View Full Version : Disco Optico dupla face de 100GB
Desta vez é a SHARP.
Veremos o que acontece e se a tecnologia é util no futuro.
Alors que TDK a déjà fait la démonstration d'une version 100 Go d'un disque Blu-Ray composé de quatre couches de stockage (voir cette brève), Sharp a fait une annonce encore plus impressionnante à ce sujet.
La firme a effectivement réussi à mettre au point un média exploitant un nouveau masque nommé « super resolution », qui permettrait de réduire les creux au sein de la structure du disque. Pour rappel, la structure de la plupart des disques optiques (CD, le DVD ou le Blu-Ray / HD-DVD) est composée de creux et de plats qui sont utilisés pour coder l'information sur le disque. En exploitant cette technologie et celle du laser bleu (déjà employée pour les formats Blu-Ray et l'HD-DVD), Sharp a réussi à stocker 100 Go de données sur un disque de 12 cm de diamètre double couche.
Reste à voir maintenant si ce nouveau masque sera exploité dans le futur, avec éventuellement, les formats Blu-Ray ou HD-DVD, mais le coût de cette technologie, qui reste encore mystérieux, devrait attirer ou repousser les fabricants...
http://www.clubic.com/actualite-21173-un-disque-optique-double-couche-de-100-go.html
WhiteTiger 08-07-2005, 10:56 A Sharp tem andado na vanguarda em termos de LCD's e agora ao que parece vai começar a aproveitar o talento e know how dos seus engenheiros para outras áreas ...muto bem :D
Será que estas próximas tecnologias ainda vão sair para o interface ide ( HD-DVD e Blue-Ray ) ?
não é uma questão de talento, é uma questão sim, de escolha de product & client target, e especializarem-se nisso.
...alguem pode traduzir pa pt? :sad: :sad: :sad:
[EDIT] Eskeçam.. afinal descobri k sei ler frances :lol:
http://babel.altavista.com/translate.dyn
french to portuguese... url.. siga.
Será que estas próximas tecnologias ainda vão sair para o interface ide ( HD-DVD e Blue-Ray ) ?
Esta geração ainda deve vir com a opção ide/sata mas a partir o ide tende a desaparecer
OK tkz assim fikei a perceber melhor.
um dia temos um dvd como disco rigido... :lmao:
era bom, mas qt tempo demora a gravar um dvd desses? 2 horas? e se keimasse? tb n devem ser baratinhos nao se sairem par ao mercado...
Crazy Inside 08-07-2005, 12:51 desculpem o tamanho das fotos!!! esta tem 4 camadas
A TDK apresentou durante a sétima edição da "Data Storage Expo & Conference" um protótipo do disco Blu-Ray composto por 4 camadas com capacidade
de 100 GB de dados no total (25Gb por camada).
http://www.formulapc.net/modules/news/images/Julho/tdk1.jpg
http://www.formulapc.net/modules/news/images/Julho/tdk2.jpg
O disco beneficia da tecnologia DURABIS2 criada pela TDK.Esta tecnologia protege os disco contra a poeira e os riscos.
Também estão previsto discos de 200Gb como o podemos ver na RoadMap da TDK:
http://www.formulapc.net/modules/news/images/Julho/tdk4.jpg
As primeiras gravações foram efectuadas com um gravador Pioneer, a uma velocidade de 9 Mo/s, ou seja o formato 2x para o BLue-Ray.
http://www.formulapc.net/modules/news/images/Julho/tdk3.jpg
Este gravador é compatível com os disco Blu-Ray simples e dupla camada, e vai estar disponível no final do ano.
Fonte:MAtBe (http://www.matbe.com/actualites/10585/tdk-presente-son-blu-ray-100-go)
LionGreen 08-07-2005, 12:56 Mas será com essa tecnologia os dvd´s como conhecemos irão ter os dias contados? :confused:
Ou é mais uma norma a juntar ás que existem?
