View Full Version : Baybus

pedromgm
24-04-2002, 11:34
Olá ppl !

Quem é que sabe fazer Baybus iguais a este :

http://www.virtual-hideout.net/guides/rheostats/index3.shtml

Se alguem fizer isto eu compro.

Só não tento fazer que não o material que tenho de comprar adquado ás fan's que tenho.

Cumprimentos
PM

lopes
24-04-2002, 12:18
Só queres o Rheostats Baybus ??? e o fanbus???

Sou capaz de fazer um, já fiz um 7v/off/12v Baybus e não é dificil (desde que tenhas o material, ferramentas e conhecimento) mas tens que me arranjar o bay com os buracos já feitos.:cool:

pedromgm
24-04-2002, 13:13
Originally posted by lopes
Só queres o Rheostats Baybus ??? e o fanbus???

Sou capaz de fazer um, já fiz um 7v/off/12v Baybus e não é dificil (desde que tenhas o material, ferramentas e conhecimento) mas tens que me arranjar o bay com os buracos já feitos.:cool:
Explica lá melhor qual a diferença dos dois ?

O que eu queria era uma maneira de desligar e ligar as ventoinhas e de controlar a velocidade delas.

Depois eu coloco os controls no bay.

ZoMmMm
24-04-2002, 15:40
pedromgm: Eu posso-te fazer issu mas essa BayBus ta mt fraca! É só me diseres como keres ... tipo: posso por controlos para o nº de ventoinhas k kiseres, e da maneira k kiseres: ON-OFF, 7v-12v, 5-12v (ou até uma de 5v-7v, mas axo k n tem utilidade), eu também variável.

As variaveis fikam mais caras pk cada reóstato (componete para variar a resitência e diminuir a corrente) custam a volta de 1400 $ cada um!

Também podes ecolher como keres os led's, se keres k kuando metes em OFF acenda um led vermelho, e se kuando metes ON acenda um led verde, ou até posso por um led multicolor k dê as duas cores no mesmo led.

A BayBus é ao gosto de cada um!

Mas por exe: eu tenho uma BayBus de 4 Fans, dois switch de ON-OFF (kuando ON acende um led verde) e mais dois switch de ON-OFF-VARIABLE (com um led de duas cores- ON(velocidade máx.) acende um led verde, VARIABLE acende um led vermelho)

Se tiveres interessado em alguma coisa diz como keres k eu digo logo o preço !
:D

pedromgm
24-04-2002, 16:01
Originally posted by ZoMmMm
pedromgm: Eu posso-te fazer issu mas essa BayBus ta mt fraca! É só me diseres como keres ... tipo: posso por controlos para o nº de ventoinhas k kiseres, e da maneira k kiseres: ON-OFF, 7v-12v, 5-12v (ou até uma de 5v-7v, mas axo k n tem utilidade), eu também variável.

As variaveis fikam mais caras pk cada reóstato (componete para variar a resitência e diminuir a corrente) custam a volta de 1400 $ cada um!

Também podes ecolher como keres os led's, se keres k kuando metes em OFF acenda um led vermelho, e se kuando metes ON acenda um led verde, ou até posso por um led multicolor k dê as duas cores no mesmo led.

A BayBus é ao gosto de cada um!

Mas por exe: eu tenho uma BayBus de 4 Fans, dois switch de ON-OFF (kuando ON acende um led verde) e mais dois switch de ON-OFF-VARIABLE (com um led de duas cores- ON(velocidade máx.) acende um led verde, VARIABLE acende um led vermelho)

Se tiveres interessado em alguma coisa diz como keres k eu digo logo o preço !
:D

Pq dizes que aquela está muito franca ?

Pode-me mostrar uma imagem da tua para eu ver ?

