View Full Version : outra vez a água.....help needed

steelballzz
27-10-2005, 21:27
boas
depois de muita tinta ter corrido noutro forum quando comprei WC para arrefecer o caa2c....vendi o animal...chuif.....e comprei uma cena com core de 90nm...3700 SD
já me tinha convencido a mim próprio k não se passava nada com o meu sistema...
montei e desmontei o dito caa2c várias vezes....ceramique,silver.....fan a apontar ao bloco....temp da água a 28ºc....tubos frios....
foi-me dito k devia ter uma leitura errada dos sensores......mandei uma pm ao ANGRY GAMES da dfi street a perguntar quantas boards com sensores marados é k ele ja tinha visto...nenhuma...foi a resposta...vinda de um gajo k trata dos rmas da costa leste dos eua na bay area em SF....e k é empregado da dfi....
ainda hoje me falaram do fluxo da bomba k não seria suficiente para este sistema...einheim 300l/h
aconteceu com o caa2c as fans do rad pararem....68ºc full load ....o bloco é um aquacomputer xt 64 e o rad é um nexxos 360
tudo isto estaria superado quando mudasse de cpu......pensei eu
com o caa2c a 1,54v tinha 58ºc full load com temp ambiente de 25/26ºc
com o 3700SD tenho 53/55ºc a 1,54v

hoje quando fui acrescentar água ao deposito notei que a tampa nao keria sair e k tinha cenas azuis incrustadas......meti MAIS ac fluid....
o k será k se passa aki.....
já li uma review onde estes blocos por vezes traziam restos do acrilico dentro do bloco e k entupiam os minifuros k ele tem....
para abrir um bloco não é preciso uma chave dinamómetro?
epa deem lá uma ajuda k eu já não sei k faça mais
o antigo dono deste cpu tinha temps de 42ºc em full a 1,6v..........a ar......

obrigado

cumps

Madril
27-10-2005, 21:36
Sugestão se tivesses € seria um Swiftech Storm ...

grandenaboverde
27-10-2005, 21:50
o antigo dono deste cpu tinha temps de 42ºc em full a 1,6v..........a ar......
eh pah, só tenho uma coisa a dizer "o tanas!" -_-

eu tenho isto a água (320mm de radiador, 2*160), só lhe estou a dar 1,475v (2800mhz) e ele faz-me 44º em full load!

steelballzz
27-10-2005, 21:50
Sugestão se tivesses € seria um Swiftech Storm ...
pois....

quando comprei isto seria o melhor bloco k havia á venda na loja na altura....não havia ainda storm....
e um WC destes tinha a obrigação de suportar um SD a 1,54v.....ou não.....antes do storm já havia WC...e funcava bem...com blocos nexxos xp de 35 euros.....fdx o meu custou 78....
para meter um storm tenho k mudar tudo....menos o rad

:cwm3:

cumps

sl4ck
27-10-2005, 21:51
Dinamometro? bah abre e fecha isso a la pata :D

O dinamometro serve apenas para ekilibrar o "peso" de aperto dos parafusos, coisa que tu +/- à mão consegues fazer se os apertares todos c\ a mesma força.

Abre isso, sopra, limpa e monta! não tenhas medo.
Supostamente tens aí um bom bloco e essas temps não são normais, ou realmente tens isso entupido, ou então talvez seja mesmo a bomba.

EDI: k Rad tens?

steelballzz
27-10-2005, 21:51

eu tenho isto a água (320mm de radiador, 2*160), só lhe estou a dar 1,475v (2800mhz) e ele faz-me 44º em full load!

ouch......k bloco tens?

steelballzz
27-10-2005, 21:56
ou então talvez seja mesmo a bomba.

achas...
será k mesmo tendo repuxo no deposito....a água nunca está quieta.....o fluxo será pouco...
btw...a bomba a 1250.....1200l/h não ira ser um esforço muito grande para o acrilico do bloco
e k pelo menos aproveitava o deposito

cumps

Metro
27-10-2005, 22:05
O Storm é muito bonito em teoria (vou ser comido vivo:() mas se leram as reviews -sim eu sei que quem o fez é o mago dos blocos e vendeu os direitos à swiftech- mas uma das camadas do bloco (se assim se pode chamar tem uns furos muito pequenos o que com o tempo tenho sérias duvidas que não possa dar algum problema. Mas são apenas duvidas.

Quanto ao teu problema amigo steel pode acontecer que o radiador tenha trazido impuresas e que possam ter entupido o bloco mas não é muito provavel.
Ao ler o teu post pensei: 1) O bloco está mal montado. Não está a fazer contacto perfeito com o cpu. 2) Colocas-te muita massa térmica que em vez de ajudar prejudica. 3) A bomba não funciona bem. Está parada ou o fluxo é muito pequeno (as avarias não são frequentes mas podem acontecer.

Faz um pequeno teste. Mergulha o tubo antes da bomba em agua destilada e a agua que devia entrar na bomba metea entrar para a bacia que está a servir para a bomba. Ou seja abres o sistema mas um dos tubos que é o que entra para a bomba está mergulhado em agua destilada e tens o tubo no fim visivel para veres o fluxo. Fazes o shunt na fonte para isso estar a funcar e pronto.

Primeiro vê se o radiador está frio. Se ele está frio não podes ter essas temperaturas.

Ultima coisa. Não tens uma aquastream e por acaso tens o jumper metido que faz que a bomba pare de x em x tempo. Penso que são de 2 em 2 segundos mas não tenho a certeza.

japhex
27-10-2005, 22:06

Numa dfi o novo cpu do steelballz andava a 40 41º load (boinc) de tt big typhoon + papst, 2950mhz 1.6v caixa aberta sem nenhuma ventoinha nela.

No anterior dono de tt big typhon+stock fan, 2950 1.6v (1.5x overvoltage) e numa asus premium andava nos 45º mas tb era numa caixa cheia de discos.

