View Full Version : Projecto HIDEMAR: Cientistas europeus criam disco duro super-potente

paraver
25-12-2005, 11:12
O projecto HIDEMAR, finalista do prestigiado Prémio Descartes de Investigação 2005 da Comissão Europeia, promete vir a revolucionar a próxima geração de discos duros, já que é capaz de multiplicar por dez a capacidade de armazenamento da informação a partir de técnicas avançadas de nanotecnologia.

Um grupo de cientistas europeus, liderado por Fernando Briones do Instituto de Microelectrónica de Madrid, desenvolveu um disco duro que multiplica por dez a capacidade de armazenamento de dados, comparativamente aos computadores mais potentes existentes no mercado.

O projecto, denominado HIDEMAR (Self-assembled nanoparticles and nanopatterned arrays for high-density magnetorecordin ), foi um dos trabalhos finalistas do Prémio Descartes de Investigação 2005 da Comissão Europeia.

Citado pelo diário espanhol "El Mundo", Fernando Briones afirmou que a tecnologia utilizada no desenvolvimento «dos discos duros para a próxima geração de computadores deverá combinar «tanto a engenharia, como a ciência básica» .
Briones explicou que a ideia base para o projecto assenta essencialmente «numa nova estruturação dos bytes» a partir de tecnologias super-avançadas . No futuro, os novos sistemas de armazenamento de dados deverão passar pela aplicação de técnicas de nanotecnologia nos chamados «sistemas de magnetorresistência» .

O projecto HIDEMAR foi incluído na categoria "Finalista" instituída pela primeira vez pela organização dos Prémios de Investigação Descartes 2005. Os cinco grandes projectos europeus vencedores do Prémio Descartes 2005 foram o PULSE, trabalho sobre o impacto da ciência europeia dos pulsares na física moderna; o EXEL que versa sobre a extensão do electromagnetismo com novos materiais artificiais; o CECA (alterações do meio-ambiente e as mudanças climáticas no Árctico); o projecto sobre as mudanças sociais na Europa (ESS); e o EURO-PID, investigação sobre doenças e imunodeficiências.

In: Ciberia (http://ciberia.aeiou.pt/?st=3970)

Mais informação sobe o HIDEMAR (http://www.imm.cnm.csic.es/hidemar/index.htm).

[_ExtremeHack_]
25-12-2005, 12:15
Dahhh, eu kero é um disco duro sem partes mecanicas, olhem pro exemplo da gigabyte naquele recanto está o futuro, enquanto tivermos partes mecanicas num PC não atingimos o zen...:003:

sike
25-12-2005, 13:11
Que outras maneiras podemos ter um disco rígido sem ser com partes mecânicas ?

ToTTenTranz
25-12-2005, 13:35
Que outras maneiras podemos ter um disco rígido sem ser com partes mecânicas ?
Memória flash

_zZz_
25-12-2005, 13:39
se os discos hibridos chegassem rapido, ja eu ficava contente ;)

DJ_PAPA
25-12-2005, 14:07
']Dahhh, eu kero é um disco duro sem partes mecanicas, olhem pro exemplo da gigabyte naquele recanto está o futuro, enquanto tivermos partes mecanicas num PC não atingimos o zen...:003:

Eu quero é discos hibridos, pq nao quero tar restrito a meia duzia de gigas.
Espero que comecem a integrar buffers e caches maiores para permitir velocidades mais rapidas, para alem de que o Raid 0, permite aumentar de forma muito significativa a velocidade. ;)

sike
25-12-2005, 17:40
Memória flash

Bah... onde e que eu estava com a cabeça quando fiz a pergunta...:o

greven
25-12-2005, 17:42
Não se esqueçam da tecnologia holográfica. Permite velocidades brutais.

destr0yer
25-12-2005, 18:16
Vamos ter muitas revoluções, se é 10x o disco maior do mercado, tamos a falar em 5 terabytes :wow:

Espero que a fiabilidade e velocidade não sejam esquecidas ;)

Os hibridos são um conceito interessante, digamos 10 gigas de memória flash para o OS e programas (embora com jogos e afins não chega :D) e disco normal para o resto...

é um bom conceito, alia performance, com fiabilidade com alta capacidade de armazenamento ;)

É pena que tal capacidade de memória flash é cara :(

Satdrei
26-12-2005, 02:01
a grande revolução vai ser mesmo quando a nanotecnologia estiver desenvolvida e n no estado embrionário q está.Aí ,nao só em termos de capacidade de armazenamento mas também velocidade de processamento, teremos um avanço estrondoso como nem sequer conseguimos neste momento imaginar

Zar0n
26-12-2005, 10:12
Eu n chamaria a isto um disco super potente mas sim 1 disco com uma maior densidade.

A seguir vamos ter os discos perpendiculares isso já vai aumentar o espaço.

Dps discos híbridos, ha 2 "tecnologias"
INTEL - flash na bord
Microsoft - flash embutida no disco.

Dps com os preços a cair começão em força os discos SSD.

Mas já no inicio do ano temos o novo raptor e o iRam2 :)

x0cHiPiLLi
26-12-2005, 11:41
']Dahhh, eu kero é um disco duro sem partes mecanicas, olhem pro exemplo da gigabyte naquele recanto está o futuro, enquanto tivermos partes mecanicas num PC não atingimos o zen...:003:

Isso deixaria de ser disco duro...

SideWalker
26-12-2005, 12:17
Este tal Hidemar deve ter uma densidade bem maior que os actuais, não? Logo por aí também deve ser já bem mais rápido.

bluei16_
26-12-2005, 16:16
eu queria era isso para rapido (e barato, o q n m parece) q ja tou a ficar sem espaço em disco :D

Citanul
26-12-2005, 16:34
Estarem a misturar potência (que presumo que seja rapidez) com capacidade é fazer um erro. Segundo o que percebi, esse disco que está a ser desenvolvido é um disco bom muita capacidade, mas a partir daí só pode perder para a velocidade, senão os discos de hoje eram mais rápidos do que são.