View Full Version : Portugal@Folding e o dinheiro do material de divulgação Updated

Metro
14-10-2005, 23:50
Como todos sabem temos alguns artigos da nossa equipa principalmente devido ao empenho do drmad que tem sempre estado disponível para tratar dessas coisas.

Na thread dos porta-chaves tem se discutido algumas coisas e eu vou colocar aqui a minha posição sobre este assunto e quero obviamente ouvir a vossa.

Quando pensamos em fazer as T-shirts a ideia base era a divulgação e pagar as despesas do alojamento da pagina. Mais do que o valor desse alojamento que eu consigo perfeitamente suportar surgiu de pensar que quando todos nos envolvemos lutamos mais. Foi sempre essa a minha ideia. Longe estava de imaginar que fariamos tantas T-shirts:) e que sobraria dinheiro para pagar o host , os dominios e ainda sobrava algum. Temos tês dominios. portugalfolding.com, .net e .org.

O valor do dinehiro que temos não sei. Peço ao drmad que depois coloque aqui essa informação. Fiz questão que o drmad não pagasse a sua T-shirt, com a convicção que isso não paga em nada o trabalho que tem tido, mas era de elementar justiça. Fiz questão de pagar as minhas e as que ofereci pq acho que não devo ter nenhum privilégio.

O valor total dos lucros gerados pelas tshirts é de €325,92. O que ultrapassa claramente o valor do host e dos dominios.
O valor com que se ficar vai ser aplicado em material de divulgação. Resta saber qual.
A esta data ainda há muitas pessoas que devem o dinheiro das tixas ou das bolsas por isso muito do lucro está ainda empatado nesses mesmos materiais. :(

Posteriormente foram feitas as bolsas mas essas foram pagas ao preço que ficaram portanto não obtivemos lucro. Vamos a ver se se avança com os autocolantes e esses a ver se conseguimos oferecer ao pessoal se tivermos fundo de maneio.

Não acho, mas isso é a minha opinião, que devamos encarar os artigos como fonte de receita. Sempre os encarei como forma de divulgação e não mershandasing. Se por um lado isso iria permitir fazermos mais coisas o risco de algo correr mal e depois haver algum problema não compensa. Qd as coisas envolvem dinheiro à sempre mal estar. Se tivermos dinheiro as portagens e a gasolina da ida a Évora iria tirar do dinheiro que temos. Mas tb posso pagar do meu bolso não há-de ser por ai.
Só agora me dei conta que entre dinheiro para autocolantes, host e dominios não deve chegar para tudo:D

Em resumo, a minha ideia é todos os anos fazermos alguma coisa apenas a pensar em pagar as despesas da pagina que ronda os 80-100€ numeros redondos. Mais do que isso não me sinto bem. Como equipa perderiamos o contributo, ou ficaria mal não se pagar a ajuda que as pessoas têm dado. Penso que com pouco dinheiro a coisa corre melhor.

Tesos mas bons :kfold:

shello
15-10-2005, 00:14
Olá Metro!
Acredito que as T-shirts tenham gerado algum lucro e apreciei muito a ideia de comprar os dominios adicionais, tanto que quando referencio o site do P@F é sempre www.portugalfolding.org (http://www.portugalfolding.org).
Quanto a encarar os produtos como fonte de lucro, nunca os encarei, sempre os encarei como fonte de divulgação do projecto. Sempre acreditei (e continuo a acreditar) que o dinheiro iria para pagar o site e as despesas com o material de divulgação.

Se pudesses mostrar com mais promenor a tua ideia quanto a pagar o alojamento do site + dominio, que só por si já é caro, mais a parte para o material, agradecia.
Também acredito qur com pouco dinheiro a coisa corre melhor.

Quanto aos autocolantes, deixa lá, se for preciso pagam-se também, não ha de ser nada! Estou a falar pela minha parte. Não sei se os foldadores da equipa estão de acordo, mas acredito que sim.
Eu só quero o melhor para a equipa. Portugal@Folding para sempre, com muito orgulho :)
Abraços, :kfold:

crazyIV
15-10-2005, 00:44
eu ja disse ao Metro um milhao de vezes...
€€ faz mover o mundo, logo faz mover o fah...;)
se pelo menos cada pessoa desse 1€ por ano, ja imaginaram quanto teriamos, para divulgaçao, e quem sabe um bom servidor para foldar?
mas ok...€€ gere confusao....
isto e uma democracia, e como tal eu estou sempre do vosso lado:)
(apesar de achar q os autocolantes se deviam pagar...nem q fosse 1€€!!!);)

abraço
crazyIV

off topic- o q vai haver em Évora?

shello
15-10-2005, 00:47
:smlot:Uma apresentação com o metro sobre computação distribuida, no dia 21 deste mes, se não em engano.:smlot:
Abraços!

Dazkarieh
15-10-2005, 01:01
Bem...aqui vai...

A Portugal@Folding não é nem nunca funcionará como uma empresa. Nunca iremos obter lucro para outros fins a não ser aqueles a que nos propusemos. Quando digo isto nem é como ressalva, pois penso que todos sabem isto. Agora não há duvida que, pelo menos eu, quero que esta equipa continue a crescer. É claro que tudo isso pode ser conseguido sem dinheiro. Mas acho que um pouco de empenho de todos não custa absolutamente nada.

Então pq digo isto? Desde que entrei para a equipa que deixei claro, nessa ocasião ao Metro (pois era quem suportava todos os custos) que queria contribuír e que a situação na altura não era aceitável. Pelo menos na minha óptica. Apareceu então as t-shirts e de imediato apoiei e incentivei à margem proposta. Depois apareceram todos os outros "produtos" e, implicitamente e sem perguntar, pensei que o preço já tivesse alguma margem para a euipa. Por isso, e mal o drmad disse que apenas as t-shirts foram/seriam acrescidas de alguns euros extra, torci o nariz . No almoço adquiri a bolsa para os cd's e, lá está, não dei mais pois pensei que já estava lá o respectivo extra. No fundo, a minha ideia é: todos os produtos terem alguma margem para a Portugal@Folding. Todos! Por exemplo, os porta chaves, se custam 1,25€, vendermos a 1,5€. A razão para isto é termos, a longo prazo, margem para investir em algo "maior" sem encargos iniciais de seja quem fôr. Por exemplo: termos dinheiro para 500 porta-chaves só com 100 compradores. Os outros, distribuír em lans, manter à venda, etc. Outra das razões é pagar host e domínios e também todas as deslocações que sejam feitas em prol da equipa. Para mim, não faz sentido nenhum o Metro meter dinheiro dele para ir a Évora fazer a apresentação do Folding. Simples!

