View Full Version : OPEN SuSE 10.0 em SuSE 10.0
Como devem saber à algum tempo que o SuSE abriu o SuSE à comunidade. O Open SuSE 10.0 saíu dia 6 de Outubro.
Site Oficial: http://www.opensuse.org/Welcome_to_openSUSE.org
Download do Open SuSE 10.0.
Tráfego Nacional: http://darkstar.ist.utl.pt/suse/i386/10.0/
Por Torrent podem sacar a versão DVD. Versão i386 e versão 64 bits (legalmente).
O SuSE como sabem sempre usou o KDE. Este é o ponto fraco do Ubuntu. O SuSE tb permite usar o Gnome mas este tb é o ponto fraco do SuSE. pelo menos era. Não sei como está agora.
O defeito so SuSE é usar RPMs. Para quem começa é uma tragédia. O apt-get é bem melhor mas nop SuSE têm o YaST que dá conta do recado principalmente quando têm uma ajuda extra:)
A ideia é conseguirmos ficar com um SuSE completamente funcional com algumas coisas que foram retiradas da versão open source e que só estão na versão final.
Um artigo excelente é este: http://www.thejemreport.com/mambo/content/view/178/42/
Mudaremos algumas partes para adaptar ao que precisamos.
Se alguem quiser fazer isso força. Eu vou dar uma ajuda.
Depois altero algumas coisas do artigo que não estão perfeitas.
Basicamente tem que se alterar os links de alguns ftps. De resto está tudo bem.
Links a colocar em vez dos que estão no artigo:
ftp://search.belnet.be/mirror/ftp.opensuse.org/opensuse/distribution/SL-10.0-OSS/inst-source-java/
ftp://search.belnet.be/mirror/ftp.opensuse.org/opensuse/distribution/SL-10.0-OSS/inst-source/
ftp://mirrors.kernel.org/suse/i386/10.0/SUSE-Linux10.0-GM-Extra/
http://packman.iu-bremen.de/suse/10.0/
Com estes o YaST resolve as dependencias.
O reconhecimento de hardware do SuSE é famoso e o aspecto é o melhor que conheço em todas as distros que já visitei.
O desenvolvimento do Open SuSE está a ser muito promissor. Tem o SUPER que está a ser desenvolvido pelo criador do YOPER que é uma distro conhecida pela rapidez.
SUPER: http://www.opensuse.org/SUPER
E o KLIK: Este seria tb uma revolução: http://www.opensuse.org/SLICK
Veremos o que sai daqui. O primeiro é super rápido e o segundo a instalação dos programas será muito semelhante ao Mac OS.
Veremos o que sai daqui.
Os que quiserem acrescentar alguma coisa força. A instalação é simples. A parte de colocar os repositórios é que pode ser mais complicada.
O SuSE é pelo menos para mim a melhor distro quando se deseja usar KDE.
Conheço mais algum que partilha isto comigo. Vamos ver se dá uma maozinha:)
Edit 1:
Incompreensivelmente não trás o Thunderbird mas nos CDs têm o Opera. Portanto esse problema fica resolvido.
Edit2:
Reviews:
http://www.tuxmachines.org/node/2945
http://www.geektimelinux.com/index.php?q=node/view/237
|[-BooT-]| 07-10-2005, 18:00 logo à noite vou ver se ponho a sacar o slick para testar ;)
suse rula :D
LionGreen 07-10-2005, 18:30 Não consigo instalar o Suse :(
A instalação não passa do 1º cd :eek: mesmo depois de ter finalizado a instalação do 1º cd.
Nem tão pouco aparece mensagem a pedir outros cd's, pois pura e simplesmente o sistema faz rebot.
Talvez tenha falhado algum passo não sei, mas mesmo fazendo a instalação completa (5 cd's) acontece a mesma coisa
Mas também tentei instalar num PII @ 350Mhz....
