View Full Version : Opterons 939 descontinuados??

mascarilha
10-12-2005, 01:56
parece k os opterons 939 foram mesmo descontinuados e agora sem margem para duvidas e pelos vistos mais CPUS .
Pelo k parece foram descontinuados estes :

SDA2500BXBOX = AMD Sempron 64 (754) 2500+ 256KB Palermo
SDA3100BXBOX = AMD Sempron 64 (754) 3100+ 256KB Palermo
ADA3000BPBOX = AMD Athlon 64 (939) 3000+ 512KB Venice
ADA3200BPBOX = AMD Athlon 64 (939) 3200+ 512KB Venice
ADA3500BPBOX = AMD Athlon 64 (939) 3500+ 512KB Venice
939pin Opterons

>> http://www.theinquirer.net/?article=28250

Koncaman
10-12-2005, 02:17
pelo que tenho lido ate agora, os opteron dual core não estariam abrangidos...
não arranjas mais nenhuma fonte?

Radeon Force
10-12-2005, 02:34
Acho melhor a quem quiser comprar um opteron fazer agora porque ate ao final do ano deve esgotar-se em todo o lado.

destr0yer
10-12-2005, 02:35
os venices até 3500 foram descontinuados 8o

Isso é mal, agora só ficam os x2 e san diegos mega caros xpto...

aproveirem enquanto há AMD's baratos, porque depois:wavey:

Desconfio que a AMD está a preparar o terreno para o M2

God_Lx, fonte da info

God_Lx
10-12-2005, 02:36
destr0yer parece que vai sair uma nova revisão do mesmo core Venice, mas sem os 3000+, apenas 3200+ e 3500+ qq coisa como CG...

mascarilha
10-12-2005, 02:39
pelo que tenho lido ate agora, os opteron dual core não estariam abrangidos...
não arranjas mais nenhuma fonte?

isto ja era mesmo previsivel , ja se andava a falar mto e de fontes internas ;) , por isso e mesmo verdade acredita .

Na extreamsystems no topico dos opteron tb fikaram mesmo covencidos : >> http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=75211&page=151

pa temos pena , mas melhores e bons CPUs virao de certeza , em todo o caso kem keria um opty e nao comprou nao foi por falta de aviso , esta noticia ja tinha sido divulgada emora por alto a mto tempo , eu mal soube disso comprei logo nao fosse o diabo tece-las .

cumprimentos

Elvas
10-12-2005, 03:01
as vezes o ppl nao compra simplesmente pk n ha verbas :P lolol

tou tao contente com o meu winnie 3000+ :D

mascarilha
10-12-2005, 03:02
as vezes o ppl nao compra simplesmente pk n ha verbas :P lolol

tou tao contente com o meu winnie 3000+ :D

steping maravilha nao havias de estar elvas :D

Koncaman
10-12-2005, 03:04
vamos ver o que a AMD vai por ca fora de novo, para preencher as lacunas criadas...
o que eu queria era Sn Diegos 3200+... mas pronto...

em todo o caso o 170 deve vir esta semana que vem...

o 1º semestre de 2006 deve ser rico em novidades.

greven
10-12-2005, 03:07
Isto não estava nos meus planos estão cedo. Agora estou em dúvidas se hei-de fazer um esforço económico para encomendar um 144 enquanto há (esta altura do Natal com prendas não calha nada bem... :S) ou se vou esperar um pouco para ver o que vem aí. A questão é, será que a AMD vai lançar já as novidades ou vai esperar que o restante stock de Venices e San Diegos desapareça. É que estava a pensar comprar o cpu para Janeiro, se eles durante este tempo não lançam nada, as lojas ficam só com "restos".

Hmm...

God_Lx
10-12-2005, 03:09
Pois greven, nem nos meus, tava a pensar aguentar este Venice até Janeiro, Fevereiro, mas assim olha, já reservei o meu Opteron 144 :)

Koncaman
10-12-2005, 03:11
Greven, também podes equacionar comprar um usado... tenho visto montes de malta a vender opterons... até os 146 que ng encontra em lado nenhum...

a amd certamente que vai deixar acabar a maior parte dos stocks, se não estaria a cometer o mesmo erro, ne :P

destr0yer
10-12-2005, 03:13
Eu como estou contente com o meu x2 3800+ potente, fico masé quieto aqui a BOINCar 2x power e encodar a todo gáz :D Só tenho pena que este CPU já não escala mais que 2750 estáveis, por mais vcore que mande (com 1.6 volts crasha de imediato se meter load :wow: ) Talvez já seja temperature limited... Até os 2750 foi a brincar... A 2800 dá pra benchar, desde que seja o core 1 a fazer o trabalho, o core 0 vem logo se abaixo :005:

Já tinha ponderado um opteron dual core, mas os preços que eram pedidos, jasus :wow:

E em OC, só conheço um bem potente, que da 2850 a 1.6 a àgua, estáveus

greven
10-12-2005, 03:21
Greven, também podes equacionar comprar um usado... tenho visto montes de malta a vender opterons... até os 146 que ng encontra em lado nenhum...

a amd certamente que vai deixar acabar a maior parte dos stocks, se não estaria a cometer o mesmo erro, ne :P

Tens visto montes de gente a vender? Eu não vejo ninguém. :p
Se isto for realmente verdade, vamos começar a ver pessoal a vender bem caro os processadores. Mas sinceramente, não me importo. Se não comprar um 144 vou para um San Diego 3700+, como muito raramente faço OC assim fico com um processador em Stock mais rápido sem me estar a chatear muito. :)

Koncaman
10-12-2005, 03:27
pa, o "montes" foi uma força de expressão... mas ja vi uns 4 ou 5 à venda, e alguns ainda estão à venda...
vai aos classificados, que eles "andem" la ;)

eh pa, a diferença do 144 para o 3700+ é substancial... o 3700+ ja se mete algures entre o 146 e 148.

greven
10-12-2005, 03:33
Sim claro, por isso é que também é substancialmente mais caro! ;) Eu queria mesmo era o 146, quando pensei em comprar, na altura que pensei neste mini-upgrade de Intel para AMD já não existiam nenhuns no mercado. Ainda fiquei relutante quanto a comprar o 144. Com a época de Natal e com prendas o dinheiro não dá para tudo, por isso esperei. Agora sai esta noticia. Se realmente desaparecerem do mercado, ou tento comprar um em segunda mão, como disseste, ou simplesmente invisto um pouco mais e compro um San Diego 3700+. :)

mascarilha
10-12-2005, 04:08
Isto não estava nos meus planos estão cedo. Agora estou em dúvidas se hei-de fazer um esforço económico para encomendar um 144 enquanto há (esta altura do Natal com prendas não calha nada bem... :S) ou se vou esperar um pouco para ver o que vem aí. A questão é, será que a AMD vai lançar já as novidades ou vai esperar que o restante stock de Venices e San Diegos desapareça. É que estava a pensar comprar o cpu para Janeiro, se eles durante este tempo não lançam nada, as lojas ficam só com "restos".

Hmm...

steping E4CG axo eu para substituir os E3 :) :

AMD has discontinued shipping the Athlon 64 3000+ to major retailers. The current stepping E3 with the "Venice" core will get a refresh by the name of E4, and a "CG" ending on the CPUs(for example a retail 3200+ will carry the SKU: ADA3200CGBOX), but it will only produce 3200+ and 3500+ with this stepping. So if you want to get your hands on the cheapest possible AMD64 CPU, its now or never."

cumprimentos

grandenaboverde
10-12-2005, 11:25
cheira-me que a o "buraco" 3000+ no low end é para deixar margem para a entrada dos sempron 939.

RuFuS
10-12-2005, 12:15
cheira-me que a o "buraco" 3000+ no low end é para deixar margem para a entrada dos sempron 939.

Resta saber se metem um sempron 3000+ OEM a +/-130€...ou seja, ao preço de um venice 3000+, dado que est vai acabar! :rolleyes:

Alone I Break
10-12-2005, 12:30
Tão mas agora que ia comprar o 144 (janeiro) é que os vão descontinuar , estava à espera de ser mais tarde , ainda por cima tiraram também os 3500. Os x2 e san diegos no way..
È da maneira que me mantenho em Intel mais uns meses...:wvsore:

mascarilha
10-12-2005, 15:22
ao k parece os venice vao ter uma nova revisao de E4 com desiganaçao de CG no fim. ;)

RuFuS
10-12-2005, 15:44
ao k parece os venice vao ter uma nova revisao de E4 com desiganaçao de CG no fim. ;)

clockam mais? :rolleyes:
tou para ver... :D

mascarilha
10-12-2005, 16:06
clockam mais? :rolleyes:
tou para ver... :D

pa a seguir a logica deles em principio devem clokar mais , os vence pelo menos clokam mais k os winie por isso os novos melhores vao ser de certeza e tb devem clokar mais , esperemos k sim :D.

cumprimentos

mascarilha
10-12-2005, 19:07

tb me xeira k sim ;) .

mascarilha
11-12-2005, 02:29
encontrei isto k assim fika mais completo :

