View Full Version : C++ ???
[list=1]
alguem me pode dizer onde posso sacar o C??? é para estudar pa escola (ando no 11º)
que programas é k posso fazer com o c além dakelas 'cenas foleiras' k se aprende na escola????
[/list=1]
desde já um mt obrigado :)
Originally posted by joao_
[list=1]
alguem me pode dizer onde posso sacar o C??? é para estudar pa escola (ando no 11º)
[/list=1]
O melhor, e mais completo "programa" para C/C++ chama-se gcc :D :D , e vêm gratuito com qualquer distribuição de Linux (Ex: Redhat 8)
[list=1]
que programas é k posso fazer com o c além dakelas 'cenas foleiras' k se aprende na escola????
[/list=1]
Tudo o que te apetecer fazer, ou melhor..., tiveres tempo para fazeres ..., com tempo podes programar um SO, estilo o Linux, ou o Windows ...
PS: C/C++ é uma linguagem muito porreira/Vesátil/potente, pena que para sair "daquelas cenas foleiras", tenha q se já ter um nivel de programação bastante aceitavel, mas qualquer tempo perdido a apreender C, não o considero tempo mal empregue ...
bigado hmf :D
--E alguem me sabe dizer onde posso aprender + sobre programação em c???(de perferencia em PT)
Nao sabendo o que ja sabes de C... Ha um livro muito bom que é o do Damas, e explica-te tudo ( bem, o inicial ) do C, tipo arrays, malloc´s etc..
Exactamente! O livro de C do Damas é muito bom para começar a perceber C!! É mais ou menos a biblia para os nabos, porque explica de um modo para quem nunca pegou em nehuma linguagem começar a perceber alguma coisa.
Eu tb comecei a estudar por lá. Sei umas coisitas mas nada de mais.
O livro encontras à venda em qualquer livraria que tenha livros de TI ou mesmo na Fnac.
Sempre tens também a hipótese de tirar da net e-books.
Quanto à plataforma de programação, como já te foi dito e muitos bem.... LINUX!! (Emacs... Xemacs .. blá, blá). Se não tens ou não quiseres instalar o Linux sempre tens a hipótese de procurar na net programas como o Cygwin que emulam a janela dos sistemas Unix e que também contém os libraries para poderes programares....
Acho o .net mais simples, melhor, mais funcionalidades mas ok...
Originally posted by jfbbms
Ha um livro muito bom que é o do Damas, e explica-te tudo ( bem, o inicial ) do C, tipo arrays, malloc´s etc..
Pessoalmente acho que esse livro não vale o papel em que foi impresso ...
Se querem alguma coisa decente têm o The C Programming Language , Kerningham , Prentice Hall
Não é barato, mas vale todos os centimos que custa
Playmobil
02-11-2002, 15:16
[list=1]
[/list=1]
desde já um mt obrigado :)
Eheheh um exemplo de cenas foleiras ke se aprende na escola, posso te dizer que o Windows 3.0 3.1 95 etc foram programados maioritariamente em C (90% do codigo fonte) o resto em ASM (assembly)
Ragnarok
02-11-2002, 19:44
pra programar em C++ curto o M$ visual studio... quanto a C tou a procura de algo melhor k o borlan C v7 para DOS !! ;p
Se conhecerem algum fx pra WINDOWS digam plz...
tkx :)
O IDE do M$ Visual Studio e respectivo compilador suporta C/C++, aliás maioritariamente o que fiz em C na faculdade em projectos grandes era feiro em Visual Studio na sua grande totalidade para ser depois compilado em Linux (que de vez em quando dava umas valentes dores de cabeça) ...
Outro compilador / Ambiente para mim superior ao Visual Studio é o Borland C++ Builder ... (tb suporta C como é obvio) ..
Ragnarok
02-11-2002, 20:44
Originally posted by hmf
O IDE do M$ Visual Studio e respectivo compilador suporta C/C++, aliás maioritariamente o que fiz em C na faculdade em projectos grandes era feiro em Visual Studio na sua grande totalidade para ser depois compilado em Linux (que de vez em quando dava umas valentes dores de cabeça) ...
Outro compilador / Ambiente para mim superior ao Visual Studio é o Borland C++ Builder ... (tb suporta C como é obvio) ..