ZoMmMm
24-04-2002, 17:16
poix... imagem n tenho pk a minha makina digital avariou mas vou tentar arranajar, mas faço um desenho para tu veres k é exatamente a mesma coisa

http://pwp.netcabo.pt/0164404101/unreal/my%20BayBus.jpg

posso fazer uma deste estilo eu da outra maneira, por exe as FAN1 e FAN4 tb pode ter um led (vermelho por exe) para kuando estiver desligado, ou em vez de nas FAN2 e FAN3 terem 1 led multicolor, podem ter dois leds separados um para ligado e outra para desligadu! :D
então enteressadu ?

pedromgm
24-04-2002, 17:54
poix... imagem n tenho pk a minha makina digital avariou mas vou tentar arranajar, mas faço um desenho para tu veres k é exatamente a mesma coisa

http://pwp.netcabo.pt/0164404101/unreal/my%20BayBus.jpg

posso fazer uma deste estilo eu da outra maneira, por exe as FAN1 e FAN4 tb pode ter um led (vermelho por exe) para kuando estiver desligado, ou em vez de nas FAN2 e FAN3 terem 1 led multicolor, podem ter dois leds separados um para ligado e outra para desligadu! :D
então enteressadu ?

Por quanto fica um igual ao ao da figura ?

Rudzer
24-04-2002, 18:54
ZoMmMm :

Uma com ledz azuis, e controlo pra 3 fans (full powah, 7v e off)!

How much?

ZoMmMm
24-04-2002, 19:07
LED's azuis como ? para kuando estam ligadas acende um LED azul e kuando tão desligadas ? n meto nada ?

P.S.- A Baía ( axo k é assim k se chama akela cena de plástico ) arranjo eu, ja vai com os furos feitos e tudo montado.
:)

ZoMmMm
24-04-2002, 19:10
so agora vi ...
pedromgm: axo k akela ta fraca pk so da para aumenta e diminuir a velocidade, n tem on off e o pior é k nem seker tem LED's para indicar o estado das fans (apesar d n necessitar pk so tem mm o estado o variavél )

Gandalf
24-04-2002, 19:21
Zomm .. mandei-te uma pm ;)

pedromgm
24-04-2002, 19:26
so agora vi ...
pedromgm: axo k akela ta fraca pk so da para aumenta e diminuir a velocidade, n tem on off e o pior é k nem seker tem LED's para indicar o estado das fans (apesar d n necessitar pk so tem mm o estado o variavél )

Aquilo tem um botão ON/OFF, o que deve é ser para todas as fan's.

Mas ainda n me disseste por quanto fica um sistema igual ao que desenhas-te.

ZoMmMm
24-04-2002, 20:13
Sorry deve ter tido um bug kualker e n vi o teu post um como o da figura fika a volta dos 32.5 Euros, com mais 2 LED's para os ON-OFF kuandos estão em OFF fika +/- no mm preço, sem os reóstatos fika menos 12.5 Euros :)

ZoMmMm
24-04-2002, 20:17
Rudzer: o teu deve andar a volta dos 2500$ +/- ;)

pedromgm
25-04-2002, 01:40
Originally posted by pedromgm
Olá ppl !

Quem é que sabe fazer Baybus iguais a este :

http://www.virtual-hideout.net/guides/rheostats/index3.shtml

Se alguem fizer isto eu compro.

Só não tento fazer que não o material que tenho de comprar adquado ás fan's que tenho.

Cumprimentos
PM

Mais ninguem faz deste material ?

ZoMmMm
25-04-2002, 01:45
pedromgm: Eu faço-te issu na boa! so disse k era um pouco simples mas se keres assim eu faço issu! :) tems uma PM !

pedromgm
25-04-2002, 11:34
pedromgm: Eu faço-te issu na boa! so disse k era um pouco simples mas se keres assim eu faço issu! :) tems uma PM !

Obrigado pela disposição, mas acho um pouco caro.

