View Full Version : Nvidia G80: info e rumores

Páginas : [1] 2 3

blastarr
03-12-2005, 04:26
Será revelada a G71, aparentemente já em Janeiro/Fevereiro, pois a G80 (Shader Model 4.0) será apresentada na Computex de Taiwan, em meados de 2006.

A G71 deverá ser em 90nm e atingir velocidades de core na casa dos, get this, 750mhz...!!.
(quem gastou uma pipa de massa recentemente em X1800 XT e GTX 512, vai ficar pior que estragado, eu sei, mas que querem ? É o progresso...:( )

Aínda não se sabe se será fabricada com 32 pipes, mas como a 90nm o chip deve ser bem mais pequeno do que a 110nm e necessita de menos voltagem, é perfeitamente possível.

NVIDIA CFO Marv Burkett and VP Michael Hara at CSFB Annual Technology Conference 2005 revealed more about the GeForce 7 series where the 90nm G72 (GeForce 7200) and G73 (GeForce 7600) will be announced in Q1 next year. G72 will be 64-bit and support TurboCache technology. Marv Burkett revealed that GeForce 7200 and 7600 series will last between one to one and half year. G71 will be 90nm and is expected to be much higher clocked at 750MHz. As for G80, the development process has been smooth and is slated for mid 2006 release which i suppose during Computex 2006. Also G80 will support Shader Model 4.0.

http://www.vr-zone.com/?i=3005

God_Lx
03-12-2005, 04:34
Pedro Rocha FX-57 on Ricky's cascadde - 7800GTX 777-1950 | This is just a quick run...

In 3DMark01 ORB :)

blastarr
03-12-2005, 04:36
In 3DMark01 ORB :)

A ar e com 32 pipes, já podes imaginar uma G71 com cooling mais potente...;)

God_Lx
03-12-2005, 04:39
Epah sem duvida que se sair com as specs "semi-anunciadas" vai ser uma boa gráfica, como estas já são e é uma evolução que é natural... Mas acho que é bastante cedo para se falar sobre elas :) Venham é as 7600 para um gajo ver isso...

blastarr
03-12-2005, 04:47
Epah sem duvida que se sair com as specs "semi-anunciadas" vai ser uma boa gráfica, como estas já são e é uma evolução que é natural... Mas acho que é bastante cedo para se falar sobre elas :) Venham é as 7600 para um gajo ver isso...

Por acaso também estou mais interessado neste momento nas 7600.
É um modelo muito importante, pois tem a responsabilidade de suceder à 6600/6600 GT, um produto muito popular e performante para o preço (até à 6800GS).

Eu há uns meses falei em 12 pipes e clock's elevados para este chip, mas agora já não tenho tanta certeza...

Pode dar-se o caso de a Nvidia querer meter 16 pipes em vez de 12, pois a 7800GS foi relegada apenas para o mercado OEM, ao passo que a 6800GS é um produto só para o Natal.

Deixando estes dois fora do caminho, a 7600 GT, regular, LE, etc, poderia tomar essa faixa de mercado vs performance muito mais facilmente sem correr o risco de overlapping (concorrência de outros chips da própria empresa, o que nunca é bom).

Eu aposto em:

12 a 16 pixel pipes, altas velocidades de relógio (600 a 800mhz, graças aos 90nm) memórias a ~1200mhz/1400mhz e bus de 128bit, como é evidente.

É esperar para ver.

God_Lx
03-12-2005, 04:49
Isso na faixa dos 200€ era uma excelente aposta, e eu tou 'a espera de comprar gráfica... Mas vamos a ver... Também não tou disposto a tar uns meses sem pc só para comprar uma gráfica...

Passarinhuu
03-12-2005, 08:40
A G71 deverá ser em 90nm e atingir velocidades de core na casa dos, get this, 750mhz...!!.
(quem gastou uma pipa de massa recentemente em X1800 XT e GTX 512, vai ficar pior que estragado, eu sei, mas que querem ? É o progresso...:( )
hum... acho k nao. se bem k essas graficas pertencem a um segmento de mercado um pouco virado para entusiastas, acho k kem comprou a gráfica por necessidade nem tem k pensar nisso. hoje em dia, compramos qq cena high-end e dois dias depois tamos todos lixados pq saiu outra cena qq toda xpto e com caracteristicas abxdsdsa que ate gostavamos que estivessem no nosso produto mas q nao estao visto q o compramos ha dois dias....... enfim :005:(falo por experiencia própria ;))

Zouk
03-12-2005, 10:11
Cada vez saiem mais rápido, cada vez são mais rápidas e cada vez são mais caras.
Enfim...let's do this!

kingdom
03-12-2005, 11:47
Cada vez saiem mais rápido, cada vez são mais rápidas e cada vez são mais caras.
Enfim...let's do this!

É bem verdade. Ainda ontem na escola discutia esse assunto com um colega meu e a minha previsão foi que em Abril ou Maio de 2006 já existisse uma série 8 da Nvidia. Parece que falhei por pouco....:cool:

DJ_PAPA
03-12-2005, 15:38
É bem verdade. Ainda ontem na escola discutia esse assunto com um colega meu e a minha previsão foi que em Abril ou Maio de 2006 já existisse uma série 8 da Nvidia. Parece que falhei por pouco....:cool:
So depois do Lançamento do windows Vista.
La para finais de 2006. Até la irao aparecer a G71 e o R580.
E nem tou preocupado com a performance da R580, pq de certeza que vai ser fenomenal. So espero é que o Ring-bus que levou a atrasos na R520 nao tenha afectado a R580 que possuiu o mesmo ring-bus. Ja sairam samples em Taiwan, mas ninguem sabe quais foram os resultados.

Atrasos tipo 7xxx-X1k nao beneficiam nada o consumidor. (vejam as quantidades de placas novas e quedas de preços que a Nvidia ja fez, depois da saida da nova serie da ATI. Antes disso, nao mexeu uma palha.). Pelo menos na nova geraçao iguais timings de lançamento. Performance logo se vê, mas xeira-me que a G71 e o R580 vao arrasar com as XT tuning edition de agora.....

Rudzer
03-12-2005, 16:01
O pessoal quer é mais concorrencia no mercado mainstream 150€-200€ o resto é conversa :D

Madril
03-12-2005, 16:39
Bem ... as minhas 6800GT vão-se aguentar até ao vista :D

Até lá ... só um TFT de 20" :D

skandal
03-12-2005, 18:35
Bem ... as minhas 6800GT vão-se aguentar até ao vista :D

Até lá ... só um TFT de 20" :D

até a minha 9700 aguenta até ao vista :P

blastarr
03-12-2005, 18:44
até a minha 9700 aguenta até ao vista :P

You might be in for a surprise...

SKATAN
03-12-2005, 19:21
Porquê ?

blastarr
03-12-2005, 19:26
There are troubled times ahead. Through one bold move, Microsoft has decided that it will not support, the already too “old” DirectX 9, not to mention DirectX 8 or any of the previous versions. But... it appears to be some logic hidden somewhere.

The new DirectX will not be named Windows Graphic Foundation (WGF) as it was planned and will remain at the old name, as in DirectX 10. It will be released with their brand new operating system Vista. This news API will be composed of new and faster dynamic link libraries (DLLs) and will run much faster (so they say).

Microsoft has decided that backward compatibly with DirectX 9,8,7 isn't really necessary as there will probably will be even less compatible with Vista.

Even so, dear Microsoft hasn't totally forgotten us. Some sort of “compatibility” will be available through a software layer (probably some emulation) which will have its price in system resources, as it will run much slower. The good news is that DirectX 10 will relieve some of the burden on the CPU.

And of course it will have support for the next generation of Pixel Shaders 4.0, although it will probably surface before even Vista's release due to the rapid development of graphic cards.

http://news.softpedia.com/news/DirectX-10-and-so-it-ends-7762.shtml

SKATAN
03-12-2005, 19:34
por essa noticia uma 9700pro e uma 7800 gx 512mb tão no mesmo barco ... lol

blastarr
03-12-2005, 19:38
por essa noticia uma 9700pro e uma 7800 gx 512mb tão no mesmo barco ... lol

Sim, mas pelo menos a layer de emulação não será tão severa para o sistema numa placa recente como vai ser numa placa de 2002...

Nemesis11
03-12-2005, 19:46
Os requisitos para o aero glass é uma placa directx 9.

O que me parece que está ali escrito é que placas Dx10 vão correr aplicações Dx9/8/7 em emulação.
Mesmo isso gostava de ver a source da noticia.

SKATAN
03-12-2005, 20:01
Sim, mas pelo menos a layer de emulação não será tão severa para o sistema numa placa recente como vai ser numa placa de 2002...

ao menos sairam em 2002 e não em 2005 para passado 2 anos irem correr por emulação num Os

lol

sempre rendeu mais o peixe :P

nemesis

parece me que ali nao fala em placas dx10 :) mas no api que o OS vai correr e como vai correr com placas dx9 e inferiores ;)

Nemesis11
03-12-2005, 20:18
nemesis

parece me que ali nao fala em placas dx10 :) mas no api que o OS vai correr e como vai correr com placas dx9 e inferiores ;)

O titulo é "DirectX 10...and so it ends!"

O Aero Glass é o melhor a nivel de graficos e os requesitos anunciados é placa dx9. Depois há o Aero Express, to go, ....

Eles até podem mudar isso, mas quantas pessoas vão ter uma placa Dx10 no lançamento do vista?

Na minha opinião a noticia é sobre como as placas Dx10 vão correr software Dx9/8/7, mas como disse, preferia ver outra source da noticia. De preferencia com mais pormenores.

SKATAN
03-12-2005, 20:33
faz mais sentido o que dizes mas nao é o que se entende nessa noticia

RuFuS
03-12-2005, 20:34
Já agora...podem-me dizer o que é que eu vou poder fazer no Vista que não consigo no xp/2k? :rolleyes:

:D

blastarr
03-12-2005, 20:38
O titulo é "DirectX 10...and so it ends!"

O Aero Glass é o melhor a nivel de graficos e os requesitos anunciados é placa dx9. Depois há o Aero Express, to go, ....

Eles até podem mudar isso, mas quantas pessoas vão ter uma placa Dx10 no lançamento do vista?

Na minha opinião a noticia é sobre como as placas Dx10 vão correr software Dx9/8/7, mas como disse, preferia ver outra source da noticia. De preferencia com mais pormenores.

As primeiras placas SM 4.0/DX10 devem aparecer na Computex 2006, como referi mais acima...;)

A fonte são apresentações da própria MS, durante a Professional Developers Conference 2005, parte das alterações são explicadas aqui (http://www.extremetech.com/article2/0,1697,1841223,00.asp), aqui (http://www.atomicmpc.com.au/article.asp?CIID=24636), entre outras fontes.

Creio que a apresentação (formato Powerpoint) está aqui:
http://msdn.microsoft.com/directx/archives/pdc2005

Madril
03-12-2005, 20:54
Ele disse até ah saida do Vista ... na disse k ia usar a 9700 com o vista :D

DJ_PAPA
03-12-2005, 21:00
Pois, mas ao menos nao esturrou 700 euros actualmente para daqui a uns meses acontecer isso.
Entretanto a 9700 deu para render o peixe durante 2/3 anos.

Rudzer
03-12-2005, 21:05
Já agora...podem-me dizer o que é que eu vou poder fazer no Vista que não consigo no xp/2k? :rolleyes:

:D

Engraçado que ouvia o mesmo tipo de discurso na epoca Win3.11 para Win95 and so on ;)

blastarr
03-12-2005, 21:09
Pois, mas ao menos nao esturrou 700 euros actualmente para daqui a uns meses acontecer isso.

Depende.
Se ele gosta de correr o Call of Duty 2 em modo DirectX 7 para ficar suficientemente jogável e não liga a gráficos, "rende".
Se quiser algo mais, já não "rende"...:P

God_Lx
03-12-2005, 21:12
No dia que eu precisar de comprar uma gráfica só para a treta do windows ter efeitos e merdices que é mesmo assim que se diz, vai cos porcos ainda mais de vez do que agora... Meu rico Xorg...

Zouk
03-12-2005, 21:16
E nem tou preocupado com a performance da R580, pq de certeza que vai ser fenomenal.

Mas como é que deixaram escapar isto?
:rrotflm: :rrotflm: :rrotflm:

Nemesis11
03-12-2005, 21:22
As primeiras placas SM 4.0/DX10 devem aparecer na Computex 2006, como referi mais acima...;)

+ de 99% do mercado não vai ter placas Dx10 quando aparecer o Vista.

A fonte são apresentações da própria MS, durante a Professional Developers Conference 2005, parte das alterações são explicadas aqui (http://www.extremetech.com/article2/0,1697,1841223,00.asp), aqui (http://www.atomicmpc.com.au/article.asp?CIID=24636), entre outras fontes.

Creio que a apresentação (formato Powerpoint) está aqui:
http://msdn.microsoft.com/directx/archives/pdc2005

Onde é que falam em emulação?

Esses proprios artigos falam que o vista vem com o Dx9L, e já foi mais que referido que o Aero Glass precisa de uma placa Dx9.

