View Full Version : Chips em consolas

kidloco
04-10-2005, 13:52
Não queria criar nenhuam thread com isto, mas assim ao menos não há off-topic nas outras threads.

Não consigo perceber, num forum onde vejo:

. threads a ensinar a desbloquear processadores (através de software ou hardware)
. threads a ensinarem mods de placas e afins
. threads a falarem acerca de aplicações para hackar firmwares na PSP
. threads a ensinarem a dar a volta à "protecção" de updates do win
. threads a ensinarem a dar a volta à alfândega
. etc

e depois fala-se de chips de consolas (xbox), e recebe-se avisos e veêm-se os post apagados.

Num forum em que se dá valor ao "espremer" da máquina (OC e afins), à costumização das máquinas, em conseguir-se ter o caro comprando o barato e espremendo esse barato, etc... e depois por outro lado se castra tudo o que envolva chips de consolas. Isto porque:

. as pessoas/moderadores pensam que chips = jogos piratas
. as pessoas/moderadores pensam que é ilegal meter chips

quando:

. meter chips é legal. mesmo significando a perda de garantia, não deixa de ser um acto legal
. posso correr linux com os chips...instalar o folding/boinc/whatever
. posso correr homebrews freeware ao dispor de todos
. posso correr emuladores freeware
. há bios legais
. meter um chip é levar a consola (xbox) para níveis acima do que ela faz de origem (uma espécie de oc)

Se dizer que chipar uma consola (xbox) é blasfémia, então desculpem-me, mas eu não consigo perceber o porque. Se axam incorrecto falar-se de chips (ensinar, explicar, dialogar, proferir a palavra, etc), então deveriam mudar de atitude quanto a outros temas. Tudo isto, porque eu não quero chegar aqui um dia, e ver que fui banido porque defendo os chips nas consolas, porque defendo o aproveitamento do hardware e o aumento das capacidades da máquina, porque defendo o best-buy.

Chips != jogos piratas , tal como
gravadores dvd != gravações piratas , ou mesmo
p2p != pirataria , etc.

Não sei porque analisam as coisas sempre pelo lado mau da coisa. É o nosso espírito latino ? de desconfir de tudo e de todos ? No entanto fala-se de qual o melhor gravador, qual o melhor programa de p2p, tiram-se dúvidas acerca de programas de p2p, de como ripar dvds (uups backups sorry), e depois quando se fala de chips, é-se castrado.

Por alguma razão os chips são vendidos legalmente: porque vêm com bios legais.

Não me custa nada evitar a palavra/conversa chips, mas depois ver threads onde se falam de coisas piores...isso sim já custa, pois não há dualidade de critérios. Secalhar devia começar a falar de chips no Modding/Overclock ? weird stuff.

Não tenho nada contra o/s moderador/es, que isso fique claro.

Cumps.

stuka666
04-10-2005, 13:57
Concordo.

Uma coisa são chips e outra são jogos/aplicações piratas. Meter tudo no mesmo saco é errado.

Sadino
04-10-2005, 14:10
kidloco,

concordo em tudo contigo, e foi uma questão que em tempos também coloquei mas ninguém foi capaz de me esclarecer.

Quanto aos post's apagados penso que terá de ver com a tendência em o tema se extender para a pirataria. Se assim foi concordo com essa atitude, se não foi convém esclarecer o porquê de se ter apagado.

MaLok0
04-10-2005, 14:12
kidloco compreendo a tua situação, mas falar de chips em consolas tinha mais fundamento se 90% dos utilizadores do forum nao utilizassem os chips para correr jogos piratas. O resto das situações em que ves no forum, é "normal", nao o correcto.. enfim.........

kidloco
04-10-2005, 14:20
kidloco compreendo a tua situação, mas falar de chips em consolas tinha mais fundamento se 90% dos utilizadores do forum nao utilizassem os chips para correr jogos piratas. O resto das situações em que ves no forum, é "normal", nao o correcto.. enfim.........

Não sabes se 90% tem chips pra correr jogos piratas. Não se pode partir desse principio. Assim como não se pode partir do principio que 90% de quem compra gravadores de dvd, o faça para poder ripar os filmes do clube de vídeo lá da terra.

Há sempre o lado bom e o lado mau da questão. Cortar com ambos os lados é igual a "ditadura". Há sempre o risco da conversa ir para o lado mau, mas aí é que entram os moderadores não ?

MaLok0
04-10-2005, 14:21
eu nao sei, tenho a certeza :p
Sim, tens razão.

Zealot
04-10-2005, 14:30
Não queria criar nenhuam thread com isto, mas assim ao menos não há off-topic nas outras threads.

Não consigo perceber, num forum onde vejo:

. threads a ensinar a desbloquear processadores (através de software ou hardware)
. threads a ensinarem mods de placas e afins
. threads a falarem acerca de aplicações para hackar firmwares na PSP
. threads a ensinarem a dar a volta à "protecção" de updates do win
. threads a ensinarem a dar a volta à alfândega
. etc

e depois fala-se de chips de consolas (xbox), e recebe-se avisos e veêm-se os post apagados.

Parabéns por te teres dado ao trabalho de expôr essas... hum.... "nuances". No entanto tens de perceber que esses pontos que referiste são usados apenas por pessoas inteligentes, enquanto que quem chipa o que quer que seja para usar software pirateado já é chico-esperto. E ninguém gosta de chico-espertos. :P

Sim, estou a ser irónico. Incomoda-me muito mais ter de aturar as ordinarices e má-criadagem daquilo que certos users escrevem (a porcaria do filtro do vBulletin serve para alguma coisa; já faltou mais para isto parecer o "Chupa-mos") do que alguém estar a dizer onde saco ROMs. :rolleyes:

_zZz_
04-10-2005, 16:13
kidloco, em que thread é que te foram apagados os posts? apesar de concordar com o que disseste, tenho a sensação de que isso tava a ser falado na thread da ps3 ne? e fikei com a ideia que o korben disse que ia apagar esses posts porque tavam uma beca offtopic

nao tou a querer desculpar ou acusar ninguem.. mas talvez seja um mal entendido? é que ja vi people a falar de chips (nao,nao és tu chip:P) sem problemas

NeoToPower
04-10-2005, 18:17
Duh...... mas sempre se pode falar livremente de chips de consolas. Aliás, uma pequena pesquisa e de certeza que encontras meia duzia de threads com esse tema.
O problema apenas se coloca porque há sp alguem que gosta de pisar o risco e puxar a conversa pra onde ñ deve. Nesses casos é logo o post editado e apagado.
Tal como falar do firmware da psp..... a partir do momento que a conversa desvia dá bronca ;) É a imagem do forum que se está a defender.
Querem falar de chips? Querem falar de hacks e bla, bla.... whatever? Ñ se desencaminhem das regras do forum e podem falar livremente ;)

kidloco
04-10-2005, 19:38
kidloco, em que thread é que te foram apagados os posts? apesar de concordar com o que disseste, tenho a sensação de que isso tava a ser falado na thread da ps3 ne? e fikei com a ideia que o korben disse que ia apagar esses posts porque tavam uma beca offtopic

nao tou a querer desculpar ou acusar ninguem.. mas talvez seja um mal entendido? é que ja vi people a falar de chips (nao,nao és tu chip:P) sem problemas

Estava na thread da xbox360 e ps3. Eu li claramente que era sempre a mesma *erda com a conversa dos chips e bla bla bla. E que quem não tem dinheiro para comprar jogos, não devia ocmprar consolas.

Ora bem, se eu tenho ou não dinheiro para as coisas é comigo. Sempre disse que compro a consola next-gen que for mais "chipavel" por causa do media center. Repito, por causa do media center. Nunca falei em jogos piratas, como tal, se é permitido falar de chips de consolas, e se estamos numa thread sobre a consola, então a conversa de chips não é nada offtopic. Se estivessemos a falar de chips da ps2 numa thread da ps3...mas não estavamos.

A mim não me afecta muito. Apenas vim tirar a dúvida. Não quero "revolucionar" nada.

QuickFire
04-10-2005, 20:08
Bem... eu tenho chip na xbox e até já esclareci algumas duvidas em tópicos sobre isso mesmo sem nunca ser moderado... agora existe a situação de falar de chips quando se vê que estamos directamente a falar de pirataria tentando "esconder" e aqueles que são os que dizes os legais para meter linux etc... esses penso que não existe problema nenhum :)

Metro
06-10-2005, 17:05
kidloco:

As observações que fazes são pertinentes e vindas de ti não necessitavas de fazer a ressalva que fizeste no teu post a dizer que não tens nada contra o staff. As pessoas vão se conhecendo e percebem quem quer o quê.
Dito isto é certo o seguinte:

1- Se quiserem encontrar forma de actuação diferentes em situações identicas é facil. Com tantas threads, tantos users, tantos posts não é possivel manter tudo igual.

2- Os chips nas consolas, os torrents, P2P, instalação do MacOS em x86 é ilegal à partida como bem sabes.
A questão é que tudo isto tem nuances. Os chips como bem dizes podem ser para correr Linux etc etc. Os torrents são um excelente meio de disponibilizar software, nomeadamente Linux e BSD. P2P tb pode ser usado para esse efeito. A instalação do Mac OS já é mais problemática pq que se saiba nenhum user daqui tem os kits de desenvolvimento. Acerca dos DVDs tb ninguem terá qq problema se quiser fazer um backup de um original. principalmente quem tem filhos que tratam os desgraçados dos DVDs como discos voadores.

Mas no final a questão é sempre a mesma.
As pessoas efectivamente usam o P2P, os torrents, a gravação de DVDs etc etc para fins legais? Devemos num forum público, em que as threads onde isso é discutido são livres de serem vistas por qq pessoa que não está registada discutir isso? Quando se para a discussão? Quando tivermos 50 links para locais onde se saca a triologia do Senhor dos Aneis ou para-se antes sequer de se começar a discutir.

kidloco:
Gostava de saber a tua opinião acerca do assunto e propor regras definidas sobre o assunto. Ninguem sabe toda a verdade por aqui mas estes assuntos podem e são sempre um pau de dois bicos e 90% das vezes são para fins ilegais.

Se quiseres alterar o título da thread e aproveitar para discutir todos os assuntos que eu coloquei por mim é na boa mas pedia a todos que propusessem soluções e não o "acho mal que não se discuta", "é sempre a mesma coisa não se pode falar de nada etc".

Nestes assuntos quais os limites? E não argumentem sff que não são moderadores e portanto não têm que resolver as coisas. Essa tem sido uma resposta que tenho ouvido muitas vezes. É certo que não são mas dizer que está mal sem propor soluções tb se perde a razão. Isto não é para o kidloco é para todos. Ele só começou uma dicussão a meu ver pertinente.

blueangelman
06-10-2005, 17:21
Metro..por acaso numa das poucas vezes que participei no subforum jogos e consolas,recordo me de ter dito qq coisa sobre um jogo qq e vieram logo um ou dois users a partir do principio que era cópias piratas etc e tal..sem me conhecerem de nenhum lado..pareceu me mal e pouco lá vou que já sei que há sempre os extremistas em tudo..e eu nao gosto de me chatear porque sou da paz(e das babes):lol: isto pra dizer que nalguns pontos concordo com o kidloco mas nao deixas de ter razao no ponto..onde é o limite?....fica na consciencia de cada um como sempre..bom senso e respeito pelas regras.:)

o que me lembra de termos um assunto a conversar por pm,já que no almoço nao deu.;)

um abraço.

The_Z
06-10-2005, 17:21
Kidloco,

O grande problema destes temas, é que começam bem mas acabam sempre mal. Ou seja, onde posso sacar o jogo tal (que ainda n saiu na europa), vou chipar a minha xbox para jogar este ou aquele jogo, etc, etc.

Não vejo mal algum em discutir os temas a q te referes, o problema é q existem sempre users q n conseguem saber até onde podem ir.

deadendBurst
06-10-2005, 19:41
2- Os chips nas consolas, os torrents, P2P, instalação do MacOS em x86 é ilegal à partida como bem sabes.

1 - Quanto aos chips não tenho a certeza, mas penso que não ilegal, apenas perde a garantia perante a marca (e a empresa poder recusar o arranjo da maquina, mesmo a pagar), mas vou-me informar melhor sobre isso

2 - Os P2P e Torrents não são ilegais! O que tu trocas lá pode ser ou não ilegal! Se p2p fosse ilegal, podias esquecer o file send do msn, ou o do irc, ou de outro qq programa, pq tb actuam como p2p.

3 - A instalação de MacOS em x86 que não sejam fornecidos pela Apple é ilegal, mas se instalares num x86 que tenhas comprado na apple... convem que seja legal!!!!

4 - Basicamente, tudo acima referido pode ser usado de forma ilegal ou legal, dando um exemplo estupidamente estupido, é como ter uma arma, podes usa-la para te defenderes (tipo, um gaijo quer entrar dentro de tua para roubar a tua xbox chipada, desligar o cliente de torrent e o emulas, tudo a funcionar num amd a correr macOSx) é legal, mas se usares para ir roubares chupa-chupas ali à merciaria do srº zé, já é ilegal!

Acho que acima de tudo tem de reinar o bom senso. "Ah e tal, qual o melhor cliente de p2p?" Lógico que ng vai dizer que quer um p2p para piratia, mas toda a gente sabe que vai para isso :004:

Kidloco, domingo vou votar em ti!

Aquele abraço

ps: quando souber se é legal ou não chipar um consola eu posto aqui, se ng entretanto postar!

Metro
06-10-2005, 19:50
1 - Quanto aos chips não tenho a certeza, mas penso que não ilegal, apenas perde a garantia perante a marca (e a empresa poder recusar o arranjo da maquina, mesmo a pagar), mas vou-me informar melhor sobre isso

2 - Os P2P e Torrents não são ilegais! O que tu trocas lá pode ser ou não ilegal! Se p2p fosse ilegal, podias esquecer o file send do msn, ou o do irc, ou de outro qq programa, pq tb actuam como p2p.

3 - A instalação de MacOS em x86 que não sejam fornecidos pela Apple é ilegal, mas se instalares num x86 que tenhas comprado na apple... convem que seja legal!!!!

4 - Basicamente, tudo acima referido pode ser usado de forma ilegal ou legal, dando um exemplo estupidamente estupido, é como ter uma arma, podes usa-la para te defenderes (tipo, um gaijo quer entrar dentro de tua para roubar a tua xbox chipada, desligar o cliente de torrent e o emulas, tudo a funcionar num amd a correr macOSx) é legal, mas se usares para ir roubares chupa-chupas ali à merciaria do srº zé, já é ilegal!

Acho que acima de tudo tem de reinar o bom senso. "Ah e tal, qual o melhor cliente de p2p?" Lógico que ng vai dizer que quer um p2p para piratia, mas toda a gente sabe que vai para isso :004:

Kidloco, domingo vou votar em ti!

Aquele abraço

ps: quando souber se é legal ou não chipar um consola eu posto aqui, se ng entretanto postar!

Como é obvio queria dizer que 90% das vezes se usa para coisas ilegais. Per si não são ilegais. Não sei realmente em questão aos chips se é ilegal o acto de chipar ou se se perde só a garantia. Mas ninguem a chipa que não seja para jogar.

Aliás tu próprio dises e era ai que eu queria chegar.

Lógico que ng vai dizer que quer um p2p para piratia, mas toda a gente sabe que vai para isso !

Pegando nesta tua frase assumo que aches que não se deve falar sobre estes assuntos. Se é para pirataria...

NeoToPower
06-10-2005, 21:34
Metro, acho que acima de tudo têm de se definir o que pode ser dito e o que ñ pode ser dito.
Quando falamos em chips, p2p, alteração de firmwares ( PS por exemplo ) estamos a andar sobre uma tenue linha que facilmente pode ser transporta com um descuido.
Fica a minha sugestão:

-P2P-

- Nada de endereços pra servidores
- Nada de links pra ficheiros ( edonkey links por exemplo ) a ñ ser que sejam ficheiros legais, estilo distros de linux and so on.
- Links com listas de torrents não
- Links com listagens de servidores não
- Links com listagens de ficheiros legais sim ( várias distros de linux vêm por torrent e com um tracker própio)
- Links para programas p2p sim.
- Despistagem de problemas relacionados com problemas unica e exclusivamente com o programa p2p sim, desde que ñ entre em colisão com os items anteriores, sim.

-Chips de consolas e cracks de firmwares com intuito de desbloquear o acesso a novas funções-

- Links com sites de lojas, não. ( o google é uma exelente ferramenta pra isso ) (mas sim caso os chips em si ñ sejam considerados ilegais ;) )
- Links para software, firmware com o intuito de desbloquear, não. ( idem acima) (idem acima)
- Links para software de teor ilegal.... nem pensar.
- Discutir ou fazer menção a usos ilicitos ou a intenção de tal, nunca.
- Discussão aberta sobre chips e suas caracteristicas sem entrar em conflito com os pontos anteriores, sim
- Discussão aberta sobre firmwares e as suas caracteristicas sem entrar em conflito com os items anteriores, sim.
- Explicar o processo de instalar um chip e/ou fazer uma alteração do firmware ou software sem entrar em conflito com os items anteriores, sim.

- Gravação e cópia de material protegido por copywrith-

- Cópia/ e gravação de material protegido ñ pussuindo o original, não.
- Cópia/ gravação de material ñ abrangido por proteção, sim
- Esclarecimento de duvidas e suporte tecnico a programas de cópia/gravação desde que ñ entre em colisão com os items anteriores, sim.
- Links pra material ilicito, não.
- Discução sobre software ilegitimo, não.

Fica assim dada a minha sugestão. Eu sei que isto foi mais um engrossar a linha pela qual se caminha... mas assim tb mais dificilmente se transpõe a mesma ;)
Quem tiver sugestões e criticas construtivas a fazer acho que serão muito bem vindas :D

The_Z
07-10-2005, 08:53
Neo,

Esta lista, bem construida por sinal, era aquilo que cada um de nós já devia saber.

Se metemos isto nas regras um dia temos q dizer aos users qdo tem de expirar e inspirar. A questão passa sempre pelo bom senso, o que n impera em mta gente.

Mas infelizmente n sei se num futuro próximo n seremos obrigados a utilizar a tua lista. Mas o triste no meio de isto tudo é q vai haver sempre alguem que vai tentar contornar as regras.

MaLok0
07-10-2005, 11:44
vai aparecer alguem "comprei o original no eBay em ingles, mas ripei e queria colocar as legendas como faço?" ... há sempre chicos-espertos

kidloco
08-10-2005, 21:21
Mas no final a questão é sempre a mesma.
As pessoas efectivamente usam o P2P, os torrents, a gravação de DVDs etc etc para fins legais? Devemos num forum público, em que as threads onde isso é discutido são livres de serem vistas por qq pessoa que não está registada discutir isso? Quando se para a discussão? Quando tivermos 50 links para locais onde se saca a triologia do Senhor dos Aneis ou para-se antes sequer de se começar a discutir.

kidloco:
Gostava de saber a tua opinião acerca do assunto e propor regras definidas sobre o assunto. Ninguem sabe toda a verdade por aqui mas estes assuntos podem e são sempre um pau de dois bicos e 90% das vezes são para fins ilegais.

Depois escrevo algo :)

Morpheus
09-10-2005, 03:02
mto sinceramente não acho que o facto de falarmos de P2P ou de chips para consolas poderá por o forum em risco ... desde que os links fossem transmitidos aos users por PM ou no caso de por exemplo ser uma distro linux por o link directamente no post ...

Os chips para consolas ... sinceramente andam prai uns quantos dsc a expressão "meninos-cocós" armados em engracadinhos que quando lêem as palavras P2P, e-mule, modchip igualam tudo à pirataria e come tudo pela mesma tabela isto é totalmente errado pois eu duvido que 100% dos users deste forum n usem pelo menos um programa que seja "sacado" e que tenha levado um crackzito por cima...vem dar uma de santos do pau oco e n passam de hipocritas...

curioso é que houve um user que tentou discutir qual seria o melhor chip para a Xbox mas teve de ir procurar a explicação a outro sitio ... ora se é suposto haver entre-ajuda e camaradagem entre todos nós por raio é que temos de ser estupidos ao ponto de não poder falar livremente acerca do assunto e deixar links para paginas "confusas" e coisas que "apontem" para o ilegal para as pm que podem circular livremente...

MaLok0
09-10-2005, 12:00
Lá por haver quem use cracks, isso não significa que também tenha que haver no fórum. E depois há aqueles users que só cá vem ao fórum para perguntar sobre bloquear internacional, os creditos xxx do emule, etc etc etc :)

The_Z
09-10-2005, 12:58
Vamos ver uma coisa, ninguem é santo neste forum. Agora nós temos que zelar pelo bom nome deste forum e em ultima análise pela sua sobrevivência e se para isso temos que proibir alguns temas, então n duvidem que o iremos fazer.

Não mesclem alhos com bugalhos. Uma coisa é aquilo q cada um faz outra coisa é aquilo que devem fazer neste forum. Eu acho q está claro, n existe nenhuma hipocrisia.

Com isto n estou a dizer que é proibido falar de p2p, mod chips etc. Agora tudo tem um limite, sejam inteligentes ao falarem deste temas, e n interpretem mal aquilo q acabei de escrever.

SwimmerBoy
10-10-2005, 01:07
Lá está...o forum é demasiado visivel para se falar de "ilegal stuff", percebam isso!!

[[]]

StormhawK
11-10-2005, 04:16
Eu tenho uma regra em relação a esse assunto.

Se a coisa for ilegal, provavelmente há um motivo qualquer. Mesmo que o único lesado com a ilegalidade seja uma empresa gorda, irritante e tirana, continua a ser essencial respeitar a lei quanto mais não seja por causa do bom velho "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti".

E, se é ilegal, o melhor é não falar sobre o assunto e pronto.

O problema é que, realmente, esta coisa dos modchips é mas é uma grande gaita. Devem dois ou três desgraçados, que realmente só queriam jogar o título "japan only" que conseguiram encontrar no Ebay, ficar impedidos de falar sobre isso por causa dos outros perna-de-pau que usam o mesmo chip/método para jogar as cenas sacadas da net?

Infelizmente, a resposta é provavelmente sim.
A parte frustrante é que assim, além de prejudicar a indústria que aldrabam, os piratas lançam um outro efeito negativo que é a limitação de liberdade a quem quer discutir esses assuntos sensíveis por motivos lícitos.

Eu sei que imensos de nós (eu antigamente incluído) têm a mula/azureus/whatever sempre a bombar com os lançamentos que só saem para a semana que vem. É um facto e somos todos adultos portanto é escusado prolongar a retórica moralista.

O que eu gostava de sugerir era que o pessoal se contivesse um bocado antes de anunciar à boca cheia coisas como "ei o jogo é fixe mas muito curto" logo a seguir a um post que anuncia a data de lançamento para daí a X dias.
Ainda que não necessariamente relacionado com os modchips em questão, é um fenómeno sintomático do problema de que estamos a falar, e acho que era um bom começo para a auto-moderação.

A propósito, talvez uma ajuda ao Korben no fórum jogos não fosse completamente descabida.

Triston
11-10-2005, 05:16
@Kidloco

Obrigado por carregares a arma que eu vou disparar =)

Chips != jogos piratas , tal como
gravadores dvd != gravações piratas , ou mesmo
p2p != pirataria , etc.

Não sei porque analisam as coisas sempre pelo lado mau da coisa. É o nosso espírito latino ? de desconfir de tudo e de todos ? No entanto fala-se de qual o melhor gravador, qual o melhor programa de p2p, tiram-se dúvidas acerca de programas de p2p, de como ripar dvds (uups backups sorry), e depois quando se fala de chips, é-se castrado.

Pessoalmente ja andava para tocar neste assunto ha um tempão mas acho q nunca tive nem pachorra nem vontade de me chatear e ser flamado pelo que vou dizer mas ja que tocaste no assunto aqui vai:

Por causa de 80% da população houveram 20% da população do pais que perdeu o acesso a montes de sitios a que costumava ir, sim estou a falar de não fumadores e de fumadores, o q e' certo e' q neste momento se eu quiser fumar num inter cidades ou num alfa estou confinado a uma casota no fim do comboio e isto pq por lei a CP nao pode eliminar um local de fumadores em comboios cuja viajem seja superior a 2 horas, mtos restaurantes a q ia adoptaram uma politica de não fumo e agora se quiser ir satisfazer o meu vicio vou la para fora.

So mencionei isto por uma questão de proporção... o q e' certo e' o seguinte, ja se fizeram estudos em que se chegou 'a conclusão de que de todo o trafego de p2p so 2% pode ser considerado legal, ja se fizeram estudos em que se chegou 'a conlusão que 95% todos os chips são usados apenas para pirataria de jogos mtas vezes sacados atraves de p2p. Não vou falar dos gravadores de dvd, e' pa ja tenho um ha 1 ano e nunca ripei um unico filme, alias usu-o mais como leitor para ver dvd's que nao funcam na minha PS2 ou para aproveitar o som dolby dos filmes usando as colunas do pc e da aparelhagem pra criar o surround.

O q e' certo e' q num forum publico a mim irrita-me solenemente verem-se threads a falarem de algo cuja probabilidade de serem usadas para fins legais e' de 2% quando existem na internet inumeros forums e sites exclusivamente dedicados a esses temas, não e' so uma questão de principio, e' uma questao de este ser como ja disse um forum publico que um dia destes 'a conta desse tipo de threads passa a ser identificado como um forum de apoio ao warez e 'a pirataria.

O q eu proponho: Decidam-se de uma vez e acabem com a zona cinzenta entre o q pode ou nao ser moralmente aceitavel pelas regras neste forum, se continuam a permitir a zona cinzenta entre o legal e o ilegal o mais natural e' q acabem por favorecer os 98% de ppl q pratica a ilegalidade em em vez de lesarem os 2% de ppl q ate usa os p2p de forma legal. Acabem com a cena da porta meia aberta meia fechada cuja indefinição basicamente so lesa os utilizadores do forum que ou vêm para ver se arranjam dicas acerca de como por a mula a pastar mais depressa e os utilizadores que mais cedo ou mais tarde se arriscam a deixar de ter um forum de informatica para terem um forum acerca de pirataria onde vêm threads acerca de como configurar um router de maneira a nao obtrerem low id's (doh!), ouvirem falar de filmes ou de musicas e verem comentarios como ja vi esta um espectaculo qdo o filme nem dos cinemas dos US saiu, o q e' certo e' q uma coisa puxa a outra e existem outros foruns BEM MAIS APROPRIADOS e do conhecimento geral para discutir esse tipo de cenas.

@Stormhwak

Auto moderação e' um conceito interessante, mas se infelizmente nem com regras bem definidas um gajo se safa de ver threads do genro "Alguem sabe onde posso sacar isto?" a thread e' fechada mas nessa altura ja seguiram uma duzia de pm's a darem a informação ilegal que o "prevaricador" precisava, lamentavelmente o conceito de auto moderação apesar de funcional e' inaplicavel num forum onde a maior parte do ppl nem lê as regras antes de se registar ou postar. A auto moderação e' tão utopica como uma sociedade que não precisa de regras para funcionar.

Morpheus
11-10-2005, 09:07
o facto de se discutir as releases da mula aqui no forum nunca vi... agora eu entendo que se alguem tiver low Id isso é parte de duvidas e software logo não é ilegal pois não está ligado directamente a files ilegais mas sim a um programa ... o que fazem com o programa é cada cabeça sua sentença. É a mesma coisa com o bit torrent, houve uma thread em que alguem tinha problemas com um torrent, que ficava corrupto. Lá vieram os espertinhos de inteligencia de algibeira mandar o bitate de "vai a fnac.pt" e cenas assim... isto meus amigos é estupido! Para além do SPAM, podem ajudar o moço pois o facto do file não estar a ser correctamente "sacado" poderia ser um erro do torrent. Não se trata de um assunto ilegal pois n existem links mas sim trata.se de uma ajuda a ppl menos desenvolto na área em questão. É a mesma coisa que reprogramar centralinas, a certa altura era ilegal, tal e qual como o mp3, agora até as marcas o fazem, e hoje em dia o steve jobs ganha milhões á pala disso e ninguem reclama que o mp3 já se vende. Ora se o conceito (isto seguindo a vossa lógica) era de mp3=musica pirateada logo ao vender o mp3 com permissão do autor estamos na mesma a transmitir a ideia que o mp3 é legal sendo ou não pago pois mto embora a musica seja paga o formato é o mesmo.

kidloco
11-10-2005, 11:27
Eu não defendo o diálogo de coisas à partida ilegais. Sei muito bem que 90% de quem chipa a consola, o faz para jogar jogos piratas. Não sou estúpido a esse ponto. Agora o que não percebo é que nos jogos tudo o que envolva chips é logo cortado (ainda ontem foi outra thread fexada), e depois existem como disse, threads bem piores noutras partes do fórum. Ao menos sejam coerentes nas politicas.

A politica é "vale mais não arriscar nesses assuntos, pois podem descambar", então adoptem essa politica em todo o forum. Se castram a conversa de chips (porque significa jogos piratas), então conversas sobre p2p e afins também tem de ser castrada. Quer dizer, eu nao posso falar de chips, mas depois numa thread ao lado ensina-se a melhorar o id na mula, a dar a volta às protecções do windows, a ripar dvds, a ripar mp3, etc. Não sejamos cínicos. Ou é o Korben que está mal, ou então são os outros moderadores. Existirem dois tipos de comportamento é que não resulta.

Quanto à minha opinião sobre se puder (ou não) falar abertamente sobre todos estes assuntos...bem é simples:

Existe de facto uma linha ténue quando se tocam nestes assuntos. Podem descambar para o lado negativo, como podem não descambar. Não é uma certeza, como tal deve-se dar o benefício da dúvida. Existem moderadores para alguma coisa: para moderar. Se alguém ultrapassa a linha, então é punido. Simples quanto isso.

Metro
11-10-2005, 14:14
O q eu proponho: Decidam-se de uma vez e acabem com a zona cinzenta entre o q pode ou nao ser moralmente aceitavel pelas regras neste forum, se continuam a permitir a zona cinzenta entre o legal e o ilegal o mais natural e' q acabem por favorecer os 98% de ppl q pratica a ilegalidade em em vez de lesarem os 2% de ppl q ate usa os p2p de forma legal. Acabem com a cena da porta meia aberta meia fechada cuja indefinição basicamente so lesa os utilizadores do forum que ou vêm para ver se arranjam dicas acerca de como por a mula a pastar mais depressa e os utilizadores que mais cedo ou mais tarde se arriscam a deixar de ter um forum de informatica para terem um forum acerca de pirataria onde vêm threads acerca de como configurar um router de maneira a nao obtrerem low id's (doh!), ouvirem falar de filmes ou de musicas e verem comentarios como ja vi esta um espectaculo qdo o filme nem dos cinemas dos US saiu, o q e' certo e' q uma coisa puxa a outra e existem outros foruns BEM MAIS APROPRIADOS e do conhecimento geral para discutir esse tipo de cenas.

Grande post como é costume Triston.
A questão da zona cinzenta é dificil de medir. Vários exemplos já foram dados de uilização legal de P2P ou de torrents. Fazer backups dos DVDs que não são nada baratos tb faz sentido. Os users pedirem ajuda e dizerem que o DVD é deles e não ser é um risco. Estamos sempre a entrar na questão dos 2% contra os 98%.

O kidloco que começou isto tudo:) Tem uma opinião que acaba por estar em desacordo contigo.

Existe de facto uma linha ténue quando se tocam nestes assuntos. Podem descambar para o lado negativo, como podem não descambar. Não é uma certeza, como tal deve-se dar o benefício da dúvida. Existem moderadores para alguma coisa: para moderar. Se alguém ultrapassa a linha, então é punido. Simples quanto isso.

É complicado. Para dar um exemplo, ontem alguem meteu uma thread. Passei pela thread qd apenas tinha um post. Fiz report do post ao moderador do forum. Deu-se o beneficio da duvida. 4 posts a seguir estava o link para um forum com desbloqueis de tudo e mais alguma coisa.

Concordo que o mais facil é cortar a direito mas isso nunca será bem aceite e à primeira falha vamos logo ter o link para uma thread que passou.

@Stormhwak

Auto moderação e' um conceito interessante, mas se infelizmente nem com regras bem definidas um gajo se safa de ver threads do genro "Alguem sabe onde posso sacar isto?" a thread e' fechada mas nessa altura ja seguiram uma duzia de pm's a darem a informação ilegal que o "prevaricador" precisava, lamentavelmente o conceito de auto moderação apesar de funcional e' inaplicavel num forum onde a maior parte do ppl nem lê as regras antes de se registar ou postar. A auto moderação e' tão utopica como uma sociedade que não precisa de regras para funcionar.

Tenho defendido sempre a automoderação. Tenho inclusive alguns posts a dizer que nem acho que sejam necessários moderadores se as pessoas souberem estar.
Isso nunca será possivel como todos sabemos.
Mais ainda já que aqui estamos. Consegue-se perder bastante tempo por moderar algo. Temos o user completamente indignado a mandar 10 PMs. Como compreendem não podemos apagar a 1ª dizer ao user para ler as regras ou para ir passear.

Eu não defendo o diálogo de coisas à partida ilegais. Sei muito bem que 90% de quem chipa a consola, o faz para jogar jogos piratas. Não sou estúpido a esse ponto. Agora o que não percebo é que nos jogos tudo o que envolva chips é logo cortado (ainda ontem foi outra thread fexada), e depois existem como disse, threads bem piores noutras partes do fórum. Ao menos sejam coerentes nas politicas.

A politica é "vale mais não arriscar nesses assuntos, pois podem descambar", então adoptem essa politica em todo o forum. Se castram a conversa de chips (porque significa jogos piratas), então conversas sobre p2p e afins também tem de ser castrada. Quer dizer, eu nao posso falar de chips, mas depois numa thread ao lado ensina-se a melhorar o id na mula, a dar a volta às protecções do windows, a ripar dvds, a ripar mp3, etc. Não sejamos cínicos. Ou é o Korben que está mal, ou então são os outros moderadores. Existirem dois tipos de comportamento é que não resulta.

Quanto à minha opinião sobre se puder (ou não) falar abertamente sobre todos estes assuntos...bem é simples:

Tudo se resume à linha ténua. Os varios exemplos que dás entram em alguma contradição se quisermos. O low id da mula não é necessariamente ilegal. Dar o beneficio da duvida acaba bastas vezes para não dizer sempre em algo ilegal.

Provavelmente os user não se apercebem de quantas vezes pq qd o post é apagado deixam de o ver. Quem é do staff V~e que esteve lá um post e pode consultar o conteudo. Threads que parecem limpinhas nem sempre estão.

Provavelmente vêm o Korben ser mais activo pq é quase diário pedir serials, onde sacar e afins. As threads desaparecem é o mais rapido possivel pq ai qq um as remove logo. As que ficam visíveis são algumas que se fecham e avisa o user mas isso é a exepção.

Quero dar os parabéns aos participantes nesta thread por conseguirem discutir isto com elevação. Há uns meses atrás isso não teria sido possível. É sinal de que as coisas mudaram para melhor e que a medida dificil de não se discutir estas questões se justificou nessa altura.
A bola continua do lado dos users em mostrarem que de facto tudo se pode conversar sempre que se colocam de forma correcta.

Jintro
11-10-2005, 14:25
Completamente de acordo com o que já foi dito.

Gostaria agora de acrescentar mais um ponto à discussão, até porque já ponderei abrir uma thread para este mesmo assunto.

Digam-me, qual é a necessidade de num fórum público como é a Techzone e que sempre teve uma posição muito clara sobre todo o tipo de actividades ilegais ou "menos" lícitas, estarem constantemente a dizer, "saquei isto", "já vi aquilo", "já tenho", "está quase a chegar". Existe alguma necessidade primária de exibicionismo? Será que quem se mete com estas tiradas acha que vai obter mais -respeito- ou -admiração- de quem lê os seus posts?

No sub-fórum que modero, o Geral, deparo-me constantemente com este tipo de posts, principalmente no que a filmes/séries e música se refere. O mesmo acontece com o Korben no jogos. Pergunto mais uma vez, porquê? Desejo de afirmação? Quem já trocou pm's comigo sobre este tipo de assunto sabe perfeitamente a minha posição. Claro que se pode falar sobre filme A ou B que nem estreou na Europa ainda (isto é um exemplo), mas depende tudo da forma como se fala das coisas, não estou a defender o "encapuçar" da pirataria, simplesmente não me interessa o que cada um faz em casa, se é ilegal ou legal, só agradeço que se por acaso for ilegal, não o traga para a Techzone.

Chip
11-10-2005, 19:19
Esta é uma discussão muito interessante e se por um lado pessoalmente sou a favor que devemos discutir assuntos técnicos sem restrições, por outro, e como administrador do fórum não posso consentir que sejam utilizados os recursos do fórum para promover/fomentar ilegalidades.

É aqui que essa linha ténue que tanto falam existe. Se por um lado a opiniões do kidloko e a sugestão do NeoToPower fazem todo o sentido, por outro lado parecem-me um tanto ou quanto utópicas, sendo altament improvavel que as discussões geradas em torno disto não acabem por descambar para o sentido errado e não sejam para fins ilegais, como o Triston diz.

Como o Metro referiu, congratulo-me por este assunto estar a ser abordado maioritariamente de forma elevada e espero que daqui possamos tirar algumas ilações para melhorar o fórum.

Faço este post também porque sinto a necessidade de responder ao Morpheus, mais especificamente a uma frase, já que não me vou alongar sobre o restante:

mto sinceramente não acho que o facto de falarmos de P2P ou de chips para consolas poderá por o forum em risco ... desde que os links fossem transmitidos aos users por PM ou no caso de por exemplo ser uma distro linux por o link directamente no post ...

Seja por PM, seja numa thread, seja pelo envio de mail utilizando o formulário do fórum, trata-se da utilização de recursos providenciados pela Techzone para fins diferentes daquelas para os quais são disponibilizados, neste caso para a promoção/incentivo de actividades ilícitas. Não é pelo facto de ser por PM que o permitimos ou que sacudimos a água do capote.

Um exemplo simples, imaginando eu que no forum de babes coloco lá o meu mail para receber umas imagens xpto ou peço para mandarem por PM essas mesmas imagens. Estou a utilizar recursos do fórum para aceder a uma mailing list ou para receber por exemplo pornografia, sem no entanto utilizar a parte pública. O que dirá um papá ao ver o filho a receber pornografia que conseguiu à custa de uma inscrição de um fórum de tecnologia? Afinal é só um disfarce para algo diferente que se passa por tras da cortina? O mesmo se pode passar em relação ao warez, o envio de links por PM não deixa de ser ilegal e não deixa de ser por isso proibido na Techzone.

wedlled
11-10-2005, 21:19
Eu acho que se devia poder falar de tudo no forum. Falem de modchips, falem de mulas falem do que quiserem mas, na base do, existe x que faz y...
Percebem? Não fumentarem o uso a, e especialmente não indicarem como utilizar os ditos recurso.

Por exemplo no caso de chipar as consolas. Toda a gente sabe que se chipam consolas. Mais ou menos legal, é apenas um "oc forçado". Por isso falem, digam que têm o xip tal que é porreiro porque permite tal mas acabou. Não se ponham com conversas do tipo "comprei o meu não sei onde" ou "fazes assim e mais assado". Este forum é, penso eu, um polo de informação sobre a EXISTÊNCIA de todas (ou quase :D ) as tecnologias. Não deve servir para fumentar a utilização das mesmas sendo que por vezes até são ilegais.

Se algum user passar destas marcas, eu sou o primeiro a dar razão aos moderadores. É o nome do forum que está em causa bem como a sua projecção.

Um exemplo simples, imaginando eu que no forum de babes coloco lá o meu mail para receber umas imagens xpto ou peço para mandarem por PM essas mesmas imagens. Estou a utilizar recursos do fórum para aceder a uma mailing list ou para receber por exemplo pornografia, sem no entanto utilizar a parte pública. O que dirá um papá ao ver o filho a receber pornografia que conseguiu à custa de uma inscrição de um fórum de tecnologia? Afinal é só um disfarce para algo diferente que se passa por tras da cortina?

Nem mais.

Morpheus
13-10-2005, 11:27
curioso essa parte das pm ...

o forum babes deve ser o mais "controverso" no que toca a esse aspecto pois toda a gente manda e o blue já deve de ter recebido carradas de pm com mto mail de mta gente a pedir para mandar os pêlos da frente das moças... isso vai de encontro aquilo que tu disseste ... qual é a tua resposta a isto?

Portanto, não venho nem quero ser o defensor da PM o "passaporte" de links "controversos" mto embora isso seja feito á já mto tempo (vá ppl n me venham com balelas) "agora" que realmente alguem concluiu que somos homenzinhos para discutir certos e determinados assuntos e que eu falei na cena da PM é que vamos dar uma de púdicos? o Forum existe á mto tempo, sempre foi tabu meter links de gajas e falar de pirataria... este ano já existe uma parte do forum para gajas e a pirataria é falada de forma quase "aberta" (passo a expressão) nas threads da PSP em que se discute a vantagem do firmware x.x dar para fazer y quando permite tambem ilegalidades tal e qual como se um chip ou softmod se trata.se.

Existe quem conduz este tipo de situações para seu proveito proprio? Então porque raio é que se eu falo em meter um chip na Xbox quase que sou morto e se eu falar que se meter o firmware x na minha PSP ainda comentam que posso ir a site tal pois está lá a explicação X. A base na qual o exploit da PSP assenta é ilegal. A meu ver pelo menos é pois é tal e qual um softmod da Xbox. O softmod n faz com que se perca a garantia mas é estritamente proibido pela microsoft ... logo ilegal. Na psp já não é ...

Metro
13-10-2005, 13:25

o forum babes deve ser o mais "controverso" no que toca a esse aspecto pois toda a gente manda e o blue já deve de ter recebido carradas de pm com mto mail de mta gente a pedir para mandar os pêlos da frente das moças... isso vai de encontro aquilo que tu disseste ... qual é a tua resposta a isto?

Tens razão mas pergunta ao blue qtas PMs já recebeu para acabar com isso por parte do staff. E antes que o digas eu digo. Alguns elementos do staff estavam incluidos nesssas PMs. Por mim o mais facil era fechar esse forum. A situação do blue está complicada. Ele não percebe que está sempre a transgredir e por maior simpatia que se tenha pelas pessoas é complicado.
Isso está a ser revisto pela milésima vez.

Portanto, não venho nem quero ser o defensor da PM o "passaporte" de links "controversos" mto embora isso seja feito á já mto tempo (vá ppl n me venham com balelas) "agora" que realmente alguem concluiu que somos homenzinhos para discutir certos e determinados assuntos e que eu falei na cena da PM é que vamos dar uma de púdicos? o Forum existe á mto tempo, sempre foi tabu meter links de gajas e falar de pirataria... este ano já existe uma parte do forum para gajas e a pirataria é falada de forma quase "aberta" (passo a expressão) nas threads da PSP em que se discute a vantagem do firmware x.x dar para fazer y quando permite tambem ilegalidades tal e qual como se um chip ou softmod se trata.se.

Existe quem conduz este tipo de situações para seu proveito proprio? Então porque raio é que se eu falo em meter um chip na Xbox quase que sou morto e se eu falar que se meter o firmware x na minha PSP ainda comentam que posso ir a site tal pois está lá a explicação X. A base na qual o exploit da PSP assenta é ilegal. A meu ver pelo menos é pois é tal e qual um softmod da Xbox. O softmod n faz com que se perca a garantia mas é estritamente proibido pela microsoft ... logo ilegal. Na psp já não é ...

Tens razão. Mas esta thread começou precisamente por o Korben cortar a direito qd se fala se assuntos potencialmente ilegais mesmo antes que isso comece. Pelos vistos na parte da PSP bem como noutras isso não está a ser devidamente tratado. Concordo.

Propões soluções? Achas que a tabela do neoToPower está correcta e que se devia implementar?
As pessoas têm usado o report bad post sempre que encontram uma situação menos clara?

Se quisermos vamos sempre ver coisas mal. Mas podemos sempre melhorar.

HecKel
13-10-2005, 15:31
Já tinha reparado nesta thread mas nunca a tinha visto porque o "assunto" não me interessava..., curiosamente (ou estupidamente) só agora reparei que estava na secção de sugestões e criticas (sim, eu tenho de ir ao oftamologista...) o que me despertou à atenção a quantidade de posts..., li na diagonal a thread toda e sinto que também devo dar a minha opinião sobre o assunto...

Algures atráz o Metro referiu que com base em BOA automoderação não seriam necessários moderadores..., infelizmente são necessários por isso mesmo, nem todos vêm a TZ como uma comunidade de "culto" da área de Informática ou como uma boa base de dados de informação, e muitos mesmo não pensam duas vezes antes de clicar em submeter e metem os mais disparatados ou insultosos posts (eu mesmo não tenho grande moral para referir isto...) daí a necessidade de moderadores!

Voltando ao tema da thread, não estou dentro da área, é de longe uma área que pouco me importa, no entanto é um facto que podemos falar de p2p, chips e afins sem ser necessessáriamente uma ilegalidade, mais uma vez aqui entra a automoderação, eu mesmo já referi um programa que serve para ataque a outros pc's o qual não foi censurado, porquê? porque fiz questão de frisar que poderia ser util para aprendermos a nos defender destes potênciais ataques! uma thread que poderia ser interpretada como "um meio para a ilegalidade" até deu origem a uma boa thread sobre este mesmo assunto.

Quando acharem que o vosso próprio post poderá ser mal interpretado nada como justificar a decisão de o anunciar para a comunidade, os moderadores também têm o direito de interpretarem "mal" um post e cometerem uma censura desnecessária, aliás, se isso mesmo acontecer nada como tentar falar com esse mesmo moderador por PM, pela experiência que já tenho aqui no forum sobre assuntos destes, sei bem que grande parte dos moderadores são receptivos!

abraços, HecKel

Morpheus
13-10-2005, 21:05
só não concordo com a parte...

"Explicar o processo de instalar um chip e/ou fazer uma alteração do firmware ou software sem entrar em conflito com os items anteriores, sim."

tanto a instalação explicada como a alteração de firmware do mesmo induz a ideia de que poderiam aqui explicar como se monta um chip ... ora sendo isso legal (*) do nosso ponto de vista ilegal pela parte da empresa que fabrica a consola acho que não deveria ser discutido aqui. Este é e será dos assuntos mais controversos neste forum, pois tanto os moderadores como os colaboradores terão sempre dificuldade em evitar que os users transponham a linha ténue que existe entre a facil ilegalidade aparente que existe na net (basta teclar warez no google) e a legalidade. Curioso é que os users com mais "cabecinha" refreiam mais os impetos de diga-mos colocar algumas palavras em certas áreas do forum mas mesmo assim fazem.no, penso que inclusive eu ja participei no forum da PSP tambem embora só tenha comentado algo acerca da qualidade dos jogos e dos dead-pixels...

conclusão...

é dificil tanto para mim como para todos (penso eu de que) estabelecer uma lista de quais a coisas que se devem ou não falar aqui, mto simplesmente por isto ser um forum, no qual cada um é livre de expressar a sua opinião, desde que esta não infrinja as regras que existem e que existem pessoas neste forum capazes para moderar ... o unico problema é quando o moderador corta a direito pelas situações ... acho que deveria de haver um consenso entre os moderadores , tipo um trio ou algo do género que quando visse threads em que o assunto é complicado faria uma especie de conselho ou discutiam o assunto de quais as partes da thread que deveriam ou não ser "moderadas" ...

(*): a meu ver é considerado legal para mim eu colocar um chip numa consola que eu tenha adquirido, é a velha historia de "a consola foi adquirida por mim os fins aos quais eu lhe dou são da minha pura e inteira responsabilidade."

NeoToPower
13-10-2005, 21:44
Morpheus, se o acto de instalar um chip ou modificar um firmware é ilegal, então entra em conflito com os tais items anteriores e como tal NÃO ;) Se for legal então sim, desde que usos ilicitos implicitos ou ñ ao acto de chipar/modificar sejam mantidos a léguas do forum. Mas nesse ponto ando á nora assim como muitos de nós tb, pois ñ sei o que actual lei portuguesa comprrende nesse meio. Acho, caso haja um vazio legal, acho que será melhor evitar entrar-mos nesses caminhos.

ps: alterações caso haja o objectivo de melhorar ou docorrigir bugs de algum equipamento, tipo updates ao firwares dos leitopres de sala com vista a suportar novos tipos de egendas, etc, etc, apesar da possibilidade de serem ou ñ ilegais ( caso a apurar junto da lei portuguesa) creio que se poderá falar abertamente. São casos em que ng sai prejudicado como tal tb poderão haver excepções á regra toleráveis.

Metro
13-10-2005, 22:18
Pensei nalgumas coisas que aqui foram ditas e hoje passei por um forum onde vi uma coisa engraçada ou que afinal não tem graça nenhuma. É assim. No forum oficial do ubuntu está lá um script que instala (ainda não testei, supostamente instala se tudo correr bem claro) java, plug ins para o firefox e tb codecs e afins para ler tudo e mais alguma coisa. O cd do ubuntu não trás nada proprietário. Podiam perfeitamente meter um servidor nas ilhas caimão ou outra coisa qq e dizer, meus amigos isto está num país em que não é proibido e portanto se quiserem sacar fica por vossa conta e risco. Não o fazem mas permitem no forum que se discuta a utilização de uma ferramenta que possibilita uma coisa ilegal.

Onde quero chegar? Não é possivel algumas vezes não se passar o risco ou pelo menos pisa-lo. Cabe é discrição. O exemplo do Jintro acerca do forum cinema é exemplar, o uso de torrents tb pode ser discutido na base de coisas legais bem como P2P.
A questão é como já foi dito de as pessoas, pq não são ingénuas, meterem um post que sabem que fala abertamente de coisas ilegais, e que comece pelos users mais frequentes desta casa de ajudarem de forma construtiva nas próprias threads.

Alerto para que é muito facil transformar a techzone ou qq outro local num forum de warez. E muitos adoptam essa estratégia para crescerem depressa. O dificil é construir um forum como a Techzone, onde muitos users convivem de forma aberta onde se criam amisados e não o próximo serial do jogo XPTO. Este aspecto para mim é fundamental e sei que para muitos de vós tb é.

Quanto ao criar-se 3 moderadores para avaliar alguns casos...

É assim. Nós temos coisas que devem ser únicas no mundo. Temos um grupo de users que é banido de um forum em particular. Tb já chegou a banir users de outros foruns. Temos suspensões de 1 dia, 3 dias e por ai fora. Temos 500 proibições que resultam de 500 tentativas de fazer passar alguma coisa tendo umas regras que nunca mais acabam. Podemos ainda fazer um esforço extra para analisar caso a caso algumas coisas mas penso que no essencial todos estamos de acordo. A linha é ténua e se umas vezes ela é passada outras há, em que apesar de não ser, se actua pq se espera à partida que vá ser. E isto é a intuição de quem já moderou muitas threads, apagou uma serie de posts e por ai fora. Se erramos. Claro. Não erramos todos?

Para terminar. Algumas das pessoas que participaram aqui dominam bastante ou gostam de discutir alguns destes assuntos. Espero que possam ajudar a manter as threads limpas quer seja através de report de posts quer seja na discussão colocarem as coisas de forma correcta. Não para passar a censura do moderador X ou Y mas para não transformar a Techzone em mais um forum de warez. Não precisamos disso e mais do que isso. 90% dos membros não se iam rever nesse forum.

steelballzz
13-10-2005, 23:15
boas
há um aspecto que me deixa intrigado...."chipar uma consola é ilegal"
ilegal como em......
perco a garantia mas isso é um problema que me diz respeito visto que o artigo é meu....?

estou a cometer um crime com moldura penal semelhante ao pirateamento de filmes e software e posso ser levado a tribunal por isso, mesmo que só o faça em equipamento meu e que não lucre nada com isso?

quando faço vmods nas boards e mudo coolers e o k me passar pela cabeça...estou só a perder a garantia ou estou a violar direitos de autor e de patentes....logo a cometer um crime...

cumps

NeoToPower
13-10-2005, 23:34
steelballzz, modificar uma consola pra cumpra novas funções pra qual nã foi especificada ñ sei até que ponto vai contra as leis de propiadade intelectual e de patentes. É tal como modificar firmwares e drivers... trata-se de propiadade intelectual.
Fazer um v-mod por exemplo ñ é mais do que aumentar uma voltagem, ñ modificas o fim pra qual foi o objecto foi concebido e nã alteras as funcionalidades do mesmo.

GhostRider2069
13-10-2005, 23:39
Se não existisse modchip/softmod para a consola não teria comprado uma, visto que a uso fundamentalmente para ver DivX/Xvid.

Apesar de ter alguns jogos, é mesmo muito muito raro jogar alguma coisa.

Desde que a conversa não descambe para a pirataria acho que era bom termos uma thread a discutir XBMC's, e outros softwares homebrew para a Xbox.

Morpheus
14-10-2005, 01:35
falei com um familiar meu que é advogado e ele proprio me disse que a lei tem algumas lacunas mto embora a lei pela qual nos teremos supostamente de reger neste caso será a lei da comunidade europeia. Embora cada pais tenha o seu conjunto de leis, em portugal a lei não é assim tão clara. Portanto podemos reger pelas leis da CE. Eu quando escrevi a thread estava a pensar em quais seriam as lacunas e pensei exactamente como o metro pois para evitar questões futuras seria melhor nem ir pelos caminhos do vazio legal.

Todavia acho que o homebrew viola as patentes de software apenas quando é usado como exploit no caso da PSP e não viola no caso da xbox pois os chip tem espaço para albergar o dito cujo. Mas lá está o chip é programavel e aquando se parte para o simples facto de ler backups já estamos a entrar no ilegal.

É um assunto deveras complicado e a meu ver os moderadores terão de mais cedo ou mais tarde fazer uma tabela com as "regras do jogo" só para complementar o excelente trabalho até hoje realizado. A meu ver até hoje nunca tive razões de queixa.

ccalado
29-10-2005, 19:00
Metro..por acaso numa das poucas vezes que participei no subforum jogos e consolas,recordo me de ter dito qq coisa sobre um jogo qq e vieram logo um ou dois users a partir do principio que era cópias piratas etc e tal..sem me conhecerem de nenhum lado..pareceu me mal e pouco lá vou que já sei que há sempre os extremistas em tudo..

tipo isto -_-
http://techzonept.com/showthread.php?t=72208&highlight=spore

_freelancer_
30-10-2005, 13:30
Bem cá vai a minha opinião sobre estes assuntos.

Acho que há um ponto de vista que se estão a esquecer de abordar quanto à pirataria:

- Se eu for a um hipermercado (Pingo-Doce, Intermarché, Continente etc...), e afixar um papel naqueles placares que costumam ter a dizer "Chipo PS2, contactem-me pelo número xxxxxxxxx", o proprietário da loja está-se bem a borrifar para que eu lá tenha afixado aquele papel, se lá for a polícia não vão levar o dono da loja preso porque muito possívelmente ele nem sabia que o papel lá estava mas se calhar ligam-me para o meu número, fazem-se passar por interessados e depois "trancam-me".

Isto para dizer o quê: O facto de eu anunciar algo que pode ter usos ilegais mas cuja venda/montagem não seja feita em hasta pública e num lugar privado de onde posso ser posto na rua não deve ser ponto de partida para o fazerem. No meu ponto de vista, o utilizador deve de ser autorizado a abrir um tópico a dizer "Se alguém quiser chipar PS2 fale comigo por PM" sem ser moderado, pois o facto de eu chipar PS2 nada diz respeito aos proprietários do fórum ou aos moderadores que deixam passar a situação incólume pois a pessoa a cometer a ilegalidade sou eu. Depois caberá a mim responder as PMs que quero e como tal a informação não está disponível directamente a todos mas àqueles a quem eu escolher fornecer (claro que se eu andasse no negócio iria responder a todas pois quereria era vender o mais possível).

Desde que eu não venha e diga: "Pessoal!! Vejam bem este site http://www.sitedechiparps2.pt !! Preços de arromba pra chipar PS2!" não devo ser moderado. Agora se fizer exactamente o que digo em cima, bem, nesse caso estou num sítio privado, a dar informação que toda a gente pode consultar sobre um assunto ilegal, era o mesmo que eu chegar ao tal hipermercado, por lá uma bazooka em cima de uma mesa, ficar lá a guardá-la e escrever num papel: "Vendo bazookas baratas, compre já aqui!". Não sei se consegui fazer passar o meu ponto de vista mas pelo menos tentei, basicamente resume-se a isto: Não se deve discutir a legalidade destes assuntos mas sim autorizar a propaganda de que fulano ou sicrano tem a informação MAS que para terem acesso à mesma têm que o contactar em privado até porque não havendo um link disponível a toda a gente, não há forma de os moderadores ou administradores poderem saber "à cabeça" se o que ele está a divulgar é realmente verdadeiro ou se é apenas um boato que alguém engraçado decidiu começar a espalhar.

Ok, full stop.

Agora o assunto das babes:

Nisto eu sou bastante inflexível, a minha opinião é que deveria existir uma secção cuja entrada fosse limitada a maiores de 18 anos e que para lhe acederem a primeira vez tivessem que aceitar um agreement daqueles do género que se aceitam nos fóruns phpBB quando se registamos e só após a aceitação desse acordo e da palavra pessoal em como somos maiores de 18 anos, teria acesso a esse fórum.

Isto porque sinceramente, quem nunca viu uma vagina? Tudo bem que elas ali aparecem em situações provocantes mas está-se a planear aulas de educação sexual para os miúdos, porquê proibir a nudez de mulheres num sub-fórum? Eu já salvaguardo a hipótese do "maior de 18" já para evitar problemas com a lei, mas este é o tipo de coisas que não é ilegal, parece-me a mim ser mais uma implicância do que outra coisa qualquer.

Bem, fico-me por aqui, agora gostaria de saber a posição da administração, devidamente fundamentada, em relação aos meus pontos de vista nos dois assuntos pois gostaria de saber em que pontos falha (porque eu sinceramente não vejo nenhum, mas esse é o objectivo da "discussão" certo? :)).

_freelancer_
01-11-2005, 15:54
Pronto .. cheguei eu calou-se tudo, eu não mordo pessoal... :P

blueangelman
02-11-2005, 12:11
Agora o assunto das babes:

Isto porque sinceramente, quem nunca viu uma vagina? Tudo bem que elas ali aparecem em situações provocantes mas está-se a planear aulas de educação sexual para os miúdos, porquê proibir a nudez de mulheres num sub-fórum? Eu já salvaguardo a hipótese do "maior de 18" já para evitar problemas com a lei, mas este é o tipo de coisas que não é ilegal, parece-me a mim ser mais uma implicância do que outra coisa qualquer.

toda a gente viu..a admnistraçao da techzone é que nao permite e eu acho bem(os pelos pubicos é outra coisa..uma foto nao é pornografica só por se ver alguns pelinhos mas tá bem).é uma regra e eu cumpro-as.pode me passar uma ou outra foto mas nao é preciso crucificar,tambem posso falhar.

essa parte das pms foi encerrada á mto tempo..ja foi feito um post de aviso pra nao usarem esse meio para as babes.
é so ver aqui em Janeiro de 2005-clica aqui (http://82.102.28.193/showthread.php?t=50478&highlight=aten%E7ao)

Tens razão mas pergunta ao blue qtas PMs já recebeu para acabar com isso por parte do staff. E antes que o digas eu digo. Alguns elementos do staff estavam incluidos nesssas PMs. Por mim o mais facil era fechar esse forum. A situação do blue está complicada. Ele não percebe que está sempre a transgredir e por maior simpatia que se tenha pelas pessoas é complicado.
Isso está a ser revisto pela milésima vez.

e pergunto eu a quem respondi?aos membros do staff nas pms? eu nao mandei pm a ninguem a perguntar se queria ou nao imagens disto ou daquilo e nao as mandei a pedido.
está complicada porquê? estou a transgredir onde? eu automodero me sozinho,raramente algum membro do staff me chama a atençao e quando o faz é sempre por causa das babes..se foram ao todo 3 ou 4 vezes por uma imagem ou outra ou alguma situaçao até pelo msn já conversei com o Jintro e o Chip.e como deves saber sou uma pessoa razoavel e oiço o que tem para me dizer e conversando é que a gente se entende. já raramente lá passo e cada vez menos com a "implicancia" que alguns membros do staff tem a esse subforum e nao lhes quero dar 1 motivo pra me suspenderem o acesso ás babes e nem tampouco pra me banirem por causa disso,quando a minha contribuiçao ao forum como um todo, mesmo sendo minima tem algum valor.

pra finalizar digo e repito..por mim acabem com o forum babes que nao estou na techzone por isso.

_freelancer_
02-11-2005, 12:24
Epa mas qual é o problema dos pelos? O público mais jovem que ainda os não têm concerteza que já tomaram banho com o pai ou com a mãe e que já viram que aquilo lá em baixo pode ter pelos. Tenham isto em mente: O que temos entre as pernas é o nosso orgão reprodutivo, é claro que não vou aì rua fora a abaná-lo para toda a gente o ver mas é a coisa mais normalíssima e que quer queiram quer não toda a gente o tem, os homens diferentes das mulheres é óbvio mas todos o têm e os pelos é tal e qual como um sovaco (aka axilas), também tem pelos e se eu puser uma foto do meu ninguém me vai chatear ...

Querem por um limite de idade? Muito bem, compreende-se, agora qual é a diferença de ver umas mamas (sim, mamas, tetas têm-as a vaca e até os médicos referem cancro da mama e não cancro dos seios) ou de ver uma vagina? Epa, quebrem esse pudor pf... Não vão perder users por isso nem ninguém vos vai chatear se delimitarem bem a zona como sendo para maiores de certa idade ou apenas ter que aceitar um pequeno acordo em como poderá encontrar imagens eventualmente chocantes para públicos mais sensíveis (não estou a ser irónico mas sim a falar muito a sério).

blueangelman
02-11-2005, 13:28
freelancer o objectivo do forum nao é para isso..tendo a techzone essa regra teremos de respeitar..babes escarrapachadas podemos ver em inumeros foruns por essa internet fora.
de resto alguns dos moderadores já sabem a minha opiniao acerca dos pelos;desde que o orgao sexual nao esteja exposto nao infringe as regras a meu ver.depois o bom senso ao postar vem de cada um.:)

MaLok0
02-11-2005, 13:38
A pornografia explicíta acessível a menores é sancionada por lei.
E a informática deve estar acessível não só a maiores de idade.
Isto é um fórum de informática, e não de outra coisa qualquer que agora não digo. :P

_freelancer_
02-11-2005, 13:42
A pornografia explicíta acessível a menores é sancionada por lei.
E a informática deve estar acessível não só a maiores de idade.
Isto é um fórum de informática, e não de outra coisa qualquer que agora não digo. :P
Daí eu ter falado em criar uma zona onde se teria de aceitar um acordo em que se afirmava ser maior de 18 para aceder àquela zona... o pior é que depois vinham os activistas da discriminação etária reclamar também :D

_zZz_
14-02-2007, 11:55
gostaria de relançar este tema... visto que acaba por estar actual de novo , e ao o ler penso que nao tenhamos chegado a nenhuma conclusao..

na minha opiniao, os chips sao legais o que pode ser ilegal é o que se faz com eles.

porque entao proibir de falar deles?

outro exemplo

estamos num forum de tecnologia, podemos falar que as protecções do windows foram quebradas... mas se for sobre uma proteccao de uma consola, já é assunto proibido. Faz sentido?

é um assunto tecnologicamente interessante

SwimmerBoy
14-02-2007, 15:09
You don't know where you are getting to...

Or maybe you know :P

Não faz sentido, mas recorda-te que nem todas as regras fazem sentido a toda a gente ;)

Korben_Dallas
14-02-2007, 17:33
A conversa dos chips acaba sempre no mesmo assunto e sendo um assunto que fácilmente se encontra informação no GOOGLE não vejo necessidade de o trazer para o fórum e gerar problemas.

O pessoal não consegue falar apenas dos jogos tem sempre que ir ter ao "saquei daqui", "vai a 89%" ou "arranjei ;)"

Algumas threads de homebrew permanecem abertas porque são assuntos que não descambam. Se querem falar sobre o programa X pa PSP falem mas acaba sempre no mesmo "isso dá po meu firmware? como faço o downgrade?"

No caso dos chips querem o q? Tutoriais para instalar? Depois temos os newbs a encontrarem o assunto no google e a abrir threads "o meu ISO xpto não corre" :rolleyes:

Sendo um fórum de JOGOS para quê complicar as coisas e falar de chips/cracks/boot CD? Acredito que há pessoal que saca o crack no-cd para o original para n ter o CD na drive... mas n pode escrever "nome do jogo nocd" no Google?

Tenho originais e por mais que seja lidos/usados nunca precisei de fazer "backups" para os proteger :rolleyes:

Acho que existe uma thread aberta sobre o XBMC... e as threads ficam abertas até entrarem na zona "cinzenta".

Resumindo: Para além de ser um assunto "complicado" a Techzone promove a compra de originais para recompensar o trabalho de quem os faz! Para isso é que existe uma thread sticky sobre sites de compra internacional. "Ah e tal os jogos são caros e se os comprar não posso gastar 100€ num par de ténis"... enfim.

Sugestão: E que tal se abrirmos uma thread com tutoriais sobre como arrombar portas e fechaduras? Já me aconteceu ficar fechado fora de casa e em vez de tar a pagar a alguém para lá ir se calhar posso fazer isso eu mesmo.

Kain
14-02-2007, 17:37
Não faz sentido, mas recorda-te que nem todas as regras fazem sentido a toda a gente ;)

Isso é verdade. No meu ponto de vista das duas uma, ou acabamos por banir qualquer tipo de modificação( software ou hardware) a consolas( de qualquer tipo) ou então passamos a permitir oficialmente este tipo de conteudos mas com uma moderação muito mais apertada( e muito mais trabalhosa).

Não estou com isto a criticar o trabalho do Korben, que, a meu ver tem um dos forums mais dificeis de moderar. Primeiro porque é dos locais onde existe a maior probabilidade de um topico conter algo ilicito, segundo porque é dos forums menos tecnicos (tirando todos os dados mais "geek" sobre cada consola) e por isso mais acessivel a um maior numero de utilizadores( muitos deles recentes e sem conhecerem as regras e linhas de orientação do forum).

De certa maneira acho q a solução passa mais pela segunda opção. É mais dificil de gerir, até porque envolve um nivel de moderação bastante elevado o q não é simples. Não somos santos e todos sabemos que a pirataria existe. É algo cada vez mais visivel e dificilmente podemos fugir ao assunto mas podemos fazer uma separação, ainda que dificil, do que consideramos ou não permitido no forum.

_zZz_
14-02-2007, 18:47
concordo em parte com o korben, mas penso que devido a haver pessoas que usam as threads para falar em jogos piratas eu não deveria ser "prejudicado" ou "impedido" de falar de projectos relativos a modchips..

por exemplo, na wii que é o que me interessa mais actualmente, tem sido "giro" acompanhar os desenvolvimentos dos modchips, existindo até agora um movimento opensource..

edit: um tutorial sobre arrombar portas até era giro, não sendo ilegal se a porta for nossa! a questão é que isso talvez saisse um pouco dos objectivos tecnológicos do forum não? enquanto nos modchips enquadram-se bem ;)