View Full Version : Opterons 939 serão descontinuados?

Radeon Force
30-11-2005, 12:22
"1) On August 2, 2005, AMD introduced 90nm socket 939 Opterons, single-core capable.

2) Beginning in early October, the overclockability of low-end Opterons began to be noticed.

3) On October 31, 2005, AMD lowered the prices on many Opterons. In particular, the prices of the Opteron 144 and 145 were lowered to $111 and $125, price points below that of Athlon 64s running at the same speed with half the cache.

4) If demand did not exceed supply prior to the price cut, it certainly did afterwards. Supplies dried up quickly, and prices skyrocketed. It is unclear just who jerked up prices by how much when, but both distributors and retailers played a role in this, and currently, it may be mostly the distributors. It must be said, though, that these price increases were shortage-driven.

5) AMD has not officially responded publicly to this situation. The responses purported to have come from AMD employees have included:

# Maybe there will be some more in January.
# There aren't going to be any more.
# No more sales to individuals, just system developers.

What Is Going On Here?

As we mentioned the other day, we think that the low-ball Opteron pricing was meant to artificially boost Opteron sales (and market share).

What we didn't explicitly address was who at AMD would decide to do that. Was this a conscious decision at the top, or did someone further down the food chain decide this was a good idea?

We think the latter is more likely. We think someone/some people with a vested interest in boosting Opteron sales pushed this through.

Why would someone do that? Well, you know that the Ultimate Boss loves to talk about exploding Opteron sales, and if the size of your bonus depends on how many Opterons get sold . . . .

What they actually ended up doing was committing fratricide against the Athlon 64 (and those with a vested interest in selling them, like people whose bonuses are based on how many A64s get sold).

While we shouldn't exaggerate the impact of enthusiasts upon the market, imagine what would have happened to Athlon 64 sales on the retail level had everyone been selling Opteron 146s for around $125 the last month (not to mention any bonuses based on those sales).

Imagine what you do once you catch your fellow co-worker(s) picking your pocket.

What you do is you fight. Not literally (though that would be a fun video to watch) but bureaucratically. That means having your bosses fight with his bosses. Your bosses will be out to stop the Opteron people from taking your turf by doing things like cutting off manufacture and access to your marketplace. His bosses will be out to hold on to the beachhead by pushing for the opposite, and to get any anti-Opteron decisions reversed.

Eventually, someone at or near the top will decide this, but in the meantime, the fight goes on, and what you hear will depend on who you ask.

For instance, restricting Opteron sales to system integrators may make no sense to a customer (i.e., gray market and all), but it approaches the Prime Directive if your bonus mission in life is to sell as many A64s as you can and someone two halls down is threatening that.

In other words, a turf battle is the only explanation that fits the facts (unless you think AMD is really stupid).

However, others may see this differently. Others may have their own reasons for seeing this differently to further their own agendas.

For instance, if you're somebody at Dell who for his own reasons doesn't want to see the company sell AMD processors, you can point at this and say, "Look! These guys can't even produce an extra ten thousand CPUs on demand! How are they going to be able to handle us?

If you're someone on Intel's legal team whose current mission in life is to prove how incompetent AMD is in that little antitrust case, you don't think you'll view this as a great green Christmas gift?

That's where the real damage from this fiasco could occur, above and beyond being Grinch to thousands, tens of thousands, just in time for Christmas. Now that's being customer-centric!"

in Overclockers.com

Anandtech's CPU price guide this week had the following to say:

"If you are planning to purchase one of these Opterons, do so now while you still can. The 939 version of the Opteron may no longer be available outside of a few gray market channels; we will discuss this in an upcoming article."

in AnadTech

Link: http://overclockers.com/tips00877/

greven
30-11-2005, 12:33
Desde que haja em Stock até eu comprar um, por mim na boa. Acho é estranho porque isto tem sido a galinha dos ovos de ouro da AMD nos últimos tempos.

Radeon Force
30-11-2005, 12:35
Desde que haja em Stock até eu comprar um, por mim na boa. Acho é estranho porque isto tem sido a galinha dos ovos de ouro da AMD nos últimos tempos.

Sim é a galinha de ovos da amd mas tambem esta-se a tornar um dor de cabeça para eles, porque baixou em muito a venda dos venice, san diego, o que faça que exista enorme stock desses cpus:sad:

tens o link?

http://overclockers.com/tips00877

Tambem esta na Anandtech, pode-se ser apenas um boato mas é um boato que tem que ser levado a serio.