[opinião pessoal]Se houver emulação, não acredito que seja das placas dx9/8/7, mas sim das Dx10, caso contrario duvido que a performance em 99% do mercado fosse aceitavel no Aero Glass em emulação.
Seria uma "boa maneira" de forçar as pessoas a comprar uma placa Dx10, mas as criticas iam chover em cima da MS.[/opinião pessoal]

God_Lx
03-12-2005, 21:30
SKATAN com os teus Tweaks ainda punhas aquilo a bombar numa Riva não ? :D

Epah eu concordo com o Nemesis, não tou a ver a Microsoft a lançar uma coisa que tenha mais "dificuldades" em correr em 99% das placas ou então tão mesmo a contar com uma evolução ainda mais rápida das gráficas...

(Cá para mim eles tão é a contar com os atrasos do próprio Windows, na altura k aquilo sair até a Matrox tem gráficas com DX11)

blastarr
03-12-2005, 21:31
+ de 99% do mercado não vai ter placas Dx10 quando aparecer o Vista.

Onde é que falam em emulação?

Esses proprios artigos falam que o vista vem com o Dx9L, e já foi mais que referido que o Aero Glass precisa de uma placa Dx9.

[opinião pessoal]Se houver emulação, não acredito que seja das placas dx9/8/7, mas sim das Dx10, caso contrario duvido que a performance em 99% do mercado fosse aceitavel no Aero Glass em emulação.
Seria uma "boa maneira" de forçar as pessoas a comprar uma placa Dx10, mas as criticas iam chover em cima da MS.[/opinião pessoal]

Ora, o DirectX diz respeito aos jogos.

Pensemos nisto:

Se o modo DirectX 9 e inferior ficar bloqueado a novos desenvolvimentos, os jogos para esse standard também não vão evoluir muito mais em termos de requisitos do sistema, tal como o DX7 ficou parado no tempo, sem shaders programáveis, mas aínda é suportado em jogos tão recentes como o CoD 2 (tem modo DX7 para shader-less e modo DX9 para cobrir as placas com shaders, mais recentes - o DX8 é considerado obsoleto-).

Com este DX10 é exactamente a mesma coisa.

O modo mais avançado será usado pelos jogos mais recentes, mas estes aínda devem vir com um modo "legacy" DX9 e inferior, menos exigente para o sistema caso este seja antigo.

E se é por causa do desktop, nem é por aí, pois aínda vão estar disponíveis os modos Aero To Go, Aero Express, etc, e mesmo um modo para aqueles PC's mesmo fracos a nível gráfico, aínda existe um modo igual ao do Windows 2000 ou Windows XP (sem o theme Luna).

Eu espero pelo DX10 com ansiedade, pois o DX9 obriga a depender em demasia de CPU's que já não conseguem acompanhar a velocidade das gráficas mais potentes (CPU limitation é cada vez mais comum em jogos).

P.S.: Emulação nunca seria totalmente por software, por isso é que eles falam em Wrapper's para DX9 e OpenGL.

God_Lx
03-12-2005, 21:35
...CoD 2 (tem modo DX7 para shader-less e modo DX9 para cobrir as placas com shaders, mais recentes - o DX8 é considerado obsoleto-).

Acho um dos maior problemas do jogo, eles com DX8 tinham (a meu ver que não entendo boi de programação de jogos) uma melhor relação Qualidade Gráfica/Performance...

blastarr
03-12-2005, 21:40
Acho um dos maior problemas do jogo, eles com DX8 tinham (a meu ver que não entendo boi de programação de jogos) uma melhor relação Qualidade Gráfica/Performance...

O problema do DX8 é que é muito difícil escrever programas de shaders, por causa da limitação do número de instruções.

No DX9 2.0 e 3.0 os shaders podem ser muito mais longos, logo, mais flexíveis e complexos em termos de output (sobetudo neste último modo 3.0).

Daí este compromisso no jogo: ter 0 shaders e boa qualidade + muitos shaders e excelente qualidade, vs ter a primeira e a segunda opcões, mas ter uma intermédia que obrigaria a reescrever todos os shaders para "caber" na spec DX8 e correr o risco de o jogo não ficar tão bom em DX9 (de modo a manter uma certa coerência entre os dois modos com shaders).

Foi por não acontecer isso anteriormente que jogos como o FarCry e outros não conseguiam ter um modo DX9 que se diferenciasse de forma tão notória do modo DX8, soluções de compromisso/tempo e complexidade de programação, etc.

sotavento
04-12-2005, 03:05
isto do dx9/8/7/OGL vai ser +ou- tipo o OpenGL a correr nas 3dfx.

ToTTenTranz
04-12-2005, 04:14
Não me acredito que o suporte para placas directX 9 seja posto em segundo plano durante o lançamento do Vista.
Todo o mercado de integrados de base de gama andou a antecipar-se ao Vista no que toca ao suporte gráfico, e nisto falo do intel i915G, do unichrome nas VIA, no C51 com 6100/50 da nVidia e das X300 IGP da ATi.
Principalmente no caso do i915G, é um IGP que veio apenas com pixel shaders puramente para suportar a versão DX9 do Vista.

A Microsoft estaria a dar um tiro no pé se abandonasse um suporte nativo (sem emulação) para gpus DX9 quando saísse o Vista...

blastarr
04-12-2005, 04:18
Não me acredito que o suporte para placas directX 9 seja posto em segundo plano durante o lançamento do Vista.
Todo o mercado de integrados de base de gama andou a antecipar-se ao Vista no que toca ao suporte gráfico, e nisto falo do intel i915G, do unichrome nas VIA, no C51 com 6100/50 da nVidia e das X300 IGP da ATi.
Principalmente no caso do i915G, é um IGP que veio apenas com pixel shaders puramente para suportar a versão DX9 do Vista.

A Microsoft estaria a dar um tiro no pé se abandonasse um suporte nativo (sem emulação) para gpus DX9 quando saísse o Vista...

Para isso é que existem os vários níveis gráficos (Glass, Express, To Go, Classic, etc)...

(o suporte de pixel shaders nos i915G é completamente ridículo, já são bastante lentos, mas aínda obrigam a passar por vertex shaders totalmente por software, lol)

Além disso, pensem no suporte DX9.
Afinal, hoje em dia não há qualquer off-loading do interface Windows XP para a placa gráfica (tirando o playback de vídeo) e aínda ninguém se lembrou de fazer queixa... Mesmo emulado, será mais rápido do que hoje.

DJ_PAPA
10-12-2005, 13:31
Nvidia to introduce G80 graphics processor and SM 4.0 support in 2006

Nvidia provided some updates on its near-term product strategy at a conference with financial analysts. While the first half of next year will focus on introducing updates for the current GeForce 7 generation - including the 90 nm model G71 with up to 750 MHz core clock and the entry-level chips G72 and G73 - the successor of the 7800 will be commercially available sometime in the second half of 2006.

Not surprisingly, G80 will be tailored to run with Windows Vista and its Aero Glass functionality. The new graphics processor will transition to DirectX 10 and support Shader Model 4.0, Nvidia said. It was indicated that the current G7x generation will be available for some time, serving the entry-level and mainstream segment. G80 promises to bring a completely new processor architecture.

http://www.tgdaily.com/2005/12/07/nvidia_g80/

Lançamentos de topos de gama de 6 em 6 meses com aumentos de performance impressionantes olhando para a geraçao anterior....
Nao param :D

ToTTenTranz
10-12-2005, 14:45
O G80 já usa shaders unificados?

Raptor
10-12-2005, 15:00
Esta ultima frase "G80 promises to bring a completely new processor architecture." poderá indicar isso, mas não creio que saia já nesta geração de placas gráficas.

sotavento
10-12-2005, 19:29

E isso (computex) vem mesm oa tempo da G80 ou nem por isso ? tou mesmo a ver a Nv a ir pra lá demonstrar a G80 e quando perguntam pela disponibilidade respondem com um ... "quantas quer ? temos ali uma palete disponivel para entrega imediata." :D

Placas de refresh natalicio são lixadas ... duram 6 meses como high tech ... comprassem placas do refresh de verão que duram 1 ano. ;)

blastarr
10-12-2005, 20:16
E isso (computex) vem mesm oa tempo da G80 ou nem por isso ? tou mesmo a ver a Nv a ir pra lá demonstrar a G80 e quando perguntam pela disponibilidade respondem com um ... "quantas quer ? temos ali uma palete disponivel para entrega imediata." :D

Sim, como a ATI tem feito em 2005, certo ?
X800 XL, Crossfire (por duas vezes), X1800 XT, X1600 XT, etc, todas elas saíram no dia certo e às "paletes"...
Besides, a GTO perdeu todo o pouco valor que tinha quando se começou silenciosamente a usar o "novo" core, sem possibilidade de mod. Isto a juntar à falta de SM 3.0 e ao facto de ser tecnologia de 2002 "reciclada".

Pensa bem:
Se o Windows Vista Beta 2 ou RC's estão disponíveis por essa altura, não faz sentido existirem novas placas para preparar o mercado, a nível de suporte de jogos e software, drivers, etc, etc ?
Queres lançar placas que funcionam de uma maneira muito diferente, mas esperas que o suporte seja imediato ?
Quanto tempo demorou o SM 2.0 a ser usado desde que foi lançado (em 2002), ou o SM 3.0 (em Abril de 2004) ?

Quanto tempo achas que vai demorar até que o DX10, que não é retrocompatível com todos os outros DirectX antigos, seja usado de forma generalizada ?

E como é que se pode demonstrar que o DX10/SM 4.0 é superior ao resto se não existe a API oficialmente por alturas do lançamento ? Com jogos antigos ? Demos tecnológicas ?

Lembras-te do que aconteceu no início à Radeon 9700 Pro em 2002 ?
O DX9 estava a uns meses de distância, pelo que a placa não era significativamente mais rápida do que as GF4 Ti 4600 em jogos antigos e contemporâneos da época.
Foi preciso chegarem os jogos com shaders complexos para se demonstrar a vantagem e aí, a placa já era ultrapassada pelos produtos de "refresh" 9800...

Placas de refresh natalicio são lixadas ... duram 6 meses como high tech ... comprassem placas do refresh de verão que duram 1 ano. ;)

Sim, comprá-las ao dobro do preço, com a mesma performance. Bela lógica a tua...:rolleyes:

sotavento
10-12-2005, 20:33
Mas como é que deixaram escapar isto?
:rrotflm: :rrotflm: :rrotflm:

Olha o OFFTOPIC pá ...

P.S.: O DJ fala da NV ... voçês falam MAL do DJ_PAPA e mais nada ... lá por serem anti ATI não é preciso serem extremistas.

:004: :004: :009: :004: :004:

EDIT: Blastarr ... ??? perdeu o "valor" para ti ... para mim ... e para os outros que sabem moddar uma placa ... pros outros que as compram continua a ser a bomba da ATI. tal como a 6600gt ainda é a bomba da NV. sim que os "n00b's" ainda nem ouviram falar na 6800gs.

Quanto ao 2º quote ... epá ... aquilo só troca de NUMERO no refresh de março ou de verão ...a NV raramente troca numeros no natal logo as placa s"duram 1 ano". ;)

P.S.: relê lá o que escrevi bem ... não sou eu ... são "eles" que não as lançam agora ... prefere mimpingir a "old tech" agora pelo natal ...

zer0
10-12-2005, 23:28
Sim, como a ATI tem feito em 2005, certo ?

O DX9 estava a uns meses de distância, pelo que a placa não era significativamente mais rápida do que as GF4 Ti 4600 em jogos antigos e contemporâneos da época.
Foi preciso chegarem os jogos com shaders complexos para se demonstrar a vantagem e aí, a placa já era ultrapassada pelos produtos de "refresh" 9800...

Sim, comprá-las ao dobro do preço, com a mesma performance. Bela lógica a tua...:rolleyes:

Hilariante

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=1656

Instrui-te e não digas asneiras.

DJ_PAPA
11-12-2005, 00:41
Esta ultima frase "G80 promises to bring a completely new processor architecture." poderá indicar isso, mas não creio que saia já nesta geração de placas gráficas.

De certeza que o vai ser. Para ser DX_10 e PS4.0 compatible penso que terá obrigatoriamente que ser unified shader arquitecture.
A R600 tb vai ser Unified shader arquitecture.

blastarr
11-12-2005, 00:47
Hilariante

Instrui-te tu e não reveles mais a tua ignorância...

Já se viu com o teu post, tentas "desmontar" e é só às cegas...:lol:

Caso não te "lembres", o DX9 aínda não tinha sido lançado por alturas desta placa...
E quanto a preços ?
Quando e a que preço é que foi lançada ? Não estou a falar de paper-launches como era costume entre abril e julho há uns tempos...
Como podes reparar, a Radeon 9700 Pro foi anunciada no verão, mas só em Outubro/Novembro começou a chegar ao mercado (http://www.tomshardware.com/2002/10/24/ati_increases_its_lead/).

