View Full Version : [Análise] MS Windows Vista B1 "hands on" review
blastarr 06-08-2005, 06:59 Primeiro as specs gerais do sistema usado:
-Athlon64 3200+ "Winchester" s939, speed @ default (2Ghz)
-1GB Patriot XBLK 2-2-2-5 1T dual channel
-Asus A8N-SLI Deluxe
-XFX Geforce 6800GT PCI-Express, speed @ default (350mhz/1000mhz; core/mem)
-2 discos Sata NCQ Seagate, 120GB cada, divididos em várias partições (uma delas com o XP SP2, dual boot -Atenção que só faz dual boot com windows 2000 SP4 ou superior, nada de experiências com win95/98/me/NT4...-), ligados ao controlador Nvidia.
-drive dvd/disquetes/blah, blah/etc IDE's
-Versão x86, 32bit, build 5112 Beta 1 do Windows Vista, codename "Longhorn"
Pronto, passemos à acção:
Instalação-
Não poderia ser mais simples. Não suporta upgrade via XP, o que é normal nesta fase, por isso teve de ser à moda antiga, boot pelo cd/dvd.
Embora não possua a "feature" de instalação rápida da versão 4074, continua a ser mto simples instalar o SO, basta dar a key, escolher a partição (tudo em ambiente gráfico) e that's it.
Na primeira vez que cheguei ao desktop, estranhei o facto de não haver sinal das transparências nas bordas das janelas, mas depois de algum "digging" na net, compreendi que os drivers Nvidia que o SO nos recomenda instalar suportam só algumas features do Aero (botões min/max/fechar, barras de progresso, etc). Suspeito que isto se deveu a problemas de velocidade em certo hardware, com os drivers iniciais (75.03), pelo que decidiram optar por enviar à MS os drivers 77.52, mais rápidos e estáveis, mas sem algum "eye candy" (de notar que mesmo sem "eye-candy", continua a ser o Aero, não fica no modo Classic nem no modo Luna do XP).
Tb é de notar que o eye candy, pelo menos nas placas Nvidia, só é suportado pelas gamas GeforceFX, 6 e 7 (mesmo a FX5200 dá conta do recado), mas qlqr coisa mais antiga (i.e., sem suporte ao DirectX 9) fica imediatamente num dos modos inferiores.
Assim, tb não foi surpresa constatar que a minha Audigy 2ZS não é detectada, tal como a rede onboard (felizmente tinha o codec ALC850 a funcionar com uns drivers beta do servidor FTP da Nvidia, bem como uma placa de rede genérica Realtek fast ethernet 8190x, os quais ficaram correctamente instalados e detectados pelo windows)
A placa de tv hauppauge com chip BT878 foi detectada, mas tive de fornecer os drivers WDM 3.46 para ficar a funcionar (já não é nada mau ;))
Aqui podem ver o novo Internet Explorer 7 beta (tb existe uma versão preview para winXP)
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/desktop11ro.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/desktop11ro.jpg)
Reparem na detecção automática de feeds RSS, na janela do meio, bastou clickar no ícone à esquerda do ícone print - sempre que detecta uma feed, fica laranja- e pronto.
Tb podem ver a nova configuração das toolbars e o quadrado cinzento que abre novas tabs (tb funciona o click no botão do meio como no Firefox).
Este é o novo aspecto do Control Panel (a versão clássica aínda está disponível)
Em minha opinião, está muito mais fácil navegar, pois o método é o mesmo do novo Windows Explorer, o caminho para o ficheiro está compartimentalizado com drop-downs, assim pode-se ir directamente a um ficheiro, a uma partição, uma pasta, um link, etc, sem ter de navegar pelo meio.
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/desktop26qn.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/desktop26qn.jpg)
Se repararam bem, notaram a cor da toolbar superior.
Pois é, a transparência diminui conforme o tamanho da janela, mas se estiver maximizada, fica com um aspecto semelhante à barra de tarefas no fundo do desktop, diminuindo a confusão que muitos esperavam, por haver muitas janelas transparentes e/ou com o conteúdo "embaciado" pela janela em foco.
Aqui podem ver um código de cores engraçado das pastas virtuais que o windows permite criar, o control panel é azul ultramarino, as imagens e vídeos laranja queimado, as músicas vermelho-vivo e os ficheiros em geral verde-esmeralda, isto através de todas as partições.
Aínda não domino bem o assunto da "pane" central e virtual folders, mas tem um potencial enorme ;). As possibilidades de costumização do aspecto geral e da tab de preview, através do pequeno botão drop-down por baixo da lupa, são enormes.
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/desktop30jr.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/desktop30jr.jpg)
Aqui podem ver o seach do windows em acção, é de facto instantâneo (goodbye search dos windows anteriores, nunca mais voltes), basta teclar as primeiras letras e ele vai filtrando -coloquei 3 janelas para ajudar a perceber como funciona-
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/desktop46hj.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/desktop46hj.jpg)
Aqui um ecrã com a preview, cujos campos podem ser editados (excepto se o ficheiro estiver protegido).
Curioso é o facto de fazer preview ao conteúdo de ficheiros que não consegue abrir, se se fizer duplo click sem ter a aplicação instalada, como por exemplo os ficheiros de word/powerpoint/excel/ficheiros RAW, etc.
O Adobe Reader 7.0 instala-se normalmente e passa a fazer preview ao conteúdo de PDF's, excelente.
Tb faz preview de ficheiros de vídeo, embora nem todos os formatos sejam aínda suportados, como é natural.
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/desktop57dw.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/desktop57dw.jpg)
Notem o pormenor de manter o preview mesmo na caixa de diálogo para apagar ficheiros, mto útil.
Aqui podem ver o preview de um vídeo (talvez alguém o reconheça...;))
Novamente, os campos de metadata do preview são altamente costumizáveis, até é possível adicionar um rating de interesse, keywords, projecto, etc.
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/desktop68kd.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/desktop68kd.jpg)
Aqui temos uma colecção de fotos, tiradas por "moi même" no GP da Boavista, há dias.
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/desktop71pl.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/desktop71pl.jpg)
Reparem nos pormenores técnicos que consegue expor (vai ser possível adicionar mais info, pois o WinVista suportará plug-ins dos fabricantes de máquinas digitais, além de outros tipos de ficheiros)
Aqui outra curiosidade. Sempre que se navega para uma pasta que tenha ficheiros de imagem reconhecíveis, o windows coloca alguns deles dentro de uma pasta, para ajudar a identificar o conteúdo mais rápidamente.
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/desktop82gl.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/desktop82gl.jpg)
Pronto, para já é só isto. Aínda agora comecei, tenho de investigar mais.
O que dá logo a sensação é que, apesar da "densidade" da informação ter aumentado bastante no interface, as possibilidades de organização, navegação e costumização, bem como a produtividade geral do trabalho é superior a tudo o que tenho visto noutros SO's.
Também os efeitos especiais são mto catitas, embora não sejam mto importantes para mim nesta altura. Nota-se que o Windows evoluíu bastante por baixo do capot, na produtividade, na segurança, etc. Não é apenas uma nova skin, como mtos diziam, nada mais falso.
Agora é tb a placa gráfica que renderiza o interface, com pixel shaders a tratar de tudo. O potencial de off-loading do trabalho que a CPU fazia até aqui é entusiasmante.
