View Full Version : UBUNTU 5.10 Tutoriais e discussão [56K WARNING]

Páginas : 1 [2] 3

BlindMan
04-12-2005, 16:58
Ok, you win... :rolleyes: ;)

HecKel
05-12-2005, 02:52
Não querendo estragar o diálogo :P

Espero que não seja repost, mas acabei de encontrar algo que é capaz de agradar a algumas pessoas..., trata-se de um post num blog de uma pessoa que já me ajudou diversas vezes tanto no irc como no startux, e diga-se de passagem que lhe devo mesmo bastante o facto de estar neste momento a postar em linux :) mas deixando de tretas, aqui fica mais um biscoito :P

Modem SpeedTouch 330 ADSL USB em (K)Ubuntu 5.10 (http://kmos.blogspot.com/2005/11/modem-speedtouch-330-adsl-usb-em.html)

abraços, HecKel

PS -> Metro achas que deva meter este link na "mãe de todas as threads"?

Metro
05-12-2005, 03:24
Não querendo estragar o diálogo :P

Espero que não seja repost, mas acabei de encontrar algo que é capaz de agradar a algumas pessoas..., trata-se de um post num blog de uma pessoa que já me ajudou diversas vezes tanto no irc como no startux, e diga-se de passagem que lhe devo mesmo bastante o facto de estar neste momento a postar em linux :) mas deixando de tretas, aqui fica mais um biscoito :P

Modem SpeedTouch 330 ADSL USB em (K)Ubuntu 5.10 (http://kmos.blogspot.com/2005/11/modem-speedtouch-330-adsl-usb-em.html)

abraços, HecKel

PS -> Metro achas que deva meter este link na "mãe de todas as threads"?

Acho que sim. Os modems USB são a praga do Linux. Ainda bem que cada vez mais temos modems com RJ-45.
Se este tutorial ajudar um unico user que seja já cumpriu:)

hellaxe
05-12-2005, 17:05
É o seguinte pessoal estou meio enrascado.
Tenho um Thinkpad r51 com o Ubuntu e amanhã começo a dar formação e preciso que esta bosta funcione com o video out como deve de ser.
Até agora experimentei com o meu monitor de testes e acontece o seguinte:

No portatil - arranca com uma definição de 1440x1050 (nativa de 1400x1050) e não deixa alterar. acontece que se fica com uma pequena parte do ecrã sem se ver. Não é muito mas incomoda bastante.

No monitor - a imagem não ocupa todo o monitor horizontalmente e verticalmente excede o espaço vizivel. É preciso andar a fazer scrools para ver o que está em baixo ou em cima.

Isto trás uma ATI 9000 e já tentei instalar os drivers fglrx mas mission impossible>( >( >( >( o X não arranca depois da alteração.

Podem-me ajudar?? Amanhã às 17:00 tem de estar a funcionar em Oliveira de Azemeis.

Obrigado

EDIT: Há outro problema que está derivado disto. Tenho lá uma máquina virtual com o xispe e se fizer "full screen" aparece um ecrã no meio do lcd com barra pretas a toda a volta

El_UnO
05-12-2005, 19:29
Isso provavelmente é um problema na configuracao do X...

Experimenta editar o x.org e poe isto na configuracao:

# ************************************************** ********************
# Screen sections
# ************************************************** ********************

# Any number of screen sections may be present. Each describes
# the configuration of a single screen. A single specific screen section
# may be specified from the X server command line with the "-screen"
# option.
Section "Screen"
Identifier "LCD"
Device "ATI Mobility Radeon 9000"
Monitor "lcd"
DefaultDepth 24

Subsection "Display"
Depth 8
Modes "1400x1050" "1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"
ViewPort 0 0
EndSubsection
EndSection

Ve tambem este link:

http://www.jenny-and-jp.org/index.php?page=thinkpadr51

E para configurar o gentoo, mas tem muitas dicas e ficheiros de configuracao para o teu portatil que sao comuns a qualquer distro...

Espero ter ajudado :p

hellaxe
05-12-2005, 23:57
Obrigado El_Uno mas o problema é que só fica assim se lhe meter um monitor externo.
Amanhã vou ver num projector.

pintapau
06-12-2005, 00:28
Eu não sei se pode ajudar, mas hoje estava numa formação e a certa altura o datashow deixou de "dar" a imagem do portátil da formadora (só aparecia Ausência de sinal). Por acaso eu tinha levado o meu portátil, liguei-o ao datashow e imediatamente começou a "dar" a imagem do que se via no portátil. Não necessitei de fazer Fn+F5 nem nada.

El_UnO
06-12-2005, 00:43
Obrigado El_Uno mas o problema é que só fica assim se lhe meter um monitor externo.
Amanhã vou ver num projector.

Isso e que e um bocado estranho :confused:

Experimentaste varias resolucoes? Em todas elas aparece a imagem "cortada"?

De resto nao estou a ver mais nenhuma solucao (ate porque nao tenho o portatil que referes), sry :P

hellaxe
06-12-2005, 01:11
Eu não sei se pode ajudar, mas hoje estava numa formação e a certa altura o datashow deixou de "dar" a imagem do portátil da formadora (só aparecia Ausência de sinal). Por acaso eu tinha levado o meu portátil, liguei-o ao datashow e imediatamente começou a "dar" a imagem do que se via no portátil. Não necessitei de fazer Fn+F5 nem nada.

Eu tenho imagem só que em vez de estar perfeitinha, como é usual no XP, o sistema põe mais imagem do que o monitor abarca e assim fico com imagem fora do ecrã, fui claro?

Sem o monitor ligado tenho 1400x1050 com isto ligado tenho 1440x1050. São aqueles 40 que ficam de fora e depois tenho de fazer um scrool lateral.

Como o xispe está SOMENTE numa vmware não consigo fazer full screen em condições. Só me mostra um quadrado no meio do ecrã ladeado de barras pretas, portanto não faz full screen.

Será que o monitor exterior não aguenta esta resolução e é por isso que a máquina faz esta coisa?

hellaxe
06-12-2005, 01:40
OK fiz umasalterações no xorg.conf para por mais resoluções como o El_Uno disse e resultou parcialmente pq o portatil já tem as resoluções certinhas.
Mas em compensação o monitor externo tem uma imagem maior (o scrool é bem grande), ou seja a resolução máxima do portatil precisava aí de um 19'' para ver a imagem completa.

Outra coisa, com ele ligado tenho 0hz no refresh 8o.
Isto é muito estranho mesmo. Não encontro o máximo de refresh que o monitor faz em lado nenhum nem na documentação que veio com o portatil. Alguém saberá?

hellaxe
06-12-2005, 22:46
Pessoal:

experimentei o portátil num projector multimedia e ficou impecável bastou reduzir para 1280x1024 a resolução do portátil.

Acontece que estou no local da formação e para meu espanto o projector que lá estava que só dá 1024x780 não conseguiu dar a imagem de jeito.
Ficava sempre muito grande tentei reduzir para a resolução 1024x780 e a imagem ainda ficou maior. Ou seja quanto mais reduzia no portátil mais aumentava no projector.

Alguém me ajude:005: :005:

DarTaKaum
08-12-2005, 20:15
qual o apt-get para instalar o kde correctamente? ja vi para aqui mas tive a procura e nao achei...

:(

Madril
08-12-2005, 21:03
Axo que é:

apt-get install kubuntu-desktop

DarTaKaum
09-12-2005, 06:25
thank u. Mas nao cheguei a usar! :b
prefiro o flux.

ElvioNeto
14-12-2005, 18:35
nao gostei do ubuntu o gnome é esquesito

vou instalar o kubuntu a duvida é se os repositorios do apt-get sao iguais

posso por os aqui postados para ubuntu? visto que o que muda é ser kde em vez de gnome

Madril
14-12-2005, 19:42
sudo apt-get install kubuntu-desktop

ElvioNeto
14-12-2005, 20:56
sudo apt-get install kubuntu-desktop

lol

o meu modem nao funca em ubuntu

mas como o howto é para kubuntu talvez resolva o problema

todas as distros debian based sao faceis de instalar o speedtouch 330 mas o ubuntu esta a dar problemas loucos ou pior nao da erro nenhum e a net nao funciona o modem pisca as luzes faz o upload do firmware fica sincronizado mas nao tem net nao sei porque

vou instalar a versao em kde pode ser que resolva os problemas

so queria saber se os repositorios aqui postados servem para kubuntu

Metro
15-12-2005, 00:00
so queria saber se os repositorios aqui postados servem para kubuntu

Sim. Os repositórios são os mesmos.

Source para actualizares para o KDE 3.5
deb http://kubuntu.org/packages/kde35 breezy main

Source para actualizar o amarok
deb http://kubuntu.org/packages/amarok-1.3.7 breezy main

paraver
18-12-2005, 20:26
Boas.

Acompanha-me uma grande frustração. Desisti de experimentar a versão 5.04 quando me vi incapaz de instalar um programa no Ubuntu. Ontem pretendi ver esta nova versão (em pt), e os problemas são os mesmos. F****!!!!

Procuro «terminal» pelos menu's, e nada. E diziam ser fácil instalar programas, e que tal poderia ser feito de froma gráfica (julgo estar a utilizar o termo correcto)... :eek: :wow:

Fiz download do Opera, 7 Zip e Fifrefox 1.5, e não consegui fazer nenhuma instalação... É necessário algum doutoramento?! Algo que é livre deveria ser mais simples: clicar e instalar (como no windows)...

Alguma dica?

Obrigado,

Cumprimentos

kingdom
18-12-2005, 21:07
Boas pessoal,

Tenho aqui um problema que penso que não terá uma resolução muito complicada mas acontece que estou já há umas duas horas a tentar resolver e não consigo.

Tenho uma Creative SoundBlaster Live! 5.1 e só 2 das 5 colunas é que dão som. Estive a mexer no AlsaMixer e a experimentar alternativas, mas acontece que o som fica todo estragado se consigo por as 5 a funcionar.

Gostava de resolver este problema. Quem já tiver passado por algo semelhante ou que saiba resolver, por favor responda o mais rapidamente possível..

Cumps

hellaxe
19-12-2005, 11:35
Procuro «terminal» pelos menu's, e nada. E diziam ser fácil instalar programas, e que tal poderia ser feito de froma gráfica (julgo estar a utilizar o termo correcto)... :eek: :wow:

1º Para abrires a consola vais ao menu applications->accessories->terminal.
2º Depois se quiseres instalar programas usas o "apt-get install ****" ou "em modo gráfico" vais ao menu system->administration->synaptic package manager.

Fiz download do Opera, 7 Zip e Fifrefox 1.5, e não consegui fazer nenhuma instalação... É necessário algum doutoramento?!

Não é preciso nenhum doutoramento. Bastava que lesses as instruções que estão na página web do firefox. Mas eu digo. Depois de fazeres o download, na consola, fazes:

Linux/GTK2

Extract the tarball in the directory where you want to install Firefox:

tar -xzvf firefox-1.5.tar.gz

This will create a firefox subdirectory of that directory.
Other Platforms

Extract the compressed archive and run firefox.

Ou seja, entras na directoria criada e corres o scriptde instalação:
./firefox

Depois é só criar usar. Se tiveres dúvidas vai ao ubuntuforums que está lá uma thread sobre isto.

Algo que é livre deveria ser mais simples: clicar e instalar (como no windows)...

Nem sei o que te diga.

Quad
19-12-2005, 16:00
Não consegui instalar o Ubuntu no portatil. Tentei o 5.04 e o 5.10, mas não fazem boot. Fiz 3 partições como vi num site:
12 GB EXT3 \root
50 MB EXT3 \boot
1 GB Swap

Instala bem, mas quando estão a instalar os packages antes do primeiro boot, pára sempre. Alguem sabe o que fazer? Com tanta instalação já gravei o Grub umas 4 vezes. Não há problema?
Thanks

hellaxe
19-12-2005, 16:41
Não consegui instalar o Ubuntu no portatil. Tentei o 5.04 e o 5.10, mas não fazem boot. Fiz 3 partições como vi num site:
12 GB EXT3 \root
50 MB EXT3 \boot
1 GB Swap

Instala bem, mas quando estão a instalar os packages antes do primeiro boot, pára sempre. Alguem sabe o que fazer? Com tanta instalação já gravei o Grub umas 4 vezes. Não há problema?
Thanks

Atenção ás barras:x2: .
em Linux são / e não \ caso te tenhas enganado a definir o nome das partições dá bronca, não é.
Eu sugiro:

6gb / (root)
5gb /home
512 Mb de Swap.
Não sei quanto tens de mem mas a partir de 512Mb de Ram não é necessário meter mais do que isso de swap. Se estiver enganado quem sabe mais do que eu que me corrija.
Sorte.