Em Novembro de 2002 foi quando foi anunciada a Geforce FX 5800 Ultra, mas só chegou ao mercado em Fevereiro, tendo sido retirada do mesmo após 3/4 meses, substituída pelas 5900.

SKATAN
11-12-2005, 01:30
http://clientes.netvisao.pt/pskatan/r300.gif

Perdoai-o Senhor porque não sabe o que diz :D

ToTTenTranz
11-12-2005, 03:38
Besides, a GTO perdeu todo o pouco valor que tinha quando se começou silenciosamente a usar o "novo" core, sem possibilidade de mod. Isto a juntar à falta de SM 3.0 e ao facto de ser tecnologia de 2002 "reciclada".

Todo o "pouco" valor? A X800GTO continua a ser a placa com melhor performance out-of-the-box na sua gama de preços, independentemente de se fazer o mod ou não.

A falta de SM3.0 é irrelevante tendo em conta a performance-alvo da placa.

BlueBird
11-12-2005, 17:19
Estás-te a esquecer do bus de 256bits das memórias... que com AA ou AF ou altas resoluções mesmo em jogos antigos se notava bem a diferença.

|Oc|CRASH_OVer
11-12-2005, 18:19
Hilariante

eheh.... sim senhor! secalhar o bullshitarr tava-se a referir a jogos tipo Doom ou Heretic/Hexen :eek:

tive a Ti440@4600, troquei em 2003 para a 9700pro, a meio de uma LAN de 3 dias... e de facto este teu Post está errado a todos os niveis.
Era muito muito mais rapida que as reles 4600... mohaas, UT's, Serious sams.... até metia impressão (na altura com CPU amd XP a 2600mhz a 9700 respirava muito bem...)

greven
11-12-2005, 22:36
Mas se estão com dúvidas da performance das 9700 contra as 4600, vão buscar benchs (aos vossos famosos arquivos) e tiram-se as dúvidas. O que posso dizer é que quando comprei a minha 9700Pro (que morreu recentemente) tinha um amigo com uma Ti 4600. Os nossos computadores eram muito parecidos e eu corri os jogos digamos... mais fluidamente. :)

Shadow
11-12-2005, 22:50
Eu também tive uma 4600 Ultra Deluxe da Asus e uma 9700 pro e realmente era uma diferença como da noite para o dia, e ainda por cima podia-se ter o luxo de colocar AA e AF no maximo quase sem impacto...

blastarr
11-12-2005, 23:09
Enfim.
Um tipo já não pode enganar-se e escrever 9700 Pro, em vez de 9500 (non-pro), que vemos logo |OC|crapunder's e irmãos a reverarem-se como crianças e a encher a thread sobre a G71 e R580 de offtopic's e respostas típicas de quem não tem mais nada que fazer...
Go ahead, eat your candy...:rolleyes:

ToTTenTranz
11-12-2005, 23:32
Enfim.
Um tipo já não pode enganar-se e escrever 9700 Pro, em vez de 9500 (non-pro), que vemos logo |OC|crapunder's e irmãos a reverarem-se como crianças e a encher a thread sobre a G71 e R580 de offtopic's e respostas típicas de quem não tem mais nada que fazer...
LOL

Enganaste-te e em vez de escrever 9500, escreveste 9700 Pro?
Devias estar mesmo distraído..

Engraçado que logo a seguir dizes que foi substituída pela 9800.. Então a 9800 sucedeu à 9500 non-pro?

tsk tsk

Anyways, agora que penso a G80 não deve vir com shaders unificados ainda.. porque lembro-me de a nVidia dizer que os shaders unificados não iam vingar tão cedo. Foi uma guerrinha de press releases entre ATi e nVidia, quando começaram a aparecer os specs do gpu da x360.
É claro que a microsoft manda no directX e se o directX diz que os shaders unificados são o futuro, a nVidia cala-se, mete o rabo entre as pernas e lança um gpu com shaders unificados lol.

blastarr
11-12-2005, 23:41
LOL

Engraçado que logo a seguir dizes que foi substituída pela 9800.. Então a 9800 sucedeu à 9500 non-pro?

tsk tsk

Anyways, agora que penso a G80 não deve vir com shaders unificados ainda.. porque lembro-me de a nVidia dizer que os shaders unificados não iam vingar tão cedo. Foi uma guerrinha de press releases entre ATi e nVidia, quando começaram a aparecer os specs do gpu da x360.
É claro que a microsoft manda no directX e se o directX diz que os shaders unificados são o futuro, a nVidia cala-se, mete o rabo entre as pernas e lança um gpu com shaders unificados lol.

Olha, outro da "possy"...

|Oc|CRASH_OVer
11-12-2005, 23:45
LOL

tsk tsk

:lol: pnwed

anyway, só quero esperar por fevereiro para descobrir se estes gpus tem ligação ao rsx da ps3

zx-9r
11-12-2005, 23:56
chill out people... :) é Natal

sotavento
12-12-2005, 00:42
Enfim.

LOL ... post do ano ?

Por acaso a UNICA placa não 3DFx/NVidia que alguma vez comprei (sem serpra desenrascar) foi uma 9500 "not" PRO ... e desenrascava-se MUITO BEM na altura em relação as gf3ti e gf4 ti4200 ... ah pois ... softmod e coisa e tal.

blastarr
20-12-2005, 16:54
Bom, the ghost of christmas past returns...
Não há muita informação nova, mas parece que a "G80" voltou a ser denominada de "NV50", e que o lançamento está prometido para o Verão de 2006, segundo este artigo:
http://www.digitimes.com/news/a20051219A2007.html

ATI and Nvidia gearing up to face Intel’s new Broadwater chipsets

Charles Chou, Taipei; Jessie Shen, DigiTimes.com [Tuesday 20 December 2005]

In order to offset the impact of Intel’s planned launch of its Graphic Media Accelerator- (GMA-) integrated Broadwater chipsets by the second quarter of next year, ATI Technologies has accelerated production of its R580, an upgrade of its current 90nm flagship chip, while Nvidia is scheduled to roll out three new 90nm graphics processor units (GPUs) by the latter half of the first quarter of 2006, according to sources at Taiwan graphics card makers.

Intel’s upcoming 965-series chipsets, the G965, Q965, and Q963 series all integrate its GMA graphics core. Introduction of the chipset is reportedly slated for the second quarter of next year.

By adding the R580 to stimulate demand, ATI expects its 90nm GPUs to become the main force of its mid-range and high-end GPU lines in the first quarter of 2006, indicated the sources. ATI’s failure to meet its sales goal for the Radeon X1800 (R520) chip was reportedly due to a reported shortage caused by a lack of upstream components. Other industry insiders, however, said that the limited supply was due to design issues with the R520 chip disrupting shipment schedules.

Nvidia is currently in volume production of its 90nm GPU series, the G71, G72 and G73, with the G71 to target the high-end market, the G72 the mid-range segment, and the G73 aimed at the entry-level, the sources said. Nvidia also plans to introduce its next flagship chip, the NV50, in the middle of next year, according to the sources.

Se isto se confirma, e o G71 está em produção há uns meses, poderemos esperar mais um lançamento com disponibilidade no mercado na hora, tal como as outras G7x, mas não deixa de ser curioso ver que terá uma vida relativamente curta de apenas 6 meses.

Acho que é a primeira vez que vejo a Nvidia fazer um "mid-season refresh" de um produto existente recorrendo a uma mudança de processo de fabrico (110nm para 90nm).

Um teste ao processo de fabrico, para incorporar depois na NV50 ? (à lá Geforce 6600 vs 7800 GTX 512, ambos no mesmo processo "budget" de 110nm)

Winjer
20-12-2005, 17:47
Isto é um sinal da luta entre a nVidia e a ATI.
Foi impondo um ritmo de desenvolvimento e refresh de produto rapido que a nVidia derrotou a 3Dfx e ganhou o lugar de maior fabricante. O ritmo nesse tempo era de 6 meses (aproximadamente). Nos ultimos anos é que abrandou um pouco.

Parece que o alvo a abater é a Intel no segmento low-end. A Intel assim não tem descanso, nos processadores a AMD a morder-lhe os calcanhares e cada vez com mais força, e agora a ATI e nVidia estão cada vez mais determinadas a tirar-lhe quota de mercado.

MyChmclRomance
23-12-2005, 17:59
ou a intel faz uma coisa à seria ou entao tá tramada... quanto as novas graficas kem comprou as 7800gtx e as 1800xt de 512 megas vai fikar lixado :|

blastarr
26-12-2005, 15:39
Estranho como ninguém deu conta disto...:

http://www.nvidia.com/object/IO_26082.html
Catch NVIDIA at the Consumer Electronics Show 2006!

CES 2006: January 5-8 in Las Vegas, Nevada

Stop by the NVIDIA booth (#36200) located on the upper level of the Las Vegas Convention Center, South Hall. This year NVIDIA will showcase the latest technologies which enable users to experience an unparalleled High Definition experience – in PC games, video, and DVD playback.

O que se poderá espreitar por lá, segundo as "línguas afiadas"...:

-RSX

-G71 (high-end)

-G72 (low-end)

-G73 (mainstream)

-Forceware 90

sotavento
26-12-2005, 16:32
"Ninguem" deu conta ??? ... é a TUA função meter as novidades NV aqui no forum ... "alguem" só mete as da concorrencia ... :002: :003: :002:

ena ena ... forçados 90 a caminho ... :D

God_Lx
26-12-2005, 16:39
Pode ser k melhorem com os 90... Ultimamente as drivers da nvidia têm me metido nojo... Um gajo dá 700€ por uma GTX 512mb e nem jogar Dungeon Siege2 pode, tem de meter uma Fx5200...

EDIT: Não foi o meu caso mas de um conhecido... Parece k o jogo tinha um problema com os drivers pra 7800GTX k n mostrava o chão...

blastarr
26-12-2005, 17:14
"Ninguem" deu conta ??? ... é a TUA função meter as novidades NV aqui no forum ... "alguem" só mete as da concorrencia ... :002: :003: :002:

ena ena ... forçados 90 a caminho ... :D

Pá, já meti aqui notícias da ATI (X1300 e X1600 AGP, ou os nomes das versões das futuras X1900, por exemplo), se ninguém viu não tenho culpa...:D ;)

Os FW 90, segundo sei, serão os últimos a vir com a config. actual do painel das propriedades.

Como no Windows Vista é requerido um painel feito em .NET 2.0, como os Catalyst, existirá um "revamp" profundo no aspecto e no nome do mesmo para as G80/NV50.

Actualmente, apesar do aspecto bonitinho, muita gente prefere o look antigo nos Catalyst, por exemplo, pois o .NET framework aínda é algo lento em sistemas XP.

DJ_PAPA
26-12-2005, 17:29
Pá, já meti aqui notícias da ATI (X1300 e X1600 AGP, ou os nomes das versões das futuras X1900, por exemplo), se ninguém viu não tenho culpa...:D ;)

Os FW 90, segundo sei, serão os últimos a vir com a config. actual do painel das propriedades.

Como no Windows Vista é requerido um painel feito em .NET 2.0, como os Catalyst, existirá um "revamp" profundo no aspecto e no nome do mesmo para as G80/NV50.

Actualmente, apesar do aspecto bonitinho, muita gente prefere o look antigo nos Catalyst, por exemplo, pois o .NET framework aínda é algo lento em sistemas XP.

Eu ainda uso o painel antigo, mas os ultimos drivers ja é tudo com o novo control center sem a opçao do antigo. Se calhar vou ter que intalar o .Net 1.1.....

blastarr
26-12-2005, 17:42
Eu ainda uso o painel antigo, mas os ultimos drivers ja é tudo com o novo control center sem a opçao do antigo. Se calhar vou ter que intalar o .Net 1.1.....

Já existe o .NET 2.0:

32bit - http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=0856eacb-4362-4b0d-8edd-aab15c5e04f5&DisplayLang=en

64bit - http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=b44a0000-acf8-4fa1-affb-40e78d788b00&DisplayLang=en

blastarr
28-12-2005, 23:59
Bom, o que se diz por aí (nota, a tradução não é famosa)...:

Nvidia G71

Frequency of gpu: 750mhz (podria to get to be from 800mhz)
Memories: K4J52324QC-BJ10 1.0ns @ 1.9ghz 256bits 512MB GDDR3
G71: 6 cores x 1quad 24 xs 4ps = pipes and 384 GFLOPS
(quase de certeza significa que os ROP's aumentam de 16 nas NV40/45 e G70, para 24, enquanto os pixel pipes aumentam de 24 para 32; suponho que os vertex shaders aumentem de 8 para 10, ou mesmo 12, para acompanhar a necessidade de aumentar o throughput)
Fill rate: 32*750 = 24.000m t/s

Update: g71 tendria pipes that processed 1,4 32 times which processes pipes of g70 thus arriving at “pipes” something as well as what this making ATI.
(suponho que isto significa que há mais pixel processors do que pipes completos, como na futura X1900, pelo que a comparação directa de um pipe da G71, com um pipe das "antigas" G70/NV4x não é possível)

On the other hand:

1 - FP16 Render Target MSAA Support: quality with ke processes the HDR

2 - Hardware FP16 --> RGBA: a type of multisampling antiaaliasing, which gives to understand that Nvidia podra to make HDR + Filters (ATI has it implemented)

3 - Hardware FP16 Tex Compression: compression of textures on fp16 already ke to put HDR + FSAA must consumes great a bandwidth

OpenEXR significativamente melhorado (HDR da Industrial Light & Magic -ILM-, mas com AA de alta qualidade) :bounce:

jcgomes
29-12-2005, 00:41
A mim parece-me bem. Ta bem equilibrada e nao vai dar vida facil á R580.

