View Full Version : ATI in trouble (again...)

blastarr
21-07-2005, 21:00
http://vr-zone.com/?i=2487&s=1

News : GPUs & Graphic Cards : 24-pipes R520 Yield Rate at 3%

We heard that the last R520 spin at TSMC is at 3% yield rate for 24 pipes and we can certainly expect a much lower yield for 32-pipes R520. Obviously ATi is still facing some yield issues for their R520 @ 90nm process and ATI could resort to a 16 pipes R520 for better yield and make up the loss with a much higher core clock of 700MHz+ as INQ has previously suggested. It is still possible for ATi to keep to the time frame of August-September launch if decided to go ahead with 16-pipes R520. If not, 24-32 pipes R520 is expected to delayed further to Q4 this year.

troser
21-07-2005, 21:04
isso ja e kuase na altura da saida das outras nvidia. axo k era melhor cancelarem o r520 e atacarem no q1 2006 com algo mais "poderoso". iam era perder o natal :S

_Rock_
21-07-2005, 21:06
Ai como a Nvidia vai reagir.....vai aproveitar-se mais ainda da situação da ATI que é o que está a fazer neste momento.Isto não está bem para a ATI,não está não....
Abraço

Rudzer
21-07-2005, 21:07
Ai como a Nvidia vai reagir.....vai aproveitar-se mais ainda da situação da ATI que é o que está a fazer neste momento.Isto não está bem para a ATI,não está não....
Abraço

eu diria que a coisa está mais que negra...

Ansatsu
21-07-2005, 21:14
Se a ATI volta a falhar e atrasa-se ainda mais, ou se lançam uma R520 com 16 pipes mais fraca que a 7800GTX, a ATI dá o berro e é comprada.

Rudzer
21-07-2005, 21:30
Se a ATI volta a falhar e atrasa-se ainda mais, ou se lançam uma R520 com 16 pipes mais fraca que a 7800GTX, a ATI dá o berro e é comprada.

tb não exageremos, espero que tal nunca aconteça diga-se de passagem

sl4ck
21-07-2005, 21:34
depois do k fizeram em conjunto c\ a Valve, bem merecem :D

é pena é começar a deixar de haver concorrencia "side by side", o que provavelmente inflaciona os preços Nvidia

e a seguir havia de ser Valve, ser comprada, perder a tutela da saga de jogos HL & HL2 e mudar de nome :D

sou tão mauzinho :004:

Winjer
21-07-2005, 21:43
Isto não é bom para nós, consumidores. Assim a nvidia pode impor os preços que quiser e adiar o lançamento de novos chips para maximizar lucros.

Estes 3% parecem-me muito baixos. Isto significa muitos problemas no fabrico.
Se calhar o chip é tão complexo que dificulta a transição de processo de fabrico.

Ansatsu
21-07-2005, 21:45
Isto não é bom para nós, consumidores. Assim a nvidia pode impor os preços que quiser e adiar o lançamento de novos chips para maximizar lucros.

Estes 3% parecem-me muito baixos. Isto significa muitos problemas no fabrico.
Se calhar o chip é tão complexo que dificulta a transição de processo de fabrico.

Eu tb espero que haja concorrençia, mas só devido aos preços ficarem mais baixos.

Porque isto de tar semrpe a sair novos chips é mau, quer dizer que a placa que nós compramos por muito dinheiro, vai ter um periodo de vida mto pequeno.

blastarr
21-07-2005, 21:46
Eu bem avisei que implementar precisão FP32 e FP64, seguido de SM 3.0, HDR e outras coisas mais não seria pêra doce, aqui está a prova.
Bem fez a Nvidia, começou o processo nas GeforceFX e agora a estratégia está a dar frutos.

RuFuS
21-07-2005, 22:58
off-topic: o que é que fizeram a ati e a valve juntas?

Hackaroxp
21-07-2005, 23:28
Isto não só não é bom como é muito mau, porque para além de ficarmos sem a tão preciosa concorrencia, ficavamos tb sem liberdade de escolha..

sl4ck
21-07-2005, 23:30
a ATI pagou 8milhões a Valve para optimizar o HL2 e seus Mods(CS:S, etc) a seu favor e atrufia-lo principalmente na gama FX Nvidia.

A prova disso era um tweak descrito numa pagina(k já nao tenho o link) eh k se substituia as specs da Nvidia pelas specs ATI em placas da mesma gama na config file do jogo, e aí se obtinha o real valor de FPS correspondente a placa Nvidia adquirida. O utilizador k gastou do seu bolso numa placa não tirava partido total dela naqueles jogos, ou seja pagavas 200€ por uma placa e so usavas 100€ dela, so por causa de interesses.
Para mim apartir da altura em que pessoas deste tipo resolvem brincar com os €€'s dum gajo perdem toda a consideração, placas ATI não compro até me esquecer deste episódio e o jogo(CS:S) so não deixo de jogar porque ta comprado e é o unico que jogo.

