Metro
30-08-2005, 17:23
http://www.linux-watch.com/news/NS8124627492.html
|
View Full Version : 5 razões para não usarem Linux Metro 30-08-2005, 17:23 http://www.linux-watch.com/news/NS8124627492.html MaLok0 30-08-2005, 17:57 esse url cá nao funciona.. sera do ISP? netvisonte here :P kingdom 30-08-2005, 17:59 É mais um texto que espanca o produto chave da Microsoft. Gostei bastante de ler. Um texto rico, prima pela ironia ao longo de todo o seu conteudo. Até soube bem ler isto! :-D kingdom 30-08-2005, 17:59 esse url cá nao funciona.. sera do ISP? netvisonte here :P Demora um pouco a abrir lá isso é verdade, mas se esperares uns 2 minutos a página abre na maior. acrobat 30-08-2005, 18:04 Demora um pouco a abrir lá isso é verdade, mas se esperares uns 2 minutos a página abre na maior. a mim tb n da mas tenho um proxy (@ shcool ) n dá pra por isso aki? ou arranjar outro link ?? thanks [BoB]Marley 30-08-2005, 18:06 a mim tb n da mas tenho um proxy (@ shcool ) n dá pra por isso aki? ou arranjar outro link ?? thanks n é defeito... é mesmo feitio... aki tb custa a abrir.. e n tenho proxy nem nada.... @work timber 30-08-2005, 18:09 É uma leitura divertida mas se eles escrevessem 5 verdadeiras razões para não usar o Linux e depois pensassem no assunto em vez de anedotas talvez andassem mais para a frente spastikman 30-08-2005, 18:10 É uma leitura divertida mas se eles escrevessem 5 verdadeiras razões para não usar o Linux e depois pensassem no assunto em vez de anedotas talvez andassem mais para a frente O problema é que 5 *VERDADEIRAS* razões para não usar linux....devem ser dificeis de arranjar. timber 30-08-2005, 18:11 Nem por isso MaLok0 30-08-2005, 18:11 já abriu.... é a lenga-lenga do costume. Quando abri a thread, até pensei que fosse mostrar relativo à campanha da microsoft que se ve nalguns jornais, em que a Microsoft fala do linux como mais caro que os seus produtos, devido ao dispendioso custo de manutenção. Mas tambem o proprio texto nao foge muito, apenas aborda de forma diferente (mas tambem fala do que referi anteriormente). Pessoalmente, no que respeita a servidores, ou outra coisa parecida, em que nao deve ser qualquer um que lhe meta a mão... o linux deve ser o SO preferido, ate pq é o mais usado no meio academico. acrobat 30-08-2005, 18:12 Marley']n é defeito... é mesmo feitio... aki tb custa a abrir.. e n tenho proxy nem nada.... @work ya ja deu... é ke este proxy é especial tem vontade própria :rolleyes: ... pensei ke ele tivesse decidido qlq coisa :lol: spastikman 30-08-2005, 18:13 Nem por isso se não é dificil arranja aí então 5 razões verdadeiramente válidas. :D kingdom 30-08-2005, 18:13 É uma leitura divertida mas se eles escrevessem 5 verdadeiras razões para não usar o Linux e depois pensassem no assunto em vez de anedotas talvez andassem mais para a frente Concordo, mas neste caso nem sequer era esse o objectivo do autor. Era mesmo deitar abaixo o Windows e mostrar aos leitores que o Linux é o produto certo. O Linux tambem tem desvantagens e isso comprova-se pelo facto de nem 30% dos utilizadores mundiais o utilizarem. Li isto aqui há uns dois meses num site qualquer. Claro que esse facto tambem se deve á "preguiça" do utilizador em aprender, mas essa preguiça tambem é agravada pelo facto de distros mais antigas do Linux terem uma interface e utilização mais duras e dificeis. Mas pronto, eu rendi-me ao Linux há mais de dois meses e até hoje venho ao Windows apenas de vez em quando (como está a acontecer neste momento). kingdom 30-08-2005, 18:15 essoalmente, no que respeita a servidores, ou outra coisa parecida, em que nao deve ser qualquer um que lhe meta a mão... o linux deve ser o SO preferido, ate pq é o mais usado no meio academico. E por ser código-aberto tambem, digo eu. Corrige-me se estiver errado.... MaLok0 30-08-2005, 18:20 bla bla bla, é o mais usado no meio academico, por ser open-source, ou vice versa (nasceu primeiro o ovo ou a galinha?). Se usam linux, é menos aquelas pipas de massa em licenças que tem de pagar ao inicio. No custo de manutenção entre linux e windows, não acredito pessoalmente que haja muita discrepancia. QuickFire 30-08-2005, 18:22 Pois... Linux para mim tem sido um mar de rosas ultimamente :D desde que consegui meter o wireless a bombar fiquei viciado :) peca por não conseguir meter o voipbuster a bombar lá e por isso ter de vir muitas vezes ao windows :| basicamente peca por causa de drivers e suporte :| um user comum tipo a maria albertina (nome ficticio :lol: ) que apenas usa o computador para mandar fotos às amigas e falar no messenger acho que dificilmente se adaptaria a linux por cause de ser um sistema em que é necessario ler muito :) mas enfim :P timber 30-08-2005, 18:31 Bem para começar não há jogos (e não me venham falar do Tux não sei o quê nem do jogo do Civ 1 que foi portado a semana passada já estive nesse filme e já tentei aderir à cena do jogo em Linux) Ha muitas aplicações mas muitas não valem nada ou então são simplesmente inferiores. Podia dar o exemplo do OpenOffice que já tentei usar para fazer uma coisa a sério e deparei-me com o facto do Calc ser razoavelmente inferior ao Excel. O Write está mais perto do Word no entanto. E também tenho a minha lista (não muito curta) de embirrações com o Office Não há drivers para não sei quantas coisas e alguns são inferiores aos equivalentes. A telenovela dos modens alcatel é do melhor para users comuns então (compra um router!!!! um quê?). Muitas vezes a culpa não é do Linux em si mas o user não tem culpa disso. Se houvesse um modelo mais estrurado e planificado de fazer as coisas em Linux provavelmente os fabricantes até se mexiam melhor (nunca vai haver... sim eu sei é da liberdade bla bla bla). Isto depois também se traduz numa ideia de falta de coerência e uniformidade no sistema todo. Uma coisa que funciona em bloco e com lógica. A coisa das, vá lá, 7 ou 8 distribuições mais comuns serem para isto ou aquilo conforme o modelo acreditem que é uma coisa que confunde as pessoas. A maioria das pessoas pensa simplesmente why bother? Mas por acaso gosto muito do Linux. Só acho que a atitude de gozar com os outros sistemas sem olhar para o próprio não ajuda muito. PrOdG 30-08-2005, 18:38 Aqui funciona bem. E curto a ironia do homem :D EDIT: Wow, quase 15 posts enquanto lia o artigo! :eek: Nazgulled 30-08-2005, 18:41 bla bla bla, é o mais usado no meio academico, por ser open-source, ou vice versa (nasceu primeiro o ovo ou a galinha?). Se usam linux, é menos aquelas pipas de massa em licenças que tem de pagar ao inicio. No custo de manutenção entre linux e windows, não acredito pessoalmente que haja muita discrepancia. o ovo... De acordo com uns cientistas do National Geografic, o ovo nasceu primeiro que a galinha. Eles dizem que os répteis já punham ovos muito tempo antes de existirem galinhas, e a primeira galinha nasceu de um ovo posto por uma ave que não era ainda considerada uma galinha. :-D Morais 30-08-2005, 18:47 Já que se fala nisso fez-se um estudo em tempos cuja conclusão foi que uma empresa gastava mais dinheiro tendo uma rede Linux do que uma rede Windows, isso deveu-se ao suporte tecnico e pelo software em si, nenhuma empresa que se preze vai andar a meter Debian Sarge e Ubuntus, vão andar a meter distribuições