View Full Version : Conflitos Clix e World of Warcraft

kold_Zero
16-01-2006, 16:00
1º - Antes de mais, peço Desculpa se este não é o sítio mais apropriado para colocar este post.
Caso algum moderador considere o tópico inadequado para a zona do fórum que tome a liberdade de o encaminhar para a secção indicada.

Desde á duas semanas para cá (desde a implantação da patch 1.9) o meu wow (world of Warcraft) tem apresentado picos de lag verdadeiramente irritantes. A principio pensei que fosse problema do meu computador, reinstalei o jogo, formatei a maquina sem resultados práticos.

Após colocar alguns posts aqui no fórum, e alguma conversa no irc cheguei a conclusão de que não era só eu que sofria deste problema, de facto este problema atingia uma grande parte dos utilizadores clix, e julgo eu tendo uma maior expressão nos utilizadores da zona norte.

Em conversa com um frequentador do #wow @ptnet e utilizador clix da zona Norte mais propriamente da Maia, este enviou-me uns printscreens que achei bastante interessantes e que quero aqui partilhar com vocês, de modo a discutirmos este problema.

Para fazer o trace aos servidores ele utilizou o programa Ping Plotter (http://www.pingplotter.com/), e comparou um trace ao servidor europeu do wow (eu.logon.worldofwarcraft.com) a um trace a um servidor francês de um jogo qualquer (não é relevante, e de notar que não é um servidor português):

Os resultados seguintes, assim como os comentários incluídos nas fotos são da sua autoria (Atenção eu mesmo utilizei esse programa e os mesmo servidores e obti resultados semelhantes)

Trace ao Servidor Francês:

http://img32.imageshack.us/img32/8809/servidorfrancespq9vu.jpg

Imagem em tamanho original - http://img32.imageshack.us/img32/8605/servidorfrances5ra.jpg

Trace ao Servidor do wow europeu:

http://img32.imageshack.us/img32/4659/servidorworldofwarcraftpq3bb.jpg

Imagem em tamanho original - http://img32.imageshack.us/img32/1227/servidorworldofwarcraft7ej.jpg

Bem eu nao sou um expert em redes, mas pareceme existir um problema de roteamento da parte da clix para o servidor do wow. concordam?

Agora pergunto que podemos nos clientes clix fazer para alterar esta situação?
Eu nao sei o que se passa com outros utilizadores, mas eu não tenho mais problemas nenhuns em nenhum jogo, apenas no wow tenho estes picos de lag constantes.

Comentarios, opiniões, sao bem vindos.

Madril
16-01-2006, 16:41
Pelo que li noutro forum, a netcabo conseguiu um peering melhor pro ISP do datacenter da Blizzard ... mas ao mesmo tempo o peering da Clix piorou ...

Nada tem a ver com o Patch. So se for por causa do War Effort, mas eu com Oniduo não tenho problema nenhum. E o resto do pessoal não se queixa. Pelo que deve ser mesmo do peering da Clix.

Solução? MELGA-LOS --> Mail. Fax. Phone. Etc.

Gandalf
16-01-2006, 17:08
Eu posso colocar aqui o trace com esse prog de como esta a situaçao via netcabo, so preciso de saber como se coloca a cena dos Route Changes que ainda nao encontrei .. estou a usar o trial vs 2.6

kold_Zero
16-01-2006, 17:28
Eu posso colocar aqui o trace com esse prog de como esta a situaçao via netcabo, so preciso de saber como se coloca a cena dos Route Changes que ainda nao encontrei .. estou a usar o trial vs 2.6

O route changes so aparece qnd existe um route change :)

Se nao aparecer é pq nao ocorreu nenhum :)

pelo menos é assim que funciona aqui

EDIT:

Gandalf nao sei se é isto que procuras:

http://img29.imageshack.us/img29/8056/semttulo9xd.jpg

Pedop
16-01-2006, 17:47
Realmente eu tenho Clix e tenho mts vezes ping's estupidamente altos.
Por esse programa dá para ver q o roteamento da Clix ñ deve de funcionar mt bem.
Ás vezes tenho ping de 3000 e 4000 e pessoal conhecido tem 200 - 300
É um bocado estranho.

Gandalf
16-01-2006, 17:59
Eu estou numa de ver e precisamente para uns amigos meus que estao com o mesmo problema. Um deles vai rescindir contracto precisamente por causa disto.

Voyager2000
16-01-2006, 19:57
Pelo que li noutro forum, a netcabo conseguiu um peering melhor pro ISP do datacenter da Blizzard ... mas ao mesmo tempo o peering da Clix piorou ...

Pois, e esses 2 factos serao mesmo pura coincidencia? Não haverá nenhuma relação? :004:

Tiago Fernandes
16-01-2006, 21:07
Boas noites.

As fotos postadas aqui, sao da minha autoria, e como podem verificar e como ja foi explicado, é muito esquisito o que se passa com a ligaçao... parece q people de Lisboa nao se encontra afectado com este problema, logo suponho que o problema esteja so relacionado com quem tem clix na zona norte do País.
Uma coicidencia, foi realmente isto começar a acontecer depois de ser aplicado o novo patch 1.9, mas q a meu ver nada tem a ver com o mesmo, pois todos os jogadores, sejam eles nacionais ou internacionais que nao usam clix, nao tem qualquer tipo de problema na ligaçao...
Fora isso, tenho que admitir que a Clix ate ha duas semanas, nunca me falhou em nada, pelo contrario, um bom serviço sempre presente!
Espero que eles tomem conhecimento deste problema e o solucionem rapidamente, pois torna-se um bocado aborrecido, nós jogadores, querermos jogar e nao conseguirmos...

Abraço :003:

ZyPhAX
16-01-2006, 22:05
Só para avisar os que estão a pensar por clix e jogam world of warcraft...

ESQUEÇAM

Neste momento é impossivel jogar esse jogo com a Clix, e do suporte tenho um big zero. Mais de meia hora de espera ao telefone para nem sequer conseguir ser atendido

Uma vergonha.....bons tempos da Netcabo...de que me serve ter 16 Mbps se nao consigo jogar...

HiGhVoIcE
16-01-2006, 22:22
por acaso, desde que mudei do sapo para clix, continuo com bons pings no ut2k4

sLiNk
16-01-2006, 22:28
Pelo que li nos foruns de WOW, isso começou a acontecer aquando da actualização do jogo com patch 1.9 se não estou em erro. Não é só a Clix que tem esse problema. Users com outros ISPs também se queixaram, inclusivé users estrangeiros.
http://www.portcraft.com/forum/showthread.php?t=6943&page=4
http://forums-en.wow-europe.com/thread.aspx?FN=wow-tech-support-en&T=204068&P=2

Experimenta jogar outro jogo qualquer on-line, vais reparar que já não tens o mesmo problema.

MonkSP
16-01-2006, 22:31
Estão a jogar em servidores nos eua? É que o pessoal do ultima online também se esta a passar!

ZyPhAX
16-01-2006, 23:07
Boas noites.

... parece q people de Lisboa nao se encontra afectado com este problema, logo suponho que o problema esteja so relacionado com quem tem clix na zona norte do País.

Abraço :003:

Aaa....eu sou de Lisboa, moro mesmo ao lado do Estádio do Slb e tenho exactamente o mesmo problema que o resto, no entanto hoje pude constatar q só ai apartir das 19 horas a cena começou a piorar, normalmente de manha e ao principio da tarde, tá tudo mais ou menos normal, apartir das 18/19, e ao fim de semana, torna-se o inferno, 4000ms, disconnects constantes, etc...
Espero que o pessoal da Clix corrija isto em breve....

Eu ando pelo Burning Blade

sLiNk
16-01-2006, 23:12
Users do forum Portcraft:

o routing foi todo alterado, estive a comparar uns tracerts da clix antes do patch e depois. parece k tem um gateway diferente pois já não sai de portugal pelo mesmo endereço k costumava sair. dá muito mais voltas e vai pela holanda quando dantes ia por londres.

Ja postei nos servers da blizzard e como eu ha mais nao sei quantos clientes da clix que nao conseguem jogar! E em espanha a mesma coisa!

Resumindo, 2 isp's da peninsula iberica estao na merda, mudaram os roteamentos e agora estamos *******, o pior é ke a blizzard nao vai fazer nada, e tem de ser os proprios ISP's a fazer alguma coisa como foram os ultimos casos!
Responder com Quote

Acabei agora de falar com a assistencia da clix.
Eles dizem que o problema nao é deles, mas sim da blizzard que mudou o roteamento para outros servidores!

Portanto meus amigos... só quendo a blizard desejar fazer alguma coisa é que podemos jogar!

Achei piada assim que disse que tinha tinha problemas com um jogo eles responderam logo: "Sim ja sabemos o world of warcraft!"

Engraçado que a Novis tenha perdido o peering directo com a Telia precisamente quando a PT conseguiu esse contrato...

Antes a Netcabo teve o mesmo problema, mas parece que resolveu. Logo a seguir ficou a Clix com problemas.

ZyPhAX
16-01-2006, 23:40
Experimenta jogar outro jogo qualquer on-line, vais reparar que já não tens o mesmo problema.
Eu sei que o problema é só o WoW daí o titulo.