Impressiona pela velocidade e estabilidade (nem nas betas do XP, codename Whistler, eu via isto), qd aínda temos um interface por acabar (há código e aplicações do XP que vão ser profundamente remodeladas, ícones, etc)
Aínda não existe o WGF 2.0/DirectX10, nem o Monad que eu saiba, embora o WinFX, Indigo e o Avalon/WPF existam em versões "runtime" para developers (não é para isso que saíu mesmo esta Beta 1 ?), tal como os dev-kits respectivos (estes em separado, mas já disponíveis na MSDN).
Estas prometem alterar a maneira como se fazem aplicações para windows profundamente, só comparáveis ao aparecimento da api win32 há cerca de 15 anos, o WinFX é radicalmente diferente, para melhor. O melhor de tudo é que a retrocompatibilidade com aplicações win32 está assegurada desde já.
Vou continuar a fazer updates ao post, quem quiser adicionar alguma coisa, estejam à vontade, por pm ou outra forma, que eu coloco as vossas experiências, era importante partilhar problemas de hardware, instalação, aplicações, impressões de navegação no interface, etc.
blastarr 06-08-2005, 07:06 Adicionei um link importante para developers e não só:
http://msdn.microsoft.com/windowsvista/about/
SwimmerBoy 06-08-2005, 07:08 Demasiada tranparencia para o meu gosto!!!
blastarr 06-08-2005, 07:10 Podes desligá-la ;)
_freelancer_ 06-08-2005, 07:25 Sou o único a quem me parece que o Windows está cada vez mais KDE look-alike? O que é estúpido pois assim pode ser que as pessoas se desabituem e que mudem para o sistema operativo dos homens :002:
Experimentaste o Windows Vista ou o Mac OS X Tiger? Pela descrição dá a impressão que é o OS X Tiger.
Ah... ví agora as imagens. É o XP transparente 2006 Aka Windows TC (Tiger clone).
Nota-se uma evolução tremenda em relação ao XP...:)
as possibilidades de organização, navegação e costumização, bem como a produtividade geral do trabalho é superior a tudo o que tenho visto noutros SO's.
Tens usado OsX? Não há uma única feature que tenhas referido que não exista já no Tiger...
A maioria delas até já existiam em versões anteriores ao Tiger...
E aparentemente o OsX continua a ser mais polido, e mais bem organizado que esse Windows (tudo bem que ainda é beta, e está sujeito a melhoras).
Mas é claro que embora seja quase copy/paste do OsX, ninguém pode negar à Microsoft a utilização de boas ideias... Mesmo que não tenham sido os primeiros a tê-las...
Edit: Já agora, qual a tua opinião em relação ao desempenho? Estás a achar o Vista mais rápido ou mais lento que o Xp?
QuickFire 06-08-2005, 11:16 Temos que admitir que a M$ é sempre a atrasada... nota-se isso nas tabs do ainda beta IE7 :P mas realmente quando tive la no Vista pareceu-me muito linux styla :P o que foi bom :P mas mesmo assim acho que vai ser um grande sistema operativo mesmo que copie ideias de tudo quanto é lado :P pessoalmente vou continuar a usar o melhor dos dois mundos :D
Já falavas de novidades.. estar a falar de um SO que retirou 70% das features de um SO da rivalidade (Mac OS X). Já não há sentido de inovação.
blastarr 06-08-2005, 15:02 Pois, o windows copia tudo, e o Fast User Switching do Tiger, ou o rato de dois botões tb são features originais da Apple...
edit
O Tiger é como o SO de um PDA, muito bonitinho, mas só tem de suportar uma arquitectura fechada, não suporta 95% dos computadores e configurações de hardware no mundo e em cada release não perde retrocompatibilidade com os SO's e sistemas anteriores (emulação não conta).
O Jobs está frustrado, pois caso tivesse aceite a oferta da IBM nos anos 80, era agora ele o novo Bill Gates, mas na altura só a MS teve a coragem de licenciar o SO a third-parties, mais ng abdicava de licenças para sistemas fechados. O resto é história.
Não façam da thread um veículo de descarga das vossas frustações, mac users, isto é só para quem usa windows. Quem não está bem e não quer ser construtivo, que se arrume.
Ah, e quem fala do KDE editaquilo é um port que evoluíu do interface do win95.
além de que eu sempre preferi o GNOME em Linux :)
_freelancer_ 06-08-2005, 15:15 Pois, o windows copia tudo, e o Fast User Switching do Tiger, ou o rato de dois botões tb são features originais da Apple...
edit
O Tiger é como o SO de um PDA, muito bonitinho, mas só tem de suportar uma arquitectura fechada, não suporta 95% dos computadores e configurações de hardware no mundo e em cada release não perde retrocompatibilidade com os SO's e sistemas anteriores (emulação não conta).
O Jobs está frustrado, pois caso tivesse aceite a oferta da IBM nos anos 80, era agora ele o novo Bill Gates, mas na altura só a MS teve a coragem de licenciar o SO a third-parties, mais ng abdicava de licenças para sistemas fechados. O resto é história.
Não façam da thread um veículo de descarga das vossas frustações, mac users, isto é só para quem usa windows. Quem não está bem e não quer ser construtivo, que se arrume.
Ah, e quem fala do KDE edit aquilo é um port que evoluíu do interface do win95.
além de que eu sempre preferi o GNOME em Linux :)
Eu falei no aspecto e se achas que aquilo não está parecido com o KDE então não deves ter mesmo olhos na cara. Eu tou me bem a cagar se o KDE evoluiu do Win95 ou do Windows 3.11 ou do DOS, eu apenas disse que era parecido e já agora o facto de evoluir do Win95 não quer dizer nada, o que estava mau no Windows 95 era o core e não o ambiente gráfico (ok .. se calhar também um bocadinho :p ) e quando falas de KDE falas de kernel linux e comparar linux com Win95 ... bem .. edit
Em tempos falou-se que o Vista (formerly Longhorn) ia trazer um novo filesystem mas pelos vistos continuamos no "velhinho" NTFS, sinceramente vou pensar duas vezes antes de mudar, eu quero o meu SO para trabalhar não é para andar com paneleirices de organização ou de lindeza já para não falar que numa primeira fase deve ser do género:
"A aplicação que está a correr pode não funcionar correctamente, deseja continuar? A Microsoft não se responsabiliza por eventuais danos que possam ocorrer da execução da mesma." tal como acontecia com os jogos quando saiu o Windows XP. Isto é mau mas se acontecer acaba por ser bom sinal, é sinal que houve grandes mudanças e não apenas um enlevezar de um sistema anteriormente existente como aconteceu do XP para o 2003.
Eu por cá continuo com o meuu Windows XP Media Center Edition e enquanto não se queixar assim continuarei, claro que como isso só sai a versão final daqui a um ano possivelmente na altura já devo estar farto disto :P
blastarr 06-08-2005, 15:27 Vê-se mesmo que não pescas nada de unix/linux...
Desde quando é que o KDE é parte do kernel linux ? Aliás, o KDE existe para vários Unix's, como o FreeBSD, etc. Corre sobre o Xwindows, desenvolvido para Unix, tal como o GNOME.
Preferes a "sobriedade" da desorganização às "paneleirices" da organização, isto demonstra que só deves usar o SO para pouco mais do que jogar, trabalhar é só para os outros, não é ? :rolleyes:
O NTFS, na sua versão actual, está ao nivel de qlqr coisa que venha de unix, quer em robustez, quer em segurança e velocidade. O problema tem sido que as instalações de windows correram até aqui em modo de power-user, com a irresponsabilidade das pessoas é que vem o malware.
