View Full Version : Boinc 5.x
Esta é a nova versão recomendada, embora ainda não seja compatível com: LHC e SZTAKI
Quem já fez o upgrade que diga como correu e que diferenças notou no Core Client!
Atenção: Para quem tem a versão 4.19 do Boinc, tem que desinstalar primeiro e depois instalar a nova versão. Se não perde todo o trabalho a ser processado eo que está em cache!
Para as versões superiores à 4.19 basta instalar por cima, tendo em atenção de fechar o Boinc se estiver em execução!
Koncaman 20-10-2005, 22:13 ha algum problema com as versões optimizadas para o SETI e este boinc, ou é na boa?
A versão optimizada da science app é a mesma! A versão optimizada do client core é outra! Mas esta última só tem influencia no Benchmark e por consequência os créditos atribuídos por cada WU; não afecta a velocidade!
destr0yer 21-10-2005, 01:20 Upgrade done:)
O que tráz de novo isto?
Fiz instalação directa por cima de uma que já tinha com a versao 4.45.
Correu ás mil maravilhas e nem se chateou com a versão optimizada do cliente seti.
Assim que sair a versão optimizada da 5.22 vou começar a fazer o upgrade das versões.
Cumps.
Demiurgo 21-10-2005, 11:26 Bah! Como de costume ainda não saiu para mac...
PT
destr0yer 21-10-2005, 12:53 pior vai ser updatar os meus auto-instaláveis...
Qual a vantagem de instalar o boinc optimizado? Para que servem os benchmarks?
Pelo que percebi até agora, os benchs servem para o BOINC saber quantas units pode meter em queue na maquina.
Cumps.
É o que o Avé disse mais o facto de o valor obtido no benchmark (mais elevado) estar mais próximo da realidade da verdadeira capacidade do processador e assim reclamares por WU um pouco mais de créditos!
E o facto de reclamar mais créditos interfere nos créditos que recebemos?
Sim e não! Como os créditos normalmente são atribuídos quando são validados 3 resultados, só afecta quando estás na posição intermédia, que são os créditos que vão ser atribuídos aos 3! A probabilidade de isto acontecer não sei!
Há que se tenha dado ao trabalho de fazer as contas com e sem cliente optimizado e apesar de ter havido um ganho, este foi pouco significativo! Não conseguiram tirar grandes conclusões! (Contas feitas no Seti)
Aqui está a thread: http://setiathome.berkeley.edu/forum_thread.php?id=20782
No meu caso com a versão 4.72 com core não optimizado peço em média 11 créditos no Seti, com core optimizado pedia 15 créditos!
No entanto só em 5% ou menos dos casos é que tirei proveito do core optimizado, mas fiz uma análise pouco detalhada!
destr0yer 22-10-2005, 20:08 Eu tive ganhos, peço uns 15 e receço em media 20 ;)
Fui buscar a versão optimizada do BOINC, a 5.2.4 que ficou disponivel este fim de semana, e quando a tento arrancar cabum, erro.
Alguem com o mesmo problema ou que conheça alguma solução?
Cumps.
PuNiShEr 25-10-2005, 08:59 Fui buscar a versão optimizada do BOINC, a 5.2.4 que ficou disponivel este fim de semana, e quando a tento arrancar cabum, erro.
Cumps.
Avé já agora onde se pode sacar essa versão optimizada do BOINC? é q assim já fazia tudo duma vez (update á nova versão + BOINC optimizado)
Thkx
Avé já agora onde se pode sacar essa versão optimizada do BOINC? é q assim já fazia tudo duma vez (update á nova versão + BOINC optimizado)
Thkx
No mesmo site do cliente optimizado http://www.marisan.nl/seti/
Mas essa não a consegui meter a trabalhar, só experimentei num P4, tenho de experimentar num AMD.
Cumps.
Fui buscar a versão optimizada do BOINC, a 5.2.4 que ficou disponivel este fim de semana, e quando a tento arrancar cabum, erro.
Cumps.
Também com o mesmo problema (PIV), mas sem solução à vista.
Estou a usar a 5.2.2:nocom8le:
destr0yer 25-10-2005, 19:56 Era tempo de lançar uma versão do seti program para AMD SSE3 :D
http://destroyer.planetaclix.pt/kboinc.gif
Koncaman 25-10-2005, 20:17 ja existem versões para SSE3, o problema é que, sabe-se la porque, não são compativeis com AMD...
SSEe deve ser um pack de instruções que deve ser igual em todos os CPU's que são compativeis com SSE3; ou bem que tem SSE3 ou bem que não tem.
destr0yer 25-10-2005, 20:20 Acontece que o SSE3 dos AMD deve ser ligueiramente diferente dos P-4 aquele está optimizado para a arquitectura dos prescott, talves daí o segredo de um P-4 prescott bater um AMD nas calmas...
Se fizesse um escrito para arquitectura dos AMD 64 (32 e 64 bits) o speed bump seria bem bom:)
Mas pelo que li algures, as versões optimizadas do BOINC 5.x.x deixam de fazer sentido.
