View Full Version : Compra dum portatil Mac (USA)

bafitor
07-12-2005, 16:57
Olá a todos.

Tenho um familiar nos USA, e estou a pensar comprar um portatil Apple.

O preço é muito mais barato.

Porém o teclado não tem as teclas portuguesas.

Por software, é possivel por o teclado com a disposiçao portuguesa?

--

Já agora, o carregador da Bateria é diferente, certo? (110v?)

Terei que comprar outro? quanto custará e onde posso encontrar?

timber
07-12-2005, 17:09
É. Aliás o "teclado" tem a disposição portuguesa mesmo por esse método: por software. Tens de dizer ao SO qual o teclado que tens.
Agora tipicamente o teclado real corresponde à disposição indicada ao SO... No teu caso terias que decorar as teclas, meter uns autocolantes ou mesmo trocar o teclado junto da Apple.
Também podes usar o teclado US e decorar 2 ou 3 atalhos de teclas para fazes os ÇÇÇÇÇ ou os ÃÃÃ e isso

Morpheus
07-12-2005, 17:12
A compaq e a toshiba fornecem uns "otolicantes" para meter nas teclas ... o mac (penso eu de que) tb deva fornecer

Fuadass
07-12-2005, 17:33
tipo pelo que percebi usa = azerty mas de certeza que deve ser possivel o teu familiar arranjar um mac qwerty nao acredito que nao tenham o teclado europeu :) da mesma forma que e possivel comprar na europa azerty secalhar ele pode encomendar com teclado que queres e continuar a ser mais barato ;)

timber
07-12-2005, 17:35
AZERTY é teclado francês
Os teclados de língua inglesa (tal como os nossos) são todos QWERTY

bafitor
07-12-2005, 17:43
e quanto ao carregador?

é que a compra do portatil em questão compensa mesmo, visto o meu familiar andar lá num Univ, ou seja, o desconto é mesmo brutal.

---

e quanto aos "autocolantes", nao arranjam mais info?

timber
07-12-2005, 17:48
A maioria dos adaptadores AC/DC actuais são universais e os da Apple pelo site deles não são excepção (100 a 240 V e 50 a 60 Hz) portanto só precisas duma ficha mecânica para converter a tomada US para a UE. Podes comprar um adaptador rasca ou se for um adaptador modelar podes trocar a ficha completa. De qq maneira é fácil

bsod
07-12-2005, 20:03
exacto. estás a pensar em arranjar o portátil com AirPort? é que assim desaconselhava (os canais 802.1x são diferentes nos EUA... acho que está programado para aceder aos canais 1 a 12, e aqui na Europa vai-se até ao 13... muitos usam o canal 13, parece... :P)

já agora, parece que é possível trocar o teclado... pelo menos em certas versões do iBook creio que se podia :P

cumps

Encarnado
07-12-2005, 20:22
O carregador poderá ser apenas de 110V já que os modelos vendidos nos USA não são destinados a exportação.
Há ainda o problema do AirPort.
O teclado decora-se facilmente, mas também se pode comprar um cá e substituir facilmente.

blueangelman
08-12-2005, 21:34
penso que o principal problema mesmo será o airport...na rede doméstica nao deves ter problemas porque escolhes o canal..eu por norma uso o 11..agora em redes da universidade,aeroportos etc nao sei...em ultmo caso esse PB deve trazer pcmcia..é so comprares uma "nossa" e pronto..sendo que a diferença de preços é assim tao brutal como dizes compensa de certeza.:D

carregador tambem nao tem problema..compras um aqui em PT se esse nao der..fica á volta dos 80€..é so fazeres contas.

keidgeibef
08-12-2005, 22:15
Para um membro deste fórum, não me parece que perceba muito do assunto...

Basta ir ao site para verificar que o carregador é utilizável em correntes de 100V a 240V. Como nós por cá utilizamos os 220V, faça as contas...

