Ubuntu + Windows

shello

%erador
Staff
Boas!
Sei que deve ser palavra proibida aqui nesta parte do fórum dedicada a linux, Windows (:P), mas tinha que a por...
A verdade é que o windows é fundamental para certas coisa e não podemos passar sem ele... Muitos dos porgramas que usamos estão "replicados" no Linux, mas existem outros que não... E para despegar do Windows também é dificl, já estou MUITO habituado... Mas, na escola já dei Linux, até gostei (pena é ter sido o caixa 'trágica'), e por isso decidi tentar arrancar as minhas raizes do windows e 'implanta-las' em linux :)
Ora por isso, já recebi os meus cds de Ubuntu (upa, encomendei 8 para x86 e 2 pa 64bits :D distribuição plos conhecidos rulla:D) e estou pronto para começar.
Ora como disse, o Windows é fundamental para certas coisas, e então é necessário fazer com que o Grub do Ubuntu reconheça o Windows.
Fui ao www.ubuntuguide.org e ao andar por la consegui descobrir que há uma maneira de fazer isto... Tudo bem, mas eu não entendi uma coisa, e não queria prosseguir sem perceber isto...
Ora, o que eu não entendo é o seguinte:

Q: How to add Windows entry into GRUB menu?
  1. Read General Notes
  2. Read How to list partition tables?
  3. e.g. Assumed that /dev/hda1 is the location of Windows partition
  4. sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst_backup

    sudo gedit /boot/grub/menu.lst
  5. Append the following lines at the end of file title Microsoft Windows

    root (hd0,0)

    savedefault

    makeactive

    chainloader +1
  6. Save the edited file (sample)
Ora, estão, pelo que percebi, ali umas linhas para adicionar ao menu.lst (ponto 5).
Eu entendo o title (duh!), mas root (hd0,0) é que me está a dar a volta à cabeça, pois isto é feito se o windows estiver na primeira partição do disco primário master(/dev/hda1). E se não for nesta??
Outra coisa, ali o savedefault e o makeactive fazem exactamente o quê? Plos nomes, diria que como predefinição arrancava com windows e metia-o activo (?), mas como ha uma larga chance de eu estar errado... chainloader também não percebi o que fazia.
Além disso, e se eu puser o linux num disco SATA, como vai ficar? (que é o que eu pretendo fazer)
Eu sei que para disco SCSI é /dev/sda , mas no caso dos SATA como fica?

Será que algém aqui me pode responder às minahs noob-questions?

Abraços!
 
Última edição:
Boas e em primeiro lugar parabens por instalares uma distro linux :D

Em primeiro lugar convem descobrires qual a particao em k tens o windows instalado (como disseste pode nao ser o /dev/hda1 ). Para isso usa o comando:

Código:
 fdisk -l

Isto da-te uma lista das particoes k tens no teu sistema, sejam elas ext3, swap, ntfs, ou qq outra coisa. Nao deves ter problemas em identificar a particao.

A opcao savedefault penso k faz com k o grub meta como primeira opcao o windows (assim qnd ele acaba de "contar o tempo" ate fazer boot faz por defeito para o windows se nao mexeres o cursor). O makeactive tb nao sei bem..

Para discos SATA penso k tb consegues ver com o comando k disse ha bocado, mas como nunca usei nao te sei dizer...

Ja agora se instalares primeiro o windows e dps o linux, o GRUB configura-te uma entrada para o windows ou outros SOs automaticamente :)

Espero ter ajudado...
 
Para discos sata é como os SCSI: sda# Pelo menos aqui foi assim que os configurei. Para fazer o mount das partições, usa estas linhas. Já para o resto, deixo para os gurus! :002:
 
Última edição:
Antes de mais nada, o GRUB (GRand Unified Bootloader) é um programa independente do OS ou distro, portanto o procedimento que aí disseste é igual para qualquer distro.

Em relação a SATA, como nunca usei, não te posso esclarecer, mas posso-te tirar duas ou três outras dúvidas.

Como a linha do title percebeste, passamos para a root. O comando root serve para especificar o root device (basicamente, aquele onde temos o OS que queremos bootar) e monta-o, de maneira a retirar certas informações como o tamanho do volume. Em vez de root uso rootnoverify, que é uma função semelhante, mas não tenta montar o volume (não sei se é melhor ou não, é o que sempre li para usar desde as minhas primeiras incursões em linux ;)). Em relação à numeração, (hd0,0) a primeira parte refere-se ao numero do disco e a segunda ao número da partição nesse disco, mas começando em 0. Assim, se o Windows estiver na primeira partição do primeiro disco (/dev/hda1), a linha é (hd0,0). Se estiver na 3a partição do 2º disco (/dev/hdb3), a linha é (hd1,2). And so on..

De seguida, dizem-te para colocar a opção savedefault. Sinceramente, não faço ideia para que serve, mas nunca precisei dela ;)
A seguir, tens o makeactive que, como adivinhaste, coloca a partição que escolheste a activo.

Para terminar, chainloader +1. O que isto faz é chamar o bootloader do OS em questão (no meu caso o Windows XP), lendo a informação do boot sector do volume em que ele está instalado (para isso se passa o argumento +1). Como o que estás a fazer é chamar um bootloader (o do Windows) dentro de outro bootloader (o GRUB), então o nome é chain-loading (carregamento em cadeia).

Só como exemplo, aqui ficam as minhas linhas no grub.conf :
Código:
title=Windows XP Professional SP2
rootnoverify (hd0,0)
makeactive
chainloader +1
 
O que estamos a precisar por aqui é um tutorial para instalar o VMware dentro do Ubuntu para se poder ter o XP lá dentro. Depois disso com 1GB de memória fica muito mais facil a mudança:)

Isso está fora do meu alcance como noob mas quem se desse ao trabalho:).......
 
Obrigado El_UnO, cantara, PrOdG e Metro pela vossas respostas :)
Eu avou ainda instalr o Windows XP no novo disco SATA, e depois o Ubuntu.
Plo que o El_UnO diz, se fizer assim, o GRUB detecta logo o Windows XP e adiciona-o a lista automáticamente, sem ser preciso mais chatices.
Vou apenas fazer isto depois de acabar esta Work Unit que estou a processar, porque vou ficar sem net, e não quero deixar de enviar mais este donativo para o Folding@Home, só depois, vou fazer isto, pesno que, já depois de ficar sem internet, o que espero que seja breve.

Abraços e mais uma vez, obrigado pela vossa ajuda :)

#EDIT: Não tinha reparado, mas por volta das 14:30 a work unit acabou o porcessamento :P
O que significa que é só fazer os backups e 'here i go, ubuntu' :P

Abraços!
 
Back
Topo