Mhz com 1.2v ou até menos, o k já ajuda MUITO nas temperaturas...
noznika01 09-05-2006, 22:44 Pasta térmica susbtituída, redução de 4º. Thanks God_Lx. Se houvesse dúvidas quanto ao uso de thermal pads...
Mas mesmo assim acho que 42º em idle é bastante. Não é?!
estou a correr o CPU Burn-in v1.01 (Disable error checking) e ele está estável nos 54º.
Qualquer coisita que faça isto sobe logo p/ os 50's e tais. Vou analisar como raio vou adaptar uma fan melhor neste cooler ou mesmo por cima desta. Se houver sugestões, são bem vindas.
Nota: está completamente fora de questão a aquisição de outro cooler.
EDIT: no Central Brain Identifier no tab Mobility c/ 1 duplo click em Current Temperature, altera-se a temp apresentada (42º, 34º, 21º). Podem por favor explicar o que é cada uma ou what ever.
EDIT: Em resposta a mim próprio, deduzi que serão as temperaturas dos diversos sensores (cpu, sys, hd...) Duh!
Bem, o cooler pode ficar, precisas é de uma boa fan para aí... Quantas rpms tem essa ?
legion não precisa de ir ao extremo com uma Tornado, mas algo de 92mm com umas 3200rpms deve chegar bastante bem :)
ainda leste o meu post...:x2:
eu tinha-me enganado.....mas espera que eu vou pôr uma thread e vais ter que me ajudar acerca do OC ao meu pc....
cump's
lol sou rápido :P (Agora pareço k tou a falar sozinho) LOL !
noznika01 10-05-2006, 20:46 Bem, o cooler pode ficar, precisas é de uma boa fan para aí... Quantas rpms tem essa ?
De acordo c/ as especificações da AVC, 5400 rpm, CFM 41.50, 44.8 Db. Mas no site russo chega ás 6000 rpm (tb só percebo o código da fan e rpm :D).
Estava a pensar em colocar uma noiseblocker s4 por cima desta. já testei c/ ela intake directamente p/ o cooler, c/ a cx. aberta e reduziu p/ 36º C. Substituir é difícil. a de origem (70x70x15) encaixa no cooler.
... talvez abrindo um 'buraco' no painel lateral da cx. surta o mesmo efeito... (eu a pensar)...
Já agora God_Lx, OBRIGADO por não deixares que isto se torne num monólogo.
Abraço.
Não precisas de agradecer...
Esse dissipador é de fans de 80mm ? Agora é k me lixaste, pensei k era de 92mm...
Epah sinceramente uma S4 faz bastante barulho (Eu tenho uma) e não arrefece nada por aí além (36CFM se n tou em erro) mas uma Tornado k era a unica fan de 80mm capaz de arrefecer isso ainda faz muito mais basqueiro...
Não ligues ao que escrevi acima... Cooler de 70mm ? Então é igual ao stock com heatpipes ! Nem valia a pena teres gasto €'s nisso :( Epah tenta realmente desenrascar com uma fan em cima dessa mas os resultados não vão ser nada de especial :(
|
|