View Full Version : Macbook ou Powerbook??

joaobb
17-01-2006, 13:36
Quero comprar um portatil e tou com algumas duvidas, compro o Powerbook ou o Macbook???
Tendo em conta que os macbook podem ter algumas falhas, ainda não ha indicações da bateria e que a data prevista de xegada seja so a 28 de fevereiro.

Qual encomendar???

Abraço

Encarnado
17-01-2006, 16:13
Eu esperaria pelo MacBook. PPC is DEAD.

Conde
17-01-2006, 22:35
Eu compraria PPC, a nao ser ke sejas beta tester...lol. E PPC is not dead, but dying.

abc
18-01-2006, 06:17
Se fores daqueles que compram computadores todos os anos acho que ficas bem servido com um PowerPC. Se queres máquina para mais de 2 anos aconselho-te vivamente a não adquirir um PowerPC nesta altura. O suporte à plataforma (os developers não vão perder tempo a com uma plataforma morta mesmo que a Apple perca) vai começar a morrer a pouco e pouco e aposto que não restam mais do que 3 anos e estou a ser optimista.

Se não tiveres urgência aconselho-te a ser paciente e esperar por uma revB do MacBook Pro. Se tiveres urgência acho que mais vale arriscar no MacBook Pro. Apesar de ser uma primeira versão, é melhor que qualquer PowerBook G4 a milhas. O meu PowerBook G4 (17' 1.33GHz) é lento e não há volta a dar a isto. Tem falta de cavalagem. Os modelos mais recentes são pouco melhores que o meu apesar de mais de dois anos mais novos.

Encarnado
18-01-2006, 08:46
Eu sou daqueles que compra um Mac para durar, ou não tivesse eu comprado um G3/266 com 5 anos para durar mais 3 anos, nem um G4/400 com 5 anos para durar mais 3 anos, altura em que a Apple já deve ter mandado o PPC definitivamente às couves, e provavelmente compre um Mac com Intel usado.

timber
18-01-2006, 10:30
Acho que a lógica do Evangelion-01 é perfeita
Se de facto trocas isso todos os anos compra PPC. Agora terás a melhor experiência. Caso contrário compra o outro. O ideal era esperares pelos próximos MacBook Pro. Não por me parecer que estes tenham algum defeito mas porque o próximo processador deve ser o Meron que já é 64 bit que penso que no tempo de vida do portátil se estabelecerá como algo imprescindivel (por requisito do SO). Ainda beneficiarás de alguma melhoria no MacBook e dos avanços na "intelização" do software Mac. No hardware do MacBook por exemplo a única coisa que não gosto é o slot ExpressCard34. devia ser 54. O 34 não dá para usar um adaptador para ler cartões CF e assim obriga a usar um leitor de cartões externo (USB ou FW). Tb haverá ppl que gostaria de ver lá a FW800.

Encarnado
18-01-2006, 11:45
No hardware do MacBook por exemplo a única coisa que não gosto é o slot ExpressCard34. devia ser 54. O 34 não dá para usar um adaptador para ler cartões CF e assim obriga a usar um leitor de cartões externo (USB ou FW). Tb haverá ppl que gostaria de ver lá a FW800.

Esta eu não sabia. Deixa cá riscar já este modelo da lista (sim que sakar 256MB pelo usb1 da digicam vai lá vai).
Esse expresscard dá pa usar placas PCMCIA? É que eu tenho um adaptador CF<->PCMCIA...

timber
18-01-2006, 11:59
Eu também tenho e uso um adaptador desses
O problema é que os cartões CF tem 40 mm e essa como o nome indica tem 34. Por isso nunca haverá adaptadores para ela. Deveriam ter posto uma ExpressCard54
No desktop tenho uma letior de cartões externo da Sandisk que é supersónico em relação à câmara mas no portátil gosto de usar o adaptador porque é menos uma cena para andar às costas e é uma solução 100% interna ao portátil

Mestrinho
18-01-2006, 12:59
Quero comprar um portatil e tou com algumas duvidas, compro o Powerbook ou o Macbook???
Tendo em conta que os macbook podem ter algumas falhas, ainda não ha indicações da bateria e que a data prevista de xegada seja so a 28 de fevereiro.

