View Full Version : R520 no 3Q de 2005; R580 no inicio de 2006

Winjer
07-07-2005, 08:16
ATI Technologies expects to begin volume shipments of its 90nm graphics processing units (GPUs), the R520, R530 and RV515, in the middle of the third quarter, as unspecified issues for manufacturing on 90nm technology will soon be solved, according to ATI Taiwan. ATI also plans to introduce another flagship chip, the R580, in early 2006.

http://www.digitimes.com/news/a20050707A4016.html

artsite
07-07-2005, 11:55
Pois, a R520 nem sombra em vela e já dizem que vão ter a R580 no inicio de 2006, nesse caso acho que ser sair uma R520 e logo em seguida a R580 nesse caso.........

Podiam era trabalhar melhor, visto que já ando farto de houvir falar em placas e chip7 que vão sair mas nunca os vemos, pelo menos e nvidea tem uma coisa boa (ou será a unica), cumpre lançamentos, nem que sejam fracassos......

Raptor
07-07-2005, 12:20
Hoje recebi confirmações que a R520 está pronta, estão apenas a finalizar e optimizar o sistema de cooling e drivers.

Daqui a 1 a 2 meses tenho novidades boas! :D

Segundo nºs não oficiais, a placa possuirá entre 15 a 20% de melhor performance que a 7800GTX.

makak0
07-07-2005, 12:40
Hoje recebi confirmações que a R520 está pronta, estão apenas a finalizar e optimizar o sistema de cooling e drivers.

Segundo nºs não oficiais, a placa possuirá entre 15 a 20% de melhor performance que a 7800GTX.

Esperemos que sim, o que eu quero é concorrência, e 6800 U ao preço da chuva :D.

DJ_PAPA
07-07-2005, 13:06
Esperemos que sim, o que eu quero é concorrência, e 6800 U ao preço da chuva :D.

Ou mid-ends da nova geraçao entre os 200-300 euros :D

timber
07-07-2005, 13:09
Ou mid-ends da nova geraçao entre os 200-300 euros :D
Isso é que é falar (mas só a €200 nada de €300)

Me and you
07-07-2005, 13:20

fogu. lançam a placa depoix e só vai ter mais 15-20%
axo pouco

|-joker-|
07-07-2005, 13:32
Já devia era ter saido , estou a espera do meu entretem para o inicio do inverno :)

blastarr
07-07-2005, 13:51
15 a 20 % ? Em resoluções elevadas ?
Duvido que bata uma G70 de 32 pipes, que estará pronta mesmo a tempo da R520... ;)

makak0
07-07-2005, 14:02
15 a 20 % ? Em resoluções elevadas ?
Duvido que bata uma G70 de 32 pipes, que estará pronta mesmo a tempo da R520... ;)
Então mas a 7800 GTX sempre tem detalhes/capacidades escondidas até ao lançamento da R520 ?

Zar0n
07-07-2005, 14:02
Deixem a placa sair e so dps comentarios em relação a performace, se n isto é só postas de pescada. :zzz:

blastarr
07-07-2005, 14:09
Pá, o digitimes tem notícias para daqui a 6 meses, é preciso não esquecer...
Por essa altura está cá fora o G80 de 90nm, não uma G70 com mais pipes ;)

Raptor
07-07-2005, 14:35
O maior segredo que a Nvidia tem é a brutal margem de lucro que as G70 estão a ter... quando sair a R520 vão ver o impacto a nivel de preços que vai existir... ;)

Forgotten
07-07-2005, 14:41
fogu. lançam a placa depoix e só vai ter mais 15-20%
axo pouco

achas pouco? já viste o potencial da 7800GXT se OC bem voa :P

Raptor
07-07-2005, 14:42
A nível de oc nao esperem muito da R520, já que as temperaturas e a optimização do sistema de cooling tem sido um dos maiores problemas no desenvolvimento da placa.

blastarr
07-07-2005, 14:59
Segundo o Inq, o mais recente tape-out do R520 foi mesmo antes do lançamento da Geforce 7800 GTX, mas mesmo assim não estão satisfeitos com o yeld...
Cada Tape-out custa ~6 milhões...

http://www.theinquirer.net/?article=24446

A Nvidia soube exercer pressão nos sítios certos desta vez.

P.S.: Lembram-se do primeiro tape-out ? Foi em Novembro de 2004, estamos em Julho de 2005 e aínda não há sinal das placas.

DJS
07-07-2005, 16:23
O maior segredo que a Nvidia tem é a brutal margem de lucro que as G70 estão a ter... quando sair a R520 vão ver o impacto a nivel de preços que vai existir... ;)

a nvidia com esta brincadeira parece k não mas ta a encher bem os cofres e depois quando sair a r520 mete as 7800gtx a preço de saldo e o pessoal caga nas ati.

good old nvidia is back

Zar0n
07-07-2005, 19:31
Vcs tão-se a eskecer k uma placa a 0.09 é mais barata de produzir k uma a 0.11, e de k a Ati ja tem placas 0.11 no mercado a muito tempo.

Para mim o problema é os yields com todos os pipes a funcionar, mas desde k o produto seja melhor n a pressas até pk o verão n é a melhor altura para vender High ends.

A Nvidia só baixa os preços se a sua placa foi pior, n é nenhuma instituição de caridade. :rolleyes:

blastarr
07-07-2005, 19:35
Seria mais barata se estivesse a ser produzida a todo o vapor, nos primeiros 6 meses é mto mais caro do que os processos 110/130nm, sobretudo nos produtos de topo (leakage).

DJS
07-07-2005, 19:59
A Nvidia só baixa os preços se a sua placa foi pior, n é nenhuma instituição de caridade. :rolleyes:

se a performance fôr 1 pouco inferior ganham mais em baixar 1 pouco o preço das placas do que manter o mesmo.

e a concorrencia faz maravilhas

DJ_PAPA
07-07-2005, 19:59
Seria mais barata se estivesse a ser produzida a todo o vapor, nos primeiros 6 meses é mto mais caro do que os processos 110/130nm, sobretudo nos produtos de topo (leakage).
A ATI vai entrar com toda uma gama nova a 90nm, quando a Nvidia ainda nao tem nenhuma.
Por mais historias que se invente, a longo-tempo a vantagem ta do lado da ATI no processo de fabrico.

A Nvidia, tb vai ter problemas com os 90nm e tb vai ver problemas de yields. Nisto ja a ATI ta a full gáz no 90nm.
Quando a Nvidia tiver a full gáz dos 90nm (introduzir a topo de gama e depois as placas mais baratas e optimizar o processo de fabrico) é possivel a ATI ja tar a trabalhar nos 65nm há muito tempo.
Foi o que foi dito +/- num artigo do Inquirer.

Eu continuo a dizer, o que se ganha em 2 meses pode-se perder em 1 semana numa fase mais avançada do campeonato, principalmente com as low-buget 90nm, já com o fabrico altamente optimizado.
As high-end representam muito pouco para qq das 2 empresas.......

Quanto á vantagem do R520 deve andar nos 15/20% sobre a 7800GTX em igualdade de piplines.
É claro que o espaço para 32 piplines vai la tar e a R580 deve ser a R520 a funcionar em pleno.

Tb falta averiguar como vai estar o Crossfire. Os 100% de aumento de performance com 2x X700 slave no Doom3 é deveras impressionante.......

blastarr
07-07-2005, 20:02
Qto queres apostar que a Nvidia lança produtos 90nm para o mercado antes da ATI ?

Rudzer
07-07-2005, 20:07
A ATI vai entrar com toda uma gama nova a 90nm, quando a Nvidia ainda nao tem nenhuma.
Por mais historias que se invente, a longo-tempo a vantagem ta do lado da ATI no processo de fabrico.

A Nvidia, tb vai ter problemas com os 90nm e tb vai ver problemas de yields. Nisto ja a ATI ta a full gáz no 90nm.
Quando a Nvidia tiver a full gáz dos 90nm (introduzir a topo de gama e depois as placas mais baratas e optimizar o processo de fabrico) é possivel a ATI ja tar a trabalhar nos 65nm há muito tempo.

Eu continuo a dizer, o que se ganha em 2 meses pode-se perder em 1 semana numa fase mais avançada do campeonato, principalmente com as low-buget 90nm, já com o fabrico altamente optimizado.