Stopped items from AMD for Q4
SDA2500BXBOX = AMD Sempron 64 (754) 2500+ 256KB Palermo
SDA3100BXBOX = AMD Sempron 64 (754) 3100+ 256KB Palermo
ADA3000BPBOX = AMD Athlon 64 (939) 3000+ 512KB Venice
ADA3200BPBOX = AMD Athlon 64 (939) 3200+ 512KB Venice
ADA3500BPBOX = AMD Athlon 64 (939) 3500+ 512KB Venice

Fonte: labs.anandtech.com

Morpheus
11-12-2005, 10:55
eu como certamente alguns users do forum vou esperar que saia o M2, e ai sim fazer upgrade á minha maquina em condições... de que vale estar a correr para uma plataforma que vai ser descontinuada daqui a uns meses? (sim estou a falar do skt 939) a AMD ainda não parou quieta com o skt o que é mau visto que dizem tanto mal da Intel nesse aspecto mas da AMD já n fazem esse reparo...para alem do facto dos cpu's estarem bastante mais caros que aquilo que era suposto para a AMD ...

greven
11-12-2005, 18:28
Morpheus, não sei porque dizes que os CPU's estão bastante mais caros que o susposto. Viste estes preços dos Opterons? Mais que razoável. Em termos de gama baixa / média, os AMD's continuam a bater os Intel em relação Qualidade / Preço, mesmo ao nível dos Dual Core (gama alta).

blastarr
11-12-2005, 18:30
eu como certamente alguns users do forum vou esperar que saia o M2, e ai sim fazer upgrade á minha maquina em condições... de que vale estar a correr para uma plataforma que vai ser descontinuada daqui a uns meses? (sim estou a falar do skt 939) a AMD ainda não parou quieta com o skt o que é mau visto que dizem tanto mal da Intel nesse aspecto mas da AMD já n fazem esse reparo...para alem do facto dos cpu's estarem bastante mais caros que aquilo que era suposto para a AMD ...

O socket 939 vai continuar a receber CPU's até 2007, pelo menos.

Não se esqueçam do Socket A, existiram CPU's para essa plataforma em produção até este ano.

Só o Socket 754 é que tem fim anunciado para breve.

DreamOn
11-12-2005, 18:48
.para alem do facto dos cpu's estarem bastante mais caros que aquilo que era suposto para a AMD ...

Então, mas os cpus são melhores que os da concorrência. Querias ter sempre cpus baratos e razoaveis como no tempo dos socket A? Tempos mudaram..

destr0yer
11-12-2005, 19:38
Morpheus, sobre a mudança de socket, é simples, intercala-se, como eu fiz

Muitos saltaram de 462 para 754 e depois 939 e ficaram a arder com o guito...

Eu saltei logo de 462 para 939 e só saltei quando apareceramos 0,09 baratos, porque de início era só 3500+ para cima 130 nm a preços proibitivos!! O mesmo para o socket M2, que irei adopta-lo quando haver cpu's 65 nm jeitosos e DDR2 potentes a preços decentes... E há ainda a oferta da Intel, nunca se sabe senão ficar taco a taco :p

É que estou mesmo a ver! Mal sai o M2, que de início deverá vir a preços exorbitantes, vão todos logo a comprar A64 M2 a 0,09 IDENTICOS aos equivalentes 939, na qual só muda a ram... Claro é o povo que tem € e gosta de ser o primeiro a ter, mas diz-me a experiencia que tal é quando se perde mais €€... Um exemplo, foi ter comprado um 3000+ winnie, e depois comprei um venice dos 1º's que saíram, e o guito que perdi não compensava o ganho de OC e performance que tive :'( Mais valia ter ficado com o winnie e ter saltado directo para um x2 ou opteron... Ao menos a venda do Venice rendeu bem mais que o winnie...

S.T.E.E.L.
11-12-2005, 20:26
CPU's é o componente que mais vale a pena comprar da gama baixa... clockam sempre qualquer coisita de significativo.

Um Venice 3000+ é (relativamente) barato e faz pelo menos 2400mhz, isto dá para uns 2 anos sem problemas por parte do cpu para um user normal.

destr0yer, conto fazer exactamente como tu... consegui "resistir" aos mobiles e ao socket 745 (foi por um triz mesmo :D ) e agora só mesmo socket M2 quando estiver a preços de jeito...

Morpheus
11-12-2005, 22:10
eu prefiro pagar mais mas ter um cpu @ stock... n me estou para chatear com OC ... embora use WC por causa do silêncio...todavia toda a gente sabe que antigamente n havia um unico cpu da AMD acima de 500€ e hoje em dia grande fatia deles passa desse valor... ok a performance paga-se mas toda a gente sabe que quem queria performance e barato comprava AMD... ou seja a AMD andou a ganhar mercado para dp despejar toda a série A64 a preços altos... se a Intel se tornar como a AMD nos tempos antigos mudo-me para o lado negro da força!

jfbbms
11-12-2005, 22:40
o problema é, quanto custa o cpu mais barato da intel e quanto custa o cpu mais barato da amd?

sotavento
12-12-2005, 01:17
eu prefiro pagar mais mas ter um cpu @ stock... n me estou para chatear com OC ... embora use WC por causa do silêncio...todavia toda a gente sabe que antigamente n havia um unico cpu da AMD acima de 500€ e hoje em dia grande fatia deles passa desse valor... ok a performance paga-se mas toda a gente sabe que quem queria performance e barato comprava AMD... ou seja a AMD andou a ganhar mercado para dp despejar toda a série A64 a preços altos... se a Intel se tornar como a AMD nos tempos antigos mudo-me para o lado negro da força!

se calhar menso de 10% da produção total de chips da AMD custa mais de 150/200€.

E ai é que está a diferença ... com esse preço na Intel só compras um Celerom dos mais fraquitos ...

eu por mim (agora com a 6800@+ultra) vou aguentar o velhinho axp 2500+@2500mhz até que venha o M2 e as graficas DX10.

P.S.: Quanto a essa da "performance e barato" ... AMD Dx4 @150Mhz-> Cel300A@600MHz -> Duron 1GHz@1.33GHz -> axp 2500+@2500Mhz ... todos comprados "novos" abaixo de 75€ e com clocks (e performance) acima dos topos de gama da altura. ;)

RuFuS
12-12-2005, 10:23
se calhar menso de 10% da produção total de chips da AMD custa mais de 150/200€.

E ai é que está a diferença ... com esse preço na Intel só compras um Celerom dos mais fraquitos ...

eu por mim (agora com a 6800@+ultra) vou aguentar o velhinho axp 2500+@2500mhz até que venha o M2 e as graficas DX10.

P.S.: Quanto a essa da "performance e barato" ... AMD Dx4 @150Mhz-> Cel300A@600MHz -> Duron 1GHz@1.33GHz -> axp 2500+@2500Mhz ... todos comprados "novos" abaixo de 75€ e com clocks (e performance) acima dos topos de gama da altura. ;)

Queres ver que os processadores intel não dão para fazer oc? :berlusca:

Pá...na altura do axp os p4 davam dose e da grande, qd apareceu o HT então é que a amd lá se decidiu a lançar os A64...logicamente que os p4 eram caros...mas lá está, a qualidade pagasse! No entanto rel qual/preço a amd era imbativel com os amd xp (e agora tb)!

Cumps

Zarolho
12-12-2005, 11:30

Sotavento....Não me leves a mal, mas esse tipo de raciocinio sobre o tu e outros pensam do mercado...tem imensa piada e dá grande vontade de rir...:D

Com que base afirmas que as vendas da AMD são em grande % resumidas ao nivel dos CPUs mais acessiveis?! Por os restantes serem muito caros?!

Tens ideia do que representa 500€ para o bolso de um comum português comparado com um alemão, americano, británico, francês, nordico, canadiano, japonês, etc, etc....?!?!?

Qualquer um destes individuos estrangeiros vivem em paises que além de possuirem grande poder de compra, tem um mercado N vezes superior ao nosso pequenino mercado «á beira-mar plantado».

Julgas que qualquer um tipo destes quando necessita de comprar um CPU de baixo custo necessita imperativamente por optar pelo mais baixo da gama?!:nie2:

O pessoal comete muitas vezes o erro de analisar e fazer uma leitura dos produtos habituados a olhar para o seu umbigo e com base na experiência do que se vé por cá, ora Portugal como sabemos no mercado informático como em muitos outros sectores é muito limitiado e o que se passa por cá é apenas uma gota num oceano, que muitas coisas na vida quase não existe paralelo entre o somos nós e o resto do mundo.

Dai que é facil ouvir ou ler...baboseiras!...:berlusca:

Cumps

greven
12-12-2005, 16:27
O Zarolho tem toda a razão... se o mercado fosse mais ou menos baseado em Portugal, então a AMD não fazia processadores FX! :p

kronos
12-12-2005, 17:16

morpheus antigamente quando?
ainda no outro dia estive com uma bit na mão do tempo em que o thunderbird 1000 custava 200 contos.
No tempo dos k6 talvez... dai para a frente a gama alta andou sempre lá em cima

Koncaman
12-12-2005, 18:13
O Zarolho tem toda a razão... se o mercado fosse mais ou menos baseado em Portugal, então a AMD não fazia processadores FX! :p

mas no que respeita a pc's a amd sempre se safou melhor a vender produtos de baixo custo. (i.e. abaixo dos 200€)

uma coisa é certa, um gajo que queira comprar um cpu da AMD, cada vez mais tem que abrir mais os cordões à bolsa, o estado em que o mercado nacional de AMD está, anda-me a desagradar bastante.
um single core, o melhor que se pode fazer, é comprar um 3700+ e sabe-se o que custam... nos dual core, ou se compra um opteron, com sorte, ou então a alternativa é o 4000+ que não aparece nas listas de quase nenhuma loja.
enerva um bocado.

