View Full Version : Intel muda de "materia prima"
InterTwined 09-12-2005, 13:15 Parece q o futuro está no indium antimonide (InSb)
Intel claims it has discovered yet another material- to let chips run cooler and consume less energy.- The company today said that it has demonstrated- a low power transistor prototype that uses indium antimonide (InSb) to conduct electrical current.
http://www.tgdaily.com/2005/12/07/transistor_material_insb/
Daniel Maia 09-12-2005, 17:03 baise ver daki a uns ano os pcs a programar humanus.lllooooolll
abraço
baise ver daki a uns ano os pcs a programar humanus.lllooooolll
abraço
Para todos os efeitos os PC ainda são demasiado estupidos para serem comparados a seres humanos.
No fundo não passam e calculadoras super rapidas.
Ainda falta muita evolução para poderem rivalizar com humanos.
Para todos os efeitos os PC ainda são demasiado estupidos para serem comparados a seres humanos.
No fundo não passam e calculadoras super rapidas.
Ainda falta muita evolução para poderem rivalizar com humanos.
Esperemos e que esse dia nunca chegue ;)
Tou a ver que o pessoal anda a ver mt iRobot... :cwm27:
A intel bem precisa duma coisa mais fresca... A ver se eles acertam com isso...
Se a memória não me falha esse "material" já existe há mais de 10 anos, quem sabe 20...
Além de já existirem dispositivos a venda...
Mas tudo bem!
Mas se calhar o preço desse material não compensa em relação ao silicio
destr0yer 09-12-2005, 18:29 Há bué tempo vejo candidatos ao trono do silício a aparecerem, mas este ainda é senhor...
Epah seja lá por onde for convinha que a Intel fizesse CPU's mais fresquinhos e menos gulosos de energia... Eu quero é mais concorrencia para os preços descerem...
destr0yer 09-12-2005, 18:41 Eu queria PC's com 90%+ de eficácia :P Hoje até os mosfet's tem que ter cooler :'(
Eu queria PC's com 90%+ de eficácia :P Hoje até os mosfet's tem que ter cooler :'(
Hey eu acho giros os meus coolers dos mosfets da DFI ! (Se bem que tão sempre frios)
Eu queria PC's com 90%+ de eficácia :P Hoje até os mosfet's tem que ter cooler :'(
O problema não é o MOSFET, mas sim os milhões que eles metem para lá, não há milagres e a dissipação de calor não é linear.
A questão é exactamente a que o kanguru apontou, "descobriram" o material como já se descubriu muitos (aliás, semicondutores é o que não falta...), agoar resta saber se é rentável e sinceramente, duvido muito.
Quanto a aumentar a eficácia, sempre podem esperar pelos supercondutores, acabava-se com os problemas de dissipação em muitos elementos. :D
Mas o segredo está na optica, na optica meus amigos. ;)
destr0yer 09-12-2005, 18:56 Se utilizassem cenas como deve ser... Os da DFI NF4 com dual cores e cpu's potentes aquecem que se fartam :mad:
Bah falta-te uma tornado em cima do cpu, vais ver se os mosfets ali á volta não tão fresquinhos... Os meus tão, com o 3000+@3000Mhz...
Sumerset 09-12-2005, 21:51 Realmente este material já existe à muito tempo no entanto a Intel utilizou-o no fabrico de transistores e conseguiu melhorar a eficacia dos mesmos sem grande esforço...
A razão para o silicio ser a opção no fabrico dos transistores é porque é muito simples de encontrar no meio ambiente e de o refinar.
Koncaman 09-12-2005, 22:08 pois, realmente é o que ja foi dito... materiais eles existem...
agora, enquanto a intel (intel, ou quem quer que seja. disse intel, porque é o que estava noticiado) não os passar a utilizar em algum modelo de CPU's, ou outro integrado, isto não é nada de extraordinario.
não creio que substituir o silicio seja economicamente viavel. mas a nivel de frequencias de funcionamento, se calhar podemos ganhar alguma coisa.
ainda ha uns tempos se falava em nanotubos de carbono, como o proximo passo a dar, e hoje nada feito.
entre estas duas evoluções, venham os nanotubos de carbono!
o silicio ja não nos da muito mais que o que esta a dar actualmente. o facto de ter aparecido o dual core, e outras soluções identicas, que consistem em processamento distribuido, ja é uma consequencia destas limitações.
as opções é continuar com o silicio nos limites actuais que ja começa a ser bastante barato() e continuar a apostar na descentralização do processamento, ou apostar em novos materiais e centralizar o processamento. a 1ª solução parece-me economicamente mais apetecivel às empresas.
vamos ver como estamos em 2010...
blastarr 09-12-2005, 22:22 O Silício aínda tem muito para dar.
Se a Intel não sabe fazer CPU's com SOI, Strained-SOI, SiGe (Silicon-Germanium Layers), Low-K, etc, não quer dizer que mais ninguém saiba (http://www.theregister.co.uk/2005/12/07/amd_ibm_stressed_silicon/)... :D
Koncaman 09-12-2005, 22:41 blastarr, tem relativamente muito, mas absolutamente pouco, lol
quero com isto dizer, que nos proximos 10 anos, será bastante dificil, com silicio, assistir a um aumento de desempenho, das mesmas dimensões (a frequencia aumentou 100 vezes!!) a que assistimos nos ultimos 10.
se calhar é um risco estar a dizer isto, mas é no que eu acredito.
atenção que soluções tipo dual core não valem :) ... por esse caminho as aplicações do silicio ainda são vastissimas.
e ainda vai sendo possivel melhorar o processo de fabrico, aumentando assim a eficiencia energetica dos transistores... neste momento cada transistor ja tem um numeo abaixo dos 50 atomos, salvo o erro 30 (to a dizer isto de cabeça, se calhar até estou a dizer um grande disparate... mas acho que não)... começa a ser cada vez mais dificil continuar a baixar o processo de fabrico.