O simples facto de ser necessário usar de contas de administrador e passwords para instalar um simples programa, envolveu rescrever grande parte do kernel do windows.
e quando falas de KDE falas de kernel linux e comparar linux com Win95 ... bem .. edit
:eek: :eek: 8o 8o
O NTFS, na sua versão actual, está ao nivel de qlqr coisa que venha de unix, quer em robustez, quer em segurança e velocidade.
Aí já não concordo. ext3 ao poder ;)
_freelancer_ 06-08-2005, 15:38 Vê-se mesmo que não pescas nada de unix/linux...
Desde quando é que o KDE é parte do kernel linux ? Aliás, o KDE existe para vários Unix's, como o FreeBSD, etc. Corre sobre o Xwindows, desenvolvido para Unix, tal como o GNOME.
Preferes a "sobriedade" da desorganização às "paneleirices" da organização, isto demonstra que só deves usar o SO para pouco mais do que jogar, trabalhar é só para os outros, não é ? :rolleyes:
É dramático eu ter que me citar a mim mesmo mas cá vai...
...e quando falas de KDE falas de kernel linux...
Consegues por KDE a correr em Windows? É como teres Windows Media Player em Linux ... não faz muito sentido pois não? Mas se calhar emulado até corria...
Se eu tivesse dito "quando falas de linux falas de KDE" aí sim tinhas por onde pegar ... como eu disse é apenas uma questão de semântica onde gostaste de implicar :)
Claro ... eu jogo no mínimo 25 horas por dia ... às vezes faço também uma de noite sabes como é ... o vício é tramado. Se calhar não uso é o PC como a maioria das pessoas usa para ter as fotozinhas todas organizadinhas por categoria, tonalidade de fundo, tamanho ou para ter as músicas todas certinhas com a tag ID3 separadas por tipo de música, por banda, album ou o diabo a sete. Vêm pra cá agora com corezinhas por tipo de pasta ... qualquer dia até apita consoante o tipo de ficheiro para os cegos se orientarem melhor...
Acho que a MS está a apostar para o lado errado e vai perder bastante com o que está a fazer, os sistemas baseados em Linux são cada vez mais usados em ambientes de trabalho, desenvolvimento de software e tudo o resto e a MS está a apostar no ramo caseiro, no sistema cada vez mais user friendly, tão user friendly que quem quer realmente trabalhar acaba por se perder e de queimar a cabeça por querer fazer as coisas como elas devem ser feitas e não como o SO quer. User friendly sim, paneleirices a mais não... Dentro de alguns anos a MS vai aos poucos perder território em tudo o que seja máquinas de produção (acabei de ver isto na bola de cristal :p )
Não leves a mal... Mas com a descrição que fazes no primeiro post da cada uma das novas funções do Vista (que até parece que a Microsoft reinventou a roda em cada uma delas), juntamente com o este quote:
Pois, o windows copia tudo, e o Fast User Switching do Tiger, ou o rato de dois botões tb são features originais da Apple...
edit
Fazem-me quase ter a sensação que és um funcionário da Microsoft, que nunca viu nenhum SO na vida que não fosse Windows, e que tem que o defender contra tudo e contra todos...
Pelos posts que fazes noutras tópicos, pareces um indíviduo com conhecimentos acima da média... Podias demontrá-lo e fazer uma avaliação do Vista um bocadinho menos biased...
Já agora, pergunto de novo: Qual a tua opinião em relação ao desempenho? Estás a achar o Vista mais rápido ou mais lento que o Xp?
SwimmerBoy 06-08-2005, 15:54 O NTFS, na sua versão actual, está ao nivel de qlqr coisa que venha de unix, quer em robustez, quer em segurança e velocidade. O problema tem sido que as instalações de windows correram até aqui em modo de power-user, com a irresponsabilidade das pessoas é que vem o malware.
O novo tipo de ficheiros vai-se chamar WinFS, baseado no actual NTFS
_freelancer_ 06-08-2005, 16:14 O novo tipo de ficheiros vai-se chamar WinFS, baseado no actual NTFS
Cuidado que ainda te dizem:
"Novo tipo de ficheiros? Vê-se mesmo que não percebes nada de computadores, o tipo de ficheiro é a extensão do mesmo e o WinFS é o sistema de ficheiros... Podes ter o mesmo tipo de ficheiro em sistemas de ficheiros diferentes..."
Isto neste fórum nunca se sabe :002: :002:
*Slap mode on* :016:
Nemesis11 06-08-2005, 16:29 Desde já, bom post.
Clarificando umas coisas. O WinFS e o MSH não vêm com o Longhorn.
Se bem me lembro o WinFS será disponibilizado depois como add-on.
Em relação à beta 1, parece-me muito cedo para dizer qualquer coisa. Há muita coisa ainda não implementada. O proprio Aero, o Metro, etc etc.
Espero pela primeira release candidate.
Nao era para mim, mas aproveito :)
Se axas que o OS X é só uma skin e yada yada yada, vens até aqui a casa, e durante 1 hora usas o Vista (podes usar o XP se axares que é melhor), e durante 1 hora o OS X...e depois dizes-me qual é o mais produtivo. Pode ser ?
O WinFS era suposto ter sido introduzido neste novo OS, mas a Microsoft desistiu da ideia(pelo menos para já).
Tal como já foi referido ainda é cedo para fazer grandes comentários, ainda estamos na Beta1 e muita coisa será adicionada\removida até ao Vista chegar a RTM.
ElectricFox 06-08-2005, 18:52 Já experimentei o Vista Beta 1 em VMWare 5.0.0.13124 e tenho que reconhecer que é mais rápido a correr que o WinXP em modo real! :wow: (Isso com 512MB dedicados à maquina virtual e com 10GB de disco)
Vejam nesta thread (http://www.vmware.com/community/thread.jspa?threadID=19960&messageID=232919#232919) sobre instruções de instalação de Vista sobre VMWare. (Post nº5)
blastarr 06-08-2005, 19:22 Um funcionário da MS teria de usar o MSDN ? Um funcionário da MS usaria Ubuntu, Debian, Slackware Linux, FreeBSD, etc ?
Fogo, se eu digo que é uma evolução notória, sentem-se ameaçados ? Eu uso o que for melhor, o XP tinha muitas falhas é verdade, mas este, mesmo a ano e meio do mercado, promete imenso, de facto, qual é o mal nisso ? Não é isso que se pretende de um SO, que evolua para melhor ? Acham a minha review biased ? Experimentem o SO, mesmo que pirateado e vejam por vcs próprios...
Sim, o Mac OSX é produtivo... se os programas que precisarmos existirem para correr nele, e eu, como utilizador de programas de modelação 3D, só vejo o Maya em OSX, que é uma lástima em termos de velocidade. Tb uso mto o Office, e a versão Mac é uma versão mto simplificada da versão Windows, essa é a verdade.
Se eu usasse mais o Photoshop ou o StudioMx em mac, talvez fosse mesmo 2 ou 3 vezes mais rápido num ambiente de produção do que o Windows como a apple diz, mas na minha perspectiva de utilizador ocasional desses programas, não me interessa, a minha área profissional não é essa.
Se isso faz de mim biased, so be it.
Como nota de rodapé, reparem que nem me dei ao trabalho de experimentar benchmarks, mas talvez o faça agora...
