Lupino
31-01-2006, 16:25
Pois é.. parece que o java voltou a recuperar o primeiro posto das linguagens mais utilizadas.
http://www.tiobe.com/index.htm?tiobe_index
[[]]'s
http://www.tiobe.com/index.htm?tiobe_index
[[]]'s
|
View Full Version : Java no topo das linguagens mais usadas Lupino 31-01-2006, 16:25 Pois é.. parece que o java voltou a recuperar o primeiro posto das linguagens mais utilizadas. http://www.tiobe.com/index.htm?tiobe_index [[]]'s NoMercy 31-01-2006, 19:43 .. naaaaa!! ... esse estudo foi comprado ou mal feito :P. Ora explica-me lá como é que é possivel que na mesma tabela que indica que java tá no topo, é apresentado Visual FoxPro na 20ª posição e em subida??!?!!? ... nunca coube na cabeça de ninguem que aquilo alguma vez fosse utilizado, quanto mais que ainda esteja a ser utilizado e a subir de posição ... :P eheheh ps: vou já ali pôr aqui um programa robot a fazer hits consecutivos ao google com as pesquisas a Perl e C#, a ver se os consigo colocar no topo da lista :D Ophelia 31-01-2006, 23:47 Isto faz-me lembrar aquele artigo publicado em que comparava o SQLServer ao Oracle - e que o SQLServer conseguia ter melhor performance :P Ja temos a eterna discussão ATI/NVIDIA; INTEL/AMD... agora só falta os programadores do fórum começarem a guerra .net/Java [N] 01-02-2006, 00:10 JAVA é melhor JAVA é melhor!!! :lol: ok no flames... :D HecKel 01-02-2006, 00:15 Melhor não digo, aliás nem concordo :) No entanto até acredito que seja, neste momento, a mais utilizada..., é a linguagem da moda, parece que todos querem experimentar. Eu até a uso bastante, mesmo não gostando muito de java :P abraços, HecKel kidloco 01-02-2006, 02:30 Olha, eu uso Actionscript que vai buscar muita coisa ao Java :) AS is tha shit! Ophelia 01-02-2006, 21:57 Tou a ver que vou ser a primeira a dizer ".net ALL THE WAY" :P greven 01-02-2006, 22:12 Acho que java ganhou muita populariedade devido aos telemóveis, existem carradas de aplicações Java agora para os mesmos. Da minha pouca experiência de programação nesses âmbitos, prefiro a plataforma .net. TuxBoss 01-02-2006, 23:43 Porque é que a "guerra" é entre Java e .net e não entre Java e C (os dois do topo com algum avanço sobre os restantes). Aliás porque é que se quer comparar uma linguagem com uma plataforma de desenvolvimente de software? Eu por mim digo C/C++ ftw, embora me agrade a portabilidade e quantidade/variedade de libs do java. greven 01-02-2006, 23:50 Penso que quando se refere .net estasse a falar de C# principalmente, pelos menos foi o que pensei quando referi .net (ou o mais ou menos recente J#?). blastarr 01-02-2006, 23:53 Olha, eu uso Actionscript que vai buscar muita coisa ao Java :) AS is tha shit! Nem me fales no Actionscript que aínda tenho pesadelos... :D nothing 01-02-2006, 23:58 Li à pouco tempo um artigo qualquer na net em que dizia que no sourceforge o Java já é linguagem mais usada nos projectos. gutter 02-02-2006, 01:04 Programo em java profissionalmente embora o curso tenha sido quase todo .net c#. Acho positivo conhecer as duas, usar as duas. nunca se sabe que projectos nos aparecem à frente. É o que vier, é o que se usa. Nao convem é usar umas palas nos olhos e olhar num sentido. Lupino 02-02-2006, 11:07 Li à pouco tempo um artigo qualquer na net em que dizia que no sourceforge o Java já é linguagem mais usada nos projectos. O artigo se bem que é do ano passado.. nao deixa de ser recente :D http://www.eweek.com/article2/0,1759,1896196,00.asp?kc=EWRSS03119TX1K0000594 [[]]'s kidloco 02-02-2006, 11:28 Nem me fales no Actionscript que aínda tenho pesadelos... :D Alguma razão em especial ? :'( NoMercy 02-02-2006, 11:31 Porque é que a "guerra" é entre Java e .net e não entre Java e C (os dois do topo com algum avanço sobre os restantes). Aliás porque é que se quer comparar uma linguagem com uma plataforma de desenvolvimente de software? Eu por mim digo C/C++ ftw, embora me agrade a portabilidade e quantidade/variedade de libs do java. Se reparares, na comparação que o Lupino postou (http://www.tiobe.com/index.htm?tiobe_index) a comparação é entre linguagens. Está lá explicitamente, C# e VB.NET, não apenas a plataforma de desenvolvimento .NET. Segundo, Java é uma linguagem e tambem uma plataforma/tecnologia. Terceiro, as Linguagens/plataformas/tecnologias Java e C# , C e C++ destinam-se, hoje em dia, a objectivos diferentes e a paradigmas de desenvolvimento bem diferentes. Dai que, a comparação justa, é entre Java e umas das Linguagens de desenvolvimento da plataforma .NET (ou contra outras Linguagens/plataformas/tecnologias semelhantes) e não Vs. C/C++ ou Visual Basic 6 ou PHP ou PL/SQL, cujo o âmbito é diferente do de Java ou .NET. Quarto, esse estudo apenas indica que as pessoas que usam Java ou C/C++ utilizam mais a internet, nomeadamente os motores de busca e newsgroups do google, yahoo, etc.., não que sejam as linguagens mais utilizadas num dado momento. Até acredito que, no caso de Java e C/C++, sejam realmente as linguagens com mais utilização, mas desse estudo poder-se-ia concluir muitas coisas para alem de serem as linguagens mais utilizadas. Por exemplo, poder-se-ia concluir, que por serem as linguagens com maior indice de procura nos motores de busca e newsgroups são tambem as linguagens mais dificeis, ou as com menos documentação, ou as com mais developers burros, etc..., etc... Como disse, é bastante normal que sejam as mais utilizadas, há vários factores que me indicam nessa direcção, como por exemplo, o de serem linguagens mais antigas e o de serem linguagens mais utilizadas nas cadeiras e cursos universitários (há excepções, claro.). Tambem o facto de serem mais utilizadas nos cursos universitários, faz subir o indice de procura na net de informação sobre essas linguagens, uma vez que, normalmente, os estudantes, como estão a aprender, necessitem bastante de consultar informação acerca das linguagens. |