Encarnado
08-12-2005, 22:41
Nem na pagina da Apple, nem da Apple Store está especificado a voltagem do "AC Adaptor".

keidgeibef
08-12-2005, 23:21
http://www.apple.com/ibook/specs.html

Electrical and environmental

Meets ENERGY STAR requirements
Line voltage: 100V to 240V AC
Frequency: 50 to 60 Hz
Operating temperature: 50° to 95° F (10° to 35° C)
Storage temperature: -13° to 113° F (-25° to 45° C)
Relative humidity: 20% to 80% noncondensing
Maximum operating altitude: 10,000 feet
Maximum storage altitude: 15,000 feetMais um espertinho...?

Encarnado
09-12-2005, 00:24
LOL
Pois isso está na pagina do iBook. Na do PowerBook não tem... :lol:

keidgeibef
09-12-2005, 08:21
Não vi escrito em lado nenhum que a pessoa que iniciou o thread quisesse um powerbook e não um ibook.....

bafitor
09-12-2005, 12:59
sim tens razao,

mas o portatil em questão é mesmo um powerbook!

:)

Encarnado
09-12-2005, 14:04
Sim realmente só está "compra de Portatil Apple".
Mas parece que acertei :P no PowerBook :D

kidloco
09-12-2005, 14:42
Os transformadores da Apple costumam ser universais...

keidgeibef
09-12-2005, 15:14
Está tudo resolvido: seja iBook ou PB, os adaptadores de corrente funcionam em Portugal, e quanto ao Airport, não te preocupes com isso: apenas uns 5 a 10 em 100 casos é que te terias de deparar com um canal 13 num espaço público.

bafitor
09-12-2005, 18:59
obrigado a todos!
a minha mana foi agora comprar o portatil. (Powerbook G4 1.5 ghz 12.1")
vamos lá ver se vale a pena! :)

quanto ao carregador, realmente é universal.

quanto ao airport, cá em casa uso o canal 11, e lá na universidade também é o canal 11, informei-me hoje.

quanto ao teclado, telefonei para a macservice, e por volta de 70€ eles mudam-me o teclado. vou primeiro testar, se nao me habituar, muda-se! :P

---

daki a 1 semana e meia digo algo sobre a maquina!

fikem bem

blueangelman
09-12-2005, 20:50
Para um membro deste fórum, não me parece que perceba muito do assunto...

Basta ir ao site para verificar que o carregador é utilizável em correntes de 100V a 240V. Como nós por cá utilizamos os 220V, faça as contas...

e quando responder a alguem faça um quote..pra se saber a quem se dirige..:rolleyes: fica mais fácil..:)

Encarnado
09-12-2005, 21:52
Espero que a tua irmã traga o PB e não o envie pelo correio senão arriscaste a pagar IVA+taxas alfandegarias.

seth
09-12-2005, 22:20
Olá a todos.

Tenho um familiar nos USA, e estou a pensar comprar um portatil Apple.

O preço é muito mais barato.

Porém o teclado não tem as teclas portuguesas.

Por software, é possivel por o teclado com a disposiçao portuguesa?

--

Já agora, o carregador da Bateria é diferente, certo? (110v?)

Terei que comprar outro? quanto custará e onde posso encontrar?

Eu comprei um powerbook 15'' na loja Apple oficial no soho, new york. Com o portatil comprei também a extensão de garantia.

Em primeiro lugar, tal como tu pensas fazer, fiz isto porque poupei 30% do valor face ao que iria gastar cá em portugal!...

Quanto às tensões: não tens nada com que te preocupar. A tensão que o teu mac vai receber vem do transformador. Os transformadores são universais, isto é, aceitão os 110V/60Hz americanos e os 230V/50Hz portugueses. A única questão é adaptar os 2 pinos para ligação às tomadas portuguesas, mas isso compras por 50cents em qq loja de electronica ou até mesmo nos chineses.

Quanto às garantias, a garantia apple é Internacional.

O teclado vem americano, claro, mas podes ir a uma loja da apple aqui em portugal e trocar para portugues. De qualquer forma, o macosx (como qq Sistema operativo) permite-te escolher a lingua e o teclado à vontade (incluindo o portugues), que foi o que eu fiz.

