Limpar lente de câmara fotografica

SideWalker

Moderador
Staff
Tenho uma Sony DSC-P100 que integra uma linda e bunita Zeiss Vario-Tessar. A questão é: como limpá-la? Pensei em alcool, mas não sei se não afectará as camadas xpto que a lente tem. Alguém me pode dar uma luzinha? Obrigado!
 
Eu não limpo lentes. Limpo filtros no máximo
Se isso não aparece nas fotos nem tocava na lente. As lentes modernas é suposto já não serem sensíveis a estragar as camadas com limpeza mas para que inventar?
 
Boas,

O timber tem toda a razão. Se não notas nada nas fotos, nem toques nas lentes! De qualquer das formas, caso notes a sujidade nas fotos, uma maneira simples e barata de limpar as lentes das máquinas fotográficas é com um pano seco que não largue pêlos (aconselho um paninho daqueles de limpar os óculos!). Se a lente estiver muito suja, podes usar um líquido próprio para limpar as lentes dos óculos. Não causam qualquer problema. Este material quase todos temos (só quem não usa óculos é que não tem!).

cumprimentos,

Hugo
 
Pois, o mal é que em algumas situações (contra-luz, tempo de exposição elevado, etc.), a manchita nota-se. Vou experimentar o liquido dos óculos, então. Obrigado pelo feedback!
 
usa depois um pincel para remover os pelos, há pinceis próprios para limpeza de maq., que tem um soprador incluido, e há também lenços de papel que não largam pelo para limpar maquinas.
 
A minha DSC P-72 já levou cerveja na lente e bule na boa, o mal é que a "tampa" automatica as vezes não abre ou fecha direito :\
 
pra limpar lentes de maquinas fotograficas era o belo do jacto de ar...somente...

Panos nem por sombras, pois ao limpar agarra a sujidade da lente e por conseguinte risca-a...
Liquidos que eu saiba...nunca
 
SideWalker disse:
Pois, o mal é que em algumas situações (contra-luz, tempo de exposição elevado, etc.), a manchita nota-se. Vou experimentar o liquido dos óculos, então. Obrigado pelo feedback!

E nota-se com valores de f/ elevados? É que pelo que apresentas, por mais q limpes a lente o tal "pisco" não te vai desaparecer. O que tu tens é um micro-grânulo de pó no teu sensor!

Faz o seguinte:

- Tira uma foto a uma folha de papel branca e com valores de f/ superiores a 18.
(isto partindo do princípio que a máquina permite o controlo da abertura...)
- Abre o photoshop e faz auto-levels
- Todos os spots q detectares são pequenos grãos de pó sobre o sensor.

Quem usa dSLR's já conhece o problema :rolleyes:. Devido à troca de lentes e etc, etc, etc...

Nas máquinas de lente fixa o problema também existe embora a um nível muito mais baixo. Pode ter sido durante a assemblagem do equipamento, por exemplo.
 
HaTrED aquilo não é nenhuma lente 35mm :D
Não faz f18. Para o tamanho do sensor f8 naquilo dá algo parecido ou isso (quem quizer que faça as contas do DOF)
Mas de resto excelente conselho
 
Neojag disse:
A dele também :D
Desculpa lá parceiro :D Malvadas minis!

F*ck U! :D

HaTrED: Isto só me dá escolher entre f2.8 e f5.6 ou f5.6 e f10, dependendo da luminosidade. :D O melhor exemplo do que descrevi acima é este. Depois de limpar a lente com o liquido dos óculos, parece ter desaparecido. Tenho de fazer esse teste da folha branca. Obrigado pela dica.
 
timber disse:
HaTrED aquilo não é nenhuma lente 35mm :D
Não faz f18. Para o tamanho do sensor f8 naquilo dá algo parecido ou isso (quem quizer que faça as contas do DOF)
Mas de resto excelente conselho

You're right...

Passou-me!
 
eu tb tenho p100 e akilo tem uma dedada :( nem sei como la apareceu..nao se nota mt nas fotos,mas nota-se! aconselham entao a nao limpar? tinha pensado em um cotonete e alcool..k dizem?
 
sidewalker,

estive a ver a foto que representa o teu problema e, o que sinceramente me parece, é que isso foi provocado por uns salpicos de água, possivelmente salgada, na lente. quando a água secou, os minerais ficaram a sujar a lente. Se dizes que o problema ficou resolvido com os produtos dos óculos, não te rales mais com isso!

ZZZ

o cotonete não é boa solução porque larga fibras! lê as sugestões que eu e outros users colocámos!

cumprimentos,

Hugo
 
Back
Topo