Quanto á vantagem do R520 deve andar nos 15/20% sobre a 7800GTX em igualdade de piplines.
É claro que o espaço para 32 piplines vai la tar e a R580 deve ser a R520 a funcionar em pleno.

Tb falta averiguar como vai estar o Crossfire. Os 100% de aumento de performance com 2x X700 slave no Doom3 é deveras impressionante.......

:-D ...tens que ir para a politica a sério...

DJ_PAPA
07-07-2005, 20:39
:-D ...tens que ir para a politica a sério...
:D :D :D

Blastarr:
Duvido muito.....
Falou-se muito que a 7800gtx (110nm) tava ja em todo o lado, sem problemas de stock, mas pelo menos em Portugal nao ta a ser assim. Pelo menos a aquapc e a pcdiga ainda nao têm nada.
De qualquer das maneiras estes novos chips sao tao complexos, que até mesmo em 110nm, nao se torna nada facil ter yields decentes....

kingdom
07-07-2005, 20:55
Blastarr:
Duvido muito.....
Falou-se muito que a 7800gtx (110nm) tava ja em todo o lado, sem problemas de stock, mas pelo menos em Portugal nao ta a ser assim. Pelo menos a aquapc e a pcdiga ainda nao têm nada.
De qualquer das maneiras estes novos chips sao tao complexos, que até mesmo em 110nm, nao se torna nada facil ter yields decentes....

Na AquaPC já existe um tópico que fala que a placa vem em breve....na PCDiga não faço a mínima ideia....

Me and you
07-07-2005, 21:00
e a placa virá em agp?
espero que s :D

DJS
07-07-2005, 21:04
portugal é 1 caso á parte :rolleyes:

|-joker-|
07-07-2005, 22:15

Blastarr:
Duvido muito.....
Falou-se muito que a 7800gtx (110nm) tava ja em todo o lado, sem problemas de stock, mas pelo menos em Portugal nao ta a ser assim. Pelo menos a aquapc e a pcdiga

Na pcdiga ja houveram e ja desapareçeram , isso e certinho ja tive um uma na mao .

E so pedir ao dima

Rudzer
07-07-2005, 22:17

Blastarr:
Duvido muito.....

Tendo em conta o tempo que a ATI tem demorado a entregar placas dps de dizer que começou a distribuição (e não estou a falar apartir dos paper launches), se conseguisse fazer um inicio de distribuição tão rapido como a Nvidia (mesmo que a conta gotas) com as 7800GTX (que já houveram para venda ao contrario do que dizes) já era de louvar...

Raptor
07-07-2005, 22:42

É espantoso como em todo o texto só dizes asneiras.

Mas infelizmente não posso contar aqui o que é o mercado, já que são segredos do oficio... :D
Seja sobre a R520, seja sobre o Crossfire, seja sobre o mercado de Low-Budget, que como dizes (mal) é aonde os lucros são maiores... (not!)

Quanto à existência em stock, acredita que nunca a ATI conseguiu o que a Nvidia conseguiu por questões de estratégia.

A Nvidia soube ser paciente e lançar a placa só quando tinham grande stock e uma produção em série estável, algo que a ATI não consegue fazer. Só aí a ATI ainda tem muito que aprender.

Quanto à questão de algumas lojas não terem stock, como a Aquapc e a PCdiga, eu pelo menos falo do que sei, ou seja Aquapc, e não temos stock delas porque o fornecedor em portugal das XFX (Aera) é das piores empresas que existem em Portugal, e os RMA só existem quando são ameaçados.

De qualquer modo, amanhã e para a semana espera-se uma boa quantidade de 7800GTX da Asus (ligeiramente mais caras), mas pelo menos os RMA estão garantidos!

Portanto, só não tem em stock quem não quer... não é por não existir, como no caso das placas da ATI.

Rudzer
07-07-2005, 22:44

É complicado mas ele consegue fazer sempre que o assunto é Nvidia :rolleyes:

DJ_PAPA
07-07-2005, 23:31

Mas infelizmente não posso contar aqui o que é o mercado, já que são segredos do oficio... :D
Seja sobre a R520, seja sobre o Crossfire, seja sobre o mercado de Low-Budget, que como dizes (mal) é aonde os lucros são maiores... (not!)

Claro, é por isso que a Intel é lider mais que destacado do mercado, so com soluçoes onboard integradas. Será high-end??? hum... as tantas...

btw, eu nao disse que o low buget é onde há mais lucros por placa. Os lucros sao menores por placa mas vendem-se aos milhares e é onde caem os lucroszinhos todos das empresas.
Por cada 6800 ultra vendida, vendem eles 1000 nas OEM em taiwan.

Raptor
07-07-2005, 23:59
Claro, é por isso que a Intel é lider mais que destacado do mercado, so com soluçoes onboard integradas. Será high-end??? hum... as tantas...

btw, eu nao disse que o low buget é onde há mais lucros por placa. Os lucros sao menores por placa mas vendem-se aos milhares e é onde caem os lucroszinhos todos das empresas.
Por cada 6800 ultra vendida, vendem eles 1000 nas OEM em taiwan.

Tenta ver se aprendes a falar apenas do que sabes e não do que julgas saber.

DJ_PAPA
08-07-2005, 00:22
Números sao números:

http://www.extremetech.com/article2/0,1558,1757498,00.asp?kc=ETRSS02129TX1K0000532
http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20050125134005.html
http://www.cdrinfo.com/Sections/News/Details.aspx?NewsId=13540

Raptor
08-07-2005, 00:27
Números sao números:

http://www.extremetech.com/article2/0,1558,1757498,00.asp?kc=ETRSS02129TX1K0000532
http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20050125134005.html
http://www.cdrinfo.com/Sections/News/Details.aspx?NewsId=13540

Algum desses artigos te diz que o Low-end dá dinheiro?
É só isso que estou a tentar fazer-te ver que estás errado com as tuas afirmações.

Lá por a ATI vender mt de Low-End, é por uma razão que PRECISA, e não por lucros.

Helixsk8
08-07-2005, 01:32
Epa é que nem vale a pena. Se fosse o low end que trouxe-se mais lucros, para quê as empresas gastarem milhões a desenvolver gráficas high- end? Não me parece que seja só para mostrarem poder... :004:
Epa deixem sair a R520 que o moço já diz que o high-end é que é.. .E 3 vivas à ATI por ter lançado uma placa com meses de atraso que é um pouco superior.. Tal como aconteceu com crossfire...
Bem e o que acho melhor é logo a proporção de 1 para 1000 8o

Shadow
08-07-2005, 01:56
Tantas palavras para quê?
Quem viver verá, acham mesmo que é pelo facto de a ATI ser "tapada" em questões de marketing que esteve na frente da corrida até agora?
Antes de sairem as R420 e as FX era ..."e porque, cá me está a parecer que a 6800U vai ser muito melhor que a X800, eu aposto na placa da Nvidia, e mais não digo... ;) " e "o R420 é apenas um update baseado no core R300 portanto não tem tanto mérito" e ainda "acham mesmo que a X800 irá fazer OC por aí além ???, já tem os clocks tão altos" , o que se viu depois foi um equivalência muito grande entre as duas placas, com a ATI para mim a ser superior com o AA e AF ligados, pelo que tenho visto até agora...
O DJ PAPA tem a sua razão, mas o Raptor também, por isso se chamam de "Flagship".
A ATI tem tido problemas com o processo de fabrico, coisa que a Nvidia também terá, é natural, esta batalha foi ganha pela Nvidia mas não o foi a guerra...e sabem uma coisa, eu cá por mim penso é que Nvidia já tem uma super ultra hiper potente placa feita com o processo de fabrico de 25 e ainda não a colocou no mercado com pena da ATI.....................NOT!!! :004: /flaming off

blastarr
08-07-2005, 01:59
Que post mais confuso pá... lol

Helixsk8
08-07-2005, 02:03
CREDO, ou é do sono ou está mesmo confuso... Tive de o ler 2 X's para apanhar algo...
Jovem amigo tamos a discutir a geração seguinte à que referes...
Ena acho que vou dormir a ver se amanha estou com a mente mais aberta :lol:
[[ ]] 's
Edit: Após mais uma leitura entendi:
Ele está a fazer uma analise do que o pessoal dizia antes da saida desta geração (6***/X*00) e depois do que se viu na realidade... Dai os "quotes" com "... Ena isto é mesmo do sono desculpa ai :lol:

autorun
08-07-2005, 02:13
Apanhei algumas coisas que vou traduzir para o pessoal ensonado :lol: :lol: ele diz que as ati sao melhores que as nvidia com filtros activados e ke a nvidia futuramente irá ter problemas de fabrico e disse tb klk coisa do r300 ... epa DESISTO! :005: :005: nao ha traduçao possivel VOu mase dormir

Shadow
08-07-2005, 02:17
O que eu escrevi é tipo um versiculo da Biblia, pode ter várias interpretações, procurem dentro de vós e encontrarão a Luz!!!! :D

Zar0n
08-07-2005, 03:44
O problema é quando o ppl especula sobre o futuro baseado por sua vez em especulações de sites ex. Inq. que por sua vez ouviram especulações dos insiders.

