View Full Version : Modem ADSL2+ da Clix + Router Dlink 624+
Viva pessoal,
Como ja tinha o router Dlink 624+ que é para ethernet modem decidi comprar o novo kit da clix
que tem modem adsl2+ da Huawei smartax mt882 por ethernet tambem.
Configurei o modem como indicava nas instruções, ir à placa de rede em TCP/IP e colocar la os ips para configurar o modem :
Endereço de ip : 192.168.1.2
Mascara : 255.255.255.0
Gateway : 192.168.0.1
e os respectivos DNS. Até aqui tudo bem consegui entrar na net e até fiquei com mais largura de banda e pings melhores :-D
E agora queria configurar o router, onde esta ligado 2 pcs por cabo ethernet e so por wireless o portatil. Mas não sei como ja andei para la a experimentar e nada :'( :'(
Conto com vcs para me darem uma ajudita :p
God_Himself 30-08-2005, 00:10 Eu bem disse que esse modem era bom. ;)
Agora de configs é que não sei porque infelizmente ainda não comprei o meu. Soz :(
PS: Estarás a usar o cabo correcto?
É cruzado ou crossover?
hmm boa pergunta, o router trazia um cabo para ligar ao modem, usei esse cabo para o ligar ao modem. Dps o cabo que vinha com o modem usei-o para ligar um pc, o outro pc esta ligado com um cabo que ca tinha quando tinha os dois pcs em rede.
God_Himself 30-08-2005, 00:22 Se queres partilhar a rede por 2 pc's, não será mais facil ligares o modem por USB a um deles, e por cabo entreligares os pc's?
Acho mais simples...
Peterwolf 30-08-2005, 00:26 O modem têm que estár configurado em modo Bridge. Ligas o modem por cabo de rede à porta Wan do Router, vais à config do router na tab Wan, ai escolhes PPPoE.
Colocas o username (deve ser algo xpto0000000@clix) e a password, verifica se tens o MTU no router a 1492 e escolhe também a opção Always-on. Não alteres nada em relação aos IP's nessa configuração Wan.
Em principio fica a trabalhar se não houver mais nenhum problema.
God_Himself, isso é regredir pá :)
Abraços
Nao e mais simples porque ele quer ter o portatil por wireless...
Tu no teu caso deverias ter todos os cabos normais... da uma olhada e ve se algum deles e cross... se for exprementa mudar para um normal.
isso obriga a ter sempre um dos pcs ligados para ter net no outro, para alem de perder a net por wireless para o portatil e para alem de nao dar uso ao router... :)
Nao e mais simples porque ele quer ter o portatil por wireless...
Tu no teu caso deverias ter todos os cabos normais... da uma olhada e ve se algum deles e cross... se for exprementa mudar para um normal.
ja agora como vejo se e' cross ou normal :lol:
Peterwolf 30-08-2005, 00:29 Pega num cabo, coloca as duas fichas lado a lado e vê se a sequencia das cores dos cabos na ficha é igual nas duas. Se for igual é directo, se for diferente duma ficha para a outra é cross.
Abraços
God_Himself 30-08-2005, 00:29 Ah queres por wireless... Soz, n li.
Então faz como o mestre peterwolf disse. :D
O modem têm que estár configurado em modo Bridge. Ligas o modem por cabo de rede à porta Wan do Router, vais à config do router na tab Wan, ai escolhes PPPoE.
Colocas o username (deve ser algo xpto0000000@clix) e a password, verifica se tens o MTU no router a 1492 e escolhe também a opção Always-on. Não alteres nada em relação aos IP's nessa configuração Wan.
Em principio fica a trabalhar se não houver mais nenhum problema.
God_Himself, isso é regredir pá :)
Abraços
vou tentar ja digo algo :) E ja agora tenho que meter algum ip na configuração das placas de rede ? É que quando configurei o modem ficou la uns ips, tiro ?
Yokozuna 30-08-2005, 00:32 Eu configurei o meu modem primeiro. Depois está pronto a ligar ao que quer que seja, leia-se router/hub/switch, etc. . .
Nada feito >(
Fiz uns printscreens pode ser que ajude :(
Router :
http://img117.imageshack.us/img117/6445/19fm.gif
http://img117.imageshack.us/img117/5609/20hl.gif
Modem :
http://img117.imageshack.us/img117/2746/36bu.gif
Acho que fiz tudo bem 8o
Peterwolf 30-08-2005, 01:05 O router tá OK. Parece-me é que o problema está na config do modem... VPI/VCI é 0/35 para o Sapo/Telepac, para Clix penso que são outros valores, no entanto não sei quais são :(
Ou então é no Encap., escolhe VcMux e vê se funciona.