Algumas coisas a teres em conta:

quando o portatil vier para portugal, não o metas no avião com a caixa. É bom que venha com alguém para dar o aspecto de ser usado. Os americanos andam meios malucos e podem-te dar problemas se meteres aquilo assim tudo novo e embaladinho. (eu comprei uma mala lá na loja da apple e trouxe-o lá dentro, como se já fosse usado).

Vais ter que dar uma morada americana (eu dei a do hotel onde estava). No entanto, os registos online meti os meus dados portugueses.

Não te esqueças, que os americanos para além do VAT têm também um city tax que não é assim tão despresavel. em NY acho que era 5%, já n me lembro bem.

boa sorte! ;)

keidgeibef
09-12-2005, 23:25
As taxas de NY são 8.5%, e não 5...

seth
09-12-2005, 23:34
As taxas de NY são 8.5%, e não 5...

isso. eu comprei em março, já nao me lembrava ao certo

bafitor
10-12-2005, 00:45
Eu comprei um powerbook 15'' na loja Apple oficial no soho, new york. Com o portatil comprei também a extensão de garantia.

Em primeiro lugar, tal como tu pensas fazer, fiz isto porque poupei 30% do valor face ao que iria gastar cá em portugal!...

Quanto às tensões: não tens nada com que te preocupar. A tensão que o teu mac vai receber vem do transformador. Os transformadores são universais, isto é, aceitão os 110V/60Hz americanos e os 230V/50Hz portugueses. A única questão é adaptar os 2 pinos para ligação às tomadas portuguesas, mas isso compras por 50cents em qq loja de electronica ou até mesmo nos chineses.

Quanto às garantias, a garantia apple é Internacional.

O teclado vem americano, claro, mas podes ir a uma loja da apple aqui em portugal e trocar para portugues. De qualquer forma, o macosx (como qq Sistema operativo) permite-te escolher a lingua e o teclado à vontade (incluindo o portugues), que foi o que eu fiz.

Algumas coisas a teres em conta:

quando o portatil vier para portugal, não o metas no avião com a caixa. É bom que venha com alguém para dar o aspecto de ser usado. Os americanos andam meios malucos e podem-te dar problemas se meteres aquilo assim tudo novo e embaladinho. (eu comprei uma mala lá na loja da apple e trouxe-o lá dentro, como se já fosse usado).

Vais ter que dar uma morada americana (eu dei a do hotel onde estava). No entanto, os registos online meti os meus dados portugueses.

Não te esqueças, que os americanos para além do VAT têm também um city tax que não é assim tão despresavel. em NY acho que era 5%, já n me lembro bem.

boa sorte! ;)

segundo o mail k recebi agr, a minha irma ja o tirou da caixa, etc, e comprou uma mochila por causa da alfandega.

ela vem cá passar o natal, logo! :D

tambem ja comprou o adaptador dos pinos.

mais uma vez obrigado a todos!

kidloco
10-12-2005, 18:48
Não é preciso nenhum adaptador para o transformador...por alguma razão os transformadores vêm separados em 2 partes (*). É só ir a uma loja Apple e comprar o cabo que liga ao transformador...é bem mais seguro/estético.

(*) o transformador é constituido pelo transformador em si, e por um cabo que o liga à corrente. Esse cabo pode ser substituido por um europeu/americano/whatever.

http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2003/0219/pbg4_24.jpg

É só encaixares uma ponta europeia (da Apple claro) ali naquele encaixe.

É nos pequenos detalhes que a Apple mostra que está à frente de todos os outros...

[N]
10-12-2005, 18:50
Não te fica mais barato comprares c´á e depois meteres no IRS? :x2:

timber
10-12-2005, 18:50
kidloco ...
tipo praticamente todos os adaptadores AC/DC de portátil são assim
o do meu hp é assim, o da PSP é assim, até os de alguns telemóveis são assim
modelares. até lhes sai mais simples a fabricar
A Apple tem muita coisa porreira mas pronto :confused:

keidgeibef
10-12-2005, 18:52
?!