MarcoWWE
16-01-2006, 23:46
Tenho clix16mb desde outubro, data em que tambem entrei no mundo do WOW, termina o pagamento deste mes ja no proximo dia 22, a unica coisa que tenho a dizer é que foi muito bom, equanto durou...
o problema nao parecer ser apenas da clix, nem apenas de portugal, muitos users de Espanha e Polonia tem o mesmo problema, ninguem resolve o problema e faz lembrar um jogo de batata quente.

Gandalf
16-01-2006, 23:49
E uma merda realmente. Tenho dois amigos meus com esse problema e realmente embora os routings tenham sido mudados a culpa a meu ver nao pode passar pela blizzard. E dai .. o problema e que nao antevejo soluçao rapida.

Odracir
17-01-2006, 00:06
Exacto.... tou na merda....

Meti clix, sendo uma das razoes principais o facto de se ter pings baixissimos no WoW, enquanto que com a netcabo tinha pings na ordem dos 1800+.

De ha 3-5 dias para cá que a ligação está NOJENTA. É de tal maneira que se ontem me tivessem atendido o telefone (sim, pqp para a assistência a clientes) deveria chamar tudo e mais alguma coisa ao pobre coitado que me tivesse de ouvir, embora ele por si próprio não tivesse culpa.

Espero que as coisas se resolvam brevemente e como deve de ser, caso contrário não sei.....
O contrato com a Clix é de 3, 6 ou 12 meses de permanência? Detesto este tipo de contratos exactamente por isto.

Ah, e claro, 1 mês após ter cancelado netcabo, parece que agora eles estão sem problemas de ping.

Até mete raiva.

Odracir
17-01-2006, 00:13
Tal e qual Zypahx, moro também ao pé do estadio da lux e ontem estava nojento. Domingo é sempre dia de MC e nada... nem me conseguia mexer.

já agora, eu tb ando no BB, qual é o teu nome e guild?

(Zyx - thunderbrood clan)

Gandalf
17-01-2006, 00:53
Amanha ja posso dizer o que se passou com o meu amigo que vai rescindir contracto, ele tem suporte de advogados de familia por isso nao deve ser dificil para ele .. a ver vamos.

kold_Zero
17-01-2006, 01:20
Boas!

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=81588

obrigado

kold_Zero
17-01-2006, 01:22
Pá eu estou num ponto em que só consigo jogar de noite ... a partir das 2 da manha.. o que vale é que estou de ferias.

pessoalmente nao estou a ver solução para este problema.. pondero seriamente a mudança de isp...

Morto
17-01-2006, 01:40
WOW ja teve o seu tempo belos tempo em que não havia queue :) e o ping nem era mau mas como ja foi dito o problema não é da clix mas como bom zé tuga é mais facil culpar alguem do que procurar a razão do problema hehe difamação

sLiNk
17-01-2006, 01:47
Não é só os utilizadores da Clix que estão com problemas. Basta dar um salto ao forum da blizzard para ver users de outros países a berrar, a dizer que já não conseguem jogar desde que saiu o patch 1.9

sLiNk
17-01-2006, 01:49
WOW ja teve o seu tempo belos tempo em que não havia queue :) e o ping nem era mau mas como ja foi dito o problema não é da clix mas como bom zé tuga é mais facil culpar alguem do que procurar a razão do problema hehe difamação

Pois. Users de outros países também se começaram a queixar desde que saiu o patch 1.9

Gandalf
17-01-2006, 02:05
Acontece com dois ou tres isps a nivel europeu. Algo a Blizzard mudou neste patch que esta a ter este efeito. Agora pk raio todos os outros isps nao tem qq problema?

Pode-se culpar neste caso a clix ou mesmo a blizzard .. mas se 98% dos isps trabalha bem pk raio vai a blizzard mudar o ke ker ke seja? E se todos os outros funcionam bem pk raio a clix nao investiga um pouco mais e ve realmente o ke se passa .. pois e mais facil passar a bola.

purexxx
17-01-2006, 02:17
Não quero de modo algum fazer juizos de valor para quem vai rescindir contrato com a CLIX, pq não consegue jogar on-line..este ou aquele jogo...mas...

Axo que estão a ser exigentes demais...aliás axo que exigente nem é o adjectivo mais correcto.

Penso que os gestores / engenheiros da CLIX, têm que pensar em coisas mto mais importantes para o serviço CLIX no GERAL do que em conseguir bons pings para jogar online um ( 1 ) jogo em particular...

Sejamos razoáveis...

sLiNk
17-01-2006, 02:29
Não quero de modo algum fazer juizos de valor para quem vai rescindir contrato com a CLIX, pq não consegue jogar on-line..este ou aquele jogo...mas...

Axo que estão a ser exigentes demais...aliás axo que exigente nem é o adjectivo mais correcto.

Penso que os gestores / engenheiros da CLIX, têm que pensar em coisas mto mais importantes para o serviço CLIX no GERAL do que em conseguir bons pings para jogar online um ( 1 ) jogo em particular...

Sejamos razoáveis...

Tem lógica.

Era bonito era se o pessoal ameçasse rescindir o contrato porque não conseguia jogar copas on-line! :002:

Mas se essas pessoas são assim tão dependentes desse jogo, então façam o que acharem melhor .

greven
17-01-2006, 02:31
E quais são os ISP's Gandalf? É que a Clix está ligada ao backbone de França, terá alguma coisa a ver com isso? Se for a France Telecom está descoberto o mistério. Ou pode mesmo não ter nada a ver... :p

blastarr
17-01-2006, 03:05
Creio que é mesmo o backbone da France Telecom na Clix, mas já é assim há muito, pelo que, ou há problemas com essa ligação, ou então foi a Blizzard que decidiu "desviar" alguma coisa do caminho.

A complete mistery so far...

MarcoWWE
17-01-2006, 03:16
Alguem comprendeu mal o meu post, eu vou deixar é de pagar mensalidade á blizzard, é mesmo o unico jogo em que tenho problemas, fora isso, seja navegar,p2p e como ja disse outros jogos, clix tem sido impecavel

Madril
17-01-2006, 11:02
Será que não entendem que o problema está entre a CLIX e o ISP que hosta os servers da Blizzard (Telia) ??

A PT arranjou um peering melhor e quem se fudeu foi a clix ... mai nada ...

Eu tou com OniDuo e tive sorte de na ter problema com pings.

sLiNk
17-01-2006, 12:13
Será que não entendem que o problema está entre a CLIX e o ISP que hosta os servers da Blizzard (Telia) ??

A PT arranjou um peering melhor e quem se fudeu foi a clix ... mai nada ...

Eu tou com OniDuo e tive sorte de na ter problema com pings.

Pois isso eu sei. Mas quem é que mudou os peerings? Não foi a Clix.
Quem trata disso aqui em PT, é a Marconi. Estranho é que a Netcabo ficou com bons pings e os da Clix a seguir ficaram como estava antes a Netcabo.

Acho que esta imagem no site da Marconi diz tudo: http://www.cprm.net/images/logo.gif

:004:

Madril
17-01-2006, 12:17
Os ISP's estão ligados por uma rede complexa ... pode ter sido um ISP de tier superior que alterou o encaminhamento.

Eu não tenho fontes para saber de quem é a culpa, mas dai a fazer como o MarcoWWE de culpar a blizzard por isso ...

EndUser
17-01-2006, 12:18
Se tiverem os routers do Clix, experimentem mudar a modulação dentro do router para Multimode, no Huawei por exemplo é "Advanced" -> "ADSL Settings" -> Multimode e salvam. É capaz de melhorar.

sLiNk
17-01-2006, 12:20
Pois mas estranho é que tenha acontecido depois do patch 1.9, e não foi só em PT. Users de outros países queixam-se do mesmo. Estranho agora é que na Clix, para um user se ligar a um server na França, a ligação atravessa duas vezes o Atlântico. Não sei qual é a lógica de ir fazer peering ao EUA.

sLiNk
17-01-2006, 12:25
Pelo que li, agora um user da Clix, para se ligar a um server de WOW em França, a ligação atravessa o Atlântico duas vezes. Antes não acontecia.

E li agora nos foruns da Blizzard, que pessoal com Cabovisão e TVTEL também está a ter problemas.

ZyPhAX
17-01-2006, 19:53
Epah eu no forum da Blizzard ja vi posts de todos os paises possiveis e imaginarios....polonia, kuwait, republica checa, croacia, espanha, portugal,holanda.....

http://forums-en.wow-europe.com/thread.aspx?fn=wow-tech-support-en&t=243647&p=1&tmp=1#post243647

I am glad that someone finally made such test. I was about to do something similiar. It's now clear that Telia limits the bandwith for some ip ranges on certain times (5pm-10pm here).

Well guys,

Im glad to say I sorted my problem out. I posted in this thread a while back after the comment about telia limiting ip ranges had been made.

I then got myself a different isp's test account details and used the internet with those account details. Opened WOW, no problems whatsoever great latency. Went back to my account details from my isp, back to lag hell.

Jist of it is, different isp gave my different ip address ...

as opposed to 212.220.x.x, i now have 195.166.x.x

This confirms to me that sits definately a case if ip filtering at peak times. I guess i was just lucky that the other isp's range was ok :S

Needless to say, thought it may not be my original isp's fauly, ive changed isp's permanently :D

good luck guys

O problema é mm da bosta do ISP da Blizzard (Telia)....franciús da bosta....

sLiNk
17-01-2006, 21:53
Needless to say, thought it may not be my original isp's fauly

Isto já sabia, que a culpa não era do ISP de cá.