Quad
19-12-2005, 17:16
Atenção ás barras:x2: .
em Linux são / e não \ caso te tenhas enganado a definir o nome das partições dá bronca, não é.
Eu sugiro:

6gb / (root)
5gb /home
512 Mb de Swap.
Não sei quanto tens de mem mas a partir de 512Mb de Ram não é necessário meter mais do que isso de swap. Se estiver enganado quem sabe mais do que eu que me corrija.
Sorte.

Então é /home em vez de /boot? Tenho 1 GB de ram. Tenho posto sempre /boot, talvez seja por isso. Vou tentar. Thanks

hellaxe
19-12-2005, 21:48
Então é /home em vez de /boot? Tenho 1 GB de ram. Tenho posto sempre /boot, talvez seja por isso. Vou tentar. Thanks
Pode não ter nada a ver.
Nos podemos também pôr o boot numa directoria à parte. O /home ficar separado é bom pq se tiveres de instalar o SO de novo os teus documentos ficam aí e não se perdem.
Lê um pouco sobre este assunto.

El_UnO
20-12-2005, 18:38
Para aqueles que ja estao cansados de ter o Ubuntu sempre estavel e precisam do bom sentimento de "novidade":

https://wiki.ubuntu.com/DapperFlight2

Ca esta a alpha 2 da proxima versao do Ubuntu, a sair em Abril de 2006. Versao 6.04 e nome de codigo Dapper Drake ;)

Download aki em baixo para quem quiser experimentar (trafego inter)

http://cdimage.ubuntu.com/cdimage/releases/dapper/flight-2/dapper-install-i386.iso

destr0yer
27-12-2005, 22:16
Bem, hoje lá revolvi instalar o unbuntu 5.10 :D

A instalação decorreu sem problemas e tenho a NET a bulir e tal, mas há aqui dúvidas logo à partida

instalei o BOINC e...
Ter 27 Dez 2005 21:11:00 WET||Benchmark results:
Ter 27 Dez 2005 21:11:00 WET|| Number of CPUs: 1
Ter 27 Dez 2005 21:11:00 WET|| 1452 double precision MIPS (Whetstone) per CPU
Ter 27 Dez 2005 21:11:00 WET|| 2510 integer MIPS (Dhrystone) per CPU

atão só me detectou um dos cores:( :( (Tenho AMD 64 x2)

Como meto resolução maior que 1024 x 768 ??

AndreAPL
27-12-2005, 22:21
nao tem pk nao compilast kernel pra + k 1 :D
kt á resoluçao, k graf ?

Madril
27-12-2005, 22:26
destroyer, procura no synaptic o kernel smp ;)

E a resolução é a editar o xorg.conf, mas ve se tens os drivers da gráfica instalados.

destr0yer
27-12-2005, 22:32
nao tem pk nao compilast kernel pra + k 1 :D
kt á resoluçao, k graf ?
Lol, isso são coisas que não percebo :D

a grafica é uma ati x800 xt

Já agora, foi detectado as 2 partições NTFS do disco onde está o ubuntu, mas quando tento aceder dá erro!

Não possui as permissões necessárias para visualizar o conteúdo de "sda2".

Já agora como faço log in em root mode :S

shello
27-12-2005, 22:37
Epa pesquisei no achei (:S) nesta thread, mas há um ubuntuguide para o 5.10 e em Português...

http://www.formatds.org/ubuntu/

Abraços!

Metro
28-12-2005, 01:14
Lol, isso são coisas que não percebo :D

a grafica é uma ati x800 xt

Já agora, foi detectado as 2 partições NTFS do disco onde está o ubuntu, mas quando tento aceder dá erro!

A conta de root está desactivada no Ubuntu. Usas sudo sempre que queres ter os privilégios de root.
Podes desbloquear o root mas não ganhas muito pq não podes fazer login como root à mesma. penso que é isso que queres.
NTFS e Linux não combina. Se queres ter algo partilhado com o XP e com Linux formata em FAT32.
Para newbie é melhor assim. Eu tb não sei dar a volta a isso. Eu as coisas que tenho em partilha é no disco do CC:)

destr0yer
28-12-2005, 01:37
Bem, segui o tutorial que o shello poz para configurar o driver da ATI e...

o modo gráfico ardeu!! só arranca em modo consola :005:

shello
28-12-2005, 01:39
Ehh! Eu não fiz nada :X
tenta fazer alt+F7...

itsy
28-12-2005, 02:26

Alt+F2 gksudo nautilus vai até á partição que queres
ou
alteras o fstab: http://help.ubuntu.com/starterguide/C/faqguide-all.html#fg-windows-partitions

Isso é uma ideia tão má tão má tao má...
Se queres mesmo saber vai ao wiki e procura por "enable root login" *g*

destr0yer
28-12-2005, 04:34
a parte do "root mode" já estou esclarecido, o problema agora é o modo gráfico "avariado" :'( (dá mesmo uma mensagem de erro que o modo gráfico não pode ser carregado...)

itsy
28-12-2005, 04:46
a parte do "root mode" já estou esclarecido, o problema agora é o modo gráfico "avariado" :'( (dá mesmo uma mensagem de erro que o modo gráfico não pode ser carregado...)

já tentaste desfazer as alterações??
vi o tutorial e calculo que lá po meio tenhas feito isto:

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup

portanto tenta:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_estragado
sudo cp /etc/X11/xorg.conf_backup /etc/X11/xorg.conf

isto em principio repoe-te a situação anterior (ele vai é deixar de usar o driver :/ )

itsy
28-12-2005, 04:59
tanks, vou tentar... Mas então basta trocar ficheiros? ouvi dizer que existe um programa para aceder a partição do linux, assim podia alteras à pata e depois arrancar normalmente?

Não sei se basta. Mas podes tantar. Quanto ao fazer isso a partir de win eu nao conheço nenhum programa que te deixe lá escrever. Só conheço o ext2ifs mas é só para ler.

destr0yer
29-12-2005, 03:34
já tentaste desfazer as alterações??
vi o tutorial e calculo que lá po meio tenhas feito isto:

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup

portanto tenta:
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_estragado
sudo cp /etc/X11/xorg.conf_backup /etc/X11/xorg.conf

isto em principio repoe-te a situação anterior (ele vai é deixar de usar o driver :/ )
Já está :009: :009: :009: :D :D :D isso de ser n00b dá nisso :D

entretanto no ubunto@ vmware, editei o xorg.conf, meti "1280 x 1024" nas resoluções e não dá para por :\ (indo a appzita de mudar a resolução)

Se alguem depois puder me ajudar a "ligar" o 2º core no linux agradeço, parece que tenho que compilar o kernel mas se tiver uma forma mais directa/fácil agradeço ;)
.Maneira alternativa:

wget ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/pool/main/w/w32codecs/w32codecs_20050412-0.0_i386.deb
sudo dpkg -i w32codecs_20050412-0.0_i386.deb

dpkg: erro ao processar w32codecs_20050412-0.0_i386.deb (--install):
a arquitectura do pacote (i386) não coincide com a do sistema (amd64)
Foram encontrados erros enquanto processava:
w32codecs_20050412-0.0_i386.deb

dass... só queria ouvir as minhas mp3zitas :'(

EDIT: problema de não aceder os discos NTFS solved ;)

hellaxe
29-12-2005, 12:23
@destr0yer - Vê isto (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=79670&highlight=amd+x2) e isto (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=75827&highlight=amd+x2)

Diz qq coisa.

grandenaboverde
29-12-2005, 12:49
acabei de receber os cds do Ubuntu! :D

a minha ideia agora é instalar a versão 32bits e a 64bits num disco externo usb, posso fazer isso à vontade para brincar um bocado? e já agora, quanto espaço ocupa cada instalação? só tenho 5GB no disco.. :P

AndreAPL
30-12-2005, 19:10
vai ser 1 koto apertado pra teres espaço pra os 2, mas cabe!! :D

greven
30-12-2005, 19:47
A conta de root está desactivada no Ubuntu. Usas sudo sempre que queres ter os privilégios de root.
Podes desbloquear o root mas não ganhas muito pq não podes fazer login como root à mesma. penso que é isso que queres.
NTFS e Linux não combina. Se queres ter algo partilhado com o XP e com Linux formata em FAT32.
Para newbie é melhor assim. Eu tb não sei dar a volta a isso. Eu as coisas que tenho em partilha é no disco do CC:)

Pelo que tenho lido e pela minha experiência, consegues aceder bem a partições NTFS. Ler é sem problema, não convem mesmo nada é escrever...

Mas alguém que confirme isto. :D

destr0yer
30-12-2005, 19:48
Pelo que tenho lido e pela minha experiência, consegues aceder bem a partições NTFS. Ler é sem problema, não convem mesmo nada é escrever...

Mas alguém que confirme isto. :D
Eu já consigo fazer isso ;) Tem que configurar o "nautilus" (o file explorer dele) para funcionar em root mode!
http://www.formatds.org/ubuntu/#browsefilesfoldersasrootnautilus

Aquele link que o shello colocou é obrigatório estar nos favoritos (mas cuidado com o que fazem, ou podem lixar algo :( )

kanguru
31-12-2005, 00:50
Eu pessoalmente prefiro usar a conta de root que andar sempre que quizer executar um comando andar a fazer sudo blabla.

Quanto a aceder a partiçoes com o user normal costumo usar a seguinte linha no fstab:

/dev/sdc1 /mnt/windows ntfs noauto,noatime,user,uid=1000 0 2

noauto -> não monta automaticamente, uso assim pq isto é um disco externo.
noatime -> não actualiza os "inodes" sempre que se acede ao sistema.
user -> permite que um user normal monte a partição e ele proprio a desmonte.
uid= -> define o id do utilizador que pode realizar a operação anterior.

tb existe o "users" que permite qqr utilizador fazer mount e unmount, mas não sei se será mt seguro.

Metro
31-12-2005, 01:24
Eu pessoalmente prefiro usar a conta de root que andar sempre que quizer executar um comando andar a fazer sudo blabla.

Quanto a aceder a partiçoes com o user normal costumo usar a seguinte linha no fstab:

/dev/sdc1 /mnt/windows ntfs noauto,noatime,user,uid=1000 0 2

noauto -> não monta automaticamente, uso assim pq isto é um disco externo.
noatime -> não actualiza os "inodes" sempre que se acede ao sistema.
user -> permite que um user normal monte a partição e ele proprio a desmonte.
uid= -> define o id do utilizador que pode realizar a operação anterior.

tb existe o "users" que permite qqr utilizador fazer mount e unmount, mas não sei se será mt seguro.

É simples podes sempre criar o user e depois usas o su e pronto. Imagino que seja preferivel do que estar sempre como root.

Como grande parte das vezes que uso comandos é de tutoriais já feitos é mais na base do cpy paste não me faz diferença. Tb ajuda não perceber nada disto e não saber o que escreveste ali:D

kanguru
31-12-2005, 02:28
O que faço é isso que tu disseste. Tenho o user normal e sempre que quero usar o root faço su, e pronto ja nao tenho que andar sempre com o sudo atrás. Aquilo que ali escrevi é so uma linha do /etc/fstab que serve de exemplo de como meter o utilizador normal (no meu caso tem o id 1000) a montar e ter acesso a uma partiçao kkr. Ou seja, não precisam de andar a correr o nautilus e afins como root para aceder a ela.

destr0yer
31-12-2005, 03:16
"sudo -h pass"

e já não precisam andar com "sudo xpto" ;)

em vez de aparecer na consola "user@user" passa aparecer "root@user"

itsy
31-12-2005, 14:48
"sudo -h pass"

e já não precisam andar com "sudo xpto" ;)

em vez de aparecer na consola "user@user" passa aparecer "root@user"

Era sudo -s que querias dizer certo?

