View Full Version : Policia Anda Ai
Blue_Wings 07-02-2006, 13:26 Passo a citar:
"Editores aliados à Judiciária no combate à pirataria 'online'
Recorrendo ao génio de jovens estudantes do Instituto Superior Técnico, editores e Polícia Judiciária colaboram neste momento no projecto de um novo software para monitorizar a troca ilegal de filmes através da Internet. A nova tecnologia deverá ficar pronta a usar ainda no primeiro semestre de 2006 e a ideia dos responsáveis pela iniciativa é clara "muito em breve, começaremos a fazer visitas às casas das pessoas."
A promessa parte do presidente da APEV, que é também responsável pela Federação de Editores de Vídeograma Portugueses (Fevip), entidade especialmente criada para o combate à pirataria. "As pessoas têm de perceber que esta troca ilegal de ficheiros, hoje perfeitamente institucionalizada nos hábitos, é crime punível com pena até três anos de cadeia", diz Paulo Santos. "Estão em causa, entre outros, direitos de propriedade intelectual e esta é a maior causa de prejuízo de todo o mercado. Temos de combater isso com todas as armas ao nosso alcance." E o novo software, garante-se, será arma decisiva na guerra a um mercado negro que, segundo a "estimativa tímida" dos editores, rouba anualmente pelo menos 20% da facturação. O que significa, partindo das receitas declaradas em 2004, um mínimo de 12,5 milhões de euros.
Com a nova tecnologia, a Fevip pretende monitorar a transacção de ficheiros na Net, nomeadamente nos canais peer to peer, e a partir daí aproximar-se da origem do ficheiro. O princípio é simples o software reconstrói o trajecto que o ficheiro seguiu na Internet, percebendo todas as transacções de que foi objecto. "Quanto mais antiga for data dessa transacção, mais perto estaremos da origem, ou seja, de quem fez a cópia ilegal e a lançou na Rede", explica Paulo Santos. "E sempre que percebermos que alguém é reincidente, com certeza vamos agir."
O lado negro do mercado
Em 2004, venderam-se em Portugal 8,3 milhões de DVD. A esse número, calculam as editoras, é necessário somar pelo menos 20% em cópias ilegais transaccionadas. Contas redondas, mais 1,7 milhões de discos. Mas esse nem é o lado mais negro do imenso mercado paralelo que se alimenta da indústria cinematográfica. "É na Net que está o grosso da pirataria", garante Paulo Santos. "Com a generalização do acesso de banda larga, a transacção de filmes é cada vez mais fácil. Ainda não estamos ao nível do que acontece com a música e o Mp3. Mas quase."
Não são ainda conhecidos os números definitivos da Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) - o organismo oficial a quem compete coordenar o combate a este tipo de contrafacção -, mas há já a certeza de que 2005 foi ano de recordes, tanto na avaliação que se faz sobre a dimensão do mercado ilegal como nas acções de fiscalização que sobre ele se realizaram. De acordo com o registos da Fevip, foram realizadas 311 acções de fiscalização em todo o País, de que resultou a apreensão de 237 mil cópias DVD, entre muitos outros bens. Na sequência dessas acções, elo menos 273 pessoas foram constituídas arguidas. "
Artigo tirado do dn em : http://dn.sapo.pt/2006/01/09/artes/editores_aliados_a_judiciaria_combat.html
Vi esta notícia num outro forum de um outro user... mas achei interessante trazer para aqui para a malta dar uma vista de olhos.
Cumps
Esse link não está a funcionar...
Para os interessados, o link original do artigo é o seguinte: http://dn.sapo.pt/2006/01/09/artes/editores_aliados_a_judiciaria_combat.html
spastikman 07-02-2006, 14:00 Dá pra rir ....
Até quero ver que tecnologia tão mirabulante vão eles inventar para conseguirem fazer isso...
Daqui a bocado até os programas de P2P vão funcionar sobre SSL ou mesmo outra cifra qq.
spiegelman 07-02-2006, 14:16 Hmmm, se eles só agem sobre quem fez originalmente a cópia, têm de ir muito ao estrangeiro. Além disso, de certeza que os memso "geniozinhos" do técnico que desenham o software para fazer o "tracking" serão os mesmos que desenharão formas de encriptar ficheiros... Notícia só para alarmar, mais nada.
ir ao estrangeiro???? LOLOL... ai os meus DVDs Partilhados na burra...
Eu não tenho culpa fiz uma copia de segurança do meu original para o meu disco duro sob a forma de 0 e 1 (zeros e uns) lá tenho culpa de aquilo organizar-se para gerar um clone do original... e alguem o tirar do meu pc por causa do programa que uso para trocar ficheiros FREEWARE XDDDDDDD
x0cHiPiLLi 07-02-2006, 17:24 Géniozinhos... LoL, vao descobrir a polvora..
Isto dá mesmo para rir.. Entao e os newsgroups que é por acesso privado e o IP (quem é exactamente) fica registado?? Será que o milagroso software vai conseguir detectar quem lá posta? Isso é tao simples quanto pedir aos ISPs, e ninguém faz nada disso.. Agora vêm estes com programas de p2p falsos para combater a pirataria? Isto é hipocrisia! Mas contudo coitados dos que sofreram com isto, pk sim, eles terao que mostrar que fazem alguma coisa.