ZyPhAX
17-01-2006, 23:54
É claro que a Clix, sabendo da situação também se deveria mexer (tem a obrigação disso) e tentar chegar a um acordo com a Telia, no entanto eles não devem tar pa chatear por causa duns quantos gatos pingados que querem jogar WoW... (é triste mas em portugal é assim...)
O que gramo é o suporte tecnico da Blizzard, sempre que há threads importantes nos foruns deles a pedirem explicações nunca se veem os "Blue Posts".... só em threads inuteis é que vem logo os gajos mandar bitaites....neste momento existem milhoes de threads nos foruns europeus da blizzard com pessoal com problemas e a pedir explicaçoes e nenhum deles tem uma resposta....realmente...enfim...

greven
18-01-2006, 00:09
Desculpa lá, mas porque raio é que a Clix se deveria mexer? Se o problema não é deles. Repara, saiu um Patch, antes disso tudo funcionava bem, depois passou a funcionar mal, logo se o problema não é da Clix quem deve resolver o caso é quem o criou. A Blizzard neste caso.

kold_Zero
18-01-2006, 02:01
Está bonito está...

Se por um lado o numero de utilizadores da clix que jogam wow nao tem expressão, para que estes tentem resolver o problema, tambem nao me parece que o numero de users com problemas seja significativo para a blizzard alterar alguma coisa.

Madril
18-01-2006, 09:22
greven ... mas foi coincidencia ... não é por causa do patch ... é por causa duma alteração de encaminhamento.

Voyager2000
18-01-2006, 12:04
Bom,

Eu tenho Clix desde o fim do ano passado (Antes tinha Netcabo Speed Pro+).
A jogar WoW tinha pings de 2000 a 8000ms com a netcabo (às vezes 20000ms), sendo os valores mais altos quase sempre a partir da 1 da manhã (happy hours de muitos dos users e sei lá mais o k)

Desde que tenho o Clix, tive 1 semanita sem problemas: Latency ente 200 e os 400 ms. A partir daí, mais ou menos no dia do Patch, voltaram os lags semelhantes aos que tinha na netcabo. Mas com uma situação estranha... Isso não acontecia todos os dias, acontecia a maior parte, mas não todos! Sabe-se lá porquê.(1)

Li também a experiencia de um tipo e do seu amigo no link dado pelo ZyPhAX, em que 2 pessoas que moravam perto e tinham o mesmo ISP, uma tinha lag e outra não (2).

Com base nestes 2 pontos, comecei a suspeitar que poderiam alguns IP's funcionar melhor que outros. Então ontem quando entrei no raid para ZG às 23h estava com um lag na ordem dos 2000ms. Fui à pagina do modem, e fiz disconnect e reconnect. Mudei de IP. O lag passou para cerca de 8000ms. Tentei mais 2 mudanças de IP, a 1ª mudou-me o lag para 1000 e tal, e a 2ª para 520 e rapidamente desceu para valores entre os 270 e 420ms, a uma média de Jogáveis 350ms. Como estavamos perto do 1º boss (snake boss), deixei ficar. Correu tudo bem, ele nem sequer disse ai, nem ui. Após os loots, começamos o caminho para o raptor boss e resolvi fazer mais testes. Avisei o pessoal e voltei a testar mudar de ip e como esperava voltei aos 1000, 2000, 5000, 10000 ms.

Na 5ª mudança de IP no caminho para o raptor boss, consegui novamente ter lags de 270 a 420ms e não mais mudei. Continuei a viagem, chagamos ao raptor boss, cilindramo-lo. Com a minha priest a dar um Healing Show. Fizemos ainda mais 2 bosses (spider e bat bosses). E eu sempre com 270ms a 420ms.

Resultado: Cerca de 3 horas, 4 bosses down, 0 wipes. Bons loots para mim, e passei a honored!!!
Healing meters... A minha priest foi a 1ª de 5 healers com 770 000, o 2º ficou pelos 520 000, e os outros 3 healers entre os 350 000 e os 400 000 points healed.

No total testei 9 ip's, 2 com bons resultados e 7 com maus resultados.

Conclusão: Provavelmente nos isp's com acordo com a Telia, não há problemas, mas nos ISP's em que há problemas, nem todos os IP's estão a ser prejudicados... Pelo menos até ontem.

P.S.: Desculpem a extensão do texto, mas espero que isto ajude alguns dos nossos jogadores de WoW

sLiNk
18-01-2006, 12:26
This confirms to me that sits definately a case if ip filtering at peak times. I guess i was just lucky that the other isp's range was ok :S

Foi o que o user de cima constatou.
Estranho foi a Netcabo que parece ter chegado a acordo com a Telia, e quem se lixou foi a Clix.

kold_Zero
18-01-2006, 17:04
Bem eu estou farto de desligar o router e voltar a ligar e ele esta sempre a atribuir-me o mesmo ip... hmm gostava de tentar isso, tb ja estive a ler nos foruns oficiais essa teoria de que a Blizzard anda a "queimar" certos ips.. e se isso é verdade.. n sei que direito eles teem em fazer isso mas acho que nenhum.

Edit:

Afinal não... as duas primeiras series de digitos é que nunca mudar.. as ultimas duas mudam.. fica smp 87.196.x.x.. o x mudam...

Voyager2000
18-01-2006, 18:06
Bem eu estou farto de desligar o router e voltar a ligar e ele esta sempre a atribuir-me o mesmo ip... hmm gostava de tentar isso, tb ja estive a ler nos foruns oficiais essa teoria de que a Blizzard anda a "queimar" certos ips.. e se isso é verdade.. n sei que direito eles teem em fazer isso mas acho que nenhum.

Edit:

Afinal não... as duas primeiras series de digitos é que nunca mudar.. as ultimas duas mudam.. fica smp 87.196.x.x.. o x mudam...

Não é preciso desligar o modem. No modem router Huawei, no ecran inicial, mesmo à frente de onde aparece o IP há um botão, que se carregares, ora disconectas-te, ou conectas-te novamente.

A minha suposição:
Uma das formas utilizadas para filtrar certos ip's de uma range é por exemplo, usando o resto da divisão inteira do IP por um nº qualquer, e todos os nºs cujo resto dê por exemplo x, passam bem os outros não passam e são desviados por rotas alternativas.

Por exemplo se eles quiserem filtrar 80% dos i's da range 87.196.yyy.xxx, uma forma simples seria: se resto de yyy * 256 + xxx / 5 = 0, entao passas pela banda principal, senão vais aos STATES e arranja outro caminho.

Isto garante que duma forma aleatoria, 80% dos ip's das ranges dos isp's que não têm acordos com eles ou por qualquer outra razão vão dar uma voltinha aos STATES, ou onde lhes apetecer.

Volto a dizer que é só uma suposição e um exemplo, e tal como o resto da divisão inteira há outras formulas matematicas de garantir que x vão para aqui e y para ali, etc. POSSO ESTAR TOTALMENTE ENGANADO, mas o que li, e os meus testes e outras situações no passado, levam-me a supor isto.

Nos proximos dias, vou anotar os bons IP's e maus IP's (espero que continuem a existir bons), para perceber um padrão.
Como já referi, ontem em 9 ip's que testei, 2 deram-me bons resultados e 7 deram-me lags epicos.

Se não gostarem do que escrevi, ou considerarem desapropriado e que não ajuda ninguém, por favor apaguem o Post. Eu vou continuar a jogar enquanto a Telia, Clix e Blizzard me deixarem. :cool:

kold_Zero
18-01-2006, 18:33
Amigo!

Desapropriado? Nada disso! para mim Genial!

O meu problema é que ao desligar o modem, ou ao fazer o disconnect connect, o meu modem estava a manter o mesmo ip.. ora andei a mexer no meu router (Aolynk Dr814q) e tinha la uma parte em k aparecia o meu ip e subnet mask, solução? apaguei aquilo e fiz save, o modem entao atribui-me outro ip, mas mantendo as 2 primeiras series de numeros identicas e eu a 1 vez que vi fiquei naquela.. entao isto nao muda o ip?
mas de facto ele tinha mudado eu é que estava a dormir e nao reparei... la fui eu pro wow com novo ip e com pouca esperança...

entrei e tal lago normal (nao sei se acontece com alguem qnd eu entro tenho smp 160 ms dou um passo sobe pros 400) anyway entrei e tal 160ms.. ok tudo bem dou umas voltas sobe pra 200.. 250...300...350.. e eu pronto pensei vou xegar a ogrimmar nem respiro.. ogrimmar de facto acentuou-se um bocado foi aos 500 mas nao passou daí!
fiquei tolo.. nao pode ser tenho que fazer pvp ou uma instance fui pvp ,estive a fazer ontem ou emlhor a tentar fazer, tinha 7000ms... hoje nao passei dos 400ms... e esta hein?

Caro Voyager2000 so tenho a agradecer a ideia, tive sorte consegui um ip "bom" na 1 tentativa ja o anotei aqui. aconselho todos a tentar, n custa nada e pode resultar.

agora so espero que depois de desligar o pc o ip se mantenha.. ja que ele nao anda a mudar qnd desligo o router deve.se manter.. digo eu...

