View Full Version : I-ram

Winjer
26-07-2005, 08:31
http://www.anandtech.com/storage/showdoc.aspx?i=2480

Optik1
26-07-2005, 09:19
Lindo lindo lindo lindo :003:

Finalmente uma luz ao fundo do tunel

Ok, ainda é um remendo mas os discos do genero devem estar á porta :x2:

RuFuS
26-07-2005, 10:01
Já começavam era a baixar o preço das ram`s... :rolleyes:

JAFoNEXUS
26-07-2005, 11:21
Eram mais espertos de em vez de usarem RAM normal usassem memorias flash já soldadas na board, assim nao precisavam de bateria para nada e não havia os problemas das falhas de energia, btw este assuntos já foi discutido aqui a algum tempo numa outra thread.

Resumindo é porreiro para o pessoal se ir entretendo enquanto nao chegam as flash hard drives, embora para ser eficientes se devam utilizar 4 dimms de 1gb que nao esatao tao baratos quanto isso.

cumpz

EDIT:

he cost of outfitting an i-RAM card with a full 4GB of memory starts getting expensive. At $90 per gigabyte of memory, you’re talking about $360 just in memory costs, plus another $150 for the card itself.

[TI]
26-07-2005, 11:27
Eram mais espertos de em vez de usarem RAM normal usassem memorias flash já soldadas na board, assim nao precisavam de bateria para nada e não havia os problemas das falhas de energia, btw este assuntos já foi discutido aqui a algum tempo numa outra thread.

Resumindo é porreiro para o pessoal se ir entretendo enquanto nao chegam as flash hard drives, embora para ser eficientes se devam utilizar 4 dimms de 1gb que nao esatao tao baratos quanto isso.

cumpz

EDIT:

Há um pormenor que a maioria do pessoal não se lembra. As memórias flash tem um número limitado de leituras e escritas e são mais lentas.

JAFoNEXUS
26-07-2005, 11:40
']Há um pormenor que a maioria do pessoal não se lembra. As memórias flash tem um número limitado de leituras e escritas e são mais lentas.

as mems flash normais(pens e o crl) tem tempo de vida limitado mas acho q há umas nand flash que nao tem limites (ou entao não :D), são estas que eles estao a pensar por nas nand flash drives e a samsung tb vai colocar nos seus HD´s hibridos naquele acordo com a M$

timber
26-07-2005, 11:49
Eu estou convencido que isto se vai resolver à bruta
Para que equipar uma placa especial com RAM (e pagar isso) e ter de optimizar o software para gerir a RAM, a plca e o disco rigído se se pode simplesmente por mais RAM no sistema
Mais valia espetar com uns 8 Gb de memória principal e pronto
E com 64 bits o endereçamento deixou de ser problema
E o preço deve ficar igual ou pouco diferente

RuFuS
26-07-2005, 11:52
Eu estou convencido que isto se vai resolver à bruta
Para que equipar uma placa especial com RAM (e pagar isso) e ter de optimizar o software para gerir a RAM, a plca e o disco rigído se se pode simplesmente por mais RAM no sistema
Mais valia espetar com uns 8 Gb de memória principal e pronto
E com 64 bits o endereçamento deixou de ser problema
E o preço deve ficar igual ou pouco diferente

E uns 8 discos sataII em raid0 também ajudam! :004:

kanguru
26-07-2005, 12:18
pois, parece-me que aquilo foi assim um bocado ao desenraska. Não se pode desligar o pc durante mt tempo senão perde-se os dados. Penso que usar RAM para disco não devia ser a solução mas pronto. E usar uma fpga em vez de eles proprios projectarem a placa vê-se bem que foi msm para despaxar. Não quer isto dizer que não tenha bons resultados assim.

JAFoNEXUS
26-07-2005, 12:28
Essa questao do fpga deve ser transitoria penso eu de q. Com a saida das varias revisoes eles devem incorporar um chip desenhado de raiz para o controlador, até mais rapido se for preciso, a suportar os ddr400.

cumpz

ptzs
26-07-2005, 12:40
Só para dizer que este tipo de solução já existia há muito tempo no mercado dos servidores, eram é ligadas ao bus PCI.

timber
26-07-2005, 12:42
Comprei eu o meu 8088 e já isto existia só que com flash
Até era competitivo em capacidade com os discos rígidos. 20 Mb, 40 Mb
Era caro como ******* no entanto

Koncaman
26-07-2005, 13:08
mas eu acho que nem a gigabyte esta à espera de fazer disto um sucesso estrondoso, so abordaram esta solução e vão ver se pega, se pegar (não creio) então desenvolve-se a tecnologia, se não pegar, inventa-se outra coisa. certo, é que a gigabyte tem ganho alguma notoriedade à pala destas invenções maradas (ou então não...). não lhes sai muito caro inventar coisas destas... ja as placas com dois GPU's foi a mesma coisa...

agora, uma coisa é certa... isto deve ser rapido pa caraças!
e os 50000 pontos de HDD no PCmark 04 falam por si.