Sim, e de certeza que todas as pessoas estão dispostas a dar $40 por um conjunto de adapatadores chamado World Travel Kit, quando só iria precisar de um, ao invés de gastar $2 num adaptador de corrente normal...Aliás, jusfitica-se só pelo "estilo"...Por favor.........

kidloco
10-12-2005, 18:55
kidloco ...
tipo praticamente todos os adaptadores AC/DC de portátil são assim
o do meu hp é assim, o da PSP é assim, até os de alguns telemóveis são assim
modelares. até lhes sai mais simples a fabricar
A Apple tem muita coisa porreira mas pronto :confused:

Depois de imitarem claro :p

keidgeibef ninguém disse pra comprar o conjunto...apenas um cabo.

timber
10-12-2005, 19:02
Por acaso em termos funcionais não reconheço grande mérito criativo à Apple em termos de hardware. A única coisa porreira que os portáteis tem é ter as portas todas muito arrumadinhas em fila. De resto são iguais aos outros. São é mais bonitos. E falta-lhes botões junto ao trackpad :P

keidgeibef
10-12-2005, 19:13
kidloco

mas que cabo, afinal...? Alguém me explica...?

kidloco
10-12-2005, 19:13
Timber:

Tanta coisa...nem vamos por aí :)

Mas são os simples detalhes (que as outras marcas copiam) que tornam um mac um computador diferente. Tou agora a escrever do PB da minha mulher...ele está a carregar, logo fica com uma luzinha laranja na entrada (do PB)...quando ficar verde é porque está carregado :p faz falta ? secalhar não, visto termos um gráfico no finder..mas sabe-nos (a quem tem um Apple) bem estes pequenos "details".

timber
10-12-2005, 19:19
Engraçado, o meu hp (que é portátil velho e vulgar com quase 4 anos) tb fica laranja a carregar e verde quando está carregado.
Eu tou farto de usar hardware Apple e aliás em portáteis só usei prolongadamente o PB 17" que supostamente é o melhor de todos e continuo na minha. Esse tem uns pormenores muito catitas. O meu preferido continua a ser a iluminação do teclado.

kidloco
10-12-2005, 19:22
Por acaso tou aqui às escuras :)

blueangelman
10-12-2005, 20:25
Por acaso tou aqui às escuras :)

avariou a luz do PB?:D

esse exemplo da luz laranja nao foi mto bom..desde que me lembro todos os P4 têm...o apple tem a vantagem de esteticamente realmente ser mto nice..mas há poucos dias passei numa loja onde vi um Tsunami branquinho..nao é o mesmo nem de longe nem de perto..mas é porreiro.:x2:

Encarnado
11-12-2005, 12:33
Oh... já não são os "ovnis"... parece o meu adaptador do ipod...

A luzinha laranja/verde vem dos iBook originais (chamshell) por não terem as luzinhas na bateria a indicar a carga como os PowerBook têm/tinham. Nessa altura ainda não havia P4 e começava-se a falar do P3...

bafitor
24-12-2005, 00:42
desculpem nao ter actualizado isto...

mas ando babado com o PB. :P :P

é brutalmente lindo, rapido, e eficiente!

O OSX é de longe superior a qualquer outro SO que experimentei (windows, linux, etc).

quanto à alfandega, passou perfeitamente, o carregador comprei um adaptador simples (2€).

o teclado, realmente é diferente, mas até agora nao notei qualquer dificuldade.

mais uma vez, obrigado a todos!

deram uma grande ajuda! :)

MaLok0
24-12-2005, 01:32
Mas afinal, quanto custa comprar um teclado pt e por no powerbook?

bafitor
24-12-2005, 02:14
segundo a mac service

por volta de 70€

bsod
24-12-2005, 07:45
é melhor a historia dos autocolantes... :x2:

mas eu ate ja tenho uma vaga ideia de onde andam as teclas no tecl americano/internacional... é o ke da usar mtas distro linux esquisitas... :D

Encarnado
24-12-2005, 09:44
Saber? Epá as "teclas" estão no mesmo sitio que um teclado tuga.
Ao lado do L está o Ç que está ao lado do ~/^. é só te lembrares do layout do teclado tuga, que se usa um internacional mapeado em tuga na boa.