Edit: quanto aos mp3 não precisas dos w32 codecs precisas é do gstreamer0.8-mad. Os w32 sao para ver avis, wmvs, etc e podes ver aqui como instala-los: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=54399&highlight=win32+amd64

Tuaregue
01-01-2006, 19:40
deixem a conta root descansadinha sff, não precisam dela para aceder à partição do Windows (NTFS), basta editarem o /etc/fstab e colocar umask=000 ou até mesmo umask=0.

/dev/hda2 /mnt/win_c ntfs umask=0,bla,bla,bla

Ok não ponham o bla, bla, bla, substituam os blas pelas opções que já lá tenham.

Em vez de usarem sudo podem usar sudo -s, que faz o mesmo que o su, só assim a conta de root pode ficar muito bem suspensa.

hellaxe
05-01-2006, 10:34
Uma dúvida:

Tenho a actualização do kernel i386 em estado de esperapq queria saber se existe alguma forma de, ao fazer a actualização, não ser o que arranca por defeito. É que o portatil é centrino e tenho o 686 por defeito. Já fiz uma vez o update e tive de mudar á unha o kernel de arranque por defeito.

Outra coisa diferente:

O Mplayer faz ocupar as legendas no ecrã quase todo e ficam bastante grandes. Há alguma forma de colocá-las nas barras pretas (quando for o caso) ou reduzir o seu tamanho? Procurei pelas preferências e não adiantou de nada.

Tuaregue
05-01-2006, 11:06
apt-get remove linux-image-386

acho que é assim, pode sempre ir ao programa de instalação de porgrama, e procurar o package linux-image-386 ou algo aparecido e removelo.

hellaxe
05-01-2006, 11:21
apt-get remove linux-image-386

acho que é assim, pode sempre ir ao programa de instalação de porgrama, e procurar o package linux-image-386 ou algo aparecido e removelo.

:x2: não é isso que quero. Pode dar jeito ter o 386 à mão no caso do outro dar o berro.

Tuaregue
05-01-2006, 13:43
mas quando actualizas o kernel ele "nunca" remove o anterior, pelo menos aqui. Eu quando instalo algo da familia ubuntu, instalo logo o 686, reboot e removo o 386, e quando faz o update ao kernel fica sempre lá a versao anterior. Por isso se um der o berro tens sempre o anterior.

AndreAPL
06-01-2006, 12:42
O Mplayer faz ocupar as legendas no ecrã quase todo e ficam bastante grandes. Há alguma forma de colocá-las nas barras pretas (quando for o caso) ou reduzir o seu tamanho? Procurei pelas preferências e não adiantou de nada.
é possivel se adicionares ao atalho do mplayer por ex, mplayer -subfont-text-scale x, onde x é a escala do texto. procura mais info no faq do mplayer:)

hellaxe
06-01-2006, 14:27
é possivel se adicionares ao atalho do mplayer por ex, mplayer -subfont-text-scale x, onde x é a escala do texto. procura mais info no faq do mplayer:)

Usando o gmplayer no properties não tem essas opções. Por outro lado já procurei no FAQ e não há nada.

AndreAPL
06-01-2006, 15:43
mas nao é nas propriedades.... ai ai,nao leêm direito...
ora ve aki a Documentação (http://www.mplayerhq.hu/DOCS/HTML/en/index.html), do site oficial (http://www.mplayerhq.hu/homepage/design7/info.html#docs).... e gmplayer é 1 gui para o Mplayer.

hellaxe
06-01-2006, 16:56
e gmplayer é 1 gui para o Mplayer.
isso sei eu. Pensei é que no gui se pudesse fazer a alteração.
No manual não há nada pelo menos eu não vi.

bOLT88
08-01-2006, 14:25
alguem me pode dizer como posso instalar um modem icedata500 no 5.10 kernel 2.6.12?
faço tudo direitinho quando executo os comandos

# tar -zxf bast-0.9.0.tgz
# cd unicorn
# make all (neste comando para com uma mensagem de erro algo como [ERROR 2] nao me lembro ao certo ;| )

malditos modem's da oni que nao tenhem entrada para cabo de rede ;|

ElvioNeto
10-01-2006, 13:36
modems usb e linux fazem faisca o speedtouch ainda é o mais suportado aconselho-te a arranjares um modem ethernet e ligares ha porta de rede do computador assim nao ha mais pai pra rita :)

bOLT88
13-01-2006, 14:44
modems usb e linux fazem faisca o speedtouch ainda é o mais suportado aconselho-te a arranjares um modem ethernet e ligares ha porta de rede do computador assim nao ha mais pai pra rita :)

problema resolvido :D

comprei o kit da clix com o modem/router huawei mt882!

destr0yer
16-01-2006, 00:49
problema resolvido :D

comprei o kit da clix com o modem/router huawei mt882!
yup, comigo também é a bombar logo na instalação!

Já conseguir por os 2 cores a bombar:D

Não estou a conseguir é por a resolução nativa do meu TFT :( (1280x1024 @ 75 hz), apesar do driver da ATI aparentemente a bulir...

Section "Device"
Identifier "ATI Technologies, Inc. Radeon X800 XT (R423)"
Driver "ati"
BusID "PCI:5:0:0"
Option "UseFBDev" "true"
EndSection

EDIT2:

Olha afinal o linux também é sensível ao OC, após algumas horitas em full o PC simplesmente bloqueou 8o

Pelos vistos para os 64 bits terei que subir a voltagem ou abaixar os mhz :sad:

Como posso ler temperaturas do CPU @ linux??

bOLT88
16-01-2006, 14:24
yup, comigo também é a bombar logo na instalação!

Já conseguir por os 2 cores a bombar:D

Não estou a conseguir é por a resolução nativa do meu TFT :( (1280x1024 @ 75 hz), apesar do driver da ATI aparentemente a bulir...

EDIT2:

Olha afinal o linux também é sensível ao OC, após algumas horitas em full o PC simplesmente bloqueou 8o

instala os drivers mais recentes e começa a bulir. eu tambem pensava que os drivers nvidia tavam bem instalados e tal mas fiz nova instalaçao e voilá, ja consegui por a resoluçao direita.
vai aqui que encontras muitas respostas -> www.ubuntuforums.org

hellaxe
17-01-2006, 11:39

1 - Os drivers 3d são os fglrx. Tens de os instalar. Eu coloquei a minha resolução á la pata no xorg.conf.

2 - lmsensors creio que é o nome do programa que faz isso.

destr0yer
18-01-2006, 06:16
1 - Os drivers 3d são os fglrx. Tens de os instalar. Eu coloquei a minha resolução á la pata no xorg.conf.

2 - lmsensors creio que é o nome do programa que faz isso.
1 - A resolução também conseguir por a bulir a lá pata... Não gosto e da fonte do texto, no windows as coisas ficam melhores com o cleartype... (TFT)
2 - lmsensors não funciona aqui...

hellaxe
18-01-2006, 11:51
Pois, ninguém sabe a solução. Li uma situação semelhante nos forums do ubuntu, vou tentar instalar o kernel 3.5 para ver se resolve isto. Let's have some faith! :)

Instalei o automatix e aquilo diz que isntala o Wine mas que é preciso correr o winecfg, mas eu nem consigo encontrar o wine em lado nenhum. O wine não é uma cena para emular programas para windows, ou emular a API do windows, penso que seja qualquer coisa assim.

Quem instalaou o Automatix encontra o wine? E já agora, utilizam o mesmo para alguma coisa útil?

Thx.

Que tal na consola fazer wine?

Eu já tive isso instalado no Mandrake 9.1 mas já foi há 2 ou 3 anos e não me lembro como é.

Ou então dá uma vista de olhos no site deles. Creio que é wine.org

goulash
18-01-2006, 13:40
Alguem me sabe explicar como eu faço para instalar o modem hawei MT882 no linux e configurar ligaçao a net? comprei o kit adsl clix..
Grata..

[BoB]Marley
27-01-2006, 15:28
por acaso ja repararam que o ubuntu dá para fazer isto?

http://img209.imageshack.us/img209/2322/3ddesktopswitcher4bi.jpg

o tutorial está aki:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=100169

mas antes tem de se activar o "hardware acceleration", para kem tem placas nvidia podem ver como se faz isso aki:
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=75074&highlight=hardware+acceleration

para kem outras placas, pode sempre fazer a busca nesse forum por "hardware acceleration" ke encontra mta informação

eu já experimentei no meu funciona lindamente, fica um espetáculo :D

SwimmerBoy
27-01-2006, 15:32
Isso também dá para fazer em windows :P (tenho que reler esta thread...se alguém poder responder na outra, agradecia)

timber
28-01-2006, 16:48
Estive a instalar o 5.04 que era o CD que tinha à mão
Foi limpinho e é dessa isntalação que estou a escrever isto
Agora queria passar isto para o 5.10 sem ter que fazer CDs nem nada disso
Tive a fazer umas buscas e parece que basta trocar para "breezy" (nome da distro 5.10) na lista de sources do apt-get e aviar morango no gajo
Alguém sabe um processo diferente ou melhor? Este está correcto?
Já fiz um search disto no fórum e não encontrei nada por isso espero que me desculpem se esta questão já foi colocada antes

Madril
28-01-2006, 17:01
Metes a source list do darkstar que anda por ai e dp é só fazer

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

edit:

ou este:
deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy main restricted multiverse universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy main restricted multiverse universe

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-security main restricted multiverse universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-security main restricted multiverse universe

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-updates main restricted multiverse universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-updates main restricted multiverse universe

#deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-backports main restricted universe multiverse
#deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ breezy-backports main restricted universe multiverse

SwimmerBoy
28-01-2006, 17:20
Estive a instalar o 5.04 que era o CD que tinha à mão
Foi limpinho e é dessa isntalação que estou a escrever isto
Agora queria passar isto para o 5.10 sem ter que fazer CDs nem nada disso
Tive a fazer umas buscas e parece que basta trocar para "breezy" (nome da distro 5.10) na lista de sources do apt-get e aviar morango no gajo
Alguém sabe um processo diferente ou melhor? Este está correcto?
Já fiz um search disto no fórum e não encontrei nada por isso espero que me desculpem se esta questão já foi colocada antes
timber, checka esta thread...
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=82592
(coloquei nessa thread as duvidas de rookie que vão aparecendo....podes utiliza-la à vontade...tem lá a explicação do source.list e de mais algumas coisas....)

Apenas tens de trocar a source.list para servidores nacionais (isto é, se tem problemas com limites) e fazeres a instalação pela *Synaptic que é a maneira mais facil depois de fazeres o update! (até parece que percebo disto mas é mentira).

Madril
28-01-2006, 17:22
para fazer o dist-upgrade nada mais facil que os comandos que eu dei :)

Synaptic btw :D

timber
28-01-2006, 18:16
Isto já tá a aviar fruta
Tou a usar uma source da Univ do Minho que foi a primeira que o Google me deu
Até me sinto mal como grande ISTano mas já a mudo :D
Por acaso gosto mais do apt-get que do Synaptic
Acho que é mais rápido
O Synaptic é porreiro é para procurar estilo.. "olha deixa cá ver que porcaria eu gostaria de enfiar mais aqui"

SwimmerBoy
28-01-2006, 18:20
Eu só achei que o Synaptic mais intuitivo mas não me parece ter tudo aquilo que quero...se soubesse procurar programas pelo apt-get, também era capaz de o utilizar!

Madril
28-01-2006, 18:21
apt-cache search <programa/keyword>

SwimmerBoy
28-01-2006, 18:28
apt-cache search <programa/keyword>

Tentei fazer o seguinte:
apt-cache search firefox
mas não me apareceu a actualização para o 1.5

Como fariam para para procurar o firefox 1.5?

Madril
28-01-2006, 18:28
Descomentaste a linha dos backports da sources.list ?

se sim faz apt-get update e dp o search outra vez.

