View Full Version : MacIntel estão aí (iMac e MacBook Pro) - Opiniões

abc
11-01-2006, 23:37
Bom, aqui está ela... Espero que peguem nisto...

ajax
11-01-2006, 23:45
Alguém sabe qual é a lógica de meter uma ficha DVI de lado em vez desta estar atrás?
Obviamente que é mais fácil ligar um cabo a uma ficha lateral mas no caso do DVI não é coisa que se faça frequentemente. Agora ter um cabo de video a sair do lado direito do portátil é um bocado chato. Andam a ficar desleixados!

timber
11-01-2006, 23:51
Está no mesmo sítio do Powerbook 17 :confused: (e do 15 imagino)
Bem tendo em conta que tanto este MacBook Pro como os PB 15 e 17 tem ecrans estupendos que não serão facilmente encostados acho boa opção de design
Alias portas atrás não são práticas para praticamente coisa nenhuma

abc
11-01-2006, 23:55
Está no mesmo sítio do Powerbook 17 :confused: (e do 15 imagino)
Bem tendo em conta que tanto este MacBook Pro como os PB 15 e 17 tem ecrans estupendos que não serão facilmente encostados acho boa opção de design
Alias portas atrás não são práticas para praticamente coisa nenhuma
Concordo. Quando se está a trabalhar dá muito mais jeito ter todas as fichas de lado. Até porque o DVI vai servir para qualquer tipo de saída vídeo (com adaptadores s-video por exemplo). Atrás é altamente inestético, dava cabo do design actual, tinham que deslocar o ecrã, etc. Que fique assim espero eu...

Tuaregue
11-01-2006, 23:58
devem partir do principio que qd ligas um monitor ao portátil, que vais utilizar um rato e um teclado externo, logo podes encostar o portatil a um canto e assim poupar espaço.

digo eu

abc
12-01-2006, 00:04
Na minha antiga casa, eu tinha uma situação destas... Encostado à parede do móvel e a partir daí ligava a tudo o resto mas acho que não pesa na decisão dado que é uma questão de rodar o gajo. Agora quando se está a usar, querem-se as portas de lado, meter pens e o rato de lado, os phones de lado, ligar e desligar o ethernet quando bem se entende sem grandes ginásticas, no meu caso tenho um monitor fixo atrás do pb e gosto de o ligar/desligar quando bem entendo e para isso dá muito mais jeito de lado, é muito mais acessível.

ajax
12-01-2006, 00:21
Para todas as outras fichas é mais do que óbvio que a opção de as colocar na lateral é a melhor. A DVI já é outra história. Como nunca tive um Powerbook não me lembrei do pormenor do design da tampa/TFT. De facto não dá espetá-la atrás. Como tenho um teclado bluetooth optarei por encostar o portátil a um canto como foi sugerido e nesse caso a localização da ficha é boa.

Os iMac's estão a ser entregues em 3 dias. Isto quer dizer que serão os primeiros computadores com Duo Core a serem usados "por nós". Penso que na próxima semana já poderemos saber se correm Windows Vista ou não. Quando alguém souber alguma coisa que ponha aqui nesta thread.

abc
12-01-2006, 00:33
Acho que vai ser uma questão de dias até vermos Windows nativo num mac destes... É aquilo que toda a gente quer... Até mesmo o uncle Bill que só tem vantagem na coisa... Nem que o VPC passe a uma espécie de VMWare.

ajax
12-01-2006, 00:36
Quem teve direito a um DTK pode agora trocar por um novo iMac x86. Nada mau este negócio. Um gajo fica com um iMac com um bom desconto... para além de se ter usufruido de um Mactel nos 7 meses.

http://developer.apple.com/dtkexchange/

timber
12-01-2006, 00:41
Também acho que sim
Aliás duvido que a Apple não facilite isso mesmo sem nunca o referir oficialmente. A Apple factura a vender hardware e vender o único PC que é dual boot sem stress e com design catita vai render. E se o ppl ao fim de 15 dias cheguar à conclusão que só abre o windows para jogar ainda melhor pro Jobs e companhia.
Na tal cave secreta onde estes anos todos esteve a correr o OS X x86 agora devem estar Macs a correr o Windows.
Vamos ver é como é que fica a guerra deles contra o Mac OS X a correr noutros pcs. É que agora passaram a suportar potencialmente toda uma gama gigante de portáteis que para aí vem e de futuro então com os Mac Pro (acabei de fazer a aposta pro nome dos PowerMacs) passam a suportar mais tralha ainda.
É só coisas interessantes para a malta seguir :D

abc
12-01-2006, 00:48
Acho que é mesmo isso. Quanto ao PPC, aposto que vai ser assim; assim que a gama for toda convertida para Intel (dentro de um ano portanto), eles lançam o primeiro OS X "Intel Full Proof" que deverá ainda sair para PPC - O Leopard. Depois do lançamento do Leopard, 1~2 anos depois lançam o 10.6 e aí acabou-se o PPC apesar da promessa de 5 anos do Jobs. Acho que a partir de agora vamos ter mais 2, 3 anos na melhor das chances de PPC e depois adeus. Tenho pena de quem comprou nos últimos tempos... Mas isto já se sabia...

timber
12-01-2006, 01:03
Eu só acho que isso vai ser mais rápido. O Jobs vai querer (e acho que já disse isso não sei onde) tirar o brilho ao lançamento do Vista e portanto penso que lançará o Leopard antes do fim do ano talvez por volta Setembro, Outubro. Será uma versão x86/PPC total sem descurar nenhuma plataforma. Para compensar a velocidade deste talvez façam ainda o 10.6 com PPC (talvez uma versão compilada para PPC e x86 mas totalmente optimizada para x86 com a versão PPC a ser um rebuçado)
Até Junho também acho que ele despeja a gama toda em intel dependo talvez da disponibilidade do Conroe pro PowerMac (acho que só isto poderá atrasar os gajos porque penso que por eles era a aviar). Penso que só estarão à espera do Core Solo (nome tb inventado) para lançar o novo Mac mini e o Mac Book *só*. Penso que tb deveriam fazer um MacBook com o Duo mas não sei se o farão. O Mac mini não sei o continuará a existir nos moldes actuais. Pode virar o tal HDTV device apesar de eu preferir um Mac mini simplesmente porreiro (estilo o actual mas com uma gráfica decente e um disco 3,5" se possível). Bem o que eu gostava mesmo era de um Mac "normal" sem a frescura do PowerMac mas sem ser um iMac (que não gosto já expliquei porque não sei onde). Mas tb acho que este modelo não existirá.
Aplicações PPC acho que haverá ainda umas 2 versões a contar da próxima que sair mas provavelmente será nos moldes que referi pro 10.6. Por outro lado os developers devem demorar mais tempo que a Apple a lançar a 1ª versão universal. Os developers não tem que dar a face como a Apple e portanto devem estar muito menos virados para suportar sistemas obsoletos.
Curto bué isto da futurologia (mesmo que não acerte nada)

Encarnado
12-01-2006, 01:47
Por enquanto nada a dizer sobre os Macs com Intel.