Koncaman 08-07-2005, 13:06 crazy inside mas isso não são blu-rays tipo quad layer?
pelo menos, diz blu ray no expositor
Crazy Inside 08-07-2005, 13:27 crazy inside mas isso não são blu-rays tipo quad layer?
pelo menos, diz blu ray no expositor
o Blu-rays divide se em varias camadas podendo haver como de inicio houve que eram so duas que armazenavam so 25gb agora ja vao em 4 camadas com 100gb e havera dpois outro 200gb com quatro camadas.
a menos que esses dvd's venham ao preço da chuva por MB, ou terão algo parecido com os DL... grande impacto ao inicio e depois fica tudo a ver navios... ainda hj se espera que os DL baixem de preço para se implementarem verdadeiramente no mercado.
Koncaman 08-07-2005, 14:31 crazy inside, era essa a ideia que eu tinha. ;)
eu uso double layer que me farto :D
so a vantagem de lhe poder espetar com 8GB, sem ter que estar a dividir pastas em bocados...
e dois ou 3 double layers faço um backup integral do computador :)
quanto mais espaço melhor. os HDD's têm cada vez mais espaço, as ligações à net cada vez são mais rapidas, os ficheiros cada vez são maiores...
assim como o CD-rom ja esta a dar as ultimas, e a ser substituido pelo DVD, o blu-ray terá o seu lugar...
claro que o preço da media também acaba por influenciar o seu sucesso.
Acho optimo que lancem já isso
Não vou comprar isso aos preços de chulo-lançamento por isso quando mais depressa começarem a lançar mais depressa começa a descer e mais depressa eu penso em comprar
koncaman, percebo totalmente o que dizes, mas lembra-te que apenas uma frincha do mercado usa DL, muito à custa dos preços que teimam em não baixar, devito aos mais diversos factores.
e acredito que os DL desapareçam mais rápido que os dvd4, com o lançamento desses dvds, e aí sim, veremos preços bons para isso.
Crazy Inside 08-07-2005, 15:39 pelo o k li numa noticia do dvds Blu-Ray irao +/- ter o mesmo preço dos Dvds normais!! isto porke estes dvds blu ray "sao feitos" do mesmo metodo k os dvds normais. ;)
destr0yer 08-07-2005, 15:58 omg 100 Gb por disco!
com 3 discos faço um full backup do meu computador!!!
Só troco o meu NEC 2510a por um destes :D
Agora a taxa de 9 mb/s de inicio, teremos que ter provavelmente interface ATA 133 (em vez de ATA 33) ou SATA :P
2x = 9 mb/s
10x = 45 mb/s
20x = 90 mb/s :wow:
Claro que com altas taxas de gravação, teremos que desfragmenter o disco primeiro :D
Para o ano vai começar a "chover" blu ray Espero que venham logo a preços relativamente acessiveis ou só depois de 2 anos as "massas" podem aderir
blastarr 08-07-2005, 16:03 Eu não planeio comprar BD-ROM ou HD-DVD nos tempos mais próximos.
Acho que DVD dual-layer chega perfeitamente e o preço destas tecnologias não vai ser baixo no início.
Além disso, tecnologia de discos ópticos tem desvantagens, eu apostava mais na tecnologia Flash.
É cara agora, mas daqui por uns tempos...
Crazy Inside 08-07-2005, 16:36 qnto ao Dual Layer
Durante um seminário em Tokyo, A Alliance DVD+RW anunciou trabalhar em medias DVD+RW dual layer (Regravaveis) e estarão disponíveis ainda no fim do ano. Ao inicio os media apenas poderam escrever se a uma velocidade de 2.4x.
http://www.formulapc.net/forum/images/imagens/geral/DVD+Rw_DL_2.4X.jpg
Quanto DVD+R DL a velocidade de escrita para já será de 8x. Ainda nenhuma das velocidades de escrita final foi comunicada.
O formato de DVD continua a evoluir mesmo com estas ultimas modificações.
alfa_dude 08-07-2005, 18:45 Não sei se ja se aperceberam, mas a 9mb por segundo levaria qq coisa como 3 horas a gravar um disco de 100Gb!!!!! 3 HORAS!!!! fonix!