SwimmerBoy
28-01-2006, 18:46
Desbloquei mas não achei a versão 1.5 do firefox :(

El_UnO
28-01-2006, 19:02
Desbloquei mas não achei a versão 1.5 do firefox :(

Pois e que...nao ha mesmo :P

Tens k instalar a mao, e descompactares e correres o install...

http://darkstar.ist.utl.pt/mozilla/firefox/1.5/linux-i686/en-US/firefox-1.5.tar.gz

SwimmerBoy
28-01-2006, 19:04
Então não sou assim tão burro :P Agora preciso de aprender a descompactar e a instalar este tipo de cenas!!

El_UnO
28-01-2006, 19:30
Então não sou assim tão burro :P Agora preciso de aprender a descompactar e a instalar este tipo de cenas!!

Eu para o firefox faço isto:

1 - Abres um terminal

cd /opt

2 - Sacas o pacote binario do firefox 1.5

sudo wget http://darkstar.ist.utl.pt/mozilla/firefox/1.5/linux-i686/en-US/firefox-1.5.tar.gz

3 - Extrais o pacote tar

sudo tar xvf firefox-1.5.tar.gz

4 - Apagas o pacote original, visto k ja nao vais precisar...

sudo rm firefox-1.5.tar.gz

5 - Alterar o atalho para o novo firefox...

sudo dpkg-divert --divert /usr/bin/firefox.ubuntu --rename /usr/bin/firefox
sudo ln -s /opt/firefox/firefox /usr/bin/firefox

Simples? ;)

EDIT: O ultimo passo afinal nao funciona como disse...assim ja deve dar :)

SwimmerBoy
28-01-2006, 19:55
Podes explicar melhor o que é que a ultima caixa de codigo faz?? É que queria instalar uma cena que tenho aqui e se o processo for igual (não é actualização...é instalação de raiz) faço já a seguir!!

PS-continuo com o mesmo problema... o Konqueror funca às 1000 maravilhas mas o firefox não se se liga :(

El_UnO
28-01-2006, 20:07
A ultima caixa muda o link que o Ubuntu associa ao firefox antigo para o firefox 1.5, que instalaste no folder /opt (nao sei explicar mto melhor :S ). Assim ao escreveres num terminal

firefox

Ele abre o novo em lugar do antigo (ate podes desinstalar o 1.0.7)

sudo apt-get remove firefox

Este ultimo comando apaga todos os restos do antigo :)

SwimmerBoy
28-01-2006, 20:17
O meu firefox no ubuntu continua sem funcionar direito :(
ah...perdi o icone do firefox quando apaguei o antigo...
Anyway, posso instalar outras aplicações assim? (não consegues explicar os comandos? o que cada "bujiganga" faz?

El_UnO
28-01-2006, 20:32
O meu firefox no ubuntu continua sem funcionar direito :(

Eu no Ubuntu daqui instalei exactamente assim e consegui :S

ah...perdi o icone do firefox quando apaguei o antigo...

O icone oficial do firefox esta aqui -> /opt/firefox/icons/

Edita os menus do KDE/Gnome e altera o icone para esse path, nao tem k enganar :)

Anyway, posso instalar outras aplicações assim? (não consegues explicar os comandos? o que cada "bujiganga" faz?

Nao te sei responder...depende das aplicacoes. No caso do firefox tens um pacote binario que podes descompactar assim, se so tiveres as sources tens de compilar se tiveres um pacote .deb feito para a tua distribuicao deves conseguir com o apt-get...

Quanto aos comandos, tens aqui uma boa lista:

http://www.linuxdevcenter.com/linux/cmd/

E muitos tutorials gerais para newbies em baixo:

http://www.tuxfiles.org/

Para perceberes bem os comandos, so mesmo com o tempo/pratica :P

timber
28-01-2006, 20:42
Tou aqui com um stress tão estúpido que até chateia
Quero meter aquele shortcut do volume do painel do lado direito (aquele que tem a data e isso) e esta merda nunca me dá a opção de add ao painel
O outro ao lado dá a opção mas não é nesse painel que quero por
Tb não dá para meter num e mover para outro
Fdx isto deve ser mesmo básico. Tou-me a sentir o gajo mais burro do mundo

Madril
28-01-2006, 20:43
Se não me engano, um pacote .deb instala-se com o comando "dpkg -i"

SwimmerBoy
28-01-2006, 20:48
Olha, tinha o icone na taskbar e cada vez que tentava mudar o icone, dava erro :S Removi-o para criar um novo, mas esqueci-me que não sei criar um novo :lol:

Madril
28-01-2006, 20:49
Botão direito, e deve ter lá algo de "Add to panel"

timber
28-01-2006, 20:58
O painel principal e maior tem a opção add to panel e já meti e tirei tudo o que me apetecia.
Agora aquele "sub painel lateral" (onde tem a data e hora) não tem esse opção e o gajo também não deixa escolher cenas do outro painel e mover para lá (bloqueia naquela divisória entre os dois painéis)
Não acredito que dê para por uma merda dum icon de som ao pé da data como qualquer SO tem

Madril
28-01-2006, 20:59
Agora não tenho nenhum Linux instalado para checkar isso :S

hellaxe
29-01-2006, 00:44
Não acredito que dê para por uma merda dum icon de som ao pé da data como qualquer SO tem
O meu icon de sound control está lá desde a instalação de raíz, mesmo juntinho ao clock.

Metro
29-01-2006, 00:57
O meu icon de sound control está lá desde a instalação de raíz, mesmo juntinho ao clock.

Eu tb tinha esta ideia por isso não percebia a duvida do timber.
Amanha já vejo como está no meu.

AndreAPL
29-01-2006, 01:30
e normal/ tem la icone de som... no kde (kubuntu), eu tenho esse simbolo, ao lado do relogio e data... e kd testei gnome (ubuntu) tb...

Metro
29-01-2006, 18:21
Acabei de confirmar. Numa instalação com 2 dias do Ubuntu lá está o som ao lado do relogio.

timber:

Que fizeste tu? :D

blueangelman
30-01-2006, 20:33
na minha feita ontem tambem lá está.:D

tou a precisar dumas dicas..já li alguma aqui pra instalar os codecs mas nao consegui..:005:

1-instalar os codecs pra ver filmes e ouvir musica..etc..

2-instalar um novo player..este totte ou sei lá nao gosto nada

pra instalar drivers algum site especifico?e depois como se faz?

agradeço a pachorra que alguns tiverem..neste caso o facil duns é do mais dificil pra outros.:D

Thoth
30-01-2006, 20:44
Tb estive ontem a instalar o ubuntu e tb tive algumas das mesma duvidas que tu.
Se tiveres tempo vê esta pág.:
http://help.ubuntu.com/starterguide/C/index.html

1.

How do I install multimedia codecs?

1.

Make sure the universe and multiverse repositories are enabled. (See How do I add Universe and Multiverse?)
2.

Install the following packages with Synaptic (See How do I use Synaptic to install packages?)

Libraries (multiverse) > gstreamer0.8-plugins-multiverse
Libraries (universe) > gstreamer0.8-plugins
Libraries (universe) > gstreamer0.8-ffmpeg
Libraries (universe) > gstreamer0.8-mad
Multimedia > vorbis-tools
Multimedia (multiverse) > lame
Multimedia (multiverse) > faad
Multimedia (multiverse) > gstreamer0.8-lame
Multimedia (universe) > sox
Graphics (multiverse) > mjpegtools
Graphics (universe) > ffmpeg
GNOME Desktop Enviroment (universe) > totem-xine

3.

Register the GStreamer plugins on your system. At the command line, type

gst-register-0.8

Due to patent and copyright restrictions, the w32codecs and libdivx4linux packages are not included with Ubuntu. For more information on these read https://wiki.ubuntu.com/RestrictedFormats.

fonte: http://help.ubuntu.com/starterguide/C/ch03.html#sect-music-and-movies

Se peferires usar a consola:

sudo apt-get install gstreamer0.8-plugins
sudo apt-get install gstreamer0.8-lame
sudo apt-get install gstreamer0.8-ffmpeg
sudo apt-get install w32codecs
sudo apt-get install libdivx4linux
sudo apt-get install lame
sudo apt-get install sox
sudo apt-get install ffmpeg
sudo apt-get install mjpegtools
sudo apt-get install vorbis-tools
gst-register-0.8

Para ver videos instalei o xine não sei se há melhores, mas pelo menos aparenta ser melhor que o totem (é claro que posso estar enganado) :)

blueangelman
30-01-2006, 21:32
muchas gracias..excelente...já consegui fazer os updates..agora é ir lendo.:D

tou a gostar deste Ubuntu..depois do Linspire fiquei tao desanimado que só agora depois de uns meses valentes decidi experimentar isto..so far so good.

hellaxe
31-01-2006, 10:57
Ó Blue "old babesman":D já está quase tudo nesta thread, mas por vezes o search não dá o que precisamos.
Aconselho a passares pelo forum do Ubuntu. Tem lá de tudo.
Se queres outro player o Mplayer, para mim é o melhor, mas o Xine tb é porreiro, mas creio que esse tem de levar com libs do KDE (se não for corrijam-me).
Tens esta thread muito boa e o mplayer fica muito bonitinho com gtk2 e tudo:

Mplayer from CVS (http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=85190&highlight=mplayer)

Podes também fazer:
apt-get mplayer
mas deve ser uma versão sem gtk2 e mais antiga um pouco mas talvez mais estável.
Eu fiz no portátil pelo cvs e está sempre a dar.

Nessa thread acima há já compilações que o pessoal fez para intel e amd. Se quiseres tentar para o teu sistema é só fazeres:
$sudo dpkg -i nome_do_pacote.deb

Dúvidas diz qq coisa.

timber
31-01-2006, 11:34
Quando estava a fazer o apt-get upgrade-dist (ou dist-upgrade ou o raio que o parta) do 5.04 para o 5.10 o icon do som e o outro derem uma mensagem qq e piraram-se (estava a ler uma revista não estava bem a olhar apra aquilo)
Queria por aquilo como estava porque gosto do icon lá
Já agora o gnome (e respectiva tralha necessária) é um bocado pesado não é? Mais pesado que o XP por exemplo.

hellaxe
31-01-2006, 12:28
Quando estava a fazer o apt-get upgrade-dist (ou dist-upgrade ou o raio que o parta) do 5.04 para o 5.10 o icon do som e o outro derem uma mensagem qq e piraram-se (estava a ler uma revista não estava bem a olhar apra aquilo)
Queria por aquilo como estava porque gosto do icon lá
Já agora o gnome (e respectiva tralha necessária) é um bocado pesado não é? Mais pesado que o XP por exemplo.

Se fizeres o right-click em cima da barra não tens lá a opção do som? Eu creio que sim mas agora não estou com Ubuntu.

Não sei se é mais pesado que o XP. Aquilo ocupa por volta de 450Mb de disco. Em termos de recursos não te sei dizer mas comogo funciona muito smooth e bem. A unica coisa chata é pôr links directos para os mounts dos discos em fat32 no desktop. Ainda não atinei bem com aquilo.

timber
31-01-2006, 12:46
Já estou farto de bater aquela barra (o panel) do gnome e não dá opção nenhuma. A barra maior (a que se estende desde o menu até quase à direita) consigo fazer o que quizer dela (poe, mete , tira, mexe, etc...) agora a barra da data não me dá opções praticamente nenhumas
A correr é que acho pesado. Provavelmente deve ser da memoria minima necessaria. O XP acho que se aguenta com menos. Era um protatil P3 1,2 com 256 RAM. Depois meto no meu que e um pouco melhor (e tme mais memória) para ver como fica.
Seja como for gosto do gnome. Acho que a interface até é melhro que a do XP. Gosto de coisas que fazem sentido e até ver acho o gnome mais lógico

Metro
31-01-2006, 15:02
Já estou farto de bater aquela barra (o panel) do gnome e não dá opção nenhuma. A barra maior (a que se estende desde o menu até quase à direita) consigo fazer o que quizer dela (poe, mete , tira, mexe, etc...) agora a barra da data não me dá opções praticamente nenhumas
A correr é que acho pesado. Provavelmente deve ser da memoria minima necessaria. O XP acho que se aguenta com menos. Era um protatil P3 1,2 com 256 RAM. Depois meto no meu que e um pouco melhor (e tme mais memória) para ver como fica.
Seja como for gosto do gnome. Acho que a interface até é melhro que a do XP. Gosto de coisas que fazem sentido e até ver acho o gnome mais lógico

Em termos de recursos acho que se for é ligeiramente mais rapido do que o XP mas a diferença não é grande.