Sobre o OS... Acredito que durante a proxima versão (10.5) se acabe de vez com a versão PPC nem que seja no lançamento do 10.6.

Vejamos o passado:
-7.5.3 é a 1ª versão System com suporte para PowerPC - Janeiro 1996.
-7.6 (Janeiro 1997)
-8.0 com esta versão o minimo é 68040 - Julho 1997
-8.1 é a ultima versão para Macs 68k - Janeiro 1998
-8.5 PPC only - Outubro 1998

2 anos certos.

Metro
12-01-2006, 02:09
Eu só acho que isso vai ser mais rápido. O Jobs vai querer (e acho que já disse isso não sei onde) tirar o brilho ao lançamento do Vista e portanto penso que lançará o Leopard antes do fim do ano talvez por volta Setembro, Outubro. Será uma versão x86/PPC total sem descurar nenhuma plataforma. Para compensar a velocidade deste talvez façam ainda o 10.6 com PPC (talvez uma versão compilada para PPC e x86 mas totalmente optimizada para x86 com a versão PPC a ser um rebuçado)
Até Junho também acho que ele despeja a gama toda em intel dependo talvez da disponibilidade do Conroe pro PowerMac (acho que só isto poderá atrasar os gajos porque penso que por eles era a aviar). Penso que só estarão à espera do Core Solo (nome tb inventado) para lançar o novo Mac mini e o Mac Book *só*. Penso que tb deveriam fazer um MacBook com o Duo mas não sei se o farão. O Mac mini não sei o continuará a existir nos moldes actuais. Pode virar o tal HDTV device apesar de eu preferir um Mac mini simplesmente porreiro (estilo o actual mas com uma gráfica decente e um disco 3,5" se possível). Bem o que eu gostava mesmo era de um Mac "normal" sem a frescura do PowerMac mas sem ser um iMac (que não gosto já expliquei porque não sei onde). Mas tb acho que este modelo não existirá.
Aplicações PPC acho que haverá ainda umas 2 versões a contar da próxima que sair mas provavelmente será nos moldes que referi pro 10.6. Por outro lado os developers devem demorar mais tempo que a Apple a lançar a 1ª versão universal. Os developers não tem que dar a face como a Apple e portanto devem estar muito menos virados para suportar sistemas obsoletos.

Tb alinho por aqui.
Aliás seria um erro não lançar o exercito todo antes do Vista sair. Era estar a perder uma oportunidade de ouro.

Não sei se viram esta entrada do Anand: http://www.anandtech.com/weblog/default.aspx?bid=272http://www.anandtech.com/weblog/default.aspx?bid=272

Ele tem alguma informação que nós não temos se bem que parece ser um exercicio de raciocinio. Mas as hipoteses de acertar serão sempre maiores.

No entanto, acho o seguinte. O que diferencia a apple do resto do pelotão é o Sistema Operativo. Não pode ser nem o preço, nem o hardware pq esse sabemos que havemos de o arranjar sempre mais barato do que eles o disponibilizam.
Por isso continuo muito intrigado pela apresentação que foi feita. Admitamos que a Intel não tem para entrega algum dos cpus ainda. Se os portáteis só serão disponibilizados para o final de Fevereiro que mal teria feito anunciar a linha completa e dizer que estariam disponiveis depois.
É que ou pegam no SO e dizem que é o melhor e mais seguro SO ou vendem pcs de entrada (que é o papel do Mini para vender muitos e ganharem mercado.

A unica critica que tenho a fazer aos MacBook Pro é que acho que deveriam os dois trazer 1Gb RAM. De resto parecem-me perfeitos. Por aquele preço provavelmente teria colocado o CPU mais potente mas pronto isso é pormenor.

Agora resta saber como é da protecção sobre a instalação do XP (sempre pensei que realmente seria possivel, pelos vistos não no imediato) e qd é que se conseguirá correr numa VM. O Lançamento de uma Vm eu penso que nesta fase mesmo que fosse limitada e deve ser possivel lançarem uma VM do Mac OS mais limitada iria dar o 1º contacto para muita gente e assim ganharem mercado.

É um assunto apaixonante disso não há duvida:)

abc
12-01-2006, 02:28

É um assunto apaixonante disso não há duvida:)

Há quem lhe chame "mandar bitaites"... :D e não há ninguém que não goste de mandar o seu de vez em quando... :P Resta saber quem vai ressuscitar esta thread dentro de 2~3 anos e dizer orgulhosamente "Eu tinha razão... :D"

Quanto às hipóteses dadas penso que são todas possíveis e verosímeis. Resta ver o que acontece daqui para a frente. Eu continuo na minha... :D E vou já começar a fazer umas economias "Just in case..." :D

Mas isto é muito melhor que as presidenciais, disso não há dúvida... :P

abc
12-01-2006, 06:25
Já agora, alguém falou nos engenheiros dos Sony VAIO na Apple iriam trazer um design completamente novo. Relativamente aos PowerBooks, agora MacBooks Pro espero que fiquem tal como estão. Acho muito difícil fazer algo melhor que o design actual que é a meu ver fabuloso. No entanto nos iBook, futuros MacBook (digo eu) há muita margem para melhorar. Espero que concentrem aí os esforços.

ajax
12-01-2006, 09:12
i) Ele tem alguma informação que nós não temos se bem que parece ser um exercicio de raciocinio. Mas as hipoteses de acertar serão sempre maiores.

ii) Por isso continuo muito intrigado pela apresentação que foi feita. Admitamos que a Intel não tem para entrega algum dos cpus ainda. Se os portáteis só serão disponibilizados para o final de Fevereiro que mal teria feito anunciar a linha completa e dizer que estariam disponiveis depois.

iii) A unica critica que tenho a fazer aos MacBook Pro é que acho que deveriam os dois trazer 1Gb RAM. De resto parecem-me perfeitos. Por aquele preço provavelmente teria colocado o CPU mais potente mas pronto isso é pormenor.

iV) Agora resta saber como é da protecção sobre a instalação do XP (sempre pensei que realmente seria possivel, pelos vistos não no imediato) e qd é que se conseguirá correr numa VM. O Lançamento de uma Vm eu penso que nesta fase mesmo que fosse limitada e deve ser possivel lançarem uma VM do Mac OS mais limitada iria dar o 1º contacto para muita gente e assim ganharem mercado.

i) Só a Apple tem mais informação que nós. O resto são palpites ou fugas de informação. O que a Apple apresentou no dia 10 já tinha sido avançado há bastante tempo.

ii) Se a Intel ainda não tem os CPU's como é que a Apple vai entregar os iMacs em 3 dias? É o que está nos sites da Apple Store.

iii) É uma boa crítica aos Macbook Pro já que é completamente irrelevante. Quando alguém compra um Macbook Pro pode escolher a memória que quiser nas Apple Stores. CPU's mais potentes gastam mais, geram mais calor com consequencias no ruído e na autonomia.