Nao consegui programar C no visual studio... ;p
Anyway onde posso arranjar esse borland c++ builder??
o unico k eu conheço é o TurboC mas na é mt fx...
Esse Borland C++ Builder, com o suporte para C, parece-me bem :D Tive ca o Borland C++ 3.1 e nao tinha suporte para C... :( mesmo assim, vou experimentar esse que vem com o Linux, talvez seja bom :)
Do Borland C++ 3.1 (e antigo, ja devem haver versoes mais actualizadas, mas como era o que me arranjaram na school, foi o que usei) nao tenho razoes de queixa :)
O Borland é mesmo muito fixe, problema é que na grande maioria o desenvolvimento as empresas preferem as ferramentas da microsoft e programas que fassam com a parte gráfica por exemplo têm as primitivas proprias da borland TBoutton, TBitmap, TWindow etc ...
Quanto ao Visual studio experimentem programar C num .cpp e compilar com o respectivo main ..., voilá funciona, tém mas é que fazer também o interface do .h mas tb com a sintax à c. Podem até integrar modulos de C com outros de C++ ..., dá para todos os gostos ...
Originally posted by hmf
Quanto ao Visual studio experimentem programar C num .cpp e compilar com o respectivo main ..., voilá funciona, tém mas é que fazer também o interface do .h mas tb com a sintax à c. Podem até integrar modulos de C com outros de C++ ..., dá para todos os gostos ...
Hmmm.... i like it :D
Tenho entao de experimentar esses novos compiladores, parecem promissores :)
Socketeer
12-11-2002, 18:10
Quando chegares a um nível mais avançado, recomendo VIVAMENTE o seguinte livro gratuito:
Eckell (http://www.mindview.net/Books/TICPP/ThinkingInCPP2e.html)
Greetings Socketeer.
Originally posted by Dan
Esse Borland C++ Builder, com o suporte para C, parece-me bem :D Tive ca o Borland C++ 3.1 e nao tinha suporte para C... :( mesmo assim, vou experimentar esse que vem com o Linux, talvez seja bom :)
Do Borland C++ 3.1 (e antigo, ja devem haver versoes mais actualizadas, mas como era o que me arranjaram na school, foi o que usei) nao tenho razoes de queixa :)
Vai na versao... 6 :D
livros de C tenho 3:
Unix system programming - keith haviland/dina gray/ben salama - addison wesley - 2nd editions
the C programming language - brian kerrighan/dennis ritchie - prentice hall sotware series - 2nd edition
e
linguagem c - 6a edição - fca editora
e recomendo os 2 primeiros!, muito bons e quase impossiveis de encontrar em PT :(
cumprimentos
viva! por aquilo que eu conheço, o tal livro do damas num vale uma m***a como quase todos os livros portugueses.
Acho q para começar e enteder C como deve ser, o livro "C programming- A modern aproach" é uma optima escolha, mas custa á volta de uns 11cts, penso eu. Alguem referiu Eckell, mas isso não é para C++!? acho q no 11º aprende-se simplesmente C.
Acho que para aprender o que se aprende no 11º um qualquer compilador de C serve. Eu andei até ao 12º com o turboc :D
Crisis, onde compraste esses dois primeiros livros?
eu nem sei se tou a aprender C se tou a aprender C++... :-D
já agora kual a difereça????
sintax idêntica ...
c++ é orientada por objectos (tens os .cpp e os .h, private, public, protected, implements, etc ...)
então acho k tou no c++ pk os ficheiros guardados são: *.cpp
e tenhu de utilizar as bibliotecas *.h
:)
Originally posted by hmf
sintax idêntica ...
c++ é orientada por objectos (tens os .cpp e os .h, private, public, protected, implements, etc ...)
Cof cof cof
"implements" é só em JAVA....
pois é verdade !!!!:D
O implements é a maneira do java de permitir um especie de herança multipla ...., não sou grande adepto do c++ face ao java .... heheh
xlink_xlink
25-11-2002, 13:05
Originally posted by Tafinho
Pessoalmente acho que esse livro não vale o papel em que foi impresso ...
Se querem alguma coisa decente têm o The C Programming Language , Kerningham , Prentice Hall
Não é barato, mas vale todos os centimos que custa
Tambem nao é assim, claro que esse é a referencia tal como o livro do Stroustrup, mas dizme la que outro livro em Portugues de Portugal tens como referência na linguagem C?
