View Full Version : Política 0 Dead Pixel da Samsung
Boas,
Segundo li, e desde o início do ano, a Samsung tem a política de que todos os seus equipamentos têm que ter 0 dead pixels, ou até 6 meses após a sua venda.
Isto é uma excelente notícia, pelo menos para mim que não sabia :)
edit: apos pesquisar um pouco mais parece que esta garantia é apenas para a Coreia do Sul :(
Epá, esta é engraçada. Então lá é defeito e cá é o quê ??
Se calhar a malta cá é suposto ser toda estrábica e não dar por eles ?? Bela política, sim senhor ... :confused:
johnnytsunami 09-12-2005, 16:30 N m xeira k seja verdade porque tenho um samsung comprado este ano e tenho um pixel marado. Mandei um mail para a samsung para saber a política deles em relação a eles e responderam-me com uma tanga do carfaças que um monitor tem n sei quantos pixeis e que um pixel estragado é n sei quantos por cento dos pixeis totais e etc. etc. Por isso n me pareçe que seja assim. Neste mesmo mail vinha lá a partir de que quantidade de pixeis haveria troca ou reparação ja n m lembro bem mas acho que para pixeis mortos eram 3 ou 4. Não tenho bem a certeza mas era kk coisa do género.
proudly_tuga 09-12-2005, 16:32 A Asus já tem isso em alguns dos seus portateis há pelo menos 6 meses
a asus tem mas nao é em todos os portateis, apenas numa certa gama atencao
stuka666 09-12-2005, 16:49 Eu tenho um crt da samsung o 957mb e desde que o comprei que tem um dead pixel no meio do ecra.. mas andei a ver e outros também têm.. era boa politica isto ser posto em prática que da próxima comprava outro samsung.
http://www.forbes.com/infoimaging/feeds/infoimaging/2004/12/30/infoimagingasiapulse_2004_12_30_ix_9333-0197-.html
nota, esta noticia já tem 1 ano
Quero aproveitar este tópico para desmentir o que dizem neste tópico!
A Samsung é uma grande m*rd* em termos de dead pixels! Comprei esta semana um TFT 19" (930BF) e veio com um dead pixel! Após ir de imediato à loja onde o comprei para trocar (visto estar nos 15 dias) a loja não aceitou a troca porque a Samsung não os autoriza!
Apenas autoriza a troca quando tem no minimo 4 dead pixels! E nos monitores de 19" o minimo é de 10 dead pixels! Que estupidez !!! Uma pessoa paga mais de 400€ por um monitor e vem logo assim! Só me apetece é fazer lá o quê.... queimar o resto dos pixels que faltam!!! (Se soubesse)
Será que a DECO não faz nada nestes casos?
Se estas nos 15 dias podes trocar o monitor ah vontade eles não podem discutir
Se estas nos 15 dias podes trocar o monitor ah vontade eles não podem discutir
Isso é um mito que existe por ai (apesar de ser politica corrente de muitas lojas, ate mesmo 30 dias, tais como vobis, fnac, box jumbo, worten, ....) a lei refere que apenas nas compras a distancia existe esse periodo de 15 dias de experiencia.
Por isso a n ser que tenha adquirido esse monitor numa dessas lojas que tem essa politica dos 15/30 dias de "experiencia" ou entao atraves de uma compra a distancia n podes ir devolver o monitor a loja.
Quero aproveitar este tópico para desmentir o que dizem neste tópico!
A Samsung é uma grande m*rd* em termos de dead pixels! Comprei esta semana um TFT 19" (930BF) e veio com um dead pixel! Após ir de imediato à loja onde o comprei para trocar (visto estar nos 15 dias) a loja não aceitou a troca porque a Samsung não os autoriza!
Apenas autoriza a troca quando tem no minimo 4 dead pixels! E nos monitores de 19" o minimo é de 10 dead pixels! Que estupidez !!! Uma pessoa paga mais de 400€ por um monitor e vem logo assim! Só me apetece é fazer lá o quê.... queimar o resto dos pixels que faltam!!! (Se soubesse)
Será que a DECO não faz nada nestes casos?
as gatunos da NovoAtalho/Nainformatica vieram-me com essa quando comprei um TFT e veio com 1 pixel queimado...fiquei com ele pk precisava do monitor para trabalhar mas podem querer que aprendi uma coisa ou outra com a "experiencia"
o "truque" hoje em dia é encomendar pela net, e ir buscar à loja.. assim a cena dos 15 dias torna-se legal ;)
olha que nao, é compras pela internet quando o producto é comprado totalmente á distancia, isto é é comprado , pago e recebido á distancia.
