View Full Version : Andam-me a xular wireless

TosteX
16-10-2005, 22:53
Ontem estava aqui com uns problemas a pôr o wireless a funcionar no PC e experimentei desligar o Mac filter para ver se era disso. Hoje lembrei-me que o tinha desligado e descobri um chico-esperto a xupar-me banda (só descobri porque no q2 estava com pings altos).

Já não é a primeira vez que me acontece o mesmo, embora da outra vez fossem mesmo 2 computadores ligados ao meu router.

Há alguma maneira de descobrir quem é através da mac address, ip de rede ou nome da máquina? É que aqui nas redondezas há muito wireless, somos 3 AP's activos e só o meu não tem o WEP ligado. :P

legion
16-10-2005, 22:59
É difícil saber através tanto do Mac como do endereço de rede!! Se vires o nome do pc no "dhcptable", uma cena k provavelmente deves ter no router para ver o pessoal k está ligado, pode ser k tenhas sorte em ouvir falar do nome ou do apelido!! De resto o melhor era activares o WEP!!

Ou hackeavas o pc dele!!!:002: tava na brinca...aqui n se usa disso!!!

Fica bem!!

calvas
16-10-2005, 23:07
sei la... se calhar ligares a wep era um bom passo nao? AP-Aberto.... é como ter um convite para entrar

QuickFire
16-10-2005, 23:12
Lol indeed :p não custa nada ligares o Wep ou então liga o filtro po mac address! :P
Para saberes quem é acho que não consegues :) só com muita sorte

kronos
16-10-2005, 23:21
pois realmete... um ap aberto e uma tentaçao...
aqui na minha zona ha wireless e como o meu router e fraquito o portatil ligase aos outros as vezes sem eu querer... wep, ssid disbled e wpa se tiveres... so e xulado quem quer

grandenaboverde
16-10-2005, 23:32
a melhor opção é mesmo ligar o WEP.. :f

TosteX
17-10-2005, 00:26
Eu voltei a ligar o mac filter. Era só mesmo para saber se tinham alguma ideia de como descobrir quem era o artista.

Espero é que não tenha clonado uma das minhas mac addresses...

banid0
17-10-2005, 00:35
atao botalhe no wep ou wpa :) ou radius@wrt54g :D

Zealot
17-10-2005, 00:35
E não consegues entrar no Documents and Settings do disco C: dele através de UNC path? Pode ser que saibas o nome da pessoa!
Tipo:
\\nome_da_maquina_intrusa\c$
ou
\\ip.da.maquina.intrusa\c$

SwimmerBoy
17-10-2005, 00:49
Se tens wireless e és xulado := suckker!!

Mete WEP....MAC filter pode muito bem já não te servir de nada!!!

TosteX
17-10-2005, 01:03
Eu não meti WEP nem WPA porque na máquina onde tenho o XP não me deixa pôr a pass-phrase e dá um erro qualquer de bits e caracteres. Nesta tenho o software da placa de rede e é na boa.

Alguém conhece software, de preferência freeware, para fazer ligações wireless? É que o Windows não parece simpatizar muito comigo...

hYpe
17-10-2005, 01:11
Eu não meti WEP nem WPA porque na máquina onde tenho o XP não me deixa pôr a pass-phrase e dá um erro qualquer de bits e caracteres. Nesta tenho o software da placa de rede e é na boa.

Alguém conhece software, de preferência freeware, para fazer ligações wireless? É que o Windows não parece simpatizar muito comigo...

eu nao conheço mas ja sabia q isso te ia acontecer.
tu nao tens amigos! :lol:

Conspiracy
17-10-2005, 01:14

não será por tares a por caracteres a mais k os permitido ou assim... foi o k me lembrei a esta hora :P

eu em todos os pcs k tenho ligados na rede uso o xp para configurar a wep e tem corrido bem... :)
só uso a de 64bits, neste fim de mundo é suficiente :P