Analisando a situação em que estamos, vejo que apesar das t-shirts, nos mantemos na estaca 0. Pelo que foi dito, provavelmente nem temos dinheiro suficiente para host, domínios e a deslocação. Se tivermos em conta que, apesar da pequena margem já nas t-shirts, muitos utilizadores ainda deram mais dinheiro para além dessa margem, podem ter a ideia do que isto custa.

E pronto... era isso que não queria. Acho que dividido por todos não custa absolutamente nada. E penso ser muito mais saudável que doações e coisas assim. Gostava de não entrar por aí... Percebo perfeitamente o medo do Metro. É muito fácil que um utilizador que compre algum desses produtos, caso aconteça algum problema, nos venha mandar isso à cara. Mas acho que aqui todos temos confiança em quem trata dessas coisas (Metro e drmad) e que parte do bom senso de cada um não prejudicar um todo por qualquer fim pessoal.

Um abração a todos :)

:kfold:

Metro
15-10-2005, 01:05
Se pudesses mostrar com mais promenor a tua ideia quanto a pagar o alojamento do site + dominio, que só por si já é caro, mais a parte para o material, agradecia.
Também acredito qur com pouco dinheiro a coisa corre melhor.

O Hosting e os dominios foram pagos com o dinheiro das T-shirts. A ideia é todos os anos termos receita para isso. São as unicas despesas que temos.

eu ja disse ao Metro um milhao de vezes...
€€ faz mover o mundo, logo faz mover o fah...;)
se pelo menos cada pessoa desse 1€ por ano, ja imaginaram quanto teriamos, para divulgaçao, e quem sabe um bom servidor para foldar?
mas ok...€€ gere confusao....
isto e uma democracia, e como tal eu estou sempre do vosso lado:)
(apesar de achar q os autocolantes se deviam pagar...nem q fosse 1€€!!!);)

abraço
crazyIV

O dinheiro faz mover tudo mas tb faz muita confusão. E isso é que temos que evitar. Os tesos não se metem em confusões:)

Em Évora:)

http://alantejo.uevora.pt/2005/index.php?content=dia2

Dazkarieh
15-10-2005, 01:27
O dinheiro faz mover tudo mas tb faz muita confusão. E isso é que temos que evitar. Os tesos não se metem em confusões:)

Oh Metro...já deia minha opinião e percebo isso. Mas nós não queremos dinheiro. Agora não vamos tb dar despesa a ninguém...neste caso a ti, que é sempre quem tem entrado... Mais: achas correcto tu ou o drmad ou seja quem for ter colocado do seu bolso, inicialmente, o dinheiro das t-shirts? Eu não acho...

Cumps.. ;)

blueangelman
15-10-2005, 01:48
tenho de concordar com o Daz..mas respeito a tua decisao Metro e compreendo..ás vezes mais vale tesos do que confusao..eu no que puder ajudarei com todo o gosto..felizmente tenho uma vida porreira e se precisarem é só apitar.as bifas pagam bem :D :D :D

um abraço a todos.:kfold:

Metro
15-10-2005, 02:53
Tive uma sessão de chapada com o daz agora no MSN:D Ele a puxar para um lado e eu para o outro.
Uma coisa que quero que fique clara e que penso que a esta altura do campeonato que já nos vamos conhecendo e já o sabem é que quero que continuemos a contribuir cada vez mais para o porjecto e não quero ganhar nada com isto. O meu receio é que possa haver uma pessoa que seja, basta uma pessoa com essa ideia.
Não queria mesmo que isso acontecesse. Sem dinheiro não temos problemas. Com dinheiro não sei. O que prefiro? Primeiro não ter problemas mas é certo que com mais iniciativas continuaremos a crescer.
Mas tudo tem que ser feito com calma. O tempo de nós todos é limitado e isto é uma maratona portanto temos muito para andar e muitos convivios para fazer.
Com o tempo tb vamos aprendendo.
Até agora posso dizer uma coisa. Tenho conhecido pessoas extraordinárias e muitas das coisas boas que têm acontecido à nossa equipa e ao projecto são ou sorte ou fruto do acaso. Eu quero acreditar que mercemos tudo isso.

Agora deixem de ser lamechas e toca mas é a foldar que já aquecemos muito o 37º lugar :x2:

Metro
15-10-2005, 03:34
Analisando a situação em que estamos, vejo que apesar das t-shirts, nos mantemos na estaca 0. Pelo que foi dito, provavelmente nem temos dinheiro suficiente para host, domínios e a deslocação. Se tivermos em conta que, apesar da pequena margem já nas t-shirts, muitos utilizadores ainda deram mais dinheiro para além dessa margem, podem ter a ideia do que isto custa.

O host está pago e os dominios tb. Este ano está pago.
Não tinha visto este post.

Fontemourisca
15-10-2005, 09:16
Uma coisa que quero que ...

Todo o meu apoio, concordo plenamente.
Uma coisa é certa não acho certo que alguém fique a arder com qualquer tipo de quantia, por isso é minha opinião que se faça um pequeno misto do que já foi dito, do genero guardar essas iniciativas do material de divulgação para quando se preveja/verifique que irá haver/houve custo de algum género com alguem da p@f e cobrar um extra para que se cubra essas despesas e não andar a distribuir mat de divulgação ao preço de custo e depois haver ppl que ponha do seu bolso.

Just my 2 €uros

Cumps :kfold:

_freelancer_
15-10-2005, 09:23
Epa, venham de lá os porta-chaves e metam a vossa margem em tudo porque quer queiramos quer não, vocês perdem do vosso tempo a tratar de coisas para outras pessoas e também quer queiram quer não, tempo é dinheiro hoje em dia, claro que a vossa margem tem de ser à proporção, não é do género os porta-chaves custarem-vos 1€ e vocês venderem-nos a 5€ :P mas nas t-shirts imaginemos que vos custam 5€, se venderem por 7,5€/8€ acho um preço bastante aceitável.