Um clone do Tiger com Aero, Metro, etc será sempre um excelente SO.
Tb uso mto o Office, e a versão Mac é uma versão mto simplificada da versão Windows, essa é a verdade.
O Word do Office para Mac é o Word 2004. Simples é que não é daí o sucesso do Pages!
sapropel 06-08-2005, 20:10 bom post blastarr, excelente iniciativa.
obviamente os mac zealots (e não só, a experiencia mostra que o que não falta aí é pessoas a defenderem o OSX mesmo sem nunca lhe terem posto os olhos em cima), tinham de trazer o OSX a conversa.
digo que era obvio porque a 1ª avaliação (conscientemente ou inconscientemente) que as pessoas fazem de qualquer software é o seu "user interface", e depois logo avaliam a usabilidade e productividade (afinal, um UI bem costruido, influencia bastante nessas caracteristicas de qualquer software).
claro que nisso (UI todo bonito) o OSX já domina a uns anos, e agora aparece um producto da MS onde a empresa investiu tb e muito no UI.
mas a 1ª coisa que eu avalio (pelo menos quando se trata de sistemas operativos), é quais as facilidades de desenvolvimento de software para esses mesmo sistema, porque afinal é para isso que o computador serve, para trabalhar correndo software.
segundo Linus (e eu concordo) o OS ideal seria aquele que disponibiliza boas ferramentas de produção de software e seria tb aquele que nem sequer se dá por ele quando estamos a usar o computador (seja para trabalho ou lazer).
e tendo isso em conta, não posso deixar de estar extremamente ansioso para o windows vista sair (não é que passe despercebido, isso não acredito), mas sim pelas ferramentas disponiveis pela MS para devenvolver o software que os utilizadores vão usar, porque é isso que interessa.
antes que digam que sou mais um fanatico da MS, isso está errado (windows já só mesmo para jogos, quando o cedega não os suporta), mas gosto de avaliar as coisas independentemente da companhia de onde sairam.
e no que respeita a desenvolvimento de software (que pelo menos é a área que me intressa), lamento dizer que o OSX não é produtivo (falo por experiencia própria) tal como o windows com a sua win32 api tb não é produtivo.
mas a diferença dos dois, é que eu vejo a MS a apostar mais nessa área enquanto a Apple não se mexe.
vi a MS a apostar numa nova plataforma de desenvolvimento, com uma api extremamente completa (no windows vista a substituir a win32 api, tal como o blastarr já disse), estável, baseada em COM para suporte para várias linguagens, e rápida e de fácil depuração graçar ao JIT compiler e debugger), e acima de tudo, managed.
a Apple so a vejo agarrada ao java (agora até vai deixar de suportar cocoa para java) e objective c, e embora java seja parecida com a .net em varios aspectos, em mais aspectos fica para trás.
mas afinal o que isto significa? eu só vejo vantagens, software de maior e melhor qualidade a sair para o windows, um sistema rapido, estavel, seguro, etc.
e já agora, a todos aqueles que defendem religiosamente tudo o que não seja da MS, que avaliem todos os pontos dos produtos lançados pela empresa, porque pode ser que fiquem impressionados.
eu pelo menos até agora, estou bastante confiante em relação a este OS.
Eu uso o XP diariamente.. Mas tambem uso o OS X diariamente. Só nao suporto que falem mal de um OS/mac por mera birra.
GhostRider2069 07-08-2005, 16:31 Pronto, arranjem lá o recreio para o pessoal do OS X brincar ...
Está o Blastarr a dar-se ao trabalho de fazer uma review a um sistema que nem toda a gente tem accesso :P para virem os Mac lovers mandar tudo abaixo, pá sinceramente, vocês já têm secção própria façam as vossas reviews do Tiger e deixem-se de palhaçadas.
Cya
nem todos tem acesso? eu a julgar que o warez estava ao acesso de todos.... Agora ja nao se pode fundamentar nada?
Pronto, arranjem lá o recreio para o pessoal do OS X brincar ...
Está o Blastarr a dar-se ao trabalho de fazer uma review a um sistema que nem toda a gente tem accesso :P para virem os Mac lovers mandar tudo abaixo, pá sinceramente, vocês já têm secção própria façam as vossas reviews do Tiger e deixem-se de palhaçadas.
Cya
Eu por acaso uso 3 sistemas em casa: ubuntu, Tiger, XP. Nao têm nada a ver com fanatismos. Tem a ver com o simples facto de até agora tudo o que foi mostrado, ser uma cópia do OS X, logo nao posso aceitar, que depois nas threads do Tiger venham dizer mal do eye candy, da funcionalidade X Y Z, etc etc.
Analizem as coisas com olhos de ver, e saibam dar a mão à palmatória. Ninguém vos pede para usarem o Tiger, simplesmente que lhe deiam o devido valor, visto estarem a imitar todas as funcionalidades que este apresenta.
E nao, o Tiger nao é perfeito, mas actualmente é bem melhor que qualquer windows. Se o vai continuar a ser no futuro...nao me interessa. Se as imitaçoes do Vista ficarem melhores que o Leopard (proximo OS X), melhor. Se imitarem para melhorar, nao me posso queixar, pois quem ganha é o user :)
VISTA = Various Improvements Similar To Apple's ;)
mas entao como é o dsempenho do vista?bom? mau?
vale apena instalar ou nao?
aceita os mesmos progs, jogos que o XP?
pelo que vi parece bastante bom,tem "ferramentas" muito uteis.
ja agora que media plyer tráz?isto é.. se o trouxer lol
fiquem bem :)
Cya
O Vista Beta 1 está mais disponível que o Tiger OS X. Este sim é que poucos tem acesso.
Para o vista basta ir a uma mula qualquer e sacar os 2.0Gb e tal mas sinceramente não vale o esforço pois não passa de um XP com cosmética. O melhor ainda está para vir. O SO profundo.
Ao se dizer que tudo aquilo que se diz do Vista Beta 1 soa a OS Tiger (ou já existe no Tiger) não é deitar abaixo o Vista, antes pelo contrário. Copiar o que é bom beneficia os utilizadores. A mente retrógada das pessoas biased que só defendem a sua equipa ou aquilo que possuem é que é lamentável.
VISTA = Various Improvements Similar To Apple's ;)
Clap, clap! Bem visto. 5 *
JAFoNEXUS 08-08-2005, 12:32 blastarr, se puderes, só por curiosidade testa ai uns jogos ou um 3dmark qualquer e compara com o os resultados do XP sff.
Já agora, a beta 1 já tem incorporado aquela cena que desliga parte do SO que não interessa para por exemplo correr um jogo?
boa review
Só para deitar mais alguma lenha para a fogueira, têm aqui (http://www.windowsitpro.com/windowspaulthurrott/Article/ArticleID/46160/) mais uma discussãozita, que é capaz de deixar alguns Macboys a pensar 2 vezes :)
Ultra-n00b question: é possivel intalar algum MAC OS num dos nosso típicos pc caseiros? ou só num macintosh mesmo?
Se arranjares a versao para processadores x86...mas mesmo assim é dificil.
falam falam mas nao respondem ao meu post.. :|
windows ou mac o osx cada um tem aquilo que gosta mais, que axa melhor pra si e para as suas necessidades..
deixem.se de comparaçoes e discuçoes parvas. :|
fikem bem :)
blastarr 08-08-2005, 21:43 Daqui a bocado vou continuar a review, desta vez com algumas impressões acerca de benchmarks, etc. Stay tuned.
blastarr 08-08-2005, 23:41 Mto bem, vou continuar com a review, desta vez vou abordar aspectos ligados ao boot, interface gráfico e suporte de jogos, benchmarks, etc.