Abraços
O router tá OK. Parece-me é que o problema está na config do modem... VPI/VCI é 0/35 para o Sapo/Telepac, para Clix penso que são outros valores, no entanto não sei quais são :(
Abraços
Na papelada que vinha com o kit do modem da clix esta assim, n estara algo mal no router ? é que ele n establece a ligação pois nao tem ip
Conspiracy 30-08-2005, 01:50 Na papelada que vinha com o kit do modem da clix esta assim, n estara algo mal no router ? é que ele n establece a ligação pois nao tem ip
acho ké mais ao contrario...
ele n tem ip pk n estabelece ligação...
o router parece-me bem, tenho um igual e ta como o teu nesses campos,mas tenho Sapo... agr o modem n faço ideia
guilherme 30-08-2005, 03:13 Isso n tem q se activar o DMZ ??? Ta me a fazer confusao 1 coisa, se é o modem q estabelece a ligação pq raio tem q se meter o username e a password no router e nao no modem? Digo isto mas n sei pq uso um All-in-one, se ligarmos 1 pc a um router na porta wan, temos q partilhar a ligação e este fornece tb dhcp, sera que n tens q activar tb o dhcp no modem, n sei isto sao so opções q me ocorrem para te tentar ajudar ;)
Peterwolf 30-08-2005, 12:57 guilherme, não precisas de activar o DMZ, nem no modem (pois está em modo Bridge) nem no router. Neste caso o router é que trata da autenticação nos servidores da Clix, o modem é apenas a ponte para ser possivel efectuar essa mesma autenticação.
Se o router nao a consegue efectuar, e estando tudo bem configurado no router, o problema só pode estár entre o router e o modem (cabo) ou no modem, ou entre o modem e a linha telefonica.
Como o raac consegue efectuar a ligação pelo pc, o mais certo é ser ou problema com o cabo ou então na config do modem. Apesar disso parece estar tudo ok na config.
Abraços
guilherme 30-08-2005, 13:58 Thnks pelo reply :D É sempre bom saber mais :cool:
guilherme, não precisas de activar o DMZ, nem no modem (pois está em modo Bridge) nem no router. Neste caso o router é que trata da autenticação nos servidores da Clix, o modem é apenas a ponte para ser possivel efectuar essa mesma autenticação.
Se o router nao a consegue efectuar, e estando tudo bem configurado no router, o problema só pode estár entre o router e o modem (cabo) ou no modem, ou entre o modem e a linha telefonica.
Como o raac consegue efectuar a ligação pelo pc, o mais certo é ser ou problema com o cabo ou então na config do modem. Apesar disso parece estar tudo ok na config.
Abraços
Já verifiquei os cabos e os que tenho sao todos normais, ja experimetei com 3 cabos diferentes e continua igual e no modem ja experimentei por em Encap: VcMux e nada :confused: :confused:
raac ve se pode ser este problema http://wireless.com.pt/forum/viewtopic.php?t=2755 ! Espero que ajude.
raac ve se pode ser este problema http://wireless.com.pt/forum/viewtopic.php?t=2755 ! Espero que ajude.
Vou tentar, mas penso que nao seja daí poir o router ja esteve a funcionar com modem da netcabo e funcionava bem.
E já agora onde poderei comprar ou mandar fazer o tal cabo de rede com polarização?
ja funciona :001: :001: :001: :001:
Fui as opções do modem e tinha la uma opção LAN que tinha o ip 192.168.1.1 e eu meti o ip do router 192.168.0.1 e voilá deu :002: :002:
thx por tudo pessoal :p
GhostRider2069 30-08-2005, 20:42 Se puderes e se usares claro dá feedback do modem/router em relação a P2P.
Cya
guilherme 30-08-2005, 20:57 ou seja, meteste tudo como tinhas, so faltava mesmo isso?
Ja agora, esse modem tb funciona numa ligação sapo? ou tem q ser necessariamente ADSL2 ?
Eu até comprava esse modem so q parece q eles so enviam aos clientes pelo q percebi. :004:
God_Himself 30-08-2005, 21:25 Mas qual enviam moço!
Vais a uma loja qualquer e compras o kit clix com o modem adsl2+!
E é obvio que funciona em ligações adsl1 e adsl2, seja de que operador fôr.
Hey, o modem funciona com adsl2 "normal" pk eu so tenho 4mb da clix :001:
Quanto ao P2P funciona bem, na mula ta a bombar :P
God_Himself 30-08-2005, 23:34 Então não tens ADSL2 "normal".
Tens ADSL1 AKA ADSL.
ADSL2 é só acima dos 8Mbps até aos 12Mbps or something.
Daí pra cima é ADSL2+.
Então não tens ADSL2 "normal".