O problema cheira-me que foi do upgrade. Se for para ficares mesmo com o Ubuntu penso que vale a pena sacares o 5.10 mesmo que não vais ter nenhuma chatice.
Depois usa o automatix se tens HH claro e ele mete tudo e mais alguma coisa logo à primeira sem te chateares com nada. Demora é certo mas faz o trabalho muito bem feito.

Dragoneye
31-01-2006, 15:50
timber queres colocar o ícone do som que desapareceu com o update ao pê das horas como dantes é?
Se for isso é clicares na barra, escolheres "Adicionar ao Painel" e dps na secção "System & Hardware" escolhes "Controlo de Volume".
Se não ficar onde queres clicas no ícones com o botão direito e escolhes "Mover".
Se não consegues colocar exactamente ao lado do relógio deve ser porque tens aquele separador da barra trancado. Clica nele e desactiva "Trancar No Painel".

timber
31-01-2006, 15:55
Epá já experimentei isso tudo
O painel do relógio não dá a opção adicionar ao painel e quando o adiciono ao outro painel e faço para mover ele só move dentro do outro painel
Bem pode haver um combinação qualquer de opções que ainda não tentei. Depois vejo isso.

Dragoneye
31-01-2006, 16:12
O painel do relógio e o outro são apenas um. Aquele separador funciona como um icone só que tá trancado e por isso não consegues mover nada para lá do separador.

timber
31-01-2006, 16:43
Vou ver isso melhor
Como disse lá apra cima até ver achei o Gnome bastante lógico (mais que o Windows) e por isso estava-me a fazer impressão não conseguir mexer numa coisa tão simples

blueangelman
31-01-2006, 20:17
Ó Blue "old babesman":D já está quase tudo nesta thread, mas por vezes o search não dá o que precisamos.

Dúvidas diz qq coisa.

thanks m8! ;) ja tou a ler e a ver se me safo com isto..vou instalar o automatix como diz por o Metro,parece me bem mais user friendly..:D

Ak1ra
01-02-2006, 00:56
Instalei o Ubuntu, mas como seria de esperar falta-me uma tonelada de drivers...

El_UnO
01-02-2006, 01:13
Instalei o Ubuntu, mas como seria de esperar falta-me uma tonelada de drivers...

Drivers para que? Qual e o teu hardware? O que nao consegues por a funcionar "out-of-the-box"? Assim e complicadito o pessoal ajudar... :P

]paranoid{
01-02-2006, 01:23
boas ppl!
estou a tentar instalar o kubuntu num portátil e não consigo.
já tentei todos os codigos de desligar a acpi mas o problema tem a ver com o cdrom.
ele diz que precisa de carregar modulos de cdrom atraves de disquetes... qualquer coisa do genero.
mas eu nem sequer tenho drive de disquetes.
podem-me ajudar?

cumps!

Metro
01-02-2006, 01:27
paranoid{']boas ppl!
estou a tentar instalar o kubuntu num portátil e não consigo.
já tentei todos os codigos de desligar a acpi mas o problema tem a ver com o cdrom.
ele diz que precisa de carregar modulos de cdrom atraves de disquetes... qualquer coisa do genero.
mas eu nem sequer tenho drive de disquetes.
podem-me ajudar?

cumps!

Nunca vi esse erro:(
O disco está bom?

]paranoid{
01-02-2006, 01:42
sim.
tá bom e até é relativamente novo.
e o que dá nem é bem um erro.
ele diz que não acha nenhum cdrom comunitário (acho que é isto:rolleyes: ) depois pergunta se quer carregar modulos de cdrom apartir de disquetes e eu digo que não.
depois já na passa daí.
até que eu tenho de sair da instalação.
:005:

EDIT: vou tirar umas pics pra meter aqui.

]paranoid{
01-02-2006, 02:09
aqui esta o problema:

http://img488.imageshack.us/img488/2044/dscf0007medium3lm.th.jpg (http://img488.imageshack.us/my.php?image=dscf0007medium3lm.jpg)

depois isto:

http://img54.imageshack.us/img54/4703/dscf0008medium2ul.th.jpg (http://img54.imageshack.us/my.php?image=dscf0008medium2ul.jpg)

e finalmente:

http://img52.imageshack.us/img52/9826/dscf0009medium5pd.th.jpg (http://img52.imageshack.us/my.php?image=dscf0009medium5pd.jpg)

depois tnho de sair da instalação. :(

Ak1ra
01-02-2006, 11:47
Drivers para que? Qual e o teu hardware? O que nao consegues por a funcionar "out-of-the-box"? Assim e complicadito o pessoal ajudar... :P

o wireless não funciona à partida, depois pelo que tive a ver dos dispositivos instalados, parece que não tem os drivers correctos (por ex. placa gráfica)...no site da acer há uma secção para drivers ftp://ftp.acer-euro.com/gpl/AS1800/ mas olho para isso e não sei o que faz o quê....:(

estou tentando meter a wireless com o ndiswrapper, mas as minhas skills em linux não são as melhores...mesmo assim, nos dispositivos encontra-se lá a minha placa wireless (IPN 2220...), não a posso activar sem usar o ndiswrapper?

hellaxe
01-02-2006, 18:26
o wireless não funciona à partida, depois pelo que tive a ver dos dispositivos instalados, parece que não tem os drivers correctos (por ex. placa gráfica)...no site da acer há uma secção para drivers ftp://ftp.acer-euro.com/gpl/AS1800/ mas olho para isso e não sei o que faz o quê....:(

estou tentando meter a wireless com o ndiswrapper, mas as minhas skills em linux não são as melhores...mesmo assim, nos dispositivos encontra-se lá a minha placa wireless (IPN 2220...), não a posso activar sem usar o ndiswrapper?

Dá uma vista de olhos no forum (http://www.ubuntuforums.org/). Creio que estes problemas já estão reportados.

hellaxe
01-02-2006, 18:53
Pergunto aqui isto que é um pouco idiota mas estou sem ideias:

Sempre que me esqueço de ligar o cabo de rede no portátil, quando o ligo não consigo que o animal faça funcionar o dns. Pingo as máquinas cá da rede mas nomes, tá quieto. O mais estranho é que já fiz:
ifconfig eth0 down
ifconfig eth0 up
e não resulta.
Reiniciei o dhcclient e nada.
Alguém tem uma ideia do que possa ser? É que tenho de reiniciar o dito cujo para ter dns a funcionar.

Ak1ra
01-02-2006, 22:20
Pré-requesito para instalar o Ndiswrapper:

Make sure there is a link to the kernel source from the modules directory. The command ls /lib/modules/`uname -r` /build should have at least 'include' directory and '.config' file.

Bem, não tem nem a 'include' directory nem o '.config' file...e o problema é que as ajudas são só para erros durante o install, não antes...alguém teve este problema?

hellaxe
01-02-2006, 22:30
Pré-requesito para instalar o Ndiswrapper:

Bem, não tem nem a 'include' directory nem o '.config' file...e o problema é que as ajudas são só para erros durante o install, não antes...alguém teve este problema?

Vê se isto ajuda. Não vi ao pormenor.

WIKI (https://wiki.ubuntu.com/WiFiDocs)

Ak1ra
01-02-2006, 22:35
Vê se isto ajuda. Não vi ao pormenor.

WIKI (https://wiki.ubuntu.com/WiFiDocs)

nop, não serve...bem, amanhã vai à vida, voltar ao jack of all trades windows

Sandman
02-02-2006, 00:19
Não sei se já se falou disto mas aqui fica...

http://doc.gwos.org/index.php/Main_Page

Na minha opinião o melhor repositório de howtos para qualquer versão do Ubuntu. Muito completo!

Enjoy... ;)

Metro
02-02-2006, 00:47
Não sei se já se falou disto mas aqui fica...

http://doc.gwos.org/index.php/Main_Page

Na minha opinião o melhor repositório de howtos para qualquer versão do Ubuntu. Muito completo!

Enjoy... ;)

Adicionado ao primeiro post:)

NeoToPower
02-02-2006, 01:00
Alguem conhece um repositório que disponibilize um servidor de Direct Conect?
Tenho estado a tentar instalar um dc hub mas ñ consigo. E talvez desta forma ficasse instalado automáticamente pelo OS ;)
Danka :D

NoOsPhErE
02-02-2006, 09:29
Boas rapaziada.
Tudo impek?
Ando aqui com uma dúvida...
Ontem instalei um servidor de FTP, o Ultra VNC no meu computador de casa que está 24*7 dias ligado... Está tudo a funcionar impecávelmene, o problema é que no trabalho não consigo aceder ao VNC de casa pq o XP não tem Java instalado e não tenho permissões para o fazer, ficando completamente agarrado :(
A questão é a seguinte:

O live cd do ubunto (5.10) já tem Java integrado? É que assim corria o LiveCD aqui sempre que for necessário aceder a casa.

Nota - Hj quando chegar a casa vou formatar o Laptop e instalar Ubunto :002:
Espero pela vossa dica.

Obrigado pessoal.

hellaxe
02-02-2006, 10:47
Boas rapaziada.
Tudo impek?
Ando aqui com uma dúvida...
Ontem instalei um servidor de FTP, o Ultra VNC no meu computador de casa que está 24*7 dias ligado... Está tudo a funcionar impecávelmene, o problema é que no trabalho não consigo aceder ao VNC de casa pq o XP não tem Java instalado e não tenho permissões para o fazer, ficando completamente agarrado :(
A questão é a seguinte:

O live cd do ubunto (5.10) já tem Java integrado? É que assim corria o LiveCD aqui sempre que for necessário aceder a casa.

Nota - Hj quando chegar a casa vou formatar o Laptop e instalar Ubunto :002:
Espero pela vossa dica.

Obrigado pessoal.

Eu creio que tem qq coisa de java mas não te posso assegurar e não é o da Sun. Esse instala-se á la pata. E no live..............

Metro
02-02-2006, 14:08
No Ubuntu instalas à mão ou com o Automatix:)

blueangelman
03-02-2006, 04:19
No Ubuntu instalas à mão ou com o Automatix:)

sim..ontem instalei isso..depois de mtas cabeçadas lá consegui instalar o automatix 5.0.1 se nao tou em erro e instalei quase tudo o que lá vinha..fácil,e relativamente rápido..ainda nao estou mto com o terminal ..thanks ao Metro por essa dica porreira.:)

uma duvida: alguem sabe uma maneira fácil(ou nao:lol: ) de personalizar o desktop do ubuntu?

Metro
03-02-2006, 04:30
sim..ontem instalei isso..depois de mtas cabeçadas lá consegui instalar o automatix 5.0.1 se nao tou em erro e instalei quase tudo o que lá vinha..fácil,e relativamente rápido..ainda nao estou mto com o terminal ..thanks ao Metro por essa dica porreira.:)

uma duvida: alguem sabe uma maneira fácil(ou nao:lol: ) de personalizar o desktop do ubuntu?

http://doc.gwos.org/index.php/EyeCandyBreezy

Até podes colocar o desktop azul :D

http://doc.gwos.org/index.php/Desktop_Look_%26_Feel

O céu é o limite.

Não experimentei nada disto:)

NoOsPhErE
03-02-2006, 09:29
Automatix Rula e muito :D
Impecável este script :wow:
Cometi so um erro.. antes de instalar o automatix, andei com o synaptics a fazer instalações de prog, o que me deixou os atalhos todos trocados e vários programas (aparentemente) instalados mais que uma vez... Acho que hj vou formatar outra x (Linux Noob here :004: ) e instalar primeiro o automatix...
Á cerca de uns 2 anos andei a bater a tecla em debian, mas para meter aquilo a funcar minimamente bem é preciso ter já alguns conhecimentos de Linux... Em ubuntu é uma festa.. muito mais user frendly. Acho que já estou a entra na "lógica" disto ;)
Thanks ppl

Nota - Metro, quem é que actualiza o script do automatix? Sempre que algum daqueles progs sofre um update, o script é actualizado?