Ora no fim de tanta especulação a informação útil ou credível é muito pouca.

As empresas normalmente (as x não conseguem) só mandam pra fora o k kerem, neste momento a ATI faz isso, manda para fora alguma coisa pra manter o ppl interessado na R520, diz k vai ter grandes ganhos para o ppl n gastar já o guito na 7800, por sua x a Nvidia lança rumores k a placa da ATI aquece muito e k n vai ter 1 grande aumento de performance, é tudo um jogo de marketing e vcs são os peões. :rolleyes:

Não há nada como ter o material na mão :p para escolher a melhor.

blastarr
08-07-2005, 03:48
A verdade é que os rumores de problemas com o R520 advêm de dados disponíveis através dos resultados e contas da empresa apresentados ao mercado financeiro.
As despesas com os tape-outs sucessivos estão referenciadas, não é um rumor.
Qto mais a Nvidia lançasse rumores sobre um produto rival desconhecido, mais desviava as atenções do seu próprio chip (e dos bons, por sinal).
Não faria sentido nenhum.

Raptor
08-07-2005, 08:46
O problema é quando o ppl especula sobre o futuro baseado por sua vez em especulações de sites ex. Inq. que por sua vez ouviram especulações dos insiders.

Ora no fim de tanta especulação a informação útil ou credível é muito pouca.

As empresas normalmente (as x não conseguem) só mandam pra fora o k kerem, neste momento a ATI faz isso, manda para fora alguma coisa pra manter o ppl interessado na R520, diz k vai ter grandes ganhos para o ppl n gastar já o guito na 7800, por sua x a Nvidia lança rumores k a placa da ATI aquece muito e k n vai ter 1 grande aumento de performance, é tudo um jogo de marketing e vcs são os peões. :rolleyes:

Não há nada como ter o material na mão :p para escolher a melhor.

Aí é que te enganas.

As informações que eu tenho não são da Nvidia mas sim internas da ATI.
Os problemas de aquecimento foram pessoas da ATI que me disseram.

Mas pessoas que não trabalham com o dep. de marketing, logo, têm muito mais credibilidade do que "esses".

Leiam o Bits & Bytes da próxima semana e vão ver algumas noticias internas do mundo da ATI que desconheçiam...

ptzs
08-07-2005, 11:03
Falam tanto nos 90nm mas eu não estou a ver o atraso, este G70 teve UM tape-out, logo não teve problemas de "yelds". Além disso o chip consome menos energia, e aparentemente, tem zero problemas de "leakage".

Onde está mesmo a vantagem de produzir em 90nm são as frequências altas, mas isso implica arriscar tanto nos "yelds" como na tal "leakage", a ATI arriscou, já vai no 3º tape-out, cada um a +/- 6 milhões de dólares. Ainda pensas que foi bom arriscar?

Além disto tudo o RSX é feito a 90nm, portanto a Nvidia não está a leste do assunto. Apenas não quis arriscar tão cedo um processo de fabrico demasiado "verde".

DJ_PAPA
08-07-2005, 11:57
A questao á que os 90nm sao o futuro e quanto mais cedo vierem ca para fora mais rapidamente vao poder melhorar os yelds e começar a trabalhar nos 65nm.

Os 90nm tb permitem chips mais baratos e altas frequencias (600Mhz e mais).

Quanto ao Low-end, basta dizer que a Intel tem quase 50% do mercado das placas graficas. É so para se ter uma pequena ideia da fatia gigantesca que o ultra low-end representa no mercado mundial. Se juntarmos as vendas em Low-end da ATI e Nvidia deve representar mais de 80% do mercado mundial de placas graficas.
De certeza que dá dinheiro, e muito.....

Raptor
08-07-2005, 12:25
Quanto ao Low-end, basta dizer que a Intel tem quase 50% do mercado das placas graficas. É so para se ter uma pequena ideia da fatia gigantesca que o ultra low-end representa no mercado mundial. Se juntarmos as vendas em Low-end da ATI e Nvidia deve representar mais de 80% do mercado mundial de placas graficas.
De certeza que dá dinheiro, e muito.....

Tu és teimoso para caraças...

Esquece, não vale a pena teimar contigo.

Fica com a tua, que eu fico com a realidade do mercado.
O que eu disse foi que a Intel, deve ter lucro (devido à margem que tem), mas a ATI não tem lucro nesse mercado, simplesmente "tem que existir". A Nvidia também não sei se tem lucro.
A unica certeza que tenho e confirmei, é que a ATI tem prejuizos nesse mercado, mas não pode deixa-lo.

É como a Foxconn na Asia, eles não têm lucro nenhum na venda de motherboards, e estão a vende-las abaixo do preço de custo. Razão?
Para terem cota de mercado para então poderem jogar com preços e começarem a ter lucros.

Não sei explicar a razão disto, mas é a realidade do mercado.

Aonde a ATI vai buscar dinheiro é no Mid e High, e nos portáteis.
Os dispositivos moveis também é um mercado em grande crescimento que por enquanto ainda não dá muito, mas a médio prazo será uma garantia de bons lucros.

DJ_PAPA
08-07-2005, 16:01
http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20050707171934.html

ATI’s R5-Series Nears Revenue Shipments.
ATI’s R520, Derivatives to Ship in Q3 – Web-Site

A web-site has confirmed that volume shipments of ATI’s next-generation breed of visual processing units would begin in mid third quarter of the calendar year, which verifies ATI’s official claim that no revenue shipments of next-gen products would happen earlier than in August.
“In the case of the R520 we have seen some delay. Particularly, we need to deal with a new technology at the high-end. It’s a combination of both architectural and [process] technology bring up. We have this well under control now. As Patrick described, we’ve taken a cautious position to not to consider revenues in our Q4 for our 90nm line,” said David Orton, the CEO of ATI, during a recent conference-call.
ATI’s R520 and R530 visual processing units (VPUs) are expected to be positioned for the high-end market, whereas RV515 chip is likely to be aimed on the performance-mainstream market. Sometime in early 2006 ATI’s high-end lineup is likely to be refreshed with code-named R580 graphics processor, which is more powerful than ATI’s R520 GPU.

Raptor
08-07-2005, 16:04
Nada de novo, mas confirma o que me contaram a nível de timings. :)

blastarr
08-07-2005, 16:07
R5 é o chip da X360, que tem de estar pronto aos milhões antes do natal.
A R520, essa só lá para o outono e em quantidades limitadas, senão o R580 não viria tão cedo.
Estratégia semelhante à GFX 5800->5900.
Reparem como a Nvidia conseguiu manter toda uma gama (NV40) inalterada durante um ano e mantê-la competitiva sem grande esforço.

Me and you
08-07-2005, 16:15
neste momento a nvidia rula
relação/preço - 6600gt
desempenho grande - 6800u a cerca de 370€
topo de gama 7800gtx
espero que a ati faça qq coisa de boa com este novo chip

makak0
08-07-2005, 16:21
relação/preço - 6600gt
topo de gama 7800gtx

Não sei porquê, mas acho que algum fanATIc vai vir falar da x800 8-).

Me and you
08-07-2005, 16:25
Não sei porquê, mas acho que algum fanATIc vai vir falar da x800 8-).
eu sei quem é :x2: :joker:

Raptor
08-07-2005, 16:26
Relação Preço/Performance depende dos segmentos.

Para mim existem várias hipoteses que mereçem esse titulo:

até 200€ - 6600GT / X800
até 350€ - 6800GT / X800XL / 6800Ultra(com preço actual)

Me and you
08-07-2005, 16:28
Relação Preço/Performance depende dos segmentos.