O HDR OpenExr é que era escusado. É demasiado lento e consome imensos recursos.
Existem outros tipos de HDR bem mais eficientes e que produzem o mesmo efeito.

So a parte dos pixel e pipes é que ainda esta muito incognita. Nao percebi se vai ter 32 pipes e 24 Rops ou 24 Rops/Pipes e 32 "pixel processors". lol ganda confusao....

blastarr
29-12-2005, 16:47
A mim parece-me bem. Ta bem equilibrada e nao vai dar vida facil á R580.

O HDR OpenExr é que era escusado. É demasiado lento e consome imensos recursos.
Existem outros tipos de HDR bem mais eficientes e que produzem o mesmo efeito.

So a parte dos pixel e pipes é que ainda esta muito incognita. Nao percebi se vai ter 32 pipes e 24 Rops ou 24 Rops/Pipes e 32 "pixel processors". lol ganda confusao....

A segunda parte esclarece as diferenças substanciais entre o HDR das 6xxx e 7800, e o HDR da G71, acho que está bem explícito no texto.

Quanto ao resto ser confuso, as letrinhas pequeninas são para ajudar (e eu avisei logo que a tradução era fraca)...:p

Ansatsu
29-12-2005, 16:55
Bom, o que se diz por aí (nota, a tradução não é famosa)...:

Oh blaster, tens a source disso k me pediram? :P

blastarr
29-12-2005, 17:03
Humm, não me lembro bem, mas acho que foi um tipo que é distribuidor na Rússia e Europa de Leste, e que teve uma reunião com executivos da Nvidia para informar os parceiros comerciais na zona sobre as características dos novos produtos, preços, etc.
Standard procedure.

Ou foi no fórum do Slashdot, ou Beyond3D, ou NVnews, creio.
Procura por aí.

Como sempre, take this with a pinch of salt, não é nada oficial aínda, mas bate certo com aquilo que já li noutras notícias mais antigas.

Edit
A referência do módulo de memória GDDR3 existe, é este:
http://www.samsung.com/Products/Semiconductor/common/partnumbersearch.aspx?partnum=K4J52324QC&cd1=BJ10&x=11&y=10

Rated até 2.0Ghz, bate certo (a GTX 512 tb vinha com memórias rated 1800mhz, embora estivessem quase todas com clocks mais ou menos em torno dos 1700mhz)

Edit 2
Esta notícia já é de 5 de Dezembro, mas corrobora o uso deste módulo na "7900":
http://www.tweaktown.com/news/5315/nvidia_g71_7900_ultra_90nm_750mhz_real/

DJ_PAPA
29-12-2005, 17:08
A segunda parte esclarece as diferenças substanciais entre o HDR das 6xxx e 7800, e o HDR da G71, acho que está bem explícito no texto.

Quanto ao resto ser confuso, as letrinhas pequeninas são para ajudar (e eu avisei logo que a tradução era fraca)...:p

Basicamente a G71 vai por as features que a ATI ja tem na serie X1K e que a Nvidia ainda nao possui. Nomeadamente AA+HDR e HQ AF. As ATI tb fazem 3 tipos de HDR e as 7xxx so fazem 1, por isso a G71 tb deve adicionar os outros tipo de HDR.

Mesmo assim continua-lhe a faltar uma componente parecida ao AVIVO.

O OpenEXR sucka. So o Farcry usou com resultados desastrosos na performance.

As specs parecem boas, mas ainda tao muito confusas.

blastarr
29-12-2005, 17:14
Basicamente a G71 vai por as features que a ATI ja tem na serie X1K e que a Nvidia ainda nao possui. Nomeadamente AA+HDR e HQ AF. As ATI tb fazem 3 tipos de HDR e as 7xxx so fazem 1, por isso a G71 tb deve adicionar os outros tipo de HDR.

Mesmo assim continua-lhe a faltar uma componente parecida ao AVIVO.

O OpenEXR sucka. So o Farcry usou com resultados desastrosos na performance.

As specs parecem boas, mas ainda tao muito confusas.

Queres HDR com AA numa 6800 ou 7800, agora ?
Que tal o Farcry como exemplo ? É que saíu um novo patch...:

http://www.guru3d.com/newsitem.php?id=3451

skandal
29-12-2005, 17:49
Ele disse até ah saida do Vista ... na disse k ia usar a 9700 com o vista :D

nem mais... estava a pensar meter uma 6800ultra/GT para ter melhor performance e SM3.0 e estou a ver que não vale a pena.... mais vale estar quieto....

já agora espera-se que a nvidia e/ou ati tenham placas AGP com DX10 ou até as 7600 versão AGP?

blastarr
09-01-2006, 22:52
Grandes novidades:

Unlike the launch of its GeForce 7800 GTX, the current plan seems that NVIDIA will launch both the faster GTX and GT variants at the same time.

The flagship single-card product GeForce 7900 GTX is claimed to be a 32 pixel processor part with a core GPU frequency of 700/750 MHz, and should ship with 1.1ns graphics RAM clocked at 800/900MHz.

"with some simple math, the new part (GeForce 7900) would only have to run at circa 430MHz to roughly match the performance of the existing top line GeForce 7800 GTX 512". So even with NVIDIA's target core frequency of 700MHz, GeForce 7900 GTX seems set to be handing out some whipping.

The validity of this idle gossip was later confirmed after I pumped a humble partner for a little a bit of meat to go with my beans - the money-shot is that a 700MHz NVIDIA GeForce 7900 is currently coming in at circa 13,000 3DM2K5's on an AMD Athlon 64 FX 60 system (é um dual core a 2.6Ghz, não um single core a 2.8Ghz como o FX57, lembrem-se).

hexus.net
na CES.

DJ_PAPA
09-01-2006, 23:08
Grandes novidades:

hexus.net
na CES.

Eu li esse artigo foi por aqui:
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=84577&page=2

E pelo que têm dito esse gaijo ja tava a regar um bocado......
wow, that artical makes the inquirer look credible
lol, I'm thinking wtf that guy is smoking....

(not about the rumours, but the whole adult stuff)

And that Hexus "article" was absolutely retarded. Whoever wrote that makes Fuad look like a MENSA candidate.

Nao faço ideia se o que ele diz é verdade e ate pode ser que seja, mas tb espero por melhores noticias. Nem que seja do Theinq. que em todos os ultimos lançamentos das graficas por acaso nao falhou nos 3dmarks que as placas iam debitar....

blastarr
09-01-2006, 23:13
Enquanto ninguém negar oficialmente, é válido.

Besides, no Beyond3D parecem já saber que são nºs verdadeiros...

SilveRRIng
09-01-2006, 23:17
Numeros impressionantes, sem duvida. Assim vai ser complicado para a X1900XTX acompanhar o passo. É que mesmo com os 48 pixel "operators" diz-se que deverá fazer algo mais que 11k no 3DM05, bastante aquém de 13k. Este é tanto mais grave já que a opção de arquitectura da ATI deveria dar vantagem no 3DMark dada a elevada quantidade de efeitos que produz sobre os pixeis, o que, poderá significar uma vantagem ainda maior da nVidia em jogos cujo motores tenham moldes mais tradicionais, isto é, maior dependência no processamento de pixeis "puros". Vamos ver se isto se confirma...

blastarr
09-01-2006, 23:24
Do mesmo site que revelou a info sobre a ATI R580 (fotos da placa, die shot, cooling, etc):

http://img48.imageshack.us/img48/1928/board5rw.jpg (http://imageshack.us)

Os nºs batem certo com os do Hexus.net, e esta tabela já lá estava antes...

Lembrem-se que não é apenas a primeira vez que a Nvidia usa os 90nm no high-end, é também a primeira vez que usa o Low-K (que dava às R4xx e R5xx as altas velocidades de core, remember ?).

DJ_PAPA
09-01-2006, 23:38
Do mesmo site que revelou a info sobre a ATI R580 (fotos da placa, die shot, cooling, etc):

http://img48.imageshack.us/img48/1928/board5rw.jpg (http://imageshack.us)

Os nºs batem certo com os do Hexus.net, e esta tabela já lá estava antes...

Lembrem-se que não é apenas a primeira vez que a Nvidia usa os 90nm no high-end, é também a primeira vez que usa o Low-K (que dava às R4xx e R5xx as altas velocidades de core, remember ?).

Esqueceste-te de uma pequena parte do artigo:

It would seem that a few key NVIDIA partners have already been sampled with GeForce 7900, and they're currently working towards a hard launch planned for CeBIT 2006 in Hannover, Germany (9th through to 15th March), and if so, our money's would be on watching for announcements from NVIDIA, ASUSTeK, eVGA, XFX and possibly MSI, between the 9th and 11th March.

Ora bem isto é quase 2 meses depois do lançamento do R580 e seus derivados. Durante 2 meses a unica concorrencia do X1900 vai ser a 7800gtx 512mb e com fraca disponiblidade que ela tem tido, pelo menos por agora.
As noticias da ATI sao tb que vai haver boa disponiblidade das placas, qq coisa estilo X1800XL.

Eu nao duvido que a 7900 possa ser mais potente mas 2 meses depois a ATI poderá lançar qq coisa com GDDR-4, clocks no VPU mais altos e até uma X1950 XT.

Parece-me que a historia dos timings de lançamento, etc desta vez se vai inverter.......

Ansatsu
09-01-2006, 23:41
Calma lá, a ATI atrasous-e a ultima vez mais de meio ano, n foram 2 meses.

Os clocks previstos para a G71 já são bastantes mais altos que a x1900, bastante mesmo, e em conjunto com 32 Pipes Puros vai dár potencia que chegue e sobre á placa para quando sair n ter concorrencia.

blastarr
09-01-2006, 23:42
Disponibilidade no momento nunca foi apanágio da ATI, e a verdade que é que esperar 1 ou 2 meses por uma placa significativamente mais potente não é problema para quem tem o dinheiro.

Além disso, hoje mesmo está a ser entregue novo carregamento de GTX 512, e, como o teu The Inq disse, as placas deverão começar a vender-se bem, pois a nvidia nunca esperou que elas se vendessem como pãezinhos quentes:

"I CAN sell as many 7800 GTX 512 as I can get and that's a very good product for us," an Nvidia partner told us at the show. He, she or it wants to remain incognito but the very big partner said that it actually sold all of the cards and still has back orders to fulfil. Other sources confirmed that they expect some of the cards in the next week or two and also confirmed that G71 probably won't be announced and shipped till sometime in a pre CeBIT frame.

Vês ?

DJ_PAPA
09-01-2006, 23:49
Calma lá, a ATI atrasous-e a ultima vez mais de meio ano, n foram 2 meses.

Os clocks previstos para a G71 já são bastantes mais altos que a x1900, bastante mesmo, e em conjunto com 32 Pipes Puros vai dár potencia que chegue e sobre á placa para quando sair n ter concorrencia.
Isso nao quer dizer que desta vez nao seja a Nvidia a atrasar-se em relaçao á ATI.

Por alguma coisa tas a ver a X1900 com clocks no VPU reduzidos e memorias imagine-se de 1.2ns! Simplesmente eles querem ter o maximo de placas á venda o mais rapido possivel e quando a Nvidia lançar o seu modelo têm espaço para inserir um novo modelo com GDDR-4 e com clocks no VPU a rondarem os 700/750Mhz.

A X1800XT PE ja provou que a ATI tem placas neste momento a rodar a 700Mhz e se overclockadas rondam os 740Mhz com stock cooler!

A ATI podera fazer o que a Nvidia fez com a 7800gtx 512mb, isto é, lançar um modelo com memorias ultra-rapidas gddr-4 e com um grande incremento no clock do VPU de 750mhz+....

Vamos ver, vamos ver....... mas comprar uma X1900 é perfeitamente natural e vai acontecer de certeza absoluta, mas comprar agora uma X1800XT 512mb ou uma 7800 512mb é que é uma parvoice....
As X1800xt ja baixam de preço drasticamente por algum motivo e se as 7800 512 vierem ao preço que têm vindo.... a menos que so venham umas centenas muito pouca saida vao ter.

Ansatsu
09-01-2006, 23:51
Isso nao quer dizer que desta vez nao seja a Nvidia a atrasar-se em relaçao á ATI.

Por alguma coisa tas a ver a X1900 com clocks no VPU reduzidos e memorias imagine-se de 1.2ns! Simplesmente eles querem ter o maximo de placas á venda o mais rapido possivel e quando a Nvidia lançar o seu modelo têm espaço para inserir um novo modelo com GDDR-4 e com clocks no VPU a rondarem os 700/750Mhz.

