View Full Version : Monitor 16"

pdmelo
27-12-2005, 22:35
Boas.

Posso logar um monitor 16" (M1298) a um Mac LCIII sem problemas ou há algum tipo de incompatibilidade ou alguma adaptação a fazer??

Cumps.

Encarnado
28-12-2005, 00:38
Em principio é compativel. Esse monitor é de resolução fixa -> 832x624.
Só te pode acontecer 2 coisas:
-funciona
-não funciona

Nada como testar.

:)

EDIT: não é preciso adaptar nada. O monitor tem ficha DB-15 tal como o LC III

bsod
28-12-2005, 10:45
Provavelmente nao:

VRAM: 512 kB - 768 kB (one socket)
Max Resolution: 8 bit 640x480
Video Out: DB-15

A não ser que esse monitor suporte múltiplas resoluções (se não é multisync, acho que não...), o vídeo onboard do LC3 nao irá suportar a resolução desse monitor :(

EDIT: podias arranjar uma grafica LC PDS com um chip melhor e mais VRAM... mas desconfio que se isso alguma vez existiu, deve ser extremamente raro de encontrar... pena... as graficas NuBus são mais fáceis de encontrar :P

Encarnado
28-12-2005, 11:02
http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=112201

Ali diz 832x624 @ 8 bit... e eu lembro-me de usar esta resolução no meu LC III que tem 512K de VRAM. Os 768K de VRAM é só para usar os 16 bit de cor.

pdmelo
28-12-2005, 13:41
Bem, eu já liguei ao LCIII (que usa originalmente um mon. 14") e não deu nada. Ligo o monitor, a luz verde acende mas não acontece mais nada.

Como me constou, não sei se é relamente verdade ou não, qiue alguns modelos não eram compativeis com determinados monitores, julguei que pudesse ser esse o caso.

Procurei infrmação na net, incluindo o site da Apple (que diga-se no suporte a máquina antigas é fraco), e não encontrei uma resposta clara. Daí o meu post.

Mas também aqui não há consenso!!!

Alguém me pode indicar um modelo de Mac em que eu possa tirar esta dúvida?

Obrigado.

Encarnado
28-12-2005, 14:39
Epá eu sei que há Macs que têm o SYNC ON GREEN e outros que não têm.
Por exemplo o meu Quadra 650 tenho que ligar o SYNC ON GREEN no adaptador DB15-VGA.
No LC III não é preciso. Talvez seja esse o caso e o monitor esteja à espera do sinal de sincronização junto com o sinal do VERDE.

bsod
28-12-2005, 21:13
epá isso eu nao sabia... vou tentar ligar um dos meus LC3 a um monitor desses, e depois digo qq coisa... mas vai demorar :P

à partida o LC3 ligará na maior a um monitor desses, a nao ser que esse monitor seja multisync... :P

EDIT: o monitor de 16'' funciona direito? IE, se o ligares a outra máquina qq ele dá vídeo?

pdmelo
30-12-2005, 14:18
Obrigado pelas respostar!

Quanto ao monitor de 16" ainda não tive oportunidade de o testar noutra máquina pois só tenho esse Mac LCIII. De qualquer forma estou à espera de um adaptador MAC-VGA que deve estar a chegar para prosseguir com os testes.