Para mim existem várias hipoteses que mereçem esse titulo:

até 200€ - 6600GT / X800
até 350€ - 6800GT / X800XL / 6800Ultra(com preço actual)
se calhar a x800 ainda e melhor que a 6600gt
mas com cerca de 350€ uma 6800ultra é obra :)

sotavento
08-07-2005, 18:18
É complicado mas ele consegue fazer sempre que o assunto é Nvidia :rolleyes:

Asneira dizes tu porque o assunto é ATI (lê ali o topico). :P

Rudzer
08-07-2005, 18:35
Asneira dizes tu porque o assunto é ATI (lê ali o topico). :P

Asneiras dizes tu pk nem les os topicos...ele estava a falar da 7800GTX... :rolleyes: :rolleyes:

DJ_PAPA
08-07-2005, 20:02
R5 é o chip da X360, que tem de estar pronto aos milhões antes do natal.
A R520, essa só lá para o outono e em quantidades limitadas, senão o R580 não viria tão cedo.
Estratégia semelhante à GFX 5800->5900.
Reparem como a Nvidia conseguiu manter toda uma gama (NV40) inalterada durante um ano e mantê-la competitiva sem grande esforço.

A web-site has confirmed that volume shipments of ATI’s next-generation breed of visual processing units would begin in mid third quarter of the calendar year, which verifies ATI’s official claim that no revenue shipments of next-gen products would happen earlier than in August..

blastarr
08-07-2005, 20:17
Well ?
Só confirma o que eu disse ! lol

Ansatsu
08-07-2005, 23:30
Uma pergunta catita que mtos n devem ter coragem de a fazer :P

O que são os Yelds e os Tape-Outs? :)

blastarr
08-07-2005, 23:38
Yeld é a taxa de chips funcionais vs chips defeituosos por bolacha de silício fabricada.

Tape-out é um termo da indústria que significa o início e conclusão de um teste de fabrico em pequena escala, para verificar precisamente o yeld (embora se refira a versões inacabadas dos chips, geralmente).

Este último é assim pq a Nvidia e a ATI, na realidade, só conseguem simular e testar um novo chip a velocidades irrisórias de 1, 2 ou poucos mais mhz, nos seus supercomputadores.

Para verificar a funcionalidade de protótipos físicos e mais avançados, eles têm de ser produzidos noutras empresas (TSMC, SMIC, UMC, IBM, Chartered, etc) que se especializam em fabricar, mas não em criar os chips, precisamente o inverso das anteriores.

Como nota de curiosidade a maior é a TSMC (fundada em 1987) e a Philips detém cerca de 20% da empresa.

Ansatsu
08-07-2005, 23:48
Yeld é a taxa de chips funcionais vs chips defeituosos por bolacha de silício fabricada.

Tape-out é um termo da indústria que significa o início e conclusão de um teste de fabrico em pequena escala, para verificar precisamente o yeld (embora se refira a versões inacabadas dos chips, geralmente).

Este último é assim pq a Nvidia e a ATI, na realidade, só conseguem simular e testar um novo chip a velocidades irrisórias de 1, 2 ou poucos mais mhz, nos seus supercomputadores.

Para verificar a funcionalidade de protótipos físicos e mais avançados, eles têm de ser produzidos noutras empresas (TSMC, SMIC, UMC, IBM, Chartered, etc) que se especializam em fabricar, mas não em criar os chips, precisamente o inverso das anteriores.

Como nota de curiosidade a maior é a TSMC (fundada em 1987) e a Philips detém cerca de 20% da empresa.

Danke ;)

Ou seja, a ATI para o R520 já foi obrigada a fazer 3 desses testes que são mto expensivos monetariamente e tem uma percentagem de chips defeituosos mto alta.

ptzs
08-07-2005, 23:53
Danke ;)

Ou seja, a ATI para o R520 já foi obrigada a fazer 3 desses testes que são mto expensivos monetariamente e tem uma percentagem de chips defeituosos mto alta.

Exacto, 6 milhões para cada tape-out. Se fizeres 3x6=18 milhoes, o que é muita massa e faz mossa em qualquer orçamento, por isso mesmo a ATI já garantiu aos accionistas que não vai haver mais despesas grandes até 2006.

blastarr
08-07-2005, 23:56
Exacto, mas o defeito pode nem ser dos chips em si, mas sim do facto de serem muitos componentes metidos num espaço bastante pequeno e onde é difícil conter a corrente eléctrica nos valores seguros (viu-se isto com o problema dos Pentium 4 "Prescott", que sobreaqueciam bastante, ou com a velha GeforceFX 5800 Ultra, também conhecida por Dustbuster).

DJ_PAPA
09-07-2005, 00:05
Será que a futura X900 (R520) vai dar para fazer crossfire com uma X850XT-PE??

blastarr
09-07-2005, 00:16
Foram eles próprios (ATI) que referiram essa possibilidade e não há razões para pensar que não é possível, mas também avisaram que nesse caso, a placa mais potente tem de funcionar à mesma velocidade da mais fraca.
Nesse caso específico a performance será maior do que uma placa só, claro, mas será menor do que se fossem duas R520, como é mais que evidente.

DJ_PAPA
09-07-2005, 00:25
Foram eles próprios (ATI) que referiram essa possibilidade e não há razões para pensar que não é possível, mas também avisaram que nesse caso, a placa mais potente tem de funcionar à mesma velocidade da mais fraca.
Nesse caso específico a performance será maior do que uma placa só, claro, mas será menor do que se fossem duas R520, como é mais que evidente.

Mas mesmo assim, vai-se ter muito mais performance com X900 + X850XT do que com X850XT + X850XT, né?
E será que com X900 + X850XT-PE, se vai ter suporte para WGF1.0 e todas essas novas tecnologias que a X900 trás? (tinham que pôr a X900 a fazer o trabalho do WGF1.0 e a X850 so ajudava nos jogos)

blastarr
09-07-2005, 00:35
Mas mesmo assim, vai-se ter muito mais performance com X900 + X850XT do que com X850XT + X850XT, né?
E será que com X900 + X850XT-PE, se vai ter suporte para WGF1.0 e todas essas novas tecnologias que a X900 trás? (tinham que pôr a X900 a fazer o trabalho do WGF1.0 e a X850 so ajudava nos jogos)

Isso depende inteiramente do algoritmo de balanceamento da carga de trabalho entre os dois chips e das decisões que a ATI tomar em termos de estabilidade vs desempenho, é uma incógnita aínda.

WGF 1.0 não é possível, é uma feature que tem de ser implementada no hardware, logo, só serve para o desktop do windows. É uma ligeira modificação do actual DX9.0c / SM 3.0.

O verdadeiro sucessor do DX9.0c é o WGF 2.0, em termos de suporte nos jogos e particionamento dos vários pipelines (chamemos-lhes "cores") das gráficas para termos efeitos 3D no desktop, no Google Earth e noutra aplicação 2D/3D qlqr... tudo ao mesmo tempo de um jogo tipo HL3 ou Quake 4 a correr nos "cores" restantes.

É um modelo de drivers mto mais robusto, estável e com menos latência perdida nas layers de software como a DirectX HAL, ao mesmo tempo que harmoniza as features em termos de qualidade das diferentes marcas de gráficas (só diferem na velocidade e impedem as "optimizações" excessivas).

NPinho
09-07-2005, 01:01
na PCDiga não faço a mínima ideia....

anda aqui um menino (http://www.pcdiga.net/showthread.php?p=53358#post53358) com uma já á alguns dias...

DJ_PAPA
09-07-2005, 01:35
anda aqui um menino (http://www.pcdiga.net/showthread.php?p=53358#post53358) com uma já á alguns dias...
Meninos ricos :D :D

Ansatsu
09-07-2005, 01:51

Já deu para reparar que és un fan incondicional da ATI, então porque um avatar da Nvidia? :D

sotavento
09-07-2005, 04:57
Asneiras dizes tu pk nem les os topicos...ele estava a falar da 7800GTX... :rolleyes: :rolleyes:

Andam muito sérios sempre que é AT$ vs. NV$d$a ... agora já andam r580 vs. g80. :P

Ironia ... alguma vez ouvistes falar nisso? o DJ_PAPA alguma vez falaria numa placa da NViii ... NViii ... ele nem consegue dizer o nome dessa marca. :P

BLIM BLIM ... fim do intervalo ... podem recomeçar o combate ... :004:

MJRL
09-07-2005, 11:13
Se a placa é 20 a 30% mais rápida que a GTX que por sua vez é mais rápida 20 a 30% que esta geração só vais perder performance usando o Crossfire com a X850, se é que isso existe.