A X1800XT PE ja provou que a ATI tem placas neste momento a rodar a 700Mhz e se overclockadas rondam os 740Mhz com stock cooler!

A ATI podera fazer o que a Nvidia fez com a 7800gtx 512mb, isto é, lançar um modelo com memorias ultra-rapidas gddr-4 e com um grande incremento no clock do VPU de 750mhz+....

Pois é. Só que isso tudo não passam de suposições tuas.

DJ_PAPA
09-01-2006, 23:54
Pois é. Só que isso tudo não passam de suposições tuas.

Obvio, tal como o que tu leste nesta tread nao passam de sopusiçoes.
So dia 24 de Janeiro e 9 a 15 de Março é possivel dizer alguma coisa de jeito :P

blastarr
09-01-2006, 23:59
Simplesmente eles querem ter o maximo de placas á venda o mais rapido possivel e quando a Nvidia lançar o seu modelo têm espaço para inserir um novo modelo com GDDR-4 e com clocks no VPU a rondarem os 700/750Mhz.

Especulações fantásticas, até sabes o que mais ninguém sabe na net...:P
Achas mesmo que íam lançar um novo topo de gama, um "refresh do refresh", com o Vista a saír em Outubro/Novembro ?

Claro que não.

No Outono esperem já ter é as G80-NV50/R600 no mercado, não mais um Refresh DX9.

DJ_PAPA
10-01-2006, 00:04
Especulações fantásticas, até sabes o que mais ninguém sabe na net...:P
Achas mesmo que íam lançar um novo topo de gama, um "refresh do refresh", com o Vista a saír em Outubro/Novembro ?

Claro que não.

No Outono esperem já ter é as G80-NV50/R600 no mercado, não mais um Refresh DX9.

Nao sei, mas axo que uma versao com gddr-4 fazia muito sentido até pq o "ring bus" o suporta. So nao fazia sentido suporta-lo em 2 geraçoes e depois nao o implementar.....
E os clocks da X1900 estao extremamente conservadores. Uma X1800XT PE em overclock anda nos 740Mhz de nucleo.

blastarr
10-01-2006, 00:10
Nao sei, mas axo que uma versao com gddr-4 fazia muito sentido até pq o "ring bus" o suporta. So nao fazia sentido suporta-lo em 2 geraçoes e depois nao o implementar.....
E os clocks da X1900 estao extremamente conservadores. Uma X1800XT PE em overclock anda nos 740Mhz de nucleo.

E os da GTX 512 (110nm sem Low-K) em OC andam em torno dos 650 (com watercooling), so ?

Há pouco dizias que a ATI escolheu memórias GDDR3 de 1.2ns para ter grande disponibilidade no mercado da R580, mas agora dizes que na Primavera a ATI virá com memórias GDDR4, as quais aínda nem se fabricam em volume, e cujo preço deverá ser, naturalmente, astronómico, tudo isso para um refresh do refresh...?

Mais uma contradição...:rolleyes:

Zar0n
10-01-2006, 01:24
Sobre disponibilidades vejam o k o anand escreveu hj...

While all of the 512MB 7800GTX NVIDIA cards are on pre-order, many of the 512MB X1800XT cards, including a single 256MB X1800 CrossFire, are available for sale. This time around, the X1800XT cards generally offer better price/performance than the 7800GTX - this is especially true given that 7800 GTX 512MB cards are almost impossible to find. The cheapest 512MB X1800XT we are seeing is from Sapphire [RTPE: 100134], on sale for $487. The 256MB X1800 CrossFire (built by ATI) is going for $564.

Ainda axo k pelo menos a X1900XTX devia vir com mens mais rapidas pk tb n é uma placa k se vai vender em grandes quantidades.

DJ_PAPA
10-01-2006, 01:29
E os da GTX 512 (110nm sem Low-K) em OC andam em torno dos 650 (com watercooling), so ?

Há pouco dizias que a ATI escolheu memórias GDDR3 de 1.2ns para ter grande disponibilidade no mercado da R580, mas agora dizes que na Primavera a ATI virá com memórias GDDR4, as quais aínda nem se fabricam em volume, e cujo preço deverá ser, naturalmente, astronómico, tudo isso para um refresh do refresh...?

Mais uma contradição...:rolleyes:

Pq contradiçao? O que eu disse foi exactamente o que a Nvidia fez com a serie 7xxx.

Temos a ATI a lançar a X1900 com memorias conservadoras e clocks conservadores para poder ter o maximo de placas no mercado. A concorrente directa á a 7800gtx 512mb que facilmente é batida logo cloks intermedios xegam.

Quando a Nvidia lançar o G71 lança-se um novo modelo com gddr-4 e maiores clocks tal como a Nvidia fez com a 7800gtx 512mb. A disponiblidade logo se verá nesse modelo mais alto enquanto que nos outros sempre irá haver.

Nao há contradiçao nenhuma.

blastarr
10-01-2006, 01:30
Estes produtos vendem-se em poucas quantidades, comparadas com os verdadeiros campeões. (mainstream e entry-level, na ATI são as X1300 e X1600, na Nvidia são as 7300, 7400 e 7600 -7700 ?-).

Servem mais como "halo effect", a tecnologia que tiver a maior performance no topo é vista como a que oferece mais garantias nas restantes gamas pelo mercado (mesmo que possa não acontecer exactamente assim nos nºs reais dos benchmark's mais comuns).

ptzs
10-01-2006, 01:35
E ficam os números para a posteridade, 11k para a ATi e 13k para a nV, vamos ver se acertam. Segundo a ATi faltam menos de 15 dias para saber se os 11k são reais. Venham elas! :D

Relembro que da GTX para a GTX512 foram 6 meses. Fazer um refresh ao fim de um mês de vida é de doidos. Se fizerem uma placa com mais 50Mhz vai parecer um acto de desespero.

DJ_PAPA
10-01-2006, 01:43
E ficam os números para a posteridade, 11k para a ATi e 13k para a nV, vamos ver se acertam. Segundo a ATi faltam menos de 15 dias para saber se os 11k são reais. Venham elas! :D

É mais que 11K ;)
Por 3 motivos:
- CPU limited que ate numa 7xxx ou X1K se nota isso.
- A versao que dizem apresentar é a XT e nao a XTX
- Drivers beta ou alfa.

Eu apontaria 12K, mas a questao do CPU limited poderá nao dar isso..... talvez com um dual core....

pofxxx
10-01-2006, 01:49
ja agora sei q nao tem muito a ver mas
Microsoft recommends ATI hardware for Vista - The chaps over at The Inquirer have managed to see a rather interesting Microsoft document that recommends to people who want to show off Vista to use ATI over Nvidia. It says that: "ATI is preferred to Nvidia at this time due to superior driver support".

e pq da consola ter o chip ATI? ou sera verdade!!

blastarr
10-01-2006, 02:00
Já foi dito na outra thread que a única razão é que a ATI tem o control panel em .NET (embora o antigo aínda exista).
A Nvidia tem o seu em testes (e coloquei links para imagens do mesmo), mas aínda não lançou, pois o .NET 2.0, obrigatório no Vista, na realidade é mais lento em XP, pelo que não trás quaisquer vantagens neste momento.

That's it, no big deal.

Zar0n
10-01-2006, 13:37
A ATI neste momento é a unica k tem CableCard HDTV tuner, k vai ser suportado com o vista.

http://www.engadget.com/media/2006/01/ocur-1.jpg

_JP_
10-01-2006, 17:02
A ATI neste momento é a unica k tem CableCard HDTV tuner, k vai ser suportado com o vista.

http://www.engadget.com/media/2006/01/ocur-1.jpg

Isso até pode ser interessante mas não te parece ser assim um pouco off-topic??
Já o tar a compara X1900 com 7900, o é pois a o topic era sobre G71 e G80, mas são discuções saudavei e dá gosto ver os blastarr a picar-se com o DJ_PAPA...agora isso...naaaa

blastarr
10-01-2006, 17:10
Eu até acho o CableCard uma boa tecnologia, que muita falta faz cá em PT, mas tão cedo duvido que venha a acontecer...
Creio que este produto é um protótipo que só suporta a spec 1.0 (sem suporte total aos EPG's -electronic program guides-).

Enfim, isto depende da indústria da TV por Cabo, eles andaram anos a resistir contra a abertura da tecnologia aos PC's.

Zar0n
10-01-2006, 18:01
Eu até acho o CableCard uma boa tecnologia, que muita falta faz cá em PT, mas tão cedo duvido que venha a acontecer...
Creio que este produto é um protótipo que só suporta a spec 1.0 (sem suporte total aos EPG's -electronic program guides-).

Enfim, isto depende da indústria da TV por Cabo, eles andaram anos a resistir contra a abertura da tecnologia aos PC's.

Com a proliferação dos media center n me parece k possa continuar fechada por muito mais tempo, afinal ja há satélites com HDTV e sem ser o nacionais podes ir buscar os outros canais da tv cabo outro lado no formato digital.

A europa esta 1 pouco atrasada a passar para digital então para HDTV já nem se fala :(

blastarr
27-01-2006, 18:14
Segundo o Inq, o processo de fabrico para a G71 acaba de ser concluído ("Tape-Out"):

G71, Geforce 7900 GTX taped out

Shipping in spring

WE HAVE confirmation that Nvidia has now taped out its G71 chip. It is up and running and according to our sources Nvidia is on schedule.
The only problem is that we're unsure what the real schedule is. I can tell you that it is probably not realistic to expect this chip and cards based on G71 sooner than end of February. Early March could be the best bet, but this is the perfect case scenario. It is a long time from tape out till final chip and we know that Nvidia taped out the chip in the first half of January.

It's possible that the G71 may get its old GTX suffix. Nvidia hopes the G71, Geforce 7900 GTX may end up even faster than R580, Radeon X1900 XTX solution but we cannot confirm that. For Nvidia's sake, we hope it will and the chip should have 32 real pipes inside.

So Nvidia finally has its big 90 nanometre chip out from the blueprint specs. The fun chase begins again. µ

Como sempre e como é do Fuad, take it with a grain of salt, embora nenhuma da info seja verdadeiramente nova (à excepção da nota sobre o "tape-out").

_zZz_
27-01-2006, 18:16
esta parte

It's possible that the G71 may get its old GTX suffix. Nvidia hopes the G71, Geforce 7900 GTX may end up even faster than R580, Radeon X1900 XTX solution but we cannot confirm that. For Nvidia's sake, we hope it will and the chip should have 32 real pipes inside.

parece-me estranha.. especialmente depois dos comentarios que por aqui tenho lido, que a g71 iria cilindrar a ati... Afinal nem se sabe se tem mesmo 32 pipes....

God_Lx
27-01-2006, 18:51
Yeah, espero realmente n apanhar outra desilusão como foi com a X1900XT/X... O que vale é que me passa depressa qd volto à realidade e vejo que n tenho €'s pra investir numa gráfica destas, há outras prioridades...

blastarr
27-01-2006, 18:59
Yeah, espero realmente n apanhar outra desilusão como foi com a X1900XT/X... O que vale é que me passa depressa qd volto à realidade e vejo que n tenho €'s pra investir numa gráfica destas, há outras prioridades...

Talvez uma sucessora da 6800GS, assim... digamos, daqui por uma semana ?;):D

God_Lx
27-01-2006, 19:02
Talvez uma sucessora da 6800GS, assim... digamos, daqui por uma semana ?;):D

Não pah, mesmo que quisesse n pode ser... Apareceu a conta de revisão do carro e até fiquei azul... Dava pra comprar um FX-60 :(

ToTTenTranz
27-01-2006, 19:08
Erm.. entre o tape-out e o lançamento costumam ser cerca de 4-5 meses ou mais.. Segundo o inquirer, o R580 teve o seu tape-out aquando do lançamento da 7800 GTX 256Mb:
http://www.theinquirer.net/?article=28228

Se essa notícia é verdade então duvido que o G71 chegue ao mercado antes do verão.. Nunca antes de maio/junho.
Se chegar, então vai ser o tempo de tape-out»lançamento mais curto da história.

EDIT: Entre o tape-out da G70 e o seu lançamento foram 2 meses - http://www.theinquirer.net/?article=22645

SilveRRIng
27-01-2006, 19:15
Espera lá. No que se refere ao tempo entre o tape-out e o lançamento não argumento, tenho ideia de ser assim também, mas se bem me lembro a R520 fez 2 tape-outs, não satisfatórios, porque não atingia as velocidades pretendidas e só ao fim do terceiro, com a adição de mais uma camada de metal é que se conseguiu o objectivo (que resultaria na X1800XT). Daí que dizer-se que a R580 fez tape-out no inicio do ano passado me parece impossivel se nem a R520 o tinha feito.

blastarr
27-01-2006, 19:17
Erm.. entre o tape-out e o lançamento costumam ser cerca de 4-5 meses ou mais.. Segundo o inquirer, o R580 teve o seu tape-out aquando do lançamento da 7800 GTX 256Mb:

Se essa notícia é verdade então duvido que o G71 chegue ao mercado antes do verão.. Nunca antes de maio/junho.