Eu apoio que deve haver lucro e que esse lucro deve ficar para as pessoas que têm o trabalho de por vezes investir do próprio bolso e que têm o trabalho de procurar as coisas, fazer, distribuir etc.

E agora toca a foldar que isto no 37º não tá com nada, até ao Natal temos de estar em 30º:007:

mariocunha
15-10-2005, 10:45
Uma coisa é certa não acho certo que alguém fique a arder com qualquer tipo de quantia, por isso é minha opinião que se faça um pequeno misto do que já foi dito, do genero guardar essas iniciativas do material de divulgação para quando se preveja/verifique que irá haver/houve custo de algum género com alguem da p@f e cobrar um extra para que se cubra essas despesas e não andar a distribuir mat de divulgação ao preço de custo e depois haver ppl que ponha do seu bolso.

Cumps :kfold:

Estou de pleno acordo.

JGAlmeida
15-10-2005, 10:53
Neste assunto concordo com o Daz, e acho que com a maior parte das pessoas que já aqui escreveram. Não fáz sentido haver quem, para além do muito tempo e trabalho que dá ao folding, ainda tenha de meter dinheiro do próprio bolso.

Acho que se devia apostar na venda de merchandising com margem de lucro, e não me parece que isso levante problemas com ninguem. Desde que haja um mínimo de transparencia nas contas para não suscitar dúvidas, coisa que por mim dispensava já que confio plenamente nos foldadores em questão. Se sobrar dinheiro depois de pagas as despesas de certeza que há muito onde aplicar para divulgar. Panfletos para distribuir nas lans, lojas de informatica, escolas, facs, etc... por exemplo.

Agora a questão do Metro ter pelo menos uma ajuda para as despesas da viagem, acho que sim, devia-se pensar sériamente nisso. Embora compreenda que se possa querer evitar isso, porque aí sim é capaz de levantar problemas futuramente. Mas se as coisas forem bem combinadas e se mantiver a transparência nas contas parece-me pouco provável isso acontecer.

Já chega de conversa, cumps e :kfold:

drmad
15-10-2005, 11:32
O valor total dos lucros gerados pelas tshirts é de €325,92. O que ultrapassa claramente o valor do host e dos dominios.
O valor com que se ficar vai ser aplicado em material de divulgação. Resta saber qual.
A esta data ainda há muitas pessoas que devem o dinheiro das tixas ou das bolsas por isso muito do lucro está ainda empatado nesses mesmos materiais. :(

Editei o 1º post.

Pocas
15-10-2005, 12:37
Vou já dizer desde já que li esta thread um bocado na diagonal, portanto corrijam-me se estiver errado.

A minha opinião é a seguinte:

Todos os materiais devem ter a sua percentagem para a equipa (nd mt abusado :P ). Esta percentagem cm já referido deve ser usada para as nossas despesas correntes (domínios, host, bla bla bla). O resto acho que devia ser usado na divulgação do portugal@folding ou seja no adquirir de merchandising (drmad aprende cm se escreve :lol: ) não para ser vendido a nós pessoal do folding (nós já foldamos n precisamos de divulgação), mas sim para ser distribuido por escolas, locais publicos etc... (n quero com isto dizer que n tenhamos direito)
Resumindo acho que tudo o lucro devia ser usado na divulgação do P@F isto é claro, depois de ser retirada a percentagem necessária para as nossas despesas.

É que me venho a aperceber que o nosso merchandising está apenas entre nós, e n sai ca para fora para o publico que pretendemos "recrutar". N sei se é por falta de dinheiro se porque é , n quero agora discutir essas razões.

Entretanto acho que seria bom agilizar os modos de pagamento e de adquirir o material, para depois n andarmos meses á espera para receber dinheiro de coisas de há 100 anos atras.

Just my 2 cents!

Pocas

JGAlmeida
15-10-2005, 12:39
DrMad, estás a falar de lucros mesmo, ou é o total recebido ao qual ainda se deve retirar o dinheiro gasto? Se for lucro acho que se devia considerar a hipótese de pagar as despesas da viagem ao Metro.

Metro
15-10-2005, 13:12

Editei o 1º post.

Era mais do que pensava. Acho que o drmad já me tinha dito qq coisa mas não me lembrava do valor o problema é o que ele refere. Se estiver errado corrige-me. Algum desse dinheiro ainda está sob a forma de T-shirts algumas delas com nick que o pessoal ou nunca mais disse nada ou ainda não pagou. Esse é um problema.

Deste dinheiro pagou-se o host de 2004 que foram 60€ mais 11€ pelo registo do dominio da vez em que a pagina esteve embaixo e já se pagou o hosting deste ano e os dominios. O que sempre tivemos e os dois mais recentes o que ficou em cerca de 80€. Ou seja cerca de 150€ numeros redondos. drmad não sei se me esqueci de alguma coisa.

É que me venho a aperceber que o nosso merchandising está apenas entre nós, e n sai ca para fora para o publico que pretendemos "recrutar". N sei se é por falta de dinheiro se porque é , n quero agora discutir essas razões.

Entretanto acho que seria bom agilizar os modos de pagamento e de adquirir o material, para depois n andarmos meses á espera para receber dinheiro de coisas de há 100 anos atras.
s

Concordo com os dois paragrafos. Temos que ver que no caso das T-shirts quando andamos com elas vestidas estamos a fazer publicidade e portanto está perfeito. Os vários artigos têm que ser vistos mesmocomo divulgação, ou seja não é o tipico brinde que os laboratórios farmacêuticos dão aos médicos. Uma caneta por exemplo diz pouco se o que precisamos é que as pessoas corram o folding. Não sei se me faço entender. Mas sim as lans seriam um local privilegiado para marcarmos presença. Iamos estar na Virtual and Party mas ela não se realizou. Ai teriamos um dual core a foldar logo nos primeiros tempos em que sairam. Penso que se conseguirá nestes eventos ter lá uma máquina interessante a foldar se se proporcionar isso.