Ainda bem que tenho aqui o meu 148:lol:

timber
30-11-2005, 12:38
Sim é a galinha de ovos da amd mas tambem esta-se a tornar um dor de cabeça para eles, porque baixou em muito a venda dos venice, san diego, o que faça que exista enorme stock desses cpus:sad:

Baixem os preços deles
Simples

Morpheus
30-11-2005, 14:02
se a AMD deixar de ser "garganeira" talvez as coisas melhorem ... o meu A64 3000+ skt 754 ainda vai estar aqui para as curvas o ano que vem... e até tem um cpu porreiro e uma plataforma estavel a preços decentes não mudo de pc... é incrivel a quantidade de entulho que estes gajos tem para lançar e ainda não o fizeram ... exemplos: suporte para DDR2, skt M2, suporte para BTX e external SATA...

greven
30-11-2005, 14:32
Baixem os preços deles
Simples

Nem mais, se baixassem mais os Venice até comprava já um este mês, pois quero fazer um small upgrade, passar do meu Northwood 2.4 B para um AMD 64 mas com nForce3 AGP pois como a minha gráfica morreu há uns tempos comprei uma 6800 ainda AGP.

Quanto aos stocks dos Venice e restantes estarem altos é verdade, basta ver que Opterons já não se encontram em stock em quase lado nenhum... e ainda dizem que não há dinheiro!

Zar0n
30-11-2005, 16:47
Eu sinceramente n vos percebo, afinal a AMD lança 1 CPU barato e óptimo para o OC e vcs ainda se queixam?!
Se é bom economicamente para a AMD ou n isso é problema deles...

mascarilha
30-11-2005, 18:54
yep ja tinha visto isso , os optys vao ser decontinuados ou pelo menos vao parar a produçao ate k os venice subam as vendas novamente , os a64 3000 tb axo k foram descontinuados. , eu agarrei hoje 1 opteron nao fosse o diabo tece-las . E os venice ainda vao aumentar o preço.

"AMD has discontinued shipping the Athlon 64 3000+ to major retailers. The current stepping E3 with the "Venice" core will get a refresh by the name of E4, and a "CG" ending on the CPUs(for example a retail 3200+ will carry the SKU: ADA3200CGBOX), but it will only produce 3200+ and 3500+ with this stepping. So if you want to get your hands on the cheapest possible AMD64 CPU, its now or never."

Koncaman
30-11-2005, 21:07
Eu sinceramente n vos percebo, afinal a AMD lança 1 CPU barato e óptimo para o OC e vcs ainda se queixam?!
Se é bom economicamente para a AMD ou n isso é problema deles...

quem é que se queixa?
aqui ninguém se ta a queixar.
se a AMD não gosta da situação, a culpa é totalmente deles. porque o opteron é um processador muito mais atraente que o athlon64, isto falando quer de dual quer de single cores. o opteron é mais barato, e geralmente tem o dobro da cache. assim, não ha athlon que resista. (e diga-se que os 512kb L2 dos venice ja me parecem um handicap importante)

acho que descontinuar os opterons é um mau serviço por parte da AMD. pelo menos enquanto os athlon64 não usarem todos o core San Diego, nem o athlon64 X2 deixarem de ter 2x1mb de cache.
ta bem que ainda são muito rapidos, mas, a cache é daquelas coisas que nunca se perde muito em ter mais um bocado, e menos que 1mb ja começa a ser mau, para promover o CPU (até pode ser que o desempenho não sofra muito, mas sofre [basta comparar com um opteron Venus de frequencia ideintica (os processadores são praticamente iguais, a nivel tecnologico)]). (mais uma vantagem para o marketing da intel, com as suas caches brutais)

Helixsk8
30-11-2005, 21:46
Eu tive de comprar um 144 CABGE para não ter de ficar sem pc muito tempo...
Depois lá para janeiro logo se vê o que se arranja...
Qualquer um que tenha Opterons de momento está mais que bem servido além disso é um cpu que a meu ver vai valorizar muito mesmo :001: .
Eu por exemplo apesar de ter arranjado um 144 que ao que parece dá os 3ghz... Dava tudo para arranjar um 165 ou 148... Infelizmente duvido que antes de janeiro meta as unhas num...
Até lá veremos o que dá o 144 no fresquinho :001:
Só espero não sofrer muito na passagem de dual core para single core :(

RuFuS
30-11-2005, 21:52
yep ja tinha visto isso , os optys vao ser decontinuados ou pelo menos vao parar a produçao ate k os venice subam as vendas novamente , os a64 3000 tb axo k foram descontinuados. , eu agarrei hoje 1 opteron nao fosse o diabo tece-las . E os venice ainda vao aumentar o preço.

"AMD has discontinued shipping the Athlon 64 3000+ to major retailers. The current stepping E3 with the "Venice" core will get a refresh by the name of E4, and a "CG" ending on the CPUs(for example a retail 3200+ will carry the SKU: ADA3200CGBOX), but it will only produce 3200+ and 3500+ with this stepping. So if you want to get your hands on the cheapest possible AMD64 CPU, its now or never."