Andr0m3da
25-04-2002, 17:10
Tens no link q deste, o esquema, sabes que material se deve usar, pq não a fazes tu?
Com aquilo que aprendes em vez de pagares a alguem para te fazer, vais dar o tempo por bem empregue...
Pode não sair bem a primeira mas esquece isso, tenta pah e deixa-te de merdices "façam lá que eu pago", vais fazer os teus filhos ou pagar pra isso? ;)

pedromgm
25-04-2002, 19:06
Originally posted by Andr0m3da
Tens no link q deste, o esquema, sabes que material se deve usar, pq não a fazes tu?
Com aquilo que aprendes em vez de pagares a alguem para te fazer, vais dar o tempo por bem empregue...
Pode não sair bem a primeira mas esquece isso, tenta pah e deixa-te de merdices "façam lá que eu pago", vais fazer os teus filhos ou pagar pra isso? ;)

Não digo que não tenhas razão, TENS TODA A RAZÃO.
Mas acho-te um pouco moralista de mais, será que és assim como dizes que eu devo ser ????!??!??!

ZoMmMm
25-04-2002, 20:15
KARO ??? LOL >( >(:mad: >(
caso não tenhas ainda lido, cada reótato custa +/- 1400$ !!!
Agora faz a contas... eles são 3 ... mais o resto do material ...
Só para o material eram mais de 4 e meio contos, axas assim tão caro???
Vê bem kuanto eu te pedi e vê se o k sobra compenssa o meu trabalho ...

P.S.- Mas tipo, se kisres dizes-me kuando fazes anos k eu façote issu de graça ...:-D

Andr0m3da
26-04-2002, 02:31
Oi,
olha nao pretendia ser moralista.
Mas tenho por habito apenas ajudar alguem depois dessa pessoa ja ter tentado fazer algo.
e só peço ajuda depois de tentar tudo por mim, ou de pelo menos me ter esforçado por conseguir.

Quanto aquilo que queres fazer, acredita que é muito simples.
Podes fazer isso inicialmente de uma forma mais grosseira e depois logo fazes algo mais aprimorado. muitas vezes é com coisas destas que nasce o bichito da electronica, epah e ainda se fosse algo complicado com grandes PCB's, programação de bicharocos, PIC ou outra porra qq, secalhar entendia bem a tua questão, agora isto.... é lei de Ohm, soldar uns fios e uns pozitos ;)

"será que és assim como dizes que eu devo ser ????!??!??!"
queres uma resposta simples?
queria aprender php. bem, montei em casa um server apache, com mysql, php, entre outras coisitas, e a seguir aprendi php. entendes? n é uma questão de ser moralista...mas desculpa la se foi assim que entendeste.

PS: monta isso porra, que so o sorriso na tromba dum gajo depois de fazer uma coisita dessas sozinho e sem practica, vale bem a pena.

lopes
26-04-2002, 12:02
PS: monta isso porra, que so o sorriso na tromba dum gajo depois de fazer uma coisita dessas sozinho e sem practica, vale bem a pena.

Concordo contigo Andr0m3da eu fiquei muito orgulhoso de conseguir fazer o meu proprio BayBus+FanBus e agora mostro a todas as pessoas que conheço e digo que fui eu que fiz.

Claro que não ficou a trabalhar logo na 1º vez que o montei (tinha alguns leds que não ligavam, alguns cabos trocados, etc..) mas na 3º/4º vez já estava a trabalhar.

Pedromgm desde que tenhas as ferramentas e coragem não custa nada. Um multimetro pode ajudarte a poupar muito tempo ao detectar erros na montagem do BayBus/FanBus.

Alguem que perceba de electronica pode explicar-me ou mostrar-me um esquema do funcionamento dos leds multicolor ??

pedromgm
26-04-2002, 13:38
OK, coragem já a tinha, as peças é só compra-las só me falta o conhecimentos.
Para o conhecimento contava com umas dicas vossas.

1º - Os reóstatos é que fazem variação da voltagem, certo ?

2º - Se sim, eu n queria ter botões ON/OFF para cada fan, se os reóstatos fizerem variar a voltagem, essa variação pode ir a 0v as 12v, se pode ser assim, então o próprio reóstato pode fazer de ON/OFF ?

3º LED's, é muito dificil fazer ti uma barra de progresso, que aumenta mediante o aumento da voltagem ajustada do reóstato ?