DJ_PAPA
09-07-2005, 11:59
Se a placa é 20 a 30% mais rápida que a GTX que por sua vez é mais rápida 20 a 30% que esta geração só vais perder performance usando o Crossfire com a X850, se é que isso existe.

Para quem ja tenha uma X850XT-PE até pode dar jeito.
Liga a placa que ja tem a uma X900 em crossfire e fica com suporte para novas tecnologias e ainda tem um boost gigante de performance nos jogos. (fica a X900 em master e a X850 vai dando uma ajudinha)

Quer dizer, suponho que uma X900 + X850XT-PE tenha bem melhores resultados que so uma X900 sozinha nao??
Se nao, nao fazia sentido porem as duas graficas em crossfire! lol

MJRL
09-07-2005, 12:23
Não faz sentido porque a performance vai ficar pela performance de 2 X850 e uma (X900!?) vai ter mais performance que isso, se a nivel de performance for o que já li nesta thread mais 20% que a 7800GTX não valerá a pena, isto do Crossfire para mim é como o Sli quem não mete de incio, depois dificilmente irá meter (tirando alguns casos), porque se começa logo a olhar para as specs das placas novas que chegam ao mercado.

Zealot
09-07-2005, 12:38
relação/preço - 6600gt
topo de gama 7800gtx

Vamos lá abrir a pestana um bocadinho:

melhor relação preço-qualidade c/ 128 MB- X800 (vs 6600 GT)
melhor relação preço-qualidade c/ 256 MB- X800 XL (vs 6800 GT) <- e é para esta gama que os gamers deve apontar, ou acima, claro

Agora aproveitem enquanto podem as 6800 Ultra a esse preço, pois tenho a impressão que vão ser descontinuadas...

VoRtAn_MaDgE
09-07-2005, 12:39

Rico? Antes fosse... Se fosse rico não bulia 4 e 5xs por semana das 15h á 00h e só com fds livre de mes e meio a mes e meio!

Rudzer
09-07-2005, 12:46

melhor relação preço-qualidade c/ 256 MB- X800 XL (vs 6800 GT) <- e é para esta gama que os gamers deve apontar, ou acima, claro

Agora aproveitem enquanto podem as 6800 Ultra a esse preço, pois tenho a impressão que vão ser descontinuadas...

Tu também podias abrir a pestana e ter posto a 6800U como melhor negocio inves de dar a dica no fim do post e ter dito que a X800XL é que era...

Já agora a X800 tb vai ser descontinuada caso não saibas...

ptzs
09-07-2005, 13:52

Se encontrares uma X800XL agp a 250€ (até menos) eu até dava o braço a torcer. Estão mais baratas até em pci-e.

blastarr
09-07-2005, 14:05
Perder o SM 3.0 por 5 ou 6 fps é pura burrice, mas cada um compra o que entender...
Além disso, quer as 6600GT, quer as X800 estão prestes a ser substituídas.

Zar0n
09-07-2005, 16:16
Perder o SM 3.0 por 5 ou 6 fps é pura burrice, mas cada um compra o que entender...

Oh sim o PS3.0 é muito importante! :lol: Deve haver kê 1 ou 2 jogos k suportam?
E caso n saibas a qualidade gráfica n aumenta por usares PS3.0 kuando muito em situações muito especificas há uma ligeiro aumento de performance.

A X800 0.11 ainda vai durar, mas claro k eventualmente sai uma melhor, mas então simplesmente essa desce de preço, n desaparece logo do mercado.

DJ_PAPA
09-07-2005, 16:39

Noticias oficiais para isso??

Rudzer
09-07-2005, 16:46
A X800 0.11 ainda vai durar, mas claro k eventualmente sai uma melhor, mas então simplesmente essa desce de preço, n desaparece logo do mercado.

Check again...

Shadow
09-07-2005, 22:36
Sobre o SM3.0 não noto diferença de qualidade de imagem e tenho uma X800XL depois de já ter tido uma 6800U, a X800XL até me tem surpreendido pela positva pelo desempenho apesar de ter os clocks mais baixos.

blastarr
09-07-2005, 22:48
Noticias oficiais para isso??

Digamos que estão prestes a ser oficiais...

Raptor
11-07-2005, 12:14
Eu já tinha anunciado anteriormente que as X800 vão ser descontinuadas para darem lugar às X850/X850Pro e talvez X850XL.

Isto porque como é uma geração (em nome) mais recente, terá maior impacto no mercado do que manter um nome(e modelo) já antigo.

São estratégias.

Quanto à questão do CrossFire, imaginemos uma coisa.
Se o SLI permitisse usar gráficas diferentes, comparem uma coisa:

7800GTX - superior a 2 6800Ultra em SLI

7800GTX + 6800U em SLI (crossfire mode) - 7800GTX ficaria com performance igual a outra 6800Ultra para funcionar correctamente = 2 6800Ultra em SLI = performance inferior a 1 7800GTX.

Isto é o que se passará no caso da ATI e da Crossfire.

Se têem uma R520 e juntarem a uma X850XT PE, a R520 vai descer a performance aos niveis da X850XT PE, logo, irá perder performance. Se uma R520 for superior a 2 X850XT PE em Crossfire, então ao coloca-la aos clocks da X850XT PE, mesmo em crossfire, irá perder performance.

Portanto, a ideia é muito boa a de se poder usar gráficas diferentes, mas... não é prática a nível de performance.

Helixsk8
11-07-2005, 12:46
Visão perfeita nunca tinha pensado nisso.. Pensava que por exemplo num crossfire de uma R520 com uma X850Xt pe a ultima teria de fazer o rendering de menor área do monitor... Tipo o trabalho ser equilibrado com a performance... Agora tar a comprar uma r520 para crossfire com X850xt é parvo se for mesmo assim.... :lol:
BTW, o artigo desta semana da bits e bytes estava um mimo... Epa as fotografias e aqueles comentários ao BF2... Ai credo! :D
Nunca pensei que os dinossauros fossem tão jeitosos a fazer reviews... O que jogavam no vosso tempo? DinoDOOM3? ou BFdino...? :lol:
Brutal mesmo [[[ ]]]

kidd0
11-07-2005, 13:04
Raptor continua ... que o pessoal gosta de ler os teus post sao mto sabios ... e informao nos mto :D :P keep going

Post instrutivos é k rullam :D

MeY-ZiNG
11-07-2005, 13:09
Visão perfeita nunca tinha pensado nisso.. Pensava que por exemplo num crossfire de uma R520 com uma X850Xt pe a ultima teria de fazer o rendering de menor área do monitor... Tipo o trabalho ser equilibrado com a performance... Agora tar a comprar uma r520 para crossfire com X850xt é parvo se for mesmo assim....

mas está mesmo confirmado que será assim? é que não faz grande sentido deixarem usar gráficas diferentes se uma vai limitar a outra... :rolleyes: não me parece que seja impossível criar um método que divida de forma equilibrada, tendo em conta cada gráfica, o trabalho a desempenhar! a divisão poderia ser feita a nível de drivers, que identificariam cada uma das gráficas e "decidiriam" a percentagem de trabalho com que cada uma ficaria...

kanguru
11-07-2005, 13:42
Concordo com o MeY-Zing. Não tem logica dividir o trabalho 50/50. Simplesmente distribuiu-se o trabalho à de forma que não fike à espera uma da outra.

DJ_PAPA
11-07-2005, 14:00
Eu axo que nao tem logica nenhuma, uma X900 sozinha ser superior a uma X900 + X850XT-PE em crossfire. A X850XT-PE tb nao é nenhum chaço velho.

Simplesmente fica a X900 em Master e a X850XT-PE vai ajudando naquilo que pode (que ainda é muito).

Axo que é melhor esperar, para ver. Pq o que ta a ser dito tb nao tem sentido nenhum.

Helixsk8
11-07-2005, 14:02
Isso iria depois sobrecarregar outros componentes como o cpu... Penso eu... Além de ao usar esse metodo duvido que seja como diziam só ligar e jogar pois tem se vantagens em todos os jogos...
:004: De certo que para utilizar esse metodo sera necessária uma optimização jogo a jogo, pois a diferença de desempenho entre placas depende do jogo e detalhes/resoluções.... Acredito plenamente que eles para desenrascarem algo rapido, e coisas que podem soar bem a nivel de markting tenham ido por essa solução mais simplista.... Bora fazer crossfire de X700 com R 520 :004:
Sorte termos alguem por aqui que parece que sabe do que fala, e não há cenas na base do diz que disse... Epa grande lagarto!