Outubro parece k e o mes dos lançamentos em linux, Mandriva 2006 tb ja saiu para os "club members" e esta ai a 13 de Outubro e o Ubuntu tambem vai sair la po fim do mes...
Vou sacar o dvd durante as happy hours so mesmo pa ver as novidades :)
Pelo que tenho lido a versão 10.0 está bastante melhor que a 9.x. Será o poder da comunidade open-source? :)
Metro, o DVD já está disponível em algum site? Ou só os CD's? Já saquei o primeiro CD do darkstar, mas gostava mais de ter em DVD. :)
A única experiência que tive com o Suse (versão 9) foi bastante agradável, em termos de hardware ficou logo tudo certinho.
Penso que já venha preparado para ler divX, confirmas?
Metro, o DVD já está disponível em algum site? Ou só os CD's? Já saquei o primeiro CD do darkstar, mas gostava mais de ter em DVD. :)
A única experiência que tive com o Suse (versão 9) foi bastante agradável, em termos de hardware ficou logo tudo certinho.
Penso que já venha preparado para ler divX, confirmas?
Não tenho visto. Acabei hoje de o sacar mas por torrents que é como começou por estar disponível.
Com aquilo que meti no 1º post só falta tirar finos. Corre tudo o que tu quiseres.
Mas irrita-me faltar o Thunderbird que não encontro em lado nenhum.
Pelo suporte da comunidade o Ubuntu continua a ser uma excelente escolha.
Amanha sai a nova versão e por aqui tem tudo funcionado muito bem com o Ubuntu.
Vamos fazer aqui uns tutoriais a ver;)
Já tenho o DVD. Amigo Metro disseste para eu não instalar o Suse enquanto não fosse possível fazer tudo... o que é que está a faltar na distro? :)
Já tenho o DVD. Amigo Metro disseste para eu não instalar o Suse enquanto não fosse possível fazer tudo... o que é que está a faltar na distro? :)
O que eu disse, ou pelo menos queria dizer:D era para não instalares o Ubuntu. Ainda falta suporte para uma serie de coisas.
No SuSE chateou-me não conseguir arranjar o thunderbird.
Finalmente entendi o Yast e aquilo é bom. Penso que o SuSE tem várias coisas muito boas mas o apelo do Ubuntu no meu caso é maior. E tenho dual display a funcar no Ubuntu. Lindo:)
Pessoal, estou neste momento a escrever este post do SUSE 10, instalei mesmo no disco (isto é... não numa máquina virtual). Tou a adorar! O SUSE tem uns pormenores bastante bons, gostei da instalação, gosto do aspecto visual, gosto desde KDE e dos tweaks do SUSE, gosto do software que traz... enfim, tou a curtir. Por agora vai ser a minha distro de linux por uns tempos. :)
NeoToPower 19-10-2005, 13:51 Logo á noite instalo no portatil, aka arrastadeira. Acabei de o sacar hj de manhã e estou a gravar os 5 cd's agora :D
NeoToPower 19-10-2005, 22:16 WTF?!? Que raio de sistema de ficheiros é este? Reiserfs ?!? Será preferivel ao ext3?
WTF?!? Que raio de sistema de ficheiros é este? Reiserfs ?!? Será preferivel ao ext3?
The Linux kernel supports various filesystems. We'll explain ext2, ext3, ReiserFS, XFS and JFS as these are the most commonly used filesystems on Linux systems.
ext2 is the tried and true Linux filesystem but doesn't have metadata journaling, which means that routine ext2 filesystem checks at startup time can be quite time-consuming. There is now quite a selection of newer-generation journaled filesystems that can be checked for consistency very quickly and are thus generally preferred over their non-journaled counterparts. Journaled filesystems prevent long delays when you boot your system and your filesystem happens to be in an inconsistent state.
ext3 is the journaled version of the ext2 filesystem, providing metadata journaling for fast recovery in addition to other enhanced journaling modes like full data and ordered data journaling. ext3 is a very good and reliable filesystem. It has an additional hashed b-tree indexing option that enables high performance in almost all situations. You can enable this indexing by adding -O dir_index to the mke2fs command. In short, ext3 is an excellent filesystem.
