View Full Version : 7800 GT = 20 pipes
blastarr 13-07-2005, 15:38 http://www.vr-zone.com/?i=2441&s=1
Quote:
"VR-Zone has learned that the upcoming GeForce 7800 GT will be 20 pipes instead of 24 pipes as intially reported. The vertex shader could probably stay at 8 and ROP at 16. The core clock for 7800GT is 400MHz instead of 335MHz initially thought. It will be interesting to see if the 4 hidden pipes can unlocked on the 7800 GT to become GTX. The 7800GT is slated for launch on 11th Aug at Quakecon 2005 and MRSP for this card is US$449. Also NVIDIA won't release their 7800 Standard yet until their 6800 inventory are cleared."
Grande banhada. Placa riscada da lista.
Mas de facto a GT é a 7800 GTX. A Ultra é que ainda está de molho à espera da R520
Se a R520 sair uma trampa fica tudo a chuchar no dedo e a Ultra vai pro dia de são nunca.
blastarr 13-07-2005, 16:04 Grande banhada. Placa riscada da lista.
Mas de facto a GT é a 7800 GTX. A Ultra é que ainda está de molho à espera da R520
Se a R520 sair uma trampa fica tudo a chuchar no dedo e a Ultra vai pro dia de são nunca.
Of course. ;)
Se querem uma boa placa de topo, esperem pela G80, já não falta assim tanto.
Em relação a placas realmente interessantes, uma 7600 GT/GTX teria mto potencial, com 12 pipes :)
Nemesis11 13-07-2005, 16:06 Grande banhada. Placa riscada da lista.
Se estes forem os specs reais, nada como meter uma GTX a 335 mhz e ver qual é a mais rapida.
Por acaso gostava de ver isso mas nestas alturas penso sempre na 9500 pro e na 9600 pro
Mas vender uma placa com menos pipes que a de topo por $450 parece-me grande chulice. Acho que neste escalão devia vir uma versão declocked.
A ATI já se mexia já.
Of course. ;)
Se querem uma boa placa de topo, esperem pela G80, já não falta assim tanto.
Em relação a placas realmente interessantes, uma 7600 GT/GTX teria mto potencial, com 12 pipes :)
Só com 12??? Acho muito pouco aumento de performance! Isso seria quase a performance de uma 6800GT com 12 pipes!
Acho que uma 7600GT tem de ter 16 pipes!
blastarr 13-07-2005, 16:10 Tudo depende de qto poder de processamento se consegue meter num chip de 90nm que terá de ser vendido entre 199 e 229 dólares, aí com velocidades de 600mhz ou mais (não creio que fosse irrealista)...
Nemesis11 13-07-2005, 16:15 Mas vender uma placa com menos pipes que a de topo por $450 parece-me grande chulice. Acho que neste escalão devia vir uma versão declocked.
Então tens a certeza que 20PS/8VS/16ROP/400Mhz é mais lento que 24PS/8VS/16ROP/335Mhz?
Cheira-me k prometeram muito e agora tão com problemas em entregar o k deviam :) Tanto a ATI como a Nvidia... So' espero k mais la' pra frente resolvam isso com a G80 como o blastarr diz e alguns melhoramentos na r520...
EDIT: Nemesis, 4 pipes fazem muita diferença... Como ja' referiram em cima o caso da 9500Pro 9600Pro, akeles 4 pipes adicionais fizeram mta gente chorar por terem comprado a 9600...
Cheira-me k prometeram muito e agora tão com problemas em entregar o k deviam :) Tanto a ATI como a Nvidia... So' espero k mais la' pra frente resolvam isso com a G80 como o blastarr diz e alguns melhoramentos na r520...
EDIT: Nemesis, 4 pipes fazem muita diferença... Como ja' referiram em cima o caso da 9500Pro 9600Pro, akeles 4 pipes adicionais fizeram mta gente chorar por terem comprado a 9600...
Quem é que prometeu o quê?
A Nvidia não prometeu a nada a ninguém, apenas lançar uma topo de gama com uma performance nunca antes vista, e conseguiram.
Quanto ao resto, eles não prometeram nada.
Lançam o que lhes der na mona e acharem que é viável para o mercado.
Eu acho a aposta de 400mhz com 20 pipelines ainda bastante satisfatória, e o preço coincide com o que as 6800GT possuiam quando sairam. Obvio que os 450$ é o preço inicial, porque com a descida de preço das 7800GTX, as GT terão que descer consideravelmente.
Quanto às 7600, acho que os 12 pipelines ficam a calhar, comparando com os 8 das 6600 e estas tinham um bus de 128bit.
Não interessa que as 7600 tenham uma performance equivalente a 6800GT, porque para esse segmento a Nvidia terá as 7800 e 7800GT (na devida altura).
Então tens a certeza que 20PS/8VS/16ROP/400Mhz é mais lento que 24PS/8VS/16ROP/335Mhz?
Isso não é garantido mas na versão abaixo do topo de gama gosto de ver exactamente a mesma tecnologia com ligeiramente menos clock (para depois eu o aumentar).
Nemesis11 13-07-2005, 16:26 EDIT: Nemesis, 4 pipes fazem muita diferença... Como ja' referiram em cima o caso da 9500Pro 9600Pro, akeles 4 pipes adicionais fizeram mta gente chorar por terem comprado a 9600...
Olha para a NV43 e para o seu numero de ROP. Depois vê a 7800 com os seus 16 ROP.