Agora vou testar uma instance (lags de 4000ms ultimamente) vou ver qnt obtenho agora.

abraço

Madril
18-01-2006, 18:39
Pa... é assim se tens router ... o ip na se altera se desligares o pc... lol

Voyager2000
18-01-2006, 18:43
kOld, só há 1 problema, a clix faz reset à conecção, e muda quase de certeza o IP após estares ligado 17h e 55 min.

E não há nada que garanta que noutro dia não filtrem outros ip's da mesma range, ou pior... A RANGE TODA.

Por isso desta forma, tem que se tentar todos os dias arranjar um IP decente.

Mas enquanto há vida, há esperança.

Edit: quando desligares o modem e / ou fizeres o connect/disconnect, garante que esperas alguns segundos antes de voltares a ligar-te ou a fazer o connect. Isto aumenta a probabilidade de receberes um IP diferente.

ZyPhAX
18-01-2006, 19:48
É impressao minha ou o lag ta melhor...?

Voyager2000
18-01-2006, 20:48
É impressao minha ou o lag ta melhor...?

Deves estar é com um IP diferente de ontem.

Testes em Ironforge (o pior sitio que conheço)há minutos:

IP ********** Lag
87.196.118.62 - 21029 ms de inicio (fui rapidamente disconnected by the server)
87.196.91.141 - 3063 ms de inicio (resolvi experimentar outro ip)
87.196.124.56 - 153 ms de inicio, 418 ms ao fim de 10 minutos (já parecia ter estabilizado)

kold_Zero
18-01-2006, 22:14
Fiquei contente :)

Estive a fazer Wailling Cavern (ya sou noob :016: ) sempre na ordem dos 350ms - 400, isto entre as 18 e as 20 que foi o tempo que tive a jogar, ou seja com o server cheio (pelo menos tenho sempre qeues de 300 a essa hora :S)

Vamos ver mais logo a noite como se porta o bicho :)

Madril
18-01-2006, 22:15
Ainda bem que se solucionou por ai.

Deixa lá que eu ainda na fiz DeadMines :P

Ainda sou mais n00b que tu :D

MATRA
19-01-2006, 11:07
Eu vou la contigo Madril :)

/Ontopic, as minhas experiencias com a Netrabo contiuam péssimas, aliás esté impossivel fazer uma instance em condições desde 20 de Dezembro, após 10 ou mais telefonemas com técnicos q admitiram não conseguir resolver os meus problemas de time out com os servidores "teli", tenho pings acima de 800 a qq hora e chego a ter picos de 11534!!! Portanto se a Netcú resolveu alguma coisa não foi para os meus lados, continuo a achar um serviço péssimo para o que se paga. Hoje segue FAX de resisão.

Se ha pessoal com a Cabovisão acusem-se por favor, estou aberto a sugestões.

Madril
19-01-2006, 11:08
Assim na ganho xp nenhum (foi o que li antes de comprar o jogo :P)... um warrior de 60 a tankar e um mage 16 a dar dano ? :P lolol

Gandalf
19-01-2006, 12:19
MAdril .. aproveita a boleia .. ganhas o xp das quests que teras para fazer alem do loot facil ;)

Madril
19-01-2006, 14:35
Tipo ... posso ir agora por exemplo com o matra pra fazer as quests e dp kdo for prai lvl 19 ir com uma party toda (18-20) ?

Gandalf
19-01-2006, 14:41
Podes la voltar qd quiseres. Mas 1x feitas as quests .. ficam feitas nao podes repetir ehe.
Conselho: Tenta reunir as quests ja todas para as deadmines, e fazes tudo de 1x.

Madril
19-01-2006, 14:42
Ja andei a ler sobre onde se arranjam :P

Tenho k ir a SW buscar mais 1 k na sabia k tava la.

Matra dp falamos :D

Morto
19-01-2006, 14:57
E quais são os ISP's Gandalf? É que a Clix está ligada ao backbone de França, terá alguma coisa a ver com isso? Se for a France Telecom está descoberto o mistério. Ou pode mesmo não ter nada a ver... :p

blizzard europe os servers estão em frança segundo o que a blizz anuncia :)

ZyPhAX
20-01-2006, 00:06
Pois...tava td mt bem...ate q a net se foi, o ip mudou, e o lag voltou, fiz umas qtas xs reset ao modem ate q aparecesse um IP de jeito e apartir dai na boa 300ms :D

Voyager2000
20-01-2006, 03:49
Pois...tava td mt bem...ate q a net se foi, o ip mudou, e o lag voltou, fiz umas qtas xs reset ao modem ate q aparecesse um IP de jeito e apartir dai na boa 300ms :D

Não te esqueças que a Clix faz reset ao modem todas as 18 horas (ou melhor 17h 55 min) após o ultimo reset, se tu não o fizeres antes....

Hoje tive sorte: O ip que tinha quando me liguei, deu na boa.

AwakE
20-01-2006, 09:37
Desculpa lá, mas porque raio é que a Clix se deveria mexer? Se o problema não é deles. Repara, saiu um Patch, antes disso tudo funcionava bem, depois passou a funcionar mal, logo se o problema não é da Clix quem deve resolver o caso é quem o criou. A Blizzard neste caso.

A Clix "mexer-se" teria um nome: "Serviço de Excelência". Mesmo sem ser a culpa deles, mexiam-se, falavam com a Blizzard em nome dos seus clientes de modo a tentar resolver a situação.
É assim que eu trabalho perante os meus clientes. Mesmo em coisas que não são directamente culpa minha tento ajudar.

"Factor diferenciador" diz-te alguma coisa? Claro já me esqueci....o tuga só vê os euros que paga ao fim do mês...

Tranzanas
20-01-2006, 15:06
Bem tava a pensar mudar para a Clix...assim já não sei.hmmmm É que a netcabo realmente melhorou muito desde há duas semanitas.
O estranho é que tenho um amigo meu que vive nos arredores de oeiras e tenho-o deixado jogar com a minha conta. Ele tem Clix e diz que o latency é sempre muito baixo....100ms sempre...épa assim não sei se deo arriscar ou não.

Server. Burning Blade [elite legion]
Lock 60
Druid 46

Voyager2000
20-01-2006, 15:51
Epa, mesmo que a Netcabo tenha melhorado, não foi só em relação ao WoW? É que nos meus ultimos dias de Netcabo o WoW já andava bem, mas o resto era muito mau.. Tipo 3 ou 4 downloads FTP entre as 20:30 e as 23:30 a velocidades de 5-6 kapas bytes por segundo na soma de todas as velocidades (parecia um modem de 56kbits) com uma ligação teorica de 4MBits. Era muito mau mesmo.

No Clix, entre as 20:30 e as 23:30 já consegui + de 900 kbytes/seg (+ de 7.2 mbits/seg) no total a sacar de ftp 3 files ao mm tempo. À minha ligação foram atribuidos 8 MBits (devo estar longe da central).

Bem, estou a falar de duas ligações de Banda Larga, uma 150 x mais rapida que a outra à mesma hora... :lol:

Voyager2000
24-01-2006, 10:27
Bom parece que os lags da Clix baixaram, ou então tenho tido muita sorte com os IP's.
Os meus valores actuelmente oscilam entre os 280ms e 400ms, conforme a hora e a zona.

Não sendo os melhores, são valores perfeitamente "jogaveis".

Madril
24-01-2006, 10:30
Eu ontem tive um pico de 200ms e achei pouco jogavel :S

O Matra é k tava com certas dificuldades com a NetCabo ontem.

Gandalf
24-01-2006, 12:04
Sim parece que a Clix esta melhor. Com a netcabo o que se esta a passar aqui e quando chega a 1h da manha .. hh dos pessoal particular e pronto .. la fica o lag maior.

Pedop
24-01-2006, 14:24
Eu tenho clix e para mim é impossivel jogar entre as 13h e as 16h +- tenho sempre ping na ordem dos 3000 - 4000.
Estou sériamente a pensar em mudar.

Voyager2000
24-01-2006, 15:01
Lol, ninguém joga entre as 13h e as 16h.

(Just kidding)

Edit:
Isso é muito estranho. A essa hora há sempre muito pouca gente. As piores horas teoricamente deveriam ser entre as 20h e as 23h e no caso da Netcabo também a partir da 1 da manhã.

Tens experimentado mudar de IP???

Pedop
24-01-2006, 15:27
Eu á noite tenho ping de 200 - 300 por isso é q acho bue estranho.
Já tentei mudar de IP mas é práticamente igual.

Morais
26-01-2006, 00:32
Mas ajuda, mudar de IP, isto é.

Kain
30-01-2006, 15:13
Eu vou la contigo Madril :)

/Ontopic, as minhas experiencias com a Netrabo contiuam péssimas, aliás esté impossivel fazer uma instance em condições desde 20 de Dezembro, após 10 ou mais telefonemas com técnicos q admitiram não conseguir resolver os meus problemas de time out com os servidores "teli", tenho pings acima de 800 a qq hora e chego a ter picos de 11534!!! Portanto se a Netcú resolveu alguma coisa não foi para os meus lados, continuo a achar um serviço péssimo para o que se paga. Hoje segue FAX de resisão.

Se ha pessoal com a Cabovisão acusem-se por favor, estou aberto a sugestões.