ReiserFS is a B*-tree based filesystem that has very good overall performance and greatly outperforms both ext2 and ext3 when dealing with small files (files less than 4k), often by a factor of 10x-15x. ReiserFS also scales extremely well and has metadata journaling. As of kernel 2.4.18+, ReiserFS is solid and usable as both general-purpose filesystem and for extreme cases such as the creation of large filesystems, the use of many small files, very large files and directories containing tens of thousands of files.
XFS is a filesystem with metadata journaling which comes with a robust feature-set and is optimized for scalability. We only recommend using this filesystem on Linux systems with high-end SCSI and/or fibre channel storage and an uninterruptible power supply. Because XFS aggressively caches in-transit data in RAM, improperly designed programs (those that don't take proper precautions when writing files to disk and there are quite a few of them) can lose a good deal of data if the system goes down unexpectedly.
JFS is IBM's high-performance journaling filesystem. It has recently become production-ready and there hasn't been a sufficient track record to comment positively nor negatively on its general stability at this point.
Geralmente sim, e mais rapido que ext3, mas por outro lado e menos "maduro". E questao de experimentar... ;)
NeoToPower 20-10-2005, 13:37 FDX..... pela primeira vez fui impedido de instalar um OS só por causa de a hora que tinha acertado na instalação estava atrazada em relação á hora da bios. E por mais que quise-se mudar a hora ñ conseguia..... nem teclado numérico nem nada! Aparecia-me a opção pra mudar a hora e ñ csg mudar os algarismos, fize-se o que fize-se..... Outro erro estupido é eu estar a escolher os pacotes a instalar e sp que alternava entre jogos, software ofice like and so on nos filtros aquilo voltava sempre a anular as minhas escolhas....
Estive até ás 2 da manhã a marrar naquilo e nada.... fdx.
Vou experimentar hj outra vez e se continuar a mesma porcaria......... NEXT. Venha o proximo..... >(
Neo... não vales nada, aqui instalou logo à primeira! :D
Pá, por acaso já tinha andado a ler sobre este sistema de ficheiros, também não conhecia. Até agora estou a gostar bastante do SUSE e não penso instalar o Ubuntu tão cedo. Vou ainda alterar umas cenas tal como o Metro sugeriu... mas só quando tiver tempo. :)
Eu passei a usar sempre ReiserFS. Recomendação de um amigo;)
NeoToPower 20-10-2005, 22:25 Já está a instalando... já está.... e acaba dentro de 8 horas :nocom8le:
Metro, segui o guia lá de cima, instalei o mplayer, w32 codecs e afins e continuo sem poder ver um .wmv... :( Diz que falta um demux (acho que foi isto) no xine. Ele está a abrir o video pelo kaffeine.
Alguém com o mesmo problema? Ou anda tudo pelo ubuntu?
Acho que foi bastante interessante a Novell ter lançado uma versão Open do SUSE, afinal tem quase tudo... tirando uns programas e ficheiros proprietários. :)
Mas gostava mesmo de por esta bosta a ver wmv... Quer dizer, na volta também não dá para ver avi's e afins, só experimentei com wmv.
Já está a instalando... já está.... e acaba dentro de 8 horas :nocom8le:
Só por curiosidade... em q máquina (specs) está a instalar?
Tou curioso para experimentar isto
Tenho um softspot pelo SuSE
Foi a primeira distro de Linux que usei para aí versão 5.qq coisa
NeoToPower 21-10-2005, 19:04 Portatil com Pentium MMX 266, 96 de ram e cd x24 numa instalação de 3.4gb.... e guess what...... só instala o 1º cd e bloqueia no boot... sou mesmo azarado.
