View Full Version : Opera 9 Handles Bittorent files

greven
07-02-2006, 23:48
Opera Software has announced that the next version its Web browser will integrate a new extension that can access the BitTorrent search engine and can handle P2P downloads via its ‘Transfer Manager’.

For most people Opera 8.5 wasn’t much of a change compared with 8.0, due to the nature of the release, which was being without ads. Opera 9.0 will continue to be without ads, but will offer significant changes.

The most important of which is that Opera and BitTorrent have signed an agreement covering Opera’s use of the BitTorrent trademark and access to the BitTorrent search engine from the browser’s user interface. A technical preview (TP) of Opera 9.0 is now available for download.

BitTorrent’s technology will be made available to users of the Opera browser in two ways: first, you can search for torrent files in the Opera browser’s integrated search field, and second, when a file has been selected, Opera’s Transfer Manager feature will handle the download.

Opera Software was the first mass-market browser vendor to implement BitTorrent technology. On July 7, 2005, the company launched the first technical preview of the Opera browser (Opera 8.02) which included the BitTorrent protocol. As a result of positive user feedback and further testing, Opera has now decided to maintain BitTorrent in the upcoming Opera 9.0 Web browser.

BitTorrent is an open source, peer-to-peer protocol for distributing files. It makes use of the upstream bandwidth of every downloader to increase the speed and effectiveness of the distribution as a whole. On average, the faster you upload to your peers, the faster you will be able to download.

Because BitTorrent greatly reduces the load on a single server, the technology also benefits organisations with intense download traffic, such as Opera. BitTorrent’s agreement with Opera is the first under a soon-to-be announced conformance program for the use of the BitTorrent trademark.

Opera 9.0 seems to become an exciting release, and it no doubt will be. Unlike Firefox 2, Opera is adding not too many new features at the present time. Opera Software’s approach is by improving the back-end, and adding several new key features it still can win new users over from other browsers.

To ease the transition Opera heavily relies on its base set of rich thought out features and simplifies the graphical user interface, while trying to maintain flexibility for the advanced power user. Will these additions win more Firefox users over? Probably not, as some will be available by default or through extensions. However IE users and Opera users should be very happy with it.

in bios

kronos
08-02-2006, 00:28
interessante. resta saber se o support de torrent integrado que parece a alteração anunciada mais relevante rivaliza com as soluções dedicadas.

mas é uma boa aposta porque existem cada vez mais dados distribuidos por torrents(in example: linux!)

flak
08-02-2006, 19:31
isso é o mínimo desta nova release, o Opera 9 vai ser fantástico

em princípio sai em Junho, mas esta technical preview tá próxima da perfeição

X3non
08-02-2006, 21:13
Pode ser que seja desta que me converto ao Opera.

Por enquanto ainda rulla FF + uma catrefada de plugins. :D

Sunsura
08-02-2006, 21:30
Estou a testar neste momento o preview 2, e isso dos torrent's parece-me bem.

Tem mais umas features engraçadas, do estilo fazer previews das páginas que estão nos tab's, e parece-me bem estável ( mais que o 8.5 ).

RS
08-02-2006, 21:40
Ao que parece existe agora a possibilidade de se instalarem widgets tipo konfabulator, samurize progs desse estilo.
Ainda não testei mas parece interessante. Quem tiver interessado pode ver aqui. (http://my.opera.com/community/customize/widgets/index.dml?&page=2&skip=10&show=new&perscreen=10)
Só é possivel com esta versão de teste

PCC
09-02-2006, 00:15
Mudaram também os shortcuts! Esta parecido ao Firefox, agora para abrir um novo tab só preciso do ctrl+t hehehe

Pormenores que a mim vão me ajudar a converter-me ;) Esta mesmo bastante boa esta preview.

Cumps,

PCC

Mega
09-02-2006, 00:54
Mudaram também os shortcuts! Esta parecido ao Firefox, agora para abrir um novo tab só preciso do ctrl+t hehehe

Pormenores que a mim vão me ajudar a converter-me ;) Esta mesmo bastante boa esta preview.