Com cabovisão n tenho prob nenhum! o unico q tive foi qnd fizeram os upgrades( qnd passei de 512 pa 2m) em q tinha pings entre 300 e 1200.

Neste momento ando mais a volta dos 60-120!

Qnt a cena de levar um high lvl pa uma instance! epa eu fiz Gnomeregan td ( tava em lvl 30) com uma mage de lvl 31 e 2 mages de nivel 60! heheh mages a fazer de tanks!

Epa num ganhei muita xp com as kills( mas em party tb n ganhas tanto assim) mas so por fazer as quests foi quase meio nivel!

E, é clar q apanhei metade dos loot pk os High lvl na queriam nada daquilo!

Ja deu pa encher o meu mage de Rare gear (ta tao azulinho)

Ak1ra
30-01-2006, 16:59
http://images.ucomics.com/comics/ft/2006/ft060129.gif

ttsantos
30-01-2006, 23:14
LOL Ah bom Foxtrot

greven
01-02-2006, 12:31
A Clix "mexer-se" teria um nome: "Serviço de Excelência". Mesmo sem ser a culpa deles, mexiam-se, falavam com a Blizzard em nome dos seus clientes de modo a tentar resolver a situação.
É assim que eu trabalho perante os meus clientes. Mesmo em coisas que não são directamente culpa minha tento ajudar.

"Factor diferenciador" diz-te alguma coisa? Claro já me esqueci....o tuga só vê os euros que paga ao fim do mês...

A questão não é essa, eu até te dou razão, mas parece-me que o problema não foi gerado pela Clix, logo não podemos incutir a estes a responsabilidade. Agora, que eles podiam fazer alguma coisa, isso só lhes ficaria bem, mas para isso era preciso que as pessoas reclamassem para lá e já agora que a Clix fosse uma empresa decente, como em Portugal não existe nenhum ISP que realmente FUNCIONE, tá tudo dito.

Eu também estou a pensar em mudar para Clix, agora tenho Oniduo. Já encomendei o WOW (tou lixado, lá se vai o próximo semestre... argh... :D).

Vou ver como é que jogo com Oniduo, dúvido que dê sequer para jogar a julgar pelos pings nos outros jogos...

kold_Zero
01-02-2006, 13:06
Aquele Truque de mudar de ip tem resultado muito bem para mim

200~250 ms de lag, totalmente jogavel.

E ultimamente o numero de ips "bons" tem aumentado significativamente.. raramento apanha um "mau" ip. e se apanhar é so desocnnectar connectar e la vem outro.

Voyager2000
01-02-2006, 17:05
Aquele Truque de mudar de ip tem resultado muito bem para mim

200~250 ms de lag, totalmente jogavel.

E ultimamente o numero de ips "bons" tem aumentado significativamente.. raramento apanha um "mau" ip. e se apanhar é so desocnnectar connectar e la vem outro.

Same here.

Aí 80% dos ip's ou mais permitem-me jogar em condições!

greven
01-02-2006, 17:55
Tive a fazer ping ao servidor (OniDuo) e não me pareceu muito mau. Pings de 100 - 200.

kold_Zero
01-02-2006, 18:25
Tive a fazer ping ao servidor (OniDuo) e não me pareceu muito mau. Pings de 100 - 200.

Aí o Madril axo que tem oniduo ele que diga de sua justiça

(no caso da clix os tracers tb dao 100-200 e no final vai-se a ver e anda uma vergonha.. no meu caso é claro)

greven
01-02-2006, 18:27
Pois, eu até estranho, sabes porquê? A maioria dos jogos com Oni são uma vergonha. Em Battlefield2 faço drop por vezes devido ao lag...

XKnight
02-02-2006, 22:15
Tava a pensar compra o WOW na terça feira que vem, mas tenho clix, sendo assim secalhar ja n compro... :\
Gostava mm de jogar o jogo, mas se n ha condiçoes decentes pra jogar nem vale a pena pensar nisso...

Voyager2000
03-02-2006, 13:29
Eu desde há 2 semanas que tenho condições decentes para jogar com o Clix. E quando (raramente) não tenho, disconecto, espero 1 min, e conecto novamente o modem, ganho um novo IP, e é na boa!

Optik1
03-02-2006, 14:51
Pessoal que joga WoW e que tem clix a alguem tempo!
Foi sempre assim, ou e uma situação recente, axam que vai haver solução tal como na cabo?
É que a clix passa finalmente aki na rua e estou tentado em aderir, mas como jogador de WoW e BF2 estou com receio que mude pra pior.

Gandalf
03-02-2006, 14:57
Segundo sei os pings andam nos 3xxms perfeitamente jogavel ..o problema e por vezes haver desconexao do modem e demorar a fazer o sync.

XKnight
03-02-2006, 15:29
Optik1 com o BF2 não vais ter problemas! :D E quanto a tudo o resto tb n! É tao bom sacar movies/trailers/demos a 1400kbs, ja não preciso tar na universidade pra ter velocidades decentes, e torrentes ui, maravilha! :)
Quanto ao WOW tb queria saber mais opinioes recentes, talvez eles ja tenham resolvido o problema... :\
Gandalf quanto ao sync do modem geralmente na pior das hipoteses demora 2min, o que não e mt tempo visto a ligaçao so cair de 18 em 18 horas :D

Voyager2000
03-02-2006, 16:53
Ya, a queda é propositada por parte da clix. São precisamente 17h 55m. A ideia é ires à página do modem e fazeres disconnect e connect. Antes de jogares. Aí só perdes a kligação 17h 55m depois!

Tudo o resto (não WoW) é rapidissimo.

E o WoW, nas piores horas varia entre os 280ms MIN e os 400ms MAX ou seja chega a estar "Verde". Nas melhores horas tenho entre 190ms MIN e 280ms MAX.

Isto não é um FPS, apesar de ter muita acção é um RPG, e como já disse antes a minha priest dá banhos de HEAL em relação a quase todos os outros healers. Tipo 900k healed contra 700k do segundo em 3 horas de instance.

Por isso não me queixo nestas últimas 2 semanas.

Pedop
03-02-2006, 19:46
Eu ainda continuo com problemas principalmente durante a tarde é impossível jogar.
Mesmo mudando de IP.
Consigo jogar com 200 - 300 ms só depois das 21h +- antes é mt mau mesmo.

Ando sériamente a pensar mudar de ISP.

XKnight
03-02-2006, 22:40
Eu mudar agr n mudo decerteza ainda n tive problemas nenhuns com a Clix, e não ha nenhum serviço minimamente comparavel a não ser a ARTelecom, mas acho que se não da para jogar não compro o jogo :((

Odracir
05-02-2006, 11:54
Tudo ok novamente aqui há já para aí 2 semanas.

Só tive isto mau durante no maximo 1 semana felizmente, senão mandava isto tudo para um certo sitio que eu cá sei.

XKnight
05-02-2006, 16:00
Tudo ok novamente aqui há já para aí 2 semanas.

Só tive isto mau durante no maximo 1 semana felizmente, senão mandava isto tudo para um certo sitio que eu cá sei.

Entao ja tas a jogar com pings fxs com qq IP? Secalhar assim terça ja compro o jogo ;)

Morais
06-02-2006, 14:25
Não se metam a trocar de ISP apenas porque estão com um bocadinho de azar, tenho um colega que passou dois meses a praticamente não conseguir jogar WoW para mudar de ISP (Netcabo -> Clix) para continuar a ter probolemas com o WoW enquanto eu passei de 3000ms para 80ms :)

Broax
19-02-2006, 12:48
Bah! já me estou a passar com esta porcaria! Também tenho clix e tb apanhos pings de 6000! a ultima x k tentei jogar foi no SM e só conseguir morrer sem ver os inimigos!

Agora tou à espera k'as coisas melhorem mas estou já cancelei o meu pagamento no WoW... :(

Como é que andam as coisas ainda?

XKnight
19-02-2006, 14:52
A serio?! Epa sou da zona de Lx, e os pings n andao nada mal, quer dizer são perfeitamente aceitaveis, estão entre os 250-450ms a média. Houve uma vez que estava mt mal e tava com 650, mas só aconteceu 1 vez, e tb houve uma so vez que tive sempre perto dos 120, mas a media e mm 250-450.

Broax
19-02-2006, 20:04
hmmm... e tens clix adsl? o problema parece k só acontece com utilizadores da clix

Voyager2000
20-02-2006, 11:29
Bom, eu também tenho CLIX ADSL e estou sempre entre os 250ms e 450 ms, aliás ultimamente é muito raro passar dos 380ms ou isso.

Mas é assim eu só jogo À noite durante o perido 20:00 - 03:00 da manhã e fins de semana em hórario Random. Mas as vezes vou almoçar a casa e jogo 1 horita, também com os mesmo lags de 250-400ms + ou -.

Não sei o que se passa de manhã ou à tarde durante a semana. Mas um Tuga jogar de dia não combina lá muito bem... :lol:

XKnight
21-02-2006, 12:11
Bom, eu também tenho CLIX ADSL e estou sempre entre os 250ms e 450 ms, aliás ultimamente é muito raro passar dos 380ms ou isso.

Mas é assim eu só jogo À noite durante o perido 20:00 - 03:00 da manhã e fins de semana em hórario Random. Mas as vezes vou almoçar a casa e jogo 1 horita, também com os mesmo lags de 250-400ms + ou -.