é bom que AMD compense decentemente a lacuna que está a criar. e não é com os semprons 939 com 256kb de cache, certamente.

Morpheus
12-12-2005, 19:07
o que eu falo por exemplo é que dar 367€ por um x2 3800+ é algo que antigamente davas por um topo de gama ! 60 contos por um CPU era mta fruta... ainda me lembra de comprar o bundle maravilha amd XP 2000+ + ECS por 20 cts e ter uma maquina perfeitamente boa! O que eu falo é que a amd tem preços altos comparativamente com aquilo que vias antigamente. O bom e barato morreu com o AXP... agora queres pagas e não bufas! É obvio que ler isto a olhar para o nosso umbigo é igual a "Não tens 60 cts para fazer upgrade azar o teu" coisa que antigamente fazias na boa...

destr0yer
12-12-2005, 19:16
pois... E va piorar, deixa lá aparecer o FX-60 e 5200+ :x

sotavento
13-12-2005, 02:24

fiz só quote ao greven para não entulhar a tread com um imenso quote ao zarolho ... que de zarolho tem muito. ;)

De fact otem toda a razão ... pena é so te rdito asneiras ...

Epá ... desculpem lá qualquer coisinha mas já vi que percebem muito de informatica e coisa e tal ... mas no que eu escrevi ali em cima existe alguma coisinha que te leve a pensar que eu "só vejo o que se passa em portugal" ??? por acaso até falo/troco mails com malta do mundo inteiro e quando comparo "pc's" fico com a nitida sensação que portugal até é dos paises que tem melhores componentes "em media" ... então a nivel de gammers tamos lá no topo "per capita". ;)

esquecem-se é que os computadores não são só para ter em casa e jogar ... a "intel inside" nem é a grafica mais vendida do mundo nem nada ... e coisa e tal.

o planeta tem uns largos biliões de habitantes e tu vens cá com conversas de que os alemães/japoneses compram TODOS cpu's de topo ... ora vai la´fazer as contas ou ver as vendas da AMD a nivel mundial.

greven
13-12-2005, 02:32
Pois, mas a Intel inside é a placa mais vendida em todo o mundo e tu deves saber porquê, não é propriamente por opção. A placa da Intel é a mais vendida por diversos motivos, não é por certo por falta de poder de compra, (porque nisso estamos muito abaixo de muitos paíes). A intel é a mais vendida por causa do mercado empresarial. Por vir em milhares de laptops. Por vir em computadores da Dell, etc, etc, etc. É um builtin chip, não conta. :p

Se dizes que os nossos computadores são de topo comparados com os de muitos paises... deves andar nos sitios errados. Eu frequento por exemplo o Neowin Forum e não tem nada a ver, é só grandes máquinas. Mas cá está, há de tudo. Claro que nem toda a gente do Japão e Alemanha compra CPU's de topo, isso é o mesmo que dizer que por serem da Alemanha todos compram Porsches. Mas não há dúvida alguma que um alemão de classe média tem muito mais posses para comprar um AMD FX do que um Português. E aposto que a média de vendas dos FX's é muito superior em percentagem às de cá.

Mas o Zarolho tem razão, tens de ver o poder de compra por exemplo dos americanos comparando com o nosso poder de compra. Não obstante, é obvio que os preços dos cpu's da AMD tem vindo gradualmente a subir. Mas isso também é consequência da qualidade ter subido e muito.

Ah... já agora estamos a avaliar a questão em PowerUsers e não Average Joe's! Aí tudo muda de figura.

Zarolho
13-12-2005, 09:44
fiz só quote ao greven para não entulhar a tread com um imenso quote ao zarolho ... que de zarolho tem muito. ;)

De fact otem toda a razão ... pena é so te rdito asneiras ...

Epá ... desculpem lá qualquer coisinha mas já vi que percebem muito de informatica e coisa e tal ... mas no que eu escrevi ali em cima existe alguma coisinha que te leve a pensar que eu "só vejo o que se passa em portugal" ??? por acaso até falo/troco mails com malta do mundo inteiro e quando comparo "pc's" fico com a nitida sensação que portugal até é dos paises que tem melhores componentes "em media" ... então a nivel de gammers tamos lá no topo "per capita". ;)

esquecem-se é que os computadores não são só para ter em casa e jogar ... a "intel inside" nem é a grafica mais vendida do mundo nem nada ... e coisa e tal.

o planeta tem uns largos biliões de habitantes e tu vens cá com conversas de que os alemães/japoneses compram TODOS cpu's de topo ... ora vai la´fazer as contas ou ver as vendas da AMD a nivel mundial.
Sotavento, deverias ter poupado e reflectir bem antes de escrever, para além da dificuldade que demonstras a construir uma frase em bom português, tens falta de conteudo, ou seja, não percebes nada do que julgas saber ou então vives numa outra dimensão.

Lá por tu ....«falo/troco mails com malta do mundo inteiro e quando comparo "pc's" fico com a nitida sensação que portugal até é dos paises que tem melhores componentes "em media" ... então a nivel de gammers tamos lá no topo "per capita».... Não significa que outros não façam também e discordem da tua opinião. Mas isso não é um problema, é somente uma forma de pensar muito redutora e patética, de julgar e acreditar que só com base na nossa experiência e nossa visão pessoal conseguimos avaliar e concluir qual a dimensão e caracteriticas do mercado mundial. Volto a insistir é patética essa forma de pensar e sentir, basta só recordar que são as proprias empresas lideres do mercado que gastam verdadeiras fortunas em analise e estudo nas tendencias e necessidades dos consumidores, para dessa forma sentirem o mercado á sua escala mundial de forma a terem um maior conhecimento quanto possivel da sua dimensão e necessidades.

Ora, agora o minusculo "mercadito Tuga" é que serve de referência sobre a dimensão, tendências e necessidades em relação ao mercado mundial...:berlusca:

Eu não tenho conhecimento das vendas da AMD a nivel mundial e duvido que tu ou alguém aqui tenha conhecimento em promenor sobre as vendas da empresa e quais os produtos com maior impacto no mercado e aonde e em que escala isso acontece. Embora todos podemos ter uma opinião pessoal com base no conhecimento e experiência pessoal que possuimos do ponto de visto do consumidor de que fazemos parte, fazer disso uma base de conhecimento e partirmos para uma conclusão sobre o mercado á escala mundial...:nocom8le:

O que eu sei e todos sabemos, é que o nosso poder de compra é por vezes muito limitado face ao poder de compra dos individuos e das nações que mencionei acima no meu post, isso é uma certeza absoluta e comprovada pelos numeros que o mercado dita e é obviamente reflexo da nossa dimensão.

Tão simples quanto isto: Se o nosso poder de compra é baixo em relação ao resto do mercado (por vezes muito abaixo em relação aos paises lideres do mercado) e para além disso ainda tenho o problema de escala ou seja da pequena dimensão do nosso mercado, é evidente que Portugal nunca poderá servir de referência ou comparação com o mercado á escala mundial...Não passamos de uma gota num oceano imenso.

«... então a nivel de gammers tamos lá no topo "per capita"... »

Essa dos gamers e de estarmos lá no topo "per capita"... :lol:

Faz-me pensar naquela anedótica e curiosa estatisca sobre os Ferraris per capita no norte do pais, alimentando a ideia de que Portugal é um pais de capital importancia e um bom cliente para a Ferrari.:D Basta passear um dia pelas ruas do Monaco, ou na marginal de Miami, Saint Tropez, entre muitos outros pequenos locais do planeta, para o ver o suficiente de Ferraris que veriamos ao longo de 1 ano em Portugal inteiro!

Ou como aquela não menos curiosa estatisca lusitana em que coloca Portugal no topo mundial ao nivel de telemoveis per capita que dá um curioso numero de 5 telemoveis por português... alimentando para alguns a ideia que Portugal é maior cliente e assume um destaque maior que os paises que o seguem naquela lista como, Espanha, França, Alemanha, EUA, China, Japão, etc, etc.....:lol:

Sotavento....Get real!....:rolleyes:

God_Lx
13-12-2005, 10:21
Epah se me dizem outra vez que lá fora é que é só CPU's de topo, andem lá "ligeiramente" para trás e vejam qd sairam os FX-55, haviam mais FX-55 SÓ NESTE FORUM que talvez em muitos outros sitios... E as 7800GTX 512mb ? E por aí a fora ? Epah maior parte dos users daqui ou têm ram toda pipi (Que custa quase tanto como uma board+cpu) ou têm um "FXzito" ou então duas 7800GTX... Epah se me vêm dizer k temos dos piores pc's do mundo não deve ser neste forum, no resto do país talvez :P

EDIT: Quanto há ideia da Ferrari, n tenho numeros concretos mas há coisa de um ano ou dois, portugal era o país com maior numero de Lamborgini's comprados, o primeiro era Itália obviamente...

sotavento
13-12-2005, 10:30
Sotavento, deverias ter poupado e reflectir bem antes de escrever, para além da dificuldade que demonstras a construir uma frase em bom português, tens falta de conteudo, ou seja, não percebes nada do que julgas saber ou então vives numa outra dimensão.

