View Full Version : Onde programam os nossos programadores???

BraBo
04-08-2005, 14:27
Boas,

De há uns tempos para cá que tenho andado curioso sobre a tipologia do local de trabalho dos programadores no nosso país. O tipo de empresa mais comum para encontrar um programador custuma ser na venda de serviços tipo OutSourcing/Consultoria/SoftwareHouse, mas já encontrei casos de programadores a desenvolver noutro tipo de ambientes.

Gostava de ver o vosso testemunho sobre:
-> o tipo de de empresa para a qual programam (não é o nome da empresa, mas sim o tipo)
-> ambiente de trabalho
-> condições de trabalho
-> funções extras que possam ter
-> rendimento aproximado (não quero saber o salário de cada um, só quero ver como as coisas
andam no nosso país. Ex: 150/250cts)
-> Distrito/Concelho (directamente relacionada com a anterior)
-> etc etc...

Queria fazer um Pool com algumas areas para que pudessem votar, mas acho que as minhas permissões aqui dentro não chegam a esse ponto...

Brigadúx

Feiticeiro
04-08-2005, 14:58
Eu trabalho numa Seguradora.
Aqui programa-se e não é pouco. Muitas pessoas são de empresas de outsourcing e de consultoras.
Bom ambiente de trabalho.
O salário depende, se é bruto, etc. Mas ganho pouco, pois aqui é só chupistas.
Zona de Lisboa.

dElpH!
04-08-2005, 16:03
Trabalho numa empresa de Sistemas de Informação Geografica e Gestão Documental

Portugal Continental, Madeira e Açores

Ambiente de Trabalho bom
€€ posso considerar bom pq acabei o 12 ha menos de 2 meses :P

[]'s

KiKas
04-08-2005, 16:03
Eu trabalho/programo numa seguradora multinacional em Lisboa.
O ambiente de trabalho é bom, Open-Space.
Usa-se fato, menos no verão, mas o meu "estatuto" permite-me andar sem fato o ano inteiro.
O que ganho serve para os gastos :)

O feiticeiro ou é meu colega ou concorrente ;)

apocalipsus
04-08-2005, 16:05
Nao trabalho ainda estou a estagiar.
Trabalho numa empresa responsavel sobre regas e energia eletrica e qualidade de agua tb
Um ambiente xelente (ainda hoje me arranjaram o fantastic 4 em dvd)
Como estou a estagiar nao recebo mas eles dizem que me vao dar subsidio de almoço
Distrito de Beja

Feiticeiro
04-08-2005, 16:28
Eu trabalho/programo numa seguradora multinacional em Lisboa.
O ambiente de trabalho é bom, Open-Space.
Usa-se fato, menos no verão, mas o meu "estatuto" permite-me andar sem fato o ano inteiro.
O que ganho serve para os gastos :)

O feiticeiro ou é meu colega ou concorrente ;)
Devemos ser concorrentes pois a minha empresa é Portuguesa, e internacional só em Espanha e Macau penso eu.
Aqui usa-se fato, mas eu não uso pois não gosto de usar gravatas.

KiKas
04-08-2005, 16:33
Devemos ser concorrentes pois a minha empresa é Portuguesa, e internacional só em Espanha e Macau penso eu.
Aqui usa-se fato, mas eu não uso pois não gosto de usar gravatas.

ah trabalhas nessas coisas piquenas... :004:

Feiticeiro
04-08-2005, 16:54
ah trabalhas nessas coisas piquenas... :004:
Mais de 3 mil trabalhadores é pequena? ;)

HecKel
09-08-2005, 17:43
Trabalhei na Somague TI em desenvolvimento de software e páginas web de utilidade interna da empresa. Neste momento estou a tirar a licenciatura e já não há tempo para estágios de verão :S

abraços HecKel

NoMercy
09-08-2005, 18:45
A pedido do BraBo adicionei esta poll á thread.

HecKel
09-08-2005, 19:32
votei em "outro" porque sou estudante..., ou seja..., nem sou desempregado..., nem me encontro em nenhuma daquelas situações, a minha passagem pela somague foi de apenas 2 estágios de verão que a minha escola secundária consegui-me arranjar....

abraços HecKel

KiKas
10-08-2005, 10:10
A pedido do BraBo adicionei esta poll á thread.

essa poll é um bocado limitada, porquê a industira textil em separado das outras? É assim tão apelativa aos programadores :-D

de qualquer modo eu trabalho no sector bancário/segurador/financeiro

BraBo
10-08-2005, 10:28
Achei que seria um industria com algum peso no nosso país ...
Se acharem que há um sector que não está aqui representado e deveria, basta dizerem, para que melhor se veja como está a situação dos programadores.

MaTreCo
10-08-2005, 11:34
Ois.