Cumps,

PCC
Eu ainda ando com a 8.51... Instalaram por cima, ou tem de se desinstalar 1º? Tem versão em pt?

PCC
09-02-2006, 02:48
No meu caso eu acabava de formatar o meu disco por tanto não tinha o 8.51 instalado... mas deprendo que não seja necessaria a desinstalação do que já tens.

Cumps,

PCC

flak
09-02-2006, 05:30
eu sempre instalei por cima, mas esta versão fiz uma nova instalação, e aconselho a fazer uma nova instalação porque há alterações profundas.. mesmo em relação à TP1, que era a que eu estava a usar

não me apareceram as opções de block content, widgets, etc, qdo fiz a instalação por cima..

Mega
09-02-2006, 15:57
eu sempre instalei por cima, mas esta versão fiz uma nova instalação, e aconselho a fazer uma nova instalação porque há alterações profundas.. mesmo em relação à TP1, que era a que eu estava a usar

não me apareceram as opções de block content, widgets, etc, qdo fiz a instalação por cima..

Está em inglês não é?

ulti
09-02-2006, 19:58

que é isto do widgets ?

Gosto pessoalmente das ligeiras mudanças nas feeds.. ficaram impecaveis

flak
09-02-2006, 22:20
Está em inglês não é?

está sempre em inglês, podes é sacar os language packs

que é isto do widgets ?

são pequenas appz que correm no desktop, bastando para tal ter o Opera a correr, não minimizado

estilo konfabulator/samurize

vê aqui. (http://my.opera.com/community/customize/widgets/?show=new)

falco
10-02-2006, 13:41
widgets são tudo desde butões, barras, etc...

http://en.wikipedia.org/wiki/Widget_(computing)

A Opera adiciona coisas a mais... A maior parte das pessoas não quer bitttorrente para nada, e muitos dos utilizadores de P2P podem querer outro sistema que não esse. É claramente uma das funções que não deviam ser incluidas no browser, até porque as pessoas não querem andar a perder tempo a desactivar funcionalidades e mais código == mais bugs. A solução de usar extenções como o Firefox é muito melhor.

Ainda está para vir um dia em que o Opera seja uma plataforma web como o Firefox.

kidloco
10-02-2006, 13:51
O Opera é bem mais rápido que o Firefox.

timber
10-02-2006, 14:46
Bittorrent no browser? Paneleirice a mais para mim. Encher chouriços.

falco
10-02-2006, 15:10
O Opera é bem mais rápido que o Firefox.

Olhe que não... Olhe que não... A fazer algumas coisas ele é marginalmente mais rápido. Para além disso há benchmarks para todo o gosto. Por exemplo este é favorável ao Firefox em vários aspectos:
* Sumário
http://www.webdevout.net/speed_summary.php
* Tudo
http://www.webdevout.net/speed_summary.php?full

Mas fundamentalmente são os dois rápidos e a verdade é que é software tão rápido que não se nota a diferença a olho nú.

kidloco
10-02-2006, 15:24
Para mim é mais rápido na maioria dos casos. Não é tão compatível com os sites como o Firefox, isso sim.

ps: eu tou a falar do Opera 9 e não do 8.5 ... o 9 é "bem" mais rápido que o 8.X

flak
10-02-2006, 15:46
A Opera adiciona coisas a mais... A maior parte das pessoas não quer bitttorrente para nada, e muitos dos utilizadores de P2P podem querer outro sistema que não esse. É claramente uma das funções que não deviam ser incluidas no browser, até porque as pessoas não querem andar a perder tempo a desactivar funcionalidades e mais código == mais bugs. A solução de usar extenções como o Firefox é muito melhor.