Começo a ver que a AMD com o tempo vai ficar outra Intel... :o

O melhor era mais uma empresa no ramo dos proc domésticos!

Koncaman
30-11-2005, 21:53
um 165 é muito complicado, ando para comprar um para um amigo meu, e n se arranja, pelo menos na aquapc... em principio vai-se fazer ginastica para comprar um 170...

skandal
02-12-2005, 12:37
Começo a ver que a AMD com o tempo vai ficar outra Intel... :o

O melhor era mais uma empresa no ramo dos proc domésticos!

mas já não há espaço :P mais uma empresa acho que não ia alterr grande coisa

God_Lx
02-12-2005, 12:39
A AMD tá mais encostada pq a Intel neste momento apesar do nome não tem grandes concorrentes tanto em Single-Core como em Dual-Core... Vamos lá ver se lançam alguma coisa melhor e temos uma competição mais saudável para nós :P (Desde que isso não se traduza em aumentos ridiculos de preços como nos GPU's...)

Zar0n
02-12-2005, 14:20
A AMD n é nenhuma instituição de caridade, tem k jogar com os poucos resursos k tem para vender o maximo possivel.

God_Lx
02-12-2005, 14:25
Claro então, ninguém tem um negócio para perder dinheiro :)

RuFuS
02-12-2005, 17:23
A AMD n é nenhuma instituição de caridade, tem k jogar com os poucos resursos k tem para vender o maximo possivel.

I like this biased...phrase! :rolleyes:

Quer dizer...qd eram os p4 a darem doses aos axp era tudo a dizer que a intel era a xula e eram os ***...agora a amd não é xula e tem que fazer render o peixe! :o

Wake up...a amd pode muito bem continuar os opterons...mas não lhes convém mt...já têm o que precisam: BIASED PEOPLE! :x2:

Cumps

Zar0n
02-12-2005, 19:14
I like this biased...phrase! :rolleyes:

Quer dizer...qd eram os p4 a darem doses aos axp era tudo a dizer que a intel era a xula e eram os ***...agora a amd não é xula e tem que fazer render o peixe! :o

Wake up...a amd pode muito bem continuar os opterons...mas não lhes convém mt...já têm o que precisam: BIASED PEOPLE! :x2:

Cumps

Antes de começares a gritar tens k perceber k o k eu disse n é promover a AMD.

Ora se a AMD tem poucas capacidades de produção tem k canalizar os Opterons para onde eles deviam estar, nos servidores não nas mãos de overclockers.

Estes opterons estão a canabilizar as vendas dos A64 e FX e a prejudicar a imagem da mesma pela falta de supply.
Logo é necessario fazer algo sobre isso, a maneira mais simples era subir o preço dos mesmo para controlar o fluxo dos mesmos, pode n a solução k nos agrada mas como eu disse a AMD n é uma instituição de caridade e tem k prestar contas aos seus accionistas.
Aki não ha BOM(AMD) nem MAU(INTEL) são estratégias de mercado, BIASED é quem n as compreende e defende cegamente uma marca.

Lah por eu n gostar de uma decisão n ker dizer k n a compreenda, á k ter uma visão mais abrangente das coisas, coisa k pareces claramente n ter. :rolleyes:

Rudzer
02-12-2005, 19:54
Economia 101...é basico

Alone I Break
02-12-2005, 20:14
Desde que haja em Stock até eu comprar um, por mim na boa.

Ora nem mais , no inicio do ano vou comprar um 144 desde que haja stock até lá está tudo bem , se me "fartar" a escolha é muita (s939).

greven
02-12-2005, 21:24
Olhem nos últimos tempos andei a ver reviews do Opteron em comparação com os Deigo e Venice e cheguei à conlusão que os Opteron não valem a pena, a não ser para quem quer fazer bastante OC. Acho que o preço não compensa em relação a um Venice, pelo menos para mim, não faço OC frequente, só o necessário a ar para puxar um pouco mais pela máquina. E os Venice em relação ao Diego, uns 5%, de performance a mais em algumas aplicações não justifica a diferença de preço para muitos. Logo, tinha a ideia de comprar um Opteron, mas como estes estão quase esgotados em todo o lado, vou é para um Venice 3200+ ou 3500+.