iv) Windows XP? Porque haveria alguém de querer instalar esse lixo num Macbook? O Windows Vista está aí à porta e suporta EFI. Por outro lado há sempre a hipótese de instalar Linux (que suportará EFI na boa), VMware sobre Linux e finalmente qq SO que corra em WMware.

timber
12-01-2006, 09:27
Pois mas a Apple podia ter apresentado uma máquina de lavar roupa com Core Duo que provavelmente alguém tinha acertado. Os rumores previram tudo. Alguém teria de acertar
Quanto ao design concordo com o Evangellion. Os powerboks estavam bem como estava e vão continuar a estar. Este já tem uma melhoria que é aquela alimentação impecável. De futuro mudam de certeza mas isto vai por passos.
Para os MacBooks dão um mês e para os outros é já. O CPU é o mesmo portanto talvez os atrasos venham doutro componente qualquer (o chipset?). Talvez a Apple desvie a sua cota para apenas um dos sistema para cumprir as entregas. Bem não interessa. Vamos ver se aparecem na data marcada.
Quanto à memória devia mesmo ter 1GB. Não tem paciência. É uma questão do comprador considerar o preço correcto. É como os carros. A pintura metalizada é sempre extra mas toda a gente mete.
O XP pode ser o que é mas é o sistema que permite jogar (e o MacBook Pro tem umas specs tão jeitosas para isso) e tem muito software que não há para OS X. Eu gostava de ver o "meu" MacBook Pro a correr o XP

kidloco
12-01-2006, 10:28
Vender um portátil "professional" para trabalhar no iWork só pode ser a piada do ano :p

O nome MackBook Pro é mau...

Madril
12-01-2006, 10:46
Eu tinha lançado agora o MacBook Non-Pro (subs do iBook), e dp quando saissem os processadores com Virtualização, ai sim, é que mudava os Powerbooks (ui, sórrý, MacBooks Pro).

timber
12-01-2006, 11:09
Eu também teria feito isso. Provavelmente não fizeram isso porque saiu primeiro o Yonah dual core do que o outro.
Tb acho um bocado estranho terem mexido no iMac (porque era das máquinas que estava melhorzinha) mas como o interior daquilo deve ser basicamente a board do MacBook até faz algum sentido

Madril
12-01-2006, 11:10
Sim, pode fazer ...

Agora os proximos a sair devem ser o MacBook Non-Pro e o Mac Mini VIIV. O substituto do PowerMac deve ser o ultimo a sair.

Encarnado
12-01-2006, 13:09
Bom...

Não tem FW800
Não tem Modem (nem toda a gente é obrigada a ter banda larga)
Não tem gravador Dual Layer
Não tem saida S-Video (para se ligar a uma TV/projector)
O TFT tem MENOS resolução que a versão G4 15.4" (1440x960 no G4 e 1440x900 no x86)

Madril
12-01-2006, 13:11
Modem tá lá na store da apple, é por usb.

Ruben Rocha
12-01-2006, 13:27
Pela lógica, os PowerMacs Intel devem de saír em Março, na altura que as pro apps já vão ser universal binary. Ora então vejamos... se o Steve disse que durante este ano a linha ia ficar toda intel...

Janeiro - iMac
Fevereiro - MacBook Pro
Março - PowerMac
Abril - (De certeza q vai saír algo espampanante devido aos 30 anos da Apple)
Maio - ...
Junho - ...

...

[PT]latrine
12-01-2006, 15:34
Esquecem-se que estes processadores core solo não vão ser baratos... ainda ninguém me convece que a SOny/dell/acer/younameit vai descontinuar toda a linha vaio/dimension/aspire com pentium M sonoma só porque vai sair o yonah core solo...

Quanto a mim a Apple lançou os pcs de topo com o que de melhor (móvel e slim fit) havia para lançar... e para entrar neste mundo teria que ser assim (apesar do imac g5 ter menos de 2 meses...2 semanas em Portugal) e agora lançam os ibooks e mac minis com pentiums m (preço meus amigos... o yonah sozinho deve custar À volta dos 300€ em fornadas de 1000 logo os entradas de gama não podem ser assim tão baratos...)e não se podem esquecer que enquanto os programas não forem optimizados para multithreading o facto de serem dual core não vai trazer melhorias espectaculares face a um sigle core a 2 ghz como o sonoma... ou então um core solo... logo a diferença de velocidade de ibook para macbook esbater-se-ia se fossem usados os core single... o que não pode acontecer...

My bet now is:

- Ibook/mac mini com sonoma dentro de um/dois meses e até ao fim do ano
- Algo novo full VIIV specs, no por volta dos 1500€-2000€ para a nossa sala (em linha com os melhores windows media center)
- Powermacs em Setembro com os conroe/menroe...
- Mais macbooks com base no yonah core single proximamente... mais leves e com maior durabilidade da bateria

E já agora... porque não um macbook 12.1''??? porque não falam em lado algum do tempo da bateria? e o calor/ruído?

greven
12-01-2006, 15:42
Não falam em lado nenhum do tempo de bateria porque me parece que não deve ser famoso. No site da Apple até têm uma secção a dar dicas de como prolongar a vida da bateria. Humm...

blastarr
12-01-2006, 16:03
-Core Solo é uma coisa (só um core).

-Core Duo é outra (dois cores).

E aínda se esquecem dos Celeron M, que os haverá, bem como as versões LV e ULV (Low-Voltage e Ultra Low-Voltage) do Pentium M 65nm...errr, Core Solo/Duo ("Yonah" para simplificar).

Dentro deste espectro, concerteza existirão versões mais baratas.

A Apple quis mudar agora porque, caso esperasse até Setembro pela nova geração (Conroe no desktop, e Merom nos laptops), não haveria mais tempo (novo CPU/chipset, design, teste, fabrico em larga escala, etc) para mudar toda a gama para x86 até ao final de 2006, perdendo vendas potenciais na época natalícia/thanksgiving, inclusivé com a possibilidade de muitos users terem a hipótese de correr Windows Vista nestas máquinas, um atractivo inegável.

Por outro lado, comprar agora um destes MacBook's iniciais é um erro, na minha opinião.
Não possuem aínda 64bit (EM64T), nem VT (Vanderpool Technology), para virtualização, nem outras características mais avançadas ao nível da gestão individual/granular de energia dos cores/cache L2.
São interessantes, sim, mas não tanto como o que vem aí a partir de Setembro (também para PC's, como é óbvio).

xBoShY
12-01-2006, 16:29
xiiii... já viram o preço dos meninos? tststs

blastarr
12-01-2006, 16:34
http://www.hkepc.com/bbs/attachments_dir/ext_jpg/cputable_WfM7zlFcMsch.jpg

As CPU's dos novos iMac/MacBook Pro são os "Yonah Processor Dual Core".

O "Merom" será o seu sucessor nos portáteis.