Agradecia a vossa ajuda
Cumprimentos
PM

ZoMmMm
26-04-2002, 15:12
Bom... axu k posso dar uma ajudita...
lopes: Os LED's Tricolor (eu xamei de multicolor mas ta errado) têm duas cores, verde e vermelhor (a 3ª é off lol), estes LED's são diferent dos outros em vez de 2 pernos têm 3, o do meio é o catodo, os outros são o anodo vermenlho e o anodo verde, agora é so ligares como ligas os outros.

Pedromgm : Uma barra de LED's é possivel fazer procura o circuito mas avizo ja k issu leva um CI 555 (circuito integrado 555)
;)

pedromgm
26-04-2002, 15:19
Bom... axu k posso dar uma ajudita...
lopes: Os LED's Tricolor (eu xamei de multicolor mas ta errado) têm duas cores, verde e vermelhor (a 3ª é off lol), estes LED's são diferent dos outros em vez de 2 pernos têm 3, o do meio é o catodo, os outros são o anodo vermenlho e o anodo verde, agora é so ligares como ligas os outros.

Pedromgm : Uma barra de LED's é possivel fazer procura o circuito mas avizo ja k issu leva um CI 555 (circuito integrado 555)
;)

Obrigado pel dica ZoMmMm

Mas continuo sem saber se com os reóstatos se pode fazer varia a vontagem entre 0v e 12v , e se a 0v é a mesma coisa que OFF.

ZoMmMm
26-04-2002, 15:23
Obrigado pel dica ZoMmMm

Mas continuo sem saber se com os reóstatos se pode fazer varia a vontagem entre 0v e 12v , e se a 0v é a mesma coisa que OFF.
--------------------------------------

poix... é assim tems vários valores de reótatos podes por um k anule completamente o valor da corrente ou k por exe baxe até aos 2, 3 , 4 v .... etc

agora é uma kestão de descobrires o valor pk tb depende a alimentação

ZoMmMm
26-04-2002, 15:39
eskecime de uma coisa ... "0 é a mesma coisa k off" caso n saibas os reóstatos em resitência máx. akecem e se keres deligar as fans mais vale um interruptor para n estar a akecelos

pedromgm
26-04-2002, 16:00
Obrigado pel dica ZoMmMm

--------------------------------------

poix... é assim tems vários valores de reótatos podes por um k anule completamente o valor da corrente ou k por exe baxe até aos 2, 3 , 4 v .... etc

agora é uma kestão de descobrires o valor pk tb depende a alimentação

:( , agora fiquei confuso, se a corrente é de 12v (é o que sai da fonte de alimentação do PC) o que queres dizer com isso "agora é uma kestão de descobrires o valor pk tb depende a alimentação" ?

ZoMmMm
26-04-2002, 16:33
depende do nº de ventoinhas k vais utilizar a a kuantos amperes e wats elas fukam ...

pedromgm
26-04-2002, 17:59
Estas são as caracteristicas das fan's :

Duas

Rated Voltage 12V
Started Voltage 7V
Rated Current 0.18A(max)
Power Input 2.16W

e mais uma

Rated Voltage 12V
Started Voltage 7V
Rated Current 0.17A(max)
Power Input 1.8W

O Starded Voltage significa o quê ?

ZoMmMm
26-04-2002, 18:14
não faço a minima ideia as minhas n dizem issu

Andr0m3da
27-04-2002, 00:44
as coisas que se ouvem por aqui.....
desde "correntes de 12V" a outras bacoradas....

Bem com algum tempo pq nao tenho aqui a jeito meto um esquema algo decente para fazerem isso, com um chip controlador de FANS mesmo, nada de reostatos ;) , qta confusão vai por aqui...

PS: o esquema que andam a falar resulta, mas daí a ser uma solução elegante.... (deixem-me so entregar os 3 trabs q tenho agora a rebentar..)

pedromgm
27-04-2002, 01:43
as coisas que se ouvem por aqui.....
desde "correntes de 12V" a outras bacoradas....