Qto aos modos de pagamentos é sempre chato porque se se pede o dinheiro antes parece que se está a desconfiar mas temos que ir tirando lições das coisas. Como viram os que foram ao almoço faltaram penso que oito pessoas. Estivemos em risco de ter que pagar a quantia referente pq a confirmação do numero de pessoas tinha sido entregue no dia anterior ao mesmo às 20 horas. Inicialmente tinhamos falta de lugares depois viram que sobrou e muito a lotação. Nas T-shirts provavelmente além de se pedir que seja enviado o dinheiro por transferencia bancária e só depois se enviem as T-shirts há a questão dos nicks nas mesmas. Sem nick não há problema. Com nick é mais chato.

Acho importante que se discutam estas coisas para todos vermos que por vezes as coisas não são simples.

Eu apoio que deve haver lucro e que esse lucro deve ficar para as pessoas que têm o trabalho de por vezes investir do próprio bolso e que têm o trabalho de procurar as coisas, fazer, distribuir etc.

Isto não vai acontecer. Isso ia contra tudo o que sempre defendi. Tudo o que se faz é pela boa vontade de todos e não com o intuito de ganhar o que quer que seja. No dia em que isso mude a equipa fica ferida.

DrMad, estás a falar de lucros mesmo, ou é o total recebido ao qual ainda se deve retirar o dinheiro gasto? Se for lucro acho que se devia considerar a hipótese de pagar as despesas da viagem ao Metro.

Estive a pensar melhor e o drmad meteu sempre dinheiro do seu bolso para as deslocações à serigrafia. É bem mais perto mas as vezes que lá foi já contabilizam bem mais do que vou fazer. Esta ida a Évora fica por minha conta.
Depois de acertarmos as coisas melhor e chegarmos a alguma forma de consenso logo se vê.

Dazkarieh
15-10-2005, 13:13
Hehehe... foi mesmo uma sessão muito interessantes, Metro... :D Mas deixei-te um olho negro e doi-me bastante a perna... :x2:

_freelancer_, não foi nem nunca será essa a nossa ideia. Falo por mim e penso que penso que por todos os outros. E é mesmo esta a questão que eu gostaria que ficasse bem clara: NUNCA qualquer dinheiro ficará nos bolsos de alguém.

. Esta percentagem cm já referido deve ser usada para as nossas despesas correntes (domínios, host, bla bla bla). O resto acho que devia ser usado na divulgação do portugal@folding ou seja no adquirir de merchandising (drmad aprende cm se escreve :lol: ) não para ser vendido a nós pessoal do folding (nós já foldamos n precisamos de divulgação), mas sim para ser distribuido por escolas, locais publicos etc... (n quero com isto dizer que n tenhamos direito)
Resumindo acho que tudo o lucro devia ser usado na divulgação do P@F isto é claro, depois de ser retirada a percentagem necessária para as nossas despesas.

É esta uma das ideias. Outra, e para mim mais importante, é:

Penso que ele se estivesse a referir ao lucro mesmo. E acho que é óbvio que o dinheiro da viagem deverá ser retirado deste valor. Já não falo do tempo que lhe vai "custar" (aguanta-te, seu cabeça dura :D ), mas os gastos financeiros inerentes nunca deverão ser suportados por ele.

Por fim, e já tinha dito ao Metro isto, penso que esta decisão (meter ou não uma pequena margem no material) deve ser não minha, não dele, mas de toda a equipa. Foi essa a razão desta thread. Todos decidirmos em conjunto, pois não é um assunto pessoal de ninguém mas de todos.

Queri só deixar mais uma vez um abraço especial ao drmad. Ele tem sido incansável neste aspecto e é quem tem metido a máquina a andar.

Edit: Metro, tens de deixar de colocar posts às mesmas horas que eu... grrrr :D

El_UnO
15-10-2005, 15:00
Concordo com o que ja foi dito, para isto funcionar bem as despesas devem ser do "conjunto" e nao de uma ou outra pessoa. Despesas de host, dominios, material de divulgação devem ser pagas com o dinheiro "do folding" e nao do metro, do drmad ou de qualquer outra pessoa. Por uma questao de organizacao :)

Eu e se calhar todos os que vivemos o "espirito do folding" nao nos importariamos de doar o dinheiro que fosse preciso ou ate de pagar uma quota simbólica, so que "pedir isso" e impraticavel. Foldar e um trabalho voluntario, acho k mais do que a boa vontade das pessoas nao podemos exigir...

Portanto o ideal seria mesmo a tal pequena margem de lucro no merchandising do folding. Se isso fosse suficiente para pagar as despesas e ainda sobrar algum para "expandir" era o ideal...

E acima de tudo o que nao podemos mudar e a atitude fantastica que a comunidade do folding tem e que, para mim pessoalmente, representa uma motivacao muito forte para continuar a fazer parte deste grande projecto. (Nao desprezando a contribuicao que se da a ciencia ;) )

edumad
16-10-2005, 16:38
É verdade, com mais dinheiro aumenta a responsabilidade e o potencial para chatices. Mas até basta o aumento da comunidade para isso acontecer, corre tudo bem numa comunidade pequena ondeo ppl se conhece bem (é assim na sociedade real).
Eu penso que o ppl vai eventualmente exigir mais coisas, o k implica mais $. Eu acredito k o melhor caminho é o desenvolvimento sustentado. O material relevante deve ser pago e deve dar lucro (para despesas fixas e + qq coisa), o material tipo stickers e outras cenas pequenas deve ser grátis (mas como custa $, o lucro das outras coisas pode e deve ser aplicado nestas). Assim se o lucro for crescendo na medida das necessidades esperadas (k é o k penso se aplica agora) devemos conseguir minimizar chatices. Fiz algum sentido?

Keep cool. keep folding.

acem@meca
16-10-2005, 18:03
A minha simples opinão vai ao encontro de outros post's. Deve-se ter alguam margem nos produtos de merchandising. Está correcto que este ano o dominio está pago, mas se receberes um pouco mais e saberes que tens dinheiro para pagar o próximo ano ficas mais descançado.....

Qualquer coisa tou cá para ajudar.

Cumprimentos

PS: arranjem umas tshirts melhorzinhas para a próxima :smlot: :sad:

Dazkarieh
17-10-2005, 20:24
acem@meca, a ideia das t-shirts foi serem o mais baratas e eficazes possível ;)

Como é que ficamos etão??

drmad
17-10-2005, 22:16
As tixas foram escolhidas com base no valor das mesmas pois havia vários designs que podiam ser escolhidos. Mas preferiram as que ficavam mais baratas,

Pocas
18-10-2005, 11:30
o meu amigo acem@meca é capaz de ter razão...