Metro
12-01-2006, 18:45
i) Só a Apple tem mais informação que nós. O resto são palpites ou fugas de informação. O que a Apple apresentou no dia 10 já tinha sido avançado há bastante tempo.

ii) Se a Intel ainda não tem os CPU's como é que a Apple vai entregar os iMacs em 3 dias? É o que está nos sites da Apple Store.

Info sobre os dell e afins deve saber.

I am not surprised that they aren't shipping today, simply because Intel has clearly not been able to deliver enough chips for all of the PC makers either. Dell, Lenovo, Gateway, etc... all are talking about first shipments of their Core Duo notebooks occurring in February, so Apple's timing makes sense as well.

Imagino que a apple vende mais portáteis e por iss sairão mais tarde.

iii) É uma boa crítica aos Macbook Pro já que é completamente irrelevante. Quando alguém compra um Macbook Pro pode escolher a memória que quiser nas Apple Stores. CPU's mais potentes gastam mais, geram mais calor com consequencias no ruído e na autonomia.

Irrelevante qd o portatil mais barato já custa mais do que 2000€? Para mim não é irrelevante.

iv) Windows XP? Porque haveria alguém de querer instalar esse lixo num Macbook? O Windows Vista está aí à porta e suporta EFI. Por outro lado há sempre a hipótese de instalar Linux (que suportará EFI na boa), VMware sobre Linux e finalmente qq SO que corra em WMware.

Para jogar como foi dito. E para usar alguns programas. Uns pq não existem para apple e/ou enatnto nem todos os programas deixarem de ser emulados.

É uma questão de escolha. Haverá pessoas que prefeririam que isso acontece-se. E os que já têm licença para o XP podem não querer mudar para o Vista logo que ele saia.
Mas cada um sabe de si claro.
Com este alinhamento não me apanham. Veremos quando tiverem a gama toda o que acontece.

Edit:
Outra fonte http://engadget.com/2006/01/12/did-shortages-force-apple-to-skip-other-intel-models/

ajax
12-01-2006, 23:31
http://www.hkepc.com/bbs/attachments_dir/ext_jpg/cputable_WfM7zlFcMsch.jpg

As CPU's dos novos iMac/MacBook Pro são os "Yonah Processor Dual Core".

O "Merom" será o seu sucessor nos portáteis.

Esse gráfico indica que os Yonah tem VT embora exista um asterisco. O que estará na linha pequena?

Simao
12-01-2006, 23:46
Eu concordo com isso de o Leopard so sair mais ao menos tempo do vista, é lógico mm.
E em abril deve sair alguma coisa mm grande pk dos 30 anos da apple....

ajax
12-01-2006, 23:58
Pois mas a Apple podia ter apresentado uma máquina de lavar roupa com Core Duo que provavelmente alguém tinha acertado. Os rumores previram tudo. Alguém teria de acertar

Tá-se?

Não partilho a mesma opinião porque não vou em fanatismos de Macboys. Convido-te a ler um post sério com 2 meses da Appleinsider. Lê-o e compara-o com o que se passou no dia 10. É preciso abrir os olhos e filtrar as "asneiras" que se lêem por aí .

http://www.appleinsider.com/article.php?id=1368

Quanto aos ibooks, mac mini's e similares, certamente que aparecerão em breve. 1 de Abril?Como não se fazem omeletes sem ovos já se sabia que nunca os iBooks seriam introduzidos este mês. A Intel já tinha dito que os single core são para Março.

Lembrem-se da mística do Apple II e descubram qual será a melhor forma de comemorar os 30 anos no próximo dia das mentiras.

Concordo com o blastar quando diz que a Apple só lançou agora estes Macbook Pro para evitar de os lançar durante o Vista hype lá para o fim do ano, mesmo tendo a nova geração de cpu's da intel com estreia para meados do ano. É que vendem agora muitos e muitos mais depois.

O MB Pro de 17'' talvez saia na NAB deste ano, quem sabe se com uma x1800.

ajax
13-01-2006, 00:07
já agora, aquela piada do Steve Jobs quanda cria um podcast a "gozar" com os sites de rumores sobre um hipotético iPod de mais ou menos 4Kg (8 pounds) etc, não julguem que é apenas uma hipérbole. Não pensem em iPod, pensem noutra coisa. É uma pista para a próxima keynote;)

greven
13-01-2006, 00:26
Já agora um pequeno offtopic mas sobre os Intel. Li que a Intel vai abandonar o termo Pentium quando sairem o Merom e o Conroe. Passará a designar os seus processadores por Intel Core, aka pentium 5! :D Já leram alguma coisa sobre isso?

Ajax, o que queres dizer com isso do ipod? Achas que será um lançamento do ipod versão aniversário? Tipo uma nova versão? Para juntar à familia? Acho que já era é altura dos ipods começarem a mostrar algo mais inovador, a concorrência já está a milhas, os ipods só vendem aí por serem "cools" e claro pelo sistema de navegação que continua a ser o melhor. É que pagar 50 euros para ter FM no ipod quando os outros oferecem isso de graça...

blastarr
13-01-2006, 01:03
Claro que não, toda a gente sabe que é uma TabletPC -MacTablet ?-, o mercado TabletPC está a crescer (vejam a edição própria do Windows XP que já existe) e eles querem um bocado desse mercado, atendendo que dá muito jeito a artistas gráficos.

Eu vou comprar uma (mas não daquelas baratuchas com lag), será o meu próximo PC quando tiver guito :D.

O meu Alias Sketchbook Pro e o DesignStudio (parte do Alias Studiotools) cada vez dão mais trabalho com as penpads da Wacom que tenho agora, pelo que ver o que desenho é muito melhor.
(sim, a Wacom tem os Cintix, mas custam uma nota preta e possuem algumas limitações)

Para o Ajax:
Aquele asterisco significa que não está disponível em todos os modelos.
O Yonah não tem VT.

Para o Greven:
Sim, é verdade, Pentium is kaput :D

Roadster_Brabus
13-01-2006, 01:54
They're out on stores! :D

http://www.apple.com/hardware/

abc
13-01-2006, 02:10
Não falam em lado nenhum do tempo de bateria porque me parece que não deve ser famoso. No site da Apple até têm uma secção a dar dicas de como prolongar a vida da bateria. Humm...
Esse site foi criado quando houve a polémica relacionada com as baterias dos iPod e a Apple foi processada e foi considerada culpada por não avisar os seus compradores da degradação das baterias e foi obrigada a substituir gratuitamente as baterias dos iPod comprados em determinado período e a baixo custo os comprados noutro período. Para evitar problemas desses outra vez, eles agora incluem isso nos produtos que utilizam baterias...

abc
13-01-2006, 02:21
Já agora um pequeno offtopic mas sobre os Intel. Li que a Intel vai abandonar o termo Pentium quando sairem o Merom e o Conroe. Passará a designar os seus processadores por Intel Core, aka pentium 5! :D Já leram alguma coisa sobre isso?