Antes de mais, queria só dar conta de um aspecto importante relacionado com o bootloader do windows. Este está agora ligeiramente diferente no seu funcionamento, embora possa ser apenas uma feature usada durante o desenvolvimento para proteger a integridade do "boot.ini" partilhado pelas outras instalações quando o SO está instalado em dual-boot com outra versão do windows (no meu caso, XP SP2 e XP SP1).
Como podem ver neste ecrã (desculpem a qualidade das imagens, mas não havia outra maneira de fazer screen grabs durante o boot), após a instalação aparecem apenas duas opções no agora denominado "Windows Boot Manager"
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/15bf1.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/15bf1.jpg)
-Microsoft Windows Longhorn (aínda usa o nome de código, tal como em mtos outros sítios)
e
-Legacy (pre-Longhorn) Microsoft Windows Operating System
Devem estar a pensar "mas ele se ele tinha duas instalações do XP + o WinVista, não deviam aparecer 3 opções ?". Sim, as instalações continuam lá, mas agora há duas maneiras de carregar o SO. Uma delas contempla escolher "Legacy...", onde de seguida encontram o menu clássico:
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/29us.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/29us.jpg)
Notem o texto ligeiramente diferente no boot.ini relativamente ao Longhorn ("/USENEWLOADER"):
"[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(4)\WINDOW S
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(4)\WINDOWS="Microsoft Windows Longhorn" /FASTDETECT /USENEWLOADER /NoExecute=OptOut
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /FASTDETECT
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /FASTDETECT"
A outra é simplesmente escolher a primeira opção, a qual faz o "bypass" completo ao ficheiro boot.ini (disseram-me num fórum da MSDN, mas só sei que envolve outros ficheiros que não são partilhados pelos outros SO's, por razões de segurança).
Depois disto, o ecrã de boot é similar ao do XP:
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/38hb.th.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/38hb.jpg)
Posto isto, posso falar-vos de outros assuntos mais interessantes, benchies ;)
A verdade é que o interface do SO parece-me bastante robusto (não há aqueles problemas das janelas que deixam espaços em branco qd são minimizadas, da corrupção das janelas, etc, visto que agora é tudo renderizado pelos pipelines 3D/shaders na placa gráfica), mas o driver da Nvidia está claramente a "sair da sala de parto".
À primeira vista, poderia parecer que no Vista é tudo semelhante ao XP, mas tal não poderia ser mais falso. Como agora a GPU tem mais responsabilidades, os drivers (que têm de ser programados para a nova API LDDM/Avalon e não para o antigo WDM dos w98/me/2000/xp/2003), têm de alocar pipelines para renderizar o interface.
O problema é que, à excepção das geforce 7 (em WGF 1.0, mesmo assim com limitações), as gráficas actuais não foram desenhadas para renderizar aplicações 3D num pipeline e o interface do windows noutro em simultâneo, por exemplo. Se combinarmos isto, com aquela que é a 1ª versão (extremamente) alpha de um driver escrito para LDDM (é retrocompatível com WDM em xp, embora eu não o recomende de todo) por parte da Nvidia, temos problemas de estabilidade, velocidade e gráficos por todo o lado.
As aplicações que testei foram as seguintes:
-FRAPS 2.6.3
-SuperPi
-Aquamark 3
-3Dmark 2001
-3Dmark 05
-Demo do jogo F.E.A.R.
Todas as aplicações foram corridas em default settings e com os últimos patches disponíveis.
A Demo do F.E.A.R. foi corrida em 1024x768, maximum quality, estranhamente só apareciam opções para 640/800/1024 e 1600, nada de 1280... :S
Em todos os casos não existiu qlqr tipo de OC no GPU ou na CPU (ver as specs do pc no primeiro post da thread).
O FRAPS instalou-se e executou-se normalmente, sem qlqr problema.
Aqui temos o resultado do SuperPi. Não é famoso, mas tb não é catastrófico, tendo em conta que estamos a ano e meio da versão final do Vista, aínda com código muito "verde". De notar que não consegui activar o Cool'n'Quiet como no xp, pelo que correu sempre a 2Ghz.
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/desktop96cn.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/desktop96cn.jpg)
Aqui temos os scores do Aquamark 3, o qual correu sem problemas gráficos:
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/aquamark35op.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/aquamark35op.jpg)
32631 no total, com 5880 em GFX e 3665 no CPU. Reparem nos dados da gráfica, só detecta correctamente alguns dados, como o nome e a versão do driver, 75.03. Convenhamos que se as velocidades da GPU/MEM fossem mesmo 6mhz/11mhz, aínda estaria a esperar pelo fim do teste mais umas horas... ou dias ;)
Passemos agora para um teste DirectX 8, o 3Dmark 2001:
Correu sem problemas gráficos, embora aparecessem, a espaços regulares, ligeiras pausas, semelhantes aos jogos em que a gráfica tem pouca memória e tem de encher de novo o framebuffer. No final do benchmark, apareceu um sintoma que me dá a impressão de que certos elementos do WinSAT já fazem o seu trabalho. Notem as janelas, as quais não têm os pixel shaders de transparência/blur:
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/3dmark012mw.th.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/3dmark012mw.jpg)
A tranparência voltava numa fracção de segundo, mal se saía da janela de scores da aplicação, o que significa que ele faz já o off-load de parte do Aero, embora algumas coisas aínda se mantenham. No futuro, esta mudança será instantânea e imediata, pelo que a janela já terá os elementos transparentes, quando fizer o fall-back para o desktop. O score é claramente baixo, o que indica que estes primeiros drivers LDDM decididamente não são para "brincar", mas sim para "suportar" (diferente de "correr"...) o interface básico Aero Glass durante a fase beta do SO.
3Dmark 05 patch 120:
Este benchmark teve algumas peculiaridades...
Para começar, não detectava o render path como sendo SM 3.0, apenas e só como 2_a, pelo que SM 3.0 nem vê-lo.
Depois disto, ocorriam problemas nos gráficos, diferentes sempre que corria uma sessão de benchs nova. Numa delas apareciam estranhas linhas por cima dos gráficos, não apenas pretas, mas tb... transparentes (!). Noutra, a sala aparecia como se estivesse iluminada apenas nos cantos do mapa, com o centro às escuras. Finalmente, haviam artefactos tipo "malha" a coar as fontes de luz, com partes que pareciam ter um HDR (se era Floating Point ou não, é um mistério) e outras sem ele, isto na mesma superfície voltada para o "sol"...
Aqui têm alguns screenshots para analisar:
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/3dmark0520050808192512466zv.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/3dmark0520050808192512466zv.jpg) http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/3dmark0520050808192530310jr.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/3dmark0520050808192530310jr.jpg) http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/3dmark0520050808192521910yk.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/3dmark0520050808192521910yk.jpg) http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/3dmark0520050808192826574ow.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/3dmark0520050808192826574ow.jpg) http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/3dmark0520050808192843286kp.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/3dmark0520050808192843286kp.jpg) http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/3dmark0520050808192858566rg.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/3dmark0520050808192858566rg.jpg) http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/3dmark0520050808192913389qc.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/3dmark0520050808192913389qc.jpg)
Aqui está o score final, tb é baixo, no surprises here.
http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/3dmark050xn.jpg (http://www.techzonept.com/images/tutoriais/vistahandson/large/3dmark050xn.jpg)
Qto à demo do F.E.A.R., devo dizer que sempre que tentava usar o Fraps para conseguir uns scores ou screenshots, caía logo para o desktop, julgo que tb existem problemas com esta demo no XP, por isso não é deste WinVista em particular.