Sim, e depois ?
O R580 teve o Tape-out em Setembro de 2005, o R520 em Novembro de 2004, etc, etc.

Marcas diferentes, arquitecturas diferentes, métodos diferentes...

Para pegar no exemplo que deste da 7800 GTX:
Tape-out inicial - Fevereiro de 2005
Rev A2 - Abril
Disponibilidade em massa - Junho de 2005

DJ_PAPA
27-01-2006, 19:30
Espera lá. No que se refere ao tempo entre o tape-out e o lançamento não argumento, tenho ideia de ser assim também, mas se bem me lembro a R520 fez 2 tape-outs, não satisfatórios, porque não atingia as velocidades pretendidas e só ao fim do terceiro, com a adição de mais uma camada de metal é que se conseguiu o objectivo (que resultaria na X1800XT). Daí que dizer-se que a R580 fez tape-out no inicio do ano passado me parece impossivel se nem a R520 o tinha feito.
Nope. A Xbitlabs recebeu uma X1900XT para review de fabrico do mes de Setembro!
Vais ver a review deles. Eles falam nisso.

A mim parece-me que toda a nova linha da Nvidia 90nm ta atrasada. Meios de Março para a G71 e fins de Março/inicios de Abril para a 7600 é um atraso consideravel para a linha da ATI.
Depois a 7300Gs (primeira 90nm da Nvidia para desktop) ta com problemas de shortage e foi a admitido pela Nvidia que foi um paperlaunch para USA, Europa, japao, etc. Neste momento so se vende, va-se la imaginar na China e a situaçao nao vai mudar pelo menos ate finais de Março.

Enquanto a Nvidia anda intretida com os 90nm, a ATI ja anda a preparar 3 novos chips 80nm com o novissimos processo de fabrico da TSCM. 1 deles é o RV560 -> X1700 os outros 2 sao para o mercado low-end para substituir as X1300 e poder ter ainda mais lucros na venda de cada grafica e ao mesmo tempo maiores clocks e menos calor claro.

blastarr
27-01-2006, 19:41
Nope. A Xbitlabs recebeu uma X1900XT para review de fabrico do mes de Setembro!
Vais ver a review deles. Eles falam nisso.

A mim parece-me que toda a nova linha da Nvidia 90nm ta atrasada. Meios de Março para a G71 e fins de Março/inicios de Abril para a 7600 é um atraso consideravel para a linha da ATI.
Depois a 7300Gs (primeira 90nm da Nvidia para desktop) ta com problemas de shortage e foi a admitido pela Nvidia que foi um paperlaunch para USA, Europa, japao, etc. Neste momento so se vende, va-se la imaginar na China e a situaçao nao vai mudar pelo menos ate finais de Março.

Enquanto a Nvidia anda intretida com os 90nm, a ATI ja anda a preparar 3 novos chips 80nm com o novissimos processo de fabrico da TSCM. 1 deles é o RV560 -> X1700 os outros 2 sao para o mercado low-end para substituir as X1300 e poder ter ainda mais lucros na venda de cada grafica e ao mesmo tempo maiores clocks e menos calor claro.

Santa paciência.
Vai poluir para outro lado, tens os teus tópicos da ATI, geeeesshhh >(

Primeiro, se os 90nm estão atrasados, como é que as GPU's que estão a sair primeiro são as de maior volume, como as 61xx, 73xx, 76xx, etc ?
Segundo, se receberam algo com o GPU fabricado em Setembro, porque não lançaram a placa muito antes de fins de Janeiro ?
Terceiro, se a China é assim tão insignificante (pois, é só o país mais populoso do mundo, coisa pouca na tua cabeça, certamente...) para GPU's Low-end, porque é que íam lançar uma GPU desse segmento agora na europa e EUA, quando as 6200 TC aínda vendem bem ?
Quarto, se estás tão preocupado com os paper-launch, porque não olhas para a ATI, com as X1600, X1300 e X1800, bem como as X800 XL, Crossfire (duas vezes), etc, etc.
Afinal, a Nvidia nem anunciou oficialmente quando lançou as 6600 DDR-2, 6800 GS e 6800 XT, mas no entanto elas vendem-se muito bem aínda agora...

Ah, em relação ao "novíssimo" processo de fabrico, tens de ter umas luzes sobre o que é um "Half-Node", estou mesmo a ver...

God_Lx
27-01-2006, 19:43
Por falar nisso, um colega meu orientou uma A8N-VM, com akelas gráficas Onboard... Aquilo vale alguma coisa ou mais vale ele meter lá uma cena qq mt low end ?

blastarr
27-01-2006, 19:46
Por falar nisso, um colega meu orientou uma A8N-VM, com akelas gráficas Onboard... Aquilo vale alguma coisa ou mais vale ele meter lá uma cena qq mt low end ?

Depende do que ele quer fazer.
Se quiser ter vídeo HD, net, office e aplicações light e mesmo o AERO Glass do Windows Vista, não há problema.

Se quiser jogos, o slot PCIe x16 está lá, até porque a placa interna não fica desactivada com a instalação de uma dedicada, e pode ser usada com outros monitores, TV/out, HDTV, etc.

A placa interna tem apenas 1 a 2 Pixel Pipes (depende da versão, 6100 ou 6150) e 1 vertex shader, nunca foi concebida para jogos pesados.

God_Lx
27-01-2006, 19:49
E' pra uns joguitos leves... Pensei k aquilo era melhor k uma FX5200... Talvez n seja... Venha de lá uma 6200 então...

blastarr
27-01-2006, 19:51
E' pra uns joguitos leves... Pensei k aquilo era melhor k uma FX5200... Talvez n seja... Venha de lá uma 6200 então...

Ah, em relação a essa, olha que não sei, se calhar até é, pelo menos a versão LE da FX5200.
É que esta é muito mais eficiente a processar shaders, e apesar de poucos pipelines e usar memória partilhada, não deixa de ser uma Geforce 6...

DJ_PAPA
27-01-2006, 19:52
Santa paciência.
Vai poluir para outro lado, tens os teus tópicos da ATI, geeeesshhh >(

Primeiro, se os 90nm estão atrasados, como é que as GPU's que estão a sair primeiro são as de maior volume, como as 61xx, 73xx, 76xx, etc ?
Segundo, se receberam algo com o GPU fabricado em Setembro, porque não lançaram a placa muito antes de fins de Janeiro ?
Terceiro, se a China é assim tão insignificante (pois, é só o país mais populoso do mundo, coisa pouca na tua cabeça, certamente...) para GPU's Low-end, porque é que íam lançar uma GPU desse segmento agora na europa e EUA, quando as 6200 TC aínda vendem bem ?
Quarto, se estás tão preocupado com os paper-launch, porque não olhas para a ATI, com as X1600, X1300 e X1800, bem como as X800 XL, Crossfire (duas vezes), etc, etc.
Afinal, a Nvidia nem anunciou oficialmente quando lançou as 6600 DDR-2, 6800 GS e 6800 XT, mas no entanto elas vendem-se muito bem aínda agora...

Ah, em relação ao "novíssimo" processo de fabrico, tens de ter umas luzes sobre o que é um "Half-Node", estou mesmo a ver...
Bullsheat.

Anunciar uma placa so para um pais em especifico :x2:
As X1300 vendem-se na china, USA, japao, europa, etc etc aos pontapes e nos OEM parteners. Agora dizer que nao há shortage quando so têm capacidade para abastecer 1 pais e ainda por cima so em vendas a retalho :sad:

Btw nao sabia que as 7600 ja tavam em produçao em tudo. Pq é que nao as poem no mercado? Se têm excelentes yelds, ja tao em produçao e tudo, nao percebo pq andam a guardalas ate finais de Março/inicios de Abril :p

btw, nao sabia que as 6200Tc ainda vendiam bem.... para ti tb tudo o que é Nvidia vende bem. Mesmo que todos os OEM vendors tenham migrado para X1300 e X1300le, as 6200tc continuam a vender bem, ou nao....

blastarr
27-01-2006, 19:57
Bullsheat.

Anunciar uma placa so para um pais em especifico :x2:
As X1300 vendem-se na china, USA, japao, europa, etc etc aos pontapes e nos OEM parteners. Agora dizer que nao há shortage quando so têm capacidade para abastecer 1 pais e ainda por cima so em vendas a retalho :sad:

Btw nao sabia que as 7600 ja tavam em produçao em tudo. Pq é que nao as poem no mercado? Se têm excelentes yelds, ja tao em produçao e tudo, nao percebo pq andam a guardalas ate finais de Março/inicios de Abril :p

btw, nao sabia que as 6200Tc ainda vendiam bem.... para ti tb tudo o que é Nvidia vende bem. Mesmo que todos os OEM vendors tenham migrado para X1300 e X1300le, as 6200tc continuam a vender bem, ou nao....

Ah, só vendem na China, é isso, Sr Doutor ?

Curioso, o The Inq diz que esta empresa Holandesa já vende...:
http://www.theinquirer.net/?article=29103

edit
Como complemento, até te ofereço o PDF do press-release da marca:
http://www.pointofview-online.com/Images/GeForce7300GS_press_1.pdf

DJ_PAPA
27-01-2006, 20:10
Ah, só vendem na China, é isso, Sr Doutor ?

Curioso, o The Inq diz que esta empresa Holandesa já vende...:
http://www.theinquirer.net/?article=29103

edit
Como complemento, até te ofereço o PDF do press-release da marca:
http://www.pointofview-online.com/Images/GeForce7300GS_press_1.pdf

Sim so se vendem na China. E por a empresa ser Holandesa, qual é o problema? Isso nao quer dizer nada. A Sony é japonesa e vende em todo o mundo.

Tens aqui os links, mais recentes que esse:

Nvidia confirms it paper launched the 7300GS
Card launched this week not available till February
http://www.theinquirer.net/?article=29137

Nvidia ships GeForce 7300GS in China
New world order
http://www.theinquirer.net/?article=29145

ptzs
27-01-2006, 20:32
O período entre tape-out e lançamento depende da pressa, como imagino que tenham alguma, não deve tardar muito mais que Março.

God_Lx
27-01-2006, 20:37
Não desfazendo das placas... Ainda são placas DX9, e mesmo k saiam em março nas melhores das hipoteses, daí a 6 meses (Mais coisa menos coisa) vem DX10... Comprar placas de 600€ pra durarem 6 meses n é pra mim... Mas provavelmente muita gente as vai comprar...

blastarr
27-01-2006, 21:31
Sim so se vendem na China. E por a empresa ser Holandesa, qual é o problema? Isso nao quer dizer nada. A Sony é japonesa e vende em todo o mundo.

Tens aqui os links, mais recentes que esse:

Nvidia confirms it paper launched the 7300GS
Card launched this week not available till February
http://www.theinquirer.net/?article=29137

Nvidia ships GeForce 7300GS in China
New world order
http://www.theinquirer.net/?article=29145

Pois, mas a Point-of-View só vende na Europa, ou não leste as letrinhas pequenas no fundo do PDF ?
Ridiculous...

P.S.:
Se te apetecer, também já tens aqui a versão mobile... em PT.
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=15372&cat=155

DJ_PAPA
28-01-2006, 00:02
Pois, mas a Point-of-View só vende na Europa, ou não leste as letrinhas pequenas no fundo do PDF ?
Ridiculous...

P.S.:
Se te apetecer, também já tens aqui a versão mobile... em PT.
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=15372&cat=155
A versao mobile nada tem a ver com a desktop.

Mas ja agora arranja-me la 1 link com a venda da placa na europa :-D

blastarr
28-01-2006, 00:23
A versao mobile nada tem a ver com a desktop.

Mas ja agora arranja-me la 1 link com a venda da placa na europa :-D

O chip é exactamente o mesmo.

Na europa está prometido para a semana, estás farto de saber.
Entretanto, a Nova Zelândia também conta como China ? :P

http://www.playtech.co.nz/product.php?action=showdetail&id=1773

DJ_PAPA
28-01-2006, 00:26
O chip é exactamente o mesmo.

Na europa está prometido para a semana, estás farto de saber.
Entretanto, a Nova Zelândia também conta como China ? :P

http://www.playtech.co.nz/product.php?action=showdetail&id=1773
Ok nao conhecia o site. Mas mesmo assim a disponiblidade é muito fraquinha para um low-end.
Geralmente estas placas saem aos milhares para todos os lados e principalmente para os assembladores OEM (90% das placas prai.)

Ansatsu
28-01-2006, 02:24

EDIT: Entre o tape-out da G70 e o seu lançamento foram 2 meses - http://www.theinquirer.net/?article=22645

Para o verão tá previsto sair o G80 lol

Achas mm k saia o G71 e passado mm mto, mas mm mtoooo pouco tempo saia logo o G80?
Não faço a minima ideia o k se passa para lá, mas se a Nvidia disse que a placa saia algures em março, eu acredita, a Nvidia n se costuma enganar quando dá um prazo de placa, n sabemos a data mas sabemso k é algures pra março, tanto pode ser no dia 1, como no dia 30, mas n deve faltar mto para a Nvidia dizer o dia oficial da saida da placa.