proprias para cada função e isso requer alguém qualificado para as instalar e configurar. O grande probolema do Linux é o fraco (sim, vocés ouviram bem, fraco) suporte em termos de drivers, e para "ajudar" á festa, a instalação e configuração de tais chega a tornar-se penosa e bastante irritante (experimentem por uma Intel2200 a dar no Sarge que vão entender o que quero dizer). E é basicamente o que o autor da satira disse, ninguem se dá ao trabalho... sejamos sinceros, para quê? O utilizador comum só quer usar o MSN Messenger, ver uns mails, navegar na net e jogar uns joguitos, o Windows XP faz isso tudo sem qualquer tipo de probolema, o Linux já embirra com os jogos. O Utilizador comum quer comprar uma peça, meter no PC e toca a andar, o suporte do Windows e o Gerenciador de Dispositivos é imbativel, com o Linux uma pessoa já se dá por contente de não ter que recompilar o kernel... embora, confesse, que para instalar um set de drivers decentes a operação não dura mais do que 1 minuto... o que demora são os 15min a vaguear pela net á procura de um how-to... E há certas coisas que, por enquanto, o Linux simplesmente não suporta (teclas avançadas num teclado/portatil, headphones.. sim, é verdade, em alguns sistemas ninguém consegue meter os headphones a funcionarem...). O Linux é extremamente mais seguro que o Windows XP... sem sombra de duvida... o que não adianta de nada visto que, actualmente, tudo quando é PC vem com um software de segurança embutido (Norton parece ser o mais famoso por estas bandas mas eu prefiro o McAfee, o sistema de updates deles é um pouco para o neadretal mas sempre é mais estavel que o NIS). ah pois... o World of Warcraft não dá no Linux :p blastarr 30-08-2005, 18:52 Bem para começar não há jogos (e não me venham falar do Tux não sei o quê nem do jogo do Civ 1 que foi portado a semana passada já estive nesse filme e já tentei aderir à cena do jogo em Linux) Ha muitas aplicações mas muitas não valem nada ou então são simplesmente inferiores. Podia dar o exemplo do OpenOffice que já tentei usar para fazer uma coisa a sério e deparei-me com o facto do Calc ser razoavelmente inferior ao Excel. O Write está mais perto do Word no entanto. E também tenho a minha lista (não muito curta) de embirrações com o Office Não há drivers para não sei quantas coisas e alguns são inferiores aos equivalentes. A telenovela dos modens alcatel é do melhor para users comuns então (compra um router!!!! um quê?). Muitas vezes a culpa não é do Linux em si mas o user não tem culpa disso. Se houvesse um modelo mais estrurado e planificado de fazer as coisas em Linux provavelmente os fabricantes até se mexiam melhor (nunca vai haver... sim eu sei é da liberdade bla bla bla). Isto depois também se traduz numa ideia de falta de coerência e uniformidade no sistema todo. Uma coisa que funciona em bloco e com lógica. A coisa das, vá lá, 7 ou 8 distribuições mais comuns serem para isto ou aquilo conforme o modelo acreditem que é uma coisa que confunde as pessoas. A maioria das pessoas pensa simplesmente why bother? Mas por acaso gosto muito do Linux. Só acho que a atitude de gozar com os outros sistemas sem olhar para o próprio não ajuda muito. Exactamente o que eu penso. O mundo Linux está demasiado dividido por uma miríade de distro's diferentes, não há um organismo que meta ordem nos standards e nas direcções a seguir para o desenvolvimento de novas features, para além do Kernel. Por exemplo, as formas e métodos de instalação de programas e packages deveriam ser unificadas, os bootloaders tb, etc. Um modelo a seguir seria o dos BSD's, que são mais controlados. Se aplicassem esses métodos, mas no mercado bastante mais vasto e rico do Linux, de certeza que evoluía mais depressa. Claro que isto é uma opinião pessoal. Tenebrus 30-08-2005, 18:58 se não é dificil arranja aí então 5 razões verdadeiramente válidas. :D ok. Sem nenhuma ordem especifica e do ponto de vista de um utilizador comum: 1 - Falta de Jogos. 2 - Possível falta de drivers que funcionem com o meu hardware. 3 - Necessidade de gastar muito tempo (que não tenho) a aprender um novo SO. 4 - Ter de investir mais dinheiro para mudar e ter o suporte que já tenho em windows 5 - Não me trazer nenhuma mais valia em termos profissionais (Quantos anuncios de emprego viste a pedir experiencia em linux / openoffice? e em windows / office?) Xik0 30-08-2005, 19:06 Linux isto, bla bla bla, Windows aquilo, bla bla bla. Desde que uso Linux (2 anos +/-) que em todos os foruns cria-se esta discussão, e Linux não está preparado bla bla. Quem quiser usar usa, quem não quiser não usa, esse é um dos aspectos de liberdade de escolha. QuickFire 30-08-2005, 19:16 Linux isto, bla bla bla, Windows aquilo, bla bla bla. Desde que uso Linux (2 anos +/-) que em todos os foruns cria-se esta discussão, e Linux não está preparado bla bla. Quem quiser usar usa, quem não quiser não usa, esse é um dos aspectos de liberdade de escolha. Gotcha :) cada um usa o que quiser :) anyway o cedega acho que corre WoW :P quanto ao post do Tenebrus não concordo com esse ponto 4 ... eu ainda não investi um centimo no linux... aliás os gajos do ubuntu até me mandaram 10 cds de borla sem pagar nada! fizeram o que windows não fez... quanto aos outros pontos até concordo :) kanguru 30-08-2005, 19:20 mas isso é a historia do ovo e da galinha: 1 - Falta de mercado 2 - Falta de mercado 3 - Podes não ter tempo mas a maior parte do pessoal não usa por preguiça, a minha babe so usa o pc pro msn, word, net etc... e sabe usar linux, claro que se tiver um problema tenho que ser eu a resolver mas no windows tb tinha que ser eu.. qual a diferença? 4 - Pq investir mais dinheiro? O suporte que tens no windows paga-se, assim como o suporte que terias no linux, qual a diferença? 5 - Falta de mercado MaLok0 30-08-2005, 19:25 a diferença e' que o windows tens que comprar, e o linux n... n abordem pf o warez.. nao e' disso que estamos a falar. Sumerset 30-08-2005, 19:26 ok. Sem nenhuma ordem especifica e do ponto de vista de um utilizador comum: 1 - Falta de Jogos. 2 - Possível falta de drivers que funcionem com o meu hardware. 3 - Necessidade de gastar muito tempo (que não tenho) a aprender um novo SO. 4 - Ter de investir mais dinheiro para mudar e ter o suporte que já tenho em windows 5 - Não me trazer nenhuma mais valia em termos profissionais (Quantos anuncios de emprego viste a pedir experiencia em linux / openoffice? e em windows / office?) Acredita que deverias gastar o teu tempo a aprender a trabalhar em Linux e com o OpenOFFice. Algumas PME já estão a mudar o sistema em que trabalham pois conseguem assim manter o hardware e reduzir os custos de licenças e obviamente de hardware. Além disso a comunidade académica já começa a aprender a trabalhar com ele enquanto se prepara para o futuro. PrOdG 30-08-2005, 19:29 Já que se fala nisso fez-se um estudo em tempos cuja conclusão foi que uma empresa gastava mais dinheiro tendo uma rede Linux do que uma rede Windows, isso deveu-se ao suporte tecnico e pelo software em si, nenhuma empresa que se preze vai andar a meter Debian Sarge e Ubuntus, vão andar a meter distribuições proprias para cada função e isso requer alguém qualificado para as instalar e configurar. Este (http://www.microsoft-watch.com/article2/0,1995,1553620,00.asp) estudo? O que foi censurado pela ASA (http://hardware.silicon.com/servers/0,39024647,39123468,00.htm) (Advertising Standards Authority) por comparar produtos em plataformas diferentes e, portanto, ser publicidade enganosa? :rolleyes: O grande probolema do Linux é o fraco (sim, vocés ouviram bem, fraco) suporte em termos de drivers, e para "ajudar" á festa, a instalação e configuração de tais chega a tornar-se penosa e bastante irritante (experimentem por uma Intel2200 a dar no Sarge que vão entender o que quero dizer). E há certas coisas que, por enquanto, o Linux simplesmente não suporta (teclas avançadas num teclado/portatil, headphones.. sim, é verdade, em alguns sistemas ninguém consegue meter os headphones a funcionarem...). Esse argumento dos drivers já chateia de tão antiquado (e desajustado). Tenho um Aspire 2023 e consegui pôr tudo o que quis a funcionar. Wireless incluído, o que foi tão penoso e irritante como escrever numa consola emerge ipw2200. O mundo Linux está demasiado dividido por uma miríade de distro's diferentes, não há um organismo que meta ordem nos standards e nas direcções a seguir para o desenvolvimento de novas features, para além do Kernel. Por exemplo, as formas e métodos de instalação de programas e packages deveriam ser unificadas, os bootloaders tb, etc. Mas esse é exactamente um dos maiores trunfos do Linux, a oportunidade de escolha entre vários programas. Como já disse num outro tópico qualquer sobre o mesmo assunto, criticar Linux por ter muitos programas diferentes para o mesmo fim faz tanta lógica como criticar uma gelataria por ter muitos sabores à venda. ok. Sem nenhuma ordem especifica e do ponto de vista de um utilizador comum: 1 - Falta de Jogos. 2 - Possível falta de drivers que funcionem com o meu hardware. 3 - Necessidade de gastar muito tempo (que não tenho) a aprender um novo SO. 4 - Ter de investir mais dinheiro para mudar e ter o suporte que já tenho em windows 5 - Não me trazer nenhuma mais valia em termos profissionais (Quantos anuncios de emprego viste a pedir experiencia em linux / openoffice? e em windows / office?) 1. É o único ponto onde Windows leva vantagem sobre Linux. E mesmo assim já há vários jogos com versão Linux, e têm sempre a opção do Cedega. 2. "Possível falta de drivers" 3. "Teria de ler e aprender" 4. "Teria de gastar muito dinheiro". Sinceramente não sei onde, mas.. 5. Ligados à informática e programação, vários. É giro como as três razões do meio que apresentas são as que costumo ouvir de amigos que, sem nunca terem tocado em Linux, gostam de deixar claro que é mau. Cada um usa o que quer e bem lhe apetece, agora criticar um SO só porque sim é que me faz alguma confusão.. Tenebrus 30-08-2005, 19:32 3 - Podes não ter tempo mas a maior parte do pessoal não usa por preguiça, a minha babe so usa o pc pro msn, word, net etc... e sabe usar linux, claro que se tiver um problema tenho que ser eu a resolver mas no windows tb tinha que ser eu.. qual a diferença? 4 - Pq investir mais dinheiro? O suporte que tens no windows paga-se, assim como o suporte que terias no linux, qual a diferença? 3 - não é preguiça. É preferir fazer outras coisas do que passar horas a ler sobre um assunto que não lhes interessa. 4 - a diferença é que eu (tal como o utilizador comum) já investi no windows. Mudar implica fazer outro investimento (que até pode ser inferior ao inicial, mas esse já está feito). MaLok0 30-08-2005, 19:33 jogos? que fps recentes e decentes tens? e os drivers na maioria das vezes nao sao user-friendly os custos de manutençao de alguma distro linux, nao eh tao barata qt isso... mas isso no windows tb acontece. spastikman 30-08-2005, 19:43 eu uso linux à relativamente pouco tempo, +- 2 anos e ainda não percebi o que interpretam por custos de manutenção. Se alguem me pudesse explicar agradecia. PrOdG 30-08-2005, 19:46 jogos? que fps recentes e decentes tens? e os drivers na maioria das vezes nao sao user-friendly os custos de manutençao de alguma distro linux, nao eh tao barata qt isso... mas isso no windows tb acontece. Jogos com versão Linux (http://www.icculus.org/lgfaq/gamelist.php) - procura nos First Person Shooters e vais ver que vês lá o Doom 3, Unreal Tournament 2004, Quake 3: Arena, Return to Castle Wolfenstein, etc.. Jogos para Windows que correm em Cedega / WineX (http://transgaming.org/gamesdb/) - ... Pois. E realmente, se me explicarem o que é isso de "custos de manutenção".. Tenebrus 30-08-2005, 19:49 eu uso linux à relativamente pouco tempo, +- 2 anos e ainda não percebi o que interpretam por custos de manutenção. Se alguem me pudesse explicar agradecia. O que a microsoft se refere é ao nº de horas/homem necessárias para a manutenção de um servidor em linux. A lógica é que, comparando com um sistema windows, o investimento inicial num sistema linux é mais baixo, mas o nº de horas de manutenção é mais elevado tornando assim o custo total mais elevado a médio/longo prazo. spastikman 30-08-2005, 19:57 Éntão se alguem me souber justificar pq é que o numero de horas é mais elevado agradecia novamente. É que se estamos a falar em manutençao, presumo quenão se fale em instalação de novos programas, mas sim em instalação dos patchese essas coisas todas. Tirando um kernel, eu para actualizar o Gento (tanto em casa com em alguns servers), limito-me a fazer "emerge sync && emerge -u world" e o sistema actualiza-se por ele (pelo menos os 99% de programas que tenho instalado e disponiveis pelo portage) escrevo isto na consola, e vou tomar cafe, vou dormir, o que quizer fazer. Não estou a perceber pq é que o numero de horas a fazer manutençao é tam elevado. kanguru 30-08-2005, 20:10 O emerge às vezes dá bronca, numa empresa na podem arriscar assim. Para alem que dps desse emerge -u world tens que ir actualizar as configurações dos varios programas caso seja necessário, perdes tempo. E convem ir actualizando o kernel, pelo menos quando descobrem uns buracos na segurança. Mas mesmo assim, penso que as horas de assistencia com linux não devem ser superiores no windows. A pessoa que presta assistencia vai ganhando experiencia e ja não tem que andar a descobrir e ler how-tos etc, como nós utilizadores comuns. Alem disso o número de vezes que o windows dá bronca penso ser superior ao do linux. Eu vejo pelo escritorio do meu pai, todas as semanas vai la o tecnico prestar assistencia! Morais 30-08-2005, 20:16 Esse argumento dos drivers já chateia de tão antiquado (e desajustado). Tenho um Aspire 2023 e consegui pôr tudo o que quis a funcionar. Wireless incluído, o que foi tão penoso e irritante como escrever numa consola emerge ipw2200. Debian Sarge, passos para instalar a Intel 2200: - Recomplilar kernek; - Instalar manualmente os drivers; - Configurar manualmente os drivers; - Activar manualmente a rede; - Apreceber-me que não suporta WAP nativamente; - Reparar que para meter WAP há que dar mais voltas que o circuito do Estoril; - Desactivar WAP, por o router a filtrar por MAC e instalar o Ubuntu... PrOdG 30-08-2005, 20:19 E isso é culpa do SO ou da distro que usaste? Tenebrus 30-08-2005, 20:20 Bom não trabalho na microsoft, nem sequer lido com servidores e afins, mas parece-me que não é comparável uma instalação num portátil, com