Por alguma razao deixei o h2o

Metro
27-10-2005, 22:08
ouch......k bloco tens?

O aperto dos parafusos no bloco deve ser feito em X. Meia volta de cada vez para ele não ficar inclinado. Eu desde sempre que acho que a peça fundamental no WC é a capacidade do radiador.

Qd tiver paciencia para meter um disco com o XP no meu AMD logo digo a temperatura que tenho em full a 2700Mhz. Quero acreditar que não tenho 40ºC;)

steelballzz
27-10-2005, 22:19
O aperto dos parafusos no bloco deve ser feito em X.

este so tem 2....
quanto ao rad.....frio....com 3 fans a bombar no maximo....68cfm cada
tá tudo frio
parece k o calor do cpu não é transferido para o bloco

tou mesmo a anhar...acho k nao tenho nada mal montado nem a pasta mal aplicada....ja desmontei isto vezes suficientes

grumpf.....mais a água
cumps

grandenaboverde
27-10-2005, 22:32
ouch......k bloco tens?
tenho um KTC PQ Plus e nem é "grande coisa" porque nem contacta por completo com o HIS.

japhex, por acaso já li não sei onde que o big typhoon "confunde" o sensor por enviar ar directamente para cima do HIS, mas é um grande cooler e assim, com uma fan poderosa, já acredito nessa temperatura.

eu só tenho água por um motivo, silêncio. tenho 4 fans a fazer uma média de 12dB. :P

jfbbms
27-10-2005, 22:34
Boas, como já te disse uma vez, porque nao levas o bloco á loja para que possa ver se existe algo com o bloco? um dia qeu lá passes leva o bloco sff. Tens alguma sonda de água enfiada?

Dou-te o exemplo. Tenho o mora2 com cpu 3000+ a default, nforce4 e 6600GT e tinha pelo
prog da abit, o guru a dizer qeu tinha 55 no cpu. Sabes quanto a água está? 35 graus. Com
um sensor analogico no bloco do cpu , mm colado ao cpu tenho 37/38 graus e isto tudo em full.

De 55 graus para 38 vai uma grande diferença

steelballzz
27-10-2005, 22:41
Boas, como já te disse uma vez, porque nao levas o bloco á loja para que possa ver se existe algo com o bloco?
ya man
eu sei
não é nenhum ataque...sabes bem k não....
desmontar isto e mais fácil de dizer k fazer...esta makina nunca para
sempre julguei k fosse do caa2c akecer como o ca*%&#$o....chuif....vendi o animal e esta tudo na mesma

se calhar meto o stock cooler nisto....agora ja tenho um....e comparo temps

thnxs anyway

FELiYCORA
27-10-2005, 22:51
verifica se o bloco está excessivamente quente.

se estiver - o calor não está a ser transferido para a água correctamente, a bomba não será suficiente. mas quase descarto esta hipotese pq disseste q a água está a 28º, logo a água está a circular.

se estiver +/- à temp ambiente - o bloco não está a fazer contacto correcto com o cpu, o que é o mais provável, pois acho essa temp na água baixa demais para um cpu a essa temp.

-> como penso que terás uma certa experiencia a montar cpus e blocos, vou descartar a possibilidade de teres espalhado mal a pasta termica ou montado mal o bloco (tens a certeza k apertas isso bem?)

assim sendo so restam 2 variáveis: o bloco e o sensor.

1. experimenta outro bloco, pede emprestado nem k seja rasca.
2. experimenta um cooler a ar, se tiveres temps na ordem dessas é pq o sensor tá mm avariado...

steelballzz
27-10-2005, 23:11
verifica se o bloco está excessivamente quente......

experimenta outro bloco, pede emprestado nem k seja rasca.

tenho um sensor colado de lado no bloco.....27ºc é o maximo...
meti um 1A-SL2 com o caa2c....as temps subiram 10ºc.....

...scratches head......

cumps

MaTreCo
27-10-2005, 23:15
Tal como já te tinha dito no "outro" forum, esse sistema (EM MINHA OPINIÃO) é demasiado restritivo para a bomba que usas. Esse bloco quer é grandes fluxos, o rad de 3x120 a mesma coisa e tu tens uma bomba de 300l ?? Só para teres uma ideia: com o meu CAA2C, uma aquastream, um BIX2 e um bloco Alphacool Nexxos HP Pro e stock voltage tenho temps de 33-34 graus em idle. Quando lhe começo a subir a voltagem vai até aos 44-45 e daí não passa.
Se quiseres, estou disposto a encontrarmo-nos um fim de semana destes e experimentamos a montar o meu bloco e/ou rad na tua máquina. E tiramos as teimas de uma vez por todas.
A não ser que tenhas o "sistema de WC mágico" :rofl:

FELiYCORA
27-10-2005, 23:17
pah a mim parece-me mesmo do sensor... ora experimenta um cooler

Metro
27-10-2005, 23:20
Por isto tudo das duas uma.

1- A bomba não está a funcionar.
2- É do sensor de temperatura.

Não vejo outra hipotese.

steelballzz
27-10-2005, 23:27
Tal como já te tinha dito no "outro" forum,

pois...e fui mal interpretado...parecia que estava a culpar a loja...o k não era verdade...
por isso e k fechei a matraca e meti as culpas no caa2c...e agora vim para terreno neutro
aguentei-me este tempo com o caa2c sempre quente k até me doia a alma

agradeço a tua disponibilidade
vou ter k pensar no k vou fazer.....