Acerca do SSL e encriptação.. Isso não adianta de nada, como o sistema de torrents e emule está concebido existem ficheiros que indicam o conteudo (ex: .torrent). Ou seja, basta criar um cliente faker e descarregar esse .torrent, depois é só ir criando a lista de IPs dos seeders e dos peers aos quais se conectam para retirar o ficheiro.. Tao simples quanto isso.. Agora tb é relativamente fácil fazer com que eles não tenham a minima hipotese, basta os trackers (ou nós com algum tipo de firewall) não aceitarem IPs de gamas pertencentes a Universidades, Policias, enfim tudo o que a policia possa usar LEGALMENTE para usar os seus falsos clientes.
O que eles vao conseguir com isto é conseguir meter uns IPs nas blocklists dos emules, torrents, e afins..
..::COPA::.. 07-02-2006, 17:33 Tretas... estes gaijos sao so tretas... apesar de um cromo que conhecia foi preso por pirataria... mas nao foi com nenhum software, foi com denuncia... por isso, a unica preocupaçao que tenham é que nao se ponha a espalhar o que sacam e deixam de sacar... ou podem sempre dizer, que so sacais cenas free...
Estes gaijos agr kerem se meter no pior caminho.. a INFORMATICA... daki ninguem leva nd...
Realmente existem outras áreas bem mais importantes que o crime cibernético onde a Policia poderia concentrar os seus esforços. No entanto estão no seu direito, já que se alguém faz download de conteúdos ilegais da net sabe que está a cometer um crime. Se for apanhado não tem nada que protestar, só pagar.
SwimmerBoy 07-02-2006, 18:13 Ai os meninos do técnico (me looks @ greven and :D)
Podiam de facto concentrar-se em outras coisas mais importantes (que trouxessem mais dinheiro ao país) mas não... :rolleyes:
Roadster_Brabus 07-02-2006, 18:26 Eu vou já a correr pra comprar um par de imans electricos bem fortes só por causa das visitas... N0T! :D
Não sei o que quer a policia provar com isto, mas vai-lhes sair o tiro pla culatra :lol:
destr0yer 07-02-2006, 18:28 Desculpem lá, mas para entrarem na casa das pessoas não é preciso um mandato:rolleyes:
Isto tem pinta de ser o trabalho de final de curso de alguém
O gajo faz isto, acaba o curso e a coisa fica estática no tempo
A não ser que o prof pegue nisto e faça como base doutros TFC futuros isto fica parado no tempo
E se isto não for actualizado com alguma frequência passa a não servir para nada
Enfim vamos ver no que dá
Pentrite 07-02-2006, 19:35 Não sei se vai funcionar ou não, mas aplaudo a intenção da policia de apanhar os ladrões, afinal é o trabalho deles.
tolinhas 07-02-2006, 20:11 os 1ºs a irem dentro são os alunos do proprio tecnico:joker:
Acho isto hilariante. Tomemos o seguinte exemplo. O Zezinho é frequente utilizador do programa X para sacar coisas da Internet. Em casa do Zezinho mora o seu pai Zé, a sua mãe Zeca e a sua irmã Zezinha bem como o seu avó Zezão.
Zezinho até anda na faculdade (maior de idade) e qd sai de casa de matina deixa o pc (com o tal programa ligado) a bombar em grande força.
Os senhores da polícia batem à porta e das duas uma:
Ou apanham o Zezinho a mexer no pc naquele exacto momento (muito pouco credível);
Ou apanham outrém da família Zé;
Ou não apanham ninguém ao pc.
Se o primeiro caso, têm de provar que é Zezinho (arguido) que comete o crime. O que é facilimo como se deve calcular...
Se for o segundo a mesma coisa, imaginemos que Zezão o avozinho estava a ler a bola online com o tal programa em back-ground...
Se for o terceiro bom não se apanha ninguém...
Logo o pequeno/médio utilizador é logo posto de lado neste coisa patética...
Sobram os grandes tubarões. A malta que tem 2040302 drives de cd's para gravar outras tantas cópias do Spiderman 3 para a malta do bairro e arredores.
Esses se forem espertos não moram sozinhos. O problema central aqui é saber QUEM faz as cópias e tal. E isso é preciso que seja praticamente em flagrante delito. O Direito Penal está pouco ou nada rotinado para este tipo de "crime".
Acho aliás um absurdo que isto seja crime. Deviam ficar-se pelas indemnizações cujo ramo do Direito tem regras muito mais flexíveis. Aliás acho hilariante a comparação de pirataria a roubo. Só uma mente perfidiosa o faria.
Afinal de contas o que distingue a cópia ilegal das fotocópias? O problema fundamentalmente vai dar ao mesmo. Assim o custo das driver e cd's devia ir em parte para as associações de representantes de autores como se faz com as máquinas de fotocópias...
Mas enfim ainda há muitos interesses e depois temos estas notícias giras que parece que são muito graves mas na realidade vão ser aplicáveis ao Manel Cigano que vende na feira e pouco mais. Sim pq as 300 e tal acções de inspecção são no essencial em feiras e isso.
Moral da história não vale a pena perder muito sono com isto...