Uma coisa estranha, por vezes os menus do jogo ficavam a piscar e a saltitar, pelo que a única solução era voltar ao desktop e reiniciar o jogo. Fiquei surpreendido por ter jogabilidade aceitável, mesmo nas settings que escolhi (ver mais acima neste post), é uma aplicação que tem a reputação de ser bastante taxativa no sistema, mesmo em XP.
De referir que aínda não experimentei correr a demo no XP, pelo que fiquei surpreendido por uma caixa de diálogo durante a instalação, que me pedia a data de nascimento. Meti uma data de nascimento de 2005 para ver o que acontecia, e ele impediu-me de continuar a instalação, alegando que tinha de ter mais de 17 anos de idade (que burrice dos programadores, então o puto não pode pôr uma data falsa e continuar a instalar ? :rolleyes: ).
Amanhã vou experimentar um jogo OpenGL, para verificar se os rumores de que o OGL vai ficar a correr sobre o DX9 no WinVista se confirmam e se isso afecta a performance -é quase certo-.
Fiquem bem e opinem.
boas .. bem tive a instalar o windows vista beta 1 e esta espetacular mesmo, janelas muito fixes ie tb bem fixe..(blasterr continua ai com os bech's mostra umas ss de mais joguitos e tal =p) so keru esperar pela versao final.. so é pena eu ter perdido o meu win xp.. pk nao ha drivers ainda para o meu disco sata onde tenh o meu xp bahh.. format..
Boas
Excelente review
Uma coisa ja te aconteceu encravar algum prog ?
Aconteceu me isso uma vez o winVista abriu uma janela a tentar solucionar o problema.
Outra coisa ja tentei instalar o Visual Studio 2005 no WinVista mas não da
[]'s
Esses não são os mais indicados para fazer benchmark do SO.
Usem benchmarks de Offices e companhia. Coisas que façam benchmarks de aplicações de produção em 2D. PCMarks, sysmarks, e afins.
usar o superpi para avaliar um SO é de gritos e apitos.
blastarr 09-08-2005, 21:14 Aplicações em 3D ?
Mas se o que eu queria era avaliar o impacto do interface renderizado em pixel shaders... nas outras aplicações :rolleyes:
Além disso, quem é que disse que a review estava terminada ? :D
Koncaman 09-08-2005, 21:52 visualmente parece-me uma muito boa evolução.
ainda estou à espera do meu beta, para conhecer um pouco mais profundamente esta tecnologia, até la, e pelas funcionalidades apresentadas pelo blastarr, fico com a expectativa alta.
bom post.
Tuaregue 09-08-2005, 22:03 Consegues por KDE a correr em Windows?
sim, assim como fluxbox e companhia.
onde?
http://kde-cygwin.sourceforge.net/
...e quando falas de KDE falas de kernel linux...
Nota-se que percebes tanto daquilo como eu de pedreiro e o meu avô era pedreiro, mas não me ensinou essa nobre arte, como alguém já te disse o KDE corre sobre um sistemas X-Window, não interfer em nada com kernel por isso é que tudo o que pertence à familia unix corre KDE, e os kernel's são totalmente diferentes, se não conheces não fales.
Agora quanto à review, no aspecto gráfico não gostei muita transparencia coladas à pressão, quando não tem as transparências tem aquele aspecto horrivel de vidro espelhado, ou de pintura metalizada o que fica horrivel.
O que gostava de saber é a sua performance em comparação com o XP.
Antes que me acusem de linux boy, eu passo a maior parte do meu tempo em Windows, mas isso não quer dizer que me tenha de manter-me ignorante quanto ao resto dos outros S.O. e Gnome rula na Linux (Ubuntu :001: ).
BlueBird 09-08-2005, 22:04 Instalar drivers nvidia com uma Ti 4200 vale de alguma coisa? Algum efeito catita ou fica igual ao que está com os drivers da MS.
Acho o SO a correr muito bem, rápido, mesmo para a minha máquina (AXP 1800+ com 512MB de ram), não sei se não está mais rápido que o meu XP. No geral dá para ver que ainda faltam muitos toques na apresentação, icons e assim... até no IE se nota isso.
Pormenores que dão jeito, já deviam existir no XP, também os encontro em quase todo o lado...
Tiraram a opção de listagem de ficheiros no explorer... muito mau, é o que uso sempre... :(
A "cena" (não me lembro do nome :P) de ter que estar sempre a introduzir a password de um admin é um pouco chato, devia haver a opção de memorizar temporáriamente... se bem que a "cena" pode-se sempre desligar e voltar a ligar.
[...]Gnome rula[...]
"e mai nada"... pelo menos visualmente, até dá para ver que há coisas parecidas nesta beta.
À medida que for experimentando vou deixando as minhas queixas :D
blastarr 09-08-2005, 22:34 Atenção que aquela "transparência" tem um segredo, que só se revela se se arrastar uma janela numa direcção oblíqua:
Uma fonte de luz !
Sim, é essa fonte que dá um efeito tipo luz a entrar por uma janela de uma divisão escura, onde conseguimos distinguir a direcção da orígem.
Isto revela que com os mods adequados, podemos transformar por completo o ambiente 3D, adicionar pixel shaders, themes tipo windowsblinds mas mto mais sofisticados, etc.
Imaginem um desktop a condizer com o vosso jogo favorito, tipo o xbox dashboard, etc.
E tudo a correr na gráfica, pelo que o "bling-bling" não torna tudo mais lento como nos actuais programas de costumização (o StyleXP já usa o Directx, mas só o sub-sistema DirectDraw para 2D, que tb é usado em renderização de vídeo, não dá para aplicar shaders em tempo real).
Além disso, para os saudosistas, aínda estão disponíveis os themes que vinham com o XP (Luna, Silver, Olive, etc) e o desktop clássico do Win2000 e WinXP sem themes XML.
Não é por aí...
blastarr 09-08-2005, 22:40 Instalar drivers nvidia com uma Ti 4200 vale de alguma coisa? Algum efeito catita ou fica igual ao que está com os drivers da MS.
À medida que for experimentando vou deixando as minhas queixas :D
-Acho que talvez consigas instalar o Aero Express, que dá alguns efeitos de shaders/iluminação catitas nas barras de progresso e nos botões de min/max/fechar das janelas, mas não testei, por isso não posso garantir nada.
-É para isso que servem as versões Beta (aliás, na Beta 2, que sai por alturas do natal, qlqr pessoa poderá fazer o download da MS e testar gratuitamente durante um grace period, tal como fizeram com o XP x64)
Até aqui ng vos obrigou a comprar nada, isto são versões Beta a ano e meio do lançamento, já não é mau que se possa testar de graça fora da empresa.
Se não gostarem, não compram, right ? ;)
Tuaregue 09-08-2005, 23:22 Se não gostarem, não compram, right ? ;)
Right, e é mesmo isso que é capaz de acontecer, só se vier com o portátil que eu vou comprar daqui a uns anos :-D , que será o 3º ou 4º portátil hehehe, mas nessa altura já deve ser mais iBook ou Powerbook :004: :009: .