1º k tudo vou mesmo desmontar akilo tudo...peça a peça....esvaziar o circuito....etc...

este fds ja tenho k fazer....mas sempre fora de horas pk com a loja aberta e dificil espalhar componentes em cima do balcão....:D

cumps

Gandalf
27-10-2005, 23:38
Stell . .ja te tinha abordado no sentido de exprimentares outro bloco.
Eu quando tive esse bloco que tens agora tinha uns 5 a 6º a mais do que com um nexxus normalissimo .. eu nunca gostei desse bloco por alguma razao.

sl4ck
28-10-2005, 01:03
vá lá seu preguiçoso :P desmonta isso e testa outros componentes, ker de hardware, ker de WC, assim é k não chegas a conclusão nenhuma, sem desmontar o material. :004:

Radeon Force
28-10-2005, 01:11

Eu tenho a 1.45v a 2700 com um XP90C+Noisebloker 90 e tenho 40º em full segundo o ISG da DFI

mascarilha
28-10-2005, 01:21
o prblema deve ser dos sensores ou da bomba , pk esse bloco é dos melhores k há , para mim esse bloco , o nexxxos xp e o QTC gold sao os melhores blocos k andam aí , os swiftech sao mais para sistemas de alto fluxo , faz uma revisao bem nisso , experimenta outra bomba nesse mesmo sistema e experimenta ver as tempertauras com outros sensores de temperatura e por ultimo faz uma limpeza ao bloco . Eu tenho um nexxxos xp no meu 3200 venice tenho temps de 24 graus . cumprimentos.

steelballzz
29-10-2005, 16:53
update

desmontei...tirei a agua.......voltei a montar....
bem é melhor nem falar nisso...na mesma

pedi á loja para emprestar uma bomba....se mesmo assim nao der vou ter k abrir o bloco...
andei a ler mais umas coisas.....
o delta da minha temp e muito elevado....iddle a 34ºc....full a 51ºc.....ou não....?
quanto mais leio menos percebo disto

cumps

mascarilha
29-10-2005, 18:19
pá eu de san diegos nao percebo mto , mas é uma kestao de comparares as temps k tens com outros users k tb tenham WC ou mesmo k tenham AR com o mesmo processador e logo ves .Tas a ver as temps por onde'??É k se tiveres a ver as temps pela board ela pode ler mal como é normal em todas as boards , pa veres a temp real o ideal era com sensores.

steelballzz
29-10-2005, 18:43
o antigo dono deste cpu tinha ar....1,6v 2950 42ºc full load:wow:

estava a conseguir estabilizar o bicho a 2930 1,6v......60ºc......aaaargh tive k desligar

cumps

..::MadDog::..
29-10-2005, 19:54
faz assim:

-vende todo o hardware que nao te faça falta, vende as fans e o wc , juntas mais uns €€ e compras uma prommy e acaba-se logo a crise das temps altas.
Nao é tao caro quanto isso.

Andas danado para teres uma :)

hug''zz

mascarilha
29-10-2005, 20:24
o antigo dono deste cpu tinha ar....1,6v 2950 42ºc full load:wow:

estava a conseguir estabilizar o bicho a 2930 1,6v......60ºc......aaaargh tive k desligar

cumps
tás a ver as temps pela board acho k fazes mal , as tantas os sensores da board leem mal , tenta ver as temps com sensores mesmo , pode ser k tenhas uma surpresa.

gatohumano
30-10-2005, 05:25
mas a temp do cpu e dada pelo diodo que se encontra embutido no core,a board apenas se limita a ter um circuto que le a temp no diodo.

Louie Custódio
30-10-2005, 06:48
o mais importante disto de WC é ter calma.... para já a tua bomba parece-me fraca. estou a usar uma de 9000Lts/hora. Tens a solução de água destilada, anti-congelante e metanol nas quantidades certas?

mariosimas
30-10-2005, 10:00
tenho um KTC PQ Plus e nem é "grande coisa" porque nem contacta por completo com o HIS.

japhex, por acaso já li não sei onde que o big typhoon "confunde" o sensor por enviar ar directamente para cima do HIS, mas é um grande cooler e assim, com uma fan poderosa, já acredito nessa temperatura.

eu só tenho água por um motivo, silêncio. tenho 4 fans a fazer uma média de 12dB. :P

Essa história de confundir o sensor é tanga. deves ter lido essa discução na aqua, que por

acaso foi comigo. eu fiz o teste de colocar um obstáculo por cima do pe do cooler durante um

dia e as temps foram iguais. se fosse assim também os thermalright confundiam os sensores do

socket. acho que o gajo da aqua, que por acaso é um dos administradores, tinha alguma má

vontade em relação a thermaltake. mas mudou, porque passaram a vênde-lo e a 1 preço muito

bom. no entanto e no meu sistema (ver sig, VCore 1,85 V) mudei para uma Sonic Tower com 2

vents tenho agora DELTA T Idle = 13ºC, e DELTA T Load = 15 ºC

_JP_
30-10-2005, 13:30
Eu tenho o meu SD com WC a 2750@1.5v e em full dá 38º...

Gandalf
30-10-2005, 14:42
Eu volto a bater na mesma tecla .. ja exp com outro bloco?

steelballzz
30-10-2005, 14:47
Eu volto a bater na mesma tecla .. ja exp com outro bloco?

ya
tive um 1A-SL2 montado 2 semanas....a temp subiu 10 graus

cumps

jfbbms
30-10-2005, 14:52
o mais importante disto de WC é ter calma.... para já a tua bomba parece-me fraca. estou a usar uma de 9000Lts/hora. Tens a solução de água destilada, anti-congelante e metanol nas quantidades certas?
Anti-congelante? mas porque? nao tamos no polo norte para a agua congelar !!

Continuo a bater na mm tecla, os sensores nao estao a ser fiaveis

mascarilha
30-10-2005, 15:05
Continuo a bater na mm tecla, os sensores nao estao a ser fiaveis

sou da mesma opiniao, por exemplo o meu 3200 venice lia-me 30 graus por software e com sensores já me lia 25 graus , mas depois de ter feito um update á bios agora a diferença de temps por software para sensores é de 2 graus , e já vi uma review a dizer k as boards ASUS leem uma media de 7/10 graus a menos k a temp real e as ABIT leem 7/10 graus a mais, cumprimentos.