Ajax, o que queres dizer com isso do ipod? Achas que será um lançamento do ipod versão aniversário? Tipo uma nova versão? Para juntar à familia? Acho que já era é altura dos ipods começarem a mostrar algo mais inovador, a concorrência já está a milhas, os ipods só vendem aí por serem "cools" e claro pelo sistema de navegação que continua a ser o melhor. É que pagar 50 euros para ter FM no ipod quando os outros oferecem isso de graça...
Só uma coisa, a cromice naquilo é que é mais um remote com rádio incluído e isso de certeza que vai vender. Eu queria um remote para o meu mini mas nem sequer considerei comprar porque o remote que eles vendem é idiota, grande e caro. Agora com rádio incluído é diferente. Se fosse suportado pelo mini eu comprava um.

E também há que ver o seguinte, eles dão-se o luxo de fazer isto, de acessorizar tudo e mais alguma coisa porque pode... Eles continuam a vender cada vez mais... A curva que ele mostrou de vendas é exponencial e isso é impressionante... Enquanto venderem assim, eles não vão largar a teta...

DJ_PAPA
13-01-2006, 02:32
A decisao da Apple sobre os processadores Intel ja é conhecida, mas aqui fica a decisao sobre a componente grafica dos novos Powerbook:

Why Apple chose ATI over Nvidia for Macinteltoshes

M56 was available G73 wasn't

THERE is no conspiracy about why Apple chose ATI over Nvidia for its Intel Mac launch. Apple made a rather simple decision what to put in its new iMac/iBook machines.

It chose M56 based Mobility Radeon X1600 simply because it was available and it could guarantee that ATI could ship those chips in quantity, time. Of course it also had to like the GPU and its design.

Apple has been well known for being rather disloyal to the graphic companies and always chose the best product available. The iMac was originally launched with Nvidia's Geforce FX5200, then it migrated to ATI's Radeon 9600/X600 and now again it is using Radeon X1600.

Apple evaluated the G73 based Geforce 7600 chips but Nvidia could not get those on time. I believe that G73 is probably going to end up faster than M56 but it is too late now as the decision and the notebook/desktop design has been made. The machines are out and selling with ATI X1600 chips only. Nvidia has to wait for the product refresh cycle and it's certainly going to take some time before that happens.

This is definitely going to fix ATI's sales numbers for the next few quarters as it will boost its mobile and desktop chip sales. A few months back, Apple also wanted to use R520 chips for its Power Macs but it decided to go for Nvidia G70GL chips as it could not get the R520s on time. In 20-inch iMac machines you have the option to choose between 128MB or 256MB Radeon X1600 cards, and this card now features DVI out. It was about time, guys.

Desktop machines are already available and shipping and that makes them the world's first Core Duo products in the market. The machines use Intel's well known Yonah CPUs based on Pentium M design with two cores in one chip. Intel has to be happy as Jobs claims it wants to move to Intel only by the end of the year. I just hope that poor IBM won't end up making NV30s for graphic manufacturers. This is Nvidia's second big loss to ATI in the last quarter, as only ATI has the Intel chipset division as a huge customer but now has Ipod loving Apple on its customer exclusive list. It is at least exclusive for the new iMacs and new iBooks.

You can buy those machines on the Apple site. We won't dignify Apple by giving it a direct link. µ

blastarr
13-01-2006, 02:39
A tablet já deve vir com uma 7400 Turbocache. :D
Afinal, já há modelos da Acer, Fujitsu-Siemens e mesmo da Sony no mercado, com a 6200 Turbocache, right ?

DJ_PAPA
13-01-2006, 02:58
A tablet já deve vir com uma 7400 Turbocache. :D
Afinal, já há modelos da Acer, Fujitsu-Siemens e mesmo da Sony no mercado, com a 6200 Turbocache, right ?
Axo que um powerbook nao se contentava com uma 7400 ou um 6200 turbo cache.

Eles falam especificamente da 7600go.

Mas tb a ATI sempre dominou no sector mobile por grandes margens e tem muito mais capacidade de produçao para poder meter ja no mercado milhares de Mac/Intel para venda com a respectiva grande performance, funcionalidade etc etc.

blastarr
13-01-2006, 03:02
Axo que um powerbook nao se contentava com uma 7400 ou um 6200 turbo cache.

Eles falam especificamente da 7600go.

Mas tb a ATI sempre dominou no sector mobile por grandes margens e tem muito mais capacidade de produçao para poder meter ja no mercado milhares de Mac/Intel para venda com a respectiva grande performance, funcionalidade etc etc.

Mas qual powerbook ?

Ali diz "Tablet", sabes o que é, não sabes ? :P;)

DJ_PAPA
13-01-2006, 03:06
Mas qual powerbook ?

Ali diz "Tablet", sabes o que é, não sabes ? :P;)

ya tablet.....
O grosso do mercado nos Powerbook e nos Ibook ;)

Que diga-se por sinal que tao muito bem equipados comparativamente com desculpem-me a expressao "xaços antigos". A Apple evolui muito muito com estes novos modelos.

O preço continua um pouco puxado, mas nao tem nada a ver estes novos portateis com os antigos.

blastarr
13-01-2006, 03:10
ya tablet.....
O grosso do mercado nos Powerbook e nos Ibook ;)

Que diga-se por sinal que tao muito bem equipados comparativamente com desculpem-me a expressao "xaços antigos". A Apple evolui muito muito com estes novos modelos.

O preço continua um pouco puxado, mas nao tem nada a ver estes novos portateis com os antigos.

Pudera, os antigos já levam quase 3 anos sem alterações de grande monta nas spec's essenciais...

Se fosse no mercado de Notebook's x86, estavam "arrumados" do jogo há muito.

Edgar_
13-01-2006, 11:30
Aqual dica do iPod tem algum fundamento! ha uns tempos numa keynote , axo que foi a apresentr o Tiger, SJ ao utilizar o Spotlight, procurou por iMac, e Paris ou la o que foi, e o iMac G5 saiu num evento qualquer em frança, se nao estou enganado!!

Ed_

Tuaregue
13-01-2006, 11:39
sobre as placas gráficas, ainda alguém se lembra dos monitores 30'' que o Steve apresentou na mesma wwdc em que disse que iam ter G5 a 3Ghz, ainda se lembram qual ia ser a placa gráfica que ia suportar os tais monitores, devido à sua elevada resolução em termos de pixeis, ainda se lembram dos problemas que tiveram para conseguir isso, se é que conseguiram, e das vezes que foi adiada a dita placa, agora lembrem-se lá qual era a marca da placa.

Essa wwdc, deve ter sido para esquecer, G5 3Ghz, placa gráfica.

greven
13-01-2006, 11:43
É caso para dizer...

Wishes doesn't always come true! :p

abc
13-01-2006, 12:30
É caso para dizer...

Wishes doesn't always come true! :p
No they don't :D

Uma coisa que penso ser relevante, tenho ouvido queixas de utilizadores de PB 12' relativamente aos drivers da nVidia.