Koncaman
02-12-2005, 21:29
não achas que um opteron 165 é melhor que um athlon X2 3800+ ?
e um 144 parece-me uma compra muito melhor que um 3000+...
e a ideia mantem-se para o resto da gama, mas com os modelos mais baratos (fazendo a distinção da gama de single e dual core) a valerem mais a pena, porque têm todos o mesmo core.

mas põe aí os graficos...

greven
02-12-2005, 21:46
Epá, se calhar tens razão, só vi um review... mas eles focaram mais na diferença de performance e no OC. No OC não há comparação, um Opteron 146 é praticamente um Diego 3500+ mas com muito mais capacidade de OC. A minha questão é se vale a pena esperar... é que o raio do processador está esgotado em todo o lado e eu só queria ir até um 146, não quero gastar mais dinheiro com este "mini-upgrade".

Koncaman
02-12-2005, 21:50
para mim o 1Mb de cache (ou 2x1Mb) faz toda a diferença...
mas se n queres gastar mais que 200€ de CPU, o 146 é uma boa opção... e, valendo o mesmo que um 3200+ tras o dobro da cache, aquee menos, porque trabalha a voltagens mais baixas, bem como a frequencia é ligeiramente mais baixa, e ainda te permite um OC abusivo...

greven
02-12-2005, 21:57
Bem, realmente andei aqui a ler mais umas cenas agora e realmente acho que vale a pena esperar, mas como isto está tudo em ruptura de stock. Por acaso alguém sabe de mais lojas com estes opterons sem ser a AquaPC e a Globaldata? A globaldata tem lá o processador, não aparece com um esgotado, mas não sei, cheira-me que não actualizam é a página. :p

mascarilha
02-12-2005, 22:24
Bem, realmente andei aqui a ler mais umas cenas agora e realmente acho que vale a pena esperar, mas como isto está tudo em ruptura de stock. Por acaso alguém sabe de mais lojas com estes opterons sem ser a AquaPC e a Globaldata? A globaldata tem lá o processador, não aparece com um esgotado, mas não sei, cheira-me que não actualizam é a página. :p

146 nao ha em lado nenhum ,na globaldata nao teem o site actualizado , tb so teem 144 , nem ha previsoes para kaundo havera mais em nehuma das lojas ca em PT , nem la fora ha hehe , 144 ainda ha em mtas lojas.
cumprimentos

Koncaman
02-12-2005, 22:47
são 200mhz de diferença...
1800 do 144 pa 2000 do 146.
mas o 144 trabalha ate aos 3000mhz sem grandes problemas :P

na PCdiga também têm listado o 146, ve se tens sorte.

144 tb ha na aquapc.

mascarilha
02-12-2005, 23:01
eu tb andava a ver se comprava um 146 mas como tava dificil fikei com um 144 esta semana , acho k e a melhor opçao , entretanto se aparecer em janeiro mais 146 vende-se este e ocmpra-se um, mas para ja preferi fikar ja com um pelo sim pelo nao , fazem OC kuanto baste 2800@1.5v e teem 1mb cache , vem vom e poupa.

Michel
04-12-2005, 00:40
Bem, realmente andei aqui a ler mais umas cenas agora e realmente acho que vale a pena esperar, mas como isto está tudo em ruptura de stock. Por acaso alguém sabe de mais lojas com estes opterons sem ser a AquaPC e a Globaldata? A globaldata tem lá o processador, não aparece com um esgotado, mas não sei, cheira-me que não actualizam é a página.

144 há na F13PC em stock e em breve penso que alguns 148 tb...
146 é q n há mm em lado nenhum...

_Rock_
06-12-2005, 15:04
Eu também queria um 146 mas como estava muito difícil,acabei por ficar com o 144.Pensei,no probs,o OC resolve o problema :D
Abraço

Lord Paulus Cobris
06-12-2005, 17:14
Boas

Fica aqui a minha posição sobre este assunto.

Acho que a AMD pôs a "pata na poça" com este lançamento dos opterons para 939, pois tal como um utilizador já disse, veio canibalizar o mercado para utilizadores domesticos.

Eu pessoalmente sinto-me injustiçado e frustrado, por ter sido possível para a AMD disponibilizar cpu´s no meu caso pessoal superiores ao x2 4400+ por quase metade do preço...

Ridículo e revoltante, para mim e para quem deu 600 euros por um processador.

Acho bem que a AMD retire do mercado todos esses cpus. E volte a repensar a estratégia de mercado para esses processadores.

Concordo com o refresh de todas as gamas da amd, para 1 mega de cache por core. Mas não desta forma.

Dou os meus parabens aos que conseguiram um cpu opteron, pois concerteza fizeram bom negocio.

Dou os meus pesames a todos tal como eu, compraram cpus caros, e depois tivemos a paga!!...

LOL...

Cumprimentos a todos

DIE AMD DIE!!!!!

LPC

Madril
06-12-2005, 17:16
Eu sinceramente não axo mal ... 99.9% das pessoas não sabe que existem estes Opterons :D

timber
06-12-2005, 17:21
Além disso a AMD já abriu a caixa de Pandora com esses Opterons
O nível subiu... tough luck.