Se vais a loja buscar, nao tas a comprar a distancia - tas dentro da loja :)
Boas,
edit: apos pesquisar um pouco mais parece que esta garantia é apenas para a Coreia do Sul :(
Claro, senão a sony fazia um rombo nas finanças da samsung ao reclamar todos os ecrans com dead/stuck pixels das psps. :lol:
olha que nao, é compras pela internet quando o producto é comprado totalmente á distancia, isto é é comprado , pago e recebido á distancia.
acho que nao seja bem assim.. se eu encomendo e pago pela internet, o local de levantar é que é na loja (podia ser nos correios por exemplo). Nao teria muita logica se assim fosse, visto que a lei é para proteger possiveis enganos ou erros na compra À distância.
a asus tem mas nao é em todos os portateis, apenas numa certa gama atencao
Sim, mas a Asus tem essa garantia para todos os monitores TFT e além disso tem garantia onsite.
Se encomendas na net e pagas pela net, para que vais levantar a loja?
as compras a distancia é quando compras, chega-te a casa e por exemplo chega-te as
cartas das financas e nao tens dinheiro ou por algo e queres devolver...
Se compras na loja, estás a ver o producto antes de comprar, ao comprar e ao pagar.
@master
mas em qualquer linha?
para nao pagar os portes por exemplo.. e ao mesmo tempo ter acesso à lei. pelo menos é assim que a interpreto...
ao chegar à loja levanto simplesmente a encomenda, nao tou a analizar a compra...
toma o exemplo da pixmania, a compra é toda online, mas o local da entrega pode ser a loja fisica que têm em LX.
Que tal pedirem para testar o monitor antes de comprarem?
Se quiserem mesmo vender põem o gajo a funcionar.
lol até pareçe que adivinham , comprei uma samsung tft de 21,5 segunda feira e veio com um pixel marado, tá vermelho e só se nota num fundo branco, e pelo que dizem vou comer e calar, bem se for 1 até na me chateio embora seja sempre chato isto acontecer num ecran novo
Eu nao sei em que códigos ou legislação é que voces andam a ler isto, mas qualquer aparelho, electrodoméstico, se não vier como é apresentado, ou seja, em perfeito funcionamento, o consumidor tem até um mês para pedir o dinheiro de volta, é um direito.Ou seja, pelo menos, se quiserem o dinheiro eles sao obrigados a devolver, seja um tft,uma máquina de lavar a roupa ou um secador do cabelo.Se nao o fizerem,chamem a polícia.
Timerever 25-03-2006, 23:44 olha que nao, é compras pela internet quando o producto é comprado totalmente á distancia, isto é é comprado , pago e recebido á distancia.
Nunca comprar monitores LCD pela net, encomendas na loja e depois examina-o antes de o levar, vais pagar mais que comprar pela net (normalmente) mas ao menos sabes que o montor tem o ecrã impecavel, se não tiver mandas vir outro :004:
Eu nao sei em que códigos ou legislação é que voces andam a ler isto, mas qualquer aparelho, electrodoméstico, se não vier como é apresentado, ou seja, em perfeito funcionamento, o consumidor tem até um mês para pedir o dinheiro de volta, é um direito.Ou seja, pelo menos, se quiserem o dinheiro eles sao obrigados a devolver, seja um tft,uma máquina de lavar a roupa ou um secador do cabelo.Se nao o fizerem,chamem a polícia.
Pois, isto é o problema do costume... ninguem sabe ao certo que direitos tem o consumirdor, ou o cidadão mesmo. Aposto que todos os dias montes de direitos são atropelados em Portugal (e tambem noutros países, não se enganem) a solução é levar sempre o advogado de bolso, pesa um bocado mas tem que ser :lol:
Isso é outra questao não o que estava a ser discutido (periodo de reflexao). E como é obvio se o produto não vem em perfeitas condiçóes claro que tens direito a um novo em perfeitas condições. Só que por exemplo neste caso dos lcd o que são perfeitas condições? As companhia tem determinadas politicas acerca do numero de "dead pixels" que consideram normais, e são te transmitidas antes da compra (se não são deviam ser, mas caso perguntes de certeza que te informam).