Koncaman 09-08-2005, 23:24 blastarr, isso nos jeitos em que está... da para usar no dia-a-dia?
blastarr 09-08-2005, 23:29 Se desactivares o theme Aero Glass, que depende do driver da Nvidia, parece-me tão rock solid como o XP x64, mas tb depende da config de hardware e da qualidade dos drivers dos periféricos.
Há aplicações que aínda não funcionam pq se recusam a instalar num SO desconhecido, mas coisas mundanas como o quicktime 6 e 7, adobe reader, flash, firefox, openoffice, etc, etc, funcionam sem problemas nenhuns.
blastarr 10-08-2005, 05:21 Instalei o Doom3 no Vista.
Instalar, instalou, correr, bem, é outra história.
Aparentemente o driver Nvidia não faz qlqr aceleração do OpenGL por hardware ! 8o
Tanto me faz tentar correr com low settings e tudo ao mínimo, como em 1280x1024 e ultra quality, o framerate é idêntico, cerca de 0.5/0.8 fps...
Para já não sei se é do novo wrapper (ao estilo do OGL ICD das Banshee a correr em cima do sub-set GLIDE da saudosa 3Dfx, lembram-se ?) ou se é mesmo o suporte OGL da nvidia que não foi activado.
Se o OpenGL ficar mesmo limitado a correr em cima do DX9 como a MS quer, na versão 1.4 e sem extensões da Nvidia e ATI, estamos bem tramados em termos de jogos para esta API.
Parece mesmo que a MS está a fazer tudo para acabar com o OGL e forçar a adopção do DX9.L (WGF 1.0) e DX10 (WGF 2.0). :(
Tb experimentei o SPECViewPerf 8.1, para ver a qualidade do OpenGL profissional... instala-se mas nem corre, dá um erro qlqr e crasha (os "crashes" das aplicações neste windows não parecem ter qlqr efeito na estabilidade do SO, that's a first :)).
Estou a experimentar e parece-me porreiro. Embora não encontrei assim grandes novidades. Está tão ou mais rapido que o XP apesar de ser beta. Mas isto tb é uma fresh install por isso é normal estar rapido. Quanto ao aspecto isto falta-lhe uns efeitos pq a gráfica que tenho, mobile 9200 na tem suporte nos drivers da ati, então isto instalou os drivers do XP ou kek é quando o corri pela primeira vez.
Ja agora como vejo os ficheiros ocultos? onde é que mudo as preferencias do explorer? :P
Ja alguem exprimentou correr jogos no Vista com ATI?
Eu vou exprimentar o Vista, mas vai ser num pc com uma 9250Se e nao vai dar para ver como esta a ATI a nivel de compatiblidades com os beta drivers1!
So nao instalo no PC com a 9800pro, pq tenho sistema Raid e ainda nao existem drivers da silicon Imagem pro novo SO!
Este Windows vista parece muito bom! Excelent review ;)
HardBody 10-08-2005, 14:12 ppl alguem sabe como posso instalar o windows vista com disco sata?! ja tou farto de procurar e nada. Tnks
ppl alguem sabe como posso instalar o windows vista com disco sata?! ja tou farto de procurar e nada. Tnks
Necessitas dos drivers Windows Vista para o controlador sata da tua board, para que possa o disco sata ser reconhecido!
HardBody 10-08-2005, 14:41 Necessitas dos drivers Windows Vista para o controlador sata da tua board, para que possa o disco sata ser reconhecido!
Pois mas eu nao axo é isso, nao sabes onde posso encontrar?! a minha MB é a Asus A8V Delux
Se desactivares o theme Aero Glass, que depende do driver da Nvidia, parece-me tão rock solid como o XP x64, mas tb depende da config de hardware e da qualidade dos drivers dos periféricos.
Há aplicações que aínda não funcionam pq se recusam a instalar num SO desconhecido, mas coisas mundanas como o quicktime 6 e 7, adobe reader, flash, firefox, openoffice, etc, etc, funcionam sem problemas nenhuns.
O Vista não trás o modo de compatibilidade com os vários OS da M$?
No outro pc tenho uma Radeon 9250se (direct_x8.1).
Dá para ter todo o eye candy ligado com esta placa grafica? E se nao der, existe algum truque para activar o eye candy do vista?
eu penso que não dá. Eu tenho uma 9200 e aquilo não tem todo o eye candy ligado. Experimentei com o tweakvista e tambem não deu.
eu penso que não dá. Eu tenho uma 9200 e aquilo não tem todo o eye candy ligado. Experimentei com o tweakvista e tambem não deu.
É esquesito ainda nao haver nenhum tweak, que passe o workload para o CPU, ou mesmo para a grafica em modo DX9.0 por software....
Tenho que ver melhor isso.
ja agora, alguem meteu um activation workaround? eu bootei o vista, ligueime à net, e pediume para meter de novo a serial, eu meti.. e encravoume o vista, só posso ACTIVAR, nem seker vejo o menu iniciar.
São prometidos 30 dias.. mas eu passei mais tempo a instalar do que a "navegar" nele!
Se alguem souber de alguma forma de manobrar esta situação, agradeço, por reply ou por PM, se for contra as regras deste forum.
Obrigado
PS: ja agora, alguem sabe o link dos drivers nvidia que suportam o eye candy?
blastarr 11-08-2005, 14:45 Driver sem eye-candy:
http://downloads.guru3d.com/download.php?det=1141
Driver com eye-candy:
http://downloads.guru3d.com/download.php?det=1142
Also:
ftp://download.nvidia.com/Windows/vista/beta1/
hmm para ver divx xvid etc.. conseguem? algum pack que funcione? tentei o ffdshow e não deu :)
blastarr 11-08-2005, 15:38 Experimentem o mediaplayer classic (não é o da microsoft).
O Quicktime tb funciona, nas versões 6.5 e 7.0 beta.
Eu por acaso uso 3 sistemas em casa: ubuntu, Tiger, XP. Nao têm nada a ver com fanatismos. Tem a ver com o simples facto de até agora tudo o que foi mostrado, ser uma cópia do OS X (...)
Eu tenho visto coisas como WINDOWS media player para mac, MICROSOFT office para mac...
E para aquele pessoal que acha que a interface gráfica está parecida com linux / mac precisam de óculos ou então, como já disseram por aqui, tudo não passa de fanatismo ou traumas de criança em relação ao windows... Não percebo é aquele pessoal que crucifica a microsoft e/ou o Windows e depois usam dual boots Umbutu/windows, debian/windows ou então usam 3 sistemas operativos. Não gostam, não usem nem venham para aqui mandar bocas etc acerca do Windows. Mas se falam assim tão mal nem o deviam usar, até parece que o windows é assim tão mau... Se fosse já ninguém o usaria... Muita gente fala do preço mas esquecem-se dos preços dos macintosh.
Enfim...
Eu tenho visto coisas como WINDOWS media player para mac, MICROSOFT office para mac...
E para aquele pessoal que acha que a interface gráfica está parecida com linux / mac precisam de óculos ou então, como já disseram por aqui, tudo não passa de fanatismo ou traumas de criança em relação ao windows... Não percebo é aquele pessoal que crucifica a microsoft e/ou o Windows e depois usam dual boots Umbutu/windows, debian/windows ou então usam 3 sistemas operativos. Não gostam, não usem nem venham para aqui mandar bocas etc acerca do Windows. Mas se falam assim tão mal nem o deviam usar, até parece que o windows é assim tão mau... Se fosse já ninguém o usaria... Muita gente fala do preço mas esquecem-se dos preços dos macintosh.
