View Full Version : Amd Roadmaps / novos sockets

Nemesis11
22-07-2005, 01:37
Socket M2 / Revision F

http://img339.imageshack.us/img339/636/sockets2bv.png

The big news of course is the upcoming transition from socket 939 to socket M2. M2 will have 940 pins, and while the actual layout of motherboards with the new socket will be very similar to socket 939, processors will obviously not be pin compatible. The same goes for current socket 940 processors: they won't work or fit in socket M2. That makes sense, considering that M2 will require the use of DDR2 memory. The similarity in layout will allow motherboard makers to quickly adapt 939 designs to M2, however.

Initially slated to support up to DDR2-667, the socket M2 processors will launch in the second quarter of 2006. Codenamed Orleans for the single core processors, the roadmaps include few details on the clock speeds or cache amounts of the new parts. Without speculating too much, we would assume that the specifications will be the same as equivalent 939 processors, but we could be wrong. Another possibility is that the DDR2 parts will outperform the socket 939 parts, allowing AMD to modify their names (again). Either option seems equally likely, and we wouldn't be surprised to see the 4000+ M2 ship as a 2.6 GHz 512K part, as that would allow the use of a single design for the three listed chips.

Processors running on the new M2 socket are dubbed Revision "F". Revision "F" processors carry all the features of existing "E" CPUs, but along with the new socket comes some significant changes in power. For example, a typical Revision "E" San Diego Athlon 64 utilizes 80 amps with a maximum TDP around 90W. The new Revision "F" CPUs will use 95 amps instead. However, although the processors require a bump in the current, the power remains the same. Unfortunately, expect massive increases in TDP. From the roadmap we expect the FX M2 processors to have a max TDP of 125W, 110W for dual core and 104W for single core. Revision "F" implements a new Bi-Directional PROCHOT so that the motherboard can throttle the processor dynamically, but the CPU can also override and throttle itself if necessary.

Athlon 64 / FX / X2 Roadmap

http://img309.imageshack.us/img309/2120/10zh.png

Besides the single core M2 processors, we also have the dual core parts, codenamed Windsor. We have a 4800+ part for socket M2, as well as parts greater than or equal to 5000+ for both socket 939 and M2. As with the single core variants, we see two likely possibilities. The first is that the M2 parts will directly match the 939 parts in features, making the 4800+ a 2.4 GHz 1MB per core design. On the other hand, improvements in the performance of the platform through the use of DDR2 may allow AMD to use a 2.4 GHz 512K part for the 4800+. Part of the attractiveness of such a change is that the 2x512K parts would have a smaller die size, decreasing the manufacturing costs. Time will tell what AMD's precise plans are, and at present all we have are model names with which to speculate.

The last addition to the performance desktop market is a new FX model, the FX-59. While in the past we have speculated that AMD would switch the FX to a dual core design, the roadmap instead indicates that the FX-59 is intended to use a San Diego core running at 3.0 GHz. Other details in the roadmap show that AMD intends for the FX line to offer top single core performance. AMD market the FX line as being "ideal for 3D games and single-threaded applications." The X2 line on the other hand is "designed for sophisticated power users who run multiple processor intensive applications simultaneously," and is "ideal for digital content creation as well as for listening and viewing entertainment." It seems pretty clear from such statements that the FX line will remain single core for a while longer.

M2 isn't just a switch to DDR2 memory support, though. Besides DDR2, AMD indicates that the Orleans and Windsor processors will also have "Security and Virtualization" features. Previously codenamed Pacifica, the virtualization technology adds hardware support that allows a system to run multiple operating systems simultaneously. It was possible to do this in the past with such tools as VMware, but hardware support should dramatically improve performance. The security features mentioned are likely to be very similar to Intel's LaGrande Technology. Whether or not you'll need a tin foil hat to operate your computer is yet undecided.

Source e mais info sobre socket S1 (mobile), socket F (Opteron), os roadmaps do Sempron, A64/Sempron mobile, Turion e Opteron:
http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2476

Metro
22-07-2005, 02:07
As primeiras impressões:

A AMD está bem de saúde e recomenda-se.
Mudança para DDR2. Veremos a melhoria em performance que isso trará ou não.
Vem aí a virtualização (como gosto desta palavra).
Não vamos ter nenhum aumento da velocidade dos CPUs digna de registo.
O TDP vai aumentar bastante e isso é um ponto a estar atento
Esperar pela transição para 0.65. Ver se conseguem acompanhar a Intel. Se mudarem os dois na mesma altura será interessante.
O feeling que a aplle deveria ter-se juntado à AMD.. Mas isso sou eu:)

Optik1
22-07-2005, 09:20
As primeiras impressões:

A AMD está bem de saúde e recomenda-se.
Mudança para DDR2. Veremos a melhoria em performance que isso trará ou não.
Vem aí a virtualização (como gosto desta palavra).
Não vamos ter nenhum aumento da velocidade dos CPUs digna de registo.
O TDP vai aumentar bastante e isso é um ponto a estar atento
Esperar pela transição para 0.65. Ver se conseguem acompanhar a Intel. Se mudarem os dois na mesma altura será interessante.

Concordo plenamente ;)

A AMD está lá, ai esta esta :x2:

Zealot
22-07-2005, 09:48
A minha opinião:

Processadores AMD com DDR 2 em Q2 06? Isso é quase daqui a um ano! Porquê tanto tempo?
Aliás, novos processadores só em 2006? Apenas um speed bump nos X2? Isto é mesmo o que se pode chamar "milking the cash cow"! Onde anda a concorrência?
Mais um FX a preços estupidamente caros? A AMD vai-se dar mal com esta estratégia, ai vai vai! Quem é que quer pagar tanto quando os X2 são muito pouco mais lentos e têm mais capacidade?