Por isso acho que muito dificilmente consegues alguma coisa por ai porque infelismente os "dead pixels" sao considerados um mal menor pois se todos os monitores com "dead pixels" fossem considerados defeituosos os custos de produçao de tft sem "dead pixels" deviam ser exorbitantes.
Que tal pedirem para testar o monitor antes de comprarem?
Se quiserem mesmo vender põem o gajo a funcionar.
axas q alguma loja se vai por a abrir caixas a kebrar selos de garantia para o cliente ver e dizer q n ker?
NeoToPower 26-03-2006, 01:21 Vai.... senão o cliente pode simplesmente ir a outra loja e comprar lá. Quem fica a perder é sempre a loja ;)
uma coisa é certa o meu tft veio com o selo da fabrica, já sai de lá com defeito, e desconfio que os comerciantes vao andar a abrir e testar todos os tfts
Timerever 26-03-2006, 11:34 Vai.... senão o cliente pode simplesmente ir a outra loja e comprar lá. Quem fica a perder é sempre a loja ;)
Nem mais... voces nem sabem o que eu faço as lojas passar, a sorte dos comerciante é que normalmente só compro coisas do tipo pegar e levar... se não e se tivesse uma loja do costume para cenas tipo PC e afins eles até ficavam palidos sempre que me vissem entrar.
Por exemplo, comprei um Gamecube, quando cheguei a casa pessado um bocado dei conta que o analog stick fazia um cliquezito minusculo sempre que o movia no eixo horizontal... fui lá e troquei uma consola inteira só porque o comando fazia clique isto apesar da mesma loja vender comandos por apenas 10€ :004:
epá tive sorte, começei a ler sobre dead pixels, e o que tinha tá preso e nao morto li isto e fiz como disseram e ele ressuscitou :) agora tá impecável
espero que ajude
epá tive sorte, começei a ler sobre dead pixels, e o que tinha tá preso e nao morto li isto e fiz como disseram e ele ressuscitou :) agora tá impecável
espero que ajude
.....Also, if you're the risk-taking type, you can try massaging stuck pixels back to life. Simply wrap your finger in a soft cloth (not a paper towel) and very gently rub your finger over the offending pixel for a few seconds. While doing this, it helps to have a movie or color changes on the screen to stimulate the pixel. But be careful if you choose to do this: pressing too hard could cause more damage.....
sim e pq axas q existe um de amostra em exposição? vez caixas abertas na vobis ou outro lado qualker? iam abrir os selos d egarantia para mostrar aos clientes e depois qualker cliente se pode recusar a comprar algo q tenha o selo kebrado ou tu comporas um processador se o selo da caixa estiver violado? :)
Phantasia 27-03-2006, 08:36 Essa da lei dos 15 dias aplica-se quando o cliente não tem conhecimento sobre todas as caracteristicas do produto (incluíndo problemas).
Se tiverem dúvidas contactem o instituto do consumidor.
Eu pessoalmente não me meto a gastar dinheiro em TFTs para depois poder vir a ter este tipo de problemas.
TIMETODOIT 12-07-2006, 01:28 Google Decreto lei 67/2003 penso que é este... ou seja... se nao tá nos conformes até 15 dias ou lá o k é tens o direito de pedir o reembolso!
Cardinal_pt 13-07-2006, 00:40 meus amigos, tanta coisa e tanta besteira sinceramente e desde já n sejam comidos por lorpas.
como já foi dito, se o produto foi comprado e tem defeito, vocês tem um prazo para pedir reembolso, seja este de 15 ou 30, normalmente o problema como é neste caso, surge na primeira semana.
Depois segunda questão, tenho o monitor a 2 anos e tem dead pixels. Isto já é questão da garantia fornecida pela empresa que fabrica o produto. Neste caso, mais vale lerem o papelzinho da garantia que lá explicam tudo. E raro excepções (já referidas) tdas as empresas tem uma politica em relação aos dead pixels.
Só aceitam a devolução se existirem determinados dead pixels (que podem estar totalmente mortos ou n).