uma instalação business critical num cluster de servidores. E manutenção não é instalar uns patches. Se fosse só isso as empresas usavam uns scriptzitos em vez de pagar a informáticos. Em termos de mundo real, sei por exemplo de um caso de um familiar meu que trabalha na SIBS e que necessitava de criar uma funcionalidade qualquer num servidor. Ele tratou disso em algumas horas. Um outro administrador de sistema de lá, cromo do linux, a tentar fazer o mesmo numa máquina a correr linux ao fim de uma semana ainda andava a queimar pestanas a tentar por aquilo a funcionar. Se isto é representativo ou não, não faço ideia., É um caso. Linux pode sem duvida trazer muitas vantagens, mas pode tambem trazer muitas desvantagens. E acima de tudo, como ja foi dito em muitas outras threads em ambiente empresarial, o custo do sistema é o menos. O que importa é a fiabilidade e a velocidade de resposta. Morais 30-08-2005, 20:43 A questão do software deve-se ao facto de ninguém quer andar a gastar tempo e dinheiro a trabalhar em algo pura e simplesmente "para o bem do mundo", para não falar que essa tal "variedade de escolha" em termos de distribuições Linux dá cabo da cabeça do resto quando chega a altura de criar algum tipo de suporte. Não existe nada, que eu saiba, em Linux que consiga assemelhar-se ao Gestor de Dispositivos e DirectX, quando criarem uma distro que centralize todos os dispositivos e respectivos controladores num unico bloco e criarem uma estrotura base para os jogos ai eu me veraguei.. até esse dia.. XP. E parece que se estão a esquecer do Windows Vista, as pessoas que já o usaram têm-me dito que ainda é mais pratico e potente que o Windows XP, ai é que a diferença entre Windows e Linux se irá intensificar... a ver vamos... Winjer 30-08-2005, 20:53 Enquanto o Linux não correr todos os jogos, e tão bem ou melhor que o windows xp, não penso muito em usar o linux. Isto depende mais das softwarehouses e dos distriduidores de jogos do que da vontade dos programadores de Linux. A partir do momento em que o Linux suporte todos os jogos(ou quase) muito mais gente se vai interessar por ele. Se tivermso em conta o que a MS esta a planear com o WGF, vemos que a MS planeia controlar todo os aspectos dos graficos no PC, deixando pouco espaço de manobra para outras APIs. Basta ter em conta que o OpenGL é bem suportado no Linux(ou pelo menos ouvi dizer). Metro 30-08-2005, 21:40 Uma coisa é certa este tipo de assunto é bem apaixonante:) Dando a minha acha para a fogueira:) 1º A escolha deste artigo para uma thread foi porque em 2 minutos se lê um artigo cheio de ironia e com alguns pontos interessantes. 2º O Linux está cehio de saúde. Eu tb preferia ter menos distros em que se juntassem os esforços para fazer algo melhor. Quem tem acompanhado o Ubuntu pode ver como se consegue fazer algo interessante capenas com dois lançamentos. O terceiro está à porta. Falando de hardware consigo colocar (para o que preciso) um AMD64 + Nforce4 + 6600GT a funcionar no Ubuntu tudo direitinho do que um Windows. A instalação são uns 15 minutos. 3º O suporte em Linux tem sido uma desgraça mas já está a mudar e não me vou admirar se vir a Red Hat um dia destes a repensar tudo. Estou a falar do Debian Common Core Alliance (DCCA). Curiosamente o Ubuntu não aderiu. Se correr como se espera as coisas vão melhorar. Neste artigo ao mestre por trás do Mepis tem coisas interessantes mas demora a ler:) http://www.madpenguin.org/cms/?m=show&id=5000 4º Mais atrde ou mais cedo veremos a Microsoft a descer possivelmente vitima dela mesma. Isto é de hoje: http://news.com.com/Hollywood%2C+Microsoft+align+on+new+Windows/2100-1025_3-5844393.html?tag=nefd.lede Muita tinta vai correr ainda mas se eles conseguissem implementar várias coisas anti-pirataria veriamos o que acontecia. 5º Linux é liberdade de escolha. Com uma curva de aprendizagem grande sem duvida mas possivel. Usarem Open Office (espero grandes coisas da versão 2.0 que deve sair no fim de setembro espero:)); Thunderbird; Firefox e afins nem se dão conta que estão em Linux:) 6º Ultimo ponto. Tenham sempre um live CD por perto. Para uma emergência não têm nada disso em Windows e com um desses podem estar a colocar aqui um post no momento a seguir ao reboot:) jaac 30-08-2005, 21:47 ah pois... o World of Warcraft não dá no Linux :p O wine corre bem o WoW... a malta da blizzard ate deu uma mao para funcionar... Quem gostar de fps até se safa em linux, agora o resto... O linux tem um problema é necessário muito tempo para colocar as coisas a funcionar decentemente, de qualquer forma quando tens o linux instalado e a funcionar mesmo que saiam updates tens muito mais hipoteses de ser hackado num windows com todos os updates do que num linux desactualizado... blastarr 30-08-2005, 22:02 Uma coisa é certa este tipo de assunto é bem apaixonante:) Dando a minha acha para a fogueira:) 1º A escolha deste artigo para uma thread foi porque em 2 minutos se lê um artigo cheio de ironia e com alguns pontos interessantes. 2º O Linux está cehio de saúde. Eu tb preferia ter menos distros em que se juntassem os esforços para fazer algo melhor. Quem tem acompanhado o Ubuntu pode ver como se consegue fazer algo interessante capenas com dois lançamentos. O terceiro está à porta. Falando de hardware consigo colocar (para o que preciso) um AMD64 + Nforce4 + 6600GT a funcionar no Ubuntu tudo direitinho do que um Windows. A instalação são uns 15 minutos. 3º O suporte em Linux tem sido uma desgraça mas já está a mudar e não me vou admirar se vir a Red Hat um dia destes a repensar tudo. Estou a falar do Debian Common Core Alliance (DCCA). Curiosamente o Ubuntu não aderiu. Se correr como se espera as coisas vão melhorar. Neste artigo ao mestre por trás do Mepis tem coisas interessantes mas demora a ler:) http://www.madpenguin.org/cms/?m=show&id=5000 4º Mais atrde ou mais cedo veremos a Microsoft a descer possivelmente vitima dela mesma. Isto é de hoje: http://news.com.com/Hollywood%2C+Microsoft+align+on+new+Windows/2100-1025_3-5844393.html?tag=nefd.lede Muita tinta vai correr ainda mas se eles conseguissem implementar várias coisas anti-pirataria veriamos o que acontecia. 5º Linux é liberdade de escolha. Com uma curva de aprendizagem grande sem duvida mas possivel. Usarem Open Office (espero grandes coisas da versão 2.0 que deve sair no fim de setembro espero:)); Thunderbird; Firefox e afins nem se dão conta que estão em Linux:) 6º Ultimo ponto. Tenham sempre um live CD por perto. Para uma emergência não têm nada disso em Windows e com um desses podem estar a colocar aqui um post no momento a seguir ao reboot:) Concordo com tudo o que disseste menos na segunda parte do 6º ponto: Existe e em duas versões, uma oficial (http://www.microsoft.com/licensing/programs/sa/support/winpe.mspx) da MS para OEM's e outra não tão oficial (http://www.nu2.nu/pebuilder/)... ;) Metro 30-08-2005, 22:35 Concordo com tudo o que disseste menos na segunda parte do 6º ponto: Existe e em duas versões, uma oficial (http://www.microsoft.com/licensing/programs/sa/support/winpe.mspx) da MS para OEM's e outra não tão oficial (http://www.nu2.nu/pebuilder/)... ;) Fica a correcção. Mas isto é um live cd com o nivel de reconhecimento de hardware dos liveCD de Linux? Se é optimo. blastarr 