Portanto um M2 X2 só daqui a um ano com preços bem acima dos 500€... :rolleyes:

De qualquer das formas quando chegarem vamos poder ter um verdadeiro servidor em casa. Se os fabricantes de motherboards também imbutirem controladores SCSI como se "promete" (<- absoluto rumor) em 2006 qualquer tech geek que se preze tem que ficar entusiasmado! :001: (<- entusiasmado :D)

BonJouR
22-07-2005, 13:29
Os FX e os X2 não concorrem entre si. São mercados diferentes. Mas sim, compreendo o que queres dizer, e até certo ponto tambem concordo.

Jack64
22-07-2005, 13:54
So espero que a AMD saiba o que está a fazer. Com os controladores de memória integrados no CPU a AMD quis dar um novo significado à palavra "latency". Agora está a destruir tudo ao permitir DDR2 com latencias de 4-4-4 ou no minimo 3-3-3. Será que a performance vai aumentar ou diminuir? Será que as boards M2 vão ter o controlador de memória de volta ao northbridge?

sl4ck
22-07-2005, 13:56
Onde anda a concorrência?

sim, realmente concordo, a AMD quando era o "Zé ninguem" não aplicava este tipo de preços nos seus produtos, hoje em dia cada vez se vê mais o aproximamento de preços à Intel, o que começa a deixar de ser uma alternativa "em conta" justificada pelo preço

Jack64
22-07-2005, 14:02
Agora a Intel tem que fazer o que a AMD fez há um tempo atrás. CPUs de melhor qualidade a um preço mais competitivo. Acho que o 820 dual core fez isso mesmo, em relação ao preço pelo menos..

[_ExtremeHack_]
22-07-2005, 14:26
Desde quando é que o 820 é um cpu com qualidade? Espremer dois cores presscott num unico cpu e colocá-los a trocar dados entre si usando o FSB foi uma ideia no minino do tipo "desenrasca", quanto á questão do preço, não á duvida que a AMD anda a puxar a corda, mas n tem concorrencia a altura...

blastarr
22-07-2005, 14:29
Porventura mais importante do que o controlador de memória integrado, será isto (http://www.theinquirer.net/?article=24756) a fazer toda a diferença...

Koncaman
22-07-2005, 14:35
assim de chapa... eh pa, a AMD chega aos 3ghz. :cool:
quanto à adopção do DDR2, eu sinceramente acho que era uma coisa que talvez não fosse assim tão necessaria. ate porque a DDR e o athlon64 se dão plenamente bem. e a DDR é bem mais barata.
com a migração para DDR2 la vem o raio da necessidade de mudar de socket por causa do controlador de memoria no CPU, o que também não é la grande coisa. ainda assim, é bom ver o 5000+ anunciado para socket 939, assim como o fx-59.
não creio que a diferença de desempenho de cpus identicos socket 939 vs. socket M2 seja significativa. mas o tempo o dirá.

metro, a apple foi para a intel, mas foi por causa dos centrinos... o que eles querem é CPU's para os powerbook... o G5 no powermac aguenta-se bem...

[TI]
22-07-2005, 14:36

E usavam que chipset's ? E o WiMax? A Intel oferece, chips, chips lower power, chipset's, chips wireless 802.11* e WiMax, placas gráficas low budget GMA950 que vai dar para jogar razoavelmente todos os jogos, memórias fully-buffered para os servidores, os melhores compiladores para x86, as melhores ferramentas para desenolvimento, debug, etc, bibliotecas matemáticas, tools para clusters e mais uma infinidade de coisas. E a AMD? Ainda coisa jeitosa que se avizinha para daqui a 2 anos é o PCI Express on chip.

Temos que ser realistas. A AMD apenas produz bons chips x86 e pouco mais. Uma plataforma computacional é muito mais que um chip.

Zealot
22-07-2005, 16:59
']E usavam que chipset's ? E o WiMax? A Intel oferece, chips, chips lower power, chipset's, chips wireless 802.11* e WiMax, placas gráficas low budget GMA950 que vai dar para jogar razoavelmente todos os jogos, memórias fully-buffered para os servidores, os melhores compiladores para x86, as melhores ferramentas para desenolvimento, debug, etc, bibliotecas matemáticas, tools para clusters e mais uma infinidade de coisas. E a AMD? Ainda coisa jeitosa que se avizinha para daqui a 2 anos é o PCI Express on chip.

Temos que ser realistas. A AMD apenas produz bons chips x86 e pouco mais. Uma plataforma computacional é muito mais que um chip.

Epá alto lá, vamos lá descascar isto:
Chipsets: Se julgas que só os chipsets Intel são o Santo Graal tudo bem. Economicamente falando, muita gente discorda de ti. Aplicando isto à AMD, tens VIA, SIS, nVidia e ATI. Escolhe aquele que tenha melhor relação preço/qualidade. Todas as empresas têm bons chipsets, apenas uma melhor que outra em certos benchmarks.
Chips low-power: O Turion já consegue ser competitivo com o Pentium-M em termos de energia. Apesar de o P-M ser melhor, estamos a falar de 10W em modelos equivalentes.
Chips Wireless: Em que é que um chip Intel é melhor que um 3Com ou Broadcom?
Wimax: Não existe
"placas gráficas low budget GMA950 que vai dar para jogar razoavelmente todos os jogos": Razoavelmente? Todos? Acreditas mesmo nisso??? Ah espera... ou não costumas jogar muito ou trabalhas com/para a Intel! :P
Memórias fully-buffered: Não existem
"os melhores compiladores para x86": talvez, só é "chato" que ninguém os use! :P
"as melhores ferramentas para desenolvimento": que basicamente o mundo inteiro só usa as da Microsoft :P
debug: idem
"bibliotecas matemáticas, tools para clusters e mais uma infinidade de coisas": sinceramente não sei, mas afinal quantos é que usam isso? É uma margem mínima.