EDIT: os 64bits com o wep mode em ASCII dá para 5 caracteres salvo erro...

grandenaboverde
17-10-2005, 09:03
só uso a de 64bits, neste fim de mundo é suficiente :P
tb só uso 64bits (10 caracteres), afasta os chulos.. quem tiver paciência para quebrar tanto quebra uma de 64bits como de 128bits, é uma questão de paciência! :P

sportingdan
17-10-2005, 09:12
o melhor mesmo é o filtro mac address e wpa activos! a protecção wep pode ser passada em minutos... e facilmente!

jaac
17-10-2005, 09:44
O mac filter ainda mais depressa passas... o wpa é que já demora...

Madril
17-10-2005, 09:45
Hidden SSID + WEP 64bits here ... no need for more ...

[BoB]Marley
17-10-2005, 10:44
eu tenho o ssid off + wep128bits, e nem sempre o wireless tá ligado, portanto já complica mto a vida de quem quiser entrar... :D

guxo
17-10-2005, 10:52
eu tenho a minha com pass... nao deve de ser muito facil entrar.. de kk maneira... axam k e preciso mais kk coisita???

jaac
17-10-2005, 11:14

O hidden ssid não é segurança nenhuma... kismet e afins mostram logo o ssid...

saaboo
17-10-2005, 11:41
boas!
se desactivares o sscdi é meio caminho andao para a segurança!
poix filtro por mac e encriptação c\ 20 caracrteres randomicos mudados semana a semana c\ wpe pk wpa necessitas de 1servidor radius, mas e + seguro ainda!

TosteX
17-10-2005, 13:21
Não estou a proteger a Casa Branca nem nada assim..:p

Ninguém conhece um programa freeware como os que vêm com as placas de rede para nos conectarmos a redes wireless?

spastikman
17-10-2005, 13:36
Aconteceu-me o mesmo ontem. Mas eu nao tou a usar WEP pq axo que com o update de firmware esta merda lixou-se (tipo, aceita wep, mas depois nao faz dhcp e mesmo que se metam dados a la pata no portatil, ele nao pinga a gateway).

Só quero dizer. TÁS FDD COMIGO LUIS!

cantara
17-10-2005, 13:49

Como é que se esconde o SSID (tenho um router Asus wl-500g)?

Zouk
17-10-2005, 13:58
Redes wireless sem protecção é um convite à intrusão.
Também não deixam a porta de casa e do carro aberta de propósito, pois não?
Protege lá isso antes que tenhas dissabores.

spastikman
17-10-2005, 14:11
Como é que se esconde o SSID (tenho um router Asus wl-500g)?

É o mesmo router que o meu.

Usas algum firmware especifico ? Consegues trabalhar bem com WEP ?

tks.

Kobe08
17-10-2005, 14:27
claramente uma tentação...wireless sem segurança :)

TosteX
17-10-2005, 15:12
Para quem não leu, eu apenas tive o mac filter desligado momentaneamente...:rolleyes:

E se eu deixar a porta de casa aberta ninguém tem o direito de lá entrar. ;)

Volto a perguntar pela 3ª vez, alguém conhece um programa que não o do Windows para nos conectarmos a redes wireless?

El_UnO
17-10-2005, 15:16
Ja experimentaste no windows ligar-te introduzindo a wep key em lugar da pass? (Sim, eu sei k da trabalho mas cmg funcionou)

De resto nao conheço mais nenhum programa, so o k vem com a minha placa (linksys)

Por aki usa-se SSID desligado + WEP 128bits + MAC Filter. Cuidados nunca sao demais :)

[BoB]Marley
17-10-2005, 15:18
Para quem não leu, eu apenas tive o mac filter desligado momentaneamente...:rolleyes:

E se eu deixar a porta de casa aberta ninguém tem o direito de lá entrar. ;)

Volto a perguntar pela 3ª vez, alguém conhece um programa que não o do Windows para nos conectarmos a redes wireless?

n tens o software ke veio com as placas de rede wifi? esse software substitui o do win xp.