E fico-me por aqui. Espero por alguem que bench esta GT contra uma GTX a 335mhz para ver qual é a mais rapida e em que situações. :)
blastarr 13-07-2005, 16:27 Isso não é garantido mas na versão abaixo do topo de gama gosto de ver exactamente a mesma tecnologia com ligeiramente menos clock (para depois eu o aumentar).
Aínda poderás ter essa versão (GTX), como já se disse.
A Ultra é facultativa ;)
Quem é que prometeu o quê?
A Nvidia não prometeu a nada a ninguém, apenas lançar uma topo de gama com uma performance nunca antes vista, e conseguiram.
Quanto ao resto, eles não prometeram nada.
Tens razão, com o "prometeram" falo dakeles rumores k passaram por aki e por muito lado, sem duvida k maior parte deles infudados e criaram outras espectativas, mas atenção que eu não digo que seja uma má placa ! Até acho que é placa demais :lol:
E preços das mid-end ? carotes não ? Será k compensa mais comprar uma 7600 em vez duma 6800Ultra ? (Isto se os preços forem parecidos)
Olha para a NV43 e para o seu numero de ROP. Depois vê a 7800 com os seus 16 ROP.
E fico-me por aqui. Espero por alguem que bench esta GT contra uma GTX a 335mhz para ver qual é a mais rapida e em que situações. :)
É só chegar-me uma às mãos! :)
Tens razão, com o "prometeram" falo dakeles rumores k passaram por aki e por muito lado, sem duvida k maior parte deles infudados e criaram outras espectativas, mas atenção que eu não digo que seja uma má placa ! Até acho que é placa demais :lol:
E preços das mid-end ? carotes não ? Será k compensa mais comprar uma 7600 em vez duma 6800Ultra ? (Isto se os preços forem parecidos)
É uma questão de aparecerem as specs finais reais. Mas não acredito que tenham uma performance assim tão boa. Deve ficar entre uma 6800LE e 6800, ou 6800 e 6800GT.
Nemesis11 13-07-2005, 16:57 Isso não é garantido mas na versão abaixo do topo de gama gosto de ver exactamente a mesma tecnologia com ligeiramente menos clock (para depois eu o aumentar).
Sim, se é isso que queres da versão abaixo da topo de gama, então esta decisão vai ser sempre má.
Tal como o God_Lx disse, os yelds não devem ser os melhores e assim desactivam um quad e "fazem" uma GT.
Não tenho é a certeza que isto seja mau para o cliente final e por isso estou curioso para ver quando e qual a diferença de desactivar este quad, mantendo o mesmo numero de ROP e VS e aumentado o clock.
Espero que todas as reviews vejam estes pormenores e comparem com a GTX a 335. :)
Mas a minha questão é se para ficar com a performance entre uma 6800 e 6800GT, mais vale comprar uma 6800ultra ou até mesmo uma GT que andará um pouco mais caras mas pelos mesmo price range da 7600 quando esta sair!
O que eu quero dizer é que a 6600GT tem mais performance que a 9800pro que era o topo da geração anterior À 6xxx. Agora acho que a mid-end 7600GT/GTX tb deveria ter uma performance superior a uma x800xl no mínimo!
Cumps.
Apesar de perder 4 pipes aumenta a velocidade, e assim tem ,teoricamente, quase o mesmo pixel power.
Só em casos de multiplas texturas mais complexas é que s deve ver a diferença, e mesmo aí será pouca.
Falta saber a veleocidade da ram. Isto pode influenciar um pouco a performance, mais de que só ter 24pipes a 400mhz.
P.S. : Já sairam os demos da 7800 (Luna e Mad Mod Mike). Pelo que vi nos foruns guru3d é possivél correr-los numa 6800. Vou experimentar e depois digo alguma coisa.
P.S. : E funciona. Acabei de experimentar o demo Luna na minha 6800Gt e corre bem. Belos graficos.
grandenaboverde 13-07-2005, 19:18 venham de lá mais gráficas novas!!
eu quero e' juntar outra XFX 6600GT por menos de 100€ sff.. :P
blastarr 13-07-2005, 19:19 Apesar de perder 4 pipes aumenta a velocidade, e assim tem ,teoricamente, quase o mesmo pixel power.
Só em casos de multiplas texturas mais complexas é que s deve ver a diferença, e mesmo aí será pouca.
Falta saber a veleocidade da ram. Isto pode influenciar um pouco a performance, mais de que só ter 24pipes a 400mhz.
P.S. : Já sairam os demos da 7800 (Luna e Mad Mod Mike). Pelo que vi nos foruns guru3d é possivél correr-los numa 6800. Vou experimentar e depois digo alguma coisa.
P.S. : E funciona. Acabei de experimentar o demo Luna na minha 6800Gt e corre bem. Belos graficos.
É natural que funcione, a tecnologia básica é a mesma.
Podes é não ter acesso a certas melhorias da qualidade de imagem, como o Transparent AA, maybe.
Tb vou experimentar ;)
Acabei de experimentar o demo Mad Mod Mike....awsome.
Ganda Mike, melhor que o Pai Natal. Devia ter um feriado nacional dedicado a ele. :x2:
blastarr 14-07-2005, 18:28 Specs da Inno 3D 7800 GT
"Graphics Controller :
* NVIDIA® GeForce™ 7800 GT
Memory Configuration :
* 256MB 256-bit GDDR3 Memory
Product Overview :