Se vcs foram a uma loja passados 15dias com um monitor, um pc, uma maquina de lavar, tal como foi dito, e este apresentar um defeito o qual não é normal para com os produtos iguais ou do genero, o cliente tem o direito da devolução.
só pra quem tem dúvidas, já troquei de portátil porque os graves faziam uma certa vibração, na loja abriram mais 3 portáteis iguais (para quem dizia de garantias... bof... caixa aberta? mete mais fitacola) e os 3 tinham problema semelhante e comprei outro de outra marca.
Dúvidas? :b
Se encomendas na net e pagas pela net, para que vais levantar a loja?
as compras a distancia é quando compras, chega-te a casa e por exemplo chega-te as
cartas das financas e nao tens dinheiro ou por algo e queres devolver...
Se compras na loja, estás a ver o producto antes de comprar, ao comprar e ao pagar.
@master
mas em qualquer linha?
Já fiz compras pela Net, paguei pela Net e levantei o equipamento na loja. Por acaso o disco de portátil que comprei fazia barulho demais para o meu gosto. Fui novamente à loja, dentro do período de reflexão (15 dias), e não tive problemas em reaver dinheiro!
NeoToPower 13-07-2006, 07:52 escusado será dizer que os 15 dias de reflexão apenas se referem a compras efectuadas á distancia por meio de catalogo.
Têm é sm 30 dias iniciaís pra trocarem o produto e/ou resolverem o contrato de venda caso o produto apresente defeitos ;)
Google Decreto lei 67/2003 penso que é este... ou seja... se nao tá nos conformes até 15 dias ou lá o k é tens o direito de pedir o reembolso!
Só para rectificar que, penso eu, o decreto-lei não é esse mas sim o D.L. 143/2001 de 26 de abril, e o artigo em questão é o 6º
(Nada melhor para dizer numa loja: "Olhe lá, segundo o artigo 6º do D.L. 143/2001 eu tenho direito....blabla) :004:
Alguns disparates e tal, mas parece que ainda há pessoas sensatas e que gostam de se informar.
Mais uma coisa, para aqueles que falam em "defeito isto e aquilo", quando é a própria marca a dizer que até X pixeis "queimados" não é defeito, quem são vocês ou a loja para dizer o contrário? Só compra quem quer e ao comprarem aceitam as condições.
Outra coisa, há marcas que nas próprias caixas dizem que o produto é para ser aberto APENAS e SÓ pelo cliente final, para se quando o cliente final a for buscar estiver aberta, não comprar.
Eu pelo menos nunca compraría um LCD com a caixa aberta. Preferia apostar na sorte que naquilo que os outros viram e não quiseram. E não, as lojas não perdem clientes por não fazerem todas as vontades a determinados clientes, perdem sim clientes chatos e problemáticos que não interessam a ninguém. Os "bons" clientes são aqueles que não abusam dos seus direitos, mas sim fazem valê-los na altura correcta. ;)
Pois.
Por acaso tive situações relativamente a TFT que sempre que me encomendam 1, fico de perna atrás.
Tive um caso de um TFT que veio com 6 pixeis mortos. Foi para o fabricante para ser trocado.
Depois tive uma encomenda de 13 TFT... como era um cliente importante, fui testa-los a todos, e só 1 é que tinha 1 pixel morto.
Como era só 1, o fabricante não trocava, o cliente aceitou-o sem problemas.
Tem que haver bom senso de ambas as partes, porque as lojas não têm a culpa dos equipamentos virem estragados, mas o cliente também não tem culpa disso.
Phantasia 13-07-2006, 16:31 Pois.
Por acaso tive situações relativamente a TFT que sempre que me encomendam 1, fico de perna atrás.
Tive um caso de um TFT que veio com 6 pixeis mortos. Foi para o fabricante para ser trocado.
Depois tive uma encomenda de 13 TFT... como era um cliente importante, fui testa-los a todos, e só 1 é que tinha 1 pixel morto.
Como era só 1, o fabricante não trocava, o cliente aceitou-o sem problemas.
Tem que haver bom senso de ambas as partes, porque as lojas não têm a culpa dos equipamentos virem estragados, mas o cliente também não tem culpa disso.
Há muitas pessoas sequer que nem sabem que cada marca tem a sua política relativamente a pixeis mortos e no final pensam que tem defeito é só trocar...
