View Full Version : Vários SO no PC

Luis Jerónimo
24-10-2002, 17:17
Vivam!
Tenho um PC com processador Pentium III 450MHz, 128MB de RAM e com 2 discos rígidos:
1 com 6GB que está dividido em 3 partições de 2GB cada. Este disco já vinha assim quando comprei o PC e o Sistema Operativo (Windows 98SE) está/vinha instalado numa dessas partições (C:\).
Há pouco tempo comprei e instalei um disco rígido de 40GB que particionei também em 3 partições de 15, 15 e 10GB.
Neste momento o 2º disco rígido (o maior e mais recente) está apenas a funcionar como um “enorme” disco para armazenamento de dados, e é o slave.
O que eu gostaria de saber é se posso, +/- facilmente, instalar mais 2 sistemas operativos (o Windows 2000 numa das partições de 15GB e o Linux – Mandrake , por exemplo, noutra partição de 15GB).
Se for possível será que depois o manuseamento do computador se tornará um pesadelo?
Se for possível, será que depois posso construir um menu (ou doutra forma) que apareça quando ligo o PC e que me permita escolher o sistema operativo com que quero arrancar nessa sessão.
Será que há alguma forma de tornar as coisas práticas se o que disse antes não for possível?
Agradecia que, caso possível, me dessem algumas dicas para poder instalar mais 1 ou 2 sistemas operativos sem que isso traga grandes dores de cabeça, isto é, seja mais ou menos funcional.
Muito Obrigado pela vossa atenção.
Luis J.

kazuza
25-10-2002, 00:36
Não tem problema nenhum, visto que só vais correr um sistema de cada vez!
Contudo, terás de instalar por esta ordem: 98, 2000 e Linux.
O 98 vai escrever no mbr, o 2000 vai reescrever no mbr e nos primeiros sectores da partição de boot (para dizer durante o boot que também está lá), e por fim, o Linux vai instalar um boot loader, que vai pegar em tudo e escrever ou no mbr, ou num espaço entre os primeiros 1024 cilindros do disco de boot, conforme tu seleccionares...

Atenção: Certifica-te de que nunca tiras fora do sistema, seja o disco de boot, onde instalaste o 98, ou o do Linux...
Se estiverem todos instalados em partições diferentes do mesmo disco, no prob, senão , atenção... senão ficas com SOs "fantasmas", ou não funcionais!

Luis Jerónimo
27-10-2002, 16:05
Obrigado pela resposta.
vamos lá ver se percebi bem tudo, de modo a que quando instalar o Windows 2000 e o mandrake não tenha problemas.
Tenho o Windows 98 num disco.
Vou instalar o Windows 2000 no outro disco.
Depois, para arrancar com um ou outro sistema, tenho de alterar sempre (na BIOS) o disco (a ordem) de boot de cada vez que queira mudar de SO no arranque. Certo?
Não há alguma maneira de fazer isto de forma automática, isto é, quando ligo o PC aparecer um menu/janela em que poderei optar por arrancar com um sistema ou outro?
Depois vou instalar o Linux mandrake 8.2 no mesmo disco do Windows 2000 (mas noutra partição). Aqui penso que terei hipótese de (caso o 1º disco de boot da BIOS seja esse) criar o tal menu de entrada para escolher entre o Windows 2000 ou o Linux. A questão é: quando e como é que isso se faz (o menu)? É na altura que instale o Linux?
Mais uma vez obrigado pela atenção e desculpem estar a abusar da vossa paciência.

Já agora aproveito para perguntar se alguém sabe de algum artigo/site na net (de preferência em Português, mas também pode ser em Inglês) onde ensinem a instalar e configurar uma rede caseira simples (só para ligar 2 computadores de modo a partilhar ficheiros, impressora e acesso à Internet).

Saudações
Luis

kazuza
27-10-2002, 17:17
Não precisas de seleccionar nada na BIOS. Quando instalares o 2000, aparecer-te-á um ecrã onde podes seleccionar o SO com o qual arrancar.
Quando instalares o Linux, melhor ainda, pois vai-te instalar um "boot-loader" mais "bonito" onde poderás seleccionar com qual dos 3 pretendes arrancar...
Ligar duas máquinas em rede não é difícil. Basta que cada máquina tenha uma placa de rede, e que as ligues com cabo "cross-over", de preferência UTP Cat5....

Nota: NUNCA retires nenhum desses discos do sistema! 8o

Luis Jerónimo
31-10-2002, 15:27
Obrigado!
Se eu tiver algum problema ou algum pormenor que ache que vale a pena relatar, voltarei a "postar" aqui. Até porque o assunto pode ser do interesse de outras pessoas.
Saudações.
Luis J.