Isto vindo de um advogado :)
os 1ºs a irem dentro são os alunos do proprio tecnico:joker:
Muahaha. A mais bela das verdades....a origem da mula modificada para os tugas, para os que não sabem, é de alunos IST. O nome Bowlfish não é por acaso ;) (os alunos do ist sabem do que falo)
Ps. aos alunos ou ex alunos do ist que nunca cometeram nenhum "crime" informático, as minhas desculpas. Eu já o fiz bastantes vezes e nos tempos que lá andei não conheci ninguem que não o tenha feito...
[]s
Isto vindo de um advogado :)
Sem duvida uma prespectiva interessante sobre o problema...
[]s
Muahaha. A mais bela das verdades....a origem da mula modificada para os tugas, para os que não sabem, é de alunos IST. O nome Bowlfish não é por acaso ;) (os alunos do ist sabem do que falo) Já agora o que quer dizer? :002:
tolinhas 07-02-2006, 21:43 Muahaha. A mais bela das verdades....a origem da mula modificada para os tugas, para os que não sabem, é de alunos IST. O nome Bowlfish não é por acaso ;) (os alunos do ist sabem do que falo)
Ps. aos alunos ou ex alunos do ist que nunca cometeram nenhum "crime" informático, as minhas desculpas. Eu já o fiz bastantes vezes e nos tempos que lá andei não conheci ninguem que não o tenha feito...
[]s
eu nem me estava a referir a tools/programas, mas ao uso da rede para fazer downloads/uploads ;)
esse tótó da APEV que vá montar é guarda no Metro do campo grande, todas as vezes lá passo estão lá as ultimas novidades por 5€ :x2:
Super_Tech 07-02-2006, 21:53 BE AFRAID, BE VERY AFRAID! LOL!
Andar a "chatear" por causa de uns DVD's ali e acolá, porque o Sindicato do Raio-que-os-parta das Actividades Culturais faz as queixinhas sabe-se lá porque se queixam, se calhar são os mesmos que "cravam" dinheirinho ao Estado pra fazer uns quantos filmes portugueses de pessima qualidade todos os anos - claro dinheiro esse que metade vai pros bolsos de realizadores etc - e entao pra isso parece que já existe policia.
E se se dedicassem por exemplo ao maior combate a outros tráficos? Para aí já não da para entrar de rompante casa dentro?
Já agora o que quer dizer? :002:
Existe uma sala grande no IST ao qual se dá o nome de Aquário... ;)
Afinal de contas o que distingue a cópia ilegal das fotocópias? O problema fundamentalmente vai dar ao mesmo. Assim o custo das driver e cd's devia ir em parte para as associações de representantes de autores como se faz com as máquinas de fotocópias...
Isso e as cassetes gravadas de cds ou discos que todos tinhamos quando "não havia" gravadores de cds.
Nessa altura não se falava de pirataria, mas eram mesmo assim cópias ilegais.
Mas não me parece que o alvo da policia seja aquele que saca uns filmes para ver em casa, mas aqueles que os sacam para venderem a meio mundo e fazem quase vida disso, bem como os anjos que passam disponibilizam os filmes pela primeira vez.
SoundSurfer 08-02-2006, 00:49 Existe uma sala grande no IST ao qual se dá o nome de Aquário... ;)
Tchiii Çreven, a revelar segredos tão bem guardados :P
A intenção e' a correcta o metodo e' q nem por isso...
Enfim... eu ja nem me chateio mais com o assunto...
Ha duas formas de resolver s situação uma delas e' ir atras dos proprios ISP respnsabilizando-os pelo tipo de dados transferidos na propria rede e deixar q os ISP arranjem maneira de baixar consideravelmente esse tipo de trafego, a outra e' mesmo esperar que a base do tcpa seja alargada e que os nossos pc's so consigam mesmo correr software original e licenciado. Mais cedo ou mais tarde uma ou as duas coisas acontecem.
O q o ppl da pirataria nao percebe e' mesmo que e' por piratearem que os jogos nao baixam de preço, e' exactamente como com os impostos qtos mais pagarmos menos as coisas custam.
migueluxo 08-02-2006, 00:59 Tudo isto é muito interessante, mas para kem usa tracker's internacionais e puxa de users internacionais isto é anedotico, tou mesmo a ver a PJ a ir até há Russia, Romenia, Moldavia, Alemanha, USA, pegar em pessoal e julga-los cá em portugal...
Anyway, mais uma anedota para o ppl... já agora alguem se lembra das Imagens de pedofilia que eram alojadas até ha bem pouco tempo nos servers da Telepac e que caso nao se lembrem a Telepac tb tem Acçoes do Estado... traduçao, pode-se até dizer que Servidores Com Percentagem do estado tinham imagens e videos de Pedofilia.... PS - ninguem foi apanhado nesses ditos servers.
Conclusao, é anedotico.
Morpheus 08-02-2006, 01:08 bah ...
1ª acção fecham a mula da cooperativa
2ª acção fecham o bxunga e espetam o martinigay a ver o sol aos quadrados
3ª criam-se 500 lobbies e pronto os gajos do IGAC ficam satisfeitos
4ªmais um tachito e voilá os gajos das estatisticas ficam contentes pois agora tem mais uma cena para usar...
5ª mais uma barrigada de gozo criada por um governo corrupto, por gajos corruptos (não os alunos mas sim quem está por detrás da adopção do tal programa) para para apanhar cenas ilegais...
p.s.: se o nosso governo se preocupar com o facto de a segurança social andar a suportar chulos e gajos que nunca contribuiram para coisa nenhuma e deixar as redes p2p sossegadas fazia melhor figura...