PS: olha, uma FPGA da xilinx :D onde é que eu ja vi disto? hmmmm

RuFuS
26-07-2005, 13:47
Por acaso gostava de ver estar m3rd@ a bulir... :D

:004:

SilveRRIng
26-07-2005, 14:45
Essa questao do fpga deve ser transitoria penso eu de q. Com a saida das varias revisoes eles devem incorporar um chip desenhado de raiz para o controlador, até mais rapido se for preciso, a suportar os ddr400.

cumpz
Não tens vantagem disto suportar DDR400. O "peak" teórico da DDR200 é 1,6GB/s, ou seja, bem acima do limite do SATA a 150MB/s. Mais vantagem terá se nas próximas revisões passar a suportar SATA a 300MB/s, é que isto tira realmente partido desta bandwith, na maior parte dos casos. No teste deu para ver que em certas situações o chip vê-se à rasca para lidar com grandes doses de informação, parece problema de capacidade de performance do chip, digo eu.

Quanto aos flashs em vez de RAM, sim e não. A memória flash não é tão rápida como a RAM normal, longe disso. A vantagem da energia é que realmente interessa sim. Pah, hibrido por hibrido, faziam era um disco com RAM (adicionar a gosto), flash e disco mecânico. Aliavam performance máxima com capacidade de storage e fiabilidade de dados.

Este anos próximos prometem muita evolução/revolução. Agarremo-nos às cadeiras a curtir a viagem... ;)

Koncaman
26-07-2005, 14:58
realmente, parece que finalmente estão a olhar para os discos rigidos como elementos limitadores de performance, que eram.

blastarr
26-07-2005, 16:32
RAM e flash são tecnologias ultrapassadas, digo eu.
Onde andam as MagneticRAM e as Ferro-electricRAM ? >(

timber
26-07-2005, 16:38
Nas K7's de audio e VHS por exemplo

blastarr
26-07-2005, 16:43
Nas K7's de audio e VHS por exemplo

Isso por definição não será ROM e não RAM ?

timber
26-07-2005, 16:46
Qualquer coisa que tenha esse nome deve utilizar o ciclo de histerese dos materiais ferro-magnéticos

É ROM até ultrapassares o campo electromagnético coercivo (era este o nome se não me falha a memória....)
Bm ou era o coersivo ou o remanescente. No me lembro bem do nome. Mas é um dos dois. É só uma questão de nomenlatura

Por isso é que os imans permanentes das colunas às vezes "desgravavam" as cassettes

DJ_PAPA
07-09-2005, 21:35
A toms tb ja publicou benchs com o I-ram, mas agora em RAID 0 :D :D

http://www.tomshardware.com/storage/20050907/index.html

Digamos que até é rapido :D

kidloco
07-09-2005, 23:32
Os tempos de acesso... nice nice :)

kronos
12-12-2005, 01:31
http://www.tomshardware.com/2005/12/05/hyperos_dram_hard_drive_on_the_block/

parece-me o sitio certo, a noticia ja tem uns dias mas nao encontrei aqui postada

isto não faz falta para o topo da orb? :P

destr0yer
13-12-2005, 00:17
fdz, qual o interesse disso, se utilizam a velha porta paralela :mad:

Era Sim RAID 0 incorporado com 2 portas SATA II :D (um para cada triple slot :)

ToTTenTranz
13-12-2005, 02:59
fdz, qual o interesse disso, se utilizam a velha porta paralela :mad:

Era Sim RAID 0 incorporado com 2 portas SATA II :D (um para cada triple slot :)
Sim.. realmente esses produtos não têm muita lógica..

Ao usar PATA, a largura de banda gigantesca da ram (comparativamente aos discos) é um completo overkill...

Zar0n
16-12-2005, 19:41
Nem sei pk fizeram a review a isso é super caro, lento e já foi descontinuado.

Venha é o i-ram SATAII com 6 ou 8 slots sff :)

DJ_PAPA
19-12-2005, 01:46
Nem sei pk fizeram a review a isso é super caro, lento e já foi descontinuado.

Venha é o i-ram SATAII com 6 ou 8 slots sff :)

Nem precisas de dizer isso duas vezes :D

[Gigabyte i-RAM 2 Info]
The i-RAM is one of the most interesting product that Gigabyte has developed this year. Gigabyte for the first time has unveiled the specifications of their upcoming i-RAM 2 during HKEPC Tech-day. The i-RAM 2 will be using DDR2 memories instead of DDR1 and the data transfer interface is SATA 3Gb/s double of the current SATA 1.5 Gb/s. It will be externally housed with by means of an external case or fitted into the 5.25" bay with eSATA interfaces. The number of memory slots are expected to double to 8 and you can have up to 16GB max memory. The expected announcement of i-RAM 2 is targeted for February next year.

http://www.vr-zone.com/index.php?i=3052

Zar0n
19-12-2005, 06:28
Nem precisas de dizer isso duas vezes :D

[Gigabyte i-RAM 2 Info]

http://www.vr-zone.com/index.php?i=3052

WWWWWWoo. Optimas noticias kero uma já :)