_JP_
30-10-2005, 18:25
Também não é bem assim, não acredito com WC (bloco Storm, bomba Mcp655 e radiador Mcr220) tenha 45º a 48º em full num SD com 1.5v...A mim lê 38º, posso por a hipotese de estarem mais 1 a 2º mas mais do que isso não acredito.

BTW a minha board é uma A8N-SLi Premium

mascarilha
30-10-2005, 18:37
Também não é bem assim, não acredito com WC (bloco Storm, bomba Mcp655 e radiador Mcr220) tenha 45º a 48º em full num SD com 1.5v...A mim lê 38º, posso por a hipotese de estarem mais 1 a 2º mas mais do que isso não acredito.

podes acreditar k é mesmo assim em relaçao ás ASUS e as ABIT mas em sntidos diferentes , ou seja enkuanto k as asus teem tendencia a ler menos uma media de 7 graus em relaçao á temp real as ABIT leem uma media de 7 graus a mais , agora em relaçao ás DFI já nao sei , podes entreter-te a ler >>> http://www.bleedinedge.com/reviews/abit_asus_temps/abit_asus_temps_01.html , cumprimentos.

Metro
30-10-2005, 18:44

Finalmente meti o XP para ver as temps. Tenho 41ºC em full load 1,55V 2700Mhz. Afinal enganei-me. Esperava abaixo dos 40ºC. Tenho CPU e grafica a água mas eu não dou uso à grafica de qq forma ela vem dos radiadores para o cpu portanto não é por ai.

O que me ocorre depois de todos os factos é o bloco estar concavo. Já sei que ele só tem dois parafusos mas se bem sei esse tem umas asas nos cantos que se unem a meio. Como é cobre não é dificil que ele possa ter cedido alguma coisa. No entanto pelo que vi já tiveste outro bloco e mesmo assim não resolveu.
Qto ao fluxo eu tenho a mais fraca daquelas que são vendidas dentro do reservatório. Nunca achei que muito fluxo fizesse tanta diferença assim.

Em resumo a menos que a bomba esteja mesmo avariada culpo a board a dar essas temperaturas. Não vejo mais nenhuma hipotese

gatohumano
30-10-2005, 18:51
ya

cumps

ja experimentaste por a mao no bloco e ver como sentes a temp?tipo esta quente ou normal?

mascarilha
30-10-2005, 18:57
Finalmente meti o XP para ver as temps. Tenho 41ºC em full load 1,55V 2700Mhz. Afinal enganei-me. Esperava abaixo dos 40ºC. Tenho CPU e grafica a água mas eu não dou uso à grafica de qq forma ela vem dos radiadores para o cpu portanto não é por ai.

O que me ocorre depois de todos os factos é o bloco estar concavo. Já sei que ele só tem dois parafusos mas se bem sei esse tem umas asas nos cantos que se unem a meio. Como é cobre não é dificil que ele possa ter cedido alguma coisa. No entanto pelo que vi já tiveste outro bloco e mesmo assim não resolveu.
Qto ao fluxo eu tenho a mais fraca daquelas que são vendidas dentro do reservatório. Nunca achei que muito fluxo fizesse tanta diferença assim.

Em resumo a menos que a bomba esteja mesmo avariada culpo a board a dar essas temperaturas. Não vejo mais nenhuma hipotese

boas , essas bombas a k te referes, devem ser alphacool s600 station(600l/h) e s1000 station(1000l/h) k veem num deposito em acrilico, eu tenho a 1000 e tenho 2 blocos (cpu e grafica), radiador de 240 e a bomba chega e sobra , ainda podia levar mais blocos á vontade

japhex
30-10-2005, 23:11
ya

E' impossivel o sl2 ter pior performance que esse xt64 que usas.

Gandalf
30-10-2005, 23:50
Nao e nada .. ;)

ZÓZIU
31-10-2005, 02:02
Isto no meu ver é assim...

...compras uma prommy ...

...isso é que era...agora cá WC da bába....eheim de 300l/h....palhinhas de sumo...:D

_JP_
31-10-2005, 10:39
podes acreditar k é mesmo assim em relaçao ás ASUS e as ABIT mas em sntidos diferentes , ou seja enkuanto k as asus teem tendencia a ler menos uma media de 7 graus em relaçao á temp real as ABIT leem uma media de 7 graus a mais , agora em relaçao ás DFI já nao sei , podes entreter-te a ler >>> http://www.bleedinedge.com/reviews/abit_asus_temps/abit_asus_temps_01.html , cumprimentos.

Já viste a idade do artigo...É suposto as coisas serem melhoradas com o passar dos anos...
Bugs de leitura de temperatura é uma coisa que se consegue corrigir com um bios update e achas que passado mais de um ano e uma série de modelos novos que a Asus não conseguio corrigir isso...tava mal, mesmo muito mal...

steelballzz
31-10-2005, 13:18
bem

vou tentar escrever algumas linhas k façam sentido
em primeiro lugar
O que me ocorre depois de todos os factos é o bloco estar concavo. Já sei que ele só tem dois parafusos mas se bem sei esse tem umas asas nos cantos que se unem a meio. Como é cobre não é dificil que ele possa ter cedido alguma coisa
ja pensei nisso....inclusive ja sondei um torneiro para ver ser dá para rectificar o bloco
o facto de tudo estar frio imo indica uma de duas coisas
ou o calor nao e tranferido correctamente para o bloco...pois este está frio ao toque
ou o bloco não faz contacto total com a superficie do cpu......o porquê tb nao sei

quanto ao facto de os sensores estarem mal calibrados e de ser um erro de bios.....esta makina já levou 3 bios.....
a unica questão k realmente me interessa é......existe alguma maneira de medir a temp do cpu sem ser com akelas sondas manhosas k se colam ao bloco...é k eu tenho uma e nunca passa dos 30ºc
pode-me dizer..ah e tal isso e erro de leitura....pois...e se não é.....mando um 3700 para o lixo por excesso de akecimento
é só essa a minha preocupação....eu não gosto de destruir material...custa-me muito a ganhar e procuro adquirir coisas razoáveis para me sentir á vontade.....
e ainda nao descobri uma maneira fiável de medor a temp
se a água está fria....o bloco está frio....os tubos estão frios.....o rad tb.....
a board acusa akelas temps......é complicado arriscar e dizer....epa isto deve estar mal....bora lá dar volts.....puuuufff.....rma time
há algum sensor fiavel k leia a temp do cpu.....