A Intel é uma empresa com uma capacidade de engenharia fantástica. Mas isso não quer dizer que seja a empresa que vende melhor os seus produtos. E aqui é uma questão de marketing.
Ainda há malta que continua a pensar que os AMDs são instáveis. Os Athlon 64 são Opterons com menos um pino e sem suporte de memória registada. E nunca ninguém se queixa de um Opteron de certeza!

timber
22-07-2005, 17:05
Eu uso compiladores da intel. Aquilo é mesmo bom. E não estou a brincar. O ambiente de desenvolvimento é o Visual BS da MS. O compilador é que é intel.

Eu não gosto deste rumo da AMD. Não estou interessado em produtos do outro mundo com preços do outro mundo. Quero coisas porreiras a preços porreiros. No entanto continua a fazer mais sentido ir pro A64, é um facto.

destr0yer
22-07-2005, 17:14
Eu uso compiladores da intel. Aquilo é mesmo bom. E não estou a brincar. O ambiente de desenvolvimento é o Visual BS da MS. O compilador é que é intel.

Eu não gosto deste rumo da AMD. Não estou interessado em produtos do outro mundo com preços do outro mundo. Quero coisas porreiras a preços porreiros. No entanto continua a fazer mais sentido ir pro A64, é um facto.
Basta ver o cliente SETI optimizado por compiladores da intel que tem o DOBRO da performance :003:

Zar0n
22-07-2005, 17:47
']E usavam que chipset's ? E o WiMax? A Intel oferece, chips, chips lower power, chipset's, chips wireless 802.11* e WiMax, placas gráficas low budget GMA950 que vai dar para jogar razoavelmente todos os jogos, memórias fully-buffered para os servidores, os melhores compiladores para x86, as melhores ferramentas para desenolvimento, debug, etc, bibliotecas matemáticas, tools para clusters e mais uma infinidade de coisas. E a AMD? Ainda coisa jeitosa que se avizinha para daqui a 2 anos é o PCI Express on chip.

O melhor chip7 do mercao n é da intel é da Nvidia Nforce4.

E a Intel bem quis k esse passa-se a suportar os P4.

MJRL
22-07-2005, 18:04
Depois ves o que deram as NF4 Intel... Nesse aspecto não concordo acho que em chips a intel é melhor, agora a plataforma completa com o cpu o A64 + NF4 é aquilo que se sabe.
Quanto ao tópico a Amd está a esticar a corda, a Intel já fez isso e depois deu no que se está a ver.

RuFuS
22-07-2005, 18:33
Depois ves o que deram as NF4 Intel... Nesse aspecto não concordo acho que em chips a intel é melhor, agora a plataforma completa com o cpu o A64 + NF4 é aquilo que se sabe.
Quanto ao tópico a Amd está a esticar a corda, a Intel já fez isso e depois deu no que se está a ver.

Por mim podem esticar a corda à vontade... :-D quando ela se partir não venham queixar-se! :004:

sl4ck
22-07-2005, 18:33
eles começam a ganhar terreno e depois ficam uns "XULOS" :lol: :lol: , mas nós depois cortamos-lhes as "cordas" :002:

:x2:

Metro
22-07-2005, 18:53

Eu e a minha mania de arranjar confusão. Eu nem queria ter falado da apple mas não resisti.:)

Como já foii discutido noutro local a "máquina" da Intel dá muito mais garantias além disso que disseste.

Epá alto lá, vamos lá descascar isto:
Chipsets: Se julgas que só os chipsets Intel são o Santo Graal tudo bem. Economicamente falando, muita gente discorda de ti. Aplicando isto à AMD, tens VIA, SIS, nVidia e ATI. Escolhe aquele que tenha melhor relação preço/qualidade. Todas as empresas têm bons chipsets, apenas uma melhor que outra em certos benchmarks.
Chips low-power: O Turion já consegue ser competitivo com o Pentium-M em termos de energia. Apesar de o P-M ser melhor, estamos a falar de 10W em modelos equivalentes.
Chips Wireless: Em que é que um chip Intel é melhor que um 3Com ou Broadcom?
"placas gráficas low budget GMA950 que vai dar para jogar razoavelmente todos os jogos": Razoavelmente? Todos? Acreditas mesmo nisso??? Ah espera... ou não costumas jogar muito ou trabalhas com/para a Intel! :P
Memórias fully-buffered: Não existem
"os melhores compiladores para x86": talvez, só é "chato" que ninguém os use! :P
"as melhores ferramentas para desenolvimento": que basicamente o mundo inteiro só usa as da Microsoft :P
debug: idem
"bibliotecas matemáticas, tools para clusters e mais uma infinidade de coisas": sinceramente não sei, mas afinal quantos é que usam isso? É uma margem mínima.

A Intel é uma empresa com uma capacidade de engenharia fantástica. Mas isso não quer dizer que seja a empresa que vende melhor os seus produtos. E aqui é uma questão de marketing.
Ainda há malta que continua a pensar que os AMDs são instáveis. Os Athlon 64 são Opterons com menos um pino e sem suporte de memória registada. E nunca ninguém se queixa de um Opteron de certeza!

Zealot:
Tu estás sempre a endeusar a AMD. Tem calma. A AMD não tem chipsets. Teve um à quincalhões de tempo. E os NF4 não são assim tão extraordinários. Avalia ao longo do tempo e diz-me quem tem melhores chipsets. Temos que ver as coisas dos dois lados.

Já que falas nos Opteron. tenho pena que eles tenham mais um pino o que queres que te diga. E preços. Que raio de preços a AMD agora arranjou. Por mim continuo a achar que têm poucos para entregar e por isso puxam porque sabem que os vão vender todos.
Tb espero que os 4400+ desçam para 150-200€ quando aparecerem os 5000+ e o novo socket.

Tudo isto é especulação, como tb é saber quem consegue fazer primeiro a transição para 0.65 e trazer a virtualização para desktop/servers. Repara que o TDP dos cpus que ai vêm não são grande coisa para o lado da AMD. Vai passar a ser o roto a falar do esfarrapado:)
Essa vai ser uma batalha muito interessante.

Zealot
23-07-2005, 02:25
Zealot:
Tu estás sempre a endeusar a AMD. Tem calma. A AMD não tem chipsets. Teve um à quincalhões de tempo. E os NF4 não são assim tão extraordinários. Avalia ao longo do tempo e diz-me quem tem melhores chipsets. Temos que ver as coisas dos dois lados.

Metro desculpa lá, mas onde é que eu alguma vez disse que a AMD tem chipsets seus? E onde é que eu destaquei especificamente algum chipset AMD como "melhor", quer NF4 quer outro qualquer? E mesmo se me conseguires dar resposta a uma destas perguntas citando posts meus, eu mesmo assim não tenho qualquer razão para estar a endeusar qualquer empresa que seja.
Convido-te a voltar a ler o meu post, e agora, com calma.

Metro
23-07-2005, 02:43
Metro desculpa lá, mas onde é que eu alguma vez disse que a AMD tem chipsets seus? E onde é que eu destaquei especificamente algum chipset AMD como "melhor", quer NF4 quer outro qualquer? E mesmo se me conseguires dar resposta a uma destas perguntas citando posts meus, eu mesmo assim não tenho qualquer razão para estar a endeusar qualquer empresa que seja.
Convido-te a voltar a ler o meu post, e agora, com calma.

Zealot:
Tu estas sempre a favor da AMD. Sempre:) Isso não é necessariamente mau mas há coisas em que a AMD é excelente, outras menos boas e o mesmo é valido para a Intel.

Entende chipsets para AMD (inclui os feitos pela propria AMD e os feitos pela Nvidia, VIA; SIS ou ULi se quiseres.
Para mim no computo geral os chipsets da Intel sempre foram superiores. O NF4 é um bom chipset mas não é perfeito. É o melhor que existe para AMD mas isso não faz dele o melhor chipset do mundo. É só isto.

kidloco
23-07-2005, 02:48
Eu agora sou a favor da Intel ... mesma performance a metade do preço ? é que é já a seguir!!!

Zealot
23-07-2005, 02:49
Zealot:
Tu estas sempre a favor da AMD. Sempre:) Isso não é necessariamente mau mas há coisas em que a AMD é excelente, outras menos boas e o mesmo é valido para a Intel.

Entende chipsets para AMD (inclui os feitos pela propria AMD e os feitos pela Nvidia, VIA; SIS ou ULi se quiseres.
Para mim no computo geral os chipsets da Intel sempre foram superiores. O NF4 é um bom chipset mas não é perfeito. É o melhor que existe para AMD mas isso não faz dele o melhor chipset do mundo. É só isto.

Não respondeste às minhas perguntas e é mais um bocado anti-Intel! ;)

Raptor
23-07-2005, 08:50
Não sei porquê?

A Intel alguma vez fez-te um mal?

Eu por exemplo gosto de ambas, cada uma tem contribuido para o desenvolvimento de produtos novos importantes na industria, e por vezes realizam "manobras" que realmente deixam muito a desejar, mas acontece com todas.

Agora razões para se ser "Anti" não existem.

Até porque as concorrencias são necessárias.

Para mim, a nível de CPU's, a AMD está muito bem com o Athlon64, mas a nível de Chipsets, nada consegue ainda bater a Intel.

Bem, vou mas é buscar o meu X2 4400+ que está a minha espera na loja! :D

grandenaboverde
23-07-2005, 09:28
mas depois os chipsets intel bons pagam-se bem.. com nforce 4, tens a versão ultra numa motherboard de 100€ com todas e mais algumas features! eu quero é sistemas bons a excelentes preços, tanto me faz ser intel ou amd.. e depois a capacidade de overclock e o TDP também contam bastante. e esses são os motivos pelos quais o pessoal neste momento está mais virado para a AMD que para a Intel.. vamos lá ver se isto não dá uma reviravolta, por mim podia dar, e que que dessem os preços também! ^^

Raptor, boa sorte com o bichinho! e não tropesses no caminho.. :P

Rudzer
23-07-2005, 11:06
O melhor chip7 do mercao n é da intel é da Nvidia Nforce4.

E a Intel bem quis k esse passa-se a suportar os P4.

Errado...a nivel de estabilidade o nforce4 nem cheira a familia 9xx...

Elrond
23-07-2005, 11:14
Ai no meio so ha uma coisa q me chateia...esse TDP anda perto dos prescott...longes vao os tempos dos P3 1Ghz a 24º com stock cooler....

è q se os A64 começarem a sair fornos, la ficamos nos lixados...

MJRL
23-07-2005, 12:03
mas depois os chipsets intel bons pagam-se bem.. com nforce 4, tens a versão ultra numa motherboard de 100€ com todas e mais algumas features! eu quero é sistemas bons a excelentes preços, tanto me faz ser intel ou amd.. e depois a capacidade de overclock e o TDP também contam bastante. e esses são os motivos pelos quais o pessoal neste momento está mais virado para a AMD que para a Intel.. vamos lá ver se isto não dá uma reviravolta, por mim podia dar, e que que dessem os preços também! ^^

Raptor, boa sorte com o bichinho! e não tropesses no caminho.. :P
O chipset NF4 para Intel quando saiu era mais caro que o 955x, na Intel tb tens os 945 que são mais baratos, apesar de serem sempre mais caros que os AMD.

PJGS
23-07-2005, 12:38
Nos testes publicados pela exame informática, o x2 4200+ papou o pentium D 820. Sendo assim, é natural q a AMD queira ganhar algum €€€ por um produto de qualidade. Concordo q os preços estão um pouco puxados, mas neste momento o cliente-alvo é mto específico.

MJRL
23-07-2005, 12:54
Nos testes publicados pela exame informática, o x2 4200+ papou o pentium D 820. Sendo assim, é natural q a AMD queira ganhar algum €€€ por um produto de qualidade. Concordo q os preços estão um pouco puxados, mas neste momento o cliente-alvo é mto específico.
Tás a comparar um cpu de 277€ com um de 600€, só é mais do dobro.

PJGS
23-07-2005, 14:03
Tás a comparar um cpu de 277€ com um de 600€, só é mais do dobro.

Na realidade deverias ver q se está a comparar a performance dos dual core de entrada de gama das duas marcas.

timber
23-07-2005, 14:06
A AMD só não tem tem dual core mais barato porque não quer (e porque pode). É um direito e uma vantagem que tem mas €600 por um processador não dou nem pintado de ouro

PJGS
23-07-2005, 14:46
A AMD só não tem tem dual core mais barato porque não quer (e porque pode). É um direito e uma vantagem que tem mas €600 por um processador não dou nem pintado de ouro

Penso q o objectivo da AMD neste momento é beneficiar dos tais power-users, visto q para os utilizadores comuns, os proc. single core são suficientes neste mmto.

timber
23-07-2005, 14:54
Sabes eu não gosto que eles decidam que tipo de user é que eu sou e o que é que quero em meu benefício. Essa parte eu posso tratar. Eles só tem de tratar da parte dos produtos interessantes.
Mas como disse eles fazem isso porque podem e porque o single core deles é bom o suficiente. Quando a intel melhorar eles lá terão os dual core baratos. Mas sempre é uma lição para a malta que passa a vida a fazer de cheerleader para multinacionais

Zealot
23-07-2005, 16:05
Não sei porquê?

A Intel alguma vez fez-te um mal?

Não a empresa como um todo, mas é difícil para mim respeitar uma empresa monopolista. Têm uma engenharia de louvar com um marketing que revolta.

No entanto não sei se te recordas há muitos meses atrás de te ter perguntado qual a melhor mobo da Intel, ao que respondeste a Asus P4C800. Tinha te perguntado isto porque um amigo meu tinha arranjado na altura um P4 2.8C HT por 50€ e eu em vez de lhe dizer para o revender e comprar um AXP 2800+ e respectiva motherboard vim aqui ao fórum procurar uma P4C800 em segunda mão que foi comprada ao Ratax.
Penso que ele fez o melhor negócio possível.
E penso que mostrei a minha razoabilidade.

Para mim, a nível de CPU's, a AMD está muito bem com o Athlon64, mas a nível de Chipsets, nada consegue ainda bater a Intel.

Para uso default não tenho a menor queixa do meu nForce2. Por isso é que acho que não devemos encarar os chipsets da Intel como um Santo Graal. A concorrência também sabe fazer coisas boas.

Rudzer
23-07-2005, 16:15
Para uso default não tenho a menor queixa do meu nForce2. Por isso é que acho que não devemos encarar os chipsets da Intel como um Santo Graal. A concorrência também sabe fazer coisas boas.

Boas sem duvida agora melhores (nesse aspecto), até à data não...

[TI]
23-07-2005, 17:43

CHIP GIANT INTEL has copulated with phone company France Telecom, also known as Orange, to test pre-WiMAX wireless broadband technology during the Tour de France. Cheap high speed internet was made available to hacks attending the Tour de France stages thanks to a WiFi hotspot linked up to a WiMAX backhaul.
Orange staff were in charge of setting up all of the techy equipment overnight at each of the stages, which is apparently not a problem thanks to the Intel-based WiMAX equipment supposedly being easy to cart about and taking only an hour (or less) to install.

The WiMAX trial in Pau has been considered a success by both companies and will probably be used again on the next Tour de France. Gilles Karolkowski, WiMAX marketing manager at Intel said that she's "very happy" with the trial results, and that the Intel / Orange collaboration "demonstrates new potential for broadband wireless access."

World famous AMD-sponsored cyclist Lance Armstrong is racing in the event.

http://www.theinquirer.net/?article=24844

Zealot
23-07-2005, 17:46
']CHIP GIANT INTEL has copulated with phone company France Telecom, also known as Orange, to test pre-WiMAX wireless broadband technology during the Tour de France. Cheap high speed internet was made available to hacks attending the Tour de France stages thanks to a WiFi hotspot linked up to a WiMAX backhaul.
Orange staff were in charge of setting up all of the techy equipment overnight at each of the stages, which is apparently not a problem thanks to the Intel-based WiMAX equipment supposedly being easy to cart about and taking only an hour (or less) to install.

The WiMAX trial in Pau has been considered a success by both companies and will probably be used again on the next Tour de France. Gilles Karolkowski, WiMAX marketing manager at Intel said that she's "very happy" with the trial results, and that the Intel / Orange collaboration "demonstrates new potential for broadband wireless access."

World famous AMD-sponsored cyclist Lance Armstrong is racing in the event.

http://www.theinquirer.net/?article=24844

Comercialmente ainda não existe. Mas vai existir. Assim como CPUs quad cores.

[TI]
23-07-2005, 19:05
Comercialmente ainda não existe. Mas vai existir. Assim como CPUs quad cores.

Comercialmente também não existem Mac's com cpu's X86.

Zar0n
23-07-2005, 22:07
Errado...a nivel de estabilidade o nforce4 nem cheira a familia 9xx...

Olha em termos de performance / features / preço o NF4 é superior, ainda esta 1 bocado verde na INTEL mas na AMD esta sem problemas.

Estabilidade, essa conversa da estabilidade já me chateia pk simplesmente n faz sentido, tudo depende da bord/psu/memorias/ups k escolhes, neste momento o CPU n tem nada a ver com a estabilidade.

Ah uns anos a conversa era diferente pk nem as grandes marcas de bords suportavam a AMD.

A título de exemplo posso te dar o meu PC está ligado 24h/365d e nunca crasha por causa do Hardware.

Até pelos testes do toms podes ver k o sistema Intel se vai muito mais a baixo k o AMD, claro k podes argumentar k tiveram azar com a bord etc.

Mas hj em dia o factor de estabilidade n esta só relacionado com o chip7/cpu ate de bords com o mesmo chip7 mas de marcas diferentes têm grandes diferenças.

Parece conversa de vendedor isso da estabilidade e é por isso k n gosto de a ouvir, se querem tapar o sol com a peneira por mim td bem, mas a verdade n é essa, a muitos factores k contribuem para isso e como tal aki n ganha nem a AMD nem a INTEL ganha o utilizador k conseguir fazer uma makina com melhor qualidade.

Rudzer
23-07-2005, 22:11
Olha em termos de performance / features / preço o NF4 é superior, ainda esta 1 bocado verde na INTEL mas na AMD esta sem problemas.

Estabilidade, essa conversa da estabilidade já me chateia pk simplesmente n faz sentido, tudo depende da bord/psu/memorias/ups k escolhes, neste momento o CPU n tem nada a ver com a estabilidade.

Ah uns anos a conversa era diferente pk nem as grandes marcas de bords suportavam a AMD.

So não vê quem não quer e tu tá visto que não queres ver...nforce4 melhor a nivel de features... :-D tá certo

A conversa da estabilidade epá quem não sabe é como quem não vê e como tu não queres ver (ou não sabes...)

E agora pergunto-te quantas boards nforce4 te passaram pelas mãos e quantas maquinas baseadas em chipsets da Intel...Que a AMD vai à frente à performance isso ng duvida nem nega agora a conversa que nforce4 é sequer equivalente aos chipsets da Intel é ridiculo...

Zar0n
23-07-2005, 22:33
So não vê quem não quer e tu tá visto que não queres ver...nforce4 melhor a nivel de features... :-D tá certo

A conversa da estabilidade epá quem não sabe é como quem não vê e como tu não queres ver (ou não sabes...)

E agora pergunto-te quantas boards nforce4 te passaram pelas mãos e quantas maquinas baseadas em chipsets da Intel...Que a AMD vai à frente à performance isso ng duvida nem nega agora a conversa que nforce4 é sequer equivalente aos chipsets da Intel é ridiculo...

Mais 1 post em k n dissseste absolutamente nada.

Como exemplo posso te dizer k na Nforce têm muitas mais configurações em termos de timmings/voltagens, isso serve para fazer OC mas em certos casos pode melhorar a estabilidade.

Agora diz lah k features tão espetaculares é k têm os chip7 da Intel???

edit: e já agora quais dessas é k contribuem para a estabilidade? lol

DJ_PAPA
23-07-2005, 23:09
Bom, uma coisa é verdade.
Os drivers Nforce4 e Nforce2 suckam nas horas (é problemas de release em release)!!

Quanto ao hardware, depende muito do assemblador.

Crazy Inside
24-07-2005, 01:45
ficam aki umas picts.!! esta noticia foi publicada em 06-05-05

http://img181.echo.cx/img181/6563/scoketamd6tv.jpg

Próxima geração da AMD de processadores será baseada nos sockets actuais 939, e o socket M2, que deveria haver 1207 pinos de acordo com as últimas notícias, mas vendo pela fotografia e contando os oríficios, o socket M2 possui apenas 940. Na imagem abaixo, é mostrado, à esquerda, o socket S1 destinado a substituir o Socket 754 que foi projectado para os portáteis Mobile da próxima geração, Eles perderam alguns pinos e passarão a ter 638.

http://img181.echo.cx/img181/2447/scoketamd29el.jpg

http://img181.echo.cx/img181/4662/scoketamd32rf.jpg

Fonte: vr-zone (http://www.vr-zone.com/?i=2152&s=1)

S.T.E.E.L.
24-07-2005, 03:29
A "estabilidade" depende do utilizador (Em relação à questão da board X ser mais estável que a board Y). :p

Rudzer
24-07-2005, 10:06
Mais 1 post em k n dissseste absolutamente nada.

Como exemplo posso te dizer k na Nforce têm muitas mais configurações em termos de timmings/voltagens, isso serve para fazer OC mas em certos casos pode melhorar a estabilidade.

Agora diz lah k features tão espetaculares é k têm os chip7 da Intel???

edit: e já agora quais dessas é k contribuem para a estabilidade? lol

Tu é que começás-te por falar em nforce4 ter melhor features :-D so que exemplos concretos é mentira...
Caso te tenhas esquecido:

e dps eu que é que não digo nada, essa parte do "sem problemas" deve ser para rir...

Intel HD Audio e Matrix Raid, Dual-DDR2 (tipo aquilo que a AMD vai implementar para o ano), dual-PCIe 16x..

edit: o que é que as features têm a ver com a estabilidade ou tás a considerar a estabilidade uma feature... :-D

SilveRRIng
24-07-2005, 19:37
Acham que é possivel comparar chipsets de plataformas diferentes num aspecto tão vago e subjectivo como a estabilidade? Antes de conseguirem chegar sequer ao chipset têm um elevado numero de variaveis que podem alterar qualquer ilacção que queiram tirar. Um chipset não trabalha sozinho.

Não percam tempo a discutir o que não é discutivel. Estão-se apenas a degladiar de argumentos inválidos que acabam por cair no ridiculo.

MJRL
25-07-2005, 12:38
Na realidade deverias ver q se está a comparar a performance dos dual core de entrada de gama das duas marcas.
Sim em que um custa o dobro do outro...
Não sei se diferença de performance justifica os 300€ a mais :)

blastarr
25-07-2005, 15:00
Meus amigos, não se preocupem com dual-cores agora.
A produção é quase exclusiva para opterons, cujos mercados de servidores/workstations são prioritários e têm elevadas margens de lucro.
Acho que o facto de haver alguns X2 no mercado é apenas para manter a liderança tecnológica, pois o lucro não é tão elevado e são CPU's mto caros para o mercado desktop (reflectem o custo de produção e baixa cadência da mesma).
Esperem pelos 65nm e pela produção da FAB36, não se vão arrepender ;).

destr0yer
25-07-2005, 15:19
Meus amigos, não se preocupem com dual-cores agora.
A produção é quase exclusiva para opterons, cujos mercados de servidores/workstations são prioritários e têm elevadas margens de lucro.
Acho que o facto de haver alguns X2 no mercado é apenas para manter a liderança tecnológica, pois o lucro não é tão elevado e são CPU's mto caros para o mercado desktop (reflectem o custo de produção e baixa cadência da mesma).
Esperem pelos 65nm e pela produção da FAB36, não se vão arrepender ;).
Assino 100% em baixo ;)

blastarr
25-07-2005, 15:22
Esqueci-me de referir o suporte por hardware para virtualização "Pacifica", que virá com estes novos X2/Opteron.
Estou em pulgas para ver uma versão do VMware tirar partido disso, awesome :D

timber
25-07-2005, 15:25
A AMD se quizesse fazia X2 baratos ou pelo menos bem mais baratos que €600
Não quer porque não precisa e porque a intel anda uma anedota
No entanto como dizia o outro "assumption is mother of all ****-ups"
Eu apetecia-me comprar um X2 a um preço decente e como eles não vendem não compro é nada.

RuFuS
25-07-2005, 15:46
Alguém já reparou que esta mudança de socket é anedótica?

:lol:

A diferença nos proc para desktops é de apenas 1 pino! :-D

A amd ainda se afunda com estas brincadeiras... :D

destr0yer
25-07-2005, 16:00
Porque anedódica? Se vai mudar para DDR2 os actuais 939 seriam incompatíveis a mesma, por um lado isso evita acidentes (seria lindo alguem meter um cpu DDR1 numa mobo DDR2 e puff :004: )

RuFuS
25-07-2005, 16:38
Porque anedódica? Se vai mudar para DDR2 os actuais 939 seriam incompatíveis a mesma, por um lado isso evita acidentes (seria lindo alguem meter um cpu DDR1 numa mobo DDR2 e puff :004: )

:-D

Como se isso fosse possível... :rolleyes:

Koncaman
25-07-2005, 16:41
:-D

Como se isso fosse possível... :rolleyes:

não te estou a perceber...
primeiro a diferença não é de apenas um pino, isso seria para o socket 940, que ja ca andou antes do 939 (lebras-te dele? provavelmente não, mas ele ja existiu). depois a mudança para DDR2 tornava a utilização deste socket impossivel, porque ddr2 tem mais pinos, caso ainda não tenhas reparado, e como o controlador de memoria dos athlon 64 é onchip, era obrigatorio fazer isto, é so fazer contas.
depois o socket M2 tem cerca de 1200 pinos, não é apenas mais um pino...

:rolleyes:

blastarr
25-07-2005, 17:09
Não é bem assim.

O socket M2 tem 940 pins (os quais têm um arranjo diferente para não haver confusões com os actuais opteron e A64 FX ->51 e alguns 53<-), mas suporta DDR2.
Isto porque só se manteve o nº em função do design das motherboards, a distribuição é diferente.
Este socket será usado, quer pelos chips desktop, quer pelo Opteron 1XX, do qual já existem versões que funcionam com a memória DDR unbuffered para desktop mais comum, em socket 939.

O Socket 1207 terá suporte para DDR2 ->registered/ECC-< obrigatório, logo será usado apenas no Opteron séries 2XX e 8XX.

Koncaman
25-07-2005, 17:27
atão mas esse 1207 não é o m2?
então como é que se controla a memoria DDR2 com dual channel so com mais um pin?

blastarr
25-07-2005, 17:35
Reduzindo o nº de pins necessários para o resto do cpu ?

Koncaman
25-07-2005, 18:01
Reduzindo o nº de pins necessários para o resto do cpu ?
então, mas assim reduzes funcionalidade... n sei?
ou apostas em por mais comunicação em serie, que pede frequencias mais altas para a mesma transfer rate.
mas pondo mais comunicação em serie para substituir paralela, tens que alterar o chipset.

blastarr
25-07-2005, 18:54
Recomendo a leitura deste (http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2476) artigo antes de mais.

Rudzer
26-07-2005, 15:29
http://img268.imageshack.us/img268/9135/picture3924copy2vm.jpg

Srock 939Dual-SATA2. The first retail board based on the ULI M1695+M1567. This new Dual series mainboard has lots of interesting features. It supports S939 and future Socket M2. On top of that, it also supports Dual SATA types, SATA I 1.5G (SB) and 3.0G SATA II (JMicron chip). It also supports more than just dual display. You can connect a PCI graphics card, Native AGP 8x and PCIe graphics card and operate it in surround display with 6 monitors.

dElpH!
26-07-2005, 16:11
Ja se tinha falado desse chipset se nao estou em erro,
essa board traz tudo ^^

timber
26-07-2005, 16:24
Essa board não é lá muito atractiva. Tem uma lista de funcionalidade um bocado apra encher chouriço
Um gajo que quer essas funções SATA todas não vai largar massa para uma PCI-E como deve ser?
Não rende mais comprar uma board AGP nforce 2 s939 e depois no futuro comprar uma boa board PCI-E (isto se se tiver uma grande placa AGP). Se se tive ruma placa AGP rasca mais vale ir logo para uma PCI-E + graf.
Depois quando houver procs M2 já essa board não interessa a ninguém.
Para ter isso tudo ainda por cima recorre a chipsets rascas.
Enfim não deixa de ser um combinado engraçado mas muito pouco útil na minha opinião.

Koncaman
26-07-2005, 17:51
sim, a board não esta grande coisa, mas o chipset tem potencial.
e pelas boards de referencia, tem um desempenho ao nivel dos melhores, ou mesmo melhor que os melhores (passo a redundancia).
pena é que a asus preferiu não se meter nestas salganhadas... fariam uma board certamente mais potente.

SilveRRIng
26-07-2005, 19:16
(...)pena é que a asus preferiu não se meter nestas salganhadas... fariam uma board certamente mais potente.

Salvo erro a ASRock é pertença da Asus. É forma de eles atacarem o low-end (budget) dominado pela ECS.

blastarr
26-07-2005, 19:18
Correcto, a ASrock é parte da Asus, embora tenha uma fábrica própria.

Michel
26-07-2005, 19:20
Parece-me até uma board bastante interessante para constituir sistemas de entrada de gama c bastante polivalencia...

Isto é se o preço for mm atractivo...

SilveRRIng
26-07-2005, 19:38
A pagina da review tem problemas a partir de certa altura, n consegui ver benchs, mas fiquei muito impressionado com a quantidade de tweaks q a board permite. Para este segmento é muito bom. A julgar pelo dizem, se a performance é ao nivel de outros chipsets é impressionante. Por norma a ASRock faz boards muito jeitosas, em termos de estabilidade, generalizando um pouco. Nós é que torcemos o nariz a chipsets "diferentes". Os SiS e os ALi/ULi não têm uma fama por aí além, mas acho que é mesmo só isso, preconceito nosso. Esta board, com um preço condizente é mesmo interessante. É deixar sair versões definitivas e ver mais umas reviews a ver o que sai.

Koncaman
26-07-2005, 21:12
Salvo erro a ASRock é pertença da Asus. É forma de eles atacarem o low-end (budget) dominado pela ECS.

a minha ideia foi mesmo partindo desse principio...
tipo, era para dizer, que foi pena a asus ter deixado o chip para a 2ª divisão...

os chips SiS ate são relativamente conhecidos, mas também se sabe que são chips para entrada de gama. nunca foram chips com ambições a grandes desempenhos.
ja a Ali eu tinha em muito boa conta, especialmente por um chip da altura do KT133 da via, a Ali tinha um chipset nessa altura que batia o chipset da Via em performance, e batia-se com o nforce, o problema é que foi ofuscado por este ultimo. salvo erro ate existia uma board da asus (A7A133 que usava este chipset, vou confirmar isto)

desde então não tenho tido conhecimento de soluções apresentadas pela Ali, entrei na era nforce2...

exab1t
26-07-2005, 21:38
a minha ideia foi mesmo partindo desse principio...
tipo, era para dizer, que foi pena a asus ter deixado o chip para a 2ª divisão...

os chips SiS ate são relativamente conhecidos, mas também se sabe que são chips para entrada de gama. nunca foram chips com ambições a grandes desempenhos.
ja a Ali eu tinha em muito boa conta, especialmente por um chip da altura do KT133 da via, a Ali tinha um chipset nessa altura que batia o chipset da Via em performance, e batia-se com o nforce, o problema é que foi ofuscado por este ultimo. salvo erro ate existia uma board da asus (A7A133 que usava este chipset, vou confirmar isto)

desde então não tenho tido conhecimento de soluções apresentadas pela Ali, entrei na era nforce2...

Olha que este chipset ULI é dos melhores chipsets lançados!!
Quem testou este chipset diz maravilhas dele!

É o primeiro a suportar AGP e PCIX sem perda de desempenho nem num nem noutro em relaçao a MOBO's PCIX e AGP!!

E suporta regulaçoes de voltagem da mamoria, chipset, proc, etc.

Se essa ASROCK é o que é (grande MOBO) esperem pelas das outras marcas mais caras!

Koncaman
26-07-2005, 22:26
Olha que este chipset ULI é dos melhores chipsets lançados!!
Quem testou este chipset diz maravilhas dele!

É o primeiro a suportar AGP e PCIX sem perda de desempenho nem num nem noutro em relaçao a MOBO's PCIX e AGP!!

E suporta regulaçoes de voltagem da mamoria, chipset, proc, etc.

Se essa ASROCK é o que é (grande MOBO) esperem pelas das outras marcas mais caras!

nem eu disse o contrario.
aliaz, o que quero dizer, é precisamente isso que tu disseste.

SilveRRIng
26-07-2005, 23:43
nem eu disse o contrario.
aliaz, o que quero dizer, é precisamente isso que tu disseste.
Mas tu disseste o que disseste depois de teres percebido que ele disse o que querias dizer, ou achas que ele disse o que disse sem ter percebido que querias dizer o mesmo que ele disse? LOL, nevermind, tou no gozo mesmo :D

Vou ficar de olho nestas mobos. Se souberem de mais reviews chutem. Quem não tem cão (leia-se guita) caça com gato (barato).

Koncaman
27-07-2005, 00:27
lol, agora trocaste-me todo :p

http://www.anandtech.com/mb/showdoc.aspx?i=2471
ja viste esta?