Ainda está para vir um dia em que o Opera seja uma plataforma web como o Firefox.

o bittorrent é uma forma muito eficiente de gerir largura de banda, e cada vez é mais usado para tudo, para distros, demos de jogos, etc, não só para p2p

o cliente de torrent incluido no opera é muito útil porque é bastante simples. para sacar pequenas coisas muito rápido não dá chatice nenhuma. e o tamanho do browser aumentou cerca de 200 kb por ter 1 cliente de torrent :)

o opera de origem é MUITO mais personalizável que o firefox, sem precisar de extensões

quanto à plataforma web como o firefox, o Opera de origem tem irc, email, rss, password manager, agora tem bittorrent, etc.. tudo numa package que só nesta versão 9 é que chegou aos 4 mb, sempre foi 3 mb e picos.. não é por nada que lhe chamam internet suite.

o firefox tem muito que evoluir

falco
10-02-2006, 16:44
o bittorrent é uma forma muito eficiente de gerir largura de banda, e cada vez é mais usado para tudo, para distros, demos de jogos, etc, não só para p2p

Há outras formas de fazer isso. Eu por exemplo não me interesso por bittorrent e por P2P. E por isso qualquer browser que tenha isso tem coisas a mais e tal como eu muita gente, até porque certamente outros poderiam preferir outros protocolos em detrimento desse.

o opera de origem é MUITO mais personalizável que o firefox, sem precisar de extensões

Não é! As formas mais user-friendly de o fazer podem ter mais opções mas não há nada como a quantidade de opções que podes mudar nos ficheiros do firefox. Para além disso ter extenções é melhor que ter muitas opções.

o cliente de torrent incluido no opera é muito útil porque é bastante simples. para sacar pequenas coisas muito rápido não dá chatice nenhuma. e o tamanho do browser aumentou cerca de 200 kb por ter 1 cliente de torrent

Só é util para quem quisér utilizar essa forma de fazer downloads.

quanto à plataforma web como o firefox, o Opera de origem tem irc, email, rss, password manager, agora tem bittorrent, etc.. tudo numa package que só nesta versão 9 é que chegou aos 4 mb, sempre foi 3 mb e picos.. não é por nada que lhe chamam internet suite.

Irc e email não são web. Sabes o que é web?
Sabes o que é ser uma plataforma de aplicações web?
Sabes o que é o XUL e o que ele permite a nível de aplicações web?
Não fazes ideia do que estás a falar...

flak
10-02-2006, 16:55
não, não sei o que é XUL.. pra dizer a verdade, eu de páginas só sei mesmo vê-las, nem html arranho um bocadinho

mas sei que o Opera tem o AJAX (http://www.adaptivepath.com/publications/essays/archives/000385.php) para os widgets (http://my.opera.com/community/customize/widgets/?show=new) e para appz de mobile

TuxBoss
10-02-2006, 17:10
Falco posso mandar assim pro ar que mais do que isso tudo o que te faz desgostar do Opera é não ser open-source e a sua versão pra Linux ser QT based ;)

INFeCT1oN
10-02-2006, 17:15
Extensões? Não sabia que um browser se avalia por extenções, quer dizer que além de sacar, tenho de perder tempo a procura de cenas para por o browser mais fiavel? w00t...

Uso FF, neste momento não me apeteceu mudar para Opera, mas tenho prai 0 extensões formato o computador varias vezes não me apetece andar a procura ou a fazer backups pff.. 'tá-se a falar de versoes bulk, não de o Firefox com os 10006060606060 plugins que existem..

Mega
10-02-2006, 19:44
Já cá canta a versão 9... Vamos lá ver as melhorias...

sotavento
11-02-2006, 00:36

bittorrent não é p2p ??? não quererias dizerque não é só pirataria ?

o firefox tem muito que evoluir

... o firefox está sempre a evoluir (tal como os outros browsers) ... e em termos de "browser" qual é o melhor ? opera ou firefox ? é que acerca disso não comentástes ... :)

Mega
11-02-2006, 00:40
Epa, noto-o 1 pouco mais lento que a 8.51...pode ser só impressão minha. Nos torrents, útil, nos widgets, tenho samurize... A pasta da cache tá na pasta dos programas e não como antes, queria mudá-la, mas não sei fazer isso(alguem sabe?)... tem os preview da tab aberta, fixe... Vamos testar mais :)

falco
11-02-2006, 01:59
não, não sei o que é XUL.. pra dizer a verdade, eu de páginas só sei mesmo vê-las, nem html arranho um bocadinho

XUL é uma tecnologia baseada em XML e javascript que permite criar aplicações web com um nível de integração com o browser muito à frente de tudo o resto alias, a interface do firefox é em XUL.