Por alguma razao vai na 7 edicao, e é sem duvida um dos livros mais vendidos da FCA.
Originally posted by xlink_xlink
Tambem nao é assim, claro que esse é a referencia tal como o livro do Stroustrup, mas dizme la que outro livro em Portugues de Portugal tens como referência na linguagem C?
Por alguma razao vai na 7 edicao, e é sem duvida um dos livros mais vendidos da FCA.
ainda n te ocorreu que esse livro chegue à 7ªedição talvez porque em 99% das escolas se aconselhe esse livro, e os alunos, cm é normal, acreditam nos profs e compram-no. os livros em portugues de portugal( :) ) no geral suckam à brava. mais vale poupar mais uns cobres e comprar um daqueles em ingles que se aprende mt mais.
alem disso os livros podem ser mt bom mas o melhor mesmo é frequentar foruns de programacao. em pt tens o www.cidadela.org que é mt bom. alem disso, para aprender codigo, nada melhor do que analisar codigo.
espero ter ajudado. []
xlink_xlink
25-11-2002, 14:22
Originally posted by nothing
ainda n te ocorreu que esse livro chegue à 7ªedição talvez porque em 99% das escolas se aconselhe esse livro, e os alunos, cm é normal, acreditam nos profs e compram-no. os livros em portugues de portugal( :) ) no geral suckam à brava.
nao percebo qual o problema? mas isso é mau?
E fica a saber que como referencia na maioria das universidades deste pais é aconselhado o livro do Dennis Ritchie e do Kernighan, o livro do Luis Damas é a referência portuguesa.
mais vale poupar mais uns cobres e comprar um daqueles em ingles que se aprende mt mais
O que eu nao entendo é este pessoal, tudo o que é portugues é uma ***** mas tb nao fazem nada pra mudar o panorama. Que tal invistir um pouco mais na industria portuguesa de livros tecnicos? pode ser que assim se tenham mais obras no futuro de qualidade. E ao menos tens a certeza que nao estas a engrossar os bolsos a um importador qualquer em comissoes de 50%
Se quiseres saber qual a minha opiniao sobre esta questao, xeka ai o link http://213.63.186.163/showthread.php?s=&threadid=2207
espero ter ajudado. []
nem que seja pela ref ao cidadela que é sempre benvindo
C++ é uma linguagem de programação orientada a objectos, C não. Esta é a principal diferença.
Não recomendo o "Linguagem C" porque acho muito redutor nas explicações. Explicar os ponteiros recorrendo a um exemplo chamado "O país dos telefones", parece-me no mínimo, ridículo.
O melhor livro de C que conheço é o "C - Programming, A modern approach" de K. N. King, de C++ é o "Thinking in C++" do Bruce Eckel (http://www.BruceEckel.com)
o java ]e bem melhor que o c++,('e a minha opiniao)
ja tenho feito algumas coisa com c++ e com java
e acho o java mais simples , com mais possibilidades, e 'e muito parecido com o c++
na net podes encontrar tutorias muito bons, para saberes mais coisas de java vais 'a pagina da estig de beja
http://www.estig.ipbeja.pt/~rape/eda/index.html
tens exercicios do que fazemos num nivel mais avancado
para a parte basica existe p1 e p2
http://www.estig.ipbeja.pt/~eidp1/
http://www.estig.ipbeja.pt/~eidp2/
boas
Rob-Zombie
14-12-2002, 22:25
Boas, ando no 11º ano tambem , e o que se dá é mesmo C e não c++ . Quanto a livros , bem como n havia propriamente um livro puz mãos ha obra e como ja recomendaram aqui pelo forum acabei por tambem arranjar um do luis damas , acho que o livro esta bastante bom , pelo menos para quem por vezes anda as aranhas ;) . Quanto a compiladores , como na escola o unico que podemos usar é o TurboC , em casa faço o uso do mesmo .
ya mas ás vezes o turboC tem cada atrofio (quer dizer se calhar o defeito é do utilizador...) como kuando um gajo faz:
------------------------------
scanf("%d",&variavel1);
scanf("%s",&variavel2);
dalhe uma cena qualquer k ele na lê a "variavel2"
mas se fôr:
scanf("%s",&variavel2);
scanf("%d",&variavel1);
já funciona.
e esta hein???
scanf("%s",&variavel2);
scanf("%d",&variavel1);
já funciona.
e esta hein???