Zarolho
06-12-2005, 17:46
Eu sinceramente não axo mal ... 99.9% das pessoas não sabe que existem estes Opterons :D
Não me parece que seja esse o numero...99.9%!

Se atendermos que a procura pelos Opty esgotaram a oferta á escala mundial e ainda "encravou" as vendas dos restantes AMD64 ao ponto da propria AMD ter sido obrigada a repensar e orientar de novo a sua estratégia no mercado, é porque seguramente os Opty e a propria AMD são largamente muito mais reconhecidos do que se pensa. Por outro lado leva-nos a pensar que desconhecemos muito mais da dimensão do mercado á escala mundial do que julgamos saber.:wow:

Cumps

RuFuS
06-12-2005, 18:36
Boas

Fica aqui a minha posição sobre este assunto.

Acho que a AMD pôs a "pata na poça" com este lançamento dos opterons para 939, pois tal como um utilizador já disse, veio canibalizar o mercado para utilizadores domesticos.

Eu pessoalmente sinto-me injustiçado e frustrado, por ter sido possível para a AMD disponibilizar cpu´s no meu caso pessoal superiores ao x2 4400+ por quase metade do preço...

Ridículo e revoltante, para mim e para quem deu 600 euros por um processador.

Acho bem que a AMD retire do mercado todos esses cpus. E volte a repensar a estratégia de mercado para esses processadores.

Concordo com o refresh de todas as gamas da amd, para 1 mega de cache por core. Mas não desta forma.

Dou os meus parabens aos que conseguiram um cpu opteron, pois concerteza fizeram bom negocio.

Dou os meus pesames a todos tal como eu, compraram cpus caros, e depois tivemos a paga!!...

LOL...

Cumprimentos a todos

DIE AMD DIE!!!!!

LPC

Se formos a ver as coisas por essa lógica (da batata diga-se de passagem) então ficamos parados no tempo e não há uma evolução no mercado...
Então tb dou aqui os meus pesâmes a quem no mês passado comprou uma GTX 256 estando agora a de 512 no mercado...e a 256 a baixar o preço! :rolleyes:
Se queres material de topo tens que te sujeitar às condições do mercado...ou não sabes que o que é de topo deixa-o de ser rapidamente? :o

Pensa um bocado... :P

Lord Paulus Cobris
06-12-2005, 19:12
Se formos a ver as coisas por essa lógica (da batata diga-se de passagem) então ficamos parados no tempo e não há uma evolução no mercado...
Então tb dou aqui os meus pesâmes a quem no mês passado comprou uma GTX 256 estando agora a de 512 no mercado...e a 256 a baixar o preço! :rolleyes:
Se queres material de topo tens que te sujeitar às condições do mercado...ou não sabes que o que é de topo deixa-o de ser rapidamente? :o

Pensa um bocado... :P

Boas...

Ora digamos que não é bem a mesma coisa, visto que as gtx não apareceram do nada e começaram a roubar o espaço que pertencia a outra gama...

Não tem a ver com a questão do evoluir dos tempos, o qual concordo. Não concordo é que erros destes venham a acontecer, por enganos e más politicas de mercado por parte da AMD.

Quem comprou fez muito bem, eu tb o faria, mas é injusto para quem usou os processadores legitimos que existam, e pagou um premium.

Não vou alimentar mais este papão...

Já está já está..

Cumprimentos

LPC

RuFuS
06-12-2005, 19:59
Boas...

Ora digamos que não é bem a mesma coisa, visto que as gtx não apareceram do nada e começaram a roubar o espaço que pertencia a outra gama...

Não tem a ver com a questão do evoluir dos tempos, o qual concordo. Não concordo é que erros destes venham a acontecer, por enganos e más politicas de mercado por parte da AMD.

Quem comprou fez muito bem, eu tb o faria, mas é injusto para quem usou os processadores legitimos que existam, e pagou um premium.

Não vou alimentar mais este papão...

Já está já está..

Cumprimentos

LPC

Compreendo o teu ponto de vista!

Mas o que me faz confusão no meio disto tudo foi: porque é que a amd lançou estes procs? Alguém sabe responder?
Acho que as consequências eram previsíveis! :rolleyes:

DreamOn
06-12-2005, 22:08
Mas quem anda neste mundo da informática está farto de saber que situações desse género são frequentes.
É um bocado lógica da batata essa.

God_Lx
06-12-2005, 22:19
Estes Opteron 939 nunca eram para ser para consumidores domésticos... Claro que algum esperto viu uma mina e deu no que deu... Claro que toda a gente que comprou X2 e Venice's se sente algo enganado, mas hey, têm uma boa solução, troquem de CPU, se o vosso foi assim tão mais caro também o vendem por €'s suficientes para comprar o Opteron equivalente... Eu gosto muito do meu Venice que até clocka bem mas claro que tou a pensar trocar por um Opteron...