As novas versões fazem muito melhor o calculo dos créditos e dos tempos necessários a cada unit e isto já eu consigo comprovar, basta olhar para os timmings que agora me aparecem no manager.
Cumps.
destr0yer 25-10-2005, 21:01 Que timings? do tempo estimado? A min reduziu, ele diz que espera calcular uma WU em 1 hora apenas:)
Que timings? do tempo estimado? A min reduziu, ele diz que espera calcular uma WU em 1 hora apenas:)
Ya, esses timings.
Isso é muito melhor calculado pelo BOINC 5.x. Nas versões 4.x isso era baseado no bench que ele fazia, se usavas um cliente optimizado e um BOINC normal os valores ficavam incorrectos.
Cumps.
..::MadDog::.. 26-10-2005, 00:16 Fui buscar a versão optimizada do BOINC, a 5.2.4 que ficou disponivel este fim de semana, e quando a tento arrancar cabum, erro.
Cumps.
Comigo aconteçeu o mesmo, estou so a usar o novo boinc com a optimizaçao, mais nada.
este boinc leva é mt tempo a enviar as wu. Antes enviava pelo menos todos os dias. Agora na sei que se passa, vai ali acomulando wu e não as envia. Ja tenho umas 60wu do seti pa enviar e umas 50 do predictor. Não que incomode, mas na é mais saudavel ir enviando aos poucos em vez de acomular tanto?
destr0yer 03-11-2005, 18:17 problema...
Desde que meti as versões 5.x.x, notei que o seti só puxa ai umas 20 unidades (mesmo com cache para 100 dias 8o ), e depois, cruncha as 20 de rajada e só quando acaba que volta a sakar mais! ou seja vivo apanhando tempos "mortos" (leia-se sem WU, principalmente quando a NET está desligada, não posso controlar a NET 24/7...)
Alem disso, apesar de o resouce share ser de 40/60 (climate/seti) a WU do climate quase que não é mastigada, :confused:
Serei só eu ou acontece com mais?
Realmente passa-se algo estranho! Infelizmente não posso comparar com o meu, pois só tenho CPDN! Quanto ao download de wu acho que funciona como a versão 4.13, em que só quando falta 2 ou 3 para processar, é que liga ao servidor a pedir mais. O mesmo se passa com o estado ready to report, em que não as reporta automáticamente como acontecia no 4.45! Como tu não tens ligação 24h/24 é por isso que tens momentos sem WU!
A única forma de resolver isso era ires às preferências na tua conta e definires a ligação como dial-up e dizeres que ligas de x em x tempo!
Quanto a não respeitar o RS usa o Boinc view para veres o teu LTD, pois pode estar completamente desfasado da realidade e poderás que ter de fazer reset, doutra forma não estou a ver outra explicação!
destr0yer 03-11-2005, 19:42 "03-11-2005 19:41:40||Using earliest-deadline-first scheduling because computer is overcommitted.
"
Segundo o BOINC view está a 60/40
Deve te ter dado essa mensagem, por causa da wu do cpdn!
O que eu te disse para veres são os valores LTD, pois o RS já tinhas dito que puseste 60/40.
Na 1º tab se não mostrar clicas com o botão do lado direito e colocas um visto nos LTD que é um dos últimos!
destr0yer 03-11-2005, 21:58 SETI
-511,990s
Climate
511.990s
Aquela mensagem foi no seti 8o
Desculpa, não percebi que era do SETI:Winkani: !
Então o problema está por entrar em EDF no SETI! É por isso que tens esse LTD, completamente absurdo e não processar nada do CPDN!
Não tenho grande ideia porque é que acontece e tens os teus pc's hidden!
Não será talvez pelo facto de a ligação não estar sempre on e ele pensar que não as acaba antes de te ligares outra vez! E isto devido a teres um valor de cache definido elevado!
Experimenta usar o valor de 1 dia, para ver se te acontece o mesmo! Mesmo que fiques sem WU's do SETI, ele passa para o CPDN, logo não fica parado!
Já agora isto acontece no teu X2 ou naqueles emprestados?
PS: Em relação à PM que enviaste chegaste a alguma conclusão?
destr0yer 03-11-2005, 22:55 Desculpa, não percebi que era do SETI:Winkani: !
Então o problema está por entrar em EDF no SETI! É por isso que tens esse LTD, completamente absurdo e não processar nada do CPDN!
Não tenho grande ideia porque é que acontece e tens os teus pc's hidden!
Não será talvez pelo facto de a ligação não estar sempre on e ele pensar que não as acaba antes de te ligares outra vez! E isto devido a teres um valor de cache definido elevado!
Experimenta usar o valor de 1 dia, para ver se te acontece o mesmo! Mesmo que fiques sem WU's do SETI, ele passa para o CPDN, logo não fica parado!
Já agora isto acontece no teu X2 ou naqueles emprestados?
PS: Em relação à PM que enviaste chegaste a alguma conclusão?
Ora bem, um pouco de cada vez...