Não sou como muitos que conseguem escrever umas 50 linhas ser reflectir ... claro que não percebo nada disto ... por isso é que ando em foruns de informatica e leio noticias/press_releases/estudos_de_mercado ... para tentar perceber.
(sidenote: quanto ao bom português ... não mo ensinaram na escola ... e sou deslexico)

Lá por tu .... Não significa que outros não façam também e discordem da tua opinião. Mas isso não é um problema, é somente uma forma de pensar muito redutora e patética, de julgar e acreditar que só com base na nossa experiência e nossa visão pessoal conseguimos avaliar e concluir qual a dimensão e caracteriticas do mercado mundial. Volto a insistir é patética essa forma de pensar e sentir, basta só recordar que são as proprias empresas lideres do mercado que gastam verdadeiras fortunas em analise e estudo nas tendencias e necessidades dos consumidores, para dessa forma sentirem o mercado á sua escala mundial de forma a terem um maior conhecimento quanto possivel da sua dimensão e necessidades.

Patética é baseando-se numa frase ... tira-la do contexto e partir para 50 linhas de OFFTOPIC e ataques pessoais ... pega ali na frase sublinhade e relê o topico ... acho que acertastes na mouche (conseguistes lêr nesta ffrase um elogio á tua pessoa ? ou vais partir pra luta na mesma?) ... alguem não fez o estudo correctamente quando lançaram os opterons 939 a estes preços.

Ora, agora o minusculo "mercadito Tuga" é que serve de referência sobre a dimensão, tendências e necessidades em relação ao mercado mundial...:berlusca:

Aonde é que lestes isso ? de certeza que não foi no meu post ... eu falei em "tenho a impressão que" e depois comentei sobre coisas lá fora ...

Eu não tenho conhecimento das vendas da AMD a nivel mundial e duvido que tu ou alguém aqui tenha conhecimento em promenor sobre as vendas da empresa e quais os produtos com maior impacto no mercado e aonde e em que escala isso acontece. Embora todos podemos ter uma opinião pessoal com base no conhecimento e experiência pessoal que possuimos do ponto de visto do consumidor de que fazemos parte, fazer disso uma base de conhecimento e partirmos para uma conclusão sobre o mercado á escala mundial...:nocom8le:

É facil obter os numeros ... publica-los aqui ou em q.q. lado na net é que pode ser mais dificil ...

O que eu sei e todos sabemos, é que o nosso poder de compra é por vezes muito limitado face ao poder de compra dos individuos e das nações que mencionei acima no meu post, isso é uma certeza absoluta e comprovada pelos numeros que o mercado dita e é obviamente reflexo da nossa dimensão.

Ai é que está o grande bulis da questão ... o assunto nem era esse (e já de si era bem offtopic) ... mas só pegastes nesse promenor e retirastes a discussão ainda mais do contexto.

Tão simples quanto isto: Se o nosso poder de compra é baixo em relação ao resto do mercado (por vezes muito abaixo em relação aos paises lideres do mercado) e para além disso ainda tenho o problema de escala ou seja da pequena dimensão do nosso mercado, é evidente que Portugal nunca poderá servir de referência ou comparação com o mercado á escala mundial...Não passamos de uma gota num oceano imenso.

«... então a nivel de gammers tamos lá no topo "per capita"... »

Essa dos gamers e de estarmos lá no topo "per capita"... :lol:

Não queria dizergammers mas sim aqueles caramelos que compram chillers , cascatas , metem sli's de topo e afins ... ;)

Faz-me pensar naquela anedótica e curiosa estatisca sobre os Ferraris per capita no norte do pais, alimentando a ideia de que Portugal é um pais de capital importancia e um bom cliente para a Ferrari.:D Basta passear um dia pelas ruas do Monaco, ou na marginal de Miami, Saint Tropez, entre muitos outros pequenos locais do planeta, para o ver o suficiente de Ferraris que veriamos ao longo de 1 ano em Portugal inteiro!

Ou como aquela não menos curiosa estatisca lusitana em que coloca Portugal no topo mundial ao nivel de telemoveis per capita que dá um curioso numero de 5 telemoveis por português... alimentando para alguns a ideia que Portugal é maior cliente e assume um destaque maior que os paises que o seguem naquela lista como, Espanha, França, Alemanha, EUA, China, Japão, etc, etc.....:lol:

Sotavento....Get real!....:rolleyes:

Estamos a falar de cpu's ou de ferraris ? ... queres vir comparar uma região como Famalicão aonde o "patraum" tem secalhar um par de ferraris na garagem com umas regiões estilo Monaco/Hollywood aonde o manel_jaquim_que_fez_um_mobie_e_ganhou_milhões anda a passear de ferrari pra praia ? ... tem tudo a ver com o mercado de PC's é que tem mesmo ... mas não deves andar muito na A5 ...

[DELETED]

enfim ... isto anda a fugir muito ao topico ... mania de se porem semrpe a criticar e julgar o que os outros escrevem em vez de se limitarem a lêr/comentar/falar do assunto da tread. :smlot:

portugal = menos de 10 milhões de habitantes (+ imigrantes) ... claro que 1 em pt vale por 35/40 nos USA (quantos "imigra" é que há lá mesmo?) ... ou mesmo 100 ou mais na china e india ... :D

Faz bem as contas .. .se existir 1 FX em PT para os US ser "igual" a nós tem que ter uns 40 ... e a china umas centenas ...

Edit : agora com esta conversa toda é que reparei que só existem 100 chinocas por cada tuga. :D

Edit2: God_Lx ... no dia em que portugal for o primeiro em alguma coisa NOSSA que lá fora deiam valor é que é motivo para celebrar ... isto claro tirando a cortiça e as azeitonas. Enquanto a discussão for imported.overpriced tamos mal.

S.T.E.E.L.
13-12-2005, 10:34
(...)Quanto há ideia da Ferrari, n tenho numeros concretos mas há coisa de um ano ou dois, portugal era o país com maior numero de Lamborgini's comprados, o primeiro era Itália obviamente...

Queres dizer que nos outros países são roubados?! :002:

The_Z
13-12-2005, 10:44
Creio q esta discussão já está bastante :smlot: , e n ajuda em nada a thread.

Se tem algo q comentar um ao outro usem as PM's. :grumpy:

Zarolho
13-12-2005, 11:43
Sotavento, não vou alimentar mais off-topic.

Mas não termino sem antes dizer que baseando unicamente nos teus comentários iniciais entre outros que criticam a politica neste caso da AMD em relação ao topico, fazendo assim uma leitura rápida pode-se concluir que AMD tem lá responsaveis burros e com falta de visão e que era de todo interesse e recomendavel a empresa substituir o staff e colocar a ti ou individuos com a tua mentalidade e toda a vossa sapiência sobre a visão do mercado e orientação estratégica/logistica da empresa.

Passa bem!

Zarolho
13-12-2005, 11:56
Epah se me dizem outra vez que lá fora é que é só CPU's de topo, andem lá "ligeiramente" para trás e vejam qd sairam os FX-55, haviam mais FX-55 SÓ NESTE FORUM que talvez em muitos outros sitios... E as 7800GTX 512mb ? E por aí a fora ? Epah maior parte dos users daqui ou têm ram toda pipi (Que custa quase tanto como uma board+cpu) ou têm um "FXzito" ou então duas 7800GTX... Epah se me vêm dizer k temos dos piores pc's do mundo não deve ser neste forum, no resto do país talvez :P
Maior parte?!...Não é o que transparece e mesmo que assim fosse. Eu pergunto, afinal quantos são essa «maior parte»?!...Tem numero?!

EDIT: Quanto há ideia da Ferrari, n tenho numeros concretos mas há coisa de um ano ou dois, portugal era o país com maior numero de Lamborgini's comprados, o primeiro era Itália obviamente...
Per capita?!...Só pode ser, aliás o nosso pais é recordista em muitas listas per capita, basta recordar que estamos no topo dos paises que mais gasta dinheiro/per capita na administração publica e nos sectores pilares da nossa sociedade como a saude/justiça/educação e como se sabe os resultados demonstram claramente que somos um pais de 3ºmundo com gostos e comportamentos de pais rico e desenvolvido.

O mesmo conceito e forma de pensar em relação aos «hard-whatever» de topo no sector informático em Portugal, aplica-se da mesma forma. É tudo uma questão de poder e dimensão.

P.S.- Analise e forma de pensar, essa depende sempre da mentalidade....

Termino o off-topic!

[knap]
13-12-2005, 12:29
just to toss my 2 cents in there.

in light of all the information going around re: the Inq article, i made a few calls and got the real story.