Ksyrium
13-01-2006, 12:37
Não concordo com o facto do leopard vir a concorrer com o lançamento do Vista, só se for para venda de Mac's porque não se esqueçam que a Apple controlou sempre o seu hardware e é quase tudo igual. Agora imaginem os milhares de drivers que se tinha de acrescentar para o Leopard correr num pc? é o mesmo problema que se tem ao correr estas betas de Mac OS em PC, realmente aquilo boota, mas depois reconhecer os periferios e afins tá quieto. Acho que ainda vai levar algum tempo para que o Mac OS consiga estar com toda a força no PC.

abc
13-01-2006, 12:43
Não concordo com o facto do leopard vir a concorrer com o lançamento do Vista, só se for para venda de Mac's porque não se esqueçam que a Apple controlou sempre o seu hardware e é quase tudo igual. Agora imaginem os milhares de drivers que se tinha de acrescentar para o Leopard correr num pc? é o mesmo problema que se tem ao correr estas betas de Mac OS em PC, realmente aquilo boota, mas depois reconhecer os periferios e afins tá quieto. Acho que ainda vai levar algum tempo para que o Mac OS consiga estar com toda a força no PC.
O Mac OS X oficial para PC nunca vai existir... Talvez daqui a uma década ou duas... :P Não é isso que está em discussão. Obviamente se for lançado ao mesmo tempo que o Vista é para as pessoas escolherem Mac em vez de PC e competir com ele apenas desta forma...

timber
13-01-2006, 12:44
Concorre com o evento em si ou seja o brilho do lançamento. Já tou a ver a cena. Microsoft lança Vista o sistema que equipara o Windows ao 10.4 e Apple aproveita e lança o 10.5.... tcharantcharanranran. Claro que este conversa não tem que ser necessariamente verdade a 100%.
E é óbvio que não é para correr Leopard em PCs. A Apple é uma empresa que vende hardware e precisa de vender computadores. o Mac OS X é só um adorno (e um belo adorno que ele é)

Por acaso acho estranho a nvidia ter problemas no Mac OS X visto que este é um sistema UNIX e a nvidia suporta muito melhor o Linux por exemplo

greven
13-01-2006, 13:10
O problema é que a Apple nunca vai conseguir competir com o mercado de PC's. A estes preços de entrada vai continuar a ser um nicho de mercado, o que até é algo que os utilizadores gostam, menos a Apple, claro.

Ou a Apple reduz os preços e arrisca-se a ver os seus fieis fãs deixarem de ver a marca como elitista, porque quer queiram quer não, Mac é um Sistema elitista, por causa do preço principalmente, assim como é os Vaio, etc... Ou (continuando a ideia) nunca vai conseguir competir com empresas como a Dell.

O OSx 10.5 até pode ser melhor que o Vista, mas muito provavelmente o OSx 10.4 também o é face ao XP e isso não fez com que a Apple cresce-se muito no share de mercado. 4% do mercado de computadores é francamente pouco para uma empresa como a Apple. Enquanto um sistema como a Apple não der para correr jogos (decentemente e ter bastantes titulos disponiveis, como acontece no PC), enquanto não tiverem máquinas com Specs semelhantes (agora ainda é mais gritante pois já não há a desculpa do PowerPC) a preços competitivos nunca vai conseguir suplantar a DELL.

E muito sinceramente, se o Vista é de facto tudo o que a Microsoft diz, se vai ter aquelas features todas e funcionar bem a nível de segurança (sim, porque é o que falta principalmente no XP - Principalmente para o Joe User) a Apple não se safa se continuar com estas gamas. Mas como a Apple é uma empresa bastante imaginativa, com bom marketing e visão de mercado vai dar uma resposta à altura.

Um media center Apple decente com um preço apelativo e design de marca da Apple era uma boa jogada para aproveitar a onda da ipod mania. Algo como o MacMini, mas mais!

blastarr
13-01-2006, 14:47
No they don't :D

Uma coisa que penso ser relevante, tenho ouvido queixas de utilizadores de PB 12' relativamente aos drivers da nVidia.

Queixa-te à Apple.

A ATI e a Nvidia não fazem drivers para Mac.
Simplesmente fornecem o código-fonte relevante (OpenGL e 2D), bem como o firmware/BIOS de cada placa, e o resto (terminar e compilar os drivers) é com a Apple, não com eles.

Soube isto por uma entrevista do David Kirk da Nvidia aqui há uns tempos largos.

Conde
13-01-2006, 15:37
E muito sinceramente, se o Vista é de facto tudo o que a Microsoft diz, se vai ter aquelas features todas e funcionar bem a nível de segurança.

O problema da Microsoft é esse mesmo. Eles bem dizem, mas daí a ser verdade.... vai muiiito.
Qualquer versao do Mac OS é melhor que a ultima do windows... :lol:

blastarr
13-01-2006, 15:43
O problema da Microsoft é esse mesmo. Eles bem dizem, mas daí a ser verdade.... vai muiiito.
Qualquer versao do Mac OS é melhor que a ultima do windows... :lol:

Irrelevante.

Mesmo com tudo o que o "Tiger" diz ser (e é uma plataforma fechada, note-se), continua a ser uma gota de água no oceano, comparado com a base instalada do Windows.

Se o Windows XP é o mais hackado, e fica mais instável, é também porque tem uma imensidão de users, e, com eles, também uma imensidão de software 3rd party e hardware exterior para suportar.

Mesmo sendo uma plataforma fechada (com mais facilidades de adaptação das apps antigas), o modo Classic do OSX está prácticamente morto.

[PT]latrine
13-01-2006, 16:49
O problema é que a Apple nunca vai conseguir competir com o mercado de PC's. A estes preços de entrada vai continuar a ser um nicho de mercado, o que até é algo que os utilizadores gostam, menos a Apple, claro.

O problema é que o Powerbook / macbook pro nunca foi um sistema de entrada... mas sim de topo...

wait... faltam os macbooks sem ser pro.

Quanto aos rumores do Ipod de 8 lbs (4kg) e ecrã de 10''...
Segundo a minha tese da conspiração estão duas coisas em cima da mesa...

1- uma boombox / aparelhagem suportada nos "ipod fundamentals" - navegação, interface, itunes, etc, mas com discos de grande capacidade para filmes, música e fotos... ligado a uma tv. :) sim... um media center (se bem que para já sem captura de tv)
2- Um ipod com ecrã de 10'' só pode ser um tablet pc ou um possível newton2, o que vem de encontro ao pedido recente de registo do nome/patente "mobile me"

quem me dera ter €€€ para comprar umas acções da apple, pois este ano vai ser só novidades :)

Latz

bsod
13-01-2006, 18:17
Por enquanto nada a dizer sobre os Macs com Intel.

Sobre o OS... Acredito que durante a proxima versão (10.5) se acabe de vez com a versão PPC nem que seja no lançamento do 10.6.

Vejamos o passado:
-7.5.3 é a 1ª versão System com suporte para PowerPC - Janeiro 1996.
-7.6 (Janeiro 1997)
-8.0 com esta versão o minimo é 68040 - Julho 1997
-8.1 é a ultima versão para Macs 68k - Janeiro 1998
-8.5 PPC only - Outubro 1998

2 anos certos.