guxo
17-10-2005, 15:24
tenho WPA Encryption Type ACTIVO e WEP (Wired Equivalent Privacy) DESACTIVADO..
axam k ta bom assim??? :S

WAP ta com pre-shared passphrase

banid0
17-10-2005, 19:42
wpa melhor que wep!

wpa ha duas formas,ou preshared passfrase, que e meter la uns cacateres iguais nos dois sitios,ou tem que ser com um radius server a fazer autenticacao , o meu router faz isso com um firmware xpto :D

guxo
17-10-2005, 20:02
wpa melhor que wep!

wpa ha duas formas,ou preshared passfrase, que e meter la uns cacateres iguais nos dois sitios,ou tem que ser com um radius server a fazer autenticacao , o meu router faz isso com um firmware xpto :D

o meu nao deve de ter isso :/

Conspiracy
17-10-2005, 20:07
Marley']n tens o software ke veio com as placas de rede wifi? esse software substitui o do win xp.
a não ser k ele n consiga mesmo por akilo a funcionar com o xp é k a meu ver vale a pena ter mais um prog a funcionar...

para mim o do xp serve perfeitamente, aliás, não gosto nem do aspecto do prog da USR nem do da MSI nem do da ASUS (portatil)... o do xispê serve bem...
não preciso de andar sempre a mexer nakilo. é configurar e fica configurado...
Mas cada um sabe de si :D

guxo
17-10-2005, 20:11
a não ser k ele n consiga mesmo por akilo a funcionar com o xp é k a meu ver vale a pena ter mais um prog a funcionar...

para mim o do xp serve perfeitamente, aliás, não gosto nem do aspecto do prog da USR nem do da MSI nem do da ASUS (portatil)... o do xispê serve bem...
não preciso de andar sempre a mexer nakilo. é configurar e fica configurado...
Mas cada um sabe de si :D

eu tenho USR e nao tenho nenhum software especifico :S configuro pelo http...

TosteX
17-10-2005, 20:23
É um Centrino e portanto tem uma mini da Intel. Não tem software extra...

Zouk
17-10-2005, 20:55
Tens o software da Intel.
Escolhe aqui a tua placa e vê o software disponível.

http://support.intel.com/support/wireless/wlan/index.htm

capuchao
17-10-2005, 21:17

Boingo ;)

h-t-t-p://w-w-w.boingo.c-o-m-/ (resolveu implicar cmg e dizer que nao tenho 5 posts feitos pra poder postar url's :rolleyes:

Era o que eu usava a uns 2 anos atras...

Conspiracy
17-10-2005, 21:43
eu tenho USR e nao tenho nenhum software especifico :S configuro pelo http...

pois, eu referia-me à minha placa pci e à outra placa usr pcmia...
ambas trazem um prog identico...

TosteX
17-10-2005, 21:46
Finalmente alguém que me respondeu. :)

Estou a sacar, depois testo obrigado.

grandenaboverde
17-10-2005, 21:53
a melhor forma é mesmo irem morar para um sitio sem vizinhança.. eu por exemplo só tenho velhotes a morar aqui à volta, não me estou a ver com problemas.. =P

Kobe08
19-10-2005, 03:16
é verdade k nao é correcto andar a "roubar wireless" ás pessoas mas as vezes é a tentação de ver se dá...e depois como ate pode dar jeito usa-se. ia agora sugerir o boingo mas...vim tarde.

Conspiracy
19-10-2005, 10:03
é verdade k nao é correcto andar a "roubar wireless" ás pessoas mas as vezes é a tentação de ver se dá...e depois como ate pode dar jeito usa-se. ia agora sugerir o boingo mas...vim tarde.
tens razao, mas n justifica os abusos...

eu posso dizer k já usei algumas vezes redes desprotegidas, mas nunca abusei, ou seja nunca me metia a sacar nada, apenas o necessário na consulta de páginas normalissimas...
e até há muita gente k não se importa que usem a rede para esse fim.
ainda este verão quando estaa em sines apanhei uma rede que usei para procurar nomes de praias eoutros locais de interesse na zona. quando regressei, e em conversa num tópico do MWP, disseram-me que o dono dessa rede n se importava que a usassem, desde k não abusassem. era para isso k ela era uma rede aberta.