EDIT: e concordo com DreamOn, quem anda na informática há uns meses já devia saber que isto acontece com frequencia :P

Lord Paulus Cobris
06-12-2005, 23:55
Boas...

Eu já ando no mundo da informática á já 10 anos, e posso-te dizer que movimentos destes não são muito comuns, e decorrem normalmente de erros de gestão de produto das marcas.

Neste caso foi o que aconteceu.

Em relação á questão da troca de cpu, o mercado foi realmente canibalizado pelos opterons, que forçaram muitos a vender ao desbarato os seus cpus, devido ao baixo preço dos opterons.

O mercado de cpus novos, tb ficou prejudicado, vendo os AMD64 Venices a ficarem na prateleira, e o X2 idem.

A culpa obviamente não é do consumidor, mas acaba por criar situações de consumidores de primeira, tratados como de segunda.

Cumprimentos a todos.

Lord Paulus Cobris

God_Lx
07-12-2005, 01:09
Epah assim de repente lembro-me do caso Celeron/CeleronD que a diferença de cache para o dobro lixou muita gente, ou P3/Celeron (No qual qq pessoa comprava um Celeron 300 para o meter a 600 batendo assim os P3...)

Temos sempre os coitados que foram "enganados" ao trocar os Bartons por Semprons só pq eram mais recentes...

Se achas que foste enganado porque pagaste muito pelo teu CPU já devias saber que isso é assim em qq hardware, eu também comprei um Winchester praí um mês antes de sairem os Venice... Sabes o que fiz ? Vendi o Winchester e comprei o Venice...

Pretender
07-12-2005, 01:51
Lord Paulus Cobris mas o X2 não é muito comparável a estes opteron Single core. A não ser na luta dos mhz. Mas nesse caso não tinhas ido para um X2 porque até um venice dás os mesmos mhz (excepto na cache, mas para isso tinhas os san diego).

Que queiras dizer que não tiras partido do DC, ou que o windows/aplicações não o gere com aproveitamento positivo é uma coisa totalmente diferente.

Provavelmente se não tivesses comprado um X2 tinhas neste momento mudado de venice para opteron 144/146/148 (para não falar dos DC).

Eu pelo meu lado acho mal que a AMD suspenda a venda destes cpus, pode ser que o façam até acabar stocks dos 3000+ e 3200+ venice porque em termos de custos produzir estes ou os venice deve custar quase o mesmo (mesmo com o dobro de cache) pq já têm o processo mais que refinado...

Koncaman
07-12-2005, 02:04
Pretender, também ha opterons dual core...
os opteron 165, 170 e 175... que têm uma politica de preços semelhante... e também devem ser tidos em conta, porque basicamente aplicam a mesma filosofia dos 14x aos dual core.

Pretender
07-12-2005, 02:24
komcaman repara bem que a notícia de cessar a venda refere-se claramente aos single core e eu fiz também essa ressalva no meu post.
e o Snakeboy referia-se a estes bicharocos (144,146,148). ;)

Koncaman
07-12-2005, 02:26
komcaman repara bem que a notícia de cessar a venda refere-se claramente aos single core e eu fiz também essa ressalva no meu post.
e o Snakeboy referia-se a estes bicharocos (144,146,148). ;)

sim sim... eu so e estava a falar nos dual core, porque so eles são comparaveis aos X2, e certamente foram esses que vieram à conversa aquando das comparações com os X2...

o Snakeboy, quando falou nos X2, certamente que estava a falar em relação a estes... outra coisa não faria sentido.

sotavento
07-12-2005, 04:20
Epah assim de repente lembro-me do caso Celeron/CeleronD que a diferença de cache para o dobro lixou muita gente, ou P3/Celeron (No qual qq pessoa comprava um Celeron 300 para o meter a 600 batendo assim os P3...)

Temos sempre os coitados que foram "enganados" ao trocar os Bartons por Semprons só pq eram mais recentes...

Se achas que foste enganado porque pagaste muito pelo teu CPU já devias saber que isso é assim em qq hardware, eu também comprei um Winchester praí um mês antes de sairem os Venice... Sabes o que fiz ? Vendi o Winchester e comprei o Venice...

LOL ... por acaso lembrei-me dos belos celeron 300A ...