Bem com algum tempo pq nao tenho aqui a jeito meto um esquema algo decente para fazerem isso, com um chip controlador de FANS mesmo, nada de reostatos ;) , qta confusão vai por aqui...

PS: o esquema que andam a falar resulta, mas daí a ser uma solução elegante.... (deixem-me so entregar os 3 trabs q tenho agora a rebentar..)

:cool: Estou ancioso por ver o teu Explendido esquema, espero que seja uma coisa que eu consiga fazer.

ZoMmMm
27-04-2002, 02:04
poix as correntes de 12v nunca vi ja vi 0.16 A etc , e tensões de 12V ... LOL :-D

Vais fazer issu com um CI ? lol, keru ver como é k issu fika... ;)

P.S. - Com um CI ja é um sitema digital e n analógico ...

Andr0m3da
27-04-2002, 02:07
não é esplendido, é usar um controlador da MAXIM para ventoinhas ;) se já está feito, pq re-inventar a roda? é só usar...

tenho de confirmar, axo q aquilo é em bga, mas qq coisa se arranja.

vou ali ver o catalogo, se vir logo que chip é pode alguem querer mexer nisso.
Bem assim de repente, temos para trabalhar os
TC642, 646,647, ... , 653
da Microchip
são brushless DC fan controllers com,
FanSense Fan Monitoring, Minimum fan speed control, auto.shutdown, depois log se ve o que interessa. junta-se um temp sensor, mete-se numa misturadora e daqui a uns dias logo se ve o que sai ;)

pedromgm,
n sejas sarcastico nos teus comentarios, tou a tentar ajudar, podia mto bem tar a cagar pra isto, ou como me disse um colega meu depois de ler o que por aqui se escreveu..."nem vale a pena ajudar", mas num sou assim que queres q te faça ;)

ZoMmMm
27-04-2002, 02:15
Andr0m3da : onde andas a ber issu?

Andr0m3da
27-04-2002, 02:32
nos meus catalgos da MAXIM da microchip entre outros ;) it comes with the job ;)

ZoMmMm
27-04-2002, 02:53
MAXIM so conheço uma revista para Homems de gajas boas :-D :-D :-D

pedromgm
27-04-2002, 11:14
não é esplendido, é usar um controlador da MAXIM para ventoinhas ;) se já está feito, pq re-inventar a roda? é só usar...

da Microchip
FanSense Fan Monitoring, Minimum fan speed control, auto.shutdown, depois log se ve o que interessa. junta-se um temp sensor, mete-se numa misturadora e daqui a uns dias logo se ve o que sai ;)

pedromgm,
n sejas sarcastico nos teus comentarios, tou a tentar ajudar, podia mto bem tar a cagar pra isto, ou como me disse um colega meu depois de ler o que por aqui se escreveu..."nem vale a pena ajudar", mas num sou assim que queres q te faça ;)

Andr0m3da, desculpa se fui sarcastico , não era essa a intensão, e desde já agradeço a ajuda.
Agora se não te importasses eras capas de me explicar como vai funcionar esse teu esquema, que material é que vou precisar ?

Cumprimentos
PM

PS: Acho que já o disse várias vezes, mas nunca é de mais, Obrigado a todos pela ajuda.

Andr0m3da
28-04-2002, 01:37
admira-me mexeres em electronica e não conheceres a maxim.
toma lá,
http://www.maxim-ic.com/
assim ja aprendeste qq coisa.

ZoMmMm
28-04-2002, 23:07
lol:-D , eu n mexo em electrónica, eu estudo electrónica !
e por acaso n conhecia, estamos sp a aprender :P

pedromgm
29-04-2002, 00:12
lol:-D , eu n mexo em electrónica, eu estudo electrónica !
e por acaso n conhecia, estamos sp a aprender :P

Pessoal, expliquem lá, o que é mais facil de fazer, com esse chip's ou com reostatos ?