Fiquem.

Noosphere

God_Lx
03-02-2006, 09:49
Hmm... Sinceramente (não querendo parecer o falco) pelo k estou a ler o Automatix n é grande coisa... Pensei k fosse apenas mais um Front-end para o apt como o Synaptic e assim podiam estar descansados k funcionava bem... Quando o k vocês querem não está no apt podem adicionar repositórios, para Ubuntu n conheço bem mas para Debian existem bastantes alternativos, talvez Debian n precise tanto pq tem mais pacotes...

Como já há algum tempo k n mexo nisto, vou-me entreter... Se precisarem de alguma coisa em especial depois avisem...

NoOsPhErE
03-02-2006, 10:29
Ora ai vai mais uma dúvida :P
Como devem calcular, quando se é noob em linux e ainda por cima mt curioso :007: o que acontece é ter k formatar muitas vezes por se fazer coisas que não se deve! Mas umas das melhores maneiras de aprender é a errar :P (Claro que leio how-tows :P ) Mas por vezes gosto de testar outras manhas e por vezes dá c@c@ 8o .
A minha duvida é a seguinte...
Sempre que intalo o ubunto, ele diz-me que há updates para fazer e como tenho nos meus planos formatar umas 3 ou 4 vezes :P gasto mt trafego inter/ :004: São capaz de me explicar mehor como actualizar a sources.list! É que nesta thread já li 1001 maneiras de fazer e sempre com sources diferentes!

Queria um PT que tivesse sempre actualizada para eu andar descansado. É que tb tenho a pancada de andar sempre updated :x2:

Obrigadão pela vossa ajuda psoal.

Hasta.

Noosphere

hellaxe
03-02-2006, 10:53
Põe as do ist que estão aqui algures. Essas são nacionais.
E Basta.

No caso dos links perdidos não formates pq não precisas. Tens é de procurar onde está o executavel do programa e depois só tens de alterar no menu o caminho. Simples. Não formates se não precisas.

Para acederes aos detalhes de cada icon do menu tens em Aplicattions -> System... -> (logo o primeiro icon com a pata do gnome - não me lembro e estou em XP). Apartir daí geres os menus á tua vontade.

Hige
05-02-2006, 04:01
ppl, digam-me uma coisa. tenho paqui imensos cd's de Ubunto 5.04 que mandei vir.
Para n tar a sacar uma nova versao, nem gastar mais cds, o q preciso fazer para ter tudo como se do 5.10 se tratasse???
tipo, so updates?
cumps

wold
05-02-2006, 13:50
sudo apt-get update

;)

Hige
05-02-2006, 19:47
thnkz ;p

ja vi isso escrito por ai, mas n pensei q isso funcionasse ;p
é o q da ser um zero a esquerda nisto td ;p

cumps

blueangelman
05-02-2006, 23:54
uma duvida:

tenho o pc com 2 placas de rede..queria partilhar net entre o desktop (ubuntu) e o portatil (xps2)..sao detectadas as 2 placas correctamente no ubuntu..e tanto consigo ter net numa como noutra..mas nos 2 ao mesmo tempo nao..portanto excuindo que estao estragadas como faço isto?:)

@Metro mandei te pm com screenshots..se puderes ajudar agradeço my friend.

Astra2000
11-02-2006, 01:10
Desculpa, para teres os w32codecs tens de acrescentar este repositorio:
deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ etch main
não te escreças de fazer update á lista, e sacas-o.

Funka prefeitamente com todas as versões do Ubuntu
Nota: é recomendado tirar este link no fim de sacares.

Maneira alternativa:

wget ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/pool/main/w/w32codecs/w32codecs_20050412-0.0_i386.deb
sudo dpkg -i w32codecs_20050412-0.0_i386.deb

Boas.. no meu processador não da para instalar das 2 maneiras :S
(amd64)

como posso installar o w32codecs em AMD64???

blueangelman
11-02-2006, 02:20
tenho uma duvida..tenho o ubuntu instalado num disco mas agora quero formatá-lo e instalar o xp..chega á parte do setup quando se aceita o license agreement e nao segue..8o o que se passa? tenho de fazer alguma coisa antes pra voltar a ter o xp?:)

SwimmerBoy
11-02-2006, 03:45
Olha, eu tive k formatar a partição de XP e antes de fazer isso, retirei o espaço abusivo ao linux... Não sei se o linux ainda bomba, mas o windows instalou bem..

Alguém sabe de um loader k não fique nem no ubuntu nem no linux?

SwimmerBoy
11-02-2006, 03:46
Olha, eu tive k formatar a partição de XP e antes de fazer isso, retirei o espaço abusivo ao linux... Não sei se o linux ainda bomba, mas o windows instalou bem..

Alguém sabe de um loader k não fique nem no ubuntu nem no linux?

NoOsPhErE
27-02-2006, 23:44
Mitragem :D
Comprei agora um portatil novo e estou-me a ver aflito para conseguir instalar tanto o Ubunto ou o Kubunto.... Pára neste ecrãn e nunca mais passa daqui.

http://img390.imageshack.us/img390/1996/11hq1.jpg (http://imageshack.us)

Sabem-me dizer o que poderá ser?
O portatil é um Asus A6VA... Ajudem-me psoal.. Tenho andado a investir tempo nisto e agora não queria ficar agarrado :'( :'(

jamper
28-02-2006, 00:02
ja experimentaste com acpi=off ?
e com noapic ?
antes de fazeres o boot do cd carrega em F# para veres as opçoes disponiveis. se calhar ta a empancar com pcmcias e afins. ha prai uma opçao q acho q é "hardware-detect/start_pcmcia=off " ou qq coisa parecida q em principio te pode resolver o problema

hellaxe
28-02-2006, 00:13
Caso não resolva sempre podes ir ao forum oficial. Há montes de situações destas.

Eu tenho uma dúvida:
tenho instalado o Java da Sun mas queria mudar para uma versão mais recente. No site da sun não vi nada que falasse no upgrade.
Como aquilo cria uma directoria independente, bastará actualizar os links para bombar a nova versão?
E apago a outra directoria?

EDIT: estive a ver isto (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=76754) mas mesmo assim estou confuso relativo à "instalação por cima".

Metro
28-02-2006, 10:03
CPU e grafica disso?

Eu num PM 1.6 com uma ATI 9700 só precisei de usar linux vga=771

iGama
06-03-2006, 00:48
É so para dizer que a nova versão do UbuntuGuide PT está na fase final de desenvolvimento.

Podem consultar em : http://easylinux.info/wiki/Ubuntu_pt

a versão no www.formatds.org/ubuntu vai ser actualizada nos proximos dias com o guia do easylinux, servindo de mirror para a versão PT.

Espero que gostem.

zuppafly
10-03-2006, 16:56
Mitragem :D
Comprei agora um portatil novo e estou-me a ver aflito para conseguir instalar tanto o Ubunto ou o Kubunto.... Pára neste ecrãn e nunca mais passa daqui.

(pic)

Sabem-me dizer o que poderá ser?
O portatil é um Asus A6VA... Ajudem-me psoal.. Tenho andado a investir tempo nisto e agora não queria ficar agarrado :'( :'(

Tenho exactamente o mesmo problema ao instalar num A6VA igualmente.. Já tentei mil e uma soluções... nada... o 5.10 simplesmente não gosta destes portáteis (a alguns funcionam algumas soluções, a outros funcionam outras completamente distintas, e a alguns como a mim: nem umas nem outras). Solução final: Ubuntu 5.04. Tive problemas com o arranque do X com o 5.04, mas nada que uma vista de olhos por este fórum e pelos fóruns de Ubuntu não resolvesse ;)

Metro
11-03-2006, 03:08
Falta um mês e pouco para a nova versão. Aguardem a ver se melhora. Pneso que sim mas contra a ATI não há nada a fazer se não disponibiliza melhores drivers:(

wold
11-03-2006, 13:18
Falta um mês e pouco para a nova versão. Aguardem a ver se melhora. Pneso que sim mas contra a ATI não há nada a fazer se não disponibiliza melhores drivers:(
parece que só vai haver dapper em junho :P
kerem polir e traduzir mais o pato

https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-art/2006-March/000734.html

edit: há poucos instantes ficou disponivel o flight 5 (www.ubuntu.com/testing/flight5)
não gosto do laranja :(

Metro
11-03-2006, 14:44
parece que só vai haver dapper em junho :P
kerem polir e traduzir mais o pato

https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-art/2006-March/000734.html

edit: há poucos instantes ficou disponivel o flight 5 (www.ubuntu.com/testing/flight5)
não gosto do laranja :(

Os motivos apresentados pelo Mark fazem sentido. Ele se tem demonstrado alguma coisa é visão. E pelos vistos o périplo peplos paises asiáticos deve ter dado os seus frutos.

As cores para mim não são importantes. Isso alterasse com 2 clicks.

Tenho que sacar este flight está visto. Imagino que eles vão fazer o freeze daqui a pouco tempo mesmo que lancem depois. Se percebi bem.

hellaxe
11-03-2006, 19:13
Tenho aqui um erro estupido no firefox 1.5.
Instalei isto à 2 dias mas o mesmo já acontecia no 1.0.7. É que instalei em /opt/firefox. mas se fizer firefox na consola aquilo abre o 1.5, por aqui tudo bem.
Mas se fizer duplo clique numa página html guardada não abre e dá o erro da imagem:

http://img125.imageshack.us/img125/2398/errofirefox3aw.th.png (http://img125.imageshack.us/my.php?image=errofirefox3aw.png)
Já tentei alterar no system-> Preferences->Preferred aplications no Browser para /opt/firefox/firefox %s mas não abre nunca nenhuma página html guardada no pc.

O que estou a fazer de errado?????

wold
11-03-2006, 19:44
As cores para mim não são importantes. Isso alterasse com 2 clicks.
pois Metro, o problema eh k mtos users d windows n sabem disso, e a primeira impressao k têm do sistema eh mm o aspecto, n concordas?

abraço!!

int
13-03-2006, 12:26
Encontrado um erro crítico do Ubuntu Breezy , onde a password do utilizador que foi criado na instalação, é guardada num log do sistema disponível para todos os users do sistema. Esse user tem acesso ao sudo, o que significa que todos os utilizadores tem acesso ao sudo, com este bug..

A resolução é simples.. mas o Bug é crítico, se a maquina for usada por mais do que um user, tipo a universidade de Oslo utiliza o ubuntu em quase todos os pc's.

Mais Info (http://www.max-pt.net/modules/news/article.php?storyid=882)

Metro
13-03-2006, 16:27
pois Metro, o problema eh k mtos users d windows n sabem disso, e a primeira impressao k têm do sistema eh mm o aspecto, n concordas?

abraço!!

É verdade mas repara. Se todas as distros fossem azuis era uma chatice. De qq forma duvido que demorem muito tempo até encontrar onde se altera. Numa coisa tenho que dar o braço a torcer para quem gosta de Gnome ( eu eu gosto cada vez mais) é que a estrutura dos emnus é muito boa.
Repara que não há nenhuma distro perfeita para toda a gente. Haverá sempre quem não goste de determinado artwork.

Encontrado um erro crítico do Ubuntu Breezy , onde a password do utilizador que foi criado na instalação, é guardada num log do sistema disponível para todos os users do sistema. Esse user tem acesso ao sudo, o que significa que todos os utilizadores tem acesso ao sudo, com este bug..

A resolução é simples.. mas o Bug é crítico, se a maquina for usada por mais do que um user, tipo a universidade de Oslo utiliza o ubuntu em quase todos os pc's.

Mais Info (http://www.max-pt.net/modules/news/article.php?storyid=882)

Começou-se a façar do bug ontem e ainda ontem foi corrigido. Pelo menos parcialmente.

http://www.ubuntu.com/usn/usn-262-1.