Sorry ficar aqui metido, mas tinha de responder ao encarnado :004:

Essa do 7.5.3 ser a 1a versao é completely wrong.. o meu Performa tem o 7.5.1-PO :D

bsod
13-01-2006, 18:39
latrine']O problema é que o Powerbook / macbook pro nunca foi um sistema de entrada... mas sim de topo...

wait... faltam os macbooks sem ser pro.

Quanto aos rumores do Ipod de 8 lbs (4kg) e ecrã de 10''...
Segundo a minha tese da conspiração estão duas coisas em cima da mesa...

1- uma boombox / aparelhagem suportada nos "ipod fundamentals" - navegação, interface, itunes, etc, mas com discos de grande capacidade para filmes, música e fotos... ligado a uma tv. :) sim... um media center (se bem que para já sem captura de tv)
2- Um ipod com ecrã de 10'' só pode ser um tablet pc ou um possível newton2, o que vem de encontro ao pedido recente de registo do nome/patente "mobile me"

quem me dera ter €€€ para comprar umas acções da apple, pois este ano vai ser só novidades :)

Latz

És tu e eu, pá. :D

Quanto ao iPod de 4 Kg... inclino-me mais para a hipótese de media center. Mas com ecrã de 10''... estava mais a pensar num Cinema Display grandito, ligado a um Mac equivalente ao do mini, AIO. Ficava bem na sala... e se pensarmos que a maior parte dos media centers baseados em Win Media center 2005 vai para os 5000€... uma coisita Apple a 500 contos até que nem ia mal. Para mim, nao daria... mas para outros... já nao sei. ;)

E os outros modelos? Confesso que o Sr. Jobs me apanhou de surpresa ao anunciar primeiro os pros... :P Mas eu tb nao queria ser logo dos primeiros... deixa amadurecer... e depois um MacBook aqui pá mesa 3 sff! :lol:

2006 provavelmente será um ano para a Apple como 1998, ou 1984... agora vamos ver... e deixar andar... Aliás, o que é que a gente pode fazer? Somos users, nao CEOs! :P

johncool
13-01-2006, 19:24
Irrelevante.

Mesmo com tudo o que o "Tiger" diz ser (e é uma plataforma fechada, note-se), continua a ser uma gota de água no oceano, comparado com a base instalada do Windows.

Se o Windows XP é o mais hackado, e fica mais instável, é também porque tem uma imensidão de users, e, com eles, também uma imensidão de software 3rd party e hardware exterior para suportar.

Mesmo sendo uma plataforma fechada (com mais facilidades de adaptação das apps antigas), o modo Classic do OSX está prácticamente morto.

Qual é o interesse do classic? O classic está para o utilizador comum assim como o win9x está para o utilizador de windows.

Quanto à irrelevância... :lol:

blastarr
13-01-2006, 19:35
Qual é o interesse do classic? O classic está para o utilizador comum assim como o win9x está para o utilizador de windows.

Quanto à irrelevância... :lol:

Vendas de PC's em 2005:

- 195.4 Milhões

Vendas de Computadores Apple em 2005:

- 4.5 Milhões

São só ~43 PC's, por cada Apple Mac vendido...

(sem contar com o mercado DIY, onde os compradores compram peças separadas para montar os PC's por eles próprios e não estão nestas contas, bem como o mercado dos pequenos OEM's)

Mestrinho
13-01-2006, 20:44
Olá! Já todos sabem da novidade que tem dois dias. ehehehehe..

Só queria dizer que tenho um contacto do messenger, nos EUA e o mesmo mencionou ter ontem mexido no PB PRO ... Ele só disse assim "What a sexy bomb, three times faster than my PB G4"

:D "meu deus, o gringo flipou de vez" :D

8o Preço ?? só para alguns....

bsod
13-01-2006, 20:52
Boa :)

Really, sexy thing :D. Mas por mim já ia um iBook ou um MacBook, nao precisa de ser Pro ;)
Bolas, quanto tempo mais? Quero o meu Mac! Ainda cometo uma loucura e estouro tudo numa beige box! (Deus queira que nao. :004:)

Encarnado
13-01-2006, 21:23
Sorry ficar aqui metido, mas tinha de responder ao encarnado :004:

Essa do 7.5.3 ser a 1a versao é completely wrong.. o meu Performa tem o 7.5.1-PO :D

É mesmo... a 1ª versão System 7 PPC foi a 7.1.2 (shame on me) de Março de 1994. Só vi isso passado umas horas... demasiado work >(

Bem por enquanto o meu PB G4/500 da 1ª fornada (tem 5 anos) vai continuar a servir.

johncool
13-01-2006, 22:17
Vendas de PC's em 2005:

- 195.4 Milhões

- 4.5 Milhões

(sem contar com o mercado DIY, onde os compradores compram peças separadas para montar os PC's por eles próprios e não estão nestas contas, bem como o mercado dos pequenos OEM's)

O q é q a irrelevância em termos de quantidade de vendas do hardware tem haver com a estabilidade do sistema operativo?...

Já argumentaste melhor...

blastarr
13-01-2006, 22:29
O q é q a irrelevância em termos de quantidade de vendas do hardware tem haver com a estabilidade do sistema operativo?...

Já argumentaste melhor...

O nº de PC's (novos e velhos) a suportar por qualquer um dos dois sistemas operativos é completamente diferente, logo, não é possível comparar features como a estabilidade de um SO fechado em PC's de uma marca minoritária, com um outro que tem de suportar tudo o resto.

Enough of an argument ?

ajax
13-01-2006, 23:19
Vendas de PC's em 2005:

- 195.4 Milhões

- 4.5 Milhões

E já agora quantos Porsches foram vendidos por cada ... Volkswagen Carocha ou Golf? Erghh... é mais ao contrário. :D

ajax
13-01-2006, 23:25
Coloquei há uns dias uma duvida sobre a existência ou não do 802.11a nos MBP uma vez que o chipset da intel o suporta embora não apareça nas especificações no site da Apple. Lí que afinal os portáteis tem 802.11a mas "não" é suportado por software. O estranho é que durante uma apresentação de um MBP um gajo da Apple teve que usar o 802.11a uma vez que os milhares de portáteis com 802.11b/g presentes na macworld congestionavam completamente o wfi nos 2.4Ghz.

Isto quer dizer que o 802.11a existe, "não" é suportado mas aparentemente pode ser usado. Tricky!

johncool
14-01-2006, 00:03
E já agora quantos Porsches foram vendidos por cada ... Volkswagen Carocha ou Golf? Erghh... é mais ao contrário. :D

Exactly... se bem q n é uma comparação mto justa.

timber
15-01-2006, 20:58
Algumas impressões do ponto de vista dum fotografo

http://www.robgalbraith.com/bins/content_page.asp?cid=7-7890-8160

blastarr
15-01-2006, 21:33
E outras do ponto de vista de alguém que decidiu ver o que está lá dentro...;):

http://mactree.sannet.ne.jp/%7ekodawarisan/imac_intel/imac_intel01.html

Parece que até a CPU vem num socket e não soldada na board como os PowerPC:
http://mactree.sannet.ne.jp/~kodawarisan/imac_intel/01141082.jpg

A ATI X1600:
http://mactree.sannet.ne.jp/~kodawarisan/imac_intel/01141182.jpg

Mais fotos no link acima.