O Ajax é diferente do XUL, são ambos para ser utilizados em aplicações web, mas são virados para áreas diferentes, o Ajax é virado pela interacção entre o cliente e o servidor e o XUL virado para a capacidade do cliente (principalmente para a interface com o utilizador, pode-se mesmo dizer que são complementares, ou que servem para situações diferentes. De qualquer forma todos os browsers relevantes suportam o ajax (claro que os que suportam melhor os standards suportam melhor), ou seja, quer o Opera quer o Firefox suportam.

Falco posso mandar assim pro ar que mais do que isso tudo o que te faz desgostar do Opera é não ser open-source e a sua versão pra Linux ser QT based

Estou a cagar-me para se é Open Source Software ou não, para mim o que interessa é ser Software Livre (Free Software), de acordo com a definição da Free Software Foundation (o que não é exactamente igual a Open Source Software), ser em QT também não me agrada (mas desconhecia) o outro é ter demasiadas funcionalidades e nem todos os ficheiros de configuração serem em texto (talvez sejam quase todos mas não são todos).
Não acho que seja um browser mau, longe disso, apenas não é o melhor, é talvez o segundo melhor.

falco
11-02-2006, 02:07
Extensões? Não sabia que um browser se avalia por extenções, quer dizer que além de sacar, tenho de perder tempo a procura de cenas para por o browser mais fiavel? w00t...

Um browser avalia-se por tudo o que tem para oferecer de todas as formas que tem para oferecer.
Não é a para ficar mais fiável. É para ficar mais funcional, são coisas completamente distintas. E perde-se muito menos tempo do que se perde a configurar um browser cheio de features.

Uso FF, neste momento não me apeteceu mudar para Opera, mas tenho prai 0 extensões formato o computador varias vezes não me apetece andar a procura ou a fazer backups pff..

Eu como utilizo GNU/Linux só formato um disco rigido uma vez, que é da única que instalo o sistema.

'tá-se a falar de versoes bulk, não de o Firefox com os 10006060606060 plugins que existem..
Estás tu. Eu falo da realidade como um todo, não a distorço para a comparação calhar melhor para aquilo que defendo. As extenções são simples e rápidas de instalar e permitem ao utilizador ter apenas o que quer e a maior parte dos utilizadores não precisa de tudo o o que Opera oferece.

Mega
11-02-2006, 04:12
Epa, noto-o 1 pouco mais lento que a 8.51...pode ser só impressão minha. Nos torrents, útil, nos widgets, tenho samurize... A pasta da cache tá na pasta dos programas e não como antes, queria mudá-la, mas não sei fazer isso(alguem sabe?)... tem os preview da tab aberta, fixe... Vamos testar mais :)
Tá mesmo mais lento,nota-se a abrir as fotos nas pág :( Será da cache estar noutro sítio???Uma das melhorias é o block content...Já não faz falta o adfilter...

flak
11-02-2006, 04:20
a mim está mais rápido.. também fiz uma instalação nova, não sei se foi por isso..

já te respondi na outra thread acerca da pasta cache btw.. eu prefiro cache off

Mega
11-02-2006, 05:29
Retiro o lento :) tambem fiz instalação nova... Ficou melhor com essa dica :) Tinha o utorrent a puxar bem por isso estava lento ;) Até o mail do iol já abre :)Tks Já está a rular o SUPEROpera, cada vez melhor!!!