Não é não dar importancia ao problema pq é gravissimo mas sim que foi resolvido muito rapidamente.

J[PT]
15-03-2006, 17:05
Boas, não sei se este sitio será o mais indicado para a minha Duvida, mas sou em toda a Plenitude um N00B em Linux, o mesmo não se passa em windows (mcsa mcse mcdba XD XD) atraído pelo enorme sucesso desta Distro, aventurei-me e instalei o Ubuntu no meu Laptop e estou maravilhado com esta coisa. Rápido, Estavel, Prático para quem usa o sistema pra ir a net ver uns filmes editar uns textos ETC...

Bem já consigo ter'(e tenho a correr na NET) um servidor Dedicado de Counter-Strike 1.6 com AMX mod e Admin Mod a correr a partir de Linux, na consola com acesso SSH...(okays continuo noob mas já fiz qq coisa...) e nem foi preciso seguir os grandes tutoriais que implicam compilar montes de tretas, fui fazendo aos poucos e saiu tudo bem...

Agora a minha maior questão Gostaria de ter acesso aos meus files alojados no meu PC pessoal que tem Windows XP e 2003 Server, só que já andei a ver tanta coisa e nada, o que queria era tipo aceder as minhas pastas partilhadas no meu WORKGROUP em windows a partir do UBUNTU, se alguem me arranjasse um guizito era bem vindo...

A solução intermédia que fiz foi criar um fileserer em windows 2003 server e aceder via webbrowser do Ubuntu e sacar as cenas do servidor por FTP...

Mas o que queria mesmo era configurar um workgroup entre ubunto/*nix e máquinas em XP e 2003 Server...

Gracias...

Um abraço a todos ;-)

João Santos

hellaxe
15-03-2006, 17:40
Mas o que queria mesmo era configurar um workgroup entre ubunto/*nix e máquinas em XP e 2003 Server...

É só configurar o samba. O Ubuntu tem lá uma ferramenta para configurares as partilhas.
Por outro lado para acederes ás directorias das máquinas Win só tens de fazer Places ->Network Servers e encontras os pc de Win.

Vais é também configurar o smb.conf.
$sudo gedit /etc/samba/smb.conf

Aqui alteras a parte que diz workgroup para o teu.
Não te esqueças de gravar.
É mais ou menos simples.

J[PT]
15-03-2006, 17:53
Muito obrigado pela Rápida resposta, mal chegue a casa vou testar...

Já tinha andado a ver uns tutoriais de SAMBA aquilo faz tudo e mais alguma coisa...

Começo a pensar que *nix se torna mais facil que o 2003 Server... ui ui...

timber
18-03-2006, 20:40
Tou aqui um bocado desocupado em casa e tou com aquela vontade de fazer macacada e experimentar um cena nova
Alguém tem source.list para mirrors nacionais para o dapper drake (flight 5)?
Para fazer update a isto?

Madril
19-03-2006, 13:23
usas a que se tem usado aqui e trocas tudo que ponha breezy por dapper :D

greven
21-03-2006, 02:47
Alguém no IST já conseguiu por o Ubuntu a funcar bem no portátil com o WIFI do IST? Pelo VPN ou pela outra autenticação (não me lembro do nome).

Já alguém fez o update para o novo gnome 2.14?

blueangelman
21-03-2006, 04:45
alguem tem o ubuntu 5.10 para 64 bits?

qual a diferença para o normal"ubuntu? terá problemas de incompatilidade com algum hardware ou nao?

amanha vou instalar isso(sim voltei a linux agora têm de levar com o je:D ) e se calhar pra variar vou precisar de ajuda.

edit:quando passei á thread de baixo encontrei a resposta:http://www.techzonept.com/showpost.php?p=932012&postcount=7

Madril
21-03-2006, 10:44
Alguém no IST já conseguiu por o Ubuntu a funcar bem no portátil com o WIFI do IST? Pelo VPN ou pela outra autenticação (não me lembro do nome).

Há um repositório que tem um programazito que faz isso automaticamente.

Deixa ver se encontro.

edite: found:

James Cameron's PPTP GUI packaging
deb http://quozl.netrek.org/pptp/pptpconfig ./

txt
21-03-2006, 18:32
Não sei se já foi referido em alguma parte deste thread, não li as páginas todas, peço desculpa se já foi.

Instalei o Ubuntu 5.10 através do Vmware num sistema com windows por baixo para experimentar, por ser mais fácil de "lidar" caso houvesse asneira de minha parte, e pela configuração da net ser muito mais simples, a verdade é que acabei por deixar ficar e nunca mais instalei verdadeiramente no disco.
Agora que vou precisar de voltar a mexer em Linux e fazer alguns trabalhos em C, estava na boa a fazer o programa, quando vou para compilar com o gcc ele diz que não encontra o comando...
Fiz man gcc e ele não encontra nada.
Entretanto fui à página do Ubuntu e ele diz lá que o gcc é um dos componentes do Ubuntu :confused:

Não sou grande espiga em Linux e agora tou sem saber o que fazer, alguém pode dar umas dicas?

wold
21-03-2006, 19:05
apt-get install build-essential

e já está ;)

txt
21-03-2006, 19:11
apt-get install build-essential

e já está ;)
obrigado, mas mais uma volta pelas FAQ's também ajudou a resolver ;)

Where is GCC and other Development tools
What is the simplest way to install the development tools so that I can compile programs?
* sudo aptitude install build-essential
Development tools are included on the CD, and so do not need to be downloaded.

int
21-03-2006, 22:39
Tou aqui um bocado desocupado em casa e tou com aquela vontade de fazer macacada e experimentar um cena nova

basta acrescertar no source.list http://archive.ubuntu.com.. para http://pt.archive.ubuntu.com...
E vai escolher o mirror nacional melhor no momento.

A minha lista: (Atenção que é a lista para o Dapper)
## Use the following sources.list at your own risk.

deb http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu dapper main restricted universe multiverse
deb-src http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu dapper main restricted universe multiverse

## MAJOR BUG FIX UPDATES produced after the final release
deb http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu dapper-updates main restricted universe multiverse
deb-src http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu dapper-updates main restricted universe multiverse

## UBUNTU SECURITY UPDATES
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu dapper-security main restricted universe multiverse
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu dapper-security main restricted universe multiverse

## BACKPORTS REPOSITORY (Unsupported. May contain illegal packages. Use at own risk.)
deb http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu dapper-backports main restricted universe multiverse
deb-src http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu dapper-backports main restricted universe multiverse

## PLF REPOSITORY (Unsupported. May contain illegal packages. Use at own risk.)
deb http://packages.freecontrib.org/ubuntu/plf breezy free non-free
deb-src http://packages.freecontrib.org/ubuntu/plf breezy free non-free

#Network Manager
deb http://kubuntu.no-ip.org/kubuntu dapper main
deb-src http://kubuntu.no-ip.org/kubuntu dapper main

#gain 2.0
deb http://idefix.eup.uva.es/paquetes/gaim2.0/ ./

Se não acreditares, basta clicares em cima de um link do pt.archive.ubuntu... e diz onde é o mirror.

timber
21-03-2006, 22:44
Eu acredito...
Já instalei o Dapper no outro dia. Está muito catita e pareceu-me bastante estável
Só deu porcaria com o trackpad ALPS do portátil que estava a usar mas nada que um googlezito e um xconf qq coisa edit não resolvesse prontamente

int
21-03-2006, 22:45

Eu já fiz, e está mt bom... Alias já estou a utilizar o Ubuntu 6.06

int
21-03-2006, 22:46

Metes a minha lista em cima e fazes na consola:

sudo apt-get update

timber
21-03-2006, 22:48
Já me respondeste duas vezes :D
Não sou tão nabo em Linux mas obrigado de qualquer maneira

Nabais
22-03-2006, 03:35
Umas questões:

-Alguém sabe se é possível só fazer update do Breezy, do Gnome 2.14, sem dar barracada?
-Quais os repositórios mais recentes do Breezy (se possível, PT) ?
-Vale a pena fazer update do Breezy para o Dapper, tendo em conta que ainda é alpha, ou beta, ainda vai no Flight 5 e deve sair daqui a 2 meses +-?
-Para quem instalou o Firefox 1.5.0.1, não teve problemas depois com o plugin do Totem? Leiam isto (https://wiki.ubuntu.com/FirefoxNewVersion) para perceberem o porquê da minha pergunta.

Um abraço e obrigado :)

greven
22-03-2006, 03:48
Penso que para não dar barracada é melhor esperares pela release final do Dapper.

Para os repositórios, usa os do IST.

Feiticeiro
22-03-2006, 15:56
Uma pergunta: tenho 2 SO Ubuntu em casa, um deles de 32 e outro de 64 bits, e pretendo instalar um deles no meu pc. Mas os SO já tem +/- 10 meses. Instalo os que tenho e faço um update via web, ou é melhor arranjar uma versão mas actualizada? E instalo o de 32 ou o de 64 bits? Pergunto isso porque o Xp 64 bits ainda não é 100% compatível com alguns programas, e se o mesmo acontecer com o Ubuntu 64 bits prefiro instalar o de 32 bits.
Thanks.

Ghetto_smurf
22-03-2006, 18:16
o melhor é arranjares um novo cd do ubuntu, de preferencia a versão masi recente. procura nos servidores da darkstar.

se tiveres um processador 64 bits, usa a versão 64 bits do ubuntu. ao contrario do windows xp 64, isto é estavel :P

Metro
22-03-2006, 18:24
Feiticeiro:

Codecs e afins só há para versão 32 bits.

A nova versão do Ubuntu sai dia 1 de Junho. Agora tens o Fligth 5 que é a ultima beta existente e está porreira.
Não sei como são os teus downloads. Caso prefiras download nacional saca a versão 5.10 então.
A vantagem de sacares agora o Flight 5 é que ficavas com a ultima versão e que deves conseguir actualizar até à versão final com o apt-get com menor risco do que partindo do 5.10

Ghetto_smurf
22-03-2006, 18:32
O melhor é esperar pela final release, e ficar pelo breezy. como o feiticeiro deve querer um desktop normal, é aconselhavel que não use nenhum beta, a não ser que ele queira já experimentar o sistema. no entanto, é uma opção de livre escolha

Feiticeiro
23-03-2006, 12:52
Pois, o problema é que não tenho acesso à internet para fazer o download do SO.
Se alguêm tiver a versão "Flight 5" (penso ser a mais estável correcto?) e que possa ceder uma cópia na zona de Lisboa que me envie sff uma pm. Claro que dou o cd / dvd. ;) Versão 32 bits.

Nabais
23-03-2006, 13:47
Feiticeiro és de que zona de Lisboa?

Metro
23-03-2006, 15:04
Eu posso sempre mandar pelo correio se for necessario.

Feiticeiro
23-03-2006, 17:08
Moro perto de Mafra, mas trabalho no centro de Lisboa, mais propriamente no Rato.
Se houver alguma alma caridosa. Se for necessário também podem enviar pelos Correios que eu pago as despesas como é obvio.
Thanks ppl.

Metro
23-03-2006, 19:08
Se não houver ninguem que arranje isso directamente eu mando pelo correio na segunda-feira.
Pedia para mandares PM caso não haja ninguem que arranje por ai..

Feiticeiro
24-03-2006, 14:52
Obrigado, mas em princício o Timber irá fazer-me esse favor.
Se for preciso depois envio-te uma pm. Obrigado :)

esquiso
24-03-2006, 16:34
antes de mais, boas tardes...

fiz a minha primeira experiencia em ubuntu.... e nunca tinha mexido em nenhum outro SO que nao Windows...

posso dizer que fiquei bem surprendido com isto.... é facil de usar.... pena é eu nao perceber nada de comandos e afins... ate agora tenho-me apoiado unica e exclusivamente aqui (http://easylinux.info/wiki/Ubuntu)

agora queria que me tirassem uma duvida...

eu uso um LiveCD.... gostaria de saber se existe alguma maneira de eu guardar as minhas defenições mesmo depois de um shutdown.. é que é um bocado irritante ter de fazer tudo de novo shutdown após shutdown....

desde ja obrigado...