1.) the s939 Opterons are NOT going away. Rather, the 1xx series opterons will be transitioned to Socket M2 and positioned as entry level 1P server/workstation procs. AMD will be positioning the X2's as upper-end consumer processors and the A64s will be mainstream. Didn't ask about Sempron since i don't care.

2.) the 2xx and 8xx series Opterons will be moving to Socket F in Q2.

3.) the Opteron 185 is coming Q2, 2006 around the time of the complete transition to M2. This will be an M2 part only.

4.) EOL processors will be the 140, 142 (i think the 140 is EOL'd already, but, whatever). 144 is coming soon with the 146 to follow. the Opteron 165 is NOT BEING discontinued though stock will remain tight INTO Q1, 2006. You will see some part discontinued in Q3/Q4 next year with the appropriate pricing moves happening along the way.

just to clarify.

dave

XtremeSystems (http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=82558)
XtremeSystems (http://www.xtremesystems.org/forums/showpost.php?p=1180835&postcount=21)

greven
13-12-2005, 13:13
Back to topic now. Já chega da discussão dos países pobres e ricos! Se quiserem podemos abrir um tópico sobre isso... no offtopic.

Knap, isso foram as melhores noticias do dia! :D

Koncaman
13-12-2005, 13:17
é por estas e por outras que o the inquirer, não me merece grande confiança :\ ...
mas isto são realmente boas noticias. apesar de não resolverem o meu problema, que é encontrar um 165 um 170 ou um 175 em 8 dias :|

Morpheus
13-12-2005, 15:23
Espero que desta feita a AMD baixe os preços ... para valores abaixo dos 150€ nos cpu's um pouco mais velozes! é algo irreal mas era mto bom que tal acontece-se...

OFF-TOPIC!

Os lamborginis que existiam eram 2 e era porque apenas tinham sido feito 4 (sim estou a falar do murcielago) e na Italia só existia 1...portanto portugal teve o maior numero desses ... 4 ... lol0ol0ol...

Todavia em relação aos FX ... é só rir ... consideras prai uns 5 FX como "mais FX que mta gente"?? andas com as contas trocadas ...

O facto de existir mta gente com cascatas e chillers e afins é porque grande maior parte (arrisco a dizer sn todos) são homemade com mtas horas a soldar, e a montar um sistema desses que até sai relativamente barato para quem tem os materiais e a mão d'obra...

As memorias pipis ... TCCD era barato quando surgiu e grande maioria das memorias usadas pelos users deste forum ou são bh5 ou TCCD's portanto n estamos a falar de grandes gastos mas sim de gastos inteligentes.

Quanto á mudança de socket, pois concerteza, morre o 754, 940 anda pelas ruas da amargura, o 939 tem fim á vista e vem ai o M2 e o F... quando sair o Z talvez a malta fique feliz por ler estas linhas e concluir que a Intel muda de socket como quem muda de cuecas mas a amd tambem o que pelos vistos já ninguem se importa desde que nasceu o AMD64...

p.s.: eu sei o mod pediu para acabar com o off-topic mas pelo menos achei que deveria de contribuir com estas linhas...

blastarr
13-12-2005, 15:41
Quanto á mudança de socket, pois concerteza, morre o 754, 940 anda pelas ruas da amargura, o 939 tem fim á vista e vem ai o M2 e o F... quando sair o Z talvez a malta fique feliz por ler estas linhas e concluir que a Intel muda de socket como quem muda de cuecas mas a amd tambem o que pelos vistos já ninguem se importa desde que nasceu o AMD64...

p.s.: eu sei o mod pediu para acabar com o off-topic mas pelo menos achei que deveria de contribuir com estas linhas...

O socket 940 anda pelas ruas da amargura ?
Uau... e eu a pensar que tinham sido as vendas de servidores Opteron a dar os excelentes resultados financeiros dos últimos trimestres e aumento da quota de mercado neste difícil segmento..., acho que a UBS me tem andado a enganar com aqueles "quarterly results"...:rolleyes:

Rudzer
13-12-2005, 15:54
Espero que desta feita a AMD baixe os preços ... para valores abaixo dos 150€ nos cpu's um pouco mais velozes! é algo irreal mas era mto bom que tal acontece-se...

Mais ainda, tendo em conta o preço dos Venice 3000+ e 3200+ (que já foram) e 144...

mascarilha
13-12-2005, 17:35
boas noticias :) era o k tb se dizia k la pa janeiro feveriro eles iam aparacer outra vez, resta saber é para k preços .

sotavento
14-12-2005, 01:40
Sotavento, não vou alimentar mais off-topic.

Mas não termino sem antes dizer que baseando unicamente nos teus comentários iniciais entre outros que criticam a politica neste caso da AMD em relação ao topico, fazendo assim uma leitura rápida pode-se concluir que AMD tem lá responsaveis burros e com falta de visão e que era de todo interesse e recomendavel a empresa substituir o staff e colocar a ti ou individuos com a tua mentalidade e toda a vossa sapiência sobre a visão do mercado e orientação estratégica/logistica da empresa.

Passa bem!

?? e porque é que concluirias isso ???

Estes opterons para mim cheiram-me a nova rodada daquela bebida bem gostosa e viciante da AMD (axp1700+ axp2500+ os mobile entre outros) ... para adoçar a boca a meia duzia e levar o resto atrás na onda. Se a AMD hoje em dia é o que é deve-o a este tipo de jogadas de vez em quando e a muita inovação pelo meio.

Só não fui buscar um mesmo porque já tinha (há muito) decidido esperar pelo M2 HD e pelo DX10 para montar um PC novo.

P.S.: continuo a bater na mesma tecla ... se continuas a ler tudo como ataques e demonstrações de "suma sapiencia" perdes o sumo da questão ... vai ali pras treads ATi vs. NV que tens lá carne pra canhão para esse tipo de discussões futeis.

mascarilha
14-12-2005, 02:20
atençao k a INQ nao tava totalmente errada , pk pelos vistos a AMD nao descontinuou os optys mas vao sair já com a nova soket M2 e nao como 939 , esses pelos vistos acabaram mesmo , e resta saber os preços dos novos optys soket M2 ;) >>> the s939 Opterons are NOT going away. Rather, the 1xx series opterons will be transitioned to Socket M2 and positioned as entry level 1P server/workstation procs.

OFFTOPIC: lolololol sotavento

cumprimentos a todos

cantara
14-12-2005, 02:38
?? e porque é que concluirias isso ???

Estes opterons para mim cheiram-me a nova rodada daquela bebida bem gostosa e viciante da AMD (axp1700+ axp2500+ os mobile entre outros) ... para adoçar a boca a meia duzia e levar o resto atrás na onda. Se a AMD hoje em dia é o que é deve-o a este tipo de jogadas de vez em quando e a muita inovação pelo meio.

E que bela rodada! Para mim caíu que nem ginjas, e logo pelo Natal e tudo!!:lol:

Há já algum tempo que não actualizava o computador, em primeiro lugar pela minha perca de poder de compra, e também porque queria que o mercado assentasse um pouco mais e/ou aparecesse uma boa oportunidade.

Ora, o meu sistema actual ainda é AMD XP, e comprar um 144 com óptimas qualidades de oc e uma Asrock com PCI-E e AGP (para manter a actual gráfica até aparecerem as dx10) foi a melhor forma de fazer um pequeno upgrade sem gastar muito dinheiro.

Acredito que muitos que tenham sistemas relativamente recentes possam ter ido na onda e compraram logo opterons, e o gasto provavelmente não compense muito o ganho (depende, penso que acabaria sempre por compensar) mas para quem tem xp's foi uma óptima oportunidade!

mascarilha
14-12-2005, 15:13
afinal vamos ter opterons soket 939 por mais 1 ano :

Novidade: AMD desmentiu o fim da produçao dos OPTERONS skt 939...

By oc-zone.com --->''A AMD, desmentiu esta terça-feira todos os rumores que colocavam em final de vida a linha Opteron, bem como outros processadores orientados para o Socket 939.
A empresa afirmou também que continuará a produzir estes processadores durante mais um ano.

'O Socket 939 e os Opteron da série 100 estão em produção e nós continuaremos a produzi-los com suporte para memórias ECC unbuffered durante o ano de 2006. Faremos também um pequeno ajuste no volume da produção de modo a responder efectivamente às necessidades dos nossos clientes' afirmou Brett Jacobs, um porta-voz da AMD.''

''Segundo ainda outras informações, esta série 100 que se encontra agora em Socket 939, será migrada posteriormente para o novo Socket M2 já em 2006. Já os da série 200 e 800, serão também migrados para o Socket F no segundo quarto do ano que vem.
Outra das novidades é a introdução do Opteron 185, que será lançado no mercado em 2006 e que chegará a tempo da transição completa para o Socket M2, sendo fabricado unicamente para o mesmo''.