Pois, mas olhando para isso não devia funcionar nenhum.
Assumindo que a variavel2 foi definida como algo do tipo:
char variavel2[100];
ou
char *variavel2;
Tu quando fazer o scanf passas o endereço da variável para onde queres ler - daí o &. No entanto, variavel2 é já um apontador para o endereço do primeiro caracter.
Logo deverias por assim
scanf("%s",variavel2);
scanf("%d",&variavel1);
Penso eu de que - já lá vai algum tempo desde que não programo isto
ok as aulas começaram outra vez e eu vou tentar isso assim k possivel :)
Andr0m3da
07-01-2003, 10:50
"O que eu nao entendo é este pessoal, tudo o que é portugues é uma ***** mas tb nao fazem nada pra mudar o panorama. Que tal invistir um pouco mais na industria portuguesa de livros tecnicos? pode ser que assim se tenham mais obras no futuro de qualidade. E ao menos tens a certeza que nao estas a engrossar os bolsos a um importador qualquer em comissoes de 50%
"
Comissões de 50% em livros? pensas q sabes do que falas ou saiu-te assim do nada?
Que tal pensares q nem sempre se pode fazer o que se quer? olha eu por mim tou a tentar mudar o panorama dos livros tecnicos em portugal... mas é em arquitectua...não não sou arquitecto..mas vou editar alguns....
essa dos 50% ainda me ta a baralhar... é completamente senil...
se isso fosse verdade em vez de andar de AX11TRE com 202mil Km tinha um volvo novo...
se quiseres saber a minha opinião sobre isto vai também ver ó topio que meteste o link ;)
Eu gostei deste
the C programming language - brian kerrighan/dennis ritchie -
Acho que e simples e directo. Acho muito bom para aprender.
Nao me lembro bem mas acho que era uma livro relativamente pequeno branco com um C vermelho XXL na capa (para busca visual mais facil).
Johnny_T
08-01-2003, 19:54
Ois,
Não concordo que seja tudo assim tão mau, se calhar não procuram o suficiente! :P
Posso ter sido influenciado, mas recomendo o livro do meu professor: "Elementos de Programação com C" - Pedro Guerreiro, FCA. Isto para quem se quer iniciar em C e também ter algumas bases de algoritmos e estruturas de dados. Não é um manual extensivo de C, como é o caso do Kirnighan & Richie, e "apesar" de ser em português acho-o bastante bom. A última vez que vi andava na FNAC e tenho a ideia de não ser muito caro. :)
Mas o Pascal também serve o seu propósito. Além de facilitar a aprendizagem a implementação no Delphi da Borland até faz bom uso do Pascal como uma linguagem moderna e profissional.
Intehs,
JT
Johnny_T
08-01-2003, 20:07
ya mas ás vezes o turboC tem cada atrofio (quer dizer se calhar o defeito é do utilizador...) como kuando um gajo faz:
scanf("%d",&variavel1);
scanf("%s",&variavel2);
dalhe uma cena qualquer k ele na lê a "variavel2"
mas se fôr:
scanf("%s",&variavel2);
scanf("%d",&variavel1);
já funciona.
e esta hein???
Depende do tipo da variável2. Se for um char[100], deveria funcionar de ambas as maneiras. Mas se for um char * acho que ambas estão mal! :| Um char * é simplesmente um endereço de memória. Se quiseres ler uma string para essa variável há que alocar primeiro o espaço para receber os caracteres e colocar a variável a "apontar" para esse novo bloco, com a função malloc, com algo do género:
char * variavel2 ;
variavel2 = (char *)malloc(nº-max-de-caracteres*sizeof(char)) ;
Senão estás a escrever os caracteres em cima da memória, apagando o que lá estava! Daí talvez o teu problema, não sei. Ah, e nesse caso, como já foi dito, não podes usar o &, visto que já estás a passar ao scanf um apontador.
Hope it helps,
JT
o java ]e bem melhor que o c++,('e a minha opiniao)
ja tenho feito algumas coisa com c++ e com java
e acho o java mais simples , com mais possibilidades, e 'e muito parecido com o c++
na net podes encontrar tutorias muito bons, para saberes mais coisas de java vais 'a pagina da estig de beja
Bem não estou a ver um termo de comparação válido uma vez que o Java foi feito em C... por isso o C é muito mais potente que o Java, nem que para isso tenha que ser mais complexo. O java é muito mais simplista, torna-se mais flexível uma vez que o número de packages já existentes é enorme, facilitando a vida ao programador.