:kfold:

Ghetto_smurf
24-03-2006, 18:10
bem, existem liveCD's que possuem opções para guardar as configurações numa disquete ou usb pen, mas acho que isso não é possivel no Ubuntu LiveCD, mas quem sou eu para dizer isso?

existem LiveCD's que têm uma nova tecnologias para que, ao serem gravados num cd-rw, todas as configurações são slavas no cd, caso o utilizaodr o queira

Nabais
25-03-2006, 00:10
Feiticeiro, se precisares, eu bulo no Cais do Sodré, mas venho do campo grande, por isso, se precisares, podemos encontrar-nos que oriento-te isso :)

c3l5o
25-03-2006, 06:06
Pessoal tou a usar apenas Ubuntu há quase uma semana e isto é brutal... Aprendi muito á paula de ter uma gráfica ATI e um modem USB... A minha x800 tinha de configurar o X server para usar Vesa para ter acesso e instalar o modem USB para fazer os apt-get necessários a instalação dos drivers da gráfica.... Depois de lixar isto uma data de vezes, de experimentar o Kubuntu, o Dapper acho que já lhe estou a apanhar o jeito... Apenas tenho um problema... Não encontrei maneira nenhuma de instalar o SpeedTouch na versão AMD64... E sinto que podia sacar mais do meu sistema o que é uma pena! Lá vou ter de comprar o router da Clix... E depois então 64-bit lá vou eu...

Já agora alguns conselhos que me tenham escapado nesta thread estão á vontade para mos darem! :D

Cumprimentos

Ghetto_smurf
25-03-2006, 12:36
na versão 64bits não sei... o melhor mesmo é insternet por router

AndreAPL
26-03-2006, 03:17
64bits so tem 1 gda mal, gasta o "dobro da ram" lol, 1 gb começa a parecer pco com 64bits :(

c3l5o
26-03-2006, 07:54
Num sei se isso acontece, acredito que sim, mas acho que os ganhos compensam, sempre tenho um kernel feito para o meu CPU e num tenho de andar as voltas com o i386... Penso que a versão AMD64-generic seja bastante melhor! Continuo a minha procura por uma forma de instalar o speedtouch no ubuntu de 64-bit

AndreAPL
26-03-2006, 11:41
sim,é sem duvida melhor, o meu desktop com gentoo amd64 ficou mto mas mto suave, nunca tinha visto tal,o unico problema é que a memoria por assim dizer dobra (instruções aumentem pra 64bits)

[N]
27-03-2006, 10:42
como faço para "instalar tudo" ou escolher os packages que quero... não vem com gcc... sou assim mega noob. nisto o fedora é bom pa noobs é por 7 GB em disco e tem lá td :lol: mas queria por o ubuntu com gcc anyone...

já agora como instalo uma pcmcia linksys wpc54g

hellaxe
27-03-2006, 11:18
Basta fazeres:

sudo apt-get update
sudo apt-get install build-essencial

E está pronto.

Não te esqueças de pôr o sources.list com repositórios portuguêses.

jampex
27-03-2006, 21:43
Boas para todos, sou um quase NOOB nisto do Ubunto já se encontra instalado à algum tempo no meu segundo disco rigido e estou a curtir, mas estou com alguns problemos ou Noobisses minhas que passo a explicar:

Não consigo escrever o simbolo de arroba dos emails e sempre que minimizo alguma janela ela pura e simplesmente desaparace.

Estou a ver se consigo instalar um FPS para jogar online vamos haver se consigo LoL.

Post...........UBUNTO.............LoL.

[N]
27-03-2006, 23:30
acho que vou para o fedora

Ghetto_smurf
27-03-2006, 23:51
[quote=jampex]

Estou a ver se consigo instalar um FPS para jogar online vamos haver se consigo LoL.

quote]

usa o cedega para emular ALGUNS jogos nativos do windows.... existem ports nativas de jogos como por exemplo o quake 3 arena

Metro
28-03-2006, 00:17
Não consigo escrever o simbolo de arroba dos emails e sempre que minimizo alguma janela ela pura e simplesmente desaparace.

Tens o teclado em português? Isso é muito estranho.

No flight 5 as teclas de atalho do meu teclado funcam. As do som e da calculadora pelo menos:)

Nabais
28-03-2006, 00:57
As minhas tambem bombam na boa. Acho que no inicio da instalação deves ter posto language English em tudo, inclusive no teclado... Agora tens que mudar o layout! Basta ires a System, Preferences, Keyboard, Layout, escolhes o Portuguese e pronto :)

CaRaCo|s
28-03-2006, 17:36
Pessoal, por falar em Ubuntu Live CD, deram-me 1 CD de instação e 1 Live CD, introduzo o Live CD na drive e simplesmente nao acontece nada! Ja tentei iniciar pelo CD como fazia antes com versoes do Kurumin, mas aqui nao consigo... Alguma sugestão? se calhar estou a fazer mal... :\

Cumps, ;)

Ghetto_smurf
28-03-2006, 18:18
tens a drive de cdrom como 1º dispositivo de boot? (desde que esteja antes do HD está bom)

BadBoy
28-03-2006, 18:20
epah, ando a tentar instalar o Xgl no dapper no portatil, e 1 Acer 1694WLMi. Mas kd faço o boot akilo xega ao ecra d login e crasha, alguem k ja tenha instalado me pode ajudar?

Ghetto_smurf
28-03-2006, 21:31
se tiveres uma ATI vais ter muito que fazer...

CaRaCo|s
29-03-2006, 00:03
tens a drive de cdrom como 1º dispositivo de boot? (desde que esteja antes do HD está bom)

Sim tenho como 1º dispositivo de boot a drive de Cd's e só depois o disco... O problema é que eu inicio ele lê o cd e nao sai dali, apenas está 1 tempo a tentar aceder e depois inicia o windows normalmente.. :mad: :neutral:

Ghetto_smurf
29-03-2006, 00:12
não sei mesmo o que poderá ser... se não forem os cd's do shipit digo logo que o md5 deve estar errado mas duvido

c3l5o
29-03-2006, 14:26
Eu tenho um Cd original da versão AMD64 e está estragado... nada o consegue ler... Tb conheço mais pessoal com cd's de origem do ubuntu lixados...

Feiticeiro
29-03-2006, 15:34
Já tenho o Ubuntu. Vou instalar logo mais à noite em pricípio. Thanks Timber ;)

Alguêm sabe se é possível fazer um update off-line? Como não tenho acesso à net dava jeito haver uma pacote de update qualquer.

hellaxe
30-03-2006, 11:25
Já tenho o Ubuntu. Vou instalar logo mais à noite em pricípio. Thanks Timber ;)

Alguêm sabe se é possível fazer um update off-line? Como não tenho acesso à net dava jeito haver uma pacote de update qualquer.

A não ser que tenhas os pacotes de actualização num CD, nada feito.

hellaxe
30-03-2006, 11:36
Pessoal preciso ajuda urgente.

A minha linda esposa fez o favor de me lixar aqui umas coisas quando tentava aceder à wireless e-U da FEP (este pessoal da gestão/economia só à lambada).
O que ela fez foi mecher no hostname e domain.name e em tudo o que está no Networking tool.
Eu estive a reparar, ou pelo menos a tentar, mas agora não consigo entrar em algumas das ferramentas administrativas como o networking, users and groups, etc.
Quando o Gnome está a entrar, depois de fazer o meu login dá a seguinte msg:Could not look up internet address for <meu host>.
This will prevent GNOME from operating correctly.
It may be possible to correct the problem by adding <meu host> to the file /etc/hosts.

Log in anyway try again

Faço log in mas depois essas ferramentas não funcionam.

Quais os ficheiros que devo corrigir além do host.conf; hostname e resolv.conf.

Obrigado

EDIT: Já resolvi. Esqueci-me de colocar o meu hostname no final da primeira linha do ficheiro hosts. Desculpem lá a cena.

127.0.0.1 localhost.localdomain localhost hostname

Ghetto_smurf
30-03-2006, 15:25
dos 20 cd's que pedi, nenhum veio estragado

c3l5o
30-03-2006, 17:22
Chegou agora o meu router da clix... vinha o Aolynk... Ainda num consegui por esta peste a trabalhar com o ubuntu... alguém tem alguma dica?

hellaxe
30-03-2006, 23:15
Chegou agora o meu router da clix... vinha o Aolynk... Ainda num consegui por esta peste a trabalhar com o ubuntu... alguém tem alguma dica?

Pões isso a trabalhar como router. Metes o dhcp a funcionar e já está. simples.
Se precisares das portas 4662 e 4672 tens de fazer o forward das portas para o pc.

destr0yer
01-04-2006, 00:38
eh pah que melão... Não há flash-player para x86_64>(

PS: ouvi dizer que existia steam e o HL2 para linux, mas aonde? no steampowered só tem instaler para windows...

AndreAPL
01-04-2006, 04:26
by wine maybe ;)

destr0yer
01-04-2006, 06:12
Mas acho que era mesmo "native" e não emulado, lol

Para isso va-se ao windows :P

AndreAPL
01-04-2006, 14:35
pelo que tenho lido
Steam em geral ( Cedega ) -- > com Cheating-Death ( via script)

site util aki (http://www.liflg.org/?catid=7)

Koncaman
09-04-2006, 21:54
experimentei ontem pela primeira vez o ubuntu, e posso desde ja dizer que o estou a achar bem superior ao fedora, pelo menos para a utilização que eu faço disto.
mas tenho algumas questões:

1- o unico rato PS2 que aqui tenho para aquele pc está completamente marado, eu la lhe dei uma limpeza geral, e ele agora esta minimamente aceitavel, mas com o tempo volta ao mesmo.
mas, eu naquele pc, tenho estado a usar um rato que trabalha pela porta de serie, rato esse que o ubuntu não detecta. alguém sabe o que pode ser?

2- ja sei que posso instalar coisas com o apt-get (ja instalei o gcc e o kate assim) mas, gostava de saber que pacotes devo instalar para poder passar a usar o KDE, em vez do Gnome.
é que, estou muito mais habituado a KDE, e, apesar do Gnome no Ubuntu até vir bastante apresentavel, pelo menos gostava de manter a opção KDE.

de momento, é so.
se alguém me puder ajudar, agradecia.

AndreAPL
09-04-2006, 22:55
No ponto 1. (hardway) basta editares o /etc/X11/xorg.conf e procura a parte do mouse, muda para a respectiva porta (/dev/ttySx (x=nr d porta com)).
No ponto 2. ,maneira mais directa, podes fazer o apt-get install kubuntu-desktop.

cumps

Koncaman
10-04-2006, 01:22
obrigado desde ja ;)
o rato esta a bombar.
agora surgiu-me um problema com o apt-get, que é o facto de não ter permissões para abrir um ficheiro.
é preciso correr a consola em algum "super-user" mode? ou é so azelhice?

Metro
10-04-2006, 01:31
tens que correr com o sudo.

sudo apt-get update.
Ele depois pede a pass.
A seguir

Para instalar programas usa o synaptic. É mais simples e alguns programas é preferivel:)

hellaxe
10-04-2006, 15:49
Sou eu que tenho problemas ou não há updates para o Breezy há mais de 2 meses?
Tenho os repositórios do ftp do IST.

Madril
10-04-2006, 15:52
O breezy não é suposto ter updates ... só a erros criticos :D

Updates só com o Drapper Drake.

Isto não é como o Gentoo :D

hellaxe
11-04-2006, 00:27
O breezy não é suposto ter updates ... só a erros criticos :D

Updates só com o Drapper Drake.

Isto não é como o Gentoo :D
Eu estava a referir-me a essas. No fórum oficial está lá uma carrada de updates para o kernel e eu não tenho nada no "show updates".
Esquisito não?

Morpheus
11-04-2006, 01:06
deve de ser por causa dos repositórios ... instala o automatix que ele tem carradas de repositórios ... e aí sim vais ver os updates a "vir ao de cima"

hellaxe
11-04-2006, 10:47
deve de ser por causa dos repositórios ... instala o auto