Raptor
11-07-2005, 16:40
O que eu falei sobre o Crossfire foi exactamente o que me contaram (pessoalmente, alguém ligado à ATI, e não pessoal de marketing) que irá funcionar, a placa Master funcionará sempre de modo a equiparar-se à placa secundária.

Além disso, faz todo o sentido, porque se a imagem é renderizada "aos bocados" por entre as gráficas, obvio que têem que funcionar as duas da mesma maneira e com os mesmos clocks, para que não haja defeitos na renderização dos segmentos da imagem.

Quando falei naqueles scores que fizeram com X700 e X300 sem serem modelos Master, ele disse-me que a ATI tinha lido sobre isso mas por acaso nunca tinham experimentado se era possivel ou não fazer isso, mas que estavam a testar. (eu tb fiquei de olhos em bico quando ouvi isto)

Weird stuff...

Me and you
11-07-2005, 16:57
crossfire suvks :sad:

Raptor
11-07-2005, 17:03
Não suka.

Técnologicamente é bom porque faz algo que o SLI não consegue, permitir placas diferentes funcionem em sintonia.
Por outro é mau porque não se tira total proveito quando se escolhe mal as placas.

Se fosse por exemplo 1 X850XT PE e 1 X850XT, já daria um bom incremento de performance, já que 2 X850XT seriam sem problemas bem superiores a 1 X850XT PE. Até com uma X800XT.

Agora escolhas más como X850XT PE com X700 ou X600 é que não.

EX:
8. What happens when you pair a 12-pipe CrossFire Edition card with a 16-pipe card?

A. In this scenario both cards will operate as 12-pipe cards while in CrossFire mode.

Zar0n
11-07-2005, 18:55
...

Se têem uma R520 e juntarem a uma X850XT PE, a R520 vai descer a performance aos niveis da X850XT PE, logo, irá perder performance. Se uma R520 for superior a 2 X850XT PE em Crossfire, então ao coloca-la aos clocks da X850XT PE, mesmo em crossfire, irá perder performance.

Portanto, a ideia é muito boa a de se poder usar gráficas diferentes, mas... não é prática a nível de performance.

A ideia de usar gráficas diferentes n é usares gráficas de geração diferentes, :rolleyes: mas sim modelos equivalentes, como gráficas com bios diferentes ou com clocks diferentes, ex. X800XT/X800XL

Parece k estás a buscar os piores exemplos :rolleyes:

Outra vantagem o crossfire é teres ganhos em todos os jogos quanto mais n seja em qualidade gráfica.
Tb até agora em apresentado mais ganhos em relação ao SLI, as vezes esta muito perto dos 100% :eek:

A desvantagem são as Bords, k para alem de n haver muitas as da Nvidia são superiores. :(

Nemesis11
11-07-2005, 19:08
Outra vantagem o crossfire é teres ganhos em todos os jogos quanto mais n seja em qualidade gráfica.

Isso deixou de ser vantagem, já que foi anunciado 4xMS + 4xSS em SLi.

A desvantagem são as Bords, k para alem de n haver muitas as da Nvidia são superiores. :(

O Crossfire só funciona nos chip7 da Ati?

Zar0n
11-07-2005, 20:15
Isso deixou de ser vantagem, já que foi anunciado 4xMS + 4xSS em SLi.

O Crossfire só funciona nos chip7 da Ati?

Anuciado n é feito! LOL

Tecnicamente é possivel usar outros chip7, mas a ATI nem a Nvidia kerem isso a n ser k sejam pagas ;)

Nemesis11
11-07-2005, 20:27
Anuciado n é feito! LOL

Isso também é verdade para as Crossfire.

Raptor
11-07-2005, 20:45
As R520 ainda vão sair primeiro que as boards Crossfire (em condições e marcas decentes, diga-se de passagem)...

Rudzer
11-07-2005, 21:08
Anuciado n é feito! LOL

CrossFire?

Paperlaunches come to mind :p

DJ_PAPA
13-07-2005, 03:05
R520 tape-out number three was successful
'Fudo' rocks at high speed

o nome diz tudo! parece k la pa agosto setembro FUDO está ai, ja que parece que com este tape out foi de vez, e com clocks elevadissimos, 600MHz ou mais!!!

http://www.theinquirer.net/?article=24540

Bem, que venha tarde, mas que pelo menos venha para rebentar com tudo :D :D
(Gostava mais era de saber as specs da mainstream e se sai antes da topo-gama)

[knap]
13-07-2005, 09:34
O que te esqueces-te de dizer é que o R520 vai ter apenas 16 pipelines... :eek:

O artigo também diz que vão ser mais eficientes que os 24 pipelines da 7800GTX e por isso vai ser mais perfomante. Yeah Right :rolleyes: Quero ver essa bomba a dar 10k no 3dmark 2005. Parece que a ATI vai pelo caminho mais fácil de aumentar os clocks e esperar que as coisas se resolvam com os problemas subdjacentes calor etc.

Fiquem bem :D

DJ_PAPA
13-07-2005, 11:56
']O que te esqueces-te de dizer é que o R520 vai ter apenas 16 pipelines... :eek:
???
Vai ter 24 tal como a 7800GTX.

ptzs
13-07-2005, 12:18
Granda confusão que aqui vai, eu tinha a ideia que iria ter 32 pipelines...

DJ_PAPA
13-07-2005, 12:31
Granda confusão que aqui vai, eu tinha a ideia que iria ter 32 pipelines...

Vai ter espaço para 32piplines que so serao activados com o R580.
Isto se nao surpreenderem já com 32piplines, mas isso ja era muito fruta.

MJRL
13-07-2005, 12:32
???
Vai ter 24 tal como a 7800GTX.
Tão não era 32???!!! :-D

[knap]
13-07-2005, 12:33
16 pipelines aqui (http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=68484) e aqui (http://www.overclockers.ru/hardnews/19419.shtml)

Fiquem bem ;)

DJ_PAPA
13-07-2005, 12:40
']16 pipelines aqui (http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=68484) e aqui (http://www.overclockers.ru/hardnews/19419.shtml)

Fiquem bem ;)

Será possivel???
Será possivel que 16 piplines scorem mais de 10K no 3dmark 2005 e sejam melhores que 24piplines?
Se isso for verdade, entao é pq houve uma revoluçao na maneira de lidar com os pixel-shaders e os vertex-shader!! Imaginem entao o que é um bicho desses com 24 e 32 piplines.....

Mas nao acredito na historia dos 16 piplines.

Me and you
13-07-2005, 13:44
Será possivel???
Será possivel que 16 piplines scorem mais de 10K no 3dmark 2005 e sejam melhores que 24piplines?
Se isso for verdade, entao é pq houve uma revoluçao na maneira de lidar com os pixel-shaders e os vertex-shader!! Imaginem entao o que é um bicho desses com 24 e 32 piplines.....

Mas nao acredito na historia dos 16 piplines.
dás a volta bem ás coisas dj papa, se tivesse 32 era óptima, como tem 16 , imagem só como faz estes scores só com 16 pipes?
em que ficamos?qual e mais surpeendente?

Raptor
13-07-2005, 13:45
O que pode estar a acontecer é a placa estar preparada para 3dmarks, e depois nos jogos é o que se ve.

É o que contrário do que acontece com a 7800GTX, que é excelente nos jogos, e nos 3dmarks deixa um pouco a desejar.

Sinceramente, prefiro ter os jogos excelentes do que mais marks.

Me and you
13-07-2005, 13:47
já agora a nvidia vão lançar alguma concorente?