Desculpem lá este meio offtopic... mas não encontrei info sobre isso na net. A Sharp não foi comprada pela Sony há uns tempos (anos, meses... ?) ? Estou só a perguntar, é que uma vez disseram-me isso, mas não sei qual a veracidade da mensagem.
É que a Sharp faz uns LCD's brutais!
blastarr 09-07-2005, 04:12 Nope !
pelo o k li numa noticia do dvds Blu-Ray irao +/- ter o mesmo preço dos Dvds normais!! isto porke estes dvds blu ray "sao feitos" do mesmo metodo k os dvds normais. ;)
É precisamente ao contrário...os Blue-Ray sao feitos de outra maneira, precisando de mudar todo o processo/máquinas de fabrico. O HD-DVD é que é compatível com o processo de hoje em dia.
SideWalker 09-07-2005, 12:02 Além disso, tecnologia de discos ópticos tem desvantagens, eu apostava mais na tecnologia Flash.
É cara agora, mas daqui por uns tempos...
:wow: Flash para substituir os ópticos? Os discos rigidos, tudo bem, mas os cd's?
Koncaman 09-07-2005, 14:18 também acho que uma memoria flash nunca poderá ter os custos e capacidade que por exemplo tem um DVD de 4gb... é um bom metodo de armazenar infrmação pessoal (bem melhor que um CD-RW, ou DVD-+RW), mas não vejo as flash como um bom metodo de distribuição de software, por exemplo.
quanto ao preço dos Doublem Layer... eu acho que o preço continua alto, principalmente, por ser a media de maior capacidade à venda no mercado. e isso pesa sempre muito. contudo a entrada do DL, veio ajudar muito a baixar os Preços dos DVD's convencionais.
e com a entrada do blu ray, certamente que o preço dos double layer desce. é sempre a mesma coisa.
When Is A 100GB Blu-ray Disc Not A 100GB Blu-ray Disc?
The key with technology is to be first, right? Wrong. As neatly summed up by Benny in his “Benchmarking Blues” editorial last week, too many companies push technology out the door before it is ready for market consumption. From a News Editor perspective, too many companies also brag about a breakthrough before they have properly nailed it down.
We’ve seen it time and time again with hard drive announcements and memory speeds. “xxxGB/MHz Achieved” with the final line “available in the year 200x”. My question(s): Is it an achievement if it is mostly theoretical and is the company that then brings it to market first - but whom announced it second - really a silver medallist? It’s like those readers who like to type First Post!!!!!!! on a comments page. Well yes you are, but did you have anything tangible to say?
So, looong drop intro apart (I had to get that off my chest), Blu-ray disc manufacturers seem to be doing the same thing proclaiming 50GB/75GB/100GB discs, then slamming in a "but..." Cue Sharp and its proclamation about a 100GB Blu-ray dual layer disc.
Let's look at the positives: there's loads of space and we don’t need to flip it over (like we do with the four sided TDK 100GBer). This has been achieved by a clever method of balancing transparency and reflection levels, ie: reflective enough that the drive laser can read from one layer, but transparent enough so it can also pass through to the next layer. The snag: it is not Blu-ray compatible. Oops.
That doesn't seem to matter though, because Sharp says it will be compatible after some tweaking (but didn’t put a date on when that would be). Here is a different idea: 1. A company creates something, for example, this clever transparency/reflection system, then 2. makes it work with what it is meant to work with, then 3. announces it to a joyous public.
Of course, the blame doesn’t lie only with Sharp in all this. It knows, as well as we all do, that if it doesn’t announce a half finished product, then someone else will steal its thunder. It’s a vicious circle and one that is not likely to end anytime soon.
Until this mythical time we’re all likely to keep getting more unstable review kit (sorry Benny) and more announcements about half finished technology (poor you). Perhaps I should just pack a rucksack, stick a piece of straw in my mouth, slap a fishing rod over my shoulder and head off to the plains? Or perhaps I should just pull myself together, shut up and stop complaining… 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10. Ok, I’m good.
TrusteReviews
Estes bacanos dizem sempre umas verdades bem porreiras! ;)
|
|