thnxs a todos pelo interesse

MaTreCo
31-10-2005, 13:35
Steel, acho que não vale a pena andares a experimentar sensores e outras porcarias, senão vai-se tornar na mesma novela da outra vez em que andas n tempo de volta disso e quando te fartares ficas na mesma. :freak3:
Só vais conseguir tirar alguma verdadeira conclusão quando:
1 - Trocares de motherboard
2 - Trocares de sistema de wc

steelballzz
31-10-2005, 13:44
Steel, acho que não vale a pena andares a experimentar sensores e outras porcarias, senão vai-se tornar na mesma novela da outra vez em que andas n tempo de volta disso e quando te fartares ficas na mesma. :freak3:
Só vais conseguir tirar alguma verdadeira conclusão quando:
1 - Trocares de motherboard
2 - Trocares de sistema de wc

pois
mais fácil de dizer k fazer......ainda não foi esta semana que me saiu o euromilhoes.........só me sairam 3 euros...lol

gatohumano
31-10-2005, 17:06
mas sempre te deu esse problema ou foi quando mudaste para agua?

[_ExtremeHack_]
31-10-2005, 17:28
Tenta fazer isso por fazes, na minha opinião eu acho mesmo é que essa bomba não manda caudal suficiente, pois quando instalas-te o outro bloco a temp ainda subiu mais, logo aposto que a deficiencia não está na transferecia de calor do cpu->bloco
Não tens hipotese de testar esse bloco noutro sistema?
Testa uma bomba de alto caudal!
Espero que resolvas isso...

31-10-2005, 17:33
Eu continuo a pensar que é do Deposito que leva pouca agua .

Tens as Fans a tirar ou a por ar no radiador ?

hug''zz

Ps: compra prommy:016:

steelballzz
31-10-2005, 18:47
mas sempre te deu esse problema ou foi quando mudaste para agua?
a saga começou ai em junho
estive 15 dias com o caa2c a ar com um tt silent tower e uma tornado.....8o
resolvi investir em WC pk tinha o caa2c a 2800 1,57v a bombar a 54/55ºc....e eu keria menos e a tornado estava a dar-me cabo dos nervos.....entretanto veio o verão e eu com AC na loja a bombar 24/7...nem falar da conta da luz.....nunca consegui estabilizar o bicho a mais do 2750 1,54v.......agora no fim tinha 56/58º.....
vendo o meu adorado caaa2c e comprei um SD.....fdx..isto e core de 90 deve akecer bem menos....lol
até akece.....mas 50ºc não me satisfaz...a 1,54v.......

vou exprimentar outra bomba....vou meter o SD a ar em casa e ver o k dá.......sei lá.....
em ultima analise vou abrir o bloco...

cumps

edit
Eu continuo a pensar que é do Deposito que leva pouca agua .

Tens as Fans a tirar ou a por ar no radiador ?

hug''zz

Ps: compra prommy

tive as fans a tirar durante 2 meses.....virei o sentido no sabado...nem um grau de diferença
a água está a 28ºc.....
a prommy é um desejo como tu sabes.....mas nesta vida não se pode ter tudo...e o material k está aki a mais não dá para uma prommy:(

makak0
31-10-2005, 22:36
Se fores daqui da zona de cascais, tenho peças de WC paradas, ah espera da radbox, hj liguei ah 6600 GT, com o core a 570 mhz o máximo que vi foi 46º após o 3dmark. Posso emprestar para testes a bomba ( Laing + reservatório ).

steelballzz
01-11-2005, 19:29
quick update
deu-me na mona e desmontei esta cena toda e meti um cooler DA GYGABYTE....ROCKET pro
AAAAAAAARRRRGH
temp em iddle subiu 4ºc em full....9ºc

omfg....

japhex
01-11-2005, 19:50
50+9=59ºc full na dfi ?

Como te disse, andava a 41º de tt big typhoon, mais uma vez aponto pro sensor dessa board. Alem de que esta temp e' confirmada com o mm cooler e o mesmo cpu na dfi e asus, logo esta certa.

S E N S O R

steelballzz
01-11-2005, 23:43
vou tirar a prova dos 9....vou montar o SD em casa na outra dfi...a ar....e vou ver as temps...

brb

02-11-2005, 01:06
vou tirar a prova dos 9....vou montar o SD em casa na outra dfi...a ar....e vou ver as temps...

brb

Ora aí esta o que devias ter feito há muito tempo.
Depois diz como correu, estou curioso de saber, a tua luta com as temps já dura á muito tempo.

hug''zz

steelballzz
02-11-2005, 02:01
acho k a verdadeira prova so quando montar o venice amanha na outra board...com o mesmo cooler k esta no SD agora.....
estou a 1,54v no SD a 49ºc/51ºc...air cooled by gygabyte neon cooler 8 pro...exactamente o mesmo k tinha com o meu WC:smiliel:
cada vez percebo menos disto...a serio...nao sei se venda o WC...se mande alguma coisa pela janela....aaargh
com ja disse....vou espetar o venice na outra board...vou meter o vcore a 1,49...e vou meter o mesmo cooler k eu sei k faz 43ºc full load a 1700 rpm aki em casa...se a board ler a temp certa igual akela de casa....bem isso exclui os sensores....
se eu não perder a minha sanidade antes de descobrir o problema.....:D

obrigado a todos pela paciência...