Primeiro tem que ir de cana os Policias e Juizes, tenho um colega meu que faz uns negocios de backup de DVD's a Juizes e a Policias.....
Duvido que mecham em juizes :004:
Muahaha. A mais bela das verdades....a origem da mula modificada para os tugas, para os que não sabem, é de alunos IST. O nome Bowlfish não é por acaso ;) (os alunos do ist sabem do que falo)
[]s
Passei muitas horas no Bowlfish mais o meu ex-Discman
Por acaso a ouvir cds backup (backup mesmo, não ando na rua com originais)
gatohumano 08-02-2006, 10:03 Podiam começar pelos propios institutos do estado,eu tirei um curso num desses sitios e pirataria era coisa que não faltava la,mesmo a descarada e a frente de tuda a gente,isto claro cometido por pessoas altamente responsaveis.
Provavelmente a policia fazia bem era em vez de ir pedir aos "génios" do IST pra fazer estas palhaçadas ir lá ver a droga que os "génios" circulam no aquário, no bar de civil e etc. Ai ao menos tinham resultados...:rolleyes:
Provavelmente a policia fazia bem era em vez de ir pedir aos "génios" do IST pra fazer estas palhaçadas ir lá ver a droga que os "génios" circulam no aquário, no bar de civil e etc. Ai ao menos tinham resultados...:rolleyes:
Droga no IST? Onde? :x2:
É verdade, mas não há tanto droga no IST como noutra Universidade qualquer. É a típica vida Universitária... :confused:
PS - Não, eu não consumo drogas.... só aspirinas! :D
lo.... ele disse onde.. no aquario... em civil.
Quanto ao post.. nem comento.. se já agora há ppl com provas de que cometeram crimes, mas que por flata de tempo em tribunais deixam os procesos precrever. com é k faziam? entupiam todos os tribunais e contartavam todos os desempregados para fazerem parte da brigada anti-pirataria da Pj???? lol
no comment.. e em todo o mundo eram os "cromos do ist" que iam fazer este programa maravilha (depois eles tb iam presos,lol)
PS: tb fui 1 desses "cromos do ist".. pelo k.. axo k este post so serve par 1 coisa.. para rir
Podiam começar pelos propios institutos do estado,eu tirei um curso num desses sitios e pirataria era coisa que não faltava la,mesmo a descarada e a frente de tuda a gente,isto claro cometido por pessoas altamente responsaveis.
Ui, ui, ui. Se calhar alguns cursos ficavam quase sem professores:x2: .
Isto está a ser demasiado idiota. Quando as pessoas responsáveis por fiscalizar também usam as cópias iligais e o p2p....... Ou comem todos ou não come ninguém.
Depois, eu e mais uns milhões temos umas quantas cassetes de musicas com os LP dos amigos e os amigos dos nossos. Mas quando havia concertos e havia $$$ estávamos lá. Ou seja através das cópias iligais conhecemos a música e depois demos $$$ à banda nos concertos.
Quanto aos filmes á mais chato. Alguns em vez de ganharem 1000 milhões só ganham 990 milhões o que é pena porque investiram muito. Mas quem faz pirataria em massa é que devia ir dentro e não chatearem o pessoal que saca uns miseros 18Gb por mês para poder ver uns fimezecos porque não tem tempo para ir ao cinema nem ao videoclube.
Eu prefiro ir ao cinema, mas nem sempre dá.
Quanto ao programita pode ser que dê alguma coisa. Devem é colocar os recursos onde é preciso e apanhar que devem e deixarem-nos em paz (ao mexilhão:x2: )
ponham os filmes no cinema a 2 euros e vejam se não aumentam os lucros...
SwimmerBoy 08-02-2006, 16:56 Droga no IST? Onde? :x2:
É verdade, mas não há tanto droga no IST como noutra Universidade qualquer. É a típica vida Universitária... :confused:
PS - Não, eu não consumo drogas.... só aspirinas! :D
Depois da aspirina bebes um cafézito ou uma coca-cola né? Até estala.... LOLOLOL:x2: :x2: :x2: :x2:
ponham os filmes no cinema a 2 euros e vejam se não aumentam os lucros...
A compra de filmes e de musica acho que levavam um boost gigante com a diminuição de preços agora os jogos acho que nem que os dessem. Ontem por acaso tive com um amigo numa daquelas grandes superficies comerciais e estávamos a fazer tempo a espera de outro amigo e começamos a ver os jogos.
Eu fiquei petrificado não só com o preço como com a qualidade dos mesmos. Jogos com mais de 3 anos a 60€ ?!? Jogos que nunca ninguém ouviu falar a 50€ ? Eu não sou grande jogador, joguei nos ultimos 7 ou 8 anos 4 jogos e comprei-os todos, mas porra é uma coisa verdadeiramente vergonhosa o preço do software lúdico. Aliás acho que a pirataria vale como uma chapada nas editoras de software a ver se começam a atinar e lançar productos de qualidade em vez de toneladas de productos de m*rda.
"Recorrendo ao génio de jovens estudantes do Instituto Superior Técnico"
Pronto está tudo dito, nem era preciso ler mais a noticia...