Tens ADSL1 AKA ADSL.
Daí pra cima é ADSL2+.
ou isso :)
guilherme 30-08-2005, 23:55 Entao axo q vou comprar 1 kit da clix :D tb n deve demorar mt a xegar aqui :cool:
zxcvb123 31-08-2005, 00:08 Então não tens ADSL2 "normal".
Tens ADSL1 AKA ADSL.
Daí pra cima é ADSL2+.
Nada disso.
O adsl2 pode ser utilizado a qualquer velocidade.
O adsl2 foi pensado para aumentar o alcance das centrais e melhorar as ligações que estão em piores condições.
Tudo depende da config das centrais.
Tal como tens a opção T1.413 e G.DMT no adsl 1.
Tens agora o G.DMT2 que é uma das modelações pro adsl2.
O que acontece é que cada standard tem uma velocidade máxima, mas o adsl2 n é usado apenas entre 8 e 12 megas.
Já o adsl2+ só compensa em velocidades superiores aos 8 megas, porque se não conseguem ter mais que 8mega, o mais provavel é que estejam longe da central, logo atenuação média a alta.
O adsl2+ usa frequencias acima do adsl1 (de 1.1 a 2.2 MHz) e se até 1.1Mhz já tem alguma atenuação, entao até 2.2Mhz vai ser muito pior. Porque quanto mais alta for a frequencia pior vai ser a atenuação.
Provavelmente o que fazem nas centrais é activar essa opção pro pessoal dos 16megas e talvez dos 8 megas.
Não sei que tipo de DSLAM a clix está a usar, mas se for das classicas, em que encaixam um "modem" numa rack, podem muito bem estar a por o ppl com 2 e 4 megas com versoes que têm apenas adsl1. E o resto do ppl já com os "modems" adsl2.
Sempre servia para poupar algum dinheiro, mas sempre que um cliente pedia um upgrade lá tinha que ir lá alguem à central.. Poupa-se num lado, paga-se noutro.
Aposto mais numa configuração que limita as modelações disponiveis, que deve ser possivel controlar remotamente.
God_Himself 31-08-2005, 00:16 É obvio que as operadoras podem fornecer ADSL2+ a 56Kb se elas bem entenderem.
Mas os limites das tecnologias aDSL são:
aDSL1: 8Mbps
aDSL2: 12Mbps
aDSL2+: ? (por volta de 32Mbps)
zxcvb123 31-08-2005, 00:28 É obvio que as operadoras podem fornecer ADSL2+ a 56Kb se elas bem entenderem.
Mas os limites das tecnologias aDSL são:
aDSL1: 8Mbps
aDSL2: 12Mbps
aDSL2+: ? (por volta de 32Mbps)
Claro. É aí que eu queria chegar.. a operadora é que escolhe os protocolos que autoriza.
Mas entre Adsl1 e 2 o aumento de velocidade (8 pra 12) deve ser o menos importante no meio de tudo o que implementa. Obriga os fabricantes a melhores informações de diagnóstico, mudança de velocidade e do número de bits por bin sem mandar a ligação abaixo, etc.
Se alguem tiver curiosidade.. aqui fica um manual de uma dslam adsl2+:
http://www.nettonet.com/support/docs/210-0000056_r01.n2n
A config web da central parece que estamos a configurar um router....
O limite do adsl2+ penso que anda à volta dos 24-26Mbps.
Ah.. e o ADSL1 pode dar mais que 8 megas.. 10 megas é possivel.. se tiveres a central no andar de baixo. LOL
Os 8 megas anunciados não é um limite fixo.. é mais para tentar assegurar um numero aceitavel de possiveis utilizadores. O mesmo deve-se passar com o adsl2 ou adsl2+.
God_Himself 31-08-2005, 00:34 Acho que o limite do ADSL2+ é mesmo os 32Mbps porque já há uns certos testes que que tive conhecimento numa empresa que não interessa o nome :002: e que planeiam lançá-lo mal a PT lance os 20Mbps que planeia lançar daqui por uns meses.
:004:
zxcvb123 31-08-2005, 01:05 Acredito. Mas porra, 32megas? Isso vai ser mesmo marketing..
Se 16 megas ja não é para toda a gente.. entao >16 mas vale meter um cabo ethernet e ligar directamente à central. LOL
A ver vamos..
Mas se derem mais um jeitinho nos preços das velocidades inferiores o pessoal não chateia nd. :-D
Realmente a PT quer(ria) por 20Mbps até ao fim do ano.. anda tudo muito calado, já deveriam andar a actualizar as centrais.