de manhã há mais noticias....

cumps

steelballzz
02-11-2005, 14:28
ora bem
sensores da board....naaaaaa
montei o venice tal e qual tinha em casa...a ar e 1,49v
as mesmas temps k tinha em casa sem tirar nem por
por isso excluimos os sensores
cumps

Madril
02-11-2005, 14:30
Pode ser o sensor interno do CPU ...

show_time
02-11-2005, 15:16
amd xp 3000+ ou um celeron pa OC é o best!!!

com um WC +/- tas safo

sei k isto na te anima muito mas tenta enganar alguem vende isso tudo por exemplo no forum da aquapc e tas safo

fica bem

steelballzz
02-11-2005, 15:24
Pode ser o sensor interno do CPU ...

e só se nota nakela board....em casa esta bom
e já agora...o caa2c tb tinha o sensor marado
estive assentar o bloco em cima de uma superficie plana e consigo ver luz.....

estou com tudo a ar
o SD a 2900 1,57 v com 45/47ºc sem a AS5 ter "curado"...

cumps

japhex
02-11-2005, 15:41
e só se nota nakela board....em casa esta bom
e já agora...o caa2c tb tinha o sensor marado
estive assentar o bloco em cima de uma superficie plana e consigo ver luz.....

estou com tudo a ar
o SD a 2900 1,57 v com 45/47ºc sem a AS5 ter "curado"...

cumps

Como podes ver essas sao as temps que devias ter (com esse cooler pelo menos).

Esta na hora de venderes o wc e investires noutro decente ou entao air.. siga!

mascarilha
02-11-2005, 16:51
amd xp 3000+ ou um celeron pa OC é o best!!!

com um WC +/- tas safo

sei k isto na te anima muito mas tenta enganar alguem vende isso tudo por exemplo no forum da aquapc e tas safo

fica bem
tas a comparar um amd xp ou um celeron(pior nao existe) com san diegos e venices lololol :lol:

Em relaçao ao teu caso stell tá visto k é alguma coisa com o teu WC , experimenta outra bomba mais potente se continua na mesma é pk é do bloco , basta assim entao comprares outro bloco , aconselho-te um nexxxos xp (tenho um é 5****) ou um QTC GOLD , vendes o teu e compras um destes e ainda te sobra $$$.

02-11-2005, 17:35
... tenta enganar alguem vende isso tudo por exemplo no forum da aquapc e tas safo

fica bem

:rcarton: , acho que essa do tenta enganar alguem foi um bocado bera.

steelballzz
02-11-2005, 17:59
epa
todo o material tem - de 6 meses...logo abrangido pela garantia....está dentro de um caixote a espera de solução
é frustrante ter 200 euros parados e estar com temps normais depois de ter gasto 50 euros em 2 coolers a ar......ando há meses nesta saga.....
nem sei se vou meter WC outra vez...ainda levo com outro nº destes...
e euros para trocar as cenas para meter um storm e uma laing tb não há......

enfim
cumps

makak0
02-11-2005, 19:47
epa
todo o material tem - de 6 meses...logo abrangido pela garantia....está dentro de um caixote a espera de solução
é frustrante ter 200 euros parados e estar com temps normais depois de ter gasto 50 euros em 2 coolers a ar......ando há meses nesta saga.....

enfim
cumps

Primeiro testas, depois logo decides.

mascarilha
02-11-2005, 22:57
epa

enfim
cumps

kual storm e kual laing , o nexxxos xp é barato e dos melhores eu tenho 25 graus no meu a64 3200@2550 pro dia a dia e co uma bomba station s1000 dakelas k veem num reservatorio em acilico k trabalham submersas e tenho bloco na grafika , numa x800GTO (30 graus idle/46 full) e um radiador evo 240 e bomba k nem uma maravila , keres melhor???? Nem precisas de gastar $$$ se esta na garantia e so xegares e pedir para trocares o teu bloco cpu e a bomba

olha com o bloco nexxxos (40 euros) e a bomba station (40euros) >>> http://img138.imageshack.us/img138/3316/temps8us.th.jpg (http://img138.imageshack.us/my.php?image=temps8us.jpg) >> com 80 eurecos problema resovido( como tens o teu bloco e a tua bomba k no total vale a mesma coisa +- nem $$ gastas) .

Cumprimentos.

SrJabardo
04-11-2005, 02:27
Mascarilha, o k tu tens aí é uma pic em IDLE.... e eu com 1.55vcore e cpu a 2.9 tenho temps em idle de 26, 27graus...e em full load (folding) tenho 34..35 graus..
Isto conseguido com o sistema que tu vez na assinatura.

Podes se conseguires fazer o mesmo com blocos da alphacool avisa ;)

mas atençao, n tou a dizer que o teu bloco é um mau bloco, que nao é, mas tb nao digas k é um dos de topo.

O nosso amigo SteelBallz quer bons scores a nivel de OC, e para isso, todos os grauzinhos sao preciosos ;)

Jabardo OUT
HaZtA

makak0
04-11-2005, 11:13
mascarilhas, mete lá um spi 32M e um toast ao mesmo tempo a correr nisso. :p

Lee
04-11-2005, 11:33
O meu CAAC2 2600MHz ta a 39ºC, stock cooler ... por isso se isso não é do sensor so pode ser bomba ou algum problema no bloco. Se esse material de WC tá na garantia, fala no problema na loja onde compraste.

grandenaboverde
04-11-2005, 13:39
O meu CAAC2 2600MHz ta a 39ºC, stock cooler...mas as temperaturas em idle não são referência para ninguém.. =|

mascarilha
04-11-2005, 21:13
Mascarilha, o k tu tens aí é uma pic em IDLE.... e eu com 1.55vcore e cpu a 2.9 tenho temps em idle de 26, 27graus...e em full load (folding) tenho 34..35 graus..
Isto conseguido com o sistema que tu vez na assinatura.