Enfim...
Concordo plenamente...
Eu uso windows pq não tenho alternavia para certas coisas. Mas 99% usa windows por preguiça :) quanto a reclamar por a microsoft so andar a copiar as coisas dos outros.. embora não seja novidade é também normal.. uma pessoa espera evolução no fim é mais uma copia do que já existe. O que é que esta beta trouxe de novo?
Digam o que disserem, se não houvesse o windows, os pcs eram acessiveis só a quem percebia. É do melhor
Eu uso o windows 5% do tempo porque nao encontro nenhuma alternativa que corra em linux, quanto ao facto de se nao houvesse windows os pcs eram da idade da pedra, isso é uma visão muito redutora da informática... a verdade é que vão surgindo softwares que deixam a sua marca, daí uns dizerem que é cópia... leiam um pouco mais da história da microsoft, apple, etc vão ver o que existe hoje é quase obra do acaso...
PS: A microsoft tem um problema que a apple não tem, o windows é usado na esmagadora maioria dos pcs, qualquer alteração mais profunda nas api's, linhas de interface, pode provocar migrações em massa para outras plataformas... a apple tem a sua pequena cota de mercado, onde se pode fazer algumas "brincadeiras" e a malta do linux, ou tem um sistema onde ninguém toca a não ser para fazer pequenos patchs durante meses ou anos, ou tem tudo na ultima versão beta...
blastarr 13-08-2005, 23:21 Bastou sair da prisão PPC e agora tb a Apple já tem de se haver com os piratas e hackers...
se a plataforma pc nao crescesse, haveria outra de crescer... nao quer dizer que seja a apple... podia ser outra coisa qualquer.. pensem nisso.
Blastarr, k versão do Sandra usaste nos bench's?
Enfim...
Pois, mas um macintosh traz mais coisas alem da máquina...vê se te informas antes. Ahh..e tens visto o media player para mac e o office ? olha, eu tambem vejo o itunes e o quicktime para windows...onde queres chegar com esse argumento estupido ? sim porque no windows tens o ultimo quicktime e o ultimo itunes...para mac tens o messenger 5, o ie 5, etc etc...se querem prender os users de mac a formatos proprietários e afins, ao menos que nos deiam as ultimas versoes dos programas tal como a apple faz para os pcs.
Uso 3 sistemas, mas uso cada coisa para o seu mundo. Linux estava para servidor (agora 2003 server), windows para o dia a dia e trabalho, e apple para o dia a dia e trabalho. Sim porque para mac tenho software que nao tenho para pc, e vice versa.
blastarr 14-08-2005, 02:15 Blastarr, k versão do Sandra usaste nos bench's?
Tenho a versão 2004 e não consegui aínda instalar, vou ver se dá numa mais recente (Sandra 2005 SR2a).
blastarr, a versão do longhorn que tens é esta?
http://img198.imageshack.us/img198/8501/winver0oz.jpg (http://imageshack.us)
Cya
:lol: :lol: :lol:
é impressão minha ou pelas imagens k vi o Vista ta um pouco "Linuxado" ?
blastarr 23-11-2005, 03:52 :lol: :lol: :lol:
é impressão minha ou pelas imagens k vi o Vista ta um pouco "Linuxado" ?
Não é impressão tua ;)
Eu já tinha comentado isso mesmo há muitos meses atrás.
Sobretudo com a alteração de privilégios das apps e a introdução de um novo ring-level restrito (o IE7 vai ter menos privilégios do que o Calc.exe :D, por exemplo), que obrigou a reescrever grande parte do kernel, o "de-coupling" mais profundo do interface gráfico deste mesmo kernel, que permite a completa modificação por terceiros, quer para 2D, quer para 3D, via placa gráfica, aplicando efeitos 3D a vídeos em tempo real por exemplo (até em websites (http://channel9.msdn.com/Showpost.aspx?postid=116327)).
O novo Monad (http://arstechnica.com/guides/other/msh.ars) é extremamente semelhante a muitas características da linha de comandos Linux/Unix.
Também se pode falar no managed code e no WinFX, nos novos modelos de drivers para hardware que privilegiam a estabilidade acima de tudo, etc.
Será que o facto de ter acções da SCO teve influência nisto ? Afinal, a MS chegou a produzir uma versão de Unix puro durante os anos 80, o Xenix, e o próprio código de rede dos Windows 2000, 2003 e XP foi "clonado" do FreeBSD e OpenBSD, é público há muito tempo (e toda a gente concorda que estes últimos Windows, embora não perfeitos, estão a mundos de distância dos velhos Win9x nesta área).
É esperar por Agosto de 2006 (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=793346&postcount=1) e ver se tem alguma razão de ser (ou por Janeiro/Fevereiro, para ver 90% do SO, na Beta 2)
Blastarr, beta 2 em Janeiro/Fevereiro, tens a certeza ?? :(
Da última vez que li sobre isso, estava indicado Dezembro como a "release date" da dita cuja, e a partir daí, "public monthly builds".
Acho que concordas comigo quando digo que esperemos que as tuas fontes estejam enganadas e as minhas certas :D
blastarr 24-11-2005, 18:21 Blastarr, beta 2 em Janeiro/Fevereiro, tens a certeza ?? :(
Da última vez que li sobre isso, estava indicado Dezembro como a "release date" da dita cuja, e a partir daí, "public monthly builds".
Acho que concordas comigo quando digo que esperemos que as tuas fontes estejam enganadas e as minhas certas :D
A decisão teve a ver única e exclusivamente com a opção que a MS tem de incluir mais drivers de fabricantes externos, quando o software chega ao nível de qualidade Beta 2 tem de incluir suporte já bastante robusto para o hardware. Isto foi o que li nos fórums da MSDN.
Não é problema do SO em si, tanto mais que as build's CTP's continuam a ser publicadas e enviadas para os beta testers como é normal todos os meses, aínda há dias saíu a November CTP, build 5259 (creio que foi no dia 22, já), mas não está acessível a muito mais do que os 10.000 hardcore testers que trabalham fora da empresa, na MSDN não está disponível, por exemplo.
Por isso é que parece estar tudo calmo cá fora, a imprensa não tem acesso a esta CTP, mas na realidade é business as usual.
edit
Consegui screenshots e novas features desta Build:
http://www.activewin.com/screenshots/vista/nov05ctp/Bliss.bmp
(aquele monte em primeiro plano fica nas montanhas em redor de Seattle e chama-se... "Longhorn" :D)
http://www.activewin.com/screenshots/vista/nov05ctp/Vista-5259-26.PNG
http://www.activewin.com/screenshots/vista/nov05ctp/Vista-5259-3.PNG
http://www.activewin.com/screenshots/vista/nov05ctp/Vista-5259-4.PNG
http://www.activewin.com/screenshots/vista/nov05ctp/Vista-5259-5.PNG
http://www.activewin.com/screenshots/vista/nov05ctp/Vista-5259-25.PNG
http://www.activewin.com/screenshots/vista/nov05ctp/Vista-5259-23.PNG
http://www.activewin.com/screenshots/vista/nov05ctp/Vista-5259-24.PNG
New Features
Anti-Spyware
Virus-scanning and removal
Consent UI for attempted browser helper object installation
Integrated IPSec Firewall Management