30-08-2005, 22:49 Suporta todo o hardware da biblioteca do windows e aínda qualquer driver de rede/storage (http://www.nu2.nu/pebuilder/help/drivers.htm) que se queira adicionar. Para além disso suporta a integração de programas externos na imagem (tipo adobe reader, etc) através de plug-ins (ver ponto 29 da FAQ). Também suporta imagens para boot via USB key's. No mundo Linux/Windows há um equivalente muito útil que uso com frequência, o UBCD (http://www.ultimatebootcd.com/) (Ultimate Boot CD). Para além de suportar programas externos integrados na imagem, já trás coisas como o Memtest86, particionadores, antivírus, etc. Também permite integrar imagens de disquetes de boot, tipo drivers SATA/RAID, etc. Try it. Edit: a versão Basic é só para DOS/Windows, a versão Full funciona nos anteriores e tb em Linux. kingdom 30-08-2005, 23:05 Suporta todo o hardware da biblioteca do windows e aínda qualquer driver de rede/storage (http://www.nu2.nu/pebuilder/help/drivers.htm) que se queira adicionar. Para além disso suporta a integração de programas externos na imagem (tipo adobe reader, etc) através de plug-ins (ver ponto 29 da FAQ). Também suporta imagens para boot via USB key's. No mundo Linux/Windows há um equivalente muito útil que uso com frequência, o UBCD (http://www.ultimatebootcd.com/) (Ultimate Boot CD). Para além de suportar programas externos integrados na imagem, já trás coisas como o Memtest86, particionadores, antivírus, etc. Também permite integrar imagens de disquetes de boot, tipo drivers SATA/RAID, etc. Try it. Edit: a versão Basic é só para DOS/Windows, a versão Full funciona nos anteriores e tb em Linux. Tambem utilizo o Ultima Boot CD. Gostava tambem de um trabalho desenvolvido por um portugues: o ZeCabra Live DVD. Procurem no Google e vão encontrar informações acerca desse trabalho. Eu tambem cheguei a personalizar o meu cd de instalação do Windows com um programa próprio ( se não me engano era o nLite). Metro estive a ler a entrevista do criador do MEPIS. Realmente as ideias do home são fantásticas. Então a resposta á ultima pergunta dá uma sensação de confiança enorme ao leitor. Dá para ter uma ideia do que vai sair da DCCA. Enfim, é uma entrevista que recomendo vivamente a quem quer saber a opinião de um génio acerca do que se passa e do que se vai passar no futuro em relação á industria dos SOs. kazuza 30-08-2005, 23:44 Tudo o que aqui disseram é totalmente subjectivo... Conseguiria argumentar todas as vossas afirmações aqui (de ambos os lados, diga-se), mas justamente por isso, vou-me reduzir à minha insignificância e deixar-vos tirar as vossas próprias elações seja com testemunhos, pensamentos, ou experiência. kingdom 31-08-2005, 00:26 Tudo o que aqui disseram é totalmente subjectivo... Conseguiria argumentar todas as vossas afirmações aqui (de ambos os lados, diga-se), mas justamente por isso, vou-me reduzir à minha insignificância e deixar-vos tirar as vossas próprias elações seja com testemunhos, pensamentos, ou experiência. Com todo o respeito, acho que devias dar a tua opinião. Visto que já comentaste penso que deves continuar... Metro 31-08-2005, 00:54 Metro estive a ler a entrevista do criador do MEPIS. Realmente as ideias do home são fantásticas. Então a resposta á ultima pergunta dá uma sensação de confiança enorme ao leitor. Dá para ter uma ideia do que vai sair da DCCA. Enfim, é uma entrevista que recomendo vivamente a quem quer saber a opinião de um génio acerca do que se passa e do que se vai passar no futuro em relação á industria dos SOs. O Mepis foi para mim a primeira distro em que eu realmente consegui fazer alguma coisa de jeito. Registei-me no forum deles e tentei que o darkstar fosse mirror. Ainda consegui que a distro lá tivesse alojada mas depois de algum tempo retiraram-na e nunca chegaram a ser mirror:( Imagino que algumas distros que lá têm são melhores.... Pegar num CD do Mepis meter no PC, ficar com tudo a funcionar e carregar num icon e passados 8 minutos fazes reboot (durante esse tempo estiveste sempre a navegar na net) e tens a distro instalada é brutal. A seguir perceber que a distro era de uma só pessoa ainda dá mais que pensar. Espero que ele consiga fazer metade pela DCCA do que tem feito pelo Mepis e certamente que teremos uma distro que vai resolver as queixas que os utilizadores têm da Red Hat. Veremos no que vai dar. A acrescentar à discussão: A parte dos jogos não vejo como muito importante pq estou convencido que com esta nova geração de consolas que se vai jogar menos no PC. Não falo de meia duzia de aficionados (esses vão sempre ter paciencia para instalar 500 drivers diferentes e gastar 500€ numa grafica nova). Estou a falar dos miudos cujos pais não os querem à volta do Pc pq atrapalham e dos graudos que querem ter um leitor de DVD etc etc. Quem faz a diferença são os utilizadores normais: mail, browser e office. Qd esses tibverem linux na empresa vão querer ter em casa a mesma coisa que é para não se chatearem. Se continuarem sem saber o que são virus, adware etc ficam encantados. Se o windows vem com as restrições e se a Intel ajudar com o LaGrande ou lá como se chama vamos ver o que acontece. O VIIV tb vamos ver o que faz. Se tem que se usar Windows não sei não. Pessoalmente continuo a minha preparação para dar o salto. Já o conseguia dar mais ou menos. A apple é tb uma opção mas cada vez menos para mim o Windows é menos uma opção. Não por ser assim tão mau principalmente atrás do CC como é o meu caso mas sim pelo conceito. É o conceito que me faz voltar sempre ao linux depois de ter que o ter instalado 4 vezes seguidas:) Nemesis11 31-08-2005, 01:28 Não li os posts todos, por isso posso estar aqui a colocar coisas que já foram ditas. O que é linux? Pensava que linux era apenas um kernel e tudo o que vem a seguir depende de quem faz a distro. Dizer que Linux é X ou é Y é quase impossivel, com a variadade de distros que exitem, onde muitas delas têm finalidades muito diferentes. Vejo ali alguns pontos muito discutiveis entre distros. As "5 razões" para usar windows ou uma distro de linux, têm que vir do utilizador/empresa. Um Gamer provavelmente não usa Linux, um server com um Pentium 66 mhz provavelmente não usa Windows. Este "artigo de opinião" é um flame e pelos 50 posts desta thread, o flame resultou. [ThunderS] 31-08-2005, 02:11 De facto.. ainda me hei-de dedicar ao Linux e pedir ajuda aqui ao ppl... pq a unica abordagem que fiz ao linux foi USANDO O KNOPPIX!!! meti o cd... deixei-o correr... e tinha tudo.. não precisei de configurar nada.. tinha som.. tinha net.. sei lá.. andei é à luta para acertar as horas do relogio.. ainda hj estou para saber como é.. mas pronto.. ele dizia-me que estava protegido e etc.. mas tasse... Quando tiver tempo, dedico mais tempo à coisa.. e vou para um Linux mais "complicado", pois gosto de trabalhar com comandos (tipo DOS) ai sim.. é q está o segredo da coisa :) migueluxo 31-08-2005, 02:25 Tenho 1 grande amigo meu que usa linux na boa ha uns 4 ou 5 anos, sempre que vou a casa dele fico MARAVILHADO Com o sistema dele...Super Optimizado, Super Fluente... Mas a realidade é que eu meto o meu windows a bombar em 15 minutos, com drivers optimizados etc, e ele gasta...MESES até dizer... O MEU LINUX TAH PERFECT. ele é admin de uma