kidloco
12-02-2006, 03:23
Eu acho esta v9 BEM mais rápida... como já disse, agora o Firefox deve ser quase 2x's mais lento em algumas situações... pelo menos é o que me parece. Nice one by Opera :)

sotavento
12-02-2006, 04:57
será que é desta que vou começar a usar o Opera para mais do que verificar "a olho" a compatibilidade das paginas WEB que crio ??? a ver ...

falco
12-02-2006, 14:24
será que é desta que vou começar a usar o Opera para mais do que verificar "a olho" a compatibilidade das paginas WEB que crio ??? a ver ...

Tendo em conta as extenções para apoio a web developers que existem no Firefox, incluindo as que verificam o cumprimento dos standards e apresentam relatórios sobre quais os problemas, fazer essa mudança parece ser mudar de cavalo para burro, para além disso apesár de o Opera cumprir bastante bem os standards o Firefox ainda cumpre melhor.

flak
12-02-2006, 19:39
Tendo em conta as extenções para apoio a web developers que existem no Firefox, incluindo as que verificam o cumprimento dos standards e apresentam relatórios sobre quais os problemas, fazer essa mudança parece ser mudar de cavalo para burro, para além disso apesár de o Opera cumprir bastante bem os standards o Firefox ainda cumpre melhor.

o Opera também tem toolbars para verificar o cumprimento dos standards

http://nontroppo.org/wiki/images/webdev.png

por isso não é por aí ;)

http://nontroppo.org/wiki/WebDevToolbar

falco
12-02-2006, 21:29
Mas a verificação é feita pelo Opera ou por aplicações web externas? (por exemplo os validadores do W3C)

flak
12-02-2006, 22:03
The web developer toolbar is a menu and toolbar setup for Opera which brings together functions related to web development, validation services and links to standards and other documentation. It is loosely based on the Web Developer toolbar for Mozilla, and integrates parts of Toby's W3-dev Menu , MooseCSS's menu, and countless BookMarklets taken from various places (Jesse , Aleto , SlayerOffice , Tarquin and others).

não faço ideia de como é feita a verificação, isto é da página oficial

falco
12-02-2006, 22:41
Pelo que li e vi nesses screenshots são aplicações web externas que não estão integradas com o GUI do Opera (ao contrário do que acontece no Firefox).

greven
12-02-2006, 22:46

E como é que eu faço isso no Firefox sem instalar plugins? Já vem de "origem"? Gostava de saber, já que uso sempre os validators da W3C e afins.

falco
13-02-2006, 21:41
Em primeiro lugar uma coisa são os plug-ins, outra são as extenções.
As extenções do Firefox são pequenas aplicações em XUL que se integram utilizando um metodo muito especifico, os plug-ins são outras coisas.

O Firefox, não traz nada para validar o código por omissão (excepto a consola de Javascript e o Dom Inspector) porque não tem lógica trazer. É um tipo de features que só uma minoria quer e por isso que não deve fazer parte do browser mas sim estár disponível como extenção.

INFeCT1oN
13-02-2006, 22:36
Não falas do tempo que se perde à procura das extenções? pra mim não contam como meio de avaliação. Cada vez que uma versão nova sai, tás dependente das extenções...

falco
14-02-2006, 02:01
Não se perde tempo considerável a procurar extenções, porque a sua disponibiliade está centralizada num só site (https://addons.mozilla.org/?application=firefox) que disponibiliza uma lista categorizada, um motor de busca e até listas das extenções mais populares e mais recentes. Por isso é rápido e fácil encontrar e instalar as extenções. Alias o próprio Firefox tem no gestor de extenções uma opção para abrir o site de extenções do firefox, por isso mesmo que as pessoas não saibam qual é o site, que não tenham a capacidade de seguir links a partir do site do oficial do firefox, ou do site de marketing spreadfirefox, as pessoas podem no próprio software ir para essa página sem qualquer dificuldade.

Dizer que dá muito trabalho ou que se perde muito tempo a instalar extenções do Firefox é um absurdo! Em poucos segundos temos todas as extenções instaladas (pelo menos eu tenho).

sotavento
14-02-2006, 09:00

Não há validação de standards que chegue aos calcanhares de uma boa vista de olhos visual no proprio browser. ;)

Eu uso o Firefox para navegar em pagina sque sei que vou andar a fazer browsing de pagina para pagina e o IE para links isolados e/ou paginas ocasionais (costumo ter sempre uma com o google aberta por exemplo) ... o opera tem sido sempre preterido por aqui (a ver se com a versão 9 isto muda)

NoMercy
14-02-2006, 11:55
Geezz!! oh falco!!, acho que esta thread era para discutir as novas funcionalidades do Opera e não para discutir Opera Vs. Firefox ao estilo do Benfica Vs. Sporting ou outro qualquer jogo de bola (não percebo muito disso da bola, por isso não me chateiem com isso :P ), alem do mais, esta guerrinha Opera vs. Firefox não leva a lado nenhum nem é benéfica para nenhum dos softwares a não ser para o MS.IE., que é o que detem a grande cota de mercado.

falco
14-02-2006, 20:46
Não há validação de standards que chegue aos calcanhares de uma boa vista de olhos visual no proprio browser.

Como é que avalias os standards sem avaliar o código? A única forma é avaliando o código, a não ser que tenhas poderes para-normais...

alem do mais, esta guerrinha Opera vs. Firefox

Não é uma guerra, é uma discussão. E leva ao conhecimento mais profundo sobre os softwares em causa. E o conhecimento não faz mal a ninguém.
Para além disso para mim o problema não é o ie, ou a m$, é todo o software proprietário e todos os seus fabricantes, o que inclui o Opera.

NoMercy
15-02-2006, 13:17
....Para além disso para mim o problema não é o ie, ou a m$, é todo o software proprietário e todos os seus fabricantes, o que inclui o Opera.
A ferro e fogo ... a todo o custo ... ainda que o software seja bom ...
Essa guerra OSS vs. Software Proprietário tambem me parece uma certa infantilidade (a menos que alguem tenha um interesse directo em defender um dos lados, casos, mais que evidentes, do Bill Gates ou do Linus Trovalds).
Ambos os modelos têm as suas vantajens e desvantagens. A escolha de um modelo sobre o outro deveria apenas depender do contexto e do problema de encontrar uma solução que tenha maior intercepção no dominio do problema.
Sendo assim, uma vez que tens um problema com todo o software proprietário, a tua "análise", neste dominio, acaba por ser sempre "biased", uma vez que se sabe logo á partida que tu pensas que se um software é proprietário, então, é por dedução, sempre inferior á sua contra-parte OSS.

INFeCT1oN
15-02-2006, 17:36
Não vale a pena biased, como tudo..
fica bem.

falco
17-02-2006, 08:02
A ferro e fogo ... a todo o custo ... ainda que o software seja bom ...

A liberdade é mais importante.

Essa guerra OSS vs. Software Proprietário tambem me parece uma certa infantilidade (a menos que alguem tenha um interesse directo em defender um dos lados, casos, mais que evidentes, do Bill Gates ou do Linus Trovalds).

Eu não defendo o Open Source Software, defendo o Software Livre, por isso quando se estão a referir a coisas que eu digo não distorçam a conversa falando de Open Source Software.

Open Source Software e Software Livre são parecidos mas não são a mesma coisa.