Mas penso que uma linguagem nao tira a vez da outra.
iJFerreira
09-01-2003, 20:30
"Que tal pensares q nem sempre se pode fazer o que se quer? olha eu por mim tou a tentar mudar o panorama dos livros tecnicos em portugal... mas é em arquitectua...não não sou arquitecto..mas vou editar alguns...."
A namorada é arquitecta! ;)
Depende do tipo da variável2. Se for um char[100], deveria funcionar de ambas as maneiras. Mas se for um char * acho que ambas estão mal! :| Um char * é simplesmente um endereço de memória. Se quiseres ler uma string para essa variável há que alocar primeiro o espaço para receber os caracteres e colocar a variável a "apontar" para esse novo bloco, com a função malloc, com algo do género:
é declarada como:
char variavel2[100]
vejam se podem dizer de k será isso pk eu na pesco mt disto (e axo k a minha stora tb não) e gostava de perceber pk axo k programação até é bastante interressante
Andr0m3da
11-01-2003, 17:16
Originally posted by iJFerreira
"Que tal pensares q nem sempre se pode fazer o que se quer? olha eu por mim tou a tentar mudar o panorama dos livros tecnicos em portugal... mas é em arquitectua...não não sou arquitecto..mas vou editar alguns...."
A namorada é arquitecta! ;)
;) a namorada é Bioquimica, a empresa é q vende livros de arquitectura.
:P
é declarada como:
char variavel2[100]
vejam se podem dizer de k será isso pk eu na pesco mt disto (e axo k a minha stora tb não) e gostava de perceber pk axo k programação até é bastante interressante
É o seguinte. Para declarares um array podes usar 2 notações: uma delas defines com parentesis rectos (como tu fizeste); ou então usas apontadores.
Ora, um array está guardado na memória e a variavel2 estará a apontar para o primeiro elemento do array.
Tu quando chamas o scanf, passas-lhe o endereço da variável onde queres guardar o que lês (simbolo &).
Como a variavel2 já está a apontar para o array, não usas o &.
Experimentaste como tinha dito ?:
scanf("%s",variavel2);
scanf("%d",&variavel1);
Espero q ajude
xlink_xlink
12-01-2003, 16:15
Originally posted by Andr0m3da
"O que eu nao entendo é este pessoal, tudo o que é portugues é uma ***** mas tb nao fazem nada pra mudar o panorama. Que tal invistir um pouco mais na industria portuguesa de livros tecnicos? pode ser que assim se tenham mais obras no futuro de qualidade. E ao menos tens a certeza que nao estas a engrossar os bolsos a um importador qualquer em comissoes de 50%
"
Comissões de 50% em livros? pensas q sabes do que falas ou saiu-te assim do nada?
Que tal pensares q nem sempre se pode fazer o que se quer? olha eu por mim tou a tentar mudar o panorama dos livros tecnicos em portugal... mas é em arquitectua...não não sou arquitecto..mas vou editar alguns....
livros que nos states custam 20 ¤ e em portugal custam 50¤. se nao for a preços inflacionados pelos importadores/distribuidores é por alma de quem!?
se isso fosse verdade em vez de andar de AX11TRE com 202mil Km tinha um volvo novo...
agora sou eu que tou baralhado, esse comentário é completamente senil.
Realmente o que raio tem isso haver com o topico discutido.
Daqui a nada vens pra aqui defender a "classe" e como sao injustiçados por os portugueses nao comprarem mais livros importarem do estrangeiro pagos a peso de ouro.
Andr0m3da
12-01-2003, 17:25
pagas livros importados a peso de ouro pq compras MAL, que queres q te diga.