Não sei o que se passa de manhã ou à tarde durante a semana. Mas um Tuga jogar de dia não combina lá muito bem... :lol:

Yap, por aki confirmo CLix ADSL 16Mb -> Central do Lumiar -> Lx.
Estive a fazer um apanhado do meu lag e é o seguinte:

No horario nobre 19:00-23:00: 286-397ms
De manha e inicio da tarde: 217-280ms
Restante horario: 243-320ms

Estes foram os valore medios k tenho apanhado nestes ultimos dias.

Broax
24-02-2006, 13:17
Minha gente!! Precisava que começassem a confirmar o seguinte post:

Okis, it seems that the problem with Clix is fixed!!! *cheers*
No more jumps to the USA before reaching Telia, and no more latency!

This is what the traceroute looks like today:

1 29 ms 30 ms 31 ms r6626.nr.ip.pt [195.23.0.185]
2 31 ms 31 ms 30 ms 213-205-90-62.nr.ip.pt [213.205.90.62]
3 30 ms 31 ms 30 ms 195-23-31-161.nr.ip.pt [195.23.31.161]
4 46 ms 46 ms 46 ms 208.49.160.241
5 78 ms 73 ms 77 ms so0-0-0-2488M.ar1.CDG3.gblx.net [67.17.75.202]
6 77 ms 77 ms 77 ms prs-b2-link.telia.net [213.248.98.121]
7 82 ms 77 ms 77 ms prs-tc-ks51-link.telia.net [80.91.249.74]
8 * * * O pedido excedeu o tempo.
9 * * * O pedido excedeu o tempo.
10 * * * O pedido excedeu o tempo.
11 * * * O pedido excedeu o tempo.
12 * * * O pedido excedeu o tempo.
13 * * * O pedido excedeu
o tempo.

*smiles* Finally I can play with the green bar, after two months of red fever!!
É verdade???? Está resolvido??? Já posso voltar a jogar???? DIGAM-ME QUE SIM!!! POR FAVOR!!!!!!!! =D

Infelizmente como cancelei a minha assinatura do WoW, a minha conta congelou e eu não posso fazer posts no forum oficial... :(

Mas digam algo! o mais rápido possivel! =D \ó/

EDIT: a fonte do post é, claro, http://forums-en.wow-europe.com/thread.aspx?FN=wow-tech-support-en&T=252910&P=4

kold_Zero
24-02-2006, 14:52
Eu ontem a noite tive por breves segundos ping de 75 ms!!! nunca visto antes!!

mas depois voltou aos habituais 200~300.

o problemas dos 5000ms ja vai longe (pelo menos no meu caso) se vai melhorar ainda mais.. nao sei... para mim esta bom se melhor, ainda bem.. agora nao sei... mas como os posts no forum da blizz sao de hoje, e eu hoje ainda nao joguei, nao posso adiantar mais promenores.

logo a noite ja direi qq coisa

kold_Zero
24-02-2006, 21:29
Confirma-se melhoria (pelo menos por aki) lags a volta dos 150ms (podia ainda estar melhor :P) mas pra mim esta perfeito

Twikhor
24-02-2006, 23:24
Já agora queria perguntar se alguém com clix acesso indirecto tem problemas de ping?

É que eu estou seriamente a pensar mudar de ISP visto que a netcabo não resolve o problema dos packet loss que já dura há meses...

Costatine
01-03-2006, 15:14
Desculpem estar a voltar a este triste assunto, mas eu ainda continuo com o mesmo problema.

Aliás, foi numa pesquisa feita há minutos no Google, que eu vos descubri!

Tenho andado a tentar jogar no Nordrassil (80.239.149.80). Tenho uns óptimos tempos nos trace routes... com um detalhe muito preocupante. Cerca de 20% de packet loss no router qualquer... o 2º ou 3º hop.

Já reportei a situação à clix, mas sinceramente... o serviço de apoio a clientes é muito mau. Fui durante anos cliente da Netcabo, e nesse aspecto funcionavam melhor.

Vou tentar fazer o que recomendaram alguns de vocês. Desligar o modem, e ter esperança em apanhar um ip "melhor".

Mais logo sou capaz de vos dar notícias.

Apenas um pequeno update. O packet loss no 3º hop, que agora reparo nem sempre ser o mesmo (confirma-se algumas mudanças de rota) chega aos 60%... Estranho sería se não tivesse problemas!!!!

Broax
01-03-2006, 20:30
Minha gente, após enviar um e-mail à clix recebi esta resposta:

Estimado Cliente,
Antes de mais agradecemos o seu contacto.

Estimado Cliente,
Antes de mais agradecemos o seu contacto.

A conectividade do Clix para os servidores de jogos Warcraft na lemanha sofreu alguma instabilidade nos últimos dias. Esta situação foi provocada por uma alteração da política de peerings internacionais de um dos nossos fornecedores de serviço, e teve como consequência que todo o tráfego para aqueles servidores fosse via EUA. Este facto levou a que a latência de
comunicação entre os nossos clientes e os servidores em causa fosse elevada para valores impeditivos ao normal funcionamento dos jogos online ali disponibilizados.

Esta anomalia encontra-se resolvida desde as 23h00 do passado dia 23 de Fevereiro, sendo que a solução passou por deixar de utilizar o o fornecedor de serviço em causa para chegar aos servidores da Warcraft. Assim, resta-nos lamentar o sucedido.

Para mais informações ou ajuda adicional não hesite em contactar-nos.

Mal puder vou voltar a jogar para testar se há alguma alteração ou nem por isso, mas já ficam a saber o que eu soube...

Abraços!

Wedge
01-03-2006, 20:55
Desculpem estar a voltar a este triste assunto, mas eu ainda continuo com o mesmo problema.

Tenho andado a tentar jogar no Nordrassil (80.239.149.80). Tenho uns óptimos tempos nos trace routes... com um detalhe muito preocupante. Cerca de 20% de packet loss no router qualquer... o 2º ou 3º hop.

Já reportei a situação à clix, mas sinceramente... o serviço de apoio a clientes é muito mau. Fui durante anos cliente da Netcabo, e nesse aspecto funcionavam melhor.

Vou tentar fazer o que recomendaram alguns de vocês. Desligar o modem, e ter esperança em apanhar um ip "melhor".

Apenas um pequeno update. O packet loss no 3º hop, que agora reparo nem sempre ser o mesmo (confirma-se algumas mudanças de rota) chega aos 60%... Estranho sería se não tivesse problemas!!!!

Exactamente o mesmo problema que tu exactamente no mm hop, no meu caso só tenho lag no server Vash, este server fica na datacenter de Frankfurt, no outros servers não tenho lag nenhum inclusivé no Dragonmaw que está Técnicamente Cheio, já enviei um mail á clix e estou á espera, aconselho-te a tentar outros servers para ver se é o mesmo.

GuiPer
01-03-2006, 23:39

Pois, tou com o mesmo problema que voçes para o realm Balnazzar. Antes de mais quero dizer que duvido que seja desse terçeiro hop o problema pois so tenho lag no WoW e nalguns realms, mais nomeadamente os do datacenter de frankfurt, e todo o meu trafego passa por essa maquina onde tambem tenho 60% de packet lost segundo alguns programas (visualtrace etc), e no entanto jogo CS, DOD:S e mais alguns sem qualquer tipo de packet lost.
Pelo que li a gama de ips de clix ta blacklisted na rede da telia pelo k temos baixa prioridade e consequentemente lag e pl, mas so quando entramos na rede deles.

Era importante e possivelmente util que quem tem problemas postasse isso no forum da blizzard de tech support eu ja o fiz na thread da clix em http://forums-en.wow-europe.com/thread.aspx?ForumName=wow-tech-support-en&ThreadID=271397 e tambem para ver se a mantemos la em cima para eles olharem para nós.

Espero k isto se resolva logo que possivel, pois assim e impossivel sequer tar mais que dois minutos connectado ao realm.

XKnight
02-03-2006, 00:15
Felizmente esses problemas por este lado nunca apareceram, mais uma ves confirmo que n tenho qq problema com nenhum IP com ligaçoes da Clix ao WOW, jogo na realm khadgar, neste momento nunca chego aos 300ms de Lag e mt raramente ao 200... Tem andado nos 1xx, e hj a tarde teve sempre entre 60-80ms! :)

Espero que o problema se resolva para voces e que n chegue a estes lados...

Costatine
02-03-2006, 09:37
Felizmente esses problemas por este lado nunca apareceram, mais uma ves confirmo que n tenho qq problema com nenhum IP com ligaçoes da Clix ao WOW, jogo na realm khadgar, neste momento nunca chego aos 300ms de Lag e mt raramente ao 200... Tem andado nos 1xx, e hj a tarde teve sempre entre 60-80ms! :)

Espero que o problema se resolva para voces e que n chegue a estes lados...
:) Aproveite bem, nem sabe a sorte que tem.

Ontem fiz o teste que alguns de vocês sugeriram para tentar remediar a situação. Desligar o modem, e esperar por um IP melhor. Tive de o fazer várias vezes, sempre a anotar os IP's que ia obtendo. Por volta das 20h, e já em desespero, parece que tive sorte. Realmente a coisa melhorou bastante, e estive ligado até as 22h com boas (decentes) latências para quem anda a fazer algum farming (nada de tentar instancias assim).