Btw, eu ontem inventei uma cena redonda que pode girar sobre si mesma, chamei-lhe RODA, o que acham do nome?
prismatix 08-02-2006, 19:44 bem... e agora !!! a minha mula n para !!! lol tou pra ver como vai ser isso...
destr0yer 09-02-2006, 00:07 http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20060208setemilcopiasdedvdapreendidas.htm
BUSTED!
Estes que devem ir lá dentro...
Nas feiras do país podem-se encontrar DVD's que ainda nem sequer estrearam nas salas de cinema.
A qualidade de imagem é naturalmente inferior à original, embora alguns filmes sejam copiados da Internet e outros até têm avisos contra a pirataria.
Há filmes à venda que foram gravados no cinema, que podem não ter legendas e arrastar consigo os sons naturais do ambiente.
O original está isento de sombras, a qualidade é melhor e a legendagem tem qualidade registada.
Que inteligentes.
blastarr 09-02-2006, 00:26 Nessa mesma feira, amanhã já está tudo cheio de pálas-no-olho outra vez... :D
Isto sempre aconteceu e acontecerá, desde que me lembro que há pirataria nas feiras, na altura eram mais cassetes com gravações ranhosas de música (eu chamava-lhes o "som ondulante", parecido com o som do A-Team dobrado em "brasileiro", lembram-se ?).
madafakapc 09-02-2006, 00:50 :lol: :lol: :lol: :205: :205: :205: :205:
Não sei se xore se ria.....isto é mesmo só para rir tenham calma!!!! Não stressem!
Entao vejamos:
A pirataria já existe desde o Spectrum.....e do giradiscos e K7 pirata.....
Se acabarem com os p2p nao há internet (ISPs) pra ninguem...eu desligo logo esta cena...no momento seguinte...ou eles sao ingenuos??!?!?!:002: :002: :002:
Que apanhem os gajos ke andam na feira a vender esta cena, isso concordo!
Mas aki o ppl que quer evoluir tecnologicamente (olha o Plano Tecnologico ---> é que é já a seguir....:lol: :lol: :lol: ) essa parte da sociedade que contribuiu para o progresso (nós os cibernautas....) esses nao!
Opá, eu axo que os gajos pá kerem é umas cenas tb pra eles e o que eles vao fazer quando vierem a casa será pedir uns filmezitos, mp3, gajas nuas e tal....pq eles tb sao de carne e osso.....e kerem o mesmo mas na podem dizer pq não é ético.....
Conselho: baixem o preço dos CDS/DVDS/Jogos/Livros etc etc etc que de certeza que o ppl vai logo comprar (eu de certeza ke comprava muitos mais do que os que compro: é que em Espanha com 50 euros eu compro 5 livros, ou cds ou DVDs de igual ou melhor qualidade (e ainda por cima traduzidos...se bem que eu prefira originais....) e aki nem com 50 euros eu compro muitos livros/CDs/DVDs que há por ai.....
Resumindo e baralhando: os homens kerem apresentar serviço ! Deixem trabalhar....é a nova policia secreta do Socas!!!:002: :002: :002: :002: :x2: :x2: :x2:
PS: Quantos sao quantos sao?!?!?! Nós nao temos medo....venham eles.....ke nós arranjamos logo maneira de resolver a coisa.....informatica.....tenham juizo.....
Perguinta idiota: o meio de provar quem pirateou....desculpem lá...mas até a minha avó se ria....é no minimo triste...ridiculo.....data mais antiga...entao mas eles nao conhecem uma coisa que sao os discos....informação...0 1 0 1 0 1 0 1 bits bits....manipulaveis......devem andar a tirar um curso de forensic cyber engineering e ainda vao no primeiro capitulo....
Perguinta idiota: o meio de provar quem pirateou....desculpem lá...mas até a minha avó se ria....é no minimo triste...ridiculo.....data mais antiga...entao mas eles nao conhecem uma coisa que sao os discos....informação...0 1 0 1 0 1 0 1 bits bits....manipulaveis......devem andar a tirar um curso de forensic cyber engineering e ainda vao no primeiro capitulo....
LOL Isso fez-me lembrar uma cena que li há algum tempo atrás: Eu gosto de coleccionar zeros e uns, não tenho culpa que eles no fim se juntem e saiam filmes e jogos. :joker:
Quanto aos filmes á mais chato. Alguns em vez de ganharem 1000 milhões só ganham 990 milhões o que é pena porque investiram muito. Mas quem faz pirataria em massa é que devia ir dentro e não chatearem o pessoal que saca uns miseros 18Gb por mês para poder ver uns fimezecos porque não tem tempo para ir ao cinema nem ao videoclube.
e as cassetes de video que gravavamos do clube de video ou da tv? isso é que deve ter feito o grande rombo nas produtoras de cinema. :)
Os mesmos grupinhos minoritários de gulosos continuarão a tentar de tudo para explorar e roubar mais um bocadinho ao povo.
Fora o imbecil da lenda, as pessoas continuarão a achar o seu caminho e a rir em voz alta desses gulosinhos pretenciosos e mimados.
É tudo.
Pentrite 09-02-2006, 23:52 Acho incrivel que toda a gente se indigne com um membro que perguntou como desbloqueava um telemovel que ele tinha comprado e esse tópico tenha sido bloqueado pelos moderadores e agora toda a gente venha fazer apologia da pirataria caseira, que para todos os efeitos é roubar, deêm as desculpas e argumentos que derem.