empresa de web hosting, e lá trabalha bué em linux, e sim NAS EMPRESAS concordo que seja melhor ter linux que windows. mas em Pc's pessoais para malta que joga, etc, simplesmente Doesn't Work. Madril 31-08-2005, 02:29 Nem toda a gente joga, nem toda a gente SO joga. Eu agora tou com triple boot :D Win XP, Ubuntu e ... *cof* OSX *cof* Isto no portatil, que é o k uso pra trabalhar pra faculdade. E digo-te... cada vez uso menos o Windows. O Ubuntu foi instalado ontem, vou experimentar antes do inicio das aulas da faculdade. Agora no PC que só uso quase exclusivamente para jogar, só tem windows ... mas logo que tiver pasta para um TFT vou meter dual boot com Linux para trabalhar tb :P Morais 31-08-2005, 03:03 Tenho 1 grande amigo meu que usa linux na boa ha uns 4 ou 5 anos, sempre que vou a casa dele fico MARAVILHADO Com o sistema dele...Super Optimizado, Super Fluente.... Por acaso uma coisa incrivel que o Linux tem é que, como se trata de algo baseado numa forte componente open source, é incrivel o potencial que ele têm, o maximo que eu fiz foi fazer uma pseudo-shell para ele e digo-te que vejo muito potencial nisso (não fiz uma shell em si porque este ano não me dediquei muito ao curso... nem fiz o ultimo trabalho... cirar o sistema FAT32 Oo). Sei de casos de pessoal que andaram a escavar no source do bixo apenas para alterar a cor do boot :rolleyes: Mas isso é só um pequenito exemplo do que conhecimentos de programação aliados a um sistema open source podem providenciar, o unico probolema do Linux é que, a meu ver, falta uma boa documentação para explicar bem como funciona um sistema baseado em Linux, as bibliotecas, os I/O.. coisas do genero... Linux adiado a um curso de programação.. ui (só compreendi mesmo a razão de o meu curso ser 100% em Linux (Ciencia de Computadores-Engenharia de Redes e Sistemas Informaticos na Faculdade de ciencias da Universidade do Porto, btw) bem... quando comecei a trabalhar nele e a fazer trabalhos para o bixo... Só tenho pena das cadeiras iniciais apenas terem sido revistas quando eu as já tinha feito (os ex-caloiros sabem mais do que eu... e eu que fiz as cadeiras á primeira :( ).. enfim.. já chega de off-topic.. foi apenas um pouco de pub descarada ao meu curso :cool: TuxBoss 31-08-2005, 07:47 Epa vais-me desculpar mas disseste aí uma coisa q a meu ver está muitissimo errada. o GNU/Linux e tudo o q tem a ver com ele está mais e melhor documentado do que qualquer outra coisa sobre outro SO. Como tu próprio disseste o GNU/Linux é totalmente open-source e como podes imaginar se não houvesse informação totalmente detalhada sobre o sistema (ainda por cima com o grau de modularização q tem) era só o Linus e os gajos do GNU project a desenvolverem as coisas. Existem centenas de sites com documentação (por vezes muito pesada é verdade) sobre todos os aspectos possiveis e imagináveis tanto de utilização como de programação para o GNU/Linux é uma questão de procurar. Metro 31-08-2005, 13:36 Epa vais-me desculpar mas disseste aí uma coisa q a meu ver está muitissimo errada. o GNU/Linux e tudo o q tem a ver com ele está mais e melhor documentado do que qualquer outra coisa sobre outro SO. Como tu próprio disseste o GNU/Linux é totalmente open-source e como podes imaginar se não houvesse informação totalmente detalhada sobre o sistema (ainda por cima com o grau de modularização q tem) era só o Linus e os gajos do GNU project a desenvolverem as coisas. Existem centenas de sites com documentação (por vezes muito pesada é verdade) sobre todos os aspectos possiveis e imagináveis tanto de utilização como de programação para o GNU/Linux é uma questão de procurar. Tb concordo. Documentação em Linux é coisa que não falta. Morais 31-08-2005, 15:51 :eek: :eek: :eek: :rolleyes: Sumerset 31-08-2005, 18:24 Por acaso uma coisa incrivel que o Linux tem é que, como se trata de algo baseado numa forte componente open source, é incrivel o potencial que ele têm, o maximo que eu fiz foi fazer uma pseudo-shell para ele e digo-te que vejo muito potencial nisso (não fiz uma shell em si porque este ano não me dediquei muito ao curso... nem fiz o ultimo trabalho... cirar o sistema FAT32 Oo). Sei de casos de pessoal que andaram a escavar no source do bixo apenas para alterar a cor do boot :rolleyes: Mas isso é só um pequenito exemplo do que conhecimentos de programação aliados a um sistema open source podem providenciar, o unico probolema do Linux é que, a meu ver, falta uma boa documentação para explicar bem como funciona um sistema baseado em Linux, as bibliotecas, os I/O.. coisas do genero... Linux adiado a um curso de programação.. ui (só compreendi mesmo a razão de o meu curso ser 100% em Linux (Ciencia de Computadores-Engenharia de Redes e Sistemas Informaticos na Faculdade de ciencias da Universidade do Porto, btw) bem... quando comecei a trabalhar nele e a fazer trabalhos para o bixo... Só tenho pena das cadeiras iniciais apenas terem sido revistas quando eu as já tinha feito (os ex-caloiros sabem mais do que eu... e eu que fiz as cadeiras á primeira :( ).. enfim.. já chega de off-topic.. foi apenas um pouco de pub descarada ao meu curso :cool: Não é só o teu curso que é só em Linux... O de Electro da FEUP tb é!!! (diga-se de passagem que bem melhor que o teu :P ). Agora que venhas dizer que não está documentado isso é mentira!!! Vê-se bem que és newbie nas andanças de Linux. Eu sei que sei pouco mas comparativamente contigo deve saber mais... No minimo sei procurar a info e usa-la... :x2: Para veres bem é possivel configurar soft raid a partir de documentação disponivel, não é preciso "escavacar" nenhum codigo fonte. Tal como alterar os processos que se iniciam quando carregas no botão de arranque da máquina. Metro 31-08-2005, 18:46 Não é só o teu curso que é só em Linux... O de Electro da FEUP tb é!!! (diga-se de passagem que bem melhor que o teu :P ). Agora que venhas dizer que não está documentado isso é mentira!!! Vê-se bem que és newbie nas andanças de Linux. Eu sei que sei pouco mas comparativamente contigo deve saber mais... No minimo sei procurar a info e usa-la... :x2: Para veres bem é possivel configurar soft raid a partir de documentação disponivel, não é preciso "escavacar" nenhum codigo fonte. Tal como alterar os processos que se iniciam quando carregas no botão de arranque da máquina. Vejo que a Universidade tão boa não forma pessoas. Comparativamente contigo digo as coisas de forma mais correcta. Pelo menos sei procurar uma forma melhor de dizer as coisas. Enfim... Morais 31-08-2005, 19:06 Não duvido que seja superior em vários aspectos, quando estagiei na FEUP á coisa de trés anos atraz fiquei bastante supreendido pela qualidade de construção dos novos edificios, até que tive a opção de estudar lá mas preferi ir para a FCUP (o promenor de morar a 1h da FEUP e 5min da FCUP teve o seu peso :p), até pelo pouco que entendo do sistema de aulas da FEUP é bastante superior ao meu pseudo-sistema-em-que-metem-trabalhos-uns-em-cima-dos-outros-e-depois-espantam--se-que haja-cadeiras-com-90%-de-chumbo. Agora devo duvidar das tuas palavras no que diz respeito á formação que o curso te providencia, que comparares um curso de Electro com um curso de Computer Science... tudo bem que devem ter várias coisas em comum, mas