é que cheira-me que o logo portugal@folding vai desaparecer cas lavagens.... >(

Pocas :kfold:

aquiterio
18-10-2005, 16:04
Já à muito tempo que não vinha aqui escrever mas estou contente de ver que o pplcontinua unido e com força.

A questão é sempre melindrosa, quando se mete €€, politica, religião, dá sempre bronca...

Não vou dar a minha opinião, antes algumas sugestões, jã nem fazia sentido, visto que o Metro, o drmad, o daz e companhia já disseram tudo.

Então cá vai:

- acho essencial para clarificar hipotéticas dúvidas que possam aparecer ao ppl mais novo que será o que tem menhos confiança nos restantes. A conta ficaria em nome de dois ou três dos mais antigo e os mais proeminentes membros. Acho que não é preciso dizer quem...

- No seguimento do anterior, periódicamente apresentar as contas.

-manter uma % fixa, não um valor mas sim uma %, em cada produto. Os €€ que sobrarem, iriam para essa conta, para pagar todas as despesas inerentes a manterem o P@F a trabalhar.

- Investir em equipamento: adquirir um servidor ( tipo um Xeon ) de modo a alojar a nossa página.

- Investir em equipamento para foldar, tipo uma(s) farm(s).

- Quem sabe, investir em publicidade na comunicação social, revistas, jornais, TV, etc...

- Fazer publicidade para distribuir em eventos, tipo LAN's.

- Se o volume se justificar, fazer donativos, ao IPO, etc.

Isto é válido para €€ angariados quer por vendas, quer por donativos.

Temos uma grande oportunidade de ajudar quem precisa, quer através do foldar, quer através de doações. Com cabeça, muita calma, opiniões e muita ponderação, consegue-se muita coisa.

Metro
18-10-2005, 16:56
aquitério:

Tocas em vários pontos interessantes mas vais ver que consigo trazer duvidas ao teu espirito.

Prometo um post para daqui a uns dias onde algumas das coisas te vou contradizer e tu vais-me dar razão.

Uma amostra:

As maiores formas de publicidade que já tivemos foram gratuitas. A saber a reportagem na SIC e no suplemento de Informática Bits & Bytes onde continuamos a sair regularmente. Aliás muito regularmente. São 220 mil exemplares de cada vez. Se fossemos uma equipa que movimentasse dinheiro levantavam-se algumas dificuldades que nunca se colocaram até agora.
Mas depois conversamos ;)

aquiterio
18-10-2005, 17:47
E é desta forma que eu acho que devemos continuar a actuar: aparecem ideias, discutem-se e chega-se a conclusões.

Sempre foi a base do nosso funcionamento e temo-nos dado às mil maravilhas. :x2:

Metro
18-10-2005, 19:45
E é desta forma que eu acho que devemos continuar a actuar: aparecem ideias, discutem-se e chega-se a conclusões.

Sempre foi a base do nosso funcionamento e temo-nos dado às mil maravilhas. :x2:

Yep.
Isso mantem-se:)

Dazkarieh
18-10-2005, 20:00
Yep.
Isso mantem-se:)

E reforça-se, seu... seu... seu...

TEIMOSO :D

luminoso
19-10-2005, 22:00
Não li tudo tudo corridinho, provavelmente ja terei a repetir a ideia de alguem, mas sempre reforça mais um pouco.

Sempre me custou saber que é o Metro a suportar as contas sozinho.. fala-se se numeroe tal mas nunca ninguem sabe ao certo quantas horas de trabalho é que ele dá para o projecto.
Concordo plenamente com uma certa percentagem de lucro nas t-shirts, nem que seja para pagar o servidor. No entretanto, se quiserem somar despesas de deslocaçoes(o meu total apoio) etc penso que o deveriam fazer de uma maneira clara e transparente.
Why not adicionar uma tabelinha de entradas e saidas de dinheiro na nossa pagina ou, até mesmo no forum? Assim não só se acabariam os boatos mas como todos nós saberiamos onde está a ser gasto e de onde está aparecer o dinheiro, abatendo qualquer tipo de confusao ou de boato. Quando digo transparecia é ser quanto se ganha em cada t-shirt, por exemplo e todos os detalhes do movimento. Afinal de contas.. o que à a esconder?

Agradeço desde já ao Metro por todo o esforço em suportar, por paixao, a pagina e tudo o que conseguiu em relaçao ao portugal@folding. 8o (fariam voçês o mesmo?)

Penso que estar a acumular uma certa margem nao há qualquer mal.. Nao ha garantias k o 3º TAKE de t-shirts venha a render tanto.. afinal de contas agr o folding deverá auto-sustentar-se.

E se obtermos um valor absurdo de lucro? Ainda bem! Um pequeno investimento no servidor nao custa nada.. Ou uma doação ao techzonept, forum do EOC.. Só ficamos bem vistos.

Tenho fé em toda a equipa do pt@folding e nunca saí desiludido da qualidade das pessoas que fazem parte, um obrigado a todos :009:

shello
19-10-2005, 22:06
Subscrevo luminoso.
Eu também agradeço ao metro pela sia dedicação, e por todo o esforço e tempo gasto para tornar a nossa equipa no que é agora. Ele é o nosso pilar de suporte ;) Sem ele, provavelmente não estariamos aqui ou pelo menos, não como estamos agora.

Penso que estar a acumular uma certa margem nao há qualquer mal.. Nao ha garantias k o 3º TAKE de t-shirts venha a render tanto.. afinal de contas agr o folding deverá auto-sustentar-se.

E se obtermos um valor absurdo de lucro? Ainda bem! Um pequeno investimento no servidor nao custa nada.. Ou uma doação ao techzonept, forum do EOC.. Só ficamos bem vistos.

re-subscrevo. Não vale a pena reescrever tudo outra vez. Já está tudo escrito!

Abraços!

mariocunha
19-10-2005, 22:07
Agradeço desde já ao Metro por todo o esforço em suportar, por paixao, a pagina e tudo o que conseguiu em relaçao ao portugal@folding. 8o (fariam voçês o mesmo?)