Podes se conseguires fazer o mesmo com blocos da alphacool avisa ;)

mas atençao, n tou a dizer que o teu bloco é um mau bloco, que nao é, mas tb nao digas k é um dos de topo.

O nosso amigo SteelBallz quer bons scores a nivel de OC, e para isso, todos os grauzinhos sao preciosos ;)

Jabardo OUT
HaZtA

LOLOLOL 35 graus a correr prime95 >>>> http://img455.imageshack.us/img455/4259/tempsfull1sf.th.jpg (http://img455.imageshack.us/my.php?image=tempsfull1sf.jpg) O "alphacoolzito" (ja esteve nos 3 melhores blocos do mundo pela aquaplanet) acho k superou o teu desafio amigo ;) cumprimentos.

SrJabardo
04-11-2005, 23:53
mascarilha, eu faço isso com vcore@ 1.58 e cpu a 2.9ghz....

tas com 1.51vcore ;)

Metro
05-11-2005, 00:01
stell:
Para ver se o bloco está concavo basta usares uma regua. Bloco na horizontal e regua na vertical a ver se ela est+a certinha ou não com a base do bloco.

Se tens tudo frio ao toque é impossivel ter as temps que são mostradas pela DFI.

mascarilha
05-11-2005, 01:19
mascarilha, eu faço isso com vcore@ 1.58 e cpu a 2.9ghz....

tas com 1.51vcore ;)
ate ponho a 1,6v se kiseres, noto um aumento de 1 grau em full load e tenho 2 blocos montados no sistema (CPU e GPU ) só com um radiador de 240. Nao é por ter 1 ,mas estes blocos para sistemas de baixo fluxo sao do melhorzinho k anda ai asseguir aos cuplex XT , volto a frizar para sistemas de baixo fluxo, nao me viste a dizer k os swiftorm nao prestam , apenas me viste dizr k com um bloco de 40 euros para um sistema de baixo fluxo é uma xelente opçao com temps muito boas,já se sabe k o swiftorm e um bom bloco mas tb é mto mais caro para o desempenho k tem k nao foge mto a nivel de outros mt mais baratos tipo este nexxos k dei como exemplo , tu e k puseste em causa o desempenho do nexxxos e eu so postei para provar estavas enganado kuanto ao desempenho do mesmo ;) cumprimentos a todos.

steelballzz
05-11-2005, 01:34
epa o meu e mais frio k o teu....chatuuuuus:smlot:

eu a ar tenho isto no presente momento

http://img317.imageshack.us/img317/8543/temps2950162vcore6tv.gif (http://imageshack.us)

quanto ao bloco...epa só me parece dali....tenho o venice lá montado a ar e tenho as mesmas temps k tinha aki em casa...com o mesmo cooler...

por isso
tenho pena pk acho k este SD a água devia estabilizar...quiçá a ...3000....

cumps

mascarilha
05-11-2005, 01:44
pois , deve ser mesmo do bloco steel ,se o tens na garantia pk nao o trocas , se tens essas temps a ar tá visto k tem k ser alguma coisa a ver com o wc, ou a bomba ou o bloco .

steelballzz
05-11-2005, 01:47
a próxima vez k for lá a loja levo o bloco...se calhar levo é o caixote com o kit todo
k eu tb não sou nenhum expert em WC....e posso estar a fazer alguma coisa mal

tenho mesmo k tratar disto...ainda são uns euros parados....

cumps

mascarilha
05-11-2005, 01:53
a próxima vez k for lá a loja levo o bloco...se calhar levo é o caixote com o kit todo
k eu tb não sou nenhum expert em WC....e posso estar a fazer alguma coisa mal

tenho mesmo k tratar disto...ainda são uns euros parados....

cumps
uns euros parados e uma bomba( SD) k pode dar mt mais :007:

MaTreCo
09-11-2005, 15:17
E então, já há conclusões ??

steelballzz
09-11-2005, 15:42
boas
a conclusão maior é k o AR rulla muito:D

agora a sério
tenho lá akilo num caixote....só preciso mesmo de tempo para ir a loja para eles verem e testarem akilo

tempus fugit

mas muito sinceramente.....só não meti tudo á venda pk kero ter a certeza k está tudo bem para não passar batatas quentes a ninguém.....pk mal tenha tudo em condições ....classificados..sei k vou perder uma nota...mas acho k WC never again...naaaa
vou tentar juntar guita e meter um arrefecimento a sério....tem sido uma experiência muito frustrante....o venice e muito freskinho e aguenta-se bem a ar...o SD...bem vou ver se lhe dou uma prenda um dia destes...
só tenho pena pk o efeito visual na loja era brutal para as pessoas k entravam....mas como não se pode ter tudo......
ainda estou muito longe do guito para uma vapo......mas já meti o euromilhões há bocado:001:

e tenho pena do capital empatado...... k se me render metade já vou com sorte....
mas tristezas não pagam dividas...por isso e como dizem no brasil
levanta sacode a poeira e dá a volta por cima :beerchug:

o inverno está ai
está um racho de fugir....e isso é fixe:D .......hehe

cumps

[BoB]Marley
09-11-2005, 16:07
tenho pena que queiras desistir do wc por essa razão :(

no entanto, já sabes... como já tinha dito, qualquer ajuda que precises, é só apitar :)

MaTreCo
09-11-2005, 16:14
Não leves a mal mas, se tiveste esses problemas todos com WC e não conseguiste resolver, mudares para phase change parece-me andares a pedir problemas. Não fazias mal em tentar perceber o porquê de não conseguires obter bons resultados com o teu actual sistema, e dares-lhe uma segunda oportunidade quando o fizeres. Mas no fim, é uma decisão só tua, uma vez que tu é que te chegaste à frente com o guito :D.
No entanto, partilho os sentimentos do BoB, mas desejo-te boa sorte, seja qual for a tua decisão.