Todos os portugueses têm uma costela de Robin Hood e meia duzia de genes de xico-espertismo embutidos á nascença.
Apesar de se falar de "pirataria como se fosse um roubo" ela técnicamente não o é, nem nunca será. Uma vez que roubar algo é retirar alguma coisa a alguém privando-a consequentemente do seu uso.
Quando se copia alguma coisa não se está a privar o seu dono do uso, logo não é roubo, o que se pode estar a fazer é violar os direitos de autor que proibem geralmente a reprodução, preparação de trabalhos derivados e distribuição do material protegido pelo copyright.
Daí que não se podem incluir nos prejuizos dos autores, os custos de desenvolvimento e ou produção do material como geralmente se faz, para se chegar a aqueles nºs grandes que os media tanto gostam. Além disso tb tal como já foi dito não se pode incluir nos prejuizos eventuais perdas de receita, simplesmente por alguém ter material "pirata" assumindo que se não o tivesse copiado o teria ido comprar.
Quase aposto que não existe mais de uma duzia de pc's no mundo inteiro que não tenham algum material que viole direitos de autor.
Isto porque não estamos só a falar de filmes ou jogos, mas tb te imagens e textos.
Qual é o pc (mesmo os dos tribunais) que não tem uma página da internet copiada no disco que não tenha nem que seja simples imagem ou texto com copyright. Fazer o download dessa imagem representa exactamente a mesma infracção que fazer o download de um filme.
Mesmo assim, e isto em geral, quem faz o download de um filme não está a violar nenhum direito de autor (desde que não o exiba publicamente) o único que o fez é quem o tornou acessivel ao "publico" sem autorização do autor.
os estudantes do IST.... os....... estudantes do IST.... hahahahahahahah..... os estudantes do IST, estão a desenvo... hhahahahahah desenvolver um programa para descobrir piratas na net, ora quantos tipos ja me pediram para retirar o programa de gestao de wireless pq os estudantes, engenheiros ou coisa parecida so sabem utilizar o WZC do windows (full automatica) as coisas tornam-se muito chatas quando o programa da placa wireless faz muitas perguntas dificeis... resumindo, o tipos "na percebem nada disto hhhaaaa maria que cUmplicado q éi".....
fora a ironia quantos acessos á internet temos em portugal... 99.9% usa-os para sacar coisas ilegais quer o admitam ou não, não temos tribunais,policias (fora da lista dos 99.9%), nem ninguem disposto a resolver o problema da pirataria, como de custume vão prender um grande pirata que tinha em casa 200 CD piratas (que para muita gente neste forum é uma quantidade relativamente pequena, porra vamos ser realistas os CDs e DVDs são vendidos em pacotes de 100 e há malta q compra mais do que um cake de cada vez(isto está me a lembrar de uma taxa de direitos de autor que agora vez com os CD/DVDs, qual era a ideia mesmo???))
a ideia não era desrespeitar os estudantes do ist, tenho a certeza de que dentro "daquilo", á de haver alguém q saiba fazer algo, vamos ser realistas por cada 100 tecnicos formados em portugal 2 ou 3 sabem realmente do q estão a falar, temos de nos lembrar que a culpa nem é dos alunos que seguem informatica porque assim podem trocar jogos com os colegas, ou dos professores formados em 200 AC sem terem formação posterior, a culpa tambem obviamente não é do governo, não eles em 1992 legislaram sobre a materia a dar nas escolas (ora nessa altura penso q era dos e w3.1 + unix (q na percebia nada daquilo na altura), q andava a usar, á um ano num curso patrocinado pelo IEFP o meu "suposto" professor de redes começou uma aula a falar dos beneficios do cabo coaxial em relação ao cabo serie, resta dizer q fui espulso da sala por não conseguir parar de rir, mas foram uns valentes meses a falar da grande inovação do coaxial, tb na se falou de TCP/ip udp etc, ja agora UTP, wireless, optico isso ja foi inventado???, até ja devia ter sido na altura....
bem acho q ja percebem porque q morro de amores pelos grande engenheiros nacionais q tmos como professores, tambem vamos ser realistas vou trabalhar como professor e ganhar uma miseria ou vou tratar das redes de uma empresa e ser pago a peso de ouro, a segunda opção só é possivel para os raros casos de entendidos na materia q existem em portugal, a 1ª é muita porreira porque quem fiscaliza tb na percebe nada por isso :joker: festa pessoal ser professor é melhor q o desemprego
q continue a republica das bananas
PORTUGAL (http://uncyclopedia.org/wiki/Portuguese)
destr0yer 10-02-2006, 05:41 LOOL, NEO, este site é só rir
Já agora: http://uncyclopedia.org/wiki/Brazil
:D
Roadster_Brabus 10-02-2006, 07:13 Offtopic:
(http://uncyclopedia.org/wiki/Portuguese) Adamastor, the legendary creature who took the life of many Portuguese explorers. He has now retired, and owns a restaurant in Costa da Caparica.
http://uncyclopedia.org/images/thumb/d/dc/Barbas_adamastor01.jpg/180px-Barbas_adamastor01.jpg
It is one of the biggest, largest, and powerful nations of the world, thanks to Socrates, that leads this superpower country so well! It is actually the second biggest superpower of the Iberic Peninsula. Thanks to Socrates, Portugal is now a better place to live. (http://uncyclopedia.org/wiki/Portuguese)
Este site é o RIR :rofl:
Pirataria sempre houve, sempre exisitiu e sempre vai existir, a diferença é que agora se está a apertar mais o cerco.