Aqui estão umas grandes palavras que o Metro merece plenamente.

Há pouca gente que faria o mesmo que o Metro fez.

Metro
19-10-2005, 22:46
Pessoal não posso aceitar essas palavras todas.
Vocês apanham-me a trabalhar e pronto:D

A pagina está paga pelo dinheiro da team.
As horas são de facto muitas desde o inicio mas tb isso vamos ver se revemos com calma e se não der vou continuar. Mas eu tenho umas ideias. Para a semana a ver se tenho tempo para escrever uma coisa com pés tronco e membros.

Uma coisa que todos sabemos é que nada é feito com o esforço só de uma pessoa. Eu serei a pessoa mais visível mas cada bocadinho que outra pessoa faz é um bocadinho mais que fica feito. E olhem que têm sido muitos. Eu não me tenho acanhado de pedir:)
Tenha eu visão para dar os louros a quem de direito.

O projecto merece e nós todos vamos continuar a levar a team para a frente. Não tenho duvidas disso.

Luminoso:
Não sei se podemos ter as contas visíveis no forum ou na pagina. As pessoas não podem ter contas das quais não paguem impostos. Não sei se me faço perceber. Não tenho qq problema em colocar as contas mas confesso que não tenho as coisas organizadas e nem sabia bem o dinheiro que tinha dado as T-shirts. O drmad é que tratou disso. Para terem uma ideia não tenho dinheiro nenhum na minha posse. O drmad já medeu o dienhiro da pagina. As minhas T-shirts foram pagas como todos vocês pagaram. Faço questão nisso. Sempre disse que era mais um na team e não o dono ou o lider ou outra coisa qq. Temos algumas com nicks colocados e as pessoas depois não ficaram com elas:( Mas lá está tudo isto não é grave qd lidamos com um valor baixo. E depois temos outras coisas mas depois falamos tudo junto.

Como sempre ideias não me faltam acreditem :x2:

drmad
20-10-2005, 21:14
Peço desculpa ao pessoal por não ter respondido mais cedo mas esta ultima semana tem sido muito complicada para mim...

Em relação ao dinheiro conseguido as contas estão muito bem organizadas e assim que venda todo o material que aqui tenho a apanhar po quero ver se o dou ao Metro pk ele sempre é mais organizado do que eu. :)

Temos umas qtas tshirts ainda para entregar e espero que quem tenha feito a encomenda ainda não se tenha esquecido dela. ;)

steelballzz
21-10-2005, 01:54
já há algum tempo k andava para responder aqui
ressalvo a minha recente participaçao neste projecto
eu percebo o metro perfeitamente
basta k haja um unico user que possa pensar algo mais do k devia para ser insustentável
pelo menos com contas e em situações destas é sempre muito melindroso
por outro lado
como projecto de futuro que eu penso que o folding é......há sempre patamares
e parece-me na minha modesta opinião que se chegou a esse patamar....um dos....
tb me parece que a maneira com o metro e Cia têm sabido lidar com estes novos desafios tem sido boa e complementar ao interesse deste projecto
eu por mim dou de bom grado o k puder para compra tixas e afins:smlot: vejam mesmo se compram umas melhorzitas :smlot:....
.o dar dinheiro...se for preciso é claro...sem olhar para trás...e sem me preocupar muito onde vai ser gasto pk já vi k estou em boas mãos
e claro k pelo menos as despesas mais óbvias com por ex a deslocação do metro para promover o projecto têm ...claro...que ser pagas
ora bolas
o tempo k ele perde com isto...e ainda vai do bolso dele...isto a vida custa a todos
quando digo ele...metro tb quero dizer todos os outros que completam os tais bocadinhos .....

de certeza k este projecto vai evoluir e aumentar ainda mais o nº de foldadores e os lucros serão maiores....o que não é uma coisa má....
há que se preparar o terreno para andanças maiores...mas com o timing que as pessoas mais directamente envolvidas acharem por bem
eu torno a dizer
abram lá a tal conta k eu vou metendo uns euritos sempre k possa

aquele abraço para todos

Metro
22-10-2005, 11:10
Depois respondo aqui.

Ontem foi dia da apresentaºão na ALANtejo 2005. Correu bem. Gostava que tivesse mais pessoas a assistir mas as que foram não sairam a meio. Penso que é bom sinal;)

Ontem já não vim aqui pq 650Km fizeram moça. Estava a cair e agora estou atrasadissimo para um casamento (não é o meu :lol: ).

Como sempre tenho umas ideias.

O Pseudo já chegou, já vi que o AMD está a foldar a 2900Mhz tb vou ver se falo com ele.
Até logo.

Metro
25-10-2005, 19:33
Cá vai o post prometido que vai tocar em muitos pontos dos que foram abordados.
Não vou fazer quotes de quem referiu os pontos mas vou tentar falar de tudo.

Antes queria dizer que pertencer ao staff da Techzone me despertou para uma série de situações que antes possivelmente nunca teria pensado e que fazem com que depois dessa experiência tenha algumas opiniões que à primeira vista possam ser vistas como negativistas.

1º A questão de movimentar algum dinheiro tem pontos positivos e pontos negativos. Eu quero que tudo se mantenha aqui ás claras.
Não há discussão nos bastidores a falar de A ou B para se chegar a C. Algumas coisas começam ai como é óbvio. Muitas vezes por mail para nós e depois são colocadas aqui ou na página, ou seja publicamente.
Penso que não podemos ter as contas aqui numa thread todas organizadas nem no site. Teríamos que estar organizados e ter um movimento de contas o que não me parece que faça sentido. Se tivermos muito dinheiro faz sentido que paguemos o contributo de todos. Em vez de pedirmos banners, logos e afins as pessoas provavelmente achariam que um concurso fazia sentido. Por falar em concursos já me ocorreu pedir a A ou a B algum tipo de patrocínio para um concurso. Nunca pedi pq isso poderia levar a pensar que somos a equipa ligada a X ou Y e eu quero a todo o custo que o Portugal@Folding seja a equipa de todos. Os ganhos que teríamos a curto prazo (se é que os teríamos) perderíamos a longo prazo pq isso limitaria a entrada de pessoas para a equipa. Por isso tenho encorajado as sub-teams e cada uma com um espaço próprio de discussão. Aqui no forum estão numa thread todas juntas caso haja alguma coisa a acrescentar.