Enfim ... os optis a este preço foi claramente "erro" do marquetingue da AMD

Cabalo
07-12-2005, 04:51
concordo plenamente com a visão económica do snakeboy, mas de 101%!
Eu sentir-me-ia frustrado se tivesse comprado um cpu mais de gama alta e de repente vêm estes low-cost e arrebentam a escala em potência/preço.
A AMD meteu-se num rico sarilho, porque vai ter que os continuar a comercializar para o segmento de servidores, mas vai ter de lhes rever o preço, e/ou cortar no potencial de overclock, que cheira-me que é o mais lógico.
Quem vai beneficiar largamente foi quem os comprou nesta altura do campeonato ( EU :D ) porque o valor deles praticamente vai-se manter no tempo inalteravel.
São sem dúvida o melhor investimento possível no Natal em hardware, sem hipóteses!

God_Lx
07-12-2005, 05:55
Cabalo claro que qq pessoa ficava lixada, mas é mesmo assim e um gajo tem de se sujeitar, eles custam o mesmo e são melhores... Se um gajo não está satisfeito o máximo que pode fazer é mudar...

_zZz_
07-12-2005, 07:38
nao se lembram dos famos 1700+ da amd? belos tempos...por 80 euros ficava-se com pelo 2500Mhz garantidos...

God_Lx
07-12-2005, 07:58
Exacto :) Existe tanta treta do género que não compreendo a vossa revolta com isto dos Opterons, epah não tão contentes com o vosso cpu troquem... Eu tenho um Venice que faz 3Ghz e mesmo assim tou a pensar trocar...

JCmendes
07-12-2005, 10:06
Eu foi a 3ª vez que comprei AMD, comprei um 144 + Asus A8N, tudo 245€, tenho a máquina 2.610 e está ao nivel do meu P4 a 4.000 (em que a CPU+ MOBO custaram perto dos 500€ !!).....ah pois é, desta vez, rendi-me completamente à AMD!!!!

timber
07-12-2005, 10:16
Até é normal na AMD haver processadores desses
Só ainda não tinha havido um no reino A64
Pouco tempo antes andava tudo com os bartons mobile e com os bartons unlocked.

Alone I Break
08-12-2005, 17:34
Estão esgotados em todo o lado , será que em fevereiro ainda consigo arranjar um ?

mystic*
08-12-2005, 21:23
boas

Sei de fonte segura que na próxima 2a a F13PC vai receber alguns 148... :016:

cumps

DreamOn
08-12-2005, 21:29
Eu queria era um para daqui a duas semanas..

_Rock_
08-12-2005, 21:46
O meu,já cá canta :004: :002:
http://img329.imageshack.us/img329/5092/minidsc009408bo.jpg (http://imageshack.us)
Fui mauzinho não fui? :D
Abraço

RuFuS
08-12-2005, 21:51
O meu,já cá canta :004: :002:

*EDIT*

Fui mauzinho não fui? :D
Abraço

:lol:

No entanto 144 é o que não falta... :joker:

greven
08-12-2005, 21:54
Pessoal, quando fizerem um Quote, removam as imagens, se não fica difícil de ler.

_Rock_
08-12-2005, 21:58

So what?
OC powaa! :D
Abraço

Zarolho
09-12-2005, 00:57
Afinal, parece que até os tão desejados Opteron 165 dual-core estão de volta ás prateleiras das lojas ao contrário dos rumores que seriam descontinuados....

AMD Opteron 165 back in stock online (http://www.anandtech.com/news/shownews.aspx?i=25410)

It looks as though AMD's Opteron 165 is back in stock in at least one online retailer. Monarch Computers (http://labs.anandtech.com/redirect.php?link_id=36561%26t=20051208) is showing that they have the hot processors in stock while everyone else has them on back-order (http://labs.anandtech.com/links.php?pfilter=3938).

http://www.anandtech.com/news/shownews.aspx?i=25410

'Analogic
09-12-2005, 22:50

espera mais um pouco e verás............... a fazer 1200mhz e mais de OC rockstable devem durar mt mais devem

RuFuS
10-12-2005, 00:11
Eu foi a 3ª vez que comprei AMD, comprei um 144 + Asus A8N, tudo 245€, tenho a máquina 2.610 e está ao nivel do meu P4 a 4.000 (em que a CPU+ MOBO custaram perto dos 500€ !!).....ah pois é, desta vez, rendi-me completamente à AMD!!!!

:wow:

olha...um cheater! :lol: :-D :x2: :joker:

BTW...é lógico que como não há 146 nem 148 o pessoal vai para o 144... :004:

mascarilha
10-12-2005, 02:43
Afinal, parece que até os tão desejados Opteron 165 dual-core estão de volta ás prateleiras das lojas ao contrário dos rumores que seriam descontinuados....