sl4ck
09-11-2005, 19:39
epah, tu não desistas do WC, pk senão nc vais saber a serio o k é o WC, eu prefiro DD sem duvida, mas viver na ignorancia de uma das 3 hipoteses(AR, WC, DD) k temos de cooling é k não vivia, plo menos teria que experimentar as 3 a serio c\ material bom para poder ter uma opnião valida , no teu caso estas a usar material possivelmente defeituoso e se desistires nesta altura nc vais saber o k é WC.
Nem que peças um bloco emprestado, mas FDS!! :lol: mete-me esse SD a agua como deve ser :P

steelballzz
09-11-2005, 19:48
epa
a trabalheira k tenho tido com isto leva-me a desanimar uma beca...
estou mesmo indeciso....mas amanhã vou á loja para ver se resolvo isto.....
epá...vou ver o k dá.....
btw.....já vendi a board....vou buscar outra.....não excluo nenhuma hipotese....
lets wait and zeeeee

cumps

sl4ck
09-11-2005, 20:31
epah entao ja k tens outra board nao trokes agora de bloco, testa esse bloco nessa board, depois se estiver na mesma, testa outro bloco, senao nc chegas a saber o k era :)

[BoB]Marley
09-11-2005, 21:49
tenho aki agora ao meu lado um conjunto (rad, bomba e bloco) parado... portanto, peças para testar isso n te faltam ;)

é só dizeres o dia, hora e local e vemos isso, para tirar as duvidas :p

é ke fikei mesmo curioso para saber o pk desse problema

jfbbms
13-11-2005, 14:19
Acho que chegou ao fim :)

Quem votou nos sensores da board fanados ... recebe bonus mas isso é melhor o steelballz explicar

steelballzz
13-11-2005, 14:46
pois
devido a um litigio com uma loja (que não interessa qual é mas NÃO é a aqua)resolvi vender tudo o k tinha comprado lá...em boa hora o fiz
fui comprar um dfi ultra...vendi a sli.....e quando montei akilo....zás.....menos 10ºc do k tinha

aaaaaarrgh
e pena um gajo nao ter guita para poder comprar logo outra board e tirar duvidas.....ainda mais pena pk nao pude estikar o caa2c como deve ser...espero k o novo dono aproveite

quanto ao meu WC....pois...já não o vou montar....vai ser envolvido num negócio
vamos ver o k os próximos dias reservam

btw....vou abrir um tópico na dfi-street para ver o k eles dizem

obrigado a todos

techzone rulla

cumps

sl4ck
13-11-2005, 16:07
depois posta aí o link do topico da DFI Street

steelballzz
13-11-2005, 16:42
depois posta aí o link do topico da DFI Street

aqui está (http://www.dfi-street.com/forum/showthread.php?t=30445)

já sei k vou ser debochado pelo AG...mas k se lixe
se kiserem podem dar uma força...
eu abri um tópico a perguntar logo quando comprei o WC e a resposta telegrafica do AG foi....
never heard of a single problem....
enfim

cumps

Metro
13-11-2005, 16:52
Eu tenho seguido este tópico desde o inicio e continuo a achar que WC é o melhor sistema de arrefecimento que existe qd se fala de eficiência, custo e problemas. E é muito simples.
Agora com o frio não dá para ver bem mas no verão a diferença é brutal.

steel:
Espero que voltes rapidamente a agua:) Tens é que ter mais sorte do que desta vez.
E tu sabes que um dual core está a chamar por ti. Vais precisar de um bocadinho de arrefecimento a mais do que tens;)

steelballzz
13-11-2005, 16:57
steel:
Espero que voltes rapidamente a agua:) E tu sabes que um dual core está a chamar por ti. Vais precisar de um bocadinho de arrefecimento a mais do que tens;)

agua...pois...não me parece....DD é o próximo passo...quando..vamos ver:berlusca:
dual core....epa
quando vir um a fazer bons clocks ate penso nisso
o bicho não me larga.....mhz....volts....

cumps

sl4ck
13-11-2005, 17:24
aqui está (http://www.dfi-street.com/forum/showthread.php?t=30445)

já sei k vou ser debochado pelo AG...mas k se lixe
se kiserem podem dar uma força...
eu abri um tópico a perguntar logo quando comprei o WC e a resposta telegrafica do AG foi....
never heard of a single problem....
enfim

cumps

Poix a ele não lhe convem nada um post c\ mais um "issue" desta MB, é pena eles não se convencerem que estamos cá p ajudar a resolver estes probs no k pudermos, mais k não seja dar informação dos sintomas.

e o "never heard of a single problem...." não ker dizer que não haja uma primeira vez

steelballzz
14-11-2005, 14:30
it seems entirely possible to me that the sensors and/or associated components in the circuit on your original SLI-DR were a little wonky.

de um mod da dfi street....pois

ainda bem k a saga chegou ao fim

mascarilha
14-11-2005, 18:12
de um mod da dfi street....pois

ainda bem k a saga chegou ao fim

afinal kuando dissemos inicialmene k podia ser a board a ler mal fazia todo o sentido ;) .

steelballzz
14-11-2005, 18:47
afinal kuando dissemos inicialmene k podia ser a board a ler mal fazia todo o sentido ;) .

pois man
mas so agora e k comprei outra mobo....en eu sou dakeles k não arrisca um cpu de 50 contos so por suposição
em boa altura comecei a vender todo o material dakela loja:D ...se não o tivese feito e não tivesse avançado para um downgrade e tivesse cagado no sli nunca iria descobrir

ás vezes há males k vêm por bem....
quase k agradeço a loja terem-me posto no auge da fúria....quase

cumps