Havia uma pagina algures, que já não tenho o link, que descrevia como toda a palhaçada se procedeu.

blastarr
21-07-2005, 23:34
Procuras isto:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=573956&postcount=14

sl4ck
21-07-2005, 23:38
Procuras isto:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=573956&postcount=14

exactamente!

RuFuS
22-07-2005, 00:11
a ATI pagou 8milhões a Valve para optimizar o HL2 e seus Mods(CS:S, etc) a seu favor e atrufia-lo principalmente na gama FX Nvidia.

A prova disso era um tweak descrito numa pagina(k já nao tenho o link) eh k se substituia as specs da Nvidia pelas specs ATI em placas da mesma gama na config file do jogo, e aí se obtinha o real valor de FPS correspondente a placa Nvidia adquirida. O utilizador k gastou do seu bolso numa placa não tirava partido total dela naqueles jogos, ou seja pagavas 200€ por uma placa e so usavas 100€ dela, so por causa de interesses.
Para mim apartir da altura em que pessoas deste tipo resolvem brincar com os €€'s dum gajo perdem toda a consideração, placas ATI não compro até me esquecer deste episódio e o jogo(CS:S) so não deixo de jogar porque ta comprado e é o unico que jogo.

Havia uma pagina algures, que já não tenho o link, que descrevia como toda a palhaçada se procedeu.

:eek:

E há alguma maneira de resolver isso? :D

Favas
22-07-2005, 00:19
ui.. até parece que a nvidia nao fez 3x pior.. :eek:
memoria curta.. :rolleyes:

RuFuS
22-07-2005, 00:54
ui.. até parece que a nvidia nao fez 3x pior.. :eek:
memoria curta.. :rolleyes:

Alguém me pode ilucidar...? :-D

É que eu não sou desses tempos! :D

Helixsk8
22-07-2005, 00:59
A nvidia tweakava a sua qualidade de imagem agora não tenho conhecimento de nenhum jogo "nvidia" que tivesse com "limitações" para graficas da concorrencia... Isso sim é realmente nojento... Um pequeno degrado na qualidade de imagem para mais uns fps não é no meu ponto de vista 3X's pior... :-D

Nemesis11
22-07-2005, 01:02
Cheats em jogos, cheats 3dmark, briliniar, mentir nos specs do gpu, obrigar uma editora a retirar um bench de um jogo patrocinado pela nvidia (tomb raider), Pdfs com FUD, etc etc.

Nada que não seja habitual nesta área.

Quanto à noticia, todos os dias sai uma diferente. Não vale a pena comentar.
Quando a R520 sair logo se vê.

kanguru
22-07-2005, 01:08
Olha que para mim como jogador, prefiro correr o jogo fluido e com um pixel la ao fundo deslocado so para aumentar performance, do que jogar a 10fps porque a empresa meteu uma treta no jogo so para este correr mal na minha placa...

Para mim tanto um como outro são métodos a não usar, mas pronto, quando não se consegue a bem... vai a mal né!

Quanto à ati, se fosse a eles metia cá fora as tais placas com menos pipes, assim bataruxas, gama média, mas com boa performance, e depois logo metiam cá fora as bombas. Sei que o que dá nome são as de gama alta, mas para a maior parte do jogador akaba por comprar são as de gama média pq não ha dinheiro pra mais...

sKuM
22-07-2005, 02:00

Realmente, mais vale não ligar ao que se lê por aí e esperar mesmo pelos factos concretos. Eu já nem me dou ao trabalho de ler cenas sobre placas que ainda não estão no mercado.

Por acaso desconhecia essa cena entre a ATi e a Valve. Eu nem culpo a ATi, acho que os gajos da Valve é que se revelaram uns vendidos... a prejudicar gamers só por causa duns trocos... :lol:

Favas
22-07-2005, 02:08
Acho uma piada.. O pessoal quando vê uma empresa com falta de resposta e atrapalhada com a concorrencia, gosta muito de meter o pé no pescoço.
Um dia sao os melhores, teem o melhores productos do mundo, no outro dia sao uns vilões que afinal os productos nao valiam nada, que nao traziam nada de novo e que era só restyling etc etc e ainda fazem cheats!

Ngm se lembra quando a Nvidia tinha a sua serie FX que estava a ser completamente comida plo R300 da ATI com mt menos mhz a 0.15 fresquinhos, para nao falar na performance em shaders!
A nvidia na altura era drivers cheio de cheats, nao faziam trilinear, sombras mamadas, shaders incompletos, já se esqueceram o que o dinheiro da nvidia fez ao Doom 3?
Muito se falou mal da nvidia nesse tempo, em muitos posts tentei defender a nvidia nos seus aspectos bons, e agora estou a fazer o contrario...

Ok os tempos mudaram, agora a ATI está atrapalhada, mas nao se pode boicotar os productos ATI!

(Ao escrever isto mordi a lingua umas 3x, mas aprendi...)

Quanto à ATI, espero que subreviva, e que prepare um bom GPU, assim como fez a nvidia durante 2 anos ao bater de frente com o R300+steroids. A nvidia sempre inventou muita tecnologia, em cada GPU que desenhou incluiu um porrada de coisas novas, o que mostra muita competencia.
A ATI saiu-se bem no R300 e nos seus derivados, mas a mama acabou, espero que tenham talento para continuar a batalha.

Favas

Helixsk8
22-07-2005, 02:10
Cheats em jogos, cheats 3dmark, briliniar, mentir nos specs do gpu, obrigar uma editora a retirar um bench de um jogo patrocinado pela nvidia (tomb raider), Pdfs com FUD, etc etc.

Nada que não seja habitual nesta área.

Sim... Alguma dessas cenas prejudicou a ATI.. Nem é essa a pergunta.. Algum desses "ajustes" (hehehe:P) fez com que as pessoas que tenham ati n possam aproveitar o seu hardware?

Nemesis11
22-07-2005, 02:33
Sim... Alguma dessas cenas prejudicou a ATI.. Nem é essa a pergunta.. Algum desses "ajustes" (hehehe:P) fez com que as pessoas que tenham ati n possam aproveitar o seu hardware?

Directamente? Não me recordo de nenhum caso e não sei se é o caso no HL2.
Mas por curiosidade e por falar em aproveitar o hardware, quantos jogos tiveste que tinham um path para aproveitar o PS1.4 nas 8500?

E quanto ao caso half-life, o path era para todas as NV30 ou só para a 5950, como está naquele post?
Se for para todas as NV30, as 5200/5600/5800 correm bem com aquele hack?
Pelo que vi, mesmo com o hack, fica a FP16 e forçando FP32 a performance cai bastante.

Se a nVidia tivesse metido no mercado um Gpu como deve ser, não havia estes problemas.

Só para concluir. As duas empresas fazem golpes baixos. Não é de hoje e não vai mudar.

Sorry pelo OT. :)

sl4ck
22-07-2005, 13:26
Muito se falou mal da nvidia nesse tempo, em muitos posts tentei defender a nvidia nos seus aspectos bons, e agora estou a fazer o contrario...

bem, nesse caso so demonstra que ao longo dos tempos estás sempre do contra :D seja de que lado for

Kidding :D

ora aí está, uma coisa é provocar o favorecimento em nosso lado(tweaks,driver cheats, etc), outra coisa é prejudicar quem compra na concorrência, desculpem lá mas isso já eh brincar c os €€'s dum homem

Favas
22-07-2005, 14:31
bem, nesse caso so demonstra que ao longo dos tempos estás sempre do contra seja de que lado for :D

Kidding

é um bocado isso, à quem fique chatiado com a saida de novos productos todos os meses, e depois veem as suas graficas de 500€ a desvalorizarem que nem doidas. Acredito pq já me aconteceu o mesmo. Quem compra uma grafica topo de gama, gosta que ela seja topo de gama o mais tempo possivel, e que veja o seu dinheiro bem aplicado. Mas eu sou mais adepto da gama media com potencialidades do que propriamente do high-end.

Sim a concorrencia está forçar os fabricantes a lançarem graficas super quentes, grandes coolers e muito consumo de energia, mais uma vez a gama média mostra-se melhor, uma vez que teem o mesmo core (mesma tecnologia), veem fresquinhas (baixos clocks+overclock) e com sorte ainda se activam piplines..
E se nao ouvesse concorrencia, e isto não eh novidade pra ngm, estariamos a comprar a gama media de hoje, ao preço de 500€.

Sim sou do contra, e estou sempre a torcer para que haja concorrencia.
É como agora, Intel vs AMD, estou QUASE a torcer pela Intel..... :p

BlueBird
22-07-2005, 16:03
Directamente? Não me recordo de nenhum caso e não sei se é o caso no HL2.
Mas por curiosidade e por falar em aproveitar o hardware, quantos jogos tiveste que tinham um path para aproveitar o PS1.4 nas 8500?
Se não me engano o Max Payne 2 aproveitou... lembro-me de as GF4 não terem reflexos nos espelhos e as 8500 terem. :D

blastarr
22-07-2005, 16:07
Estás enganado. Eu tive uma GF4 Ti 4200 e tinha reflexos nos espelhos... Estarás a referir-te antes às GF4MX (essas não têm shaders programáveis) ?

ptzs
27-07-2005, 11:42
Vindo da fonte que vem eu diria que é bem real.

blastarr
27-07-2005, 12:06
Podias ter dado uma vista de olhos ao primeiro post da thread...;)

BlueBird
27-07-2005, 17:04
Estás enganado. Eu tive uma GF4 Ti 4200 e tinha reflexos nos espelhos... Estarás a referir-te antes às GF4MX (essas não têm shaders programáveis) ?

Eu tinha (e tenho) uma GF4 4200 e não via reflexos nos espelhos... estranho.
Estou-me a lembrar de um espelho logo no princípio de um nível em que começava dentro de um quarto(?) num apartamento, depois tinha que sair por uma janela do piso "não-sei-quantos" enquanto uns gajos íam disparando para nós da estrada....