Andr0m3da
29-04-2002, 10:34
Pois, eu tb estudo em eletronica e para alem disso mexo em eletronica, e ainda vou dando aulas ;)

Pedro, a diferença é que um é um sistema digital. Possivelmente esta via implica fazer uma placa de circuito impresso ou se a coisa for simples soldas umas coisas nas patas das outras, mas os chip que falei ou me engano ou tem 3 ou 4 milimetros de lado, é preferivel uma PCB.
A titulo de exemplo, uma porra simples tipo cabo das CASIO, aquilo usa um max232 e podes soldar o resto nas patas do bicho, se fosse uma coisa mais pequenita, bem eu tb soldava hehehe, mas não é propriamente bonito nem eficaz diga-se.

Um pormenor que me lembro lá pra trás....
os leds tricolor.... a 3ª cor é OFF??? então e que cor tem em alta frequencia? não é essa a 3ª? pensa la um pouquito ZoMmMm, se n pescarers eu digo na boa.

lopes
29-04-2002, 10:52
O Starded Voltage significa o quê ?

O statarted voltage é a voltagem minima que precisam as fans para ligar. Algumas fans tem uma started voltage de 5v e outras de 7v.

lopes
29-04-2002, 11:01
De quantos Ohm's (acho eu que é esta a unidade) tem que ser o reostato para fazer variar a voltagem entre 12v (max) e 7v (min) ???

JaCk
29-04-2002, 13:45
Os rehosttos utilizados neste tipo de aplicações normalmente são os de 50 ohms. De qq forma os de 25 ou de 100 tb fariam o trabalho com deve de ser (tlvz o de 25 n fizesse parar a fan totalmente...). De qq forma isto tb depende do nº de ventoinhas e do seu tamanho ligadas ao rehostato...

pedromgm
29-04-2002, 14:49
Pois, eu tb estudo em eletronica e para alem disso mexo em eletronica, e ainda vou dando aulas ;)

Pedro, a diferença é que um é um sistema digital. Possivelmente esta via implica fazer uma placa de circuito impresso ou se a coisa for simples soldas umas coisas nas patas das outras, mas os chip que falei ou me engano ou tem 3 ou 4 milimetros de lado, é preferivel uma PCB.
A titulo de exemplo, uma porra simples tipo cabo das CASIO, aquilo usa um max232 e podes soldar o resto nas patas do bicho, se fosse uma coisa mais pequenita, bem eu tb soldava hehehe, mas não é propriamente bonito nem eficaz diga-se.

Um pormenor que me lembro lá pra trás....
os leds tricolor.... a 3ª cor é OFF??? então e que cor tem em alta frequencia? não é essa a 3ª? pensa la um pouquito ZoMmMm, se n pescarers eu digo na boa.

OK, pelo que percebi torna-se um pouco complicado trabalhar com o chip devido ao tamanho, então a solução passa por uma PCB.
Desculpem a minha ignorância, mas o que é uma PCB ?

Cumprimentos
PM

ZoMmMm
29-04-2002, 23:25
Andr0m3da: os chamados LED's tricolor k eu uso e k compro na Dimofel so têm 2 cores os verde e o vermelho, os k tu usas ja n sei ... lol
Tem calma rapaz tou no 11º ainda kero e tenho muito para aprender! Se dás aulas ou não, issu eu já n sei, ainda bem para ti ! ;)

pedromgm
30-04-2002, 16:31
Pessoal :)

Tinha um potenciómetro de 5W lá em casa, acham que aquilo serve para alguma coisa, será que dá para uma fan ?

Cumprimentos
PM

jcab
30-04-2002, 23:47

da Microchip

pedromgm,

bem eu acho que usar o IC é completamente desnecessário... e até é bem mais díficil de fazer um baybus com um IC para pessoas que nao percebem de electrónica.

ZoMmMm
01-05-2002, 00:12
LOL, tem toda a razão ;) , se para o rapaz já é dificil fazer com reóstatos kuanto mais com CI's ... mas... em relação ao preço n sei bem pk n sei o material necessario mas até pode fikar mais caro ...