O Silício aínda tem muito para dar.
Se a Intel não sabe fazer CPU's com SOI, Strained-SOI, SiGe (Silicon-Germanium Layers), Low-K, etc, não quer dizer que mais ninguém saiba (http://www.theregister.co.uk/2005/12/07/amd_ibm_stressed_silicon/)... :D
Até porque silício encontra-se ao pontapés em todo o lado...
Já os Indios e germanios não é bem assim...
Koncaman 09-12-2005, 22:47 o silicio é dos materiais que existe em mais abundancia no nosso planeta.
claro que ha qualidades e qualidades, mas não é pela falta dele.
ja agora, para quem gosta de quimica:
Configurações electronicas (massa atomica relativa) (nº de oxidação comum) (electronegatividade)
Indium 49: [Kr] 4S^10 5s^2 5P (114.82) (3+) (1.7)
Germanium 32 : [Ar] 3d^10 4s^2 4p^2 (72.61) (4+) (1.6)
Silicon 14 : [Ne] 3s^2 3p^2 (28.0855) (4+) (1.8)
o indium é um atomo substancialmente "maior" que o silicio.
Kocaman: em semicondutores o que menos interessa é a química (tem a importância q tem mas nada de transcendente)... Os conceitos de física são muito mais importantes...
Koncaman 09-12-2005, 23:50 pah... o transistor deve a sua existencia à quimica quantica :P
Pah: chama-lhe o q quiseres.
Uma coisa é certa se quiseres fazer um dispositivo semiconductor precisas de saber física a sério. Bastando uma bases muito elementares de química.
Por acaso eu devo ser dos poucos deste fóruns ( haverá muitos poucos mais) que fez um mosfet com as camadinhas todas numa câmara limpa...
E não me lembro de me ter preocupado muito com grandes equações químicas. Era sempre tudo bastante simples. Já os fenómenos de difusão eram bem mais complicados para não falar nas propriedades eléctricas...
Mas a partir daí podemos tb pensar que no fundo a química é apenas um ramo da física...
pah... o transistor deve a sua existencia à quimica quantica :P
Aí é que entra a luta entre o que é o quê. Quimíca Quântica? Ou será Fisíca Quantica? :) Eu dei como fisíca quantica, ou melhor... mecânica quantica. A mim parece-me que o dominio da Quimica começa e acaba no estudo das reações quimicas! :p Claro que é um vasto campo, estou só a descrever o mesmo num sentido mais lato. Se calhar algum Engenheiro Quimico ou estudante da mesma nos pudesse elucidar.
De qualquer forma o transistor deve o seu surgimento aos laboratórios Bell e com isso os Engenheiros responsáveis pela sua "descoberta", porque afinal andavam à procura de outra coisa (penso que de um FET) ganharam o Nobel da FÍSICA! :D
Agora tenho eu de pedir desculpa porque isto foi um BOCADO offtopic.
Koncaman 10-12-2005, 00:14 Greven, tu, eu, e qualquer gajo de LEEC esta-se mais é a cagar para a quimica :D , mas pronto, eu chamo-lhe quimica quantica...
pah... é blhah quantica :-D
Leeman, o que é que chmas um dispositivo semi-condutor? é pegar numas peças pre-fabricadas, ou é fazer de raiz?
podes ir por varios, eu pessoalmente gosto da forma experimentalista :) ... outros gostam de fazer contas até à ultima instancia.
mas isto vai do que cada um chama a cada coisa... eu acho que analise de circuitos algo diferente de fisica, apesar de ser fisica. mas isto é pessoal, e altamente discutivel...
Kocaman: fazer um dispositivo é pegar numa wafer de sílicio dopado e fazer as camadas todas restantes em cima em fornos de oxidação e difusão. Da mesma forma que a intel faz os seus chips mas a uma escala menor e numa câmara limpa mais fraquita...
Mas Leeman, aí é que está, para chegares ao Silicio dopado... tens de saber um bocado de quimica. :p Ou fisica, materiais... WHATEVER! :D
Claro que quem faz MOSFET's ou outros dispositivos baseados em semicondutores já tem a bolacha toda bonitinha e limpinha para "estragar". :D
Mas Leeman, aí é que está, para chegares ao Silicio dopado... tens de saber um bocado de quimica. :p Ou fisica, materiais... WHATEVER! :D
Claro que quem faz MOSFET's ou outros dispositivos baseados em semicondutores já tem a bolacha toda bonitinha e limpinha para "estragar". :D
Sim mas regra geral todas as empresas como a intel compram já as wafers e trabalham em cima.
O sílico está para durar porque além das bolachas serem mais baratas, todos os processo que vêm a seguir já estão todos bem definidos e estudados.
Qualquer substrato novo envolve uma redefenição de todo o processo...
Não é chegar ali e dizer "a partir de hoje mudamos de substrato e tá a andar..."
|
|