Ainda no fim do ano vendi um livro do Canadá, mais barato cerca de 7cts do que a pessoa q me encomendou o tinha visto lá mesmo no Canadá... é a vida... ele encomendou-me precisamente pq já está a par dos meus preços.
e escusas de vir c tretas de FNAC ou isso assim... eu forneço-lhes livros ;)
Não venho defender a classe, só estou a dizer a verdade, queres acreditar acredita, vai chamar senil á tua mãezinha pq q eu saiba n te conheço de lado nenhum.
o que podes n saber é que os importadores n podem discutir qd uma ou outra editora, faz diferenciamento de preços tendo em conta o país do comprador...posso-te dar o exmplo de uma revista espanhola q importo que tu podes ver a pontapés pela FNAC e afins, a "El Croquis", eles vendem a um preço para espanha e a outro para fora, mas impo~e mesmo esse preço e n sou eu nem quem o trouxer nessa condição q ganha mais, é istipulado mesmo por eles q são quem editam os livros....
iJFerreira
12-01-2003, 22:54
bom, aqui vai uma ajudinha para quem gosta de
comprar livros...
http://www.bookpool.com/
xlink_xlink
13-01-2003, 00:28
Não venho defender a classe, só estou a dizer a verdade, queres acreditar acredita, vai chamar senil á tua mãezinha pq q eu saiba n te conheço de lado nenhum.
Originally posted by Andr0m3da
"
se quiseres saber a minha opinião sobre isto vai também ver ó topio que meteste o link ;)
"eu faço isto, eu faço aquilo, eu mando vir la de fora, eu forneço este eu fornço aquele, eu sou o maior, eu isto eu aquilo..."
olhando pros posts que fizeste nesta thread, realmente lingua nao te falta, tavas bem era pro anuncio da vodafone
Originally posted by xlink_xlink
Meu cabrao de ***** vai pro ******* que ta **** que eu nao tenho paciencia pra te aturar meu filho da ****!
Este deve ter as hormonas aos saltos...
Srs Admins, façam favor...
Andr0m3da
13-01-2003, 01:31
de facto o senil foi dito por mim e foi apenas uma errada interpretação pelo cansaço, ainda assim a tua educação está em parametros q eu até qualificava, mas o Tafinho ja disse td.
Mas qt ao eu faço isto e aquilo...é verdade sim.... quanto a eu ser o maior, nem tu nem nunca ninguem perto de mim me ouviu dizer isso, inferir isso ou dar a entender ou mesmo ter um estilo de vida q se diga comparavel a essa filosofia...és um triste apenas isso
iJ, por acaso esse n conhecia. :)
warezguy
29-01-2003, 17:57
Alguem sabe se eu posso encontrar um download do livro Damas???
Caso saibam deixem abaixo uma hiperligação, é k eu ainda nao pesco nada disto e gostaria de pescar..
:005:
Bem caso saibam agradecia que deixassem a hiperligação abaixo!!!
warezguy
29-01-2003, 18:14
Alguem sabe se eu posso encontrar um download do livro Damas???
Caso saibam deixem abaixo uma hiperligação, é k eu ainda nao pesco nada disto e gostaria de pescar..
:005:
Bem caso saibam agradecia que deixassem a hiperligação abaixo!!!
Boas warezguy.
Espero que pares de pedir esse livro ou outro s.f.f.
É complicado alguem dar-te esse link,
pois não deve existir e não estou a ver alguem com
tempo para fazer o scanning a esse livro.
Tenta procurar esse livro no www.google.com
se realmente existe em ficheiro vais encontrar ai nesse
link.
Obrigado pela atenção.
Sem outro assunto,
Avelino Silva.
Boas a todos.
Amigo xlink_xlink, calma rapaz.
A vida são 3 dias, dois já lá vão.
Para quem não sabe o meu amigo Andr0m3da
é um grande Guru e sabe sempre o que diz.
Não vou falar da vida privada dele ou da sua vida
profissional.
Conheço e sei do que ele é capaz de fazer.
Ele é uma pessoa que nunca gaba o que faz e aquilo que
faz é muito bem feito.
Eu sei o que digo pois já vi alguns trabalhos dele e são
feitos com profissionalismo.
Deixo este exemplo, pois antes de se falar em quer quem seja,
devemos ver bem as coisas.
Errar é humano e se olhar-mos para nós mesmos temos essa
prova bem á nossa frente.
Não sou padre e nem vosso pai, apenas peço calma nas respostas que por vezes dão.
Um abraço a todos.
cascais_6
25-02-2003, 17:57
oi
eu tb estou no 11 de informática e tenho progra
se quiseres eu evio-te o progra
envia-me uma pm com o teu mail
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.