Já agora, é normal ele pedir os restnates cd's na instalção ñ é? Nem chega a fazer qualquer boot pelo meio ñ é? É que a mim assim que acaba o 1º cd ele faz logo reboot, tipo nem 30% da instalação está feita.
Experimenta por lhe debian... deve se dar melhor.
Nemesis11 22-10-2005, 01:23 Já agora, é normal ele pedir os restnates cd's na instalção ñ é? Nem chega a fazer qualquer boot pelo meio ñ é? É que a mim assim que acaba o 1º cd ele faz logo reboot, tipo nem 30% da instalação está feita.
Isso é normal. Ele faz um reboot no fim do primeiro cd e depois pede o 2º.
NeoToPower 22-10-2005, 08:48 Pede? Quando?
Nemesis11 22-10-2005, 11:14 Instala o 1º cd até ao fim (dá para ver na barra vertical do lado direito) -> Aparece uma lista de tarefas que ele faz até ao fim -> Reboot -> Inicia o setup de novo -> pede o 2º cd.
Espero não estar a confundir com o 9.X (que penso que era a mesma coisa).
LionGreen 22-10-2005, 12:48 Eu também já tentei instalar o Suse e acontece a mesma coisa.....
Instala o 1º cd na boa, mas depois quando faz o reboot nunca me chega a pedir o resto dos cd's :(
Será por ser numa máquina mais velhita que ele faz isso?
PII MMX @ 350Mhz
192Mb RAM
40Gb hdd
32x Cd/Rw
Edit:
Afinal já consegui...
Após a instalação do 1º cd o sistema faz reboot...o que fiz foi arrancar novamente com o 1ºcd e em vez de fazer nova instalação, fiz a 2º opção de fazer update da instalação...o Suse botou na partição de onde estava a fazer a instalação e por fim lá pediu os restantes cd's.
No fim e para verificar se tudo tinha ficado como deve ser (dual boot com o Xp) reiniciei a máquina, mas não mais consegui fazer boot :( já que aparece a menssagem "Grub error 17"
tkm_[pt] 24-10-2005, 21:30 Já tive a experimentar o Suse 10 (versão eval).
Em relação ao 9.3 está mais bonito graficamente, já se pode escolher qual o sistema gráfico preferido.
Mas o trabalho que se tem para ter a multimédia a funcionar é maior. No 9.3 tinha só que fazer o download de 4 pacotes do Yast, agora tenho que meter lá mais dois mirrors (Packman e Guru) e fazer o download dos pacotes.
E ainda por cima, estes dois no fim de semana estiveram insuportávelmente lentos. Só para terem uma ideia, demorou mais de 2 horas para sacar o w32allcodecs de 20 megas. Já o MPlayer demorou praticamente o jogo do Porto-Nacional, e eram só 10 megas.
Além disso, acho que este 10 está ligeiramente mais lento que o 9.3. Não tanto no boot, mas a arrancar as aplicações e a desligar. E ainda não me deixa escrever para as pens, pois elas são montadas como root, e não como o utilizador actual. Quando estiver no linux vai ser mais um bocado de tempo perdido a ver que soluções andam por ai para isto.
No Gnome, o painel de controlo dos screen savers foi alterado, e para pior, na minha opinião. Além disso, o gnomesu deixou de dar (já tive este problema antes).
O amarok não reconhece o motor do xine, e o xmms não tem lá os plugins para ler mp3 (lá vou ter que os sacar :().
Já tenho os videos a funcionar, agora só falta mesmo testar os DVD's.
Pá, isso que disseste é verdade tkm, o problema foi o Packman ter estado lento, também demorei a sacar as cenas, mas agora tenho tudo a funcionar. Pá tou a adorar este SUSE. :)
Estou a experimentar agora o amaroK que nunca tinha experimentado e está brutal! Muito melhor que o iTunes na minha opinião, tenho as letras das músicas sem num click, as capas é um show porque vai buscar à Amazon! Está muito bom mesmo!