servem propositos diferentes, um cria candidatos a Eng. e outro Cientistas (nem sei se existe uma ordem ou algo do genero, sinceramente nem quero saber, o meu objectivo é ficar a trabalhar na faculdade). P.S.: Para quem não entende porque é que nos estamos a dar ao trabalho é que, desde que há memoria, que existe uma rivalidade entre a FCUP e a FEUP (coisa estupida, visto pertencerem á UP.. mas enfim, eu que lá ando á trés anos ainda não entendi direito isto), até que se torna em algo engraçado... isto é.. quando o pessoal não anda á porrada em plena serenata (ok, o dux da FCUP é um pouco para o cromo, enfim...), o cortejo até que foi engraçado.. com a pega do touro (FCUP), eheh. kazuza 31-08-2005, 19:48 Reitero sobre o meu post anterior e o post do Nemesis É tudo muito bonito. Cheguem a uma grande empresa e tentem meter qualquer cena Linux (tipo Sonae) Não sabes trabalhar com M$? Rua! É esta a verdade .... migueluxo 01-09-2005, 07:55 Numa empresa normal o "Empregado" pode saber mais que o Patrão, so não o pode é mostrar... Imaginem um Administrador da Sonae a levar ripanço dum puto no proprio sistema utilizado por eles... :D deixem-se é estar com a M$ que tao bem :) PS - Quanto a Documentação, lamento concordar, mas Documentação para Linux é Coisa que não falta, principalmente na comunidade do Geentoo "senao estou em erro". Cya vbmaster 01-09-2005, 09:51 Epah eu sinceramente até gosto mesmo de linux. Mas tenho tido umas dores de cabeça porcausa do raio de speedtouch. É que para mim, linux sem net não é nada. Mas bolas... Tenho DSL num P2, guess what? net -> nepia! ainda por cima com kernel 2.4 :S Hei de comprar um disco rígido para fazer dual no meu sistema com P4, pôr o ubuntu que ao menos já tem o kernel mais recente e já tenho tut's por onde me guiar para por o speedtouch a bombar. Mas infelizmente, distro's mais antigas ainda não estão ao nível de windows 98 sequer. Tenho nesse sistema com p2 dual boot da distro já referida com win98SE e neste ultimo tenho tudo direitinho. Mas enfim...eu até gosto de aprender e acho isso uma granda vantagem do 1inux. A bem dizer não fazial mal nenhum ao típico user português usar linux e ter de resolver os problemas tipicos de quem o usa. Obrigar o user a procurar, a falar (quem tem boca vai a roma), a ler. Só fazia bem. Mas por speedtouchs a funcar é missão impossível!!!:004::004: partem-me a cabeça toda.... Morais 01-09-2005, 09:54 Ao actualizar o kernel do Sarge para o 2.6.12-5 reparei num "Alcatel Speedtouch" quando andava a configurar o bixo, não sei ao certo do que se trata mas é algo a ver... turiacus 01-09-2005, 10:01 Reitero sobre o meu post anterior e o post do Nemesis É tudo muito bonito. Cheguem a uma grande empresa e tentem meter qualquer cena Linux (tipo Sonae) Não sabes trabalhar com M$? Rua! É esta a verdade .... pois ... o problema é que embora não pareça ... esses dois SO não se substituem !!! se querem algo que os empregados consigam aprender sozinhos sem formação --> microsoft se querem algo que resista a todas as intemperies e não se queixe --> linux é obvio que optimizar um linux leva muito mais tempo !!! tb não podem comparar o tempo de fabrico de um citroen C2 para o tempo de fabrico de de maclaren F1 !!! empresas de webhosting é normal que preferiam ou pelo menos usem muito o linux .. até porque muitas vezes até se podem esquecer que o servidor linux existe naquela empresa !! mas há outras coisas que a microsoft ficva muito atrás tais como : :009: acesso facil ao hardware através de programação ( c / cunix ) programas mais estáveis e robustos ( o código é compilado pelo kernel do SO no acto da instalação e não uma simples cópia ) permite controlo em tempo real de uma forma barata e robusta !!!! e o que para mim é o mais interessante: o facto de ter neste momento comunidades de milhares de experts que estão constantemente a desenvolver o SO, a criar a novas potencialidades e a optimizar as existentes ! isto tudo pra dizer que : os dois SO têm o seu espaço .. e o falto de o Windows ainda custar uns euros valentes .. pode compensar em muitos casos até porque a grande maioria dos utilizadores só sabem escrever documentos no word da microsoft .. e no excel da microsoft .. trocar de software levaria a uma perda clara de produtividade !!!! PS : aproveitem e usem o melhor de cada um !!! ShadeX 01-09-2005, 10:45 A velha discussão... Ah well, 0.02 cents que isto anda short :D Pró lado anti-linux: 1 - No games (tenham dó, haver puco, mal e em más condições, ponto assente... e isto vem de um gajo que a maior parte do tempo joga num 233mmx pq gosta de coisas de 1980's...) 2 - Not easy. Depende do ponto de vista claro. Do ponto de vista do sysadmin é cú, do ponto de vista do common user é nem pensar nisso. Lembrem-se que este ultimo por vezes nem sabe o que é um rato/drive/partição/pasta/ficheiro/url/etc/etc/etc. 3 - No apps. Ou melhor, no power apps. Pro user comum (excluido dos potencias com o ponto anterior) ainda dava... OOo, GIMP, mais umas coisitas, e lá iam andando. Pro lado do power user / pro user, acham mesmo que as cenas Linux atm competem com Photoshop, Premiere/Final Cut, ScenaristNT, Dreamweaver, Illustrator/Freehand/Corel Draw, etc e tál? Larguem a droga :) E não falem no Wine, nem power users arranjam paxorra para akilo... Mais depressa comprava o VMWare... Hmmm, pera, o VMWare ainda é mais caro que o XP Pro... 4 - No drivers / Bad drivers. Alguem já usou um r8169? Entre 2 windows? E entre um WinBox uma LinBox? E já viram a diferença? E acham a r8169 hw recente? Ainda não deu tempo pra meter akilo a funcionar em condiçõessem 99999 rezinhas? Ok, eu devia era usar NICs da Intel, já sei dessa... Alguem os oferece??? 5 - Uma mistela sem nexo. Quantas distros? Quantos métodos diferentes? E o user tem de se habituar a isso né? Riiiiighhhhttt... E vistas as coisas, eu até gosto de Linux. Slackware. Só shell. Over SSH. Pico roxes, die vi. Mas isso são os meus servers, não as workstations... Small difference. Pra ser sincero nem montava servers em Windows nem workstations em Linux. Waste of time. Meu e dos meus users. Last note. Se querem ser anti-windows, usem os BONS argumentos. Tipo este Stop Error (http://www.microsoft.com/resources/documentation/Windows/XP/all/reskit/en-us/Default.asp?url=/resources/documentation/Windows/XP/all/reskit/en-us/prmd_stp_xlxv.asp) . Once again, fui vitimizado por esta m***a. O raio da mobo morreu (condensadores bye bye, boom e espalhados pela caixa). Obviamente, não dava pra bootar e remover os drivers IDE, poix... E board, velha como era, não dava pra usar outra igual... Mudar HD para uma NF2... Stop error... Sem crises... Restore de uma imagem. Tentar as cenas do costume (Desactivar drivers IDE, usar flatcable 40, forçar PIO, reinstalar por cima, ad nauseum...). 