Eu condeno qualquer espécie de pirataria. Não sou rico mas sempre que vejo algo que gosto, tento comprar a obra de forma a ficar com um exemplar do que eu acho ser merecido e ao mesmo tempo retribuir aos autores pela mesma. Isto seja jogo, programa, dvd, música, etc...
Obviamente que não tenho tudo legal no PC, longe disso, muito software até que uso para fins académicos tem preços exorbitantes e como tal não me resta outra alternativa do que recorrer ao... backup. Tenho o XP legal e outros tantos programas, até porque hoje em dia prefiro recorrer ao OpenSource sempre que poço.
Acho que todo devemos estar conscientes daquilo que fazemos, não devemos encarar a pirataria de ânimo leve isso é banalizar a questão, o que não acho que seja a medida correcta... Um dia também vocês poderam ser autores e estaram do outro lado da moeda...
HiGhVoIcE 10-02-2006, 09:48 nao sabia que o bowlfish tinha sido desenvolvido no aquario :D
Mesmo assim, e isto em geral, quem faz o download de um filme não está a violar nenhum direito de autor (desde que não o exiba publicamente) o único que o fez é quem o tornou acessivel ao "publico" sem autorização do autor. my thought exactly!
Só mais uma coisa.
É diferente "piratear"/sacar software, filmes, jogos quando é para consumo proprio, pessoal, do que quando se vai ganhar dinheiro com isso, como no caso de empresas, de exibir os filmes e cobrar dinheiro, vender jogos e filmes na feira, etc.
O problema da pirataria não está nos tipos que sacam os filmes/jogos para ver em casa, até porque já ficou provado que a pirataria até pode funcionar como um meio de publicidade para o mesmo, caso seja bom.
Vejam o caso do Battlestar Galactica http://www.mindjack.com/feature/piracy051305.html ganhou o sucesso que teve (foi considerado a serie do ano pela Time (http://www.time.com/time/arts/article/0,8599,1141640,00.html)s) exactamente por pessoal que sacou os episódios, fez publicidade e quando a serie extreou no seu pais arrebentou com qualquer audiencia. É preciso é que as coisas sejam boas.
Eu até concordo contigo khannon. Isso até parece tudo muito bonito, mas também parece-me é texto de quem tenta despenalizar a pirataria para afinal dizer que o que está a fazer não é mau, é até bom. Quer queiram quer não é legalmente errado e criminalmente punido!
É por estes pensamentos que a pirataria já está tão difundida, enrraizada na sociedade que já é tomada como algo normal. Os miudos hoje nascem e começam logo a "sacar" filmes da Internet. Trabalho ao fim de semana em part-time numa superficie comercial e ouço toda a gente a falar de "sacar" o filme X. Cromos todos orgulhosos de terem o filme Z antes de este sequer estrear cá.
Ouvir estas cenas irritam-me, profundamente. Parece-me óbvio que estas pessoas não têm a minima noção do que fazem. Pirataria existe? Sim. Sempre existiu. Mas acho deplorável que quem "comete o crime" não tenha a minima noção do que está a fazer e ainda se sinta bem com isso. E sejamos sinceros, ninguém saca um filme de 700MB ou mais para ver sozinho, vai ver com um amigo, namorada, emprestar ao vizinho e aí já está a cometer outro crime...
Como disse, tenham consciência daquilo que fazem e não tornem a pirataria numa coisa banal.
Th3 Gam3 10-02-2006, 16:47 Boas
Não podia estar mais de acordo com a opinião em cima dada.
A pirataria hoje em dia é vista como uma coisa banal, jovens sem a mínima noção do que estão a fazer, as pessoas perdem completamente a noção das coisas, concordo plenamente que apertem o cerco, que apertem os sítios mais "conhecidos" pois acabar a pirataria nunca vai acabar.
Abraços
Claro que é crime, senão não podia a polícia andar atras de todos os que fazem pirataria.
Apenas queria tentar mostrar que me parece diferente ganhar dinheiro com isso ou apenas ter acesso a filmes/series que já não se encontram na televisão, nem nos clubes de video, ou encontram-se, mas tem que se pagar balurdios por cada dia de aluguer.
Os filmes novos, só mesmo no cinema. Estragar a surpresa com um screener num ecran de 17'' parece-me muito mau. :)
E há tanta coisa ilegal, e a meu ver muito pior para a nossa sociedade, que é banal neste pais, que merecia muito mais a atenção da policia
Eh pah, eu nem li a thread toda, mas isto é só para juntar mais umas achas na fogueira, quando falaram acerca de haver institutos a usar/promover pirataria ou qualquer coisa parecida.
Na verdade, tomei conhecimento que uma escola de comunicação em Coimbra promove a utilização de software pirateado, crackado e etc. Isto dito por fonte segura que ouviu o patêgo do prof. a insinuar essa utilização.