Pessoal ja agora há maneira de configurar o router pa ligar e desligar a x horas por causa das HH ? O router e' um dlink 624+
guilherme 31-08-2005, 02:05 zxcvb123 obrigado pelo manual, sinceramente gostei mt.
guilherme 31-08-2005, 02:06 Vais ter q criar 1 script q envie comandos via telnet para fazer reboot ao router, é a unica maneira possivel de fazeres isso.
Em alternativa com vi no forum wireless, fisicamente com 1 aparelho daqueles ligados as tomadas q programas as horas pa ligar e desligar :p mas axo a outra solução melhor.
blastarr 31-08-2005, 02:08 Acho que o limite do ADSL2+ é mesmo os 32Mbps porque já há uns certos testes que que tive conhecimento numa empresa que não interessa o nome :002: e que planeiam lançá-lo mal a PT lance os 20Mbps que planeia lançar daqui por uns meses.
:004:
ADSL2+
Downstream: 24 mbps
Upstream: 3.5 mbps
da Wikipedia
God_Himself 31-08-2005, 02:09 Pessoal ja agora há maneira de configurar o router pa ligar e desligar a x horas por causa das HH ? O router e' um dlink 624+
Compra um programador de tomadas daquelas do AKI, LIDL, etc.
guilherme 31-08-2005, 02:22 Compra um programador de tomadas daquelas do AKI, LIDL, etc.
ya, era isso q eu me referia, lol, mas mesmo assim existe o tal metodo de o fazer, fica aqui o metodo:
- fazer download da aplicação TST10.EXE.
- criar um ficheiro (por exemplo: reboot.txt) com o seguinte conteúdo:
192.168.0.1 23
WAIT "login:"
SEND "root\m"
WAIT "Password:"
SEND "a vossa password de admin\m"
WAIT "#"
SEND "reboot\m"
WAIT "#"
- neste caso o rooter tem o ip 192.168.0.1
- configurar o schedule para arrancar à 01:10 e às 07:45 e matar a tarefa após 3 minutos, e a seguinte linha de comando:
tst10.exe /r:reboot.txt /m
thnks 2 rajalev
num dlink G604T funciona, provavelmente tb funciona no teu, dependendo do firmware o login pode ser admin em vez de root, no meu caso actualmente entra como admin, mas na anterior q tinha so entrava como root, mas isso testas directamente por telnet.
Podes ainda usar o secure crt e programar logon scripts
guilherme 31-08-2005, 02:38 God_Himself, se puderes arranja um convite para o Web2Messenger.com manda 1 PM se possivel, ficaria mt grato. :001:
God_Himself 31-08-2005, 02:52 God_Himself, se puderes arranja um convite para o Web2Messenger.com manda 1 PM se possivel, ficaria mt grato. :001:
Não tenho invites...
Se visses o que passei pra me arranjarem um, nem imaginas!
Isto é uma cena bué restrita e dificil de se arranjar :P
guilherme 31-08-2005, 03:09 Pois eu sei q é dificil lol, por isso tava com fé
ya, era isso q eu me referia, lol, mas mesmo assim existe o tal metodo de o fazer, fica aqui o metodo:
- fazer download da aplicação TST10.EXE.
- criar um ficheiro (por exemplo: reboot.txt) com o seguinte conteúdo:
192.168.0.1 23
WAIT "login:"
SEND "root\m"
WAIT "Password:"
SEND "a vossa password de admin\m"
WAIT "#"
SEND "reboot\m"
WAIT "#"
- neste caso o rooter tem o ip 192.168.0.1
- configurar o schedule para arrancar à 01:10 e às 07:45 e matar a tarefa após 3 minutos, e a seguinte linha de comando:
tst10.exe /r:reboot.txt /m
thnks 2 rajalev
num dlink G604T funciona, provavelmente tb funciona no teu, dependendo do firmware o login pode ser admin em vez de root, no meu caso actualmente entra como admin, mas na anterior q tinha so entrava como root, mas isso testas directamente por telnet.
Podes ainda usar o secure crt e programar logon scripts
Não funcionou, tentei por telnet e ele disse n conseguia conectar-se a porta 23. E onde é que configuro o schedule ?
God_Himself 31-08-2005, 04:57 No painel de controlo do windozze.
Vai a sheduled tasks e adiciona essa :)
No painel de controlo do windozze.
Vai a sheduled tasks e adiciona essa :)
AHHH lol nunca tinha reparado nisso :x2: e em relação a porta 23 do router será alguma configuração nele ?
guilherme 31-08-2005, 13:48 Tal como disse no post acima o meu router é um Dlink G604T.
Fiz 1 pesquiza e encontrei isto:
http://www.kilgus.net/hacking/di624p.html
Provavelmente deve existir 1 firmware que se consiga aceder por telnet, mas pelos vistos taz com azar.
|
|