Não é uma infantilidade. Infantilidade é fazer copias ilegais. Se usares só Software Livre não fazes cópias ilegais, podes obter o software sem violar e lei e ajudar todos os que quiseres dando-lhes software sem violares a lei.
Infantilidade e um abuso é tentar controlar a forma e os fins para os quais oss utilizadores de utilizadores usam o software para alguns fins, que é o que os fabricantes de software proprietário fazem.
Abuso é não permitir aos utilizadores estudarem o utilizarem o software livremente quer para adequarem-no às suas necessidades quer para contribuirem para a comunidade, e fazerem isto sem depender do fabricante o que significa que passa a haver competição real baseada no mérito e na necessidade e não num ambiente de dependência artificial criado pela lei e pela vontade do fabricante.
Abuso é proibir o acesso ao código-fonte com as graves consequências a nivel de segurança que estão mais que provada. É frequênte encontrar-se backdoors e rootkits em software proprietário, como se pode ver recentemente no caso dos cds da Sony e no antivirus da Symantec, ou mesmo em outras adulterações como no caso das máquinas de voto electrónico da Diebold que foram proibidas nos EUA depois de se provar que provocaram fraudes eleitorais.
Abuso é proibir a liberdade de inovar, e inibir a curiosidade humana.

O software proprietário é comprovadamente um abuso, é não ético e leva com grande frequência à criação de deturpações no mercado. Não admitir isto é que é infantil, para além de negar a realidade.

O teu conhecimento sobre o Software Livre e sobre o Open Source Software é tão grande que até mencionas o Linus Torvalds como seu defensor, o que não é de forma nenhuma realidade.
E pior ainda pensas que só quem o fabrica é que tem interesse nele, o que é falso, Software Livre é um modelo de licenciamento de direito de autor para software cujo principal objectivo é conservar a liberdade dos utilizadores do software por isso os principais interessados no Software Livre são todos os que o usam.

Ambos os modelos têm as suas vantajens e desvantagens.

Mostra lá uma desvantagem do Software Livre e uma vantagem do software proprietário.

A escolha de um modelo sobre o outro deveria apenas depender do contexto e do problema de encontrar uma solução que tenha maior intercepção no dominio do problema.

Isto são modelos de licenciamento de direito de autor, a sua escolha não tem nada a ver com o problema que a tecnologia pretende resolver. Esta é uma questão legal e de ética, não de informática.

Sendo assim, uma vez que tens um problema com todo o software proprietário, a tua "análise", neste dominio, acaba por ser sempre "biased", uma vez que se sabe logo á partida que tu pensas que se um software é proprietário, então, é por dedução, sempre inferior á sua contra-parte OSS.

Não meu caro. Eu não digo que tecnicamente o Software Livre é sempre melhor, o que eu digo é diferente. O que eu digo é que antes de haver uma escolha técnica do software tem que se escolher o modelo de licenciamento e essa escolha não tem nada a ver com um problema de informática, tem a ver com liberdade e com valores éticos. A falta de liberdade e distorções que o software proprietário causam no mercado (monopolios, vendor lock-in, e outros abusos), é inaceitável e sendo inaceitável nunca deve ser usado independentemente dos seus méritos técnicos, porque de nada adianta ter o melhor software do mundo se não podemos legalmente fazer o que queremos com ele ou se a sua licença vai restringir futuras escolhas que eu possa fazer a nível de gestão de TI.

sotavento
17-02-2006, 13:56
Como é que avalias os standards sem avaliar o código? A única forma é avaliando o código, a não ser que tenhas poderes para-normais...

Não avalio os standards mas sim a VISUALIZAÇÃO DAs PAGINAS nos browsers ... não tenh ointeresse nenhum em cumprir ou deixar de cumprir standars ... o que me interessa é saber se as paginas APARECEM BEM OU MAL nos browsers. ;)

Não é uma guerra, é uma discussão. E leva ao conhecimento mais profundo sobre os softwares em causa. E o conhecimento não faz mal a ninguém.

Apoiado ...

Por outro lado ... software livre (freeware) sucks ... só dá é despesas e a unica coisa que se tem de retorno é chatisses quando começam a exigir "apoio tecnico" por uma coisa que não pagaram ... se não fosse o ppl a fazer as coisas por querer aprender/construir nem teria aparecido o conceito ... até o proprio MAC / windos e afins comessaram com esses principios ... mas a tendencia ao fim de algum tempo é sempre fugir pro Payware ou acabar o desenvolvimnto/evolução das coisas ... pk "freeware" não paga contas ... e sem €€€ não á quem se aguente ...