Raptor
13-07-2005, 13:48
Se for preciso lançam! :D

Me and you
13-07-2005, 13:51
:D imaginem 7800 ultra vs x950xt pe... :lol:

Nelson
13-07-2005, 13:53
:D imaginem 7800 ultra vs x950xt pe... :lol:
Comentário do DJ_PAPA: "É claro que a ATI XPTO vai ganhar. Nem que seja nos marks >( " :lol:

Me and you
13-07-2005, 13:57
Comentário do DJ_PAPA: "É claro que a ATI XPTO vai ganhar. Nem que seja nos marks >( " :lol:
essa tá fixe :D.
as ati semprte rularam no 3d mark penso, especialmente no 2005.
agora imaginem 2 x950xt ee ( expensive edition ) em crossfire a dar 20k no 2005 e nos jogos ser igual a 7800 :lol: :D

CrazyBomber
13-07-2005, 14:04
Jesus, a camada de comentários inúteis que para aqui vai...
Qual é mesmo o sentido de "gozar" com a ATI? Perferem ficar só com a nvidia? Be my guests...
Eu não quero mandar postas de pescada ao ar, até pq 3dmarks pouco interessa, mas a maneira como o pessoal manda abaixo uma placa que ainda nem saiu e da qual se sabe pouco (em relação à performance, pelo menos)... jesus :rolleyes:

Me and you
13-07-2005, 14:10
calma tamos apenas a "brincar" com os comentáarios do dj papa. vê lá até tenho uma ati 9600xt e gosto bastante dela :D
desculpa lá então

CrazyBomber
13-07-2005, 14:16
Mas a única informação decente que aki vi nesta thread foi mesmo ele que postou... :rolleyes:
Vá lá, não transformem isto numa thread de spam =/

DJ_PAPA
13-07-2005, 14:18
dás a volta bem ás coisas dj papa, se tivesse 32 era óptima, como tem 16 , imagem só como faz estes scores só com 16 pipes?
em que ficamos?qual e mais surpeendente?

O que é mais surprendente:
Um motor 1.5 TDI de 180 cavalos ou um motor 2.0 de 150 cavalos?

btw, vao-me dizer que uma placa (sem vir com SLI´s e crossfire´s) que fizer um score de 10K no 3dmark 2005 sucka para jogos e so rula nos 3dmarks. E a placa que fizer 7K e 8K no 3dmark 2005 vai rular um molho nos jogos e sucka para 3dmark..... enfim....
As vezes chego ao cumulo de pensar que muitos users vêm a concorrencia como uma coisa péssima.

Se nao fosse a concorrencia que tem havido, neste momento nem 6800 e X850 tinhamos....
Esta 7800 ta a fazer com que a ATI entre em sarilhos e vao ter que puxar tudo por tudo para por uma boa placa ca fora. Poêm a placa ca fora, a nvidia vai ter que responder, e por ai a diante....
Nvidia rula. ATI nao faz ca falta nenhuma (tamos tao bem com a 7800. A concorrente até pode ter uma melhor e mais barata, mas queremos é a da nvidia)

Me and you
13-07-2005, 14:22
pah, eu n gosto mais da nvdia, aliás já disse que tenho uma 9600xt e sempre tive ati e as onboard, e curto ati. mas só tava a mandar umas piadinhas ( espero que n te tenha ofendido). pk ás vezes tu exageras e puxas a brasa á tua sardinha.
Eu espero que Ati faça um bom trabalho.

MJRL
13-07-2005, 15:21
Mas a única informação decente que aki vi nesta thread foi mesmo ele que postou... :rolleyes:
Vá lá, não transformem isto numa thread de spam =/
Como é que um thread de suposições pode ter informação importante/decente?
Uma thread de suposições só pode ser uma thread de Spam, devido às suposições de muita gente é que a torna ainda com mais spam.
Todos ficamos prejudicados com a fraca concorrência, mas basta ires umas threads abaixo e vês os comentários destas mesmas pessoas sobre a GTX, 24 pipes só? só aumentos de 20%? coisas assim do género é que fazem que as pessoas respondam nesta thread na mesma moeda.

blastarr
13-07-2005, 15:34
http://www.cooltechzone.com/index.php?option=content&task=view&id=1537

Quote:

"NVIDIA really took everyone by surprise when its 7800 GTX was in stock at various retailers on the launch date. After what NVIDIA and ATI had done with their last generation GPUs, no one really thought that NVIDIA could pull off something of this magnitude. Making sure that its board partners are ready with their products on the announcement day requires immense efforts in organizing everything. Needless to say, NVIDIA has really gotten into the "good books" of numerous enthusiasts and the rest of the industry with what it accomplished.

The performance of the 7800 GTX is no surprise at this point either. Not only does the 7800 GTX perform exceptionally well at standard resolutions, but it also manages to unveil impressive frame rates at resolutions as high as 2048x1536. Furthermore, it’s definitely a step up from NVIDIA and ATI’s last generation offerings. Now that we have seen what NVIDIA brought to the market, the excitement still remains unfulfilling until ATI’s R520 is released. With NVIDIA’s well-polished announcement of its GeForce 7 series, ATI has work cut out for them if they want to remain competitive.

Since the industry is tired with the numerous paper launches both GPU makers pulled off earlier, it’s demanding not only performance, but also timely availability of retail products. NVIDIA really set the bar high for ATI by making its GeForce 7 cards available on the same day. Now that NVIDIA has successfully accomplished that, users are expecting the same from ATI. And from it appears, this may well very happen with the R520. According to an insider, ATI is aware of NVIDIA’s strategy and knows the negative impact it could have on its corporate image and financial position if it tried to do another paper launch. The insider reported that ATI could’ve released its R520 at Computex (or even when NVIDIA announced its G70 GPU), if it intended. But one of the key reasons for waiting until August (hopefully) is that it wants to make sure the cards are available for purchase exactly when the R520 core is introduced. Therefore, you can expect the availability of the R520 to be immediate.

Until then, all we can do is wait, wait and wait…"

Raptor
13-07-2005, 15:42
http://www.cooltechzone.com/index.php?option=content&task=view&id=1537

Quote:

..." According to an insider, ATI is aware of NVIDIA’s strategy and knows the negative impact it could have on its corporate image and financial position if it tried to do another paper launch. The insider reported that ATI could’ve released its R520 at Computex (or even when NVIDIA announced its G70 GPU), if it intended. But one of the key reasons for waiting until August (hopefully) is that it wants to make sure the cards are available for purchase exactly when the R520 core is introduced. Therefore, you can expect the availability of the R520 to be immediate.

Until then, all we can do is wait, wait and wait…"

Falsas estas afirmações.

Os fabricantes ainda não receberam nenhuma placa final para começarem a produzir em larga escala.

Só no final deste mês ou talvez inicio de Agosto. Só então é que as marcas começarão a produzir as placas.

Ainda nem se sabe sequer specs finais do R520, a ATI não revelou ainda a ninguém.

blastarr
13-07-2005, 16:06
Tb achei qd li, mas continuo a achar 600mhz um nº demasiado optimista...

Raptor
13-07-2005, 16:18
É possivel, e até faz sentido.
Faz lembrar o Prescott quando saiu, tinha muitos MHz, mas muitos problemas a nivel interno de fugas e sobre-aquecimento.

God_Lx
13-07-2005, 16:24
Era disso mesmo k tava a pensar, a Nvidia parece k "acertou" com estas 7800 em termos de calor, pq penso k o Raptor ja' meteu aí umas infos k ela até tava mais fresquinha no core, vamos la' ver se a ATI faz o mesmo (Coisa k espero bem k sim claro)...

Estas placas são excelentes sem duvida, mas ja' há jogos (Não me venham com a treta do Everquest2) k aproveitem isto ? Va' la', uma 6800Ultra (ou duas) dá para jogar tudo mais k perfeito, quem compra uma placa destas é porquê ?

Eu tou a pensar comprar uma 6600GT/X800 conforme o preço delas depois do lançamento destas novas e ja' me vai durar uns bons tempos tal como a Ti4200 durou...

EDIT: btw, concordo com o DJ_PAPA se a placa consegue fazer tanto como a outra que tem mais pipes alguma coisa "milagrosa" eles inventaram...

Raptor
13-07-2005, 16:29
Estas placas são excelentes sem duvida, mas ja' há jogos (Não me venham com a treta do Everquest2) k aproveitem isto ? Va' la', uma 6800Ultra (ou duas) dá para jogar tudo mais k perfeito, quem compra uma placa destas é porquê ?

EDIT: btw, concordo com o DJ_PAPA se a placa consegue fazer tanto como a outra que tem mais pipes alguma coisa "milagrosa" eles inventaram...

Tens o Battlefield2... a 1600x1200 com FX-55, 2GB DDR400 e 2 6800Ultra em SLI nota-se um ou outro atraso, enquanto com a 7800GTX está tudo perfeitamente fluido.

Quanto à questão de ter mais ou menos pipes, e fazer mais ou menos, não é bem assim, e também não podemos quantificar correctamente, porque os unicos dados que temos são 3DMark2005, e valores especulativos.

