View Full Version : conselho - redes

korning
19-08-2005, 12:29
Boas,

Resolvi recorrer aqui aos experts do forum para me aconselharem numa instalação que queria fazer numa pequena empresa de um familiar.
Têm já uma rede com 2003 server e active directory configurada.
O que se pretende agora seria: colocar um pc novo (XP) na rede para servir apenas como uma espécie de fileserver e printserver. Ou seja, quero "juntá-lo" à rede e fazer com que tenha o seu disco partilhado para todos na rede (pode haver uma pasta p cada user) onde possam guardar os seus trabalhos e outras coisas. Como não domino o Active Directory (foi instalado por uma empresa que nunca mais lá vai voltar, if you know what I mean), precisava de umas dicas:
como faço para por este novo pc na rede já existente?

Um outro problema / defeito é o facto de terem as impressoras ligadas num pc da rede em que o seu utilizador não vai trabalhar diariamente. Têm que estar a ligar este pc para poder imprimir...

Haverá forma de ligar todas ao tal pc novo que vai estar sempre ligado, de modo a que toda a gente possa imprimir sempre que quiser pela rede? Que devo fazer? Qual a melhor forma de ter impressoras partilhadas e sempre acessíveis, low cost claro!!

Muito obrigado desde já,
fiquem bem,

korning

da Fohz
19-08-2005, 14:16
Boas.
Quanto às impressoras ou ligas todas ao novo fileserver por usb (ou por rede se tiverem essa função) ou tens d comprar printservers, o que dá um esticãozito +/- €€ :S

Quanto ao novo server, eu optaria por uma linux box...samba, nfs, cups e o que mais for necessário.
Se optares por XP, fazers o que queres é basico a n ser que o ponhas como domain server.
É só partilhares o disco e criares pastas para cada um, mas isso não tem qualquer tipo de segurança.