E como tu proprio disses do tape out da G70 ate a sua saida com mta disponiblidade logo foram 2 meses. Se o inquire estiver a dizer a verdade, a placa foi taped out na 1ª quinzena de janeira, logo é natural se ela sair na 1ª quinzena de março.

blastarr
28-01-2006, 05:52
G71

As duas variantes, confirmadas :D

There is no doubt NVIDIA will be launching the 90nm G71 in March and the official name will be GeForce 7900. We came to know that there will be 2 versions; the GeForce 7900 GTX 512MB and the GeForce 7900 GT 256MB. The GeForce 7900 GTX will be launched at CeBIT on 9th of March while the GeForce 7900 GT will be launched later on 20th March most likely together with the GeForce 7600 series. There are little information about the pipelines and clock speeds yet. The current rumours implied a 32 pipes G71 so if that is true, 7900 GT could be 24 pipes. We overheard a yield issue that leads to the delay so it could probably meant a high core clock or too many pipelines causing the problem.

source: VR-Zone (http://www.vr-zone.com/?i=3170)

On track, people, e o lançamento conjunto (ou quase, 2 semanas sempre é menos do que os dois meses da 7800 GTX e GT) das duas variantes, GTX e GT, tal como eu tenho vindo a dizer, também está assim confirmado. :)

zer0
28-01-2006, 08:02
We overheard a yield issue that leads to the delay so it could probably meant a high core clock or too many pipelines causing the problem.

Resta saber se em março tens uma placa com clocks mais conservadores disponivel em grandes quantidades, ou uma coisa mais "exótica" disponivel a conta gotas como num passado recente.
32 pipes, e 700mhz é muito giro no papel, mas na realidade deve dar algumas dores de cabeça, e com a geração dx10 a espreita isto tudo parece-me um pouco futil.

DJ_PAPA
28-01-2006, 11:44
We overheard a yield issue that leads to the delay so it could probably meant a high core clock or too many pipelines causing the problem.

O que é que eu disse ainda há uns quantos posts atrás por varias vezes :D :D
A Nvidia ta atrasada nos 90nm. Vamos la ver como se conseguem safar até Março. Mas é indiscutivel que eles tb tao com problemas com os yelds (parecidos aos que a ATI teve com a X1800). É natural pq é a 1ª vez que tao a trabalhar a sério nos 90nm.

SilveRRIng
28-01-2006, 15:43
A Nvidia ta atrasada nos 90nm. Vamos la ver como se conseguem safar até Março. Mas é indiscutivel que eles tb tao com problemas com os yelds (parecidos aos que a ATI teve com a X1800). É natural pq é a 1ª vez que tao a trabalhar a sério nos 90nm.
O lançamento está previsto para Março e os rumores dizem que é assim que vai ser, onde está o atraso? Óh DJ, eles ouviram uns rumores de problemas de yeilds, tu já dizes que é indiscutivel e que o problema é parecido com o da X1800?!

A 7900 GT, se vier com os tais 24pipes, vem muito apetitosa. Falta ver clocks e preços e que tweaks fizeram mais no G71.

mascarilha
28-01-2006, 15:51
pois ninguem diz k nao vira apetitosa , o k esta em causa e k para uma grafika k inicialmente iria sair com 40 e tal pipes , depois passou para 30 e tal e se no fim vier com 24 para mim e uma desiluzao

kuando é ATI aparecer com clocks ou pipes ou seja o k for inferiores dos anunciados (nao pela ATI) é uma desiluzao , isto e akilo , agora se for a 7900 a vir com as specs mto inferirores as divulgadas por ai , continua a ser apetitosa e nao tem nada de mal , enfim

estamos todos devido ao tempo de espera e as sepcs tao badaladas k nao seja isso k acontça e k nao venha com 24pipes , pelo contrario esperamos um mega canhao avassalador , esperar k saia pois ninguem sabe ainda em concreto as specs da grafika e depois entao comentar

DJ_PAPA
28-01-2006, 16:11
O lançamento está previsto para Março e os rumores dizem que é assim que vai ser, onde está o atraso? Óh DJ, eles ouviram uns rumores de problemas de yeilds, tu já dizes que é indiscutivel e que o problema é parecido com o da X1800?!

A 7900 GT, se vier com os tais 24pipes, vem muito apetitosa. Falta ver clocks e preços e que tweaks fizeram mais no G71.

Esta previsto para Março agora, pq houve noticias quando se soube que a X1900 viria ja em Janeiro que o G71 era dado para entrar no mercado tb em finais de Janeiro/inicios de Fevereiro.
Agora eles tao atarasados em relaçao á nova linha da ATI 1 mes e meio. É esse o atraso que tou a falar.
As 7600 tb ja deveriam ter entrado, pq so com o lançamento em finais de Março, dá hipoteses á ATI para lançar uma linha nova Mid e Low-end baseada nos 80nm e competir em performance e em melhor preço.

E podes ja contar em inicios de Março com quedas de preço nas ATI X1900 de 50 euros. Vamos ver ate que ponto a Nvidia consegue ter um hard-launch da nova linha e o preço/performance da mesma.

Madril
28-01-2006, 16:21
Quanto tempo é k a ATI se atrasou para responder as 7800GTX ?

A ATI encurtou foi o espaço entre as X1800 e as X1900 porque tava a perder mt terreno em relação ah Nvidia.

Eu pelo menos não li nada de que a nvidia ia lançar algo em Jan/Fev ... do que me lembro de ver era Q1 ... pelo que tão em schedule.

Ainda assim, não vejo o porque de uma nova geração 7900/X1900 sem suporte para DX10 com o DX10 as portas.

Eu se fosse a ATI ou a Nvidia e tb como consumidor esperava até à saida do DX10.

sl4ck
28-01-2006, 16:24
Mas afinal quais são as placas que suportarão DX10 no futuro?

Madril
28-01-2006, 16:26
Neste momento nenhuma.

DJ_PAPA
28-01-2006, 16:31
Quanto tempo é k a ATI se atrasou para responder as 7800GTX ?

A ATI encurtou foi o espaço entre as X1800 e as X1900 porque tava a perder mt terreno em relação ah Nvidia.

Eu pelo menos não li nada de que a nvidia ia lançar algo em Jan/Fev ... do que me lembro de ver era Q1 ... pelo que tão em schedule.

Ainda assim, não vejo o porque de uma nova geração 7900/X1900 sem suporte para DX10 com o DX10 as portas.

Eu se fosse a ATI ou a Nvidia e tb como consumidor esperava até à saida do DX10.
Toda a gente sabe que as X1800 se atrasaram em relaçao á 7800, ninguem ta a dizer o contrario.
Mas agora as 7900 tao atrasadas em relaçao as X1900 (menos tempo, mas mesmo assim atrasadas).

O DX_10 é uma revoluçao demasiado profunda para se poder introduzir agora. So depois de se lançar o Windows Vista é que se podera lançar placas com DX_10 com PS/VS 4.0.

mascarilha
28-01-2006, 16:32

nisso tb concordo ctg , vejam so esta maravilha:

http://img53.imageshack.us/img53/6492/0124pcyanfarcry034yc.jpg (http://imageshack.us)

http://img366.imageshack.us/img366/9343/0124pcyanfarcry043zf.jpg (http://imageshack.us)

http://img366.imageshack.us/img366/8809/0124pcyanfarcry057ro.jpg (http://imageshack.us)

http://img468.imageshack.us/img468/5474/0124pcyanfarcry068jq.jpg (http://imageshack.us)

no minimo fabuloso , com data prevista para o final do ano mas la esta so corre em graficas com DX10 , mas ate la e como anda cada vez mais a produçao de novas grafikas , aindam vao sair mtas graficas :D

BTW: um video pekeno de gameplay cryengine2 : http://downloads.guru3d.com/downloadget.php?id=1190&file=4&evp=893259b9957a6e77366bf6b1321a1bcb

:009: :009: :009: :009:

Madril
28-01-2006, 16:37
Toda a gente sabe que as X1800 se atrasaram em relaçao á 7800, ninguem ta a dizer o contrario.
Mas agora as 7900 tao atrasadas em relaçao as X1900 (menos tempo, mas mesmo assim atrasadas).

O DX_10 é uma revoluçao demasiado profunda para se poder introduzir agora. So depois de se lançar o Windows Vista é que se podera lançar placas com DX_10 com PS/VS 4.0.

Leste o que eu disse ?

A ATI reduziu o tempo de lançamento para voltar a tar ao nivel (um bocadinho superior ah 7800GTX), pk tava a perder mt terreno.

Alias, como já disse mais atras, a R520 nunca devia ter existido. Deveria ser esta em vez da X1800.

CrazyBomber
28-01-2006, 16:37
Já agora, e só por curiosidade...
Estão me a dizer que o DX10 vai sair sem NENHUM hardware que o suporte?... :rolleyes:
Provavelmente tb não vai ser assim de um dia para o outro que se vai passar do DX9 para o DX10, certo?

E, mais que certo, nenhum developer vai fazer jogos só para DX10 sem que esteja devidamente implantado no mercado. Quanto tempo é que isso irá demorar, tendo em conta que não há hardware que o suporte, a tão pouco tempo (relativamente) do seu lançamento?

Não sei pq, tenho um pressentimento que o DX10 não vai ser aquele bicho de 7 cabeças ("OMG A MINHA GRAFICA DE 600€ JÁ NÃO VALE NADA") que se pensa :P

SilveRRIng
28-01-2006, 16:49
pois ninguem diz k nao vira apetitosa , o k esta em causa e k para uma grafika k inicialmente iria sair com 40 e tal pipes , depois passou para 30 e tal e se no fim vier com 24 para mim e uma desiluzao

Está-se a falar da 7900 GT! Ouviste dizer que ela ia ter 40 e tal pipes? :-D

kuando é ATI aparecer com clocks ou pipes ou seja o k for inferiores dos anunciados (nao pela ATI) é uma desiluzao , isto e akilo , agora se for a 7900 a vir com as specs mto inferirores as divulgadas por ai , continua a ser apetitosa e nao tem nada de mal , enfim

Ainda não vi nenhuma noticia a desmentir as specs da G71.

estamos todos devido ao tempo de espera e as sepcs tao badaladas k nao seja isso k acontça e k nao venha com 24pipes , pelo contrario esperamos um mega canhao avassalador , esperar k saia pois ninguem sabe ainda em concreto as specs da grafika e depois entao comentar

Eu vejo, isso sim, uma grande ansiedade para que a G71 não só venha atrasada mas com specs inferiores, por muito que digam o contrário pelo bem da concorrência, bla, bla. A mim não me enganam. ;)

crs
28-01-2006, 17:54
Sou novato aqui, sou brasileiro, e pesso que desculpem se usar alguma palavra que não pertença ao vocabulário de vocês. Mais gostaria de saber se existem previsões verdadeiras sobre o número de pixel shaders do G71.

ToTTenTranz
28-01-2006, 17:58
Sou novato aqui, sou brasileiro, e pesso que desculpem se usar alguma palavra que não pertença ao vocabulário de vocês. Mais gostaria de saber se existem previsões verdadeiras sobre o número de pixel shaders do G71.

Depende do que chamares de previsões verdadeiras.
Anúncios oficiais da nVidia não existem. Os rumores por outro lado dizem que a versão de topo vai ter 32 pipes.

Ansatsu
28-01-2006, 19:16

Onde está o atraso? A nvidia n diz k ela vai ser lançada em Março na mm?

A x1800 é k teve esse problema, saiu apenas 6 meses mais tarde.. apenas...

Isto dos yelds n tem nada a ver com os 90nm, a nvidia já controla isso, apenas tem k fazer tudo direito para porem 32 pipes a 750Mghz.

DJ_PAPA
28-01-2006, 20:07
Onde está o atraso? A nvidia n diz k ela vai ser lançada em Março na mm?

A x1800 é k teve esse problema, saiu apenas 6 meses mais tarde.. apenas...

Isto dos yelds n tem nada a ver com os 90nm, a nvidia já controla isso, apenas tem k fazer tudo direito para porem 32 pipes a 750Mghz.

:x2: :x2:
Vê-se mesmo que nao percebes nada do que tas a dizer :D

Os yelds têm tudo a ver com os 90nm/processo de fabrico.
Consequentemente tb têm tudo a ver com o pipes e clocks. Um chip a rodar a mais altas velocidades ou com + pipes torna-se mal dificil de fabricar e numero de chips funcionais por waffer é muito mais pequeno.

Para ja as 7900 levam 1 mes e meio de atraso. Vamos ver se conseguem ter boas quantidades de placas no mercado.

Madril
28-01-2006, 20:12
Mas levam mes e meio de atraso em relação a que ?

DJ_PAPA
28-01-2006, 20:16
As X1900, claro. Tal e qual 7800-X1800.

blastarr
28-01-2006, 20:19
As X1900, claro. Tal e qual 7800-X1800.

7800 GTX - Junho

X1800 - Outubro/Novembro

1, 2, 3,... Nope !