Neste momento tenho a minha protegida, mas andei cerca de um ano sem a proteger e n tive problemas (nem seker se ligaram a ela) mas tb onde moro n terei esse problema com muita facilidade.

[BoB]Marley
19-10-2005, 13:18
pois.... eu tb já usei uma vez (sim pk tenho o portatil ha mto pouco tempo e a unica vez ke saíu à rua foi no dia do almoço do folding) e tb foi para vir só à techzone... e foi por mero acaso ke apanhei a rede (na casa da minha namorada), pk nem me passava pela cabeça apanhar um AP ali.

quando é só para consultas, axo ke n há prob nenhum, o problema é ke a maior parte do pessoal ke apanha redes alheias, a primeira coisa ke faz é começar logo a sacar... por isso é ke tenho a minha protegida.

offtopic... conspiracy tb és do pinhal novo? bem... de vez em quando lá vou descobrindo mais uns conterraneos... :D

Conspiracy
19-10-2005, 14:17
Marley']offtopic... conspiracy tb és do pinhal novo? bem... de vez em quando lá vou descobrindo mais uns conterraneos... :D

Não propriamente, mas bem perto... ;)

migueluxo
19-10-2005, 21:58
eu tenho um Bom ponto de acesso wireless cá em casa "dá para a rua toda", e nao tenho problemas de ninguem a entrar aki, a unica coisa q tenho é acesso blokeado por mac adress... nothing else, até hoje nao tive problemas, e ja tenho isto ha mais de 1 ano.

mawukito
20-10-2005, 23:01
Como e q posso ver se esta alguem ligado a minha rede? Da para ver o ip e o nome do pc?
Normalmente so tenho activo o mac adress filter mas as vezes faço reset ao router pq ele da mts problemas e esqueço me de voltar a por. Como nos ultimos 3/4 meses tenho passado o consumo, sem saber mt bem como, quero ver se descubro kem me anda a utilizar a rede.

cumps

lammer.pt
21-10-2005, 12:21
@TosteX: o win xp c/ sp2 ja tem um suporte mt bom p/ redes wireless.. precisas mais q isso ou n tens SP2 ?

Como e q posso ver se esta alguem ligado a minha rede? Da para ver o ip e o nome do pc?
Normalmente so tenho activo o mac adress filter mas as vezes faço reset ao router pq ele da mts problemas e esqueço me de voltar a por. Como nos ultimos 3/4 meses tenho passado o consumo, sem saber mt bem como, quero ver se descubro kem me anda a utilizar a rede.

cumps

Vê a tabela de clientes DHCP

mawukito
21-10-2005, 12:36
Tnks

banid0
21-10-2005, 18:49
@TosteX: o win xp c/ sp2 ja tem um suporte mt bom p/ redes wireless.. precisas mais q isso ou n tens SP2 ?

Vê a tabela de clientes DHCP

e se eles nao tiverem ligados por DHCP? :berlusca:

JC
21-10-2005, 20:19
Pessoalmente uma rede wifi que n tenha no minimo WPA com uma chave muuuuito longa SSID=off e Mac filtering, é uma rede " aberta". Já para n falar de regular a intensidade do sinal para os hardcores :msmiley1: .

Há qualquer coisa em fisicamente expormos a nossa rede para o mundo através de ondas de rádio que me faz ficar jumpy :winknu: .

Conspiracy
22-10-2005, 01:44
Pessoalmente uma rede wifi que n tenha no minimo WPA com uma chave muuuuito longa SSID=off e Mac filtering, é uma rede " aberta". Já para n falar de regular a intensidade do sinal para os hardcores :msmiley1: .

Há qualquer coisa em fisicamente expormos a nossa rede para o mundo através de ondas de rádio que me faz ficar jumpy :winknu: .

concordo inteiramente ctg, mas...

Na minha opinião deve-se ser razoáveis para não entrar nessa paranóia de ter tudo tipo titanio...
Penso k deve-se ver a importancia dessa rede, se realmente tem algo k a faça necessitar de tal protecção, e penso (para mim) uns aliciantes gigas de tráfego não justifica isso...
e outra coisa, quem é k se vai dar ao trabalho de crackar uma rede com alguma protecção, só para ter tráfego???
outra coisa é a localização da mesma (como já referi). e um ou outro factor k ainda possa conciderar, e depois ponderar o nivel k axam necessário...

Sandman
22-10-2005, 01:58
No DHCP server, usa-se IP's fixos...
WPA-PSK ou RADIUS se o AP tiver um server disso
Usar a opção de apenas MAC adresses registados se poderem ligar
SSID off

Tenho usado isto e nunca tive problemas. Quanto a chular alguém que tem o AP ligado acho que ninguem gostava que lhe fizessem isso e lá porque a porta ta aberta não vamos entrar. Ou vocês invadem a casa do vizinho quando ele deixa a porta aberta?

mawukito
25-10-2005, 23:06
Ha maneira de alterar o Mac adress de uma placa wireless? E que na tabela de clientes DHCP tenho smp outro PC, com um nome igual ao meu, um mac adress igual e com um ip parecido, com o ultimo algarismo diferente. Trata se de um erro do router ou de alguem q ta na minha rede? Q posso fazer pa descobrir kem e? Ha maneira de aceder ao pc e deixar um aviso?

cumps

JC
25-10-2005, 23:18
Os MAC sao iguais mas com ips diferentes é isso?

Pode estar a acontecer é que um dos ips nao foi libertado e o computador ao tentar obter uma lease nova foi-lhe dado um ip diferente, assim o server tem uma 2 leases reservadas para o mesmo MAC no entanto o pc como é obvio so está a usar a mais recente.
Experimenta limpar todas as leases no servidor DHCP e no pc fazes:
ipconfig /release.
ipconfig /renew.

Volta a ver a tabela DHCP.

int
25-10-2005, 23:53
WEP não é protecção nenhuma basta instalar um programa tipo aircrack ou airsnort que descobre ao fim de poucos Initialization Vector (IV) entre 300.000 a 1.000.000 IVs para crackar..

Existe actualmente alguma falta de informação acerca das notícias acerca das falhas do TKIP (WPA1):
Por agora, TKIP é razoávelmente seguro.

WPA2 (aka 802.11i) é igual ao WPA1, excepto que o CCMP (AES no
counter mode) é usado em vez do RC4 e o HMAC-SHA1 é usado em vez do
HMAC-MD5 para o EAPOL MIC. Resumindo, o WPA2 é um pouco melhor do que WPA1, mas nenhum dos pois vão ser crackados num futuro proxímo.

MAC filter tb não é protecção nenhuma, visto que eu posso por a minha placa com qualquer MAC adresse

SSID=off tb não vai lá visto que posso ver em que canal está e entrar pelo canal..

kidloco
26-10-2005, 00:21
Vocês são paranoicos...

...no meu andar nao tenho vizinhos com net, como tal ninguém me vai roubar o wireless. Mesmo que tivesse alguém com net no andar, se o router nem consegue dar 100% na casa toda, quanto mais saltando de andar :lol:

Ainda para mais, o port forwarding só é feito para 1 ip específico, como tal tinham pouco por onde sacar :)

Como o Sandman disse é o que uso basicamente.

greven
26-10-2005, 00:25
Pois int, tens toda a razão... isso não é protecção nenhum para pessoal l33t (hacker = homem que domina a máquina! ;))... Agora o tipico average joe que não sabe aceder ao router... sabe lá o aircrack! :lol: