View Full Version : Nvidia G80 = Unified Shaders

blastarr
23-07-2005, 22:59
http://www.vr-zone.com/?i=2492

Mais uma lição à Pinto da Costa.
Genial Nvidia :D
Eles sabem bem o seu negócio e não dão tréguas à ATI.

Quote:

"News : GPUs & Graphic Cards : NVIDIA G80 Takes Unified Shader Approach

NVIDIA's Chief Architect David Kirk has said in the recent interview that they will do a unified architecture in hardware when it makes sense and when it is possible to make the hardware work faster unified. It will be easier to build in the future, but for the meantime, there's plenty of mileage left in this G70 architecture.

VR-Zone came to know that the future is actually pretty near where NVIDIA G80 design is based on unified shader architecture slated to appear in 2006. ATI has already taken the unified approach for their R500 Xenon within the XBox 360 and has 48 unified pipelines.As we know, in an unified shader architecture, there are no dedicated vertex and pixel shader engines but unified shader engine capable of executing both types of instructions.

G70 already supports Longhorn WGF 1.0 API so most likely G80 will support WGF 2.0 with improved virtualization techniques and new pipeline stages. The likely process technology choice for G80 is 90nm and the architecture is made for high core speed (~1GHz). G80 design is completed and waiting for ATI R580 when the time comes."

_Rock_
23-07-2005, 23:10
Nvidia ao ataque,não param estes gajos.Eles querem esmagar a ATI por completo,quero ver é resposta da ATI.Se é que eles vão responder :(...
Abraço

Winjer
23-07-2005, 23:12
Não pensava que o unified sshader chegasse tão cedo ao PC. Se tivermos em conta que o G80 deverá sair na mesma altura que o R580 então falta pouco menos de 1 ano.
Acho que esta arquitectura vai introduzir uma pequena revolução nas placas graficas.

"G80 design is completed and waiting for ATI R580 when the time comes." - Impressionante, a ATI nem tem tempo para respirar.
Ainda por cima a nvidia vai colher frutos da ATI, pois é a ATI que está a enfrentar os problemas do novo processo de fabrico a 90n, e quando a nvidia precisar de passar para ele já a TSMC resolveu a maior parte dos problemas.

Ansatsu
23-07-2005, 23:32
A ATI nem deve saber onde se por. E tenho cá uma impressão k o G80 aidna sai primeiro que o R580.

RuFuS
23-07-2005, 23:35
A nvidia vai acabar com a concorrência...e depois vai comprá-la e fica com o monopólio TODO! :-D

Ansatsu
23-07-2005, 23:36
Isso era mto mau lol

A comprar a ATI espero que seja outra emrpesa, porque assim a concorrencia iria manter-se, a concorrencia só faz bem.

Winjer
23-07-2005, 23:36
Provavelmente sai mais cedo. Mal lhes cheire a R580 mandam logo a placa cá para fora, para aí com 1 mes de antecedência para dar mais nas vistas.

Rufus: vira a boca para lá. nestes ultimos anos tivemos grandes palcas, e graças á concorrencia.

RuFuS
24-07-2005, 00:15
Provavelmente sai mais cedo. Mal lhes cheire a R580 mandam logo a placa cá para fora, para aí com 1 mes de antecedência para dar mais nas vistas.

Rufus: vira a boca para lá. nestes ultimos anos tivemos grandes palcas, e graças á concorrencia.

:lol:

Nvidia no seu melhor! :x2:

:-D

Syphon
24-07-2005, 14:44
Esta nova geração (G80) na minha modesta opinião, é que é uma evolução, isto sem querer dizer mal da G70 que é muito boa :D mas ou a ATI faz alguma coisa ou então fica mesmo em maus lençois pois a R520 quando chegar, já vem atrasada e já a nvidia facturou, enfim nvidia p0wa ;)

Fiquem bem !

Raptor
24-07-2005, 17:33
A nvidia vai acabar com a concorrência...e depois vai comprá-la e fica com o monopólio TODO! :-D

Desculpa lá, mas por todo o mérito que a Nvidia mereça por todo o trabalbo a longo prazo feito pela mesma, essa situação seria terrível para o mercado e para os consumidores.

Rudzer
24-07-2005, 18:47
Desculpa lá, mas por todo o mérito que a Nvidia mereça por todo o trabalbo a longo prazo feito pela mesma, essa situação seria terrível para o mercado e para os consumidores.

Eu diria mais que era uma catastrofe....

SilveRRIng
24-07-2005, 19:25
Calma pessoal, a hipotese de que falam está longe de acontecer. A ATI é uma empresa com muitos recursos. As vendas não decairam assim tanto como isso. Está atrasados nesta geração o que significa que vão diminuir muito os ganhos, mas daí a ser comprada ou fechar portas vai uma grande diferença.

As situação inverteu-se da que havia quando saiu o R300, mas estas coisas podem facilmente ser sazonais. Uma geração menos bem sucedida não chega para mandar uma empresa desta dimensão abaixo, eram precisas pelo menos umas 3 e bem catastróficas.

Rudzer
24-07-2005, 19:36
Calma pessoal, a hipotese de que falam está longe de acontecer. A ATI é uma empresa com muitos recursos. As vendas não decairam assim tanto como isso. Está atrasados nesta geração o que significa que vão diminuir muito os ganhos, mas daí a ser comprada ou fechar portas vai uma grande diferença.

As situação inverteu-se da que havia quando saiu o R300, mas estas coisas podem facilmente ser sazonais. Uma geração menos bem sucedida não chega para mandar uma empresa desta dimensão abaixo, eram precisas pelo menos umas 3 e bem catastróficas.

Isso é mais que obvio foi apenas em relação aos comentarios feitos e os efeitos que isso tiria na industria.

Concorrencia é mais que necessária senão não há evolução

makak0
24-07-2005, 20:17
Eu queria mesmo era uma placa da ATI que fosse uns 10% melhor que a 7800 GTX.
A NVidia era obrigada a lançar uma placa melhor o mais rápido possivel.

Rudzer
24-07-2005, 21:06

A cagar pra isso, eu queria é mais concorrencia no mercado mid-end :D

blastarr
24-07-2005, 21:10
Nesta geração existiu concorrência nesse segmento ?
Que eu saiba, as 6600/6600 GT limparam o chão com a concorrência...

Rudzer
24-07-2005, 21:26
Nesta geração existiu concorrência nesse segmento ?
Que eu saiba, as 6600/6600 GT limparam o chão com a concorrência...

A quem diga que a X800 foi a resposta da ATI...pena que veio tarde....

M4N!4K
24-07-2005, 21:31

humm.. acredita.. a ati quando lançar a sua gráfica.. se esta for apenas 10% melhor que a 7800gtx... eu acho mau.. o tempo que a 7800gtx já tem no mercado.. sabendo que há uma 7800ultra eminente.. algo me diz que a ati perdia a batalha..

DJ_PAPA
24-07-2005, 21:54
humm.. acredita.. a ati quando lançar a sua gráfica.. se esta for apenas 10% melhor que a 7800gtx... eu acho mau.. o tempo que a 7800gtx já tem no mercado.. sabendo que há uma 7800ultra eminente.. algo me diz que a ati perdia a batalha..

Sim, vai ter que ser no minimo 20/30% mais rapida, para se manter competitiva.

Rudzer
24-07-2005, 22:08

o primeiro round desta geração já perdeu, agora deixa ver no natal...

Shadow
24-07-2005, 22:34
A 7800GTX saiu muito boa, não lhe tiremos o credito, seria mesmo uma placa que eu compraria, mas, como eu pensam muitos, vou esperar pela placa da ATI para ver, a ATI sabe muito bem que terá que igualar senão melhorar o desempenho desta da Nvidia, acho que não iremos ficar desiludidos....espero :)

MeY-ZiNG
25-07-2005, 02:24
eu acho que apesar de a ATI estar atrasada no lançamento da R520, as perdas não serão assim tao grandes como aqui se apregoa... isto porque tanto a R520 como a 7800GTX só começam a vender bem quando estiverem ambas no mercado, houver concorrencia e consequente baixa nos preços... aquilo que a 7800GTX vende agora é muito menos do que venderá depois de sair a R520! Ainda por cima há muita gente que está à espera da resposta da ATI para poder optar por uma delas, por isso não compra ainda a 7800GTX! Enfim, esta é a minha teoria sobre o tema... estarei enganado?

É que vejo aqui o pessoal a falar em "rounds perdidos", falências, bla bla bla... acho tudo isto um exagero... tá bem que a NVidia tem a vantagem de ter lançado a placa primeiro, já vendeu uns milhares de unidades entretanto, subiu na relação com os investidores... mas quando a ATI lançar a sua, partindo do principio de que a performance será parecida, a balança equilibrar-se-á de novo!

ps: há algum estudo que explique porque é que há tantos "fanáticos" por esta ou por aquela marca? (ATI Vs NVidia / AMD Vs Intel) Juro que não compreendo!

makak0
25-07-2005, 02:32
ps: há algum estudo que explique porque é que há tantos "fanáticos" por esta ou por aquela marca? (ATI Vs NVidia / AMD Vs Intel) Juro que não compreendo!

Acho que é porque cada um gosta de defender o que tem/usa.

Eu pessoalmente defendo a concorrência e os preços baixos.

MeY-ZiNG
25-07-2005, 03:04
Acho que é porque cada um gosta de defender o que tem/usa.

Eu pessoalmente defendo a concorrência e os preços baixos.

claro, mas acho que dá para o fazer de uma forma mais... saudável? há quem exagere (não me estou a referir apenas a um ou outro user em concreto)

anyway, era uma pergunta mais retórica, o mais importante do meu post foi dito antes...

troser
25-07-2005, 09:48
concorrencia e fixe e claro ha mais opçoes e preços a escolha. mas sera k apenas com uma marca os jogos nao ficariam muito melhores devido a serem optimizados apenas para akela marca? ou ficaria uma diferença ja existente como no doom3 e hl2? ou seja minima.

Rudzer
25-07-2005, 11:26
É que vejo aqui o pessoal a falar em "rounds perdidos", falências, bla bla bla... acho tudo isto um exagero... tá bem que a NVidia tem a vantagem de ter lançado a placa primeiro, já vendeu uns milhares de unidades entretanto, subiu na relação com os investidores... mas quando a ATI lançar a sua, partindo do principio de que a performance será parecida, a balança equilibrar-se-á de novo!

Se achas que a ATI não perdeu o primeiro round desta geração então tens que olhar e analisar melhor o que se passa...

timber
25-07-2005, 11:35
A ATI tem um bom mercado a vender placas de merda além de ter a cash cow da XBOX pronta a começar a render. Acho que problemas financeiros críticos não deve vir a ter. Portanto é juntar o seu melhor talento e fazer-se à pista. Mesmo nesta situação transitória de coça nVidia-ATI se nota claramente que a nVidia não está a fazer o melhor que sabe. Está a render o peixe e isso não interessa.

MeY-ZiNG
25-07-2005, 13:17
Se achas que a ATI não perdeu o primeiro round desta geração então tens que olhar e analisar melhor o que se passa...

acho que não pois tal como disse no post, o "round" (como tu gostas de lhe chamar) ainda agora começou! a nvidia não consegue vender muitas gráficas a este preço, e mesmo nas pessoas com grande poder de compra há muitos que estão à espera da resposta da ATI para comparar e decidir (o que não quer dizer que não optem pela NVidia na mesma).

My point: Só quando sair a R520 é que poderemos ver "quem ganha e quem perde"... mas claro que a NVidia parte à frente!

RuFuS
25-07-2005, 13:56
acho que não pois tal como disse no post, o "round" (como tu gostas de lhe chamar) ainda agora começou! a nvidia não consegue vender muitas gráficas a este preço, e mesmo nas pessoas com grande poder de compra há muitos que estão à espera da resposta da ATI para comparar e decidir (o que não quer dizer que não optem pela NVidia na mesma).

My point: Só quando sair a R520 é que poderemos ver "quem ganha e quem perde"... mas claro que a NVidia parte à frente!

Epá...isso não é bem assim!
Já viste bem o avanço que a nvidia já tem por ter lançado a 7800gtx no mês passado?
Enquanto não há concorrência os hardcore gamers vão comprar nvidia...não podes pensar que lá por tu não teres 600€ pra dar por uma gráfica, não quer dizer que os outros não tenham! :rolleyes:
Acho que me fiz entender...

MeY-ZiNG
25-07-2005, 14:06
Já viste bem o avanço que a nvidia já tem por ter lançado a 7800gtx no mês passado?
Enquanto não há concorrência os hardcore gamers vão comprar nvidia...não podes pensar que lá por tu não teres 600€ pra dar por uma gráfica, não quer dizer que os outros não tenham! :rolleyes:

e achas que as tendencias do mercado sao definidas pelos "hardcore gamers" (que se a proposta da ATI for melhor acabam por mudar na mesma) ou pelo resto dos potenciais compradores, que compram quando os preços já não estão tão altos? (a descida é possivel graças à concorrencia). acho que os preços ainda estão demasiado altos para que o volume de vendas seja muito significativo! as vendas a sério ainda estão para vir...

Rudzer
25-07-2005, 16:26

Discordo completamente mas pronto...

Aind agora começou? a nvidia já se especula sobre refreshs, já tem uma placa superior no mercado (nem vou falar da não existencia do crossfire e vantagem do sli actualmente), enquanto que da ATI...chapeu

kidloco
25-07-2005, 17:09
Pois...o problema da ATI é que a Nvidia já tem a resposta para a suposta melhoria de 30% da R520 em relação à GTX :)

Ou a ATI dobra a performance, ou entao estará sempre um passo atrás.

MeY-ZiNG
25-07-2005, 17:32
lá está... especula-se isto, especula-se aquilo... há demasiada especulação acerca do r520 e dos tais refresh da g70... mas ainda nada de concreto saiu cá para fora... por isso reafirmo: só quando o r520 sair é que dá para fazer essas comparações todas!

timber
25-07-2005, 17:40
Concreto concreto só a 7800 GTX mesmo

E com tempo que já passou é garantido que a ATI vai ter algo à espera dela quando lançar a R520

MJRL
25-07-2005, 18:00

O round começou com as 6600GT e mesmo com as 6800GT/Ultra devido à fraca quantidade de X800 no mercado, e também não haver placa na altura para a 6600GT. As 6600GT levaram alguns dos mais cépticos a comprar nvidia novamente...

MeY-ZiNG
26-07-2005, 01:39
As 6600GT levaram alguns dos mais cépticos a comprar nvidia novamente...

eu comprei :)

e agora mudei novamente para ati: comprei uma x800, daquelas com ddr3 e 256bit...

procuro sempre ir-me actualizando para o que é melhor na altura para o meu budget, seja de que marca for... a x800 no meu caso é bastante superior pois jogo tudo a 1600x1200!

mas isso é offtopic... se aparecer uma 7600gtx a bom preço mudo novamente, se aparecer algo melhor da ati farei o mesmo :)

Ansatsu
26-07-2005, 02:33

Rapaz e tu achas mm que as pessoas vão ficar à espera da ATI tempos e tempos para comprar uma grafica?

A Nvidia ganhou este round sem concorrencia, pois a ATI não lancou placa.

Quando a ATI R520 sair, já n vai competir no "Round" com a Gforce7800GTX, mas sim com uma nova placa da Nvidia, queres apostar?

makak0
26-07-2005, 12:33
Rapaz e tu achas mm que as pessoas vão ficar à espera da ATI tempos e tempos para comprar uma grafica?

A Nvidia ganhou este round sem concorrencia, pois a ATI não lancou placa.

Quando a ATI R520 sair, já n vai competir no "Round" com a Gforce7800GTX, mas sim com uma nova placa da Nvidia, queres apostar?

Se for inferior à 7800 GTX, não deve sair assim uma placa tão hubber leet da nvidia

sotavento
26-07-2005, 22:02

Pois...o problema da ATI é que a Nvidia já tem a resposta para a suposta melhoria de 30% da R520 em relação à GTX :)

Ou a ATI dobra a performance, ou entao estará sempre um passo atrás.

O round começou com as 6600GT e mesmo com as 6800GT/Ultra devido à fraca quantidade de X800 no mercado, e também não haver placa na altura para a 6600GT. As 6600GT levaram alguns dos mais cépticos a comprar nvidia novamente...

O round "passado" começou com a 6800gt/ultra e quem ganhou foi a NVidia ao vender as 6600gt por serem o "sweet spot" na altura em que o ppl comprou mais placas ... agora é um novo "round" ... tem que fazer o "merchandise" de novo para venderem mais plaquitas ... e a manter-se as opções actuais a NV tem vantagem ao ter mais produtos "recentes" [6200 -> 6600gt ->...-> 7800gtx] vs. [9600(?ultrapassado?) -> x800/x850] da ATI.

Se a ATi for pros 32 pipes (ou qq coisinha a + que 24) ganha a gama alta (a não ser que a NV meta a ultra igual/superior) ... já na gama média ou a NV aumenta os pipes da 6600 (7600 com 12/16 pipes?) ou a x800 baixa de preço ... ou ... ou ...

P.S.: Já pareço o Inquirer ... :D