Os PC's estão em hidden sim, mas isto acontece no meu x2...
A cache está em 10 dias... Acontece se "secar" a cache do SETI, passa ao CPDN, mas fica 1 core a apanhar pó>(
Qual PM que te referes?
Acho que já percebi o problema...ou não!
Pensando eu que tens a cache definida para 10 dias e como este é o valor máximo, o mais provável é entrar em EDF e por isso estar a processar as wu de rajada! Estando em EDF não te faz download de novas nem respeita a RS! Experimenta com o valor de 5 dias! Tens tempos sem acesso à net tão elevados que te põe em risco pores um CPU no relax?
Quanto à PM foi acerca de tempos dispares entre 2 celerons!
destr0yer 04-11-2005, 22:36 Meti 5 dias, vamos ver...
Pois, eu posso ficar sem net (tipo durante o periodo que estou na faculdade) e isto nestas horas "voa" milhentas WU!
Bem, já ressucitou o cilmate, menos mal para já :P
E bem vai dar climate por umas boas horas até equilibrar esse LTD! Ainda bem que está tudo a regressar à normalidade! Era um desperdício esse X" não estar a funcionar a todo vapor!:001:
destr0yer 04-11-2005, 22:54 Ele funcionava, apenas mastigava o SETI (Dai o RAC do SETI ter ido de 850 para 1005 e continuava asubir!)
possessed 04-11-2005, 23:09 eu, instalei como service e está a correr normalmente, em cima do 4. qq coisa com o seti optimizado
Também estou a correr em modo singe user, e a funcionar sem problemas!
A diferença fundamental para o 5.2.2 é que foi corrigido um bug na criação da password e em relação ao 5.2.5 foi corrigido um bug acerca da configuração da ligação à net e que tinha a ver com proxies!
Além de outros peguenos bugs corrigidos e minor improvements, não se nota diferença para a 5.2.2 e 5.2.6!
destr0yer 04-11-2005, 23:43 juntei esta thread a outra que o Ledo criou, acho que não é boa ideia abrir um tópico para cada updatezeco (como no caso) :P
Editei o título para 5.x ;)
Encarnado 05-11-2005, 12:04 Já acabaram de corriguir os bugs para eu começar a fazer o update?
Julgo que pelo feedback dado pelo pessoal no forum do Seti a versão é estável e corre sem problemas!
Mete num PC deixa correr por uns dias e depois tiras as tuas conclusões!
Encarnado 09-11-2005, 12:23 O que quer dizer o Long Term Debit?
No Einstein tenho -11 milhoes de segundos e isto não saca nada do Einstein.
O que fazer? Detach e "re"-attach para voltar a receber WU do Einstein?
O LTD mede o tempo de processamento de um determinado projecto! É um valor utilizado pelo Boinc para fazer respeitar a Resource Share de cada projecto!
Se tem um valor negativo quer dizer que gastou mais tempo do que aquele que lhe estava atribuído (espécie de tempo de antena); se positivo quer dizer que tem direito a tempo extra de processamento;
Quando esse valor atingir um valor próximo de zero ele volta a pedir mais WU do Einstein! De certeza que os outro(s) projecto(s) deve(m) ter um valor positivo bastante elevado!
Podes tornear a questão editando o client_state.xml e colocando o valor de 0 no LTD para o Einstein e ele volta a fazer o download de wu; se fizeres isso também deves fazer para os outros para não baralhar muito o sistema!
Acho que no BoincView também há um opção para fazer reset ao LTD!
destr0yer 09-11-2005, 13:57 Ao menos o Clima já está a full vapor, embora diexei parado 3 dias devido a testes de OC...
Já vai quase a metade do 4º estágio :D
EDIT: 5.2.7 is OUT
http://boinc.berkeley.edu/dl/boinc_5.2.7_windows_intelx86.exe
Noto que o tempo estimado para completar uma WU no SETI, é aproximadamente o real, na versão 5.2.7.
Não sei se nas outras, já é assim, inferiores a esta! Só notei isto agora pois o meu PC ontem saiu de Early Deadline First provocado pelo CPDN e não tinha nenhuma WU do SETI!
Quer dizer que o factor de correção colocada nestas versões funciona!
Encarnado 09-11-2005, 18:04 Na 5.2.6 o tempo para o SETI era já mt proximo do real, no protein nem por isso.
Acho que o EDF desta versão é um bocado paranoico, andou a processar todas as WU do Protein que têm deadlines mais pequenas que as do SETI... resultado, SETI parado >(
Ledo, creio que é o SETI que tem os +11 milhões de segundos e o protein tem cerca de +500.
Pois deve ter acontecido isso com as WU do Einstein, entrar em EDF, e teres esse desiquilíbrio!
Uma coisa que notei é que quando pede mais trabalho não o pede tendo em conta o RS mas sim o valor que esta colocado para definir a cache!
Logo se tiver um RS baixo e um valor elevado de cache, esse projecto vai estar sempre em EDF!
Devia ser algo a modificar em novas versões, não sei se é simples ou não!
|
|