AMD Opteron 165 back in stock online (http://www.anandtech.com/news/shownews.aspx?i=25410)

It looks as though AMD's Opteron 165 is back in stock in at least one online retailer. Monarch Computers (http://labs.anandtech.com/redirect.php?link_id=36561%26t=20051208) is showing that they have the hot processors in stock while everyone else has them on back-order (http://labs.anandtech.com/links.php?pfilter=3938).

http://www.anandtech.com/news/shownews.aspx?i=25410

zarolho pelos vistos nao so os opterons foram descontinuados como os 2500 os 3000 os 3500 >> http://82.102.28.193/showthread.php?t=78530

Rufus posso-te dizer k mesmo 144 ha 1 ou 2 em cada loja, aposto k para a semana ja nem 144 se encontrm ;)

mas mais e bons CPUs virao

God_Lx
10-12-2005, 02:52
O que eu sei é que já encomendei o meu, parece k foi mesmo preciso eu encomendar o meu para eles acabarem... Bem em ultimo caso terei de ficar com o meu pobre Venice 3000+@2800Mhz...

mascarilha
10-12-2005, 03:00
O que eu sei é que já encomendei o meu, parece k foi mesmo preciso eu encomendar o meu para eles acabarem... Bem em ultimo caso terei de ficar com o meu pobre Venice 3000+@2800Mhz...

ainda deves ter sorte hehehe ;) ,mas estao mesmo pa acabr ,por exemlo de uma das lojas arranjei o ultimo ao user CABALO , aproveitem enkuanto ha hehehee

Raptor
10-12-2005, 13:59
Mas ainda há 144 nas lojas???

Helixsk8
10-12-2005, 14:04
Agora parece que só 148 e 170 :( :rolleyes:

mascarilha
10-12-2005, 15:04
pois é tal como previa já nem 144 ha nas lojas , pode ser k se encontrem nakelas lojas menos conhecidas , tem k se procurar bem pk nas lojas ditas mais conhecidas tb acabaram :( .

Isto da venda dos opterons 939 xeira-me a FXs meio defeitosos ou menos bons e a AMD aproveitou-os fazendo os optys soket 939 para os vender a preço da uva mijona , kuase k aposto k foi isso k fizeram , para despaxar essas tais FX menos bons ;) . e como ja os despaxaram acabaram com eles dando a desculpa k estavam a fikar mtos outros CPUs (venices, san diego ,etc ) acumular-se sem serem vendidos , eu kuase k punha a s maos no fogo k foi isto k eles fizeram ;) .

Mais novos e bons CPUs virao de certeza, esperar para ver.

cumprimentos

Swat
10-12-2005, 15:15
pois é tal como previa já nem 144 ha nas lojas , pode ser k se encontrem nakelas lojas menos conhecidas , tem k se procurar bem pk nas lojas ditas mais conhecidas tb acabaram :( .

Isto da venda dos opterons 939 xeira-me a FXs meio defeitosos ou menos bons e a AMD aproveitou-os fazendo os optys soket 939 para os vender a preço da uva mijona , kuase k aposto k foi isso k fizeram , para despaxar essas tais FX menos bons ;) . e como ja os despaxaram acabaram com eles dando a desculpa k estavam a fikar mtos outros CPUs (venices, san diego ,etc ) acumular-se sem serem vendidos , eu kuase k punha a s maos no fogo k foi isto k eles fizeram ;) .

Mais novos e bons CPUs virao de certeza, esperar para ver.

cumprimentos

Se foi isso que fizeram, teve muito resultado mesmo:009:
Agora se estes desaparecem outros terão de vir :D
eu fico a espera de novidades :016:

mascarilha
10-12-2005, 15:18
sim parece k os venice agora vao ter novo steping xamado E4 com desiganaçao CG no fim :

The current stepping E3 with the "Venice" core will get a refresh by the name of E4, and a "CG" ending on the CPUs(for example a retail 3200+ will carry the SKU: ADA3200CGBOX), but it will only produce 3200+ and 3500+ with this stepping.

se repararem diz k é so vao produzir esta nova revisao nos 3200 e nos 3500 por isso esta a bater tudo certinho , se repararem na outra noticia dos AMD descontinuados , fala nos 3200 e nos 3500 , k sao os mesmo falados nesta noticia da nova revisao dos E4 para os 3200 e 3500.
Isto cada vez faz mais sentido.

Mas esta teoria k eu tenho da venda dos optys 939 serem FXs menos bons e excessos de FXs sem serem vendidos para a AMD os despaxar ,nao parecer ter razao de ser ??? Fizeram o $$$ k tinham k fazer com a venda de alguns FXs e depois com o resto fizeram os opterons 939 a um preço da uva mijona e resolveram a situaçao dos FXs k estavam empatados;)

greven
10-12-2005, 18:03
A resposta à pergunta está neste tópico: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=77730 por isso vou fechar este. Discutam lá.