Pah, enfim...
destr0yer 10-02-2006, 17:33 Pirataria sempre houve, sempre exisitiu e sempre vai existir, a diferença é que agora se está a apertar mais o cerco.
Eu condeno qualquer espécie de pirataria. Não sou rico mas sempre que vejo algo que gosto, tento comprar a obra de forma a ficar com um exemplar do que eu acho ser merecido e ao mesmo tempo retribuir aos autores pela mesma. Isto seja jogo, programa, dvd, música, etc...
Obviamente que não tenho tudo legal no PC, longe disso, muito software até que uso para fins académicos tem preços exorbitantes e como tal não me resta outra alternativa do que recorrer ao... backup. Tenho o XP legal e outros tantos programas, até porque hoje em dia prefiro recorrer ao OpenSource sempre que poço.
Acho que todo devemos estar conscientes daquilo que fazemos, não devemos encarar a pirataria de ânimo leve isso é banalizar a questão, o que não acho que seja a medida correcta... Um dia também vocês poderam ser autores e estaram do outro lado da moeda...
Apesar do outro post não ter gostado nada, partilho esta mesma opinião... Quando vejo produtos que são bons e valem cada cêntimo, não me importo de pagar ;)
Da mesma forma que utilizo o XP legal e programas open source/free
Sobre a pirataria, a da NET, do sakanço é "benigna", porque 90% das vezes é o puto que quer ouvir uma musiquita, ver um filmezeco, e fica confinado as fronteiras do disco rígido... A "great evil" é mesmo a venda/distribuição em massa de material ilegal, esta que condeno totalmente e que devia ser mais combatida...
Depois de ler toda esta thread fiquei curioso...
Alguem me sabe dizer se é legal emprestar, a quem quer seja, algo original? E a copia de segurança, tb é legal emprestar?
Se sim, será admissivel dizer que os utilizadores de p2p andam a "emprestar" copias de segurança uns aos outros?
Se bem que é só podemos ter uma copia de segurança legalmente, não podia este ser um argumento daqueles que dá a volta à ambiguidade da lei?
destr0yer 10-02-2006, 18:29 É ilegal emprestar, bem como o visionamento de filmes em locais publico/em massa, alugar, copiar...
Na teoria, penso que é legal fazer cópias de segurança para uso pessoal, mas isso acaba por ser (in)directamente combatido
Nuca leste aqueles avisos que aparecem no principio dos filmes??
... E sejamos sinceros, ninguém saca um filme de 700MB ou mais para ver sozinho, vai ver com um amigo, namorada,...
wtf?!!? por acaso a maioria, diria 99,5 %, dos filmes que vejo, sejam originais ou emprestados, vejo-os sempre sozinho, até porque se perco tempo a ver um filme (ou a ler um livro, a coisa é a mesma) é porque estou interessado na estória e no conteudo do filme e por isso não gosto que me distraiam com outras coisas. :P
DustRider 10-02-2006, 19:55 É ilegal emprestar, bem como o visionamento de filmes em locais publico/em massa, alugar, copiar...
Na teoria, penso que é legal fazer cópias de segurança para uso pessoal, mas isso acaba por ser (in)directamente combatido
Nuca leste aqueles avisos que aparecem no principio dos filmes??
Acho que ninguem lê isso, eu pelo menos passo sempre isso ah frente.
Agora falando do assunto acho muito mal as pessoas sacarem para vender, agora qualquer utilizador de internet de banda larga sabe que todo o "sacanço" é sagrado (senão praquê ter banda larga? :lol: )
Já noutros tempos as pessoas gravavam músicas da rádio (lol) e filmes da tv (lolol), a tecnologia permitia-nos comprar cassetes virgens para esse fim. Agora que estamos na era da tecnologia as pessoas podem ter tanta coisa que antes não tinham, eu pelo menos quando soube pela primeira vez das músicas MP3 fiquei :wow:
Uma coisa agora banal é pessoas sacarem mundos e fundos e não dão o minimo valor pelo que estão a sacar, por exemplo uma pessoa que se gaba de ter 500 jogos PS2 e nem sequer ainda aproveitou metade (que é o que a maior parte faz), isso sim é triste. Ainda me lembro os tempos da Mega Drive/SNES e os amigos trocavam até as cassetes do jogos para jogar (tal era a fome), mas hoje em dia uma pessoa tem simplesmente acesso a muita coisa.
Outra coisa a dizer é a dos preços dos videojogos, 50€/60€ por um jogo, até já vi jogos a 70€ (quando são novidade), aonde é que isto vai parar? Vejo as prateleiras das grandes superficies carregadinhas de jogos ali ao abandono e que muita gente sabe que na net podem encontrar os mesmos jogos a custo 0, afinal praquê gastar 50€ num jogo que posso encontrar de "borla"?
Agora falando do caso das empresas, sabem quantas empresas portuguesas têm software legal?
Eu sinceramente nunca vi nenhuma empresa com o pack Office original. Até quando trabalhei como tecnico de informatica via arquitectos a pedirem uma cópia do Autocad, voces fazem a minima ideia quanto custa esse programa original? E depois pediam sigilo é claro :P
Fiquem bem
Peterwolf 10-02-2006, 20:10 O assunto do tópico já foi altamente desviado, e como sabem os assuntos ilicitos também não são o melhor para o fórum.
Devido a isso o tópico encontra-se bloqueado.
|
|