P.S.: Esquecem-se sempre de meter a 3ª opção quando falam em discussões ... NÓS vs ELES vs. TODOS_OS_OUTROS. ;)

falco
17-02-2006, 16:45
Acabas de demonstrar falta de inteligencia e que ou és muito ignorante, ou mentiroso.

A única coisa que garante que os sites são bem mostrados nos browsers todos são os standards, os standards também garantem que daqui a uns anos quando o software actual já não existir vamos continuar a poder aceder aos dados que guardamos agora, também garantem que se os softwares cumprirem os standards então competem com base no mérito e não em monopolios artificiais, garantem que podemos mudar de software quando quisérmos porque vamos continuar a aceder aos dados.

Até aqui mostraste ignorância ou falta de inteligência (francamente não sei qual deles, mas também podem ser os dois).

Por outro lado ... software livre (freeware) sucks ...

Aqui ou demonstras mais ignorância ou começaste a mentir!

Software Livre não é freeware!
Software Livre é a tradução da expressão Free Software e não da palavra Freeware. Como alias podes ver por aqui:
http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html
http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html
http://www.ansol.org/filosofia/softwarelivre.pt.html
http://www.fsfeurope.org/about/about.pt.html

só dá é despesas e a unica coisa que se tem de retorno é chatisses quando começam a exigir "apoio tecnico" por uma coisa que não pagaram ...

Não é verdade!
Em primeiro lugar Software Livre é um modelo de licenciamento de software, não é software em si, e por isso não teria esses problemas, algum do software licenciado desta forma é que poderia ter esses problemas, mas a verdade é que a maioria não tem.

A verdade observável que é que a maior parte do software licenciado com licenças de Software Livre exige menos manutenção e é mais facil de manter. Isto deve-se a vários factores:
* a herança dos ambientes *nix fortemente implantada na comunidade de Software Livre;
* a natureza do licenciamento favorece de uma forma sem paralelo a criação de ambientes comunitários em que as pessoas se dedicam a detectar e corrigir erros mais rapidamente;

A prova do que eu disse antes é que existem imensas empresas por todo o mundo a utilizar Software Livre, alias segundo alguns estudos a verdade é que a maior parte das empresas usa algum software licenciado como Software Livre, só que em muitos casos as direcções nem sequer sabem disso. E o Software Livre é mais popular em ambientes em que se trabalha com sistemas mais criticos:
http://www.ansol.org/ansolwiki/SoftwareLivreEmEmpresas

até o proprio MAC / windos e afins comessaram com esses principios ...

Até aqui tinha posto a hipotese de não estares a mentir. Mas nesta frase estás claramente a mentir. Nem a Apple, nem a m$, alguma vez seguiram a filosofia do Software Livre. Dizer o contrário é mentir!

mas a tendencia ao fim de algum tempo é sempre fugir pro Payware ou acabar o desenvolvimnto/evolução das coisas ...

Acabaste de inventar a palavra payware...
A tendência é precisamente a contrária. A tendência é cada vez mais a de utilização de Software Livre, de utilização de freeware e de utilização de cópias ilegais.

pk "freeware" não paga contas ... e sem €€€ não á quem se aguente ...

Não houvessem imensas empresas a ganhar milhões à conta do Software Livre até poderia ser que alguém acreditasse no que tu dizes. Mas por exemplo a divisão de GNU/Linux da IBM tem um volume de negócios que já ultrapassa o bilião, a Red Hat todos os anos aumenta os lucros, a Novell foi salva da falência por ter comprado a Suse e a Ximian e ter voltado a maior parte dos seus negócios para o Software Livre, até executivos da m$ já se demitiram da m$ para criar empresas de consultoria na àrea do Software Livre.

O que tu dizes é muito bonito, é pena é não ter rigorosamente nada a ver com a realidade.