Trabalho na banca, e embora as condições de trabalho não sejam as melhores, acho que não me posso queixar. O salário anda para cima dos 1000€ líquidos, o que já não é pouco, mas considero-me um pouco mal pago, porque há aqui gajos em outsourcing que ganham muito mais, e não fazem um cu :004:
Já aqui o je programa em tudo desde macros de excel, word, access, passando por vb, vb .net, java, html, dhtml, asp, asp .net, jsp, j++, oracle, e toda a porcaria que me vai aparecendo à frente.
Sou um bocado como o homem dos 7 instrumentos :D

NoMercy
10-08-2005, 12:07
Adicionei mais umas opções á Poll.
Se tiverem mais sugestões a fazer digam qualquer coisa.

Any
10-08-2005, 12:58
ninguem me ker arranjar emprego???

um programador a fazer de tec de informatica n vai com nada :\

BraBo
10-08-2005, 14:03
ninguem me ker arranjar emprego???

um programador a fazer de tec de informatica n vai com nada :\

No Marco, onde?!?!?

el_zeus
10-08-2005, 18:13
Boas,

o tópico está um bocado mal dividido.

Eu trabalho em Lisboa numa empresa parceira da Oracle. Neste momento so Tem Leader de projectos desenvolvidos em ambiente web com frameworks tipo Struts/ADF/Faces etc.
Mas quando é preciso desenrascar noutra coisa que não tem nada a ver .... ce moi...

O ambiente é soberbo.

Quanto ao ordenado diagamos que é um pouco baixo para estas competencias, anda na ordem dos 1000 e os 1500.

eXcept
10-08-2005, 20:30
Trabalho na área da Comunicação Social, no DSI. Embora a minha função não seja de programador, de vez em quando lá faço umas coisitas para ajudar à gestão...

SoundSurfer
10-08-2005, 20:45
Eu estou a acabar o TFC da licenciatura e nos 2 últimos meses fui a cerca de 8 entrevistas de emprego. Já me decidi onde ficar, numa empresa de TI com cerca de 250 pessoas, com o ordenado líquido a rondar os 1000€ e pouco.

BraBo
12-08-2005, 22:19
Reparei que muitas pessoas respondem que trabalham em "outro". Eu pedi para fazer esta poll, mas as opções foram um pouco feitas em cima do joelho. Era bom que as pessoas que votem em "outro" podessem especificar a área onde trabalham. Assim os outros utilizadores não ficariam no escuro.

Any
16-08-2005, 09:32
No Marco, onde?!?!?

es de ca???

BraBo
16-08-2005, 15:24
es de ca???

De perto ...

D X
18-08-2005, 16:27
Eu estou numa pequena empresa (-10 pessoas), em Lisboa, com poucos mas bons clientes. Ambiente porreiro, ordenado nem por isso (-1000€).
Desenvolvemos aplicações web (LAMP, .NET, Flash,...). Eu como programador trabalho principalmente com PHP e ASP.

kaos
21-09-2005, 13:37
Trabalho na banca, programo essencialmente em Cobol.
Ganha-se um bocado mal, 1.200 € (tenho 13 anos de casa)

Simao
21-09-2005, 13:44
Trabalho na banca, programo essencialmente em Cobol.
Ganha-se um bocado mal, 1.200 € (tenho 13 anos de casa)

Mas tens curso superior?

CoolZero
21-09-2005, 14:23
Tenho licenciatura em Eng. Informática e trabalho numa empresa que desenvolve software/hardware à medida do cliente.

O ambiente é fixe, mas a empresa tem um pouco a política de empregar pessoas à medida das necessidades e depois mandá-las embora, por isso tou a pensar em mudar de ares e não ficar à espera que sejam eles que decidam isso....

Ordenado é 1100€ limpos, mas sem contrato :S

Seavoices
21-09-2005, 15:19
Embora aqui se fale em programação...

Trabalho numa multinacional Americana de prestação de serviços em TI. Trabalho para as grandes empresas clientes em Outsourcing indirecto (embora tb já tenha estado em Outsourcing directo) na área de projectos em suporte ao cliente.

Não é muito aliciante mas já sabe bem!

Como estou à beira de ser licenciado (1 disciplina + projecto) para já isto vai chegando para os gastos, casa, carro e (relativa) boa vida com 1000€ por mês.

[N]
21-09-2005, 23:22
Uminho here :D

madafakapc
22-09-2005, 13:59
Eu programo por casa.... :-D :001:

Tava a pensar ke se ganhasse um pouco melhor nas informaticas, mas o tempo das vacas gordas já foi...

Excesso de concorrencia ou de exploração? E em termos de horarios, como é a vossa vida ppl???

:009:

CrazyBomber
25-09-2005, 01:17
Eu estou ainda a tirar licenciatura em EI na Universidade de Évora.
Vai-se fazendo alguma coisa... programo em C/C++, PHP, Java.
Se alguém souber de um emprego part-time relacionado com Informática (técnico ou webdesign, por exemplo) que dê para entreter enquanto não acabo isto, avise sff :D