Também acho que estou em condições de confirmar um pouco aquilo que a CLIX diz. Realmente nos últimos dias as coisas parecem ter melhorado um pouco... mas muito pouco. Insuficiente. Antes por exemplo, via-me a atravessar 17 ou 18 hops até ao Nordrassil (melhor dizendo, até às firewalls da blizzard). Agora vejo o caminho reduzido a 12 hops (+1, o meu router).

Já agora, alguém me sabe dizer onde posso arranjar uma relação entre Realms e Datacenters? Dava-me jeito para testar isto como deve ser. Já criei um personagem no Quel'Thalas e parece que as coisas andam melhor por lá. Se bem que não é isento de pancada, e por vezes também passo por maus bocados.

Entretanto reactivei a Netcabo com o tarifário Free, só para realizar algumas experiências. Infelizmente só vou poder fazer esses testes na Segunda-Feira. Até lá é cruzar os dedos e esperar por um IP simpático.

XKnight
03-03-2006, 00:09
:) Aproveite bem, nem sabe a sorte que tem.

Ontem fiz o teste que alguns de vocês sugeriram para tentar remediar a situação. Desligar o modem, e esperar por um IP melhor. Tive de o fazer várias vezes, sempre a anotar os IP's que ia obtendo. Por volta das 20h, e já em desespero, parece que tive sorte. Realmente a coisa melhorou bastante, e estive ligado até as 22h com boas (decentes) latências para quem anda a fazer algum farming (nada de tentar instancias assim).

Também acho que estou em condições de confirmar um pouco aquilo que a CLIX diz. Realmente nos últimos dias as coisas parecem ter melhorado um pouco... mas muito pouco. Insuficiente. Antes por exemplo, via-me a atravessar 17 ou 18 hops até ao Nordrassil (melhor dizendo, até às firewalls da blizzard). Agora vejo o caminho reduzido a 12 hops (+1, o meu router).

Já agora, alguém me sabe dizer onde posso arranjar uma relação entre Realms e Datacenters? Dava-me jeito para testar isto como deve ser. Já criei um personagem no Quel'Thalas e parece que as coisas andam melhor por lá. Se bem que não é isento de pancada, e por vezes também passo por maus bocados.

Entretanto reactivei a Netcabo com o tarifário Free, só para realizar algumas experiências. Infelizmente só vou poder fazer esses testes na Segunda-Feira. Até lá é cruzar os dedos e esperar por um IP simpático.

Ja sugeri o mesmo nos foruns da Blizzard e sugiro-lhe o mesmo a si, experimente criar uma personagem no realm Khadgar e veja o lag que tem, so nao faço eu o contrario pois neste momento estou um pouco sobrecarregado e não tem sobrado tempo para jogar :(

Costatine
04-03-2006, 11:36
Olá.

Fiz esse teste mas não na melhor altura. Nestes dois últimos dias, ando com bastante sorte. Raramente tenho a barra de latência a amarelo! Sempre a ver e com latências bastante boas. Mesmo assim, quando crei a personagem no Khadgar, os tempos pareciam ainda melhores.

Sinceramente isto anda-me a deixar algo baralhado, mas o facto de estar a conseguir jogar agrada-me...

XKnight
06-03-2006, 00:50
Eu não quero falar mt, mas hj (Domingo), o meu lag nem chegou aos 100ms!!! :):):):)

Costatine
06-03-2006, 15:03
Pois parece que sim... Parece que isto anda a melhorar um pouco! Também tive latências abaixo dos 100, ou em cento e qualquer coisa. Fiquei bastante surpreendido e bastante agradado... Só espero que não esteja a atirar foguetes antes da festa!

Gandalf
07-03-2006, 15:47
E qd vao a dungeons (5 ou mais jogadores) tem se aguentado ou começa a piorar?

Cumps

XKnight
07-03-2006, 20:11
Ainda sou nivel 26, mas tem-se aguentado igual nessas circunstancias, cerca dos 100ms.

Spoky
08-03-2006, 13:02
Epah a netcabo ate andava boazinha,mas de à uns dias para ca,tem andado na merda,tanto tenho latencias abaixo dos 100ms como 2 ou 3 minutos depois atinge picos de 1000+!!
Ir para Gnomerang com mais 5 ou 6 pessoas,torna-se irritante com os spells a fazerem efeito quando ja n são precisos!! bahhh

Voyager2000
08-03-2006, 13:24
Eu com o clix, desde há uma semana para cá não passo dos 280ms mesmo em Molten Core (40 men).
E em Zul' Gurub (20 men) raramente atinge sequer os 220ms.

Costatine
08-03-2006, 14:10
Sinceramente não noto grandes diferenças em instâncias, mas também não tenho andado muito nessas andanças.

O pessoal da netcabo é que parece que se começa a queixar muito, parece que está pior para os lados deles. Também tenho um amigo com Sapo ADSL e tem sentido alguns problemas ultimamente.

Ontem, por exemplo, foi sempre sempre com a barrinha de latência a verde... Assim vale a pena...

greven
09-03-2006, 20:49
Eu com Oni tenho andado sempre a verde (mas estou prestes a trocar para CLix.

Tenho um amigo meu com netcabo e ele está-se sempre a queixar.

SpEeDyGoNzAlEs
13-03-2006, 15:29
Boas!

Eu tinha ADSL da Telepac e nunca tive problemas. Nem lag, nem latencia acima dos 300ms, nem Disconnected from Servers. Nadinha...

Mudei para a Clix e parece que fui parar ao Inferno!!!!

Realmente isso dos IP's funciona! Obrigado pela dica!!!

Se tiver um IP mau, é uma treta... Lag na ordem do minuto, impossível de fazer seja o que for.

Com um IP bom é lindo, nem em Orgrimmar tenho lag! :)

XKnight
13-03-2006, 22:09
Que estranho... tenho duas casas, uma em LX e uma em Tomar as duas com CLix e isso do IP cmg n funciona... tenho, felizmente, a minha barra sempre verde por volta dos 200ms ;)

sLiNk
15-03-2006, 20:59
Eu ultimamente só tenho pings excelentes no WOW com Clix.

A rastrear a rota para eu.logon.worldofwarcraft.com [80.239.178.111]
até um máximo de 30 saltos:

1 * * * O pedido excedeu o tempo.
2 26 ms 24 ms 24 ms 212.0.167.177
3 24 ms 24 ms 24 ms 213-205-90-62.nr.ip.pt [213.205.90.62]
4 26 ms 24 ms 23 ms 195-23-31-161.nr.ip.pt [195.23.31.161]
5 29 ms 30 ms 30 ms 194-79-92-21.nr.ip.pt [194.79.92.21]
6 29 ms 30 ms 29 ms 194-79-92-57.nr.ip.pt [194.79.92.57]
7 27 ms 27 ms 29 ms gi7-0.lisbb1.Lisbonne.opentransit.net [193.251.249.157]
8 44 ms 44 ms 43 ms po2-0.madbb2.Madrid.opentransit.net [193.251.241.1]
9 44 ms 56 ms 45 ms so-2-0-0-0.madcr2.Madrid.opentransit.net [193.251.241.30]
10 65 ms 63 ms 63 ms po15-0.pascr2.Paris.opentransit.net [193.251.243.117]
11 63 ms 63 ms 63 ms gi0-0.pascr1.Paris.opentransit.net [193.251.243.122]
12 66 ms 65 ms 63 ms telia-1.GW.opentransit.net [193.251.252.22]
13 65 ms 64 ms 66 ms prs-tc-ks50-link.telia.net [80.91.249.102]
14 * * * O pedido excedeu o tempo.
15 * * * O pedido excedeu o tempo.
16 * * * O pedido excedeu o tempo.
...
30 * * * O pedido excedeu o tempo.

greven
27-03-2006, 13:23
Mudei recentemente para o Clix, da Oni.

A cena é, metade do tempo pings excelentes. Outra metade... drops, barra sempre vermelha, impossivel de jogar. :|

Acho que vou fazer reset ao router para ver se obtenho outro IP.

BaM MaRgErA
27-03-2006, 13:54
Vê se o teu sinal está fixe e se não tens muita atenuação. Eu com Clix é sempre com a barra verdinha, raro passar dos 300, aliás acho que nunca cheguei aos 300. Gosto é quando tenho 93 :D
Clix rulla!!

greven
27-03-2006, 14:04
Pá, tem sido impossivel de jogar hoje. Começa verde mas rapidamente fica vermelho, chega aos 3000 ms de lag.

Eu jogava bem com Oni. Como raio vejo a atenuação do meu sinal? :|

Sei é que se esta bosta continua assim... vou ter de matar alguém. Ou vou ter que suspender a conta de wow durante uns tempos. Espero que isto melhore. Acho que devia ter ficado com a Oni! :p

Aparentemente está bom...