LionGreen 25-10-2005, 18:18 Também já consegui por a trabalhar, finnaly :007:
É a 1ª vez que trabalho com o Suse e realmente esta versão parece estar bem completa com um bom pacote de programas, mais propriamente o OpenOffice :)
É um pouco lento :( mas dou desconto á maquina onde o tenho instalado.
Agora tenho um problema que não consigo fazer boot para o Win :(
Verifiquei o ficheiro lilo.conf e parece estar tudo dinheirinho, já que tenho os dois SO's no mesmo disco, mas nem mesmo assim consigo botar para o Win :(
Murcielago_V12 25-10-2005, 22:24 o suse 10 rulla buezes
tkm_[pt] 25-10-2005, 22:36 Agora tenho um problema que não consigo fazer boot para o Win :(
Verifiquei o ficheiro lilo.conf e parece estar tudo dinheirinho, já que tenho os dois SO's no mesmo disco, mas nem mesmo assim consigo botar para o Win :(
LILO!?
O Suse usa Grub já à um tempo. Tens a certeza que metestes o lilo como boot loader?
E como está o grub.conf?
Nemesis11 25-10-2005, 23:03 Não é grub.conf, é menu.lst
/boot/grub/menu.lst
[BoB]Marley 26-10-2005, 12:03 só para marcar o tópico.... para seguir mais facilmente o topico...
tá deveras interessante.
pelos vistos vou mudar do fedora para o suse 10 ou o proximo unbutu :)
tkm_[pt] 26-10-2005, 14:16 Não é grub.conf, é menu.lst
/boot/grub/menu.lst
Ups, pensava que era parecido com o lilo. Já dá para ver como que nunca trabalhei com o Grub.
tkm_[pt] 26-10-2005, 14:52 Descobri uma lista dos mirrors para o repositório do PackMan.
É só seguir o link (ftp://packman.links2linux.de/pub/packman/MIRRORS).
Mais tarde vou ver como se portam.
Obrigado tkm, dá bastante jeito até porque o packman é bastante lento por vezes.
Pessoal descubri agora este site porreiro para quem tem SUSE. http://linux01.gwdg.de/~pbleser/index.php
E tem também repositórios: http://ftp.gwdg.de/pub/linux/misc/suser-guru/rpm/10.0/
Este é para o SUSE 10 mas também tem para outras versões anteriores. :)
pepemolesa 27-10-2005, 00:31 Eu sou grande fã de Suse, e estava muito ansioso pela versão opensuse 10.0.
No entanto nem tudo funcionou bem para mim.
Já utilizo Suse há muitos anos e pela primeira vez tive problemas, não que seja muito muito grave, mas pronto.
Instalei o opensuse no meu portátil targa (já lá tinha tido a versao 9.3 a funcionar na boa), só que logo no início da instalação se por acaso tivesse algum dispositivo usb ligado (tipo um rato) a instalação não avança. Se eu desligo os dispositivos usb, a instalação já avança, no entanto os módulos usb não são instalados. Ou seja, eu tenho rato, porque tenho o touchpad, mas pens e afins no futuro nada funciona, e tive este problema tanto na versão 32 como na versão 64 bits. Deve ser algum problema com a versão do kernel que não deve gostar da board do portátil. Sei que houve mais gente com este problema porque fui ver os bugs desta versão do suse e este problema está lá reportado.
Não experimentei a versão 100% novell, porque também não me interessa, queria mesmo ficar pela versão open. Vamos lá ver se ainda resolvo este problema.
Finalmente ja tenho o Suse 10 em Dvd, a sacar aki no IST levou cerca de uma hora :D
Assim k tiver tempo experimento isto :)
Finalmente k o caloiro aprendeu ... os veteranos de Electro é k na sabem disso :P (né merven ? :P)
Finalmente k o caloiro aprendeu ... os veteranos de Electro é k na sabem disso :P (né merven ? :P)
Biatche! Eu queria o DVD coisa que o Darkstar não tem! :P O veterano de leec saca as suas distros do IST mas agora prefere sacar de casa para xular o ISP! :p
Eu saco mtas distros sem ser do Darkstar ... na te preocupes, a velocidade para fora tb é alta :P
Biatche! Eu queria o DVD coisa que o Darkstar não tem! :P O veterano de leec saca as suas distros do IST mas agora prefere sacar de casa para xular o ISP! :p
http://darkstar.ist.utl.pt/suse/i386/10.0/
Nao tem? De certeza? ;)
pepemolesa 28-10-2005, 17:32 http://darkstar.ist.utl.pt/suse/i386/10.0/
Nao tem? De certeza? ;)
Isso é da versão da novell, não é da versão opensuse.
[BoB]Marley 28-10-2005, 21:09 é provavel já que diz "eval"
sakei ontem a versao dvd e cd, mas ainda tenho de queimar os cd's ou o dvd para testar isso
o suporte pra o meu cablemodem e que nao e famoso... (motorola sb4200), ja no 9.3 era a mesma coisa...
soluçao: ligar o wireless k funka 5*
se alguem tiver ideias para o cable modem partilhe ai.
de qq maneira em geral este suse 10 esta muito bom... partilho e da opiniao do user que diz que está mais lento a abrir aplicações... (aqui centrino 1.6/2mb 512 notase bem)
Tutorial para instalar o E17 no SuSE.
Têm aqui vários screenshots:)
http://www.novell.com/coolsolutions/feature/16231.html
O futuro é lindo.
Isto não tem muito a ver com linux, aliás é para Windows, mas pergunto aqui porque tem a ver com o amarok.
Alguém conhece um player do mesmo tipo do amarok para Windows? É que aquilo vai lugar buscar as letras e capas dos albuns, gosto disso. O iTunes não faz isso. O Foobar2000 é muito chato de configurar. Queria algo ready and packed to go. Any ideias?
BTW, ainda continuo com o SUSE 10. Muito porreiro. :)
eu sou novo nisto.. digam-me la.. como raio meto o som a funcionar!! n da para ler mp3 e ja percebi que é algo que falta instalar!!
Creio que está algures aqui na thread que os codecs não sse instalam de raiz tens de o fazer depois.
Tens tb a solução.
Se me enganei de thread...... sorry, faz um search.
alguém com suse para me ajudar por msn :D
ja encontrei a thread e ja a perdi outra vez.. mas fiz o k disseram e n resolveu nd ! :(
continuo sem ouvir nd
ja encontrei a thread e ja a perdi outra vez.. mas fiz o k disseram e n resolveu nd ! :(
continuo sem ouvir nd
Acabei de responder noutra thread.
Instalem Ubuntu que t~em lá a info toda. Este é o problema do SuSE. Instalar programas.
Boa tarde a todos! Sou novo por cá e gostaria de saber se porventura, há alguém que me possa dizer como pôr a funcionar o Kaffeine!!! É que já não posso mais!!!!!!! Tenho experimentado tudo e...nada. Faltam-me esses malditos "codecs". Onde obtê-los e como os instalar? A segunda questão, é o facto de eu descarregar programas da Net e não saber como os executar e instalar!!!!!!!
Não sei como funciona este "site", no que concerne a respostas. Em todo o caso aqui está o meu e-mail, caso seja necessário para eventuais respostas a este GRITO DE SOCORRO.
O meu e-mail é: ww24@clix.pt
Um obrigado a todos.
JOÃO
:wow:
ww24, és capaz de me esclarecer o teu post e as respostas ao teu próprio post com um:
"Vou-te enviar um e-mail??".
Estes verdinhos andam a ficar cada vez mais... lunáticos! :D
AndreAPL 01-05-2006, 23:15 é o "pó" ... :p
Tou aqui também a pensar testar o Suse (eval) 10... :D ja do 9 tinha gostado, mas pra quem sempre andou com debian é sempre 1 "choque" :D
|
|