Desde que vi a 7800GTX a dar "boca" a 2 6800Ultra em SLI em vários jogos, e perder por bastante (3000 marks +/-) no 3dmark, passei a ignorar qualquer valor que seja apresentado de 3DMarks.
Para quem tinha duvidas que o 3dmark NÃO representa a performance do sistema/placa gráfica nos jogos, agora eu tive a prova de que essa afirmação é verdadeira.

blastarr
13-07-2005, 16:31
Talvez o WinSAT venha revolucionar a maneira como se fazem benchs aos sub-sistemas.

DJ_PAPA
13-07-2005, 19:39
Tens o Battlefield2... a 1600x1200 com FX-55, 2GB DDR400 e 2 6800Ultra em SLI nota-se um ou outro atraso, enquanto com a 7800GTX está tudo perfeitamente fluido.

Quanto à questão de ter mais ou menos pipes, e fazer mais ou menos, não é bem assim, e também não podemos quantificar correctamente, porque os unicos dados que temos são 3DMark2005, e valores especulativos.

Desde que vi a 7800GTX a dar "boca" a 2 6800Ultra em SLI em vários jogos, e perder por bastante (3000 marks +/-) no 3dmark, passei a ignorar qualquer valor que seja apresentado de 3DMarks.
Para quem tinha duvidas que o 3dmark NÃO representa a performance do sistema/placa gráfica nos jogos, agora eu tive a prova de que essa afirmação é verdadeira.

Ja disse varias vezes que o 3dmark e o SLI nao ligam. Isto pq o SLI depende de drivers e optimizaçaoes. E o 3dmark ta altamente optimizado, coisa que os jogos na realidade nao tao, nem perto.

Em single o 3dmark 2005 diz muita coisa. Uma placa que der mais 1K no 3dmark 2005, vai ter na grande maioria dos jogos vantagem (menos aqueles em que uma determinada marca, tém mesmo grande vantagem sobre a outra. Doom3, HL2)

EDIT:
Essa da disponiblidade imediata worldwide da 7800GTX nao é bem assim..... continuo a nao ver nada nas lojas e ja foi lançada á uns bons tempos..... brevemente, brevemente......
Por isso tb nao ta facil pra Nvidia mesmo sendo a 0.11 por as placas ca fora.

VoRtAn_MaDgE
13-07-2005, 20:11
Nada nas lojas de 7800 ??? Não te estás a referir a Portugal certo? E mesmo lá fora podes encontrar com bastante facilidade!!!

A não ser que para ti lojas de informática sejam vobi's worten's fnac's e afins...

Rudzer
13-07-2005, 20:14
Essa da disponiblidade imediata worldwide da 7800GTX nao é bem assim..... continuo a nao ver nada nas lojas e ja foi lançada á uns bons tempos..... brevemente, brevemente......

Abre os olhos....

DJ_PAPA
13-07-2005, 20:16
Nada nas lojas de 7800 ??? Não te estás a referir a Portugal certo? E mesmo lá fora podes encontrar com bastante facilidade!!!

A não ser que para ti lojas de informática sejam vobi's worten's fnac's e afins...
Podes dizer nomes de lojas. Em PT claro!
EDIT:
Pelo menos a aquapc e a pcdiga continuam a nao ter nada. E na aquapc o preço referencia ta um bocado pro carote comparado com o da pcdiga (um bocado, a favor)

Raptor
13-07-2005, 20:33
EDIT:

Lá vens tu com as tuas afirmações parvas.

Já respondi a esta questão em posts anteriores nesta thread.

Helixsk8
13-07-2005, 20:40
Podes dizer nomes de lojas. Em PT claro!
EDIT:
Pelo menos a aquapc e a pcdiga continuam a nao ter nada. E na aquapc o preço referencia ta um bocado pro carote comparado com o da pcdiga (um bocado, a favor)
Sim se quizeres digo-te lojas que as têm... Conheço uma que já vendeu algumas... Epa ó DJ, abre-me esses olhinhos que o pior biased é o que não quer ver .... :-D

blastarr
13-07-2005, 20:41
Aínda hoje passei pela Chip7 da zona industrial do Porto e lá estavam 3 destas (http://www.chip7.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=8723) empilhadas, com as placas bem visíveis...

VoRtAn_MaDgE
13-07-2005, 20:41
Pelo menos em Pt há ou houve (podem ter esgotado não sei) na PcDiga e na Chip7, eu comprei uma na pcdiga e a remessa que tinham fui eu k fikei com a ultima não faço ideia se repuseram o stock!

No dia do lançamento havia a vga disponivel em pt coisa k n m lembro d ver a ati fazer recentemente com placas d topo!

DJ_PAPA
13-07-2005, 20:43
Sim se quizeres digo-te lojas que as têm... Conheço uma que já vendeu algumas... Epa ó DJ, abre-me esses olhinhos que o pior biased é o que não quer ver .... :-D
Sim, sei que a PCdiga ja vendeu uma ou duas para amostra.
A unica loja que ainda me parece que teve em alguma quantidade foi a chip7, mas a um preço..... upa upa

So tou a dizer que a disponiblidade, nao é tao cor-de-rosa, como muitas vezes se quer passar. Existem, mas mesmo assim, em muito pouca quantidade e a um preço desanimador comparado com o da pcdiga.

Raptor
13-07-2005, 20:54
A Aquapc também ja teve várias em stock, por alguma razão eu usei uma para o artigo do Bits & Bytes.

Esta semana devem chegar as primeiras Asus e Gigabyte, e para a semana as Leadtek.
Ainda não chegaram porque é o tempo normal para vir o material de fora.

kanguru
13-07-2005, 21:13
tb na esperam que apareçam às centenas placa gráficas de topo nas lojas :P

kingdom
13-07-2005, 23:09
Aqui em Lavra abriu uma loja de informática ( a MainBit) e eu vi duas em stock na montra a fazer combinação com um AMD 3000+...LOL...

Cumps

artsite
14-07-2005, 10:03
Lavra, aqui perto da minha terriola :p , onde fica isso :rolleyes: , ainda passava por lá para ver as bandas :p .......

Quanto á disponiblidade, não é qualquer loja que vai reservar logo uma quantas devido ao preço delas, não é assim tão pouco, ainda por cima podem baixar a qualquer momoneto e não são graficas que o pessoal todo anda a comprar.

blastarr
14-07-2005, 11:49
Tb moro a meia dúzia de km's daí, lol.

HoMe_CaNiBaL
14-07-2005, 12:07
ja fui jogar hoquei a lavra...terra dos caceteiros...

blastarr
14-07-2005, 12:15
Um bocado off-topic:
Os jogadores de hóquei não são, por definição, todos eles caceteiros ? (afinal têm um stick/cacetete, lol)

Punkas
14-07-2005, 14:05
um bocado off topic? isto ja ta off topic á mtos posts atras......n tem piada nenhuma....
algum moderador que apague estes post ke em nada contribuem para a thread..

Sniper32
14-07-2005, 14:20
God hates fanboys

ptzs
14-07-2005, 14:32
Essa da muito pouco quantidade tem piada, quando tens o maior retalhista de informática do país a vender estas placas ao pontapé. E sinceramente, o preço difere em 50€, numa compra de mais de 500€, achas que mais 50€ é proibitivo?

Quem quisesse podia comprar a 7800 desde o primeiro dia, se te faz tanta confusão fica descansado que a ATi deve fazer a mesma coisa para não ficar mal vista.

kanato
14-07-2005, 15:09
offtopic: isto é para o dj papa Chiptec (http://www.chiptec.net/index.php?catid=4&subcat=340&pagina=40&order=preco)

..::MadDog::..
29-07-2005, 15:06
Mas afinal de contas quando sai a placa ?

as previsoes sempre se confirmam ou nao ? r520 para agosto....

hug'z

artsite
29-07-2005, 17:02
R520 para Agosto :lol: , não é por nada, nem sou do lado da nvideia, mas com os falhanços que infelismente estão a ter, apenas se for com 16pipes, pois mais, não estou a ver, pelo menos em quantidades, a nao ser que consigam optimizar o processo.

Esperemos que sim, para o nosso bem. :-D

JAFoNEXUS
29-07-2005, 17:33
lá pro fim de setembro, maybe...

Rudzer
29-07-2005, 18:23
lá pro fim de setembro, maybe...

Outubro, Novembro em quantidades ridiculas pelo andar da coisa