Comprar máquinas para foldar é algo que não tem muita aplicação. Já percebemos que não é uma máquina que faz a diferença. É um conjunto. Comprar agora um dual core XPTO daqui a um ano já todos esperamos que haja muito melhor. E depois essa maquina ficava onde? Em minha casa? Não me sentiria bem. Termos a nossa pagina num servidor nosso é capaz de ser complicado com a porcaria dos ISPs que temos. A maioria não sabe mas nós temos mais de 20GB de tráfego por mês principalmente á custa das sigs é certo mas temos. Isso leva-nos ao ponto 2:)

2- Em relação à pagina temos várias coisas. Primeiro o meu receio é que com o aumento do trafego o hosting possa querer que migremos para outra solução necessariamente mais cara. Tivemos esse problema aqui com a Techzone. Se assim for teremos um problema mas eu consigo ver algumas soluções para isso por isso só estou meio preocupado. Nós temos tráfego ilimitado mas todos sabemos que isso não é verdade. Mas até agora não há nada que me faça pensar que algum dia teremos qq problema. Mas mais vale pensar em tudo do que ser apanhado com as calças na mão:) O hosting onde estamos não é o antigo da Techzone para que fique claro.
O CMS que estamos a usar na pagina é do estigma como muitos sabem. É um enorme favor que ele nos está a fazer. É realmente muito simples de trabalhar. Mas tem um pequenissimo problema. Mudar algumas coisas é complicado pq se encontra protegido (é trabalho que lhe saiu do corpo por isso compreendo a 300%). A ideia era termos o site noutro CMS para irmos brincando e eventualmente mudando algumas coisas. Isso vai mas vai devagar.

3- Não há nenhuma forma de se houver algum problema com o dinheiro ou afins que isso se resolva sem perdas para os dois lados. Os que estão a par de tudo saberão quem tem razão. Para quem vem de fora e vê o nosso cantinho ou a página, se vir alguma confusão não vai dar razão a um lado. A impressão com que vai ficar vai ser sempre má. Aqui no forum posso em ultimo caso apagar posts ou mesmo banir essa pessoa mas olhando friamente isso é sempre estar a silenciar a pessoa e portanto mesmo que esteja carregadissimo de razão é usar uma arma que não faz sentido enquanto equipa, enquanto organização. Não sei se me faço entender.

4- Pensando no formato da pagina penso que ela deve ser fechada. O que quero dizer com isto? Quem não vejo vantagem em que se possa comentar lá se temos aqui o forum. Sabido que infelizmente as pessoas por vezes não percebem o intuito das coisas não gostariamos de ver por lá no meio de 10 comentários uns anúncios a comprar os medicamentos X ou um novo site de porn. Se temos aqui o forum e o IRC à mão de semear é só repetir recursos.

5- Uma das sugestões era abrirmos uma conta. Abrir uma conta precisa de um deposito minimo ainda avultado e depois iriamos pagar despesas de manutenção da mesma. Penso que não faz sentido. As doações de dinheiro tb não concordo com elas. Isso é uma responsabilidade enorme. Se surgir algum problema logo se resolve. Mas doações em dinheiro não.

6- Em futuros eventos penso que fará sentido que os pagamentos sejam feitos previamente. Assim teremos todos menos trabalho. Falo disto por causa do almoço em que faltaram 8 pessoas e em que estivemos em risco de ter que dividir as despesas pelos que foram e as T-shirts personalizadas. Pelo menos qd for algo personalizado tem que ser. E será para todos a começar por mim. Assim não há ninguém acima de ninguém. As outras é facil de se despachar mas com nick não. Não fazem ideia do trabalho que o drmad tem tido/teve com as T-shirts.

7- Inclusão de despesas com coisas da equipa. Como sabem recentemente fui a Évora. Fiz 650 Km (vim por Lisboa) mais refeições. Não fazia sentido depois do drmad andar à mais de 6 meses a caminho da Figueira da Foz que nunca se tivesser pago nada e eu à primeira tivesse direito ao pagamento das despesas. Isso terá que se ver como faremos daqui para a frente. Se houver dinheiro faz algum sentido.

8- Material de divulgação. Vejam que sempre tive o cuidado de falar de material de divulgação e não de merchandasing. É que eu acho que são coisas diferentes. O nosso material é essencialmente de divulgação.
A minha ideia é a seguinte e isto a propósito de distribuir material nosso em eventos.
É certo que não perderiamos por mais divulgação mas reparem o seguinte. O que fez crescer a equipa em grande medida foi a visibilidade que temos nos foruns com as assinaturas, a reportagem na SIC e a publicidade no Bits & Bytes. Qq uma destas coisas custou-nos zero...
Por isso não me preocupa muito em termos muito material para dar. Pq material dado toda a gente quer mas nós queremos dar isso a quem dê o seu contributo ao projecto. Há aqui uma pequena diferença. Alguém disse que tem ficado dentro da equipa muito do material que se tem feito. É verdade mas tb é verdade que somos os que sabemos e podemos levar a palavra mais longe e que consegue explicar o que é isto. Não é por alguém ter um porta-chaves que até pode ser muito giro que vai contribuir pelo projecto ou que vai perder tempo a instalar o folding no PC.
Por isso acho que o material deve ser dirigido e deve ter um alvo que possa beneficiar a equipa.

A qualidade das T-shirts é complicada. Não podiamos saber com antecedência como iraim ficar. A minha já foi lavada várias vezes e continua boa. Mas como tudo é obvio que vai ficar velhota.

9- Doações. Eu gostava muito que fizessemos uma doação ao Stanford. Tinha pensado em qq coisa como 50€ por exemplo. Não nos vejo com muita margem para dar muito mais e a várias instituições. O que podemos dar é divulgar no nosso site. Recentemente (não meti publicamente) recebemos um mail do presidente da Associação Portuguesa de Fibrose Quística a felicitarnos pelo nosso trabalho. Ele próprio é membro da nossa equipa. Isso é a melhor recompensa pelo nosso trabalho:)

10- Nada de comentários acerca do tamanho do post:)
Os proximos passos já os estamos a dar. Em primeiro lugar termos uma newsletter periodica que possa abranger todos os que desejarem e que já nos contactaram. Mudanças no site para tornar mais funcional e abrangente. A ver se conseguimos arrancar brevemente com o material cientifico.
Procurar aumentar a participação de empresas. para isso a carta de divulgação será fundamental. Tb está a ser tratado.
Termos todos os anos pelo menos um encontro e aproveitar para ter pelo menos umas T-shirts por ano para o pessoal ter. Divulgamos a equipa e conseguimos pagar as despesas do hosting e dos dominios.