Noticia Completa aqui --> http://www.xbitlabs.com/news/cpu/dis...213122715.html

God_Lx
14-12-2005, 16:44
Ui, se continuarem ao mesmo preço troco mesmo o meu Venice... E eu k jurava que depois do upgrade da gráfica este natal não torrava mais €'s nisto :(

greven
14-12-2005, 18:37
Melhores noticias ainda! :p Se continuarem ao mesmo preço compro um 146 (se vierem...) ou um 148. Se não, compro um San Diego 3700+. Mas isso só para o ano, o Natal estoura com os bolsos de qualquer um! :p

_Rock_
14-12-2005, 18:48
Mas isso só para o ano, o Natal estoura com os bolsos de qualquer um! :p
E eu que o diga :D
Abraço

mascarilha
15-12-2005, 00:51
Exactamente aí está anunciado o fim dos Opteron como End User CPU que é o que andamos a falar. O mercado Entry Server e Workstation é completamente distinto. É de esperar assim também um acréscimo considerável de preço dos CPUs.

Existe um novo chipset para servers e workstations o NFORCE4 PRO socket 939 que dará origem a servers baseados em Opteron 939.
A tyan já tem até uma board para isso.

http://www.tyan.com/products/assets/images/s2865_v2.gif

A ideia é combater o Xeon Dual Core que está para sair. Opteron para desktop acho que está acabado.

Das noticias que circularam em minha opinião a mais credível era a que se referia a AMD ter lançado grande produção Opteron a baixo custo ( e nós aproveitamos :D ), de modo a chegar ao fim do ano e dizer que venderam tantos servers X com intel vendeu Y.

TB sou da mesma opiniao k o kayaker , acho k esta e a opiniao mais credivel e com mais logica de todas as k ja se ouviram. como ja disse anteriormente nao tou a ver a AMD a lançar os optys outra vez ainda por cima ao preço a k estavam , se assim fosse o k seria da nova soketM2 e dos restantes CPUs , ja pensaram bem nisso??? Hmmmmmmm

cumprimentos

greven
15-12-2005, 01:06
Se é a tua opinião, não digas que acabaram, pois então voltamos ao mesmo. Ninguém aqui faz futurologia, por isso teremos que esperar para ver. Nesta altura do campeonato qualquer opinião é tão viável como todas as outras.

Eu sei é que não vou ficar à espera de Opteron's... quero um San Diego 3700! :D

Koncaman
15-12-2005, 01:12
nforce 4 pro, socket 939... no fundo não vem mudar grande coisa ao panorama actual.
basicamente limita-se o suporte, mas não se muda nada na pratica.

a board apresentada tem uma falha importante, para o mercado dos servidores, que é não ter slots pci de 64bits, mas a culpa disso, é do chipset.

o opteron 939 nunca foi destinado aos pc's, e neste momento, os opterons 939 continuam na mesma. a unica coisa que parece que vai mudar é o preço.

quando sair o socket m2, veremos o que sucede. deverá ser nesta altura que as maiores alterações poderão ser sentidas...

blastarr
15-12-2005, 01:15
TB sou da mesma opiniao k o kayaker , acho k esta e a opiniao mais credivel e com mais logica de todas as k ja se ouviram, os optys 939 acabaram. como ja disse anteriormente nao tou a ver a AMD a lançar os optys outra vez ainda por cima ao preço a k estavam , se assim fosse o k seria da nova soketM2 e dos restantes CPUs , ja pensaram bem nisso??? Hmmmmmmm

cumprimentos

O mercado de CPU's para servidores low-end e rack-mount não funciona assim.

Quando o M2 aparecer, de certeza que o ganho de performance será substancial, e aí estes Opteron 939 serão esquecidos no mercado desktop por serem menos atractivos em preço/performance, mas para os servidores será como se nada tivesse acontecido, a produção será mantida.

Apenas a cadência de produção será reduzida, pois não faz sentido produzir chips que têm de passar por testes mais rigorosos de fiabilidade do que os de desktop em quantidades enormes quando não se prevê procura significativa dentro de meses.
Inclusivé, vai cair a pique, pois no desktop existirá o M2 mais rápido, nos servidores mais caros há o 940 actual e o futuro F (socket 1207) que suportam memória ECC e registada, a qual é mais fiável, mas mais cara.

E assim, estas versões serão sobretudo para preencher ordens de compra futuras para servidores já instalados em empresas, mas com chips low-end, substituição de CPU's avariadas, mudança de single para dual-core (165, etc), mas tudo dentro dos limites das plataformas 939/Opteron actuais. É só para manter uma margem de upgrade visível para as empresas que compram agora um single core, por exemplo, e planeiam mudar para dual-core quando os preços baixarem.

No mercado desktop o ciclo de renovação/upgrades de CPU's é muito mais rápido.

sotavento
15-12-2005, 01:51
*** edit ***

[knap] grandes noticias.

Morpheus ... dá-nos razão ... não se deve ver as coisas de maneira egocentrica.

[offtopic] Agora completamente OFFTOPIC (ou seja .. .falando do assunt odo topico :004:) ,... os opti's dão para memorias unbuffered (?)... e boards socket 939 para isso (?)
[/quote]

mascarilha
15-12-2005, 01:57
Eu sei é que não vou ficar à espera de Opteron's... quero um San Diego 3700! :D

;) 250 aérios , mais uma pessoa inteligente, mais nada , um colega meu tb reservou um hoje ;)

cumprimentos

destr0yer
15-12-2005, 02:00
apesar de ter um x2 3800+ amanha chega um opty 144 para testes e tal... Talvez vá para um amigo meu que quer fazer upgrade, mas logo se vê (é claro que não tenciono passar de dual core -> single core :p)

Morpheus
16-12-2005, 02:11
Morpheus ... dá-nos razão ... não se deve ver as coisas de maneira egocentrica.

... eu dava-te razão n tivesse a amd recuado, "morto" o M2 e deu á "luz" o AM2 ... é mais um espectaculo de "variedades"...por mim na boa penso que mta gente só vai fazer um upgrade total quando vier o directx 10 e um socket da AMD que dure... ou se a Intel já tiver lançado os seus "meninos" de ouro talvez mta gente passe para o outro lado da força (again!!) eu apenas tenho estes comentários por ter visto que existe mta poeira no ar e a marca de cpu's que eu gosto ainda n estabilizou garantindo uma vida util dos seus sockets que justifique o gasto de um valor considerável num cpu de gama média-alta! (tal e kal como o skt-A)

God_Lx
16-12-2005, 11:13
Acho que num futuro próximo não vai voltar a existir um "Socket A" cada vez mais os sockets vão mudar... Neste momento penso k o Socket (Mais recente) com maior durabilidade é capaz de ser o 775 não ? (Não digo de futuro mas de passado e futuro...)

gryle
16-12-2005, 14:03
Acho que num futuro próximo não vai voltar a existir um "Socket A" cada vez mais os sockets vão mudar... Neste momento penso k o Socket (Mais recente) com maior durabilidade é capaz de ser o 775 não ? (Não digo de futuro mas de passado e futuro...)

Mesmo com o 775 tens incompatibilidades entre CPUs e chipsets: nem todos os chipsets suportam CPUs dual core

Sumerset
16-12-2005, 19:49
O socket vai mudar pela questão das memórias brevemente!!

A nova DDR já está em testes!

Se formos a ver os sockets têm mudado apenas pela questão do Dual-channel e de novos standards de memória (e apenas uma vez para reformulação de arquitectura de perifericos). Enquanto não existir uma memória que consiga ficar bastante tempo no mercado como a SDRAM ninguém descansa... A DDR1 teve lá quase.

Morpheus
16-12-2005, 23:30
bem se formos a ver a tal "nova ram que está em testes" (ddr2 ??? ) já existe á bue, assim como a ddr3, xdr e fb-dimm...

destr0yer
16-12-2005, 23:35
Já perdi a conta dw quantos chip7's para 775 a intel já arrotou :wow:

915 925 (e derivados) 945, 955, 965 e 975 e derivados

jasus!

Zarolho
17-12-2005, 02:48
Já perdi a conta dw quantos chip7's para 775 a intel já arrotou :wow:

915 925 (e derivados) 945, 955, 965 e 975 e derivados

jasus!

Socket 939:

VIA: K8T800(derivados), KT890, KT900

Nvidia: NF3(derivados) e NF4(derivados)

ATI: Xpress200(derivados)

SIS: 76#, 75# e 74#

ULI: M16## e M15##

Deve-me estar a escapar algum mas a lista já é longa.....

Cumps

destr0yer
17-12-2005, 04:29
Socket 939:

Cumps
Já vi que és mesmo Intel fan boy :D

E para intel existe VIA's, nforce 4, ATI, SIS, etc :berlusca:

Zarolho
17-12-2005, 04:42
Já vi que és mesmo Intel fan boy :D

E para intel existe VIA's, nforce 4, ATI, SIS, etc :berlusca:

Destroyer.....Para teu consolo....O meu sistema actual resumido:

DFI SLI Expert
AMD Opteron 146@3Ghz s939 - Air cooling
2x1Gb Gskill HZ@DDR500 3-4-4-7
XFX 7800GTX 256MB

Os 3 ou 4 sistemas que tive ao longo de 2005 foram todos AMD!!....

O ultimo sistema Intel que tive....creio que deve estar para fazer 2 anos!!....

Pah!....Simplesmente gosto de pensar pela minha cabeça e tomo opções com base no conhecimento e experiência que vou adquirindo e segundo a minha opinião.

Felizmente faço o me apetece e procuro optar pelo melhor que julgo ser para mim....

Fanboy.....Who me?!:berlusca:

Lá em casa não há espelhos?!...:freak3:

SKATAN
17-12-2005, 08:32
ele disse que a intel fez um monte de chipsets para o 775

e tu respondes com um monte de marcas diferentes e respectivos chipsets para o socket 939 da amd ?

explica lá a logica rapaz que gosta de pensar pela sua cabeça

Zarolho
17-12-2005, 10:54
ele disse que a intel fez um monte de chipsets para o 775

e tu respondes com um monte de marcas diferentes e respectivos chipsets para o socket 939 da amd ?

explica lá a logica rapaz que gosta de pensar pela sua cabeça

Concerteza!.....Ele disse em jeito de critica (...Já perdi a conta dw quantos chip7's para 775 a intel já arrotou...), como não me apetecia responder com o mesmo timbre, demonstrando também que para um socket AMD existe também uma infinidade e variedade de chipsets, fi-lo de forma simples e de fácil leitura.

Obrigado rapaz, pelo reparo. Para a proxima prometo um....Desenho, para uma melhor leitura.

Cumps

God_Lx
17-12-2005, 10:55
Epah mas eu falo em Socket e vcs falam em Chipsets ? Se formos comprar todos os chipsets k sairam para Socket A iamos á falencia mesmo hoje em dia ! LOL

Atenção que não sou a favor de AMD/Intel (Tenho ambos até) mas como disse acho que o SOCKET que durou mais nestes ultimos tempos foi o 775...

SKATAN
17-12-2005, 12:22
o moço nem com um desenho foi lá :/

God
que eu saiba o socket que durou mais nos ultimos tempos foi o socket A

God_Lx
17-12-2005, 12:35
SKATAN sim claro mas eu tava a considerar só PÓS-Socket A :) Gosto muito de Socket A, e tive oportunidade de ter akeles chipsets mais marcantes, KT333, nF2 Ultra, Alguns Via :) Ainda hoje tenho uma Abit AN7 e com pena nunca tive mais nenhuma Epox depois da KT333...

Zarolho
17-12-2005, 13:03
o moço nem com um desenho foi lá :/

O unico moço aqui, que não vai lá.....Parece ser tu!....:berlusca:

Zar0n
17-12-2005, 13:22
Axo k o k eles kerem dizem é k a AMD n troca tanto de sockets e k mantém mais compatibilidades mesmo mudando o chip7 ao contrario da INTEL. Simples :)

Zarolho
17-12-2005, 14:18
Axo k o k eles kerem dizem é k a AMD n troca tanto de sockets e k mantém mais compatibilidades mesmo mudando o chip7 ao contrario da INTEL. Simples :)

Por acaso, não foi isso que aconteceu nos ultimos anos. Tal como refere o God_Lx, o socket 775 da Intel tem aguentado bastante, ao contrário da AMD que nos ultimos anos tem tido uma variedade maior (754/939/AM2).

Embora para quem quer possuir o "ultimo tecnologico", obriga sempre a upgrade mesmo dentro do mesmo socket, pior que a mudança de socket são o maior numero de upgrades dos chipsets.

Cumps

Morpheus
18-12-2005, 01:23
dsc ... a amd teve nestes ultimos anos o skt 754/939/940/m2/ e agora o sckt F e o AM2...a intel manteve o 775 entretanto (salvo erro)...é caso para dizer quando é que a amd pára?

blastarr
18-12-2005, 01:33
Socket 939:

Cumps

A diferença é que estes suportam todos os mesmos CPU's, desde Sempron 939, passando por Winchester's e Venice's, Athlon FX e X2 dual-core, e mesmo certos Opteron.

Um intel 915 ou 925 não suporta Pentium D ou XE (ambos dual-core).
Foi mais uma manobra de marketing, para obrigar as pessoas a comprar chipset's "novos" à intel sem ter de mudar grande coisa.

Isto já foi repetido nos tempos do Socket 5 e Socket 7, Socket 370 (primeiro PPGA para a maioria do que havia na Intel, depois FC-PGA só para os "Tualatin", Pentium 3 em stock que convinha vender, tal como o excesso de chipset's "novos")

Enfim, o povinho compra "só se tiver Pentium", porque não enganá-los discretamente, perguntou-se a Intel ?

lol

destr0yer
18-12-2005, 03:35
Destroyer.....Para teu consolo....O meu sistema actual resumido:

DFI SLI Expert
AMD Opteron 146@3Ghz s939 - Air cooling
2x1Gb Gskill HZ@DDR500 3-4-4-7
XFX 7800GTX 256MB

Os 3 ou 4 sistemas que tive ao longo de 2005 foram todos AMD!!....

O ultimo sistema Intel que tive....creio que deve estar para fazer 2 anos!!....

Pah!....Simplesmente gosto de pensar pela minha cabeça e tomo opções com base no conhecimento e experiência que vou adquirindo e segundo a minha opinião.

Felizmente faço o me apetece e procuro optar pelo melhor que julgo ser para mim....

Fanboy.....Who me?!:berlusca:

Lá em casa não há espelhos?!...:freak3:

LOL, não és tão biased assim, mas pelos teus posts parece que queres que a intel pulverize a AMD :P

Deus queira que a Intel lance um CPU potente para concorrer com os A64, que estão muito caros:rolleyes:

Zarolho
18-12-2005, 06:03
A diferença é que estes suportam todos os mesmos CPU's, desde Sempron 939, passando por Winchester's e Venice's, Athlon FX e X2 dual-core, e mesmo certos Opteron.

Um intel 915 ou 925 não suporta Pentium D ou XE (ambos dual-core).
Foi mais uma manobra de marketing, para obrigar as pessoas a comprar chipset's "novos" à intel sem ter de mudar grande coisa.

Isto já foi repetido nos tempos do Socket 5 e Socket 7, Socket 370 (primeiro PPGA para a maioria do que havia na Intel, depois FC-PGA só para os "Tualatin", Pentium 3 em stock que convinha vender, tal como o excesso de chipset's "novos")

Enfim, o povinho compra "só se tiver Pentium", porque não enganá-los discretamente, perguntou-se a Intel ?

lol
Blastarr, Já tenho e acompanho AMD desde o socket 754...Já lidei com cerca de uma dezena de cpus e sistemas AMD e desde então sei bem que AMD tambem não evolui assim tanto para justificar tanto socket....E não afirmo isto com base em reviews, nem porque fica bem....Afirmo porque a maioria dos meus sistemas foram AMD «high-end».

AMD....rules, mas não enfiem a cabeça toda no buraco!........

Zarolho
18-12-2005, 06:13
LOL, não és tão biased assim, mas pelos teus posts parece que queres que a intel pulverize a AMD :P
É por pensares assim e por demonstrares que tens mentalidade de quem vé o mundo de "preto e branco", que eu até te acho com muita piada........:lol:

Deus queira que a Intel lance um CPU potente para concorrer com os A64, que estão muito caros:rolleyes:
É tudo uma questão de tempo.....Who cares?!...Neste momento estamos a viver um periodo de inflação dos preços em todos sectores á escala global e a industria de hardware não é indiferente, muito menos AMD ou Intel.....Nem me parece que eles estejam preocupados com isso, simplesmente seguem a tendência e o desejo dos consumidores.

mascarilha
19-12-2005, 01:02
opteron 148 CABYE 0543 FPMW xega hoje 2 feira in_da_house , daki a umas horittas ai jazuuuuuzzaaaa :snatal: :snatal: ou bomba ou keima

Morpheus
19-12-2005, 23:14
opteron 148 CABYE 0543 FPMW xega hoje 2 feira in_da_house , daki a umas horittas ai jazuuuuuzzaaaa :snatal: :snatal: ou bomba ou keima

estima-o e terás mta gente a querer o teu se o quiseres vender ... aposto que compradores n faltam!

Winjer
19-12-2005, 23:21
Esta escassez ainda vai provocar uma escalada de preços.....e bem acentuada.
E eu que queria comprar um Opteron em Janeiro....:sad:

Acho que a AMD vai continuar a produzir Opterons 939, mas apenas para clientes de servers e workstations. Os retail devem ir á vida. Se calhar a unica forma de uma pessoa normal conseguir apanhar um é se alguns desses clientes comprarem alguns opterons em excesso e depois os venderem por fora....

blastarr
19-12-2005, 23:42
Esta escassez ainda vai provocar uma escalada de preços.....e bem acentuada.
E eu que queria comprar um Opteron em Janeiro....:sad:

Acho que a AMD vai continuar a produzir Opterons 939, mas apenas para clientes de servers e workstations. Os retail devem ir á vida. Se calhar a unica forma de uma pessoa normal conseguir apanhar um é se alguns desses clientes comprarem alguns opterons em excesso e depois os venderem por fora....