Qual encomendar???

Abraço

Eu sou muito fiel ao Ibook mas se tivesse alternativa... Era um PowerB G4. Como já disseram," is not dead, but dying.":o

Agora isso tudo também depende de que tipo de utilização vais dar ao "bicho" e quando prevês mudar de computador.. Mas MAC é garantia de durar muitos anos..

joaobb
18-01-2006, 15:37
Não entendo pq é que dizem que o ppc ta morto se á bem pouco tempo se dizia que era um portatil excelente???
Eu continuo a axar um grande portatil, por isso tar na duvida.
Só tenho uma duvida se o software dp deixara de ser compativel com o ppc (nao sei se é um erro ao dizer isto, mas só pq não sei muito disto)

mais opiniões dava jeito...:x2:

Madril
18-01-2006, 15:40
Segundo entendi nos proximos 2 anos +- as aplicações vão ser universais...

Mas eu ia sempre pra um Intel.

bsod
18-01-2006, 21:19
Sim... uma especie de aplicações FAT (eram assim chamadas no tempo da migração 68k --> PPC). Mas... daqui a esses 2 anos passarás a ter aplicações x86-only... e é por isso que certas apps, apesar de serem até de system 7 (o graphing calculator) só corre em PPC... mesmo que corras o OS compativel :)

joaobb
19-01-2006, 01:09
Bem então digam-me uma coisa, as aplicações vão passar a ser universais, certo? Isso quer dizer, que vão correr em ambos os sistemas tanto em ppc como intel dc.

Sendo assim não será má escolha um Powerbook....

Abraço

Conde
19-01-2006, 02:37
Bem então digam-me uma coisa, as aplicações vão passar a ser universais, certo? Isso quer dizer, que vão correr em ambos os sistemas tanto em ppc como intel dc.

Sendo assim não será má escolha um Powerbook....

Abraço

Exacto, estima-se que durem 2 anos as aplicacoes universais, apesar de eu acreditar que ao fim desse tempo grande parte delas inda vao ser universais por mais um ano talvez... devido a "resistencia" do PPC.
Como já disse, o powerbook nao será má escolha, mas...tendo em conta que o suporte a PPC te vai durar 2.. 3 anos no maximo, deverias ter em conta talvez um iBook já que assim nao gastarias tanto dinheiro em algo que dentro desse tempo deixara de ter suporte.

souto
19-01-2006, 06:38
os PPC tao condenados a extinçao. sejam inteligentes e esperem mais uns meses. n morrem por causa disso d certeza. e fikam mais bem servidos.

cumprimentos.

Encarnado
19-01-2006, 08:42
No mundo Apple, vejo a retrocompatibilidade, com um curtissimo tempo de vida.
Basta ver a quantidade de programas que já sairam versões novas e pedem 10.4 para cima.
Antes, saia um programa para Mac OS 9 que corria no Mac OS 8 e até possivelmente no System 7.5.5.

Mas como já foi dito aqui, se se é alguem que compra computador novo todos os anos, aponto um PB, se se é alguem que compra computador para durar, então um MacBook.
Eu é que já fico lixado porque o proximo usado que terei que comprar, deverá ser um destes novos, mas isso só lá para daqui a uns 3 anos.

bsod
20-01-2006, 18:55
E também... se quiserem muito a retrocompatibilidade do sistema Classic, podem optar por um emulador! O Basilisk é muito bom... :)

Acho sinceramente que deves esperar pelo MacBook. Lá para Abril, Maio... compra! (é por essa altura que eu vou comprar!). Aliás, lá para 1 de Abril provavelmente sairá qq coisa jeitosinha... vamos a ver:

1976, 1 de Abril - Nasceu a Apple;
1986 - Foi lançado o Mac II (uma das linhas com mais sucesso da Apple, depois dos compactos, e que iria levar aos Quadras, Centris e muitos outros)
1996 - O TAM (que mais se pode dizer?)
2006 - Hum? Não sou vidente...

Com o Jobs à frente daquilo tudo, creio que a Apple ir-se-à orientar para um consumer level, e teremos qq coisinha jeitosa... nada de um 2º TAM a custar €5000!

Cumps :)