O post vai longo. Se não toquei nalgum ponto que algum de vós gostava que eu tivesse tocado digam que eu respondo. Em resumo era mais ou menos sobre estes pontos que eu queria abordar. Não sou nada pessimista mas tento sempre pensar em todas as hipoteses e ver os prós e os contras. Não querendo ter a opinião definitiva ou sempre a opinião certa penso que faz sentido termos algum cuidado com cada passo que damos.
E nós ainda temos muitos para dar.
Abraço.
Metro

Pocas
25-10-2005, 20:01
Muito bom post sim senhor Metro. Parabéns. Não podia concordar mais contigo em todos os aspectos. Existem pequenos pontos em que discordo, n me apetece estar aqui a escrever e acho que são irrelevantes.

Pocas :kfold:

Dazkarieh
25-10-2005, 20:21
Bem, tu não te prendas por palavras :D

Excelente post, Metro :)

1 - Nada a acrescentar. Tudo tem lados positivos e negativos. Nunca poderíamos ter contas publicas mas, e falando por mim, tnh plena confiança em ti :) Comprar máquinas para foldar não. Seria desperdício

2- Corremos esse risco. É claro que arranjaremos maneira de o ultrapassar... MAS TODOS! E neste caso tem haver com dinheiro. Não digo todos género obrigar o pessoal a pagar. Mas pelo menos EU, quero participar em TUDO o que sejam despesas para além do dinheiro que temos. Um grande obrigado ao Estigma pelo CMS. Sinceramente, gostava de ouvir a opinião das pessoas que produziram em coisas que costumam custar dinheiro. Falo em tudo o que seja workart, site, deslocações etc.. Neste caso, greven, Estigma, bass-off, drmard, Alph, Shello, Nemesis, etc etc etc (são muitos..mesmo muitos) Gostaria mt de saber se eles, no caso de termos algum dinheiro (e aqui acho importante frisar uma coisa...falamos de, por exemplo, um porta-chaves custar 1,25€ e nós vendermos a 1,5€...não uma fortuna...), se eles falariam em cobrar alguma coisa ou mesmo se pensariam "epah, estes gajos têm dinheiro que me paguem ou arranjem outro...". A sério que gostava de saber, sinceramente, a opinião deles.

3- É o principal problema. Pode acontecer..mas acho mt dificil. Simplesmente pq não falamos em forutnas, e todos sabemos que é em prole da equipa..não para irmos beber uns copos à noite...

4- Concordo :)

5- Eu tenho uma conta na Caixa sem dinheiro à 2 anos (não uso, é de estudante...) que não me importo nada de disponibilizar. Nada mesmo... Se acharem necessário, na boa :)

6-Pagar adiantado SIM!!

7- Acho que deve ser avaliado caso a caso, sem stresses. Acho que sim..nada disso faz sentido. Já disse ao Metro e o mm digo ao drmad. Se tirarem algum dinheiro da equipa, mm que não seja todo, eu faço questão de pagar isso a meias com eles. E, mais uma vez, falo por mim.

8- Concordo a 100%! Penso que Lan's era uma excelente ideia.. :)

9- Epah..nao me tinha lembrado disso. Sem dúvida!!! Por mim, força nisso.

Bolas..Metro, mete-me confusão se alguém viesse a criar porblemas pelo dinheiro. Epah, tu fizeste 650Km, pagaste almoço e jantar, não tiras dinheiro nenhum e vens falar em doar? Epah..sinceramente..

10- É GRANDEEEEEEEEEEEEEEEE . E já o fiz:D

Olha, por mim já tanto me faz que metam margem ou não nas coisas. Eu vou dar sempre a margem que achar justa, quer queiram quer não. Não me enganam mais qd cm foi com as bolsas de cd's... Portanto, estejam àvontade :)

Um grande abraço :kfold:

Edit: Agr que penso nisso...n sei pq tantos problemas... De facto...o meterial pode muito bem ser posto à venda ao preço que custa. Ninguém é obrigado a pagar esse valor,portanto... Assim evitam-se problemas. Quem quiser dar mais, dá e nunca terá nada a dizer. Quem não quizer/souber... não dá! :)

shello
26-10-2005, 14:54
Olá a todos!
Tou um pouco à pressa, mas basicamente concordo em todos os pontos em que o Metro falou.

Qaunto à pergunta do Daz, se eu percebi bem, respondendo, acho que, por exemplo, no caso dos porta-chaves, se eles form a 1.25eur, deviam vendê-os por 1.50 ou mesmo 1.75. tal como o metro falou, para alguns imprevistos.... o que são 0.50eur?

E pronto, assim um pouco a pressa, um abraço enorme a todos!

Taz
26-10-2005, 16:15
Para mim é igual ao litro, desde que o meu pc não dê o peido...:p

God_Lx
31-10-2005, 02:22
Bem o Metro costumam escrever muito, mas desta vez alongou-se mesmo :)

Eu infelizmente pouco (ou nada) tenho participado, não por opção mas porque não tenho acesso á internet em lado nenhum proximo do meu pc, mas parece-me k vai mudar em breve e la' venho eu subir mais uns spots k ja' nem no Top100 tou :(

Quanto a contas/valores/material de divulgação axo k tem tudo corrido bastante bem devido às pessoas competentes que tantas horas disponibilizam para k tal aconteça portanto não acho que venham a haver problemas futuros. Os lucros parece-me bem serem investidos, seja onde for, doações, deslocações, material de divulgação...

Metro
31-10-2005, 21:03
Eu infelizmente pouco (ou nada) tenho participado, não por opção mas porque não tenho acesso á internet em lado nenhum proximo do meu pc, mas parece-me k vai mudar em breve e la' venho eu subir mais uns spots k ja' nem no Top100 tou :(

Cá te esperamos :x2: