View Full Version : Qual o melhor cartão SD ou MMC???

astro_c
25-09-2005, 17:25
Boas

Comprei um Qtek S100 e agora queria comprar um cartão de memória de 1024MB.
Disseram-me que o MMC era mais rápido, é verdade???

Escolhiam alguma marca em particular ou acham que é igual??

Obrigado por toda a ajuda

Um abraço

Paulo Lima

Mano_X
25-09-2005, 18:14
Maximum transfer rates of SD are faster than that of MMC. SD has the capacity of being 4 times as fast as MMC. Whereas MMC can transfer data at 2.5MB per second, SD can transfer data up to 10MB per second. These are maximum speeds and will depend on the device utilizing the card.

SD includes a small switch on the side of the card that has two settings: Locked and Unlocked. If you set the card to the locked position, the Palm (and other devices) will not be able to write to the card, erase data from the card, etc.

O formato SD, é o mais rápido, (comparado ao MMC).
Eu utilizo no meu Qteko, um MMC de 512 da TwinMOS, e um SD 512 Kingston, mesmo sendo o MMC mais lento, o Qtek não tem qualquer problema em ler sem qualquer tipo de “falhas” o MMC ( MP3, AVI e aplicativos PPC)

Já agora:
podes ver preços dos cartões aqui (http://www.mbit.pt/catalogo/index.php?cat=195)

Zealot
25-09-2005, 20:39
Bem isso da velocidade máxima de transferência pode ser um verdadeiro logro se usarmos o exemplo do Firewire vs USB 2.
O pico máximo do USB 2 são de 480 mbps e o mínimo 12 mbps, sendo a média de 100 mbps.
O firewire 1 tem de máximo 400 mbps e o mínimo de 100 mbps, sendo a média (salvo erro) na casa dos 250-300 mbps.

Isto serve apenas de exemplo, pois não sei quais são as velocidades médias, aquilo que realmente interessa, de um SD e de um MMC.

Fric
25-09-2005, 21:35
O valor medio de transferencia do meu usb 2.0 e' de 470mb/s, isto a transferir de um disco externo para o pc.
Num cartao, o da psp, demoro cerca de 3 minutos para 800 megas.

N sei onde foste buscar esses valores maximos e minimos, muito menos os valores medios.

Quanto aos mmc's vs sd's, eu prefiro mmc, mas e' por serem mais compativeis com a maioria dos telemoveis nokia (ngage, 3650, 6600...). As velocidades dependem muito do tipo de cartao, ha mmc's bem mais rapidos q sd's e vice-versa.

Fiquem bem

timber
25-09-2005, 21:42
Se a ideia é comprar 1 Gb e que seja rápido escolhia SD sem dúvida
Há modelos e modelos de SD no entanto
Mas por menos de €100 compras um SD que faça 10 MB/sec

Zealot
26-09-2005, 01:16
O valor medio de transferencia do meu usb 2.0 e' de 470mb/s, isto a transferir de um disco externo para o pc.

N sei onde foste buscar esses valores maximos e minimos, muito menos os valores medios.

Fric apesar de reconhecer que estou desactualizado nas velocidades médias actuais, tens de compreender que tu tens um maquinão! Pois o USB 2 está dependente do CPU!

Please note that USB 2.0 uses the system processor for most tasks; therefore the faster your machine is the better that USB 2.0 will perform on some tasks - please ask us for more details.

No entanto numa máquina recente um mesmo disco externo consegue 33MB/s READ & 27MB/s WRITE enquanto um firewire 40 fará ~37R-34W. Agora é multiplicar por 8 para saber quanto dá em Mbps.

Minha fonte (http://www.barefeats.com/usb2.html)

Isto é apenas um exemplo, de certa forma é comparar maçãs com peras, mas sempre serve para compreenderem que eu não estava a mandar completas postas de pescada, há 2-3 anos o firewire dava abadas ao usb2!
E agora há o firewire 800! :P

Desculpem lá o off-topic.

kidloco
26-09-2005, 01:33

O USB2 depende do processador. O firewire não.

Apesar de ter menor velocidade de ponta, o Firewire400 consegue ser bem mais rápido que o USB2, isto porque, o Firewire400 não oscila (em termos de velocidade) como o USB2.

O Firewire não gasta recursos do pc. O USB2 gasta (se forem transferências grandes ainda pior).

Devices on a FireWire bus can communicate by direct memory access, where a device can use hardware to map internal memory to FireWire's "Physical Memory Space". The SBP (serial bus protocol) used by FireWire disk drives use this capability to minimize interrupts and buffer copies...

Se nunca usaste Firewire, aconselho-te a usar.

ps: e sim, a média interessa muito. De que interessa o teu carro dar 300, se o meu dá 250 e dá uma volta de avanço ao teu ? velocidade de ponta é marketing.

Anacleto
26-09-2005, 01:47
Nao tenho grande conhecimento acerca de cartoes de memoria e coisas do genero, no entanto, se fores optar por um cartao SD verifica sempre um valor que aparece la tipo 48x 50x 60x 80x, se poes o desempenho acima do resto deveras comprar um cartao com a velocidade 80x que sao os mais rapidos.

Mano_X
26-09-2005, 10:30
O mais rápido que existe nos cartões SD é isto:
SanDISK (http://www.sandisk.com/retail/ext3-sd.asp)
http://www.sandisk.com/images/gs-ext3-sd.jpg
http://www.sandisk.com/images/performance-chart2.gif
Mas acredita, é completamente desnecessário, utilizar este cartão num Qtek S100, agora se num futuro próximo tencionas adquirir tipo uma Nikon D50 então força é o melhor que podes fazer.
Já agora adiciona à tua lista de compras um SD WLAN, para teres WiFi no S100, eu tenho um da Pretec e recomendo para poderes enviar uns mail's.

Fric
26-09-2005, 19:45
Eu ja usei variadas vezes firewire e sei bem o quanto mais rapido e' q usb 2.0.

Quanto ao consumo de recursos do pc n noto diferença entre firewire e usb 2.0.

Por fim, quanto ao pc zealot, ja n o tenho, principalmente pq n tinha tempo para usa-lo. Vendi, fiquei com o portatil para o sacanso com um disco externo de 200gb e para jogar tenho a pspzita q da mt bem para os gastos, principalmente pq posso jogar nos tempos mortos onde quer q esteja (pena e' os tempos mortos nao serem assim tao frequentes).

Fiquem bem