O que eu PENSO que acontece muita vez é que o pessoal compra e ao comprar está a aceitar as condições de garantia da marca sem sequer saber quais são...
vitor_rocha 15-07-2006, 09:59 Na zona do Porto conheço varias lojas que permitem ver o produto em funcionamento antes da compra. Na compra de um portatil Asus experimentei-o sem problemas antes de efectuar a compra.
Tambem me indicaram que se o comprasse sem experimentar e notasse um dead pixel em casa não seria possivel a devolução por esse motivo. No entanto as razões para a devolução podem ser muitas...o não gostar do som é muito valida...usem o periodo de reflexão.
vbmaster 15-07-2006, 12:06 Eu cá tenho já há uns dois anos um Samsung SyncMaster 151n, um "reles" TFT de 15", e nunca vi aqui nenhum dead pixel...
Até gosto bastante da Samsung...
P.S.: querem ver que agora falo, e aparece já um no monitor?... :x2:
Comprei o ano passado um Acer 20" TFT no Jumbo e cheguei a casa tinha 2 dead pixeis!
No dia seguinte peguei nele fui la com o talaozinho e o mono perfeito dentro da caixinha e disse que não gostei da qualidade dele, ia comprar um melhor! Ficaram com o monitor deram-me o dinheiro para tras fui la dentro trouxe outro e este ja estava perfeito!!!
Para que dizer que a razão da devolução sao dead pixeis? Ja se sabe que eles vem logo com a treta do fabricante!
A semana passada comprei tambem uns phones bluetooth na fnac e a qualidade daquilo era mesmo horrivel em musica ( fim para o qual os tinha comprado ) fui la a secção de devoluções e ninguem me colocou nenhum entrave, simples e pratico. De notar que estes phones vinham numa caixa de plastico daquelas dificeis de abrir que ate tive de abrir a toda volta com 1 faca!
Quando fui comprar tambem o meu portatil Samsung R65 no Media Markt o senhor nao pos o minimo problema em abrir la o portatil e testar a ver se eu gostava mas depois disse-me que se não gostasse so tinha de passar la dentro de 15 dias e devolver tudo direitinho na caixa que o dinheiro voltava pra minha conta!
Não á nada que enganar, as politicas existem, nós somos avisados e depois temos os nossos direitos!
Phantasia 16-07-2006, 05:43 Comprei o ano passado um Acer 20" TFT no Jumbo e cheguei a casa tinha 2 dead pixeis!
No dia seguinte peguei nele fui la com o talaozinho e o mono perfeito dentro da caixinha e disse que não gostei da qualidade dele, ia comprar um melhor! Ficaram com o monitor deram-me o dinheiro para tras fui la dentro trouxe outro e este ja estava perfeito!!!
Para que dizer que a razão da devolução sao dead pixeis? Ja se sabe que eles vem logo com a treta do fabricante!
A semana passada comprei tambem uns phones bluetooth na fnac e a qualidade daquilo era mesmo horrivel em musica ( fim para o qual os tinha comprado ) fui la a secção de devoluções e ninguem me colocou nenhum entrave, simples e pratico. De notar que estes phones vinham numa caixa de plastico daquelas dificeis de abrir que ate tive de abrir a toda volta com 1 faca!
Quando fui comprar tambem o meu portatil Samsung R65 no Media Markt o senhor nao pos o minimo problema em abrir la o portatil e testar a ver se eu gostava mas depois disse-me que se não gostasse so tinha de passar la dentro de 15 dias e devolver tudo direitinho na caixa que o dinheiro voltava pra minha conta!
Não á nada que enganar, as politicas existem, nós somos avisados e depois temos os nossos direitos!
O problema é que isso por lei só existe para compras á distância. Para compras directas na loja, isso não existe na lei, apenas no caso de aparecerem defeitos, no caso dos TFT tu ao comprares o material estás a concordar com a licença da garantia, mesmo sem leres (é a mesma coisa que aderires a um isp e não leres as condições do serviço). As grandes superficies é que geralmente efectuam essas trocas no prazo de 15 dias é um "extra" (se é que se lhe pode chamar assim), que dá uma segurança adicional ao cliente/potencial cliente.
Exactamente por isso é que esse tipo de material prefiro ir comprar as grandes superficies!