Madril
19-01-2006, 11:29
Tou na faculdade na Sala Multimedia(para quem conhece :P) num iMac G5 17". Nunca tinha tado tanto tempo a trabalhar num iMac e com OS X. Até agora tudo 5 estrelas, já tem o X.4.4 :P

O meu unico atrofio é o teclado da Apple, que não me consigo habituar bem a ele :P. Quando comprar um Mac desktop vou usar o meu Logitech :P

Os meus contactos anteriores foram com o OS X.4.1 no meu portatil x86 e a experiencia é completamente diferente. Também usei os iBooks de colegas meus mas tb é diferente. Mais lentos e com 1024x768 de resolução.

abc
19-01-2006, 11:47
Tou na faculdade na Sala Multimedia(para quem conhece :P) num iMac G5 17". Nunca tinha tado tanto tempo a trabalhar num iMac e com OS X. Até agora tudo 5 estrelas, já tem o X.4.4 :P

O meu unico atrofio é o teclado da Apple, que não me consigo habituar bem a ele :P. Quando comprar um Mac desktop vou usar o meu Logitech :P

Os meus contactos anteriores foram com o OS X.4.1 no meu portatil x86 e a experiencia é completamente diferente. Também usei os iBooks de colegas meus mas tb é diferente. Mais lentos e com 1024x768 de resolução.
No GAEL do Central? Já trocaram os iMac G4? Havia duas coisas péssimas nessa sala há 2~3 anos:

-Obrigavam-nos estoicamente a trabalhar remotamente em volumes de rede, isto é, numa instalação remota do OSX o que tornava a coisa meio lenta ainda por cima os iMac G4 nem têm Gigabit...

-A outra esqueci-me... Deu-me a branca a escrever o raio do post... Paciência... :tareon:

Madril
19-01-2006, 11:50
Agora tão cá 4 iMacs G5, 10 iLamps e 1 powerMac G4 (pro prof).

E é nativo ... não remoto.

abc
19-01-2006, 11:57
Agora tão cá 4 iMacs G5, 10 iLamps e 1 powerMac G4 (pro prof).

E é nativo ... não remoto.
As nossas instalações eram remotas... Dá para correr o OSX a partir de um volume de rede. Tive aí Introdução à Computação e Técnicas da Física Computacional em dois semestres consecutivos do primeiro ano.

Tuaregue
19-01-2006, 17:47
afinal não são assim tão rápidos quanto o tio Steve dizia, em relação às aplicações nativas, é ver este estudo, da MacWorld (http://www.macworld.com/2006/01/features/imaclabtest1/index.php)

joaorikard
21-02-2006, 08:52
peço desculpa por desenterrar a thread, mas achei melhor de que criar uma nova.

alguem me podia tirar a duvida, de que, os novos macbook pro são 32 ou 64-bits?
se forem 32-bits, quando virao as versão de 64-bits?

Obrigado :D

timber
21-02-2006, 09:13
Quando sair o Merom, o sucessor do Yonah (o Core Duo) virão os 64 bits
Talvez uns 6 meses ou um pouco mais

Tuaregue
21-02-2006, 09:57
Eles oficialmente são a 32 bits. Mas correm os rumores que já tem algumas instruções 64 bits escondidas, uma vez que estes processadores já partilham algumas coisas com os merom, os mesmo rumores dizem que ele já tem virtualização só que está bloqueada. Isto são rumores, por isso cada um pense o que quer.

DarkApple
01-03-2006, 03:07
Boas,bem estou pensar seriamente em mudar para mundo da maça :P.Estou indeciso entre imac intel e o macbook pro,o macbook pro e mt carote e como eu tb quero jogar e em mac nao ha mts jogos tava pensar comprar xbox360 pa esse efeito,mas xbox so se comprar o imac o 17'.

Gora mnhs duvidas sao qual vossa opiniao acerca tanto do imac tal como macbookpro.Ja alguem aqui tem imac intel,dem vossa opiniao.Acham que devo comprar gora ou esperar que sai outra geraçoes?Tive ver q este e 32 bits acham que espere por 64?Ja gora acham que da pa ligar xbox360 ao imac neste caso e jogar?

E que nao quero fazer mau investimento,o pc da gora ta velhote windows,e tou farto dos bugs e virus,por isso mnh mudança:blubomte: e porque esprimentei mac meu irmao tem um powermac G5 e simplesmente adoro para ja por estar farto sempre do windows td mts simples e mt bacano,bem uso que vou dar e net,fotos,videos e alguns jogos,e como estou pensar seguir uma coisa acerca de design ou audio.Cump's dsc testamento

blastarr
01-03-2006, 04:35
Eles oficialmente são a 32 bits. Mas correm os rumores que já tem algumas instruções 64 bits escondidas, uma vez que estes processadores já partilham algumas coisas com os merom, os mesmo rumores dizem que ele já tem virtualização só que está bloqueada. Isto são rumores, por isso cada um pense o que quer.

"Rumores não pagam dívidas" (adaptação livre :D)

Se possuem ou não os 64bits, mas desabilitados, isso é irrelevante, não achas ?
Afinal, o primeiro Pentium 4 ("Willamette") também tinha o HyperThreading lá dentro desabilitado, e depois de ser activado no core que lhe sucedeu ("Northwood"), não deixou de continuar desabilitado no antigo...

Ou as instruções de 64 bit que a intel copiou das AMD64 (chamou-lhes "EM64T", mas são a mesma coisa).
O terceiro core Pentium 4 ("Prescott") já as tinha desde o início, mas só há relativamente pouco tempo é que foram activadas.
Isso não impede que os primeiros cores Prescott continuem para sempre sem o EM64T.

E a tecnologia dos "Yonah" (Core Duo e Core Solo) é mais próxima do Pentium III e dos anteriores Pentium M "Dothan" e "Banias", do que propriamente do Pentium 4, ou da nova geração, da qual se conhecerão os detalhes dentro de dias.

Só por serem ambos a 65nm não significa nada à partida, até porque também existem neste momento os Pentium D 9xx (Dual-Core) e Pentium 4/Celeron feitos em 65nm, com base no núcleo "Cedar Mill", o último da geração Pentium 4 iniciada no ano 2000.

blastarr
02-03-2006, 21:05
Review do MacBook Pro, para quem quiser ler:
http://arstechnica.com/reviews/hardware/macbookpro.ars

joaorikard
06-03-2006, 15:49
Review do MacBook Pro, para quem quiser ler:
http://arstechnica.com/reviews/hardware/macbookpro.ars

http://media.arstechnica.com/reviews/hardware/macbookpro.media/bencha.png

bem porreira a review... :P

bsod
06-03-2006, 22:34