14:05:07,25 - XPize

D:\Documents and Settings\greven|► tracert eu.logon.worldofwarcraft.com

Tracing route to eu.logon.worldofwarcraft.com [80.239.178.110]
over a maximum of 30 hops:

1 4 ms <1 ms <1 ms my.router [192.168.1.1]
2 30 ms 27 ms 21 ms 212.0.167.26
3 26 ms 23 ms 26 ms 213-205-75-222.nr.ip.pt [213.205.75.222]
4 24 ms 23 ms 21 ms 213-205-75-93.nr.ip.pt [213.205.75.93]
5 27 ms 21 ms 32 ms 194-79-92-57.nr.ip.pt [194.79.92.57]
6 23 ms 23 ms 24 ms gi7-0.lisbb1.Lisbonne.opentransit.net [193.251.2
49.157]
7 40 ms 40 ms 39 ms po11-2.madbb2.Madrid.opentransit.net [193.251.24
0.89]
8 37 ms 43 ms 39 ms so-2-0-0-0.madcr2.Madrid.opentransit.net [193.25
1.241.30]
9 58 ms 59 ms 63 ms po15-0.pascr2.Paris.opentransit.net [193.251.243
.117]
10 59 ms 56 ms 61 ms gi0-0.pascr1.Paris.opentransit.net [193.251.243.
122]
11 62 ms 57 ms 56 ms telia-1.GW.opentransit.net [193.251.252.22]
12 59 ms 57 ms 63 ms prs-tc-ks50-link.telia.net [80.91.249.118]
13 * * * Request timed out.
14 * * * Request timed out.
15 * * * Request timed out.
16 ^C
D:\Documents and Settings\greven|►

Mas nao está, porque rapidamente fica vermelho...

SpEeDyGoNzAlEs
28-03-2006, 15:17
Vai ao modem e faz disconnect/connect para apanhares um IP novo. Testa com esse IP, até que tenhas um IP que funcione bem. É uma treta... Mas assim que apanhares um IP bom, deixas de ter problemas, e lag quase nulo.

greven
28-03-2006, 20:10
Nem mais Speedy. Fiz isso por acaso e resultou, mas só ao 3º IP. Até lá, Pings de 3000 ou mais! Incrivel.

A ver se um dia isto é fixed ou pela Blizzard ou pela Clix.

destr0yer
25-04-2006, 01:40
Realmente CLIX anda podre... :sad:

Tracing route to eu.logon.worldofwarcraft.com [80.239.178.111]
over a maximum of 30 hops:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.1.1
2 * * * Request timed out.
3 19 ms 19 ms 19 ms 195-23-118-114.nr.ip.pt [195.23.118.114]
4 17 ms 16 ms 15 ms 195-23-118-50.nr.ip.pt [195.23.118.50]
5 18 ms 15 ms 15 ms 213-205-75-222.nr.ip.pt [213.205.75.222]
6 18 ms 16 ms 16 ms 213-205-75-93.nr.ip.pt [213.205.75.93]
7 16 ms 12 ms 13 ms 194-79-92-57.nr.ip.pt [194.79.92.57]
8 29 ms 35 ms 30 ms 208.49.160.241
9 52 ms 55 ms 46 ms so1-0-0-2488M.ar1.CDG3.gblx.net [67.17.75.206]
10 49 ms 52 ms 50 ms prs-b2-link.telia.net [213.248.98.121]
11 48 ms 57 ms 51 ms prs-tc-ks51-link.telia.net [80.91.249.74]
12 * * * Request timed out.
13 * * * Request timed out.
...
30 * * * Request timed out.

greven
25-04-2006, 20:35
Nunca mais tive problemas no WOW.

XKnight
25-04-2006, 22:05
Nem nada... sempre verdinho! :)

SpEeDyGoNzAlEs
26-04-2006, 12:20
Yeah yeah! Tirando os problemas do server onde jogo (Skullcrusher...) já não tenho problemas há quase 3 semans, acho :)

3õOhm
03-10-2006, 20:54
Yeah yeah! Tirando os problemas do server onde jogo (Skullcrusher...) já não tenho problemas há quase 3 semans, acho :)

Boas mudei agora para clix.. penso já nao existir problemas em jogar.. hope so!

btw, skullcrusher?! Tugas Power?! Entranced aqui! :P

Accident
20-10-2006, 01:37
Boas mudei agora para clix.. penso já nao existir problemas em jogar.. hope so!

btw, skullcrusher?! Tugas Power?! Entranced aqui! :P

Este é um Mage n00b! nao liguem a este gajo. lol !

Quem tiver clix, ou que tiver router , e problemas com DC's ou mesmo LAG enorme no jogo, por vezes sao coisas simples que resolvem o problema, como o meu!

Façam o que diz aki:

http://faq.wow-europe.com/en/article.php?id=028

Espero ajudar!

Maczounds@gmail
11-07-2007, 11:16
realmente confirmo, aderi á clix 24mg, apartir daí tenho desconectado regularmente, Agora imaginem o que é um tank com d/c regulares !!!!! meu querido sapo, nunca tive problemas com eles, e estou a pensar sair da clix se o problema persistir.

PsYcADeLiC
13-07-2007, 02:31
Hmm eu estou a usar Netvisão, e o meu ping no wow anda entre 50/90 no maximo....

kold_Zero
13-07-2007, 11:54
yoyo este topic ja tem n tarda um aninho..

os problemas da clix ja la vão!

thread necromancy !

Maczounds@gmail
14-07-2007, 12:24
Depois de andar como bola de ping pong com os tipos da clix, chegaram á bela da conclusão que não me conseguem resolver o meu problema.

Isto é, não tenho acesso ao browser da router já que são eles os possuidores da password, o que eu gostaria de saber, foi o que eles me disseram para DESCOBRIR, qual é a porta do WoW para eles meterem. Porque eu tenho D/c regulares desde que aderi á smart TV, abdiquei da minha router pela deles, tou possuido como devem imaginar. Gostaria de pedir ajuda ao forum nesta questão por favor.

Obrigado

kold_Zero
19-07-2007, 16:17
Não sei se ainda vale a pena uma resposta em relação a este topico pois ja la vao uns dias.

Bem para aceder á pagina do router normalmente o user name e a pass sao:

username: admin
pass: admin

pelo menos aqui em casa smp funcionou assim

qnd tive problemas usei este site que te ajuda a configurar o router para a aplicação que precisas - claro está que n tem todos os routers do mundo nem todas as aplicaçoes.

http://www.portforward.com/english/routers/port_forwarding/routerindex.htm

mas no meu caso ate tinha (o router do kit da clix aolynk 814dr)

escolhes 1 o router depois a aplicaçao e boa sorte se n resolver nada.. n sei pode ser algum problema temporario

chight
27-07-2007, 17:20
realmente confirmo, aderi á clix 24mg, apartir daí tenho desconectado regularmente, Agora imaginem o que é um tank com d/c regulares !!!!! meu querido sapo, nunca tive problemas com eles, e estou a pensar sair da clix se o problema persistir.

se estas a usar o huawei provavelmente o problem é do aquecimento do mesmo que o força a fazer resets agora no verão. eu tb sou tank e era disconectado varias vezes no mesmo raid.

agora tenho um wl-600g da asus e nunca mais tive 1 unico disconnect.

capuchao
28-07-2007, 14:47
Eu tenho 1 hunter e vou todos os dias raid, quando vamos ao Mag eu ñ posso ir por causa dos dc´s, e é sempre por volta das 21h, já irrita, ñ sei se mudando de modem/router resulta.
tenho o da clix o Huawei 882

Cronic
30-07-2007, 13:47
A minha net dcs sem precisar de tar a jogar WoW ... Enfim clix sucka ... pra nao falar que estou a pagar por 24mbits e no max dos maximos so recebo a 16 mbits e a desculpa deles e sempre que nao me encontro numa area clix por isso e dificil receber os tais 24 mbits. Engraçado que quando assinei o contrato ninguem me avisou desse pequeno promenor.

SpEeDyGoNzAlEs
30-07-2007, 14:55
Todas as operadoras dizem ATÉ x Mbps...
Não percebo como é que és felizardo ao ponto de conseguires ter 16 Mb e ainda te queixares.

Eu tenho 2 Mbps. Pago os 24. Eles meteram a 4 e eu pedi para baixarem para 2, porque os 4 eram inconsistentes. Estou bastante longe da central telefónica, temos pena...

Nunca fui DC'ed. A não ser naquele "fatídico" momento em que a Clix manda a ligação abaixo.. A, sensivelmente, cada 17h 55m. A solução é simples. Antes de começar a jogar, reset ao modem. Durante as próximas 18 horas é garantido que a ligação não vai abaixo.

[ironic mode on]Clix sucks? Sure.......[ironic mode off]

Cronic
30-07-2007, 15:22
Se fores disconectado a cada 5 minutos ja dizes o contrario ...

SpEeDyGoNzAlEs
30-07-2007, 15:51
Já me aconteceu. Quando tinha a 4 mb. A ligação era instável, muito ruido ou whatever, pedi para baixarem para 2 Mb. Tirando aquele problema de routeamento da Telia (que foi resolvido há muito), nunca mais tive problemas. Tenho Clix há ano e meio.

Se calhar se pedires para te avaliarem o sinal ou para baixarem um bocado a velocidade de ligação deixas de ter problemas.

acidd
22-07-2008, 09:30
Alguem me pode conselhar um bom ISP para wow?Isto é, um sp que vocês saibam que a latency nunca é mais de 150/200.Eu no jogo tenho entre 200-300ms, mas na arena torna-se impossivel jogar, a latency sobe ate aos 800ms.Se alguem me pudesse aconselhar um bom ISP para jogos agradecia.

Abraço