_kossak_ 16-07-2006, 15:48 Um amigo meu comprou uma máquina de filmar no carrefour para filmar os primeiros passos da filhota. Depois de ter filmado o que queria, devolveu a máquina (no prazo de 15 dias) dizendo que não tinha ficado satisfeito com a qualidade de imagem ou as funcionalidades. Deram-lhe o dinheiro de volta sem perguntar mais nada.
A compra foi feita no local e não pela net, portanto acho que a cena dos 15 dias é em qq situação, a não ser que o carrefour tenha uma política própria.
É tao simples quanto isso! Claro que isto so se aplica em grandes superficies que tem esta politica. Em lojas comuns o mesmo não acontece a não ser nesse caso das compras a distancia mas neste caso é a propria lei que assim obriga.
Um amigo meu comprou uma máquina de filmar no carrefour para filmar os primeiros passos da filhota. Depois de ter filmado o que queria, devolveu a máquina (no prazo de 15 dias) dizendo que não tinha ficado satisfeito com a qualidade de imagem ou as funcionalidades. Deram-lhe o dinheiro de volta sem perguntar mais nada.
A compra foi feita no local e não pela net, portanto acho que a cena dos 15 dias é em qq situação, a não ser que o carrefour tenha uma política própria.
o carrefour tem uma política própria.
É chato tu teres um problema no material e as lojas/marcas dificultarem a troca do mesmo nesses 15/30 dias...
Mas é igualmente de censurar comportamentos como o desde caso da máquina para filmar os passos da filha e de seguida ir devolver...
É por abusos de direitos deste tipo q depois outros ficam a arder, qd têm toda a razão do seu lado...
Eu troquei uma HP R707 ao fim de 3 dias q comprei na pixmania, por e simplesmente deixou de funcionar...enviei para eles, ao fim de uma semana tinha outra nova nas mãos e ainda me pagaram as despesas q tive com os portes de correio...
Na loja da terra ondem comprei a Xbox, um dos comandos n funcionava um botão, fui lá com o comando na semana a seguir e derão-me um comando novinho na embalagem...
Mas é por essas e por outras, q cada vez + compro em grandes superficies, pois eles acabam por dar + "garantias" q as lojas +pequenas...
Cada um sabe de si, mas há q haver equilibrio e bom senso...
kd se vai comprar deve ser xperimentar na loja e so trazes o monitor se estiver em boas condicoes!
tive um caso desses com o meu portatil e trocaram me o monitor 2 vezes!e uma das vezes ate era um subpixel!
DustRider 15-08-2006, 00:11 Agora reparei nesta thread no search, comprei ah pouco tempo um TFT Samsung na Vobis do AlgarveShopping (Guia), e reparei que tem 1 dead pixel, o tecnico disse que se tivesse dead pixels a loja trocava, mas esqueci-me de perguntar se tinha algum X de limite, alguem me pode informar?
NetEnforcer 15-08-2006, 00:35 Depende da localização dele (divide o ecran como se tivesses a jogar o galo e se o pixel estiver no meio é o mais "grave"), depende da cor dele (os brancos acho que são os piores) e depende da marca (cada marca tem a sua propria politica).
Já agora, eu queria comprar um tft, mas não sei como se vê se tem dead pixeis...qual é a melhor forma de testar um monitor para ver se tem esses dead pixeis??
NetEnforcer 20-08-2006, 22:05 No ambiente de trabalho, ocultas os icones e metes (nenhum) como fundo. Vais mudando as cores entre preto (para detectar pixeis brancos) e branco (pa ver se é preto)..depois experimentas amarelo, vermelho, verde...por ai fora. É 1 tecnica muito rudimentar..mas assim à 1ª vista funciona fixe
No ambiente de trabalho, ocultas os icones e metes (nenhum) como fundo. Vais mudando as cores entre preto (para detectar pixeis brancos) e branco (pa ver se é preto)..depois experimentas amarelo, vermelho, verde...por ai fora. É 1 tecnica muito rudimentar..mas assim à 1ª vista funciona fixe
Yep! e neste link (http://www.zdnet.nl/downloads.cfm?id=50901), fazendo o download do "programazinho" (dá uns 3 segundinhos de espera) (http://www.zdnet.nl/inter.cfm?id=50901&dlspot=http://download.minoc.com/zdnet/dlweek0545/DPT.exe&bestand=DPT.exe 163 KB) (que tenho:x2: ) :x2: pode testar isso...
|
|