Os Opteron nunca foram criados para produção massiva, o mercado-alvo não é assim tão grande.

destr0yer
20-12-2005, 00:53
Até parece que só existe AMD opterons

Tem venices, san diegos e amd x2 muito bons, muitos dão cabo dos opterons em OC, os opterons tem é mais chance de serem bons OC's, mas não esperem milagres... O opteron que peguei é pior que o venice que tinha e o meu x2... O venice para 2800 para correr PI bastou 1.6 vcore... e 2700 @ 1.55 rock sólid com o stock cooler, enquanto este teve que ir a 1.6 para dar o mesmo e a XP 90c com bem mas frio que na epoca que tinha o venice :D

Este só difere do venice e do x2 por gostar de voltagem, 1.7 no lombo e nem sente e ainda escala mais :D Deve escalar bem, sob um cooling mais extremo, um bom WC ou promy :D

God_Lx
20-12-2005, 11:42
Este só difere do venice e do x2 por gostar de voltagem, 1.7 no lombo e nem sente e ainda escala mais :D Deve escalar bem, sob um cooling mais extremo, um bom WC ou promy :D

O meu venice adora voltagem... Qt mais lhe dás mais ele faz... Nunca tinha visto um Venice assim, o problema depois acaba por ser o calor... Com 1.55 nem 2700Mhz estáveis faz na DFI, mas com 1.7 faz os 2950Mhz estáveis...

endon
23-12-2005, 01:08
Se bem que a fonte... "vale o que vale"

SOURCES SAID that the real reason there's a shortage of Opteron 144s and 146s using the 939 pin socket is because they're way too popular as overclocker chips.[...]
[...]Despite earlier reports, there's plenty around[...]
There has been a flurry of drop shipments of late because the market is "consuming" Opterons at such a rate that they cannot fill the godams (warehouses) fast enough, we understand[...]
Fonte: The Inquirer (http://www.theinquirer.net/?article=28501)

c3l5o
23-12-2005, 01:34
Se isto for verdade tenho pena de quem andou a comprar optys em segunda mão a mais de 180€... Acho que foram muito sobrevalorizados... O preço deles novos á bastante razoável, no entanto algumas vendas que vi eram por valores altos demais para o produto em questão, pelo menso na minha opinião...

greven
23-12-2005, 01:40
Já havia um tópico sobre o assunto. Movi para aqui.

RevyPT
25-12-2005, 15:51
Então é melhor segurar as calças para mais tarde. Já vi uns a 140 euros em Espanha mas tinha que comprar em lotes de dois. Pode ser que espere por outros para ver se aguenta mais algum tempo!

off topic:
Em vez do Opteron qual é que também vale a pena? Já falaram em San Diego 3700.. mais alguns???

greven
25-12-2005, 17:38
Depende daquilo que queres. Eu vou comprar o processador em Janeiro, no final, já que estou em exames e estar a comprar para não ter tempo de instalar o sistema, não vale a pena. Isto é, se não vierem os Opterons! :) Se não, na altura compro um San Diego 3700+.

endon
26-12-2005, 17:19
Quem optou por desembolsar mais de 200eur por um Opty está a jogar pelo seguro, já que ninguém sabe o real valor dos steppings que chegarão (ou não) em 2006.
Neste momento todos overclockam bastante bem a ar, mas quem sabe se a AMD não começa a fazer um controlo de qualidade, de modo a despachar os lotes "piores" para os que se destinam ao consumidor doméstico e reserva os "melhores" para os integradores?
Pode parecer que não, mas se encherem o mercado de Optys provenientes de waffers com menor indice de qualidade, os cpus podem não ter o mesmo desempenho off-spec e assim sendo lá se vão os monstros de oc...

Aliás, basta fazer a analogias com a Crucial e os seus kits Tracer 2GB...

(quando digo "melhores" e "piores" refiro-me à qualidade das waffers e às escolhas provenientes do processo de controlo de qualidade da AMD, não há capacidade de oc, pois essa concerteza não é avaliada pela AMD como critério de comercialização.)

destr0yer
28-12-2005, 19:32
explica-me esta frase sff

endon
28-12-2005, 21:52
Já foram considerados os melhores kits de 2GB para overclocking e neste momento a sua compra é desaconselhada e praticamente todos os forums devido aos resultados começaram a surgir mais recentemente.

Ou seja, depois da popularidade, vieram as mems de menor qualidade
:p

destr0yer
28-12-2005, 21:56
Deve ser por isso que as Crucial Tracer que ca tenho dão 275 280 sem nenhum stress e a GS kill GZ nem aos 270 vão, por mais que mexa!! E há mais casos assim :P

massacre
29-12-2005, 00:51
Oh nao fales mal das HZ porque aqui bulem bem :P 285mhz =P

greven
29-12-2005, 02:07
E relembro os restantes que estamos a falar de Opterons e a sua possivel descontinuação, que já foi visto se tratar de bluff.

Por isso, stay ontopic.

c3l5o
29-12-2005, 03:11
Quem optou por desembolsar mais de 200eur por um Opty está a jogar pelo seguro, já que ninguém sabe o real valor dos steppings que chegarão (ou não) em 2006.
Neste momento todos overclockam bastante bem a ar, mas quem sabe se a AMD não começa a fazer um controlo de qualidade, de modo a despachar os lotes "piores" para os que se destinam ao consumidor doméstico e reserva os "melhores" para os integradores?
Pode parecer que não, mas se encherem o mercado de Optys provenientes de waffers com menor indice de qualidade, os cpus podem não ter o mesmo desempenho off-spec e assim sendo lá se vão os monstros de oc...

(quando digo "melhores" e "piores" refiro-me à qualidade das waffers e às escolhas provenientes do processo de controlo de qualidade da AMD, não há capacidade de oc, pois essa concerteza não é avaliada pela AMD como critério de comercialização.)

Com o que disse apenas espero q os novos ñ sejam melhores ou identicos, porque para mim, mesmo que sejam um pouco inferiores ñ são os 200€ que dão por eles agora que vão compensar... anyways... Este processador para mim ñ é o que overclocka, é o rendimento q podes tirar do MB de cache que têm...

Rudzer
29-12-2005, 03:16
Deve ser por isso que as Crucial Tracer que ca tenho dão 275 280 sem nenhum stress e a GS kill GZ nem aos 270 vão, por mais que mexa!! E há mais casos assim :P

Volto a dizer que es um "caso isolado"...o que dizes é NO TEU caso...dai a ser o "overall" vai uma distancia do *******...

destr0yer
29-12-2005, 03:28
então não vem ca dizer que as Crucial são uma bosta pq não são, lá porque um lote saiu ruim não se aplica a todas!

Rudzer
29-12-2005, 04:06
então não vem ca dizer que as Crucial são uma bosta pq não são, lá porque um lote saiu ruim não se aplica a todas!

lol...sim sim pk como aqui foi dito so há uma ou duas pessoas a queixarem-se delas :-D

destr0yer
29-12-2005, 04:17
lol... É sabido que overclock e hardware não é uma ciência exacta...

O que escuto queixar das Crucial é morrerem muito fácil, um batch manhoso :(

Agora como o resto, há crucial's que OC pouco e outras "canhões" e o mesmo com as GS kill e afins!

end offtopic!

Gandalf
29-12-2005, 23:47
As crucial aqui estao a dar 286 2.7v rock stable, e o batch e do mais recente .. melhoraram pelos vistos .. lol.

endon
30-12-2005, 01:54
Já sei que estamos a fugir ao tópico, mas não faz sentido criar um topico apenas para justificar as minhas afirmações. Isto porque já vi que flamers não faltam, mas qhá pouco quem leia Português correctamente.

Para documentar o que disse sobre as Crucial Ballistix - quando as usei apenas como analogia para ilustrar uma hipotética situação com os Opterons - ficam aqui alguns links para os interessados.

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=83018
http://www.dfi-street.com/forum/showthread.php?t=29743&highlight=crucial+2gb

Para terminar, volto a frisar o seguinte. Eu avancei um cenário hipotético sobre os novos Opterons poderem sofrer uma "escolha" prévia por parte da AMD, em função do canal de distribuição a que se destinam e, por conseguinte, o eventual impacto na performance off-spec, vulgo overclock, desses cpus.

O que adianta ter as memórias a fazer 285MHz se avariam passado uns meses?
Leiam as coisas com calma e com atenção antes de começarem com os comentários inflamatórios.

Ainda sobre as Ballistix (só para terminar), ainda bem que os novos kits aparentam já não sofrer do mesmo mal, se calhar a Crucial começou a ter demasiados RMA/DOA pra resolver com os seus parceiros, ainda assim, lá porque hoje estão a dar 280MHz, não quer dizer que daqui a 2/3 meses ainda estejam.

Espero sinceramente que os novos Optys tenham um desempenho similar aos actuais no que diz respeito ao oc, pois sou o primeiro a comprar um, mas a ganância às vezes faz das suas, e para quem quer ganhar mais cota de mercado à Intel...

lightdreams
10-01-2006, 13:53
estes CPU's Opteron são fiveis o suficiente para equipar servidores?

God_Lx
10-01-2006, 13:55
Não andas dentro do mundo empresarial de certeza... Ultimamente todos os servidores DECENTES levam com Opterons em cima... (Tirando aqueles mais especificos mas isso é diferente)

O pessoal é k se aproveitou do rendimento deles para os usar em desktop...

lightdreams
10-01-2006, 15:29
Obrigado
Pelo esclarecimento

Cumprimentos