12Hrs depoix, deisti. Format, install. Agora dizer ao client que vai ter memo de andar a pedinchar os certificados digitais que estavam no IE de novo... Ah well... Com a primeira bronca deste tipo convenci-o a usar 2as partições, uma pra sys outra pra dados. Com esta é trigo limpo farinha amparo que o convenço a ter uma box Linux só para o browser... Mais kernel, menos ReiserFS corruption, mais backup do home, menos KDE hangup, é certinho... p.s. Podia ter tentado um XP install, mas pelos €150... Caixa+Board+512MB+Gf4MX+Silent Boost+Slackware=€200 :D Foi só o argumento de €150 para um OS novo de €150 numa box velha que dava mal pro W2K vs um OS novo free e uma box nova onde tudo corre nas horas. kazuza 01-09-2005, 14:05 Numa empresa normal o "Empregado" pode saber mais que o Patrão, so não o pode é mostrar... Imaginem um Administrador da Sonae a levar ripanço dum puto no proprio sistema utilizado por eles... É mesmo "um puto" que vai tropeçar numa gateway de acesso, passar por não sei quantas firewalls CISCO, Solaris, Unix, e etc etc (ISA também conta :D ) e invadir aquela m€rd@ toda. Pois sim... dream on ... Não há ninguem com poder absoluto. Tens permissões para fazer o teu trabalho. No more, no less ... Morais 01-09-2005, 14:18 Pode sempre ir ao quadro de luz e mandar isso tudo abaixo :p timber 01-09-2005, 14:35 Se a coisa estiver bem feita não vais por aí... MaTreCo 01-09-2005, 14:39 Pode sempre ir ao quadro de luz e mandar isso tudo abaixo :p Isso partindo do princípio que tens acesso ao quadro da luz :P vbmaster 01-09-2005, 14:41 Não há empresa que se preze que hoje em dia não tenha uma boa firewall a protejer o quadro da luz. :lol: kingdom 01-09-2005, 14:48 Não há empresa que se preze que hoje em dia não tenha uma boa firewall a protejer o quadro da luz. :lol: LOL...cá em casa a firewall é o meu pai! :001: Tenebrus 01-09-2005, 15:20 Numa empresa normal o "Empregado" pode saber mais que o Patrão, so não o pode é mostrar... Imaginem um Administrador da Sonae a levar ripanço dum puto no proprio sistema utilizado por eles... :D deixem-se é estar com a M$ que tao bem :) PS - Quanto a Documentação, lamento concordar, mas Documentação para Linux é Coisa que não falta, principalmente na comunidade do Geentoo "senao estou em erro". Cya Desculpa lá, mas isso é a típica mentalidade tuga em funcionamento. Mas sabe mais de quê? Achas que por ser patrão tem de saber mais de tudo que todos aqueles que estão abaixo dele? Põe lá o dito puto nos sapatos do administrador da Sonae e logo vês a figura de urso que ele fazia. Com a agravante que provavelmente levava uma catrefada de pessoas com ele. Noddy_chester 08-09-2005, 16:50 Bem para começar não há jogos (e não me venham falar do Tux não sei o quê nem do jogo do Civ 1 que foi portado a semana passada já estive nesse filme e já tentei aderir à cena do jogo em Linux) Ha muitas aplicações mas muitas não valem nada ou então são simplesmente inferiores. Podia dar o exemplo do OpenOffice que já tentei usar para fazer uma coisa a sério e deparei-me com o facto do Calc ser razoavelmente inferior ao Excel. O Write está mais perto do Word no entanto. E também tenho a minha lista (não muito curta) de embirrações com o Office Não há drivers para não sei quantas coisas e alguns são inferiores aos equivalentes. A telenovela dos modens alcatel é do melhor para users comuns então... Tenho de discordar nestes aspectos: 1º-A muitos jogos psra linux e bem fixes,por exemplo o ultimo que estou a jogar Nexuiz,graficos excelentes.Mas existem tambem free sim city,free tycoon,Corridas de carros....,http://games.linux.sk/-aqui podes ver outros embora o site esteja um pouco desactualizado,pois recentemente têm surjido muitos e bons jogos,que não duvido que seja por causa da ligação a PS3.... 2ºNao tens só o oppenoffice,tens o Koffice,e para mim não existe melhor processador de texto do que o Abiword. 3ºEm questão aos drivers curiosamente o unico problema é mesmo o que tu descreveste com modems alcatel de resto até existem mais drives disponiveis para linux do que para windows. Mas tenho de concordar que o linux esta a dormir a sombra desta recente escalada de novos utilizadores e esta a ficar para tras em relação a BSD e Solaris.O linux ainda têm muitas falhas de segurança e bugs(nada que se pareca com Windows mas....). HecKel 10-09-2005, 01:36 Li a thread toda...., sinceramente não gostei da primeira intervensão do kazuza..., mandou o belo do bitaite e nem sequer justificou..., no entanto com o desenrolar da thread acabei por ver que afinal de contas ele até tinha razão, em parte..., de facto tudo o que se fala aqui é subjectivo é a eterna "guerra" entre linux e windows, faz lembrar as conversas de putos a ver quem é o melhor a jogar à bola! Sou utilizador de linux faz pouco tempo, apenas um ano e meio talvez já dois, inicialmente tive grandes dificuldades com o speedtouch como alguem atraz referiu, no entanto lembrei-me de "procurar"..., curioso..., encontrei rapidamente a solução para o meu problema. Continuo a achar que sou newbie nestas andanças, embora com alguma experiência mas não a suficiente, no entanto quando falam de "falta de documentação" fico a pensar se sou eu que tenho mesmo muita sorte ou se quem faz estes comentários nem sabe do que fala e só manda as postas de pescada para "picar", se calhar sou eu que tenho sorte... Volto a realçar que sou utilizador de linux, é mesmo muito raro utilizar windows, só o mantenho instalado porque "pode dar jeito", isto vai parecer um pouco paradoxal, mas afirmo que este SO não é perfeito! Acho ridiculo os comentários do tipo "encontra defeitos" ou o oposto "linux não presta por isto", claro que encontro defeitos! Se não encontrasse acabavam as actualizações e as novas versões, não haveria mais nada para melhorar, a piada disto é isso mesmo, tentar melhorar o que está bom e corrigir o que está mal, da mesma forma digo o mesmo em relação ao windows. Pessoalmente não uso porque não se adequa às minhas necessidades, ainda para mais quando sou um "militante" do software livre e do opensource, tenho tudo o que quero no meu SO, e sobre jogos sinceramente nem sei argumentar, não gosto de jogar, salvo raras excepções em que sabe bem descontrair (mas quando quero descontrair largo o pc :P) Agora sobre o verdadeiro TEMA da thread, gostei mesmo muito do artigo, e diga-se de passagem que só o li porque o tópico chamou-me à atenção de estar no subforum de linux..., ainda para mais colocado por um "linuxer" assumido! abraços, HecKel Metro 10-09-2005, 03:07 O artigo é uma provocação mas é uma provocação assumida e com algum sentido. O que me encanta em linux é a liberdade. Principalmente isso. Além disso descobrir todos os dias projectos muito interessantes e um evoluir continuo (tb vou aprendendo mais qq coisa) mas as distros tb têm evoluido imenso. Um exemplo é montar as partições da rede. No hoary só com ajuda. No breezy é de uma simplicidade que mete medo.:) eyeliner 13-09-2005, 12:47 O autor disse muito bem: "We all hate learning curves." Já usei várias ditros do Linux (quase tudo o que há por aí) e simplesmente adorei o Mandrake/Mandriva e usei-o. Claro que existem sempre problemas com as distribuições. Eu era perito a criar problemas com o X. De vez em quando tinha loops esquisitos que não me deixavam entrar no modo gráfico. Vou sacar o Mandriva um destes dias e vou metê-lo no meu portátil para matar saudades. A minha desculpa para jogos é fácil. Um AMD K6-3 não corre quase nada hoje em dia e o monitor é de rir. Mas corre bastante bem o sistema. O WinXP idem. Acho que depende da curiosidade de cada um. E da vontade de passar algum tempo a saber como certas coisas funcionam. Já agora foi aqui que encontrei a "luz": http://www.linuxquestions.org/ |