Rudzer
28-01-2006, 20:19
Para ja as 7900 levam 1 mes e meio de atraso. Vamos ver se conseguem ter boas quantidades de placas no mercado.

ainda faltam 5 para equivaler ao atraso das X1800...deixa lá isso :-D

Baía
28-01-2006, 20:52

Também gostava de saber...

... ía jurar que esta X1900 apareceu para competir com a 7800GTX 512...

Rudzer
28-01-2006, 20:55
Também gostava de saber...

... ía jurar que esta X1900 apareceu para competir com a 7800GTX 512...

Não isso foram as X1800 que devem ter batido o recorde de placa gráfica com o periodo de vida mais curto de sempre ;)

Raptor
28-01-2006, 21:15
Convém esclarecer uma questão que deve deixar algumas pessoas equivocadas:

R520 e Crossfire - foram apresentados oficialmente bastantes meses antes de terem aparecido no mercado.

7800 - apresentado e saiu imediatamente no mercado.

7900 - ainda não foi apresentado, logo, não está atrasada.

DJ_PAPA
28-01-2006, 21:54
Convém esclarecer uma questão que deve deixar algumas pessoas equivocadas:

R520 e Crossfire - foram apresentados oficialmente bastantes meses antes de terem aparecido no mercado.

7800 - apresentado e saiu imediatamente no mercado.

7900 - ainda não foi apresentado, logo, não está atrasada.

O que tu entendes por apresentado?
É que sendo assim so o crossfire foi apresentado e atrasou.
O que houve foi noticias do adiamento do R520. Quando o R520 foi apresentado oficialmente as placas apareceram no mercado. A X1800XL em todo o mundo e a X1800XT so nos USA e na Dell.
Mas sim as placas tiveram atraso em relaçao á 7800, tal como agora a 7900 ta atrasada em relaçao á X1900.
Sao situaçoes normais do mercado. Nao é nada do outro mundo.

blastarr
28-01-2006, 21:56
O que tu entendes por apresentado?
É que sendo assim so o crossfire foi apresentado e atrasou.
O que houve foi noticias do adiamento do R520. Quando o R520 foi apresentado oficialmente as placas apareceram no mercado. A X1800XL em todo o mundo e a X1800XT so nos USA e na Dell.
Mas sim as placas tiveram atraso em relaçao á 7800, tal como agora a X1900 ta atrasada em relaçao á X1900.
Sao situaçoes normais do mercado. Nao é nada do outro mundo.

Não, não é normal ser apresentado à imprensa em Maio, nada acontecer, ser apresentado outra vez em Outubro e mesmo assim chegar atrasado, por não existirem placas master.

Isso, meu amigo, chama-se "Vapourware" grosseiro, e andar a brincar com a imprensa que ía testando protótipos, ou, pior aínda, ía publicando apenas os slides da ATI, por não existir hardware, como na apresentação de Maio.

DJ_PAPA
28-01-2006, 22:08
Não, não é normal ser apresentado à imprensa em Maio, nada acontecer, ser apresentado outra vez em Outubro e mesmo assim chegar atrasado, por não existirem placas master.

Isso, meu amigo, chama-se "Vapourware" grosseiro, e andar a brincar com a imprensa que ía testando protótipos, ou, pior aínda, ía publicando apenas os slides da ATI, por não existir hardware, como na apresentação de Maio.

Foi o que eu disse.
Entre o tempo da apresentaçao oficial e o real lançamento do mercado, so o crossfire falhou.
Agora o R520 foi apresentado OFICIALMENTE num dia e nessa semana apareceram as X1800XL por toda a europa, USA, japao. As X1800XT durante 2 semanas so tiveram acessiveis nos USA, japao e alguns assembladores OEM.

Logo o que o Raptor ta a dizer ta errado.
O que houve foi um atraso da ATI em relaçao ao lançamento da serie 7xxx da Nvidia.
O que ta a acontecer agora é uma atrasar da Nvidia em relaçao ao lançamento das X1900.
Nao é nada que ja tenha acontecido. É normal no mercado de hoje em dia. Uma vez para umas, outra para outras.
O que interessa é que se mantenham competitivas e activas :)

mascarilha
28-01-2006, 22:42
Está-se a falar da 7900 GT! Ouviste dizer que ela ia ter 40 e tal pipes? :-D

Ainda não vi nenhuma noticia a desmentir as specs da G71.

Eu vejo, isso sim, uma grande ansiedade para que a G71 não só venha atrasada mas com specs inferiores, por muito que digam o contrário pelo bem da concorrência, bla, bla. A mim não me enganam. ;)

sim ja vi variadissimas notiicias a falar de 40 e muittoos pipes mas parece k ta dificil.

cumps

blastarr
28-01-2006, 22:51
sim ja vi variadissimas notiicias a falar de 40 e muittoos pipes mas parece k ta dificil.

Gostava de ver links dessas "notícias" sobre 40 pipes...

Eu pelo menos fundamento com fontes.

mascarilha
28-01-2006, 22:59
nao sao "noticias" sao o mesmo genero de "noticias" k algumas pessoas tiveram em relaçao ao R580 :

"""The new G71 video card from nvidia is going to have a {90nm gpu, just like the RSX}. The gpu will be clocked around 700 to 750mhz , 1.9 ghz, asuming they keep the same amount of vertex pipelines, that'll be 40 pipelines in total."""

blastarr
28-01-2006, 23:01
nao sao "noticias" sao o mesmo genero de "noticias" k algumas pessoas tiveram em relaçao ao R580 :

"""The new G71 video card from nvidia is going to have a {90nm gpu, just like the RSX}. The gpu will be clocked around 700 to 750mhz , 1.9 ghz,32 Pixel pipelines, asuming they keep the same amount of vertex pipelines, that'll be 40 pipelines in total."""

Ah, mas se é esse tipo de contas, a 7800 GTX também tem 32 pipes, a 6800 Ultra tem 22, etc, etc.

Besides, a 7900 GTX, se aumentasse para 32 pixel pipes, não ficaria com o mesmo nº de vertex shaders (8) da anterior, ou ficava ?

mascarilha
28-01-2006, 23:05
pelas contas mais certas devia ter 24 pixel pipelines , mas o k mais se diz e k vai ter 32 pixel pipelines , mas estou como tu e todos , so sei kuando sairem ate la vou lendo o k se diz

mascarilha
28-01-2006, 23:51
NVIDIA G71 to come in 2 variants
NVIDIA's forthcoming 90nm G71 graphic processor or the GeForce 7900 will be 2 in modifications: GeForce 7900 GTX 512MB and GeForce 7900 256MB. The GeForce 7900 GTX will be launched at CeBIT on 9th of March while the GeForce 7900 GT will be launched later on 20th March most likely together with the GeForce 7600 series. The G71 GTX version is supposed to have 32 pipes and the 7900 GT card could be 24 pipes. There isn't much information about the clock speeds yet.

>> http://www.vr-zone.com/?i=3170

a 7900 GT axo k vai ter mesmo 24 pipes.

a GTX é k "secalhar" vai ter 32

God_Lx
28-01-2006, 23:52
Março... Como eles previam desde o inicio... Q1 2006... Venha de lá mais uma mas tou com o Madril e o mascarilha, placas DX9 agora it's just plain stupid...

mascarilha
28-01-2006, 23:55
Março... Como eles previam desde o inicio... Q1 2006... Venha de lá mais uma mas tou com o Madril e o mascarilha, placas DX9 agora it's just plain stupid...

so para kem tem bol$o$ os meus nao sao tao grandes para esbanjar tem k ser tudo mto bem calculado :D

God_Lx
29-01-2006, 00:00
Yeah tás como eu... Em principio orientei um CPU mais porreirito a custo 0 heh... Quanto às placas... Well... Venham elas pra vermos se prestam ou n...

blastarr
29-01-2006, 00:05
NVIDIA G71 to come in 2 variants
NVIDIA's forthcoming 90nm G71 graphic processor or the GeForce 7900 will be 2 in modifications: GeForce 7900 GTX 512MB and GeForce 7900 256MB. The GeForce 7900 GTX will be launched at CeBIT on 9th of March while the GeForce 7900 GT will be launched later on 20th March most likely together with the GeForce 7600 series. The G71 GTX version is supposed to have 32 pipes and the 7900 GT card could be 24 pipes. There isn't much information about the clock speeds yet.

>> http://www.vr-zone.com/?i=3170

a 7900 GT axo k vai ter mesmo 24 pipes.

a GTX é k "secalhar" vai ter 32

Tu leste a thread ?
Já coloquei esse link há uns tempos nesta mesma thread, ora vira a página...?

mascarilha
29-01-2006, 00:06
yep , só vi agora, mtas vezes kuado xega akelas partes k começas tu e o DJ ja a ter mto offtopic nao leio tudo :D

destr0yer
29-01-2006, 00:09
Nisso tudo um gajo agora fica aqui a pensar...

Na altura das Geforce 4, o modelo TI 4200 era só esticar e pegava/papava uma 4600 a defaut que custava o dobro do preço!

Esquecendo a "merdosa" série 5 (aka FX), vamos a série 6...

Sai as 6800 no verão 2004 e no outono saem as 6600/6200 (ou seja pouco tempo depois)

O engraçado é que uma boa 6600 GT OCada tinha uma excelente performance para o preço, chegando a bater-se com 6800 NU e até GT's em defaut!

E agora? a série 7 está impondo uma divergência ENORME, quer em potências, quer em diferenças no que toca ao lançamento no mercado entre as várias placas desta gama... (sai no verão 2005 as 7800 GTX e estamos as portas de fevereiro e as 7600 é rumores!)

7300 GS
7600 GS -> 7600 GT
7800 GS -> 7800 GT -> 7800 GTX 256 -> 7800 GTX 512
7900 GT -> 7900 GTX

Acontece que o que vamos ver é é uma 7600 ser uma autencia merda comparando com uma 7900... Eu aposto para 7x a 10x mais potente! (e não 1,5x-2,0x no caso das 6600 GT - 6800 GT/ultra)

Já dentro da salganhada das geforce's 7800, a GTX 512 deve ser 3x mais potente que a 7800 GS :D

O que vale que as 7800 vão acabar ocupando o segmendo dantes ocupado pela 6600 GT e 6800 "vanilla", atirando as 7600 para o segmento das 6600 normais...

Ahh e nisto tudo, os preços escalam que é uma coisa bruta, antes tinham basicamente 3 categorias

* Low end (até 149 $)
* mid end (150-299 $)
* high end (300-500 $)

Agora temos

* Low end (até 149 $)
* mid end (150 - 299 $)
* high end (300 - 499 $)
* ultra end (500 - 799 $)
* EXTREME MEGA END (800 - +oo $)

E o pior, os jogos começam a puxar pelas categorias mais caras :D
O mercado de gráficas está é confuso, caro, maluco, etc :D

Resumindo o longo post em algumas linhas:

Dantes um gajo comprava uma gráfica de 200€+-50 € e tinha uma performance bastante boa, ficando pouco longe das topo de gama...
Agora, paga-se 250 € por uma gráfica e só se tira 1/3 a 1/5 do power das topo de gama, que com SLI/crossfire dispara exponencialmente :D
E no futuro? suponhando a gráfica de 250 € tem 1x de performance, depois a single VGA topo de gama tem 20x mais power e o modo multi GPU 500x :D)

blastarr
29-01-2006, 00:11
Nisso tudo um gajo agora fica aqui a pensar...

Na altura das Geforce 4, o modelo TI 4200 era só esticar e pegava/papava uma 4600 a defaut que custava o dobro do preço!

Esquecendo a "merdosa" série 5 (aka FX), vamos a série 6...

Sai as 6800 no verão 2004 e no outono saem as 6600/6200 (ou seja pouco tempo depois)

O engraçado é que uma boa 6600 GT OCada tinha uma excelente performance para o preço, chegando a bater-se com 6800 NU e até GT's em defaut!

E agora? a série 7 está impondo uma divergência ENORME, quer em potências, quer em diferenças no que toca ao lançamento no mercado entre as várias placas desta gama... (sai no verão 2005 as 7800 GTX e estamos as portas de fevereiro e as 7600 é rumores!)

7300 GS
7600 GS -> 7600 GT
7800 GS -> 7800 GT -> 7800 GTX 256 -> 7800 GTX 512
7900 GT -> 7900 GTX

Acontece que o que vamos ver é é uma 7600 ser uma autencia merda comparando com uma 7900... Eu aposto para 7x a 10x mais potente! (e não 1,5x-2,0x no caso das 6600 GT - 6800 GT/ultra)

Já dentro da salganhada das geforce's 7800, a GTX 512 deve ser 3x mais potente que a 7800 GS :D

O que vale que as 7800 vão acabar ocupando o segmendo dantes ocupado pela 6600 GT e 6800 "vanilla", atirando as 7600 para o segmento das 6600 normais...

Mas não existirá uma 7800 GS PCI-Express.
Aliás, será a placa AGP8x mais potente da Nvidia esta 7800 GS AGP8x, se existir mais alguma, será uma versão das 7600.
Fazer algo mais potente do que isso para AGP já não é viável financeiramente (quem tem 